Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Faça atividades físicas na praia sem descuidar dos pés

Faça atividades físicas na praia sem descuidar dos pés  Marcos Porto/Agencia RBS
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS
Cuidados variam conforme estilo dos praticantes
Tipo de terreno interfere no exercício
 
Nas férias de verão, é comum encontrar pessoas correndo ou fazendo caminhadas à beira-mar. Nesse período, a permanência da luz do sol por mais tempo ao entardecer é um dos fatores que motiva a prática de exercícios. Porém, alguns cuidados com as atividades físicas se fazem necessários. O ortopedista Renato Brufato Machado apresenta algumas dicas para os três grupos distintos de atletas no litoral:
 
Aos Praticantes eventuais
São aqueles que se exercitam somente quando vão à praia e que trabalham o dia inteiro usando calçados fechados. Essas pessoas devem apenas realizar caminhadas e poderão fazê-la de pés descalços e, de preferência, nas áreas de areia mais solta. Atenção para não cometer exageros, mesmo os que permanecem por apenas alguns dias no litoral. Normalmente, quando os músculos estão parados há bastante tempo, podem aparecer dores indesejadas que impossibilitem a continuidade da atividade física no dia seguinte.
 
Aos Praticantes Regulares
No caso do veranista habituado à prática esportiva, é recomendado sempre o uso de tênis de corrida ou a caminhada próxima da água. O cuidado especial fica por conta do impacto provocado pelo piso mais duro na praia. Por isso, o ideal é que se exercitem em uma superfície mais macia como a areia molhada.
 
Aos Corredores Habituais
Estes devem sempre usar tênis com amortecimento, não sendo recomendado utilizar calçados novos para correr na praia. Mesmo correndo diariamente, devem ter cuidados com lesões por dar preferência ao piso mais rígido, onde a areia é mais seca. Dessa forma, palmilhas sob medida poderão trazer mais conforto e melhorar o desempenho.
 
— Forçar o ritmo do exercício pode levar ao chamado estresse muscular ou até mesmo ao surgimento de distensões. É importante observar desníveis, como saliências na areia e pequenos buracos, para evitar problemas como entorse de tornozelo e até mesmo fraturas— destaca o médico.
 
Na avaliação do especialista, todas as pessoas que queiram praticar exercícios na beira da praia devem iniciá-las nas primeiras horas da manhã, período em que a radiação solar ainda é menos agressiva e o desgaste físico é menor. É imprescindível o uso de protetor solar em qualquer horário do dia.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário