Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Alimentos 'proibidos' para hipertensos

Queijo parmesão: 553 mg por 1 fatia (30g)
Silenciosamente, a hipertensão vai lesionando alguns órgãos. Alguns alimentos são cúmplices desse dano, por elevarem a pressão arterial. Conheça quais são e fique atento
 
É fato: o brasileiro consome o dobro de sódio que deveria. A quantidade máxima recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de dois gramas por dia. Consumimos quatro.
 
Aparentemente inofensivo, o uso abusivo do saleiro é como uma bomba-relógio - é uma questão de tempo para explodir em um problema de saúde mais sério.
 
O sódio leva à retenção de líquidos que, mesmo sem causar inchaço, aumenta o volume de sangue no corpo, que pressiona as artérias e eleva a pressão arterial. Com o tempo, quem sofre é o coração. Por ser um músculo, ele pode hipertrofiar e ficar insuficiente. Além disso, a pressão arterial alta pode levar a um acidente vascular cerebral bem como à falência renal.
 
"Em silêncio, a hipertensão vai lesando alguns órgãos, causa problemas nas artérias coronárias (que pode levar a um infarto), nas artérias renais (que leva à insuficiência) e nas cerebrais (que conduz a um AVC). Ela pode afetar até a retina, causando cegueira",  explica o clínico geral Lucas Zambon, supervisor do pronto socorro do Hospital das Clínicas de São Paulo.
 
Veja alguns alimentos que hipertensos devem riscar da lista de compras:
 
Bacalhau refogado: 1 256 mg de sódio a cada 100 gramas
 
Caldo de galinha: 979 mg por meio cubo
 
Carne seca cozida: 1.443 mg por 100g
 
Lasanha à bolonhesa (congelada): 1.734 mg de sódio por 320 gramas
 
Miojo de galinha: 1.951 mg de sódio, praticamente toda a quota diária de sódio permitida
 
Molho de soja: 855 mg para 1 colher de sopa
 
Nuggets: 742 mg de sódio
 
Ovinhos de amendoim: 687 mg por 45 gramas
 
Queijo parmesão: 553 mg por 1 fatia (30g)
 
Sardinhas em lata: 666 mg por 4 unidades
 
Sopa instantânea de cebola: 899 mg por 11 gramas da mistura (1 colher de sopa)
 
O mais alarmante é que, se a pessoa não estiver atenta e medir a pressão regularmente, pode demorar muito para saber que está hipertensa. "A pressão alta não gera sintoma. Essa é uma informação que muitas vezes é divulgada errada e gera lendas", afirma o médico.
 
Por isso, o mais indicado, até como precaução, é reduzir o sódio. Para quem já é hipertenso, alguns alimentos devem ser colocados na "lista negra". "O ideal é evitar alimentos em conserva, incluindo o bacalhau, carne seca, alimentos processados e congelados, incluindo enlatados e embutidos", explica Zambon.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário