Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Novo teste é capaz de detectar Alzheimer em estágio inicial, demonstra estudo

idoso nervoso - Foto Getty Images
Mudanças de humor e comportamento são sintomas
 da Doença de Alzheimer
Cientistas desenvolvem teste escrito de 15 minutos e que pode ser feito em larga escala
 
Toda doença fica mais difícil de ser tratada quando é diagnosticada tardiamente: de males físicos como o câncer até problemas cognitivos como a doença de Alzheimer. Porém, os problemas cognitivos nem sempre são fáceis de serem mensurados, principalmente nos primeiros estágios da doença.

Pensando nisso, pesquisadores do Ohio State University Wexner Medical Center, nos Estados Unidos, desenvolveram um teste simples que pode detectar esse tipo de problema precocemente. Um estudo sobre o teste foi publicado no dia 13 de janeiro no Journal of Neuropsychiatry and Clinical Neurosciences.

A técnica consiste é um teste de caneta e papel que leva 15 minutos para ser aplicado. Para testar a eficácia do exame, os pesquisadores o realizaram em 45 comunidades, totalizando 1047 indivíduos com mais de 50 anos testados. 28% dessas pessoas foram diagnosticadas com algum déficit cognitivo.

O teste é um questionário que avalia cinco quesitos:

- Orientação - tanto do uso da fala quanto a noção de datas
- Linguagem - pensando tanto na fluência verbal quanto associação de figuras e palavras
- Raciocínio - levando em conta tanto ideias abstratas quanto cálculos
- Noção de espaço - com construção em 3D
- Execução e habilidades de memória - com teste de resolução de problemas

No total os testados podem chegar a até 22 pontos. A maior vantagem da técnica é que ela não demora e pode inclusive pode inclusive ser realizado pelo próprio paciente até mesmo em casa. Só é preciso a avaliação do resultado feita por um profissional, o que permite a aplicação em larga escala.

Diferencie Alzheimer do envelhecimento
Os sintomas do Alzheimer, muitas vezes vão além do simples esquecimento do dia a dia. Portadores da doença têm dificuldade para se comunicar, aprender e raciocinar. Essas mudanças impactam o trabalho e atividades sociais e familiares. Como a doença é difícil de diagnosticar, é fundamental que pessoas com mais de 60 anos procurem um médico para entender melhor os sintomas. A Alzheimer Association, nos Estados Unidos, desenvolveu um teste para ajudar a diferenciar sinais normais da idade com o mal de Alzheimer.
 
Confira os sintomas:
 
Perda de memória
Esquecer informações aprendidas recentemente é um dos primeiros sintomas da doença. Não se assuste: confundir nomes e compromissos ocasionalmente é normal. O que é preciso prestar atenção, na verdade, é se a pessoa esquece coisas com mais frequência e fica incapaz de relembrar o assunto posteriormente.                     
 
Dificuldade para realizar atividades rotineiras
Portadores de Alzheimer têm dificuldade para planejar e completar tarefas do dia a dia, como preparar uma refeição, fazer uma ligação ou jogar um jogo. Já esquecer ocasionalmente o que você ia dizer ou o que você ia fazer é normal.
 
Esquecimentos
Pacientes com Alzheimer podem se esquecer de onde estão e de como chegaram até determinado local. Além disso, perder-se na própria vizinhança ou esquecer o caminho de casa são comuns lapsos comuns entre os portadores da doença.    
 
Poder de julgamento e raciocínio abaixo do normal
Vestir-se de forma inapropriada, com várias camadas de roupa em dias quentes ou pouca vestimenta em dias frios pode ser um sinal de que o cérebro não vai bem. Pacientes de Alzheimer mostram pouca capacidade de julgamento, como doar alta soma de dinheiro sem motivo específico. 
 
Problemas com pensamento abstrato
Dificuldade acima do comum para realizar raciocínios mentais, como esquecer para que servem os números ou como devem ser usados, é outro sinal da doença. Já achar difícil decifrar ou desenvolver uma fórmula matemática é normal. 
 
Errar o lugar as coisas
Pessoas com Alzheimer podem errar o lugar de coisas usuais. Por exemplo: colocar o ferro de passar no freezer é um sintoma comum da doença. Entretanto, é normal colocar as chaves do carro ou carteira em lugar estranho de vez em quando. 
 
Mudanças de humor e comportamento
Rápida alternância de humor e comportamento também é um sinal da doença. Pacientes mudam de humor muito rápido e sem motivos aparentes. Eles podem ir de um estado calmo ao depressivo e raivoso em pouco tempo. 

A personalidade de pessoas com Alzheimer pode mudar drasticamente. Elas se tornar confusas, desconfiadas, medrosas ou dependentes de um membro da família. Entretanto, com o passar dos anos, é normal alguma mudança na personalidade. Fique atento se a transformação for mais severa que o usual.
 
Perda de iniciativa nas atividades
As pessoas com Alzheimer tornam-se muito passivas. Ficam, por exemplo, horas em frente à TV, dormem mais do que o normal e, normalmente, não têm disposição para realizar tarefas usuais.
 
Problemas com a linguagem
Esquecer palavras simples, substituir palavras comuns e usuais, dificultar a forma de falar ou escrever pode ser um sinal da doença. Por exemplo: um portador do problema não consegue encontrar a escova de dente e, ao invés de perguntar "onde está minha escova de dente?", perguntaria "onde está o objeto de limpar a boca?". 
 
Minha Vida

Cogumelos podem ajudar no tratamento do câncer

Cogumelos ajudam no combate ao câncer
Os fungos também possuem ação antioxidante, antimicrobiana e são interessantes para os portadores do vírus HIV
 
Os cogumelos comestíveis são fungos com espécies originárias de diversos pontos do mundo. Apesar de não serem muito consumidos no Brasil, eles são saudáveis e pouco calóricos. 
 
O alimento possui boas quantidades de proteínas, fibras, fósforo e vitamina C e poucas gorduras.
 
Além disso, os cogumelos contam com ação antimicrobiana, anticancerígena, antioxidante e ainda há estudos preliminares que apontam o fungo como um poderoso aliado para os portadores do vírus HIV e no controle do diabetes e do colesterol. 
 
Apesar de todos serem muito benéficos, os cogumelos que se destacam são o Agaricus brasiliensis, mais conhecido como o cogumelo-do-sol, que está sendo estudado como um aliado no tratamento e prevenção de alguns tipos de câncer e o shitake que conta com ação antioxidante, antimicrobiana e contribui com o sistema imunológico.
 
Os principais nutrientes dos cogumelos
Todos os cogumelos comestíveis são ricos em diversos nutrientes, porém, há algumas variações de acordo com a espécie. Os cogumelos possuem boas quantidades de proteínas, que são necessárias para o desenvolvimento do organismo. O champignon é um dos tipos que conta com as maiores quantidades deste nutriente.  
 
Esses fungos também possuem muitas fibras, com destaque para o shitake. O nutriente contribui para o melhor trânsito intestinal, proporciona saciedade, ajuda a diminuir o colesterol, melhora a imunidade e pode prevenir o diabetes.  
 
O alimento conta com poucos lipídeos e considerável quantidade de fósforo que é um mineral que atua no metabolismo auxiliando na ativação das vitaminas do complexo B e também tem a função de fortalecer ossos e dentes, juntamente com o cálcio. 
 
O ácido fólico está presente nos cogumelos, especialmente no shitake. A carência desta substância pode levar a doenças cardiovasculares, câncer e desordens mentais, como a doença de Alzheimer, além de resultar na má formação do feto e más formações congênitas. A vitamina C também está presente nos cogumelos. Ela é interessante para a saúde porque melhora a imunidade e possui ação antioxidante. 
 
O nutriente é essencial para as gestantes, pois contribui para evitar malformações neurológicas no feto, já que ele ajuda na construção do tubo neural do bebê. Além disso, um estudo publicado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, observou que tomar suplementos alimentares de ácido fólico durante a gravidez reduz as chances do bebê nascer com autismo.  
 
Alguns tipos do fungo contam com o ergosterol, substância que ao reagir com a radiação ultravioleta forma a vitamina D. Este nutriente é importante para o desenvolvimento e manutenção do tecido ósseo, os processos celulares, na secreção hormonal, no sistema imune e em diversas doenças crônicas não transmissíveis. 
 
Não bastasse todos esses nutrientes, o fungo ainda tem polissacarídeos, principalmente as beta-glucanas, que contam com forte atividade antioxidante. Assim, eles agem contra o envelhecimento precoce, na longevidade, no controle das taxas de açúcar, modulam o sistema imunológico e inibem o crescimento tumoral. O cogumelo-do-sol conta com as maiores quantidades de beta-glucanas.   
 
Tabela nutricional das espécies de cogumelos mais cultivadas no Brasil
 
Nutrientes Shitake - 43 g Shimeji - 43 g Champignon de Paris - 43 g
Calorias14 kcal15 kcal13 kcal
Carboidratos 2.5g 3.9g1.8g
Proteínas0.68 g0.94 g1g
Lipídeos0.17g0.17g0.17g
Fibras1.7 g1.5 g0.64g
Fósforo38.27g47.3g 48.6 g
Folatos 0.3 g0.34 g0.43 g
Vitamina B10 mg0.017mg 0.013mg
Vitamina B20.025mg0 mg 0.1 mg
Vitamina C3mg 2.79 mg2.7 mg
 
Fonte: Regina Prado Zanes Furlani (Tese de Doutorado ?Valor nutricional de cogumelos cultivados no Brasil? Faculdade de Engenharia de Alimentos ? UNICAMP).
 
Confira qual a porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes que a porção recomendada, 43 gramas, de cogumelo carrega: 
  • Shitake possui 7% de fibras, Shimeji e champignon possuem 7% de fósforo, Champignon possui 2% de proteínas, Shitake possui 6,6% de vitamina C.
*Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seu valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. 
 
Os benefícios dos cogumelos para a saúde
 
O cogumelo e o câncer: Estudos preliminares apontam a relação entre o cogumelo e o tratamento do câncer, isto porque o alimento é rico em beta-glucanas, especialmente a lentinana. Essa substância estimula o sistema imunológico, especialmente células chamadas de natural killer, que destroem as células cancerígenas.  
 
O mastologista e oncologista Jorge Laerte Gennari, ex-professor da Faculdade de Medicina do Amazonas, utiliza comprimidos de cogumelo-do-sol como parte do tratamento do câncer de mama.
 
"Tenho 400 pacientes em observação para saber se o cogumelo auxilia no tratamento deste câncer.
 
Porém, isso não invalida a recuperação convencional, como cirurgia e quimioterapia, ele não é milagroso", alerta Gennari. 
 
O shimeji é bom para a saúde
O cogumelo que possui maiores quantidades de beta-glucanas é o cogumelo-do-sol, Agaricus brasiliensis. Porém, o champignon de Paris e o shitake também contam com esta substância benéfica para o organismo.  
 
Ação antimicrobiana: Alguns cogumelos se destacam pela ação antimicrobiana e assim podem combater alguns microrganismos prejudiciais para o organismo. Isto ocorre porque em seu ambiente natural os cogumelos necessitam de compostos antibacterianos e antivirais para sobreviver. 
 
Certas espécies se destacaram por sua ação antimicrobiana. O pleurotus salmon possui esta atividade comprovada contra certas bactérias por conter a substância pleurotina. Segundo a bióloga Sascha Habu, o shitake, o funghi e o cogumelo dourado também possuem ação antimicrobiana.  
 
O cogumelo e o HIV: As beta-glucanas também podem ser interessantes para o tratamento de portadores do vírus HIV. Isto porque como elas melhoram o sistema imunológico, também podem ser interessante para o tratamento da doença. 
 
Além disso, o cogumelo possui ação antimicrobiana que pode atuar contra os vírus, pesquisas preliminares mostraram melhora dos sintomas do HIV após o consumo do fungo. Ainda são necessários mais estudos para se comprovar este benefício. É importante ressaltar que o cogumelo pode ser somente um aliado no combate ao HIV, assim continua necessário manter o tratamento tradicional da doença. 
 
Ação antioxidante: Os cogumelos possuem forte ação antioxidante, ou seja, agem combatendo os radicais livres do organismo. Isso implica positivamente em várias doenças como o câncer, a artrite reumatoide, cirrose, arteriosclerose, bem como processos degenerativos associados com a idade.
A ação antioxidante ocorre porque os cogumelos são ricos em vitaminas A e C, betacaroteno, compostos fenólicos, terpenos, entre outras substâncias que possuem este efeito. Os principais tipos que se destacam por essa ação positiva são: champignon de Paris, portobello, cogumelo-do-sol, shitake, hiratake, cogumelo rei e cogumelo salmão. 
 
Diminui o colesterol: Estudos iniciais relacionam os cogumelos com a diminuição do colesterol. Uma das questões que poderia contribuir para o benefício é o fato de alguns cogumelos, como o shimeji e o oudemansiella canarii, serem ricos em vitamina B3, que ajuda na diminuição do colesterol ruim, LDL. Outra possibilidade é o fato do fungo ser rico em fibras o que também contribui para reduzir os níveis do LDL. Alguns cogumelos especialmente o shitake, possuem a eritadeina, esta substância também ajuda a reduzir os níveis de colesterol.
 
Os cogumelos podem ajudar a combater o diabetes
Combate o diabetes: Outro ponto interessante dos cogumelos é que ajudam no controle do diabetes. Várias espécies possuem propriedades hipoglicêmicas, que baixam o açúcar no sangue, devido à quantidade de fibras, polissacarídeos e outros compostos presentes no alimento. 
 
As beta-glucanas também teriam um efeito antidiabético. Diversos estudos preliminares realizados com ratos, entre eles um feito pela Universidade de Gimhae na Coreia do Sul, mostraram que após consumirem o cogumelo-do-sol, que é rico em beta-glucanas, houve redução na concentração de glicose dos animais. 
 
Bom para quem tem doenças na tireoide: Alguns estudos apontam que certos tipos de cogumelos possuem compostos que agem no metabolismo e podem auxiliar no controle de alguns hormônios. Alguns deles são os secretados pela tireoide, portanto o consumo do alimento é interessante para quem tem doenças na tireoide como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo. 
 
Quantidade recomendada de cogumelos
Não existe uma quantidade exata recomendada de cogumelos. Alguns especialistas orientam em torno de 250 a 300 gramas por semana, cerca de 43 gramas por dia, para uma alimentação balanceada. 
 
Riscos do consumo em excesso
Não há riscos no consumo de cogumelos, mas é importante inseri-lo em uma dieta equilibrada.      

Como consumir os cogumelos
Todos os cogumelos comestíveis possuem nutrientes interessantes para compor uma dieta balanceada. O alimento pode ser consumido de diversas maneiras como refogado, em molhos e na salada. 
 
No caso do champignon de Paris evite a versão em conserva. Isto porque ela possui muitos aditivos químicos que podem ser prejudiciais para a saúde. Portanto, procure consumir sempre os champignons frescos. 
 
Quanto ao funghi secci, que é basicamente o cogumelo seco, é interessante observar a maneira como ele foi desidratado. Não ultrapasse a temperatura de 60 graus, pois assim o alimento mantém os seus princípios ativos. 
 
Note o aspecto do cogumelo é importante antes de consumi-lo. Este alimento tem um prazo de validade e quando está ruim solta uma água escura e um odor característico. Também é importante consumir somente os fungos cultivados por produtores corretamente cadastrados. Não consuma cogumelos que colher no ambiente, pois há o risco de alguns serem venenosos ou alucinógenos. 
 
Compare o cogumelo com outros alimentos
 
Nutrientes Shitake - 43g Shimeji - 43g Champignon de Paris - 43gMaminha grelhada - 100g
Calorias14 kcal15 kcal13 kcal 153 kcal
Carboidratos2.5g3.9g1.8g0 g
Proteínas 0.68 g0.94 g1g 30.7 g
Lipídeos 0.17g0.17g0.17g2.4 g
Fibras 1.7 g1.5 g 0.64g 0 mg
Fósforo 38.27g47.3g48.6 g237 g
Vitamina B10 mg0.017mg 0.013mg 0 mg
Vitamina B2 0.025mg0 mg0.1 mg 0,04 mg
Vitamina C3mg 2.79 mg 2.7 mg 0 mg
 
Fonte: Regina Prado Zanes Furlani (Tese de Doutorado ?Valor nutricional de cogumelos cultivados no Brasil? Faculdade de Engenharia de Alimentos ? UNICAMP) e Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO) - versão 2, UNICAMP. 
 
Apesar de conter boas quantidades de proteínas, os cogumelos não podem ser considerados substitutos da carne. Isto porque a carne conta com quantidades consideravelmente maiores deste nutriente. 
 
Contudo, o cogumelo conta com fibras, que ajudam no trânsito intestinal, vitamina C, que contribui para a melhor imunidade, e beta-glucanas que tem como principal benefício a ação anticancerígena. A carne bovina não possui estas substâncias. 
 
Além disso, o produto de origem animal conta com mais gorduras, inclusive a saturada, que favorece doenças cardiovasculares, enquanto o fungo não possui este lipídeo. 
 
Contraindicações
Algumas pessoas podem ser alérgicas aos cogumelos, para este grupo o alimento não é recomendado. 
 
Onde encontrar
Os cogumelos podem ser encontrados em hortifrútis, lojas de produtos naturais e no supermercado. 
 
Fontes consultadas:
Bióloga Arailde Fontes, doutora em biologia e pesquisadora em fungos.
Oncologista e mastologista Jorge Laerte Gennari.
Bióloga Sascha Habu, mestre em Ciências dos Alimentos e professora do curso de nutrição da Universidade Federal de São Paulo.
Denise Abackerli, produtora de cogumelos da Zucca Cogumelos.
Biotecnóloga Priscila Credendio, mestre em Ciência dos Alimentos.
Revisado pela nutricionista Cátia Medeiros. 
 
Minha Vida

Acerte na escolha dos óculos de sol e proteja sua saúde

homem na loja de óculos de sol - Foto: Getty Images
 Para saber se os óculos que você comprou são adequados,
verifique se ele tem o selo de proteção UVA e UVB
na embalagem, lente ou etiqueta.
Bloqueio contra raios UV e tratamento antirreflexo deixam os olhos seguros
 
Considerado um acessório estético, os óculos de sol são essenciais para proteger os seus olhos contra a ação dos raios solares.
 
"A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares que podem resultar na perda total da visão", diz o oftalmologista Virgílio Centurion, do Instituto de Moléstias Oculares, em São Paulo.
 
Mas não pense que o preço é garantia de qualidade - os óculos precisam atender a uma série de categorias para serem considerados ideais aos seus olhos e sua saúde.
 
Confira aqui o que levar em conta na hora de escolher o seu óculos novo:
 
Proteção UVA e UVB
"A utilização de óculos de sol cujas lentes não ofereçam proteção adequada são considerados mais perigosos do que simplesmente não usá-los", afirma o oftalmologista Virgílio Centurion, do Instituto de Moléstias Oculares, em São Paulo. Ele explica que nossos olhos têm mecanismos de defesa naturais, que são acionados quando entramos em contato com a luz do sol - entretanto, esse processo é inibido pela escuridão proporcionada pelas lentes. O resultado não é difícil de adivinhar: em vez de a pupila automaticamente se fechar por conta da luminosidade (quem nunca se viu obrigado a fechar os olhos quando saiu ao sol?), ela mantém dilatada por causa das lentes escuras. "A reação natural do ser humano de fechar os olhos é comprometida pela utilização dos óculos de sol, e se as lentes não protegem, os raios ultravioletas passam e afetam a retina mais severamente do que se não estivéssemos usando nada", completa.

As doenças oculares mais associadas à exposição solar são catarata e degeneração da retina. Para saber se os óculos que você comprou são adequados, verifique se ele tem o selo de proteção UVA e UVB na embalagem, lente ou etiqueta.

Os óculos de sol no Brasil hoje devem estar acompanhados de uma certificação da Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos (Abióptica), indicando que aquele produto oferece a proteção contra os raios solares. Isso vai garantir não só que seus óculos de sol têm proteção UVA e UVB, mas que foi analisado para outros parâmetros, como características das lentes e determinação do grau e eixo das lentes. Caso não encontre essa informação nos óculos, converse com o vendedor e peça algum tipo de manual do produto ou comprovante.                    
 
Superfície regular
Outro ponto a ser observado na compra dos seus óculos é a superfície das lentes. "Irregularidades dessa natureza podem forçar mais a nossa visão, que, procurando a acomodação ideal, pode nos causar dor de cabeça, visão distorcida ou incômodo", afirma o oftalmologista Alfredo Trajan, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Por isso, conte com o selo do Inmetro ou busque produtos que foram testados com aparelhos específicos para medir a superfície das lentes. 
 
Tratamento antirrisco e antirreflexo
O ideal é que a lente já venha de fábrica com tratamento antirreflexo e risco. "Lente riscada atrapalha a visão e pode causar desconforto, principalmente se for na área central", explica o oftalmologista Alfredo. O antirreflexo beneficia principalmente na hora de usar um celular ou outros aparelhos eletrônicos com tela, uma vez que essa luz incide na parte externa da lente, criando um brilho que dificulta a visão. Caso o produto que você comprou ou vai comprar não tenha esse tratamento, considere fazê-lo posteriormente em uma ótica.
 
Cor adequada
A cor das lentes também está relacionada à redução de problemas como enxaquecas e fotofobia. "Cores que provoquem pouca distorção da visão e das cores do ambiente - como verde, cinza, âmbar e marrom - são as melhores indicações", explica o oftalmologista Virgílio.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), as lentes verdes são mais indicadas para os idosos por realçar o contraste da visão, enquanto as lentes cinza são mais indicadas para quem tem astigmatismo, por reduzirem o brilho sem distorção da cor. As lentes amareladas realçam a visão noturna, sendo mais indicadas para uso ao entardecer. Por fim as lentes púrpuras são recomendadas para atividades em contato com a natureza, pois ela realça o contraste do azul e do verde.

Mas fique atento: cada pessoa se adapta melhor a uma determinada cor de lente. Para alguns, as cores mais escuras podem gerar tontura ou dor de cabeça em algumas pessoas, enquanto outras se sentem mal com lentes amarelas, por exemplo. Vale testar e escolher a que lhe deixa mais confortável.
 
Gradação da cor
É importante ressaltar que lentes mais claras não protegem mais ou menos do que as escuras - nesse caso, tudo depende do gosto do consumidor. Aqueles que gostam de lentes fechadas podem sentir um incômodo com as cores mais claras e vice-versa, bem como as gradações de cor que podem existir em uma única lente. Certifique-se de estar escolhendo uma lente adequada ao seu gosto, que não irá incomodar e atrapalhar sua visão ao sol.
 
Adaptação dos óculos ao rosto
A proteção contra a radiação ultravioleta também deve ser observada na adaptação dos óculos ao rosto. "Deve ser dada preferência às lentes que envolvam bem os olhos ou que impeçam a penetração de luz pelas das aberturas existentes entre os óculos e a face", diz o oftalmologista Virgílio. Pessoas que fazer atividades envolvendo a exposição contínua ao sol, como corrida, devem considerar óculos maiores, que cubram bem o rosto e os olhos.
 
Minha Vida

São Paulo anuncia plano para realização de mamografias

Medidas incluem exame de rotina no mês de aniversário das mulheres e carretas com mamógrafos circulando pelo estado
 
Mulheres com idades entre 50 e 69 anos poderão fazer, gratuitamente, exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde em São Paulo sem precisar do pedido médico. A medida foi anunciada pelo governo do estado e inclui mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo, entre AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas conveniadas. A projeção é de que doze mil mamografias a mais por mês sejam ofertadas na rede.
 
A medida integra o programa “Mulheres de Peito” da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e começa a valer na segunda quinzena de fevereiro. O objetivo é ampliar o acesso aos exames na rede pública e incentivar a detecção precoce do câncer de mama. Trata-se de um programa inédito de rastreamento ativo da doença no Estado.
 
Em 2014 serão beneficiadas as mulheres que nasceram em anos pares. Aniversariantes de janeiro e fevereiro de 2014 poderão ligar, a partir da segunda quinzena deste mês, para um call center que fará o agendamento da mamografia em uma das unidades do programa. No próximo mês será a vez das mulheres que aniversariam em março agendarem o exame.
 
Mulheres que nasceram em ano ímpar poderão fazer o pedido do exame no ano que vem, também no mês do aniversário. Nascidas em ano ímpar que estejam há mais de dois anos sem fazer o exame de mamografia poderão fazer o pedido também em 2014, pelo “Mulheres de Peito”. A previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em até 45 dias após a solicitação do exame.
 
Caso seja detectada alguma alteração no exame ou indícios de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.
 
Caminhões
No Grande ABC, região metropolitana de São Paulo, as mulheres poderão fazer exames de mamografia em quatro carretas-móveis e um caminhão adaptado. Após a capital, que ficará com a primeira carreta do programa até o dia 28 de fevereiro, Diadema, no Grande ABC, ganhou na quarta-feira (5) o segundo veículo do programa estadual “Mulheres de Peito”, que deve permanecer na cidade por 30 dias. Além disso, até março, outra carreta deverá chegar a Santo André.
 
A previsão é que, por meio das unidades móveis, cerca de 60 mil mamografias a mais sejam realizadas por ano. No total, o investimento do governo do estado será de R$ 14 milhões.
 
Mulheres entre 50 e 69 anos de idade precisam pedir médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.
 
Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.
 
SaudeWeb

Novo centro de diagnóstico da AACD abre atendimento a planos

Para oferecer melhor atendimento ortopédico, instituição adota ressonância de campo aberto e passa a atender pacientes privados
 
Com investimentos de cerca de R$ 2,5 milhões, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) inaugurou um Centro de Diagnóstico com foco em exames músculo-esqueléticos na tarde desta quarta-feira (5). O grande destaque da unidade está na Ressonância Magnética de Campo Aberto, de fabricação da Esaote, único em toda a região Sul e Sudeste do País.
 
Outra novidade, enfatizada pelo CEO do grupo, João Octaviano Machado, é de que todos os exames serão ofertados tanto para os já pacientes em reabilitação como para clientes particulares e de planos de saúde. Tal medida deve aumentar a receita da AACD, levando em conta uma projeção de faturamento de R$ 3 milhões proveniente do Centro em seu primeiro ano.
 
“Com isso, vamos dar ao hospital a infraestrutura que ele precisa para garantir o melhor atendimento ao paciente e tranquilidade aos médicos, disponibilizando o que é necessário para o ciclo cirúrgico. Além dos pacientes em cirurgia, o público que necessita de exames de alto nível em imagem para ortopedia passou a ter um centro especializado em diagnóstico de doenças músculo-esqueléticas”, explica Machado ao Saúde Web.
 
O aparelho de ressonância, que custou cerca de R$ 1 milhão, dispensa o tradicional túnel, amenizando o desconforto de pessoas que sofrem de claustrofobia. Outro diferencial é o aspecto gravitacional com rotação da mesa de 90°, o que permite a realização do exame com o paciente tanto na posição vertical como na horizontal, possibilitando avaliar a coluna com carga ou em repouso.
 
Apesar de a AACD já realizar uma série de exames contemplados no Centro, outros foram incluídos e, agora, abertos aos pacientes privados. Os seguintes exames também são realizados: Teste Ergométrico, Bera (potencial evocado de tronco cerebral-auditivo), Teste de Marcha, Filmagem de Marcha, Urodinâmica, Nasofibrolaringoscopia, Eletroneuromiografia, Espirometria (prova de função pulmonar), Eletroecenfalografia (EEG), Raio-X simples, Raio-X contrastado, Videodeglutograma, Tomografias de todos os tipos e Ultrassonografia simples e com doppler colorido.
 
A instituição não divulga seu último faturamento, ainda em fase de auditoria, mas é superavitária e se mantém com a receita do Hospital Abreu Sodré, vendas de produtos ortopédicos e doações.
 
Serviço:
-O centro de diagnóstico funciona dentro da unidade Ibirapuera, na Avenida Prof. Ascendino Reis, 724, em São Paulo.

-Horário de funcionamento é das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, de 8 às 14h

-Exames podem ser realizados por meio de convênios ou atendimento particular e todo recurso captado será revertido em atendimentos gratuitos aos pacientes carentes da AACD

SaudeWeb

Anvisa e Lacen firmam acordo para testes de detergente hospitalar

Detergentes enzimáticos, usados para higienização de materiais hospitalares, serão testados em Brasília
 
A Anvisa e o Laboratório Central do Distrito Federal (Lacen-DF) vão monitorar os detergentes enzimáticos utilizados em hospitais. A Agência, por meio da Gerência Geral de Saneantes, e o Lacen-DF firmaram um termo de cooperação técnica para realização de testes laboratoriais nas diversas áreas de atuação da vigilância sanitária. O protocolo já foi aprovado pela Diretoria Colegiada da Anvisa.
 
O primeiro resultado prático dessa cooperação será a análise pelo Lacen/DF dos detergentes enzimáticos comercializados no País. Esses produtos, utilizados exclusivamente para a limpeza de materiais hospitalares, possuem enzimas que degradam gorduras e proteínas existentes nos equipamentos médico-cirúrgicos.
 
A Coordenadora de Controle de Monitoramento de Saneantes, Rosa Aires Mesiano, explica que anteriormente os detergentes enzimáticos eram apenas notificados junto à Agência. No entanto, a partir de novembro de 2013, o registro passou a ser obrigatório. Uma das determinações da RDC 55, de 2012, é o registro desses produtos, que até então eram notificados. A norma também tornou obrigatória a realização de testes que comprovem a atividade enzimática da protease e amilase.
 
Para realizar os testes, o Lacen-DF adequou a estrutura física e capacitou seus profissionais para a implantação das metodologias necessárias ao monitoramento dos detergentes enzimáticos. Para Rosa, o termo de cooperação poderá favorecer toda a Agência e ser utilizado no monitoramento de vários tipos de produtos.
 
* com informações da assessoria de imprensa da Anvisa
 
SaudeWeb

Aplicativos: Dieta SobControle

1 de 5App criado para te motivar na sua dieta.

Com ele você vai saber como está seu progresso.

Apenas defina uma meta e o aplicativo vai te mostrar sua evolução e comparando com o esperado para alcançar seu objetivo!

Você terá acesso ao seu progresso, o histórico de medidas e  um gráfico demonstrando a sua evolução em relação a sua meta!
 
Gratuito                            
 
Distribuidor
Daniel Barros                
 
Peso do arquivo
< 1 MB
 
Última atualização
19/05/2012
 
Versão
1.1.0.0                            
 
Funciona com
 
- Windows Phone 8
 
- Windows Phone 7.5
 
Aplicativos necessários
 
- Serviços de dados
 
- HD720P (720x1280)
 
- WVGA (480x800)
 
- WXGA (768x1280)                   

Idiomas suportados (1)
Português (Brasil)
 

Prefeitura de Balneário Arroio do Silva - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Balneário Arroio do Silva, estado de Santa Catarina, lançou edital nº 001/2014 de processo seletivo de Profissionais das várias secretarias a serem admitidos em caráter temporário para complementação do Quadro de Pessoal. Serão providas 37 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários serão de até R$ 7.968,27, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade do Instituto O Barriga Verde.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Arquiteto, Assistente Social, Cirurgião Dentista ESF, Enfermeiro ESF, Farmacêutico/Bioquímico, Médico ESF, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Professor, Agente de Vigilância Ambiental, Auxiliar de Consultório Odontológico ESF, Fiscal de Obras e Serviços, Fiscal de Obras e Serviços, Técnico de Enfermagem, Monitor de Dança, Monitor de Dança, Monitor de Música, Monitor de Capoeira, Monitor de Ônibus, Servente de Escola, Auxiliar Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde, Motorista, Operador de Equipamento (Máquinas), Aux. Operac. Creche, Lubrificador/Lavador, Merendeira e Apreensor de Animais.

Inscrições
A inscrição só poderá ser efetuada via internet, no endereço eletrônico www.iobv.com.br, até o dia 19 de fevereiro de 2014.

Taxa de Inscrição
Nível Fundamental e Médio: R$ 10,00;
Nível Superior: R$ 20,00.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas na data prevista de 02 de março de 2014, na Escola de Educação Básica Apolonio Ireno Cardoso, localizada à Rua Apolonio Ireno Cardoso, Centro, no município de Balneário Arroio do Silva. A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva escrita, será na data prevista de 03 de março de 2014, no site Instituto O Barriga Verde (www.iobv.com.br) e pontuação da prova de títulos.

Validade
O certame terá validade a critério da Administração Municipal por 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, até a realização de Concurso Público.

EBSERH abre concurso para o Hospital Universitário da UFS

Grande oportunidade na área da saúde em âmbito federal, para lotação no estado de Sergipe. Profissionais interessados em atuar no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU - UFS) podem conferir os editais publicados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com a finalidade de preencher 1.214 vagas.
 
De acordo com a Ebserh, a contratação dos profissionais permitirá ao hospital a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados, em decorrência da falta de pessoal e a ampliação dos serviços de saúde prestados à população.
 
Para a área médica (edital nº 02/2013,  são 220 vagas em nível superior, divididas em 48 especialidades, com oferta salarial de R$ 6.495,00. Na área assistencial (edital nº 03/2013), são 851 vagas de níveis médio e superior, com salário de até R$ 7.774,00. Por fim, para a área administrativa (edital nº 04/2013) são 143 vagas, também de níveis superior e médio, para remuneração também de até R$ 7.774,00. Todos os editais ainda prevêm a formação de cadastro de reserva. Veja a lista completa de cargos nos anexos dos respectivos editais.
 
O prazo para as inscrições é das 8h do dia 07 de janeiro de 2014 às 23h59min do dia 13 de fevereiro, de acordo com o horário de Brasília (DF) e devem ser feitas no endereço eletrônico do Instituto AOCP (http://www.institutoaocp.org.br/), organizadora responsável pelo certame.
 
Presencialmente, as inscrições poderão ser feitas das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), no mesmo período, na Click Informática, situada na Rua Porto da Folha, 20 - Bairro Suíça, Aracaju (SE).
 
A taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 50,00 e para os de nível médio é de R$ 30,00.
 
As provas estão agendadas para 16 de março de 2014, a acontecerem em Aracaju, devendo o Instituto AOCP divulgar o local definitivo, a sala e o horário a partir de 28 de fevereiro de 2014. Os inscritos nos certames ainda participarão da avaliação de títulos e experiência profissional, a depender do cargo pretendido.
 

Concurso Caixa 2014 - Edital e Inscrição

Saiu o tão esperado concurso público nacional da Caixa Econômica Federal! Sob a responsabilidade do CESPE/UnB, o banco estatal lançou dois editais de nº 1/2014, destinados à formação de cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário Novo (Carreira Administrativa) e ao preenchimento de 09 vagas imediatas, mais formação de reserva técnica, nos cargos de Engenheiro (áreas de: Agronômica, Elétrica, Mecânica e Civil) e Médico do Trabalho.
 
Inscrição
Pode ser efetuada até 11 de fevereiro de 2014, nas páginas eletrônicas dos respectivos concursos:
- Candidatos a Técnico Bancário Novo devem acessar http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_nm, e pagar a taxa de R$ 43,00.
 
Candidatos aos cargos de nível superior devem se inscrever pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_ns, pagando taxa no valor de R$ 74,00.
 
No ato da inscrição, o interessado deverá preencher o formulário específico, optar por um polo, que automaticamente estará vinculado ao macropolo e à cidade de provas e imprimir o documento de arrecadação da taxa. A lista de polos para o cargo de Técnico Bancário está disponível na página do Cespe.
 
Oportunidades da Caixa
As oportunidades na Carreira Administrativa exigem do interessado o nível médio completo, enquanto que para a Carreira Profissional é preciso ter formação de nível superior na respectiva área que possui oferta de vaga. 
 
Financeiramente, o Técnico Bancário Novo começará a carreira fazendo jus a um salário inicial de R$ 2.025 mensal, acrescido de uma série de vantagens, como a participação nos lucros e nos resultados, Plano de Saúde e Plano de Previdência Complementar, auxílio Refeição/Alimentação e auxílio Cesta/Alimentação. Os candidatos aprovados, se nomeados, irão cumprir uma jornada diária de 6 horas, de segunda a sexta, desempenhando atividades administrativas, prestando atendimento aos clientes e ao público e efetuando operações diversas relacionadas ao cotidiano bancário.
 
Na Carreira Profissional, especificamente para o cargo de Engenheiro, a remuneração inicial será de até R$ 8.041, lembrando que os contratados terão direito às mesmas vantagens inerentes ao cargo de Técnico Bancário, cumprindo uma jornada de 8 horas diárias (40 horas semanais). O cargo de Médico do Trabalho terá rendimento mensal de R$ 4.021,00, por 20 horas semanais de trabalho.
 
Provas e Gabaritos
Os inscritos ao cargo de Técnico Bancário Novo passarão por três etapas de avaliação: prova objetiva, prova discursiva e exames médicos admissionais. Desta última etapa, participarão os aprovados e classificados nas duas etapas anteriores, o que acontecerá conforme as necessidades de provimento da Caixa.
 
Já os candidatos aos cargos de nível superior passarão por provas objetivas, provas discursivas, avaliação de títulos e também exames médicos admissionais, seguindo o mesmo critério anterior. A etapa de investigação social e/ou funcional dos candidatos a todos os cargos será realizada desde o momento da inscrição até o ato de admissão.
 
As provas objetivas e discursivas para os cargos de níveis médio e superior serão aplicadas provavelmente no dia 30 de março de 2014, com liberação dos gabaritos prevista para 1º de abril. O resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório na prova discursiva serão publicados provavelmente em 24 de abril de 2014.
 
Aos candidatos participantes do último concurso da Caixa para o cargo de Técnico Bancário Novo (2012), o edital informa que ficam asseguradas as admissões dos mesmos, conforme as necessidades, até o término de vigência do referido concurso, ou seja, 14 de junho de 2014, ou até o esgotamento do cadastro de reserva no polo/macropolo de opção, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Da mesma forma, estão asseguradas as admissões dos classificados no concurso anterior para os cargos de Engenheiro até o término de sua vigência, ou seja, 8 de julho de 2014.
 
Ambos os concursos terão prazo de validade de um ano, período que é passível de prorrogação.
 
Os editais e as atualizações estão disponíveis nos endereços de inscrição disponibilizados pelo Cespe/UnB.

Concurso Ministério da Fazenda 2014 - Edital e Inscrição

O Ministério da Fazenda divulgou o edital ESAF nº 5/2014 para a realização do concurso público destinado ao preenchimento de 1.026 vagas para o cargo de Assistente Técnico-Administrativo, que exige o nível médio de escolaridade. A seleção se dará por meio de prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos e a lotação dos aprovados convocados poderá ser em um dos 25 estados que possuem demanda de vagas.
 
As inscrições serão efetuadas no endereço eletrônico da organizadora ESAF - www.esaf.fazenda.gov.br, no período compreendido entre 10 horas do dia 03 de fevereiro e 23h59min do dia 16 de fevereiro de 2014, mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 62,00. Haverá isenção do pagamento da taxa para os candidatos  que se enquadrarem nas condições previstas.
 
A remuneração para Assistente Técnico-Administrativo é de R$ 3.050,82, incluídas as gratificações, por jornada de 40 horas semanais de trabalho. Os efetivados irão desempenhar atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento, de nível intermediário, pertencentes às competências constitucionais e legais do Ministério da Fazenda. Do total de oportunidades, 66 estão reservadas para candidatos portadores de deficiência
 
As provas serão aplicadas nas cidades listadas no edital na data provável 27 de abril de 2014, em um  único turno. O horário e local de aplicação dos exames serão confirmados pela ESAF, com a antecedência necessária.
 
Os gabaritos e as questões das provas aplicadas, para fins de recursos, estarão disponíveis a partir do primeiro dia útil após a aplicação das provas e durante o período previsto para recurso.
 
O prazo de validade do concurso será de um ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final do concurso, o qual está previsto para sair em 3 de junho de 2014.
 
Veja o edital completo, o cronograma provável e outras atualizações no site do concurso: http://www.esaf.fazenda.gov.br/concursos_publicos/novos-e-inscricoes-abertas/assistente-tecnico-administrativo-ata

Concurso Prefeitura de Palmeiras do Tocantins - TO

A Prefeitura de Palmeiras do Tocantins, no estado do Tocantins, através do Instituto Machado de Assis, abriu  edital n° 001/2014 de concurso público. A finalidade é selecionar pessoal para o quadro efetivo, para ocupação de cargos de nível fundamental, médio e superior. No total, a oferta é de 93 vagas, por salários que vão até R$ 6.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente de Endemias, Assistente Administrativo, Assistente Social, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais,  Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Gari, Interlocutor (saúde), Mecânico, Médico, Merendeira, Motorista, Nutricionista, Odontólogo Saúde Bucal, Operador de Máquinas Leves, Operador de Microcomputador, Patroleiro, Pedagogo, Pedreiro, Procurador Jurídico, Professor Auxiliar com Magistério, Professor Nível Superior, Psicólogo, Recepcionista, Supervisor Educacional, Técnico Agrônomo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Laboratório, Técnico em Manutenção de Informática e Vigia.

As inscrições serão efetuadas até o dia 13 de fevereiro de 2014, devendo ser feitas por meio do site www.institutomachadodeassis.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva terá a duração de 04 horas, de acordo com o número de candidatos inscritos, podendo ser realizada nos dois turnos e prevista para o dia 02 de março de 2014, no horário de 9h às 13h. No dia da realização da Prova, não será permitida a entrada do Candidato que se apresentar após o fechamento dos portões, às 09h, de acordo com o horário local.

Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 horas, após a realização das provas no site eletrônico (www.institutomachadodeassis.com.br).

O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até 02 anos, através de ato do chefe do poder executivo municipal.

Concurso Prefeitura de Pareci Novo - RS

A Prefeitura de Pareci Novo, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital n° 01/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 20 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, com a execução técnico-administrativa da empresa Premier Concursos Ltda. As vagas ofertadas são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 4.704,57 em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

As chances são para as funções de Agente Administrativo, Fiscal de Meio Ambiente e Posturas, Médico Clínico Geral, Operário Geral, Operador de Equipamento Rodoviário, Serviços Gerais, Atendente de Creche, Professor Área I – Séries Iniciais e Professor Área II – Geografia.

A inscrição será efetuada exclusivamente via internet, até o dia 17 de fevereiro de 2014, a qualquer hora, desde que feita impreterivelmente até as 23h e 59min (horário de Brasília). As taxas variam de R$ 55,61 a R$ 83,42 de acordo com o cargo escolhido.

A prova escrita será realizada em dia, horário e local a serem divulgados no Edital de Homologação das Inscrições, com antecedência mínima de 08 dias. A prova prática será realizada apenas pelos candidatos aos cargos de Operador de Equipamento Rodoviário e Serviços Gerais.

O gabarito oficial será divulgado no primeiro dia útil após a realização das provas, a partir das 14 horas.

O concurso em questão tem validade de dois anos a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por mais 02 anos, a critério da Administração Municipal de Pareci Novo.

Prefeitura de Garopaba (SC) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Garopaba, no estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital de processo seletivo nº. 003/2014, destinado à contratação de 24 profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os aprovados atuarão em regime de trabalho de 30 ou 40 horas semanais, por salários de até R$ 10.642,46.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Serviços Gerais, Enfermeiro, Médico Emergencista, Motorista, Odontólogo, Técnico em Enfermagem e Vigilante.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas até o dia 20 de fevereiro de 2014, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada à Rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC.
 
Documentos necessários para a inscrição originais e cópias:
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Curriculum vitae (com apresentação dos títulos originais);
  • Registro no órgão de classe de Santa Catarina;
  • Diploma conforme formação exigida para o cargo;
  • Tempo de serviço comprovado (caso possua);
  • Comprovante que é alfabetizado;
  • CNH profissional, tipo D (na validade);
  • Comprovante de escolaridade – Ensino Fundamental (1º Grau);
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante do Curso de formação de vigilantes com carga horária mínima de 110 horas/aula;
  • Comprovante de tempo mínimo de exercício profissional 2 anos.
Seleção
O processo seletivo constará de Análise dos documentos apresentados e entrevista. A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições no site www.garopaba.sc.gov.br.
 
O edital está publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 06 de fevereiro de 2014, pág. 139 a 145.

Prefeitura de Porto Belo - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Porto Belo, no estado de Santa Catarina, através da empresa Infinity Assessoria Pedagógica, publicou edital n° 01/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de 44 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 4.002,79. A jornada de trabalho é de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente dos Serviços Turísticos, Auxiliar de Serviços Gerais - Secretaria de Obras, Bibliotecário, Contador, Coveiro, Engenheiro Civil, Fiscal de Obras e Tributos, Instrutor de Artes Marciais, Instrutor de Cultura Popular (Boi de Mamão), Instrutor de Dança, Instrutor de Percussão, Instrutor de Teclado, Instrutor de Violino, Médico, Motorista, Operador de Máquinas, Professor, Profissional de Educação Física, Psicólogo, Servente, Técnico em Informática e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições
O candidato deverá acessar o site (www.infinityprovas.com.br) onde terá acesso ao Edital e seus Anexos, à ficha de inscrição e aos procedimentos necessários à efetivação da inscrição, que estará disponível no período de 10 de fevereiro a 10 de março de 2014. Não será cobrada taxa de inscrição.

Provas
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 16 de março de 2014, com início às 09h e término às 12h, sendo sugerida a chegada dos candidatos com 20 (vinte) minutos de antecedência, levando em consideração que os portões de acesso ao local da prova serão fechados às 08h55min. A prova Prática será realizada no dia 16 de março de 2014 com início às 13h.

Gabaritos
Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no site www.infinityprovas.com.br, no dia 16 de março de 2014, após as 20 horas.

Validade
Este certame terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período por necessidade da administração pública municipal.

Prefeitura de Santa Ernestina - SP prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Santa Ernestina, no estado de São Paulo, lançou edital n° 001/2014 de concurso público, com cargos que oferecem vencimentos de até R$ 3.900,00, em carga horária de 10 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para Auxiliar de Serviços Gerais, Copeiro, Coveiro, Cozinheira, Lavrador e Lubrificador, Lixeiro, Mecânico, Merendeira, Motorista, Escriturário, Técnico em Enfermagem, Oficial de Apoio Administrativo, Dentista, Farmacêutico, Psicólogo, Médico, Professor, dentre outras funções.
 
As inscrições foram prorrogadas até 16 de fevereiro de 2014, pelo site www.gerencialconcursos.com.br. As taxas são de R$ 30, R$ 40 e R$ 50. 
 
O concurso público constará de provas objetivas, provas de análise e avaliação de títulos (quando houver previsão) e provas práticas (quando houver previsão). As provas objetivas realizar-se-ão em locais e horários a serem divulgados oportunamente no jornal de publicação dos atos oficiais do Município de Santa Ernestina/SP e em caráter informativo pelo site www.gerencialconcursos.com.br.
 
O processo seletivo terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Santa Ernestina/SP.

Concurso Prefeitura de São Sebastião do Caí - RS

A Prefeitura de São Sebastião do Caí, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital n° 01/2014 de concurso público, com a intenção de ocupar 25 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 729,73 a R$ 8.606,15, por carga horária de 22 a 44 horas semanais.

A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda. As oportunidades são para os cargos de arquiteto, assistente administrativo, assistente social, bibliotecário, contador, controle interno, engenheiro civil, monitor de educação infantil, médico clínico geral, médico psf, operador de máquinas, pedreiro, guarda municipal, servente, terapeuta ocupacional, professor educação infantil, professor de ensino fundamental séries/anos iniciais, professor ensino fundamental séries/anos finais nas disciplinas de ciências, educação artística, educação física, geografia, história, língua inglesa, matemática e português.

As inscrições serão realizadas somente via internet, no seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br, de 07 a 21 de fevereiro de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 70,00 de acordo com a função escolhida.

A Prefeitura de São Sebastião do Caí disponibilizará computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, junto ao Telecentro do Museu Municipal, na Rua Treze de Maio, nº 770, Centro de São Sebastião do Caí, do dia 07 de fevereiro a 14 de fevereiro, das 7h às 12h50 e do dia 17 de fevereiro a 21 de fevereiro, das 8h às 11h15 e das 13h30 às 16h15.

A prova escrita e prática serão aplicadas na data prevista de 15 de março de 2014, na Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Camarão - Rua Pinheiro Machado, 957 – Centro – São Sebastião do Caí - RS. Caso haja necessidade será divulgado por edital outro local para a realização da prova.

Os gabaritos serão publicados na data prevista de 17 de março, após as 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.

O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Rodeiro - MG publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Rodeiro, em Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo nº. 004/2014, destinado à contratação temporária de (01) Dentista - ESF. A remuneração é de até R$ 2.620,17, em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
Interessados, deverão preencher a ficha de inscrição disponível na recepção da Prefeitura Municipal, até o dia 11 de fevereiro de 2014, das 09h às 10h.
 
O prazo de contratação será pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até igual período, se verificada a necessidade do serviço e o desempenho satisfatório do contratado.
 
O edital completo se encontra afixado na recepção da Prefeitura de Rodeiro ou no site www.rodeiro.mg.gov.br.
 
O extrato do edital encontram-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 06 de fevereiro de 2014, pág. 75.

Concurso Consirj de Jales - SP

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales - CONSIRJ, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 01/2014, com a intenção de ocupar 10 vagas nos cargos de Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem (nível técnico) por salários de até R$ 969,95, mais 20% de Insalubridade em jornada de trabalho de 36 ou 40 horas semanais.

O concurso será realizado por meio da Persona Capacitação Assessoria e Consultoria Eireli.

As inscrições seguem abertas até ás 22h do dia 21 de fevereiro de 2014, pelo endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br. A taxa é de R$ 53,50.

A realização da Prova Objetiva está prevista para o dia 09 de março de 2014, em horário e local a ser definido após a Homologação das Inscrições. Os gabaritos da prova estarão disponíveis no site da Persona (www.personacapacitacao.com.br) no dia seguinte a realização da prova, a partir das 18h.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do CONSIRJ.

Prefeitura de Cláudia (MT) divulga edital de processo seletivo

Divulgado o edital nº. 002/2014 para a realização de processo seletivo da Prefeitura de Cláudia, no Estado do Mato Grosso. O processo seletivo oferece 03 vagas para profissionais de nível superior, por salários de até R$ 2.200,00 em jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos: Fisioterapeuta, Enfermeiro e Odontólogo.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 14 de fevereiro de 2014, de forma presencial junto à Secretaria Municipal de Saúde, situada à a Rua Ferreira Mendes, nº 1079 Bairro Centro – Cláudia/MT, nos horários das 08h às 11h e das 14h às 17h (horário oficial do Estado do Mato Grosso) e/ou pelo site www.claudia.mt.gov.br.
 
A prova está prevista para 09 de março de 2014, das 08h às 11h (horário local), na Escola Municipal Daniel Titton situada na Av. Gaspar Dutra, s/n, centro, Cláudia/MT.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 10 de março de 2014, por meio de afixação no mural da Prefeitura, no site www.claudia.mt.gov.br e Publicado na AMM - Jornal Oficial para publicações do município de Cláudia através do site www.diariomunicipal.com.br/amm-mt.
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado, prorrogável, 1 única vez, por igual período, a critério da autoridade competente.
 
O edital encontra-se publicado no site www.claudia.mt.gov.br.

Prefeitura de Cachoeira Dourada (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Cachoeira Dourada, cidade localizada a 744 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, divulgou extrato do edital nº. 002/2014 de processo seletivo, para admissão em caráter temporário de 54 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados trabalharão em regime de 12x36, 20, 24, 30 ou 40 horas semanais, por vencimento de até R$ 2.689,50.
 
Cargos: Professor PEB II (história, matemática e educação física), Supervisor Pedagógico, Nutricionista, Enfermeiro, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Biomédico, Farmacêutico, Analista de Recursos Humanos, Assistente Social, Engenheiro Agrônomo, Técnico (Artes Cênicas/Dança, Música Violão/Violino/Piano/Percussão, Artes Plásticas, Radiografia e Enfermagem), Telefonista, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços, Operário Ajudante, Coveiro, Motorista de Veículos Pesados/Leves e Operador de Máquinas Pesadas.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 07 de fevereiro de 2014, na Secretaria Municipal de Recursos Humanos, situada na Avenida das Nações, nº 400 - Cachoeira Dourada-MG, no horário das 08h às 11h e 13h às 16h.
 
Maiores informações pelo tel.: (34) 3514-5200.
 
O extrato do edital encontra-se publicado no Oficial dos Municípios Mineiros, de 06 de fevereiro de 2014, pág. 92.

Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (MT) abre vagas

Anunciado o edital nº. 01/2014 de processo seletivo destinado ao preenchimento de empregos vagos no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento, no Estado do Mato Grosso. Serão ofertadas 104 vagas, sendo 36 imediatas e 68 para cadastro reserva em cargos de níveis fundamental e superior.
 
Cargos
Professor, Serviços Gerais, Motorista de Transporte Escolar, Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutico/Bioquímico, Odontólogo e Operador de Máquinas.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas gratuitamente até o dia 18 de fevereiro de 2014, das 07h30 às 12h30, junto à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, situada na Avenida Coronel Botelho, s/nº, Centro de Nossa Senhora do Livramento.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia autenticada de documento de identidade oficial com foto;
  • Ficha de inscrição disponibilizada no ato pela comissão devidamente preenchida e assinada;
  • Em caso do gênero Masculino deverá apresentar prova de quitação das obrigações militares;
  • Currículo profissional;
  • Comprovante de quitação eleitoral.
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva e prática.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 22 de fevereiro de 2014, das 13h às 17h, em local a ser divulgado através de edital até o termino das inscrições.
 
O resultado preliminar será publicado no mural da Prefeitura Municipal e no Diário Oficial dos Municípios.
 
Os candidatos preliminarmente classificados para os cargos de Motorista de Transporte Escolar e Operador de Máquinas realizarão prova prática de caráter eliminatório em data a ser especificada por edital.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 06 de fevereiro de 2014, pág. 87 a 90.

Concurso Prefeitura de Francisco Macedo - PI

A Prefeitura de Francisco Macedo, no estado do Piauí, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de vagas por um período de 02 anos podendo ser prorrogável por igual período para vários cargos existentes no Quadro de Pessoal da Prefeitura.
 
São distribuídas 34 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 7.000,00 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de Administrador, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Administrativos, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Engenheiro Civil, Enfermeiro do PSF, Enfermeiro, Gari, Médico do PSF, Motorista, Motorista de Veículos Pesados, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Operador de Máquinas Pesadas, Técnico de Controle Interno, Vigia, Psicólogo, Técnico de Enfermagem e Professor de Educação Física.
 
As inscrições serão feitas via internet no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, até o dia 07 de março de 2014. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva terá a duração de 03 horas e estão previstas para o dia 23 de março de 2014, no horário de 9h às 12h. Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 após a realização das provas no site eletrônico (www.institutomachadodeassis.com.br).

Concurso CRM-MS

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso do Sul - CRM/MS, através da empresa MS Concursos, lançou edital n° 001/2014 de concurso público, para provimento de 05 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, nos cargos de níveis médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 3.761,13 em carga horária de 40 horas semanais.

As vagas são para os empregos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar Operacional, Assistente Administrativo, Analista Administrativo, Assessor Jurídico, Assessor Contábil, Fiscal (Médico) e Assessor em Tecnologia da Informação.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, através dos sites www.msconcursos.com.br e no site do conselho www.crmms.org.br, até o dia 08 de março de 2014.
 
As taxas variam de R$ 14,70 a R$ 16,20 de acordo com a função escolhida.

A data prevista para a realização da prova objetiva é 06 de abril de 2014. O local e horário de realização das provas serão divulgados oportunamente nos sites www.msconcursos.com.br e www.crmms.org.br. O gabarito preliminar será publicado tambem nos portais www.msconcursos.com.br e www.crmms.org.br, até 24 horas após o término da prova.

O prazo de validade concurso é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério exclusivo do CRM–MS.

Concurso Prefeitura de Piranguinho - MG

Com oferta de 74 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Piranguinho, no Estado de Minas Gerais, lançou edital nº. 001/2014 para realização de concurso público. A carga horária dos futuros contratados será 30 ou 40 horas semanais, por salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 1.951,39. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Ajudante Geral, Almoxarife, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Motorista, Operador de Máquinas, Pedreiro, Auxiliar Administrativo, Contador (Técnico em Contabilidade), Técnico de Enfermagem e Professor (Educação Básica e Filosofia).
 
Inscrição
A inscrição será recebida, exclusivamente via internet, no site www.imam.org.br, a partir das 10h de 08 de abril até 08 de maio de 2014. As taxas das inscrições variam de R$ 36,00 a R$ 98,00, de acordo com o cargo .
 
O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente a Secretaria de Administração e Finanças, localizada na avenida Alferes Reno, 200, Centro, Piranguinho-MG, no horário de 09h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, munido de documento de identidade e CPF para realização de sua inscrição e impressão do seu boleto bancário.
 
Prova
O concurso constará de prova objetiva, redação, prática e de títulos.
 
A documentação referente a prova de títulos deverá ser entregue, no mesmo prazo de inscrição, na Secretaria de Administração e Finanças, situada na avenida Alferes Reno, 200, centro, Piranguinho-MG, no horário das 08hàs 11h e das 13h às 16h ou enviada via Correios por meio de SEDEX, ou carta com aviso de Recebimento (AR) para a Rua Célia de Souza, 55, do bairro da Sagrada Família, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP.: 31.030-500.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Piranguinho provavelmente nos dias 07 e/ou 08 de junho de 2014, em local horário e local que serão definidos no cartão de inscrição.
 
O gabarito provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela comissão do concurso, até o 2º dia útil após a realização da prova.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.