Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Entenda a importância do ferro para a saúde e como o organismo o absorve

Feijão: fonte de ferro
A anemia ferropriva, por falta de ferro, é um dos distúrbios nutricionais que mais têm aumentado no mundo - um dos motivos para isso é o alto consumo de produtos industrializados, pobres em nutrientes.
 
Porém, por outro lado, alguns setores da indústria têm acrescentado ferro em alguns alimentos, como cereais, leite e iogurtes, por exemplo. No Brasil, onde o índice de anemia é alto, as farinhas devem ter obrigatoriamente ferro, o que consequentemente faz com que pães, bolos, doces também tenham.
 
Como explicaram a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Tânia Rodrigues no Bem Estar, o ferro é importante para a saúde porque, além de prevenir a anemia, funciona também como um combustível para que a hemoglobina, célula do sangue, transporte o oxigênio para todo o corpo. Para as crianças, a recomendação diária é de 1 mg a 2 mg por quilo para crianças com até 10 kg; já os homens devem ingerir 10 mg de ferro por dia; para as mulheres, essa necessidade sobe para 15 mg, principalmente após a menstruação ou em caso de gravidez, quando pode ocorrer perda de ferro pelo sangue.
 
Entre os tipos de ferro disponíveis para consumo, estão: o ferro 0, metálico das barras de ferro, usado para enriquecer, por exemplo, os cereais matinais. Quando esse ferro entra em contato com o estômago, ele se transforma em ferro 2, tipo pronto para formar a hemoglobina, como mostrou a reportagem da Natália Ariede.
 
Esse ferro 2 está presente nas carnes, que são as principais fontes e que têm a melhor e mais direta absorção do mineral pelo organismo, como explicou o químico Luís Fernando Pereira. Já o ferro 3 está dentro dos vegetais e, nesse caso, para se transformar em ferro 2 e ser melhor absorvido pelo organismo, precisa de vitamina C - por isso, a combinação de feijoada com laranja, por exemplo, é recomendada, como lembrou a nutricionista Tânia Rodrigues.

 
Algumas pessoas, inclusive, acreditam que cozinhar em uma panela de ferro também ajuda a aumentar o valor nutritivo dos alimentos. De acordo com o químico Luís Fernando Pereira, estudos mostram que o ferro 0 presente na panela pode se transformar em ferro 2 por causa do contato com a água quente, mas isso não chega a ser suficiente para combater uma anemia, por exemplo, pode apenas funcionar como um auxílio.
 
Em caso de anemia, a pediatra Ana Escobar explicou que a pessoa pode ou não ter sintomas. Se tiver, podem ser falta de concentração, perda de memória, dificuldade de aprender coisas novas e baixo rendimento na escola ou no trabalho e também sinais físicos, como moleza, fraqueza, inapetência, distúrbios do paladar, palidez, branco na borda dos olhos, nos lábios, nas palmas das mãos e nos pés.
 
Antes do quadro de anemia, no entanto, a pessoa pode ter ainda a fase em que o corpo busca reservas de ferro, a chamada ferritina - de acordo com a médica, o organismo possui um estoque que é usado quando há pouca ingestão ou baixa absorção do mineral. Quando esse estoque acaba e a anemia é diagnosticada, geralmente o problema é solucionado em 15 ou 30 dias com o uso de remédios e também com mudanças na alimentação.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário