Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 2 de maio de 2014

Meditar no escritório ajuda a combater o estresse

Thinkstock
Meditar combate estresse, obesidade e depressão
Febre nos EUA, técnica também ajuda a combater a obesidade, a depressão e a má digestão
 
"Fiquem confortáveis, fechem os olhos, respirem fundo", sussurra uma mulher. "Sentem-se que seus pensamentos voam, está bem". Soam tigelas tibetanas. A sessão de meditação termina e todo mundo volta para o escritório.
 
A sala de conferências da APA (Associação Americana de Psicologia, na sigla em inglês), em um prédio de escritórios no centro de Washington, não se parece em nada com um templo budista. A sessão que Klia Bassing, de 38 anos, acaba de dar para doze funcionários durante o intervalo do almoço não é o último capricho de moradores das cidades em busca de espiritualidade.
 
A "meditação de atenção plena", que virou febre nos últimos anos nos Estados Unidos e em outros países ocidentais, tem sido aclamada pelos cientistas por seus benefícios para reduzir o estresse, combater a obesidade, a depressão e até mesmo problemas digestivos.
 
A "atenção plena" ('mindfulness', em inglês) consiste em tomar consciência do momento presente", explicou Klia, que dá aulas no Banco Mundial, em escritórios de advogados e em seguradoras de Washington.
 
— No geral, nossa mente pensa em qualquer coisa, menos no momento presente. Antecipa acontecimentos, se preocupa, faz planos ou reflete sobre algo acontecido. Com a atenção plena, voltamos ao momento presente, sentimos o que está acontecendo agora.
 
Sentados ao redor da mesa, com os olhos fechados, os participantes ouvem a mulher, que os convida a relaxar e se concentrar na respiração. O ambiente é tranquilo, a instrutora fala em voz baixa: "sintam o encosto da cadeira, sintam a parte do corpo que está em contato com a cadeira, sintam o que não é".
 
Depois de meia hora, todo mundo levanta e volta ao escritório, a seus colegas advogados, administradores ou editores.
 
Patti Delande diz que se sente "bem". Esta especialista em computação de 42 anos assiste ao curso de Klia desde que começou, há quatro anos.
 
— Quando ia me deitar, tinha um turbilhão de pensamentos na cabeça, tinha dificuldades para conciliar o sono. Lido melhor com minhas emoções agora porque sou consciente.
 
Laura Labedz, uma analista de 29 anos, também aprendeu a usar esta técnica para seu trabalho.
 
— Se vejo que estou incomodada com alguma coisa, posso apontá-lo, me ajuda a manter distância.
 
Segundo a professora, "a meditação é comum a muitas religiões, mas a gente não tem que ser religioso para praticá-la".
 
De fato, na década de 1970, cientistas americanos como Elmer Green e Herbert Benson foram ao Oriente estudar a atividade cerebral durante esta prática.
 
Jon Kabat-Zin , professor de Medicina e uma espécie de papa da "atenção plena" nos Estados Unidos, desenvolveu na década de 1980 uma técnica para reduzir o estresse (MBSR) muito popular.
 
A prática, surgida do budismo, mas que perdeu sua conotação religiosa, deu origem a milhares de livros, sites na internet, cursos, centros terapêuticos, estudos e inclusive programas hospitalares.
 
A "Medicina evoluiu e reconhece que a mente e o corpo estão conectados", algo que "os monges budistas e iogues (nr: praticantes de ioga) sabiam há muito tempo", diz Susana Galle, neuropsicóloga em Washington.
 
A meditação de "atenção plena" modifica a atividade da amígdala, uma área do cérebro que gera a ansiedade e a raiva" e produz BDNF, uma proteína benéfica para a atividade neuronal, acrescentou.
 
Nos Estados Unidos, empresas como Apple, Google, o grupo alimentício General Mills ou a seguradora Aetna começaram a oferecer sessões aos seus funcionários.
 
Para Holly Siprelle, uma das encarregadas da APA, "cada vez mais as empresas estão começando a entender que têm um papel a desempenhar para que seus funcionários se sintam mais plenos".
 
Siprelle comanda um programa que oferece há 20 anos cursos de ioga e tai chi, massagens e agora de "atenção plena". Os funcionários "estão mais felizes, mais produtivos e permanecem mais tempo conosco", disse, assegurando que os seguros pagos por motivo de doença diminuíram.
 
AFP / R7

Implante cerebral para restaurar memória é desenvolvido nos Estados Unidos

Foto: Reprodução
O projeto recebeu parte de um investimento de 100 milhões de dólares concedido pelo presidente Barack Obama
 
Sonho de muitos mortais, o artifício de apagar ou recuperar da memória uma recordação pode se tornar realidade. Um grupo de pesquisadores militares norte-americanos desenvolvem um implante cerebral capaz de restaurar recordações de soldados e pacientes com problemas neurológicos.
 
Os estudiosos envolvidos fazem parte da Agência de Investigação de Projetos Avançados de Defesa (DARPA) dos Estados Unidos, que está desenvolvendo um plano de quatro anos para construir um sofisticado estimulador de memória. 
 
O projeto recebeu parte de um investimento de 100 milhões de dólares concedido pelo presidente Barack Obama, que visa fomentar pesquisas de aprofundamento na compreensão do cérebro humano.
 
Assim como quem sofre de demência, as pesquisas poderão ajudar os cerca de 300.000 soldados norte-americanos que sofreram lesões cerebrais graves no Iraque e no Afeganistão. Pessoas acometidas com o Mal de Alzheimer também poderão se beneficiar.
 
— Se você ficou ferido no cumprimento de seu dever e não consegue se lembrar da sua família, queremos ser capazes de recuperar este tipo de função, disse esta semana o gerente do programa do DARPA, Justin Sánchez, em conferência realizada em Washington, organizada pelo Centro de Saúde Cerebral da Universidade do Texas.
 
— Pensamos que podemos desenvolver dispositivos neuro-protésicos que possam interagir diretamente com o hipocampo para restaurar o primeiro tipo de recordação que apontamos, a memória declarativa, disse.
 
Fios da memória
A memória declarativa, também chamada de memória explicita, é uma forma de memória de longo prazo que armazena a identificação de pessoas, acontecimentos, feitos e números. Nenhuma pesquisa conseguiu mostrar como, uma vez perdidas, estas lembranças podem ser recuperadas.
 
O que os cientistas da área são capazes de fazer até o momento é ajudar a reduzir os tremores de pessoas que sofrem do Mal de Parkinson, controlar as convulsões de epilépticos e melhorar a memória de alguns pacientes com Alzheimer através de um processo chamado estimulação cerebral.
 
Estes dispositivos, inspirados nos marcapassos usados por pacientes que sofrem de problemas cardíacos, enviam sincronizadamente estímulos elétricos ao cérebro, mas não funcionam de maneira igual em todos os doentes.
 
Os especialistas garantem que é necessário desenvolver algo parecido para trabalhar na recuperação da memória.
 
— A memória é um assunto de padrões e conexões, explica Robert Hampson, professor associado da universidade Wake Forest.
 
— Para desenvolvermos a prótese de memória, devemos primeiramente ter algo que nos mostre quais são os padrões específicos, ressalta Hampson, negando-se a falar explicitamente sobre a pesquisa do DARPA.
 
Mapeamento 
A investigação de Hampson em roedores e macacos tem demonstrado que os neurônios do hipocampo - zona do cérebro que processa a memória - se ativam de maneiras diferentes quando o sujeito vê a cor vermelha ou azul, ou quando é confrontado com uma fotografia de um rosto ou de um alimento.
 
Munido desta descoberta, Hampson e seus colegas puderam estender a memória de curto prazo dos animais usando próteses cerebrais para estimular o hipocampo.
 
Os pesquisadores também conseguiram que um macaco dopado agisse quase normalmente ao realizar uma tarefa de memória, e o confundiram manipulando o sinal para que ele escolhesse a imagem oposta da que ele se lembrava.
 
Assim, segundo Hampson, para restaurar uma lembrança humana específica, os cientistas necessitariam saber qual é exatamente o padrão, ou caminho, para aquela memória.
 
Outros cientistas da área consideram que podem melhorar a memória de uma pessoa ajudando o cérebro a trabalhar de forma similar à que trabalhava antes de sofrer a lesão cerebral.
 
A ciência nunca tentou tal façanha antes, e o tema levanta inúmeros questionamentos éticos, como por exemplo se a mente humana pode ser manipulada com o intuito de controlar feridas de guerra ou o envelhecimento do cérebro.
 
Para Arthur Caplan, médico especializado em ética do centro médico de la Universidade Langone, em Nova York, o debate ético sobre a questão era previsível.
 
— Quando você mexe com o cérebro, mexe com sua própria identidade [...] O custo de alterar a mente é que se corre o risco de perder sua identidade, e este é um tipo de risco que nunca enfrentamos antes.
 
Campo de batalha 
No que diz respeito aos soldados, a possibilidade de que seja factível apagar memórias ou inocular novas recordações pode interferir nas técnicas de combate. Também é possível que a prática faça com que os soldados sejam mais violentos e menos escrupulosos, ou até mesmo que manipule o andamento de investigações de crimes de guerra.
 
— Se eu puder tomar uma pílula ou colocar um capacete para que algumas lembranças sejam apagadas, talvez eu não tenha que viver com as consequências do que faço, comenta Caplan. 
 
A página da DARPA na internet assinala que, devido a seus "programas levarem a ciência até seus limites", a agência "periodicamente consulta estudiosos com gabarito para aconselhar e discutir temáticas de relevância ética, legal e social".
 
Uma das muitas perguntas sem resposta sobre o projeto é quem estará à frente dos primeiros testes em seres humanos, quais serão as primeiras cobaias.
 
Sánchez afirmou que os próximos passos da pesquisa serão anunciados dentro de poucos meses. "Temos alguns dos cientistas mais talentosos de nosso país trabalhando neste projeto. Então fiquem ligados: muitas coisas promissoras estão por vir num futuro muito próximo".
 
AFP / R7

Pediatra dá 5 dicas para falar sobre sexo com seus filhos



Conversar sobre sexo com os filhos é um grande problema para
alguns pais desprevenidos. Perguntas como: 'de onde vem os bebês?', 'o que é sexo?' e 'para que serve a camisinha?' podem surgir de repente e deixar os pais sem reação.
Para ajudar o casal na hora de conversar sobre sexo com os
filhos, o pediatra do
Hospital e Maternidade São Luiz Marcelo Reibscheid dá algumas dicas sobre
como abordar o assunto
Thinkstock
O primeiro passo é saber que essa conversa não deve ser
proativa durante a infância
Especialista explica como se preparar para quando o assunto vir à tona
 
Conversar sobre sexo com os filhos é um grande problema para alguns pais desprevenidos. Perguntas como: "de onde vem os bebês?", "o que é sexo?" e "para que serve a camisinha?" podem surgir de repente e deixar os pais sem reação.

Para ajudar o casal na hora de conversar sobre sexo com os filhos, o pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz Marcelo Reibscheid dá algumas dicas sobre como abordar o assunto.
 
Nada de puxar o assunto
O primeiro passo é saber que essa conversa não deve ser proativa durante a infância. Responda apenas o que for questionado, na medida em que a curiosidade aparece e de uma forma satisfatória para o seu filho.
 
Vale investigar
É importante entender o que a criança sabe sobre sexo para que as informações sejam passadas de maneira clara e de acordo com os valores da família.

― Pergunte o que ele sabe sobre o assunto, aonde aprendeu. Agir de forma natural ajuda a criar uma relação de confiança e garante segurança para o filho.
 
Camisinha: DST’s e gravidez
Se o seu filho perguntar sobre o uso de preservativos, explique que ele protege contra doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.

― É importante que a criança saiba que a gravidez surge de uma relação íntima sem proteção e que pode ser evitada. Mas nem pense em aproveitar o momento para sermões, isso pode provocar confusões.
 
Não se incomode
Muitas vezes esse é um assunto muito mais delicado para os adultos do que para as crianças. Se o seu filho fizer a mesma pergunta várias vezes, não demonstre irritação.

― Se a criança pergunta duas vezes a mesma coisa é porque ainda está com dúvidas, por isso repita a explicação quantas vezes forem necessárias.
 
A conversa acabou e agora?
Não é porque a criança falou sobre sexo que está pensando em praticá-lo. Não há motivos para se preocupar. A infância é uma fase de descobertas e contos da carochinha como cegonhas e sementinhas não preparam o seu filho para a vida. A verdade é sempre o melhor caminho.
 
R7

'Nariz eletrônico' é capaz de detectar câncer de próstata, diz estudo

Foto: Reprodução
Pesquisadores finlandeses desenvolvem dispositivo que faz diagnóstico por meio do odor da urina
 
O diagnóstico do câncer de próstata pode se tornar, em breve, mais simples e menos invasivo. Pesquisadores finlandeses apresentaram, em artigo publicado no periódico científico Journal of Urology, um “nariz eletrônico” capaz de distinguir, por meio do cheiro da urina, um tumor maligno de um benigno.
 
O eNose, como o "nariz eletrônico" foi chamado, teve uma precisão comparável ao do teste PSA, exame de sangue usado para constatar o câncer, segundo o site de divulgação científica EurekAlert!
 
O estudo liderado por Niku KJ. Oksala, do Tampere University Hospital, tem suas origens nos anos 1980.
 
Na época, relatos de que alguns cachorros eram capazes de detectar câncer em seus donos deram início a uma série de tentativas de treinar animais para fazerem o diagnóstico. O desempenho dos cães, porém, era irregular. 
 
Com auxilio da eletrônica, os finlandeses conseguiram um resultado mais regular.
 
O experimento foi testado em 65 pessoas — 50 delas com câncer e 15 com tumores benignos. Os pesquisadores afirmaram que, agora, novos estudos são necessários para melhorar a tecnologia.
 
R7

Consulta de rotina: quais alimentos estão hoje na lista dos envenenados e proibidos?

Thinkstock
Carambola deve ser evitada por pacientes com problemas renais
O jornalista Lucas Mendes lista os alimentos proibidos para qualquer tipo de rim
 
A carambola é uma surpresa para mim.
 
Quando era garoto subia no pé e comia carambola enquanto via a tia do amigo tomando banho. Fruta maravilhosa. Agora aparece como veneno para quem tem qualquer fragilidade renal. Nos Estados Unidos, ela se chama star fruit e vem da China.
 
Há a lista básica de "venenos", proibidos para qualquer tipo de rim: pipoca de micro-ondas, margarina em cubos, tomate em lata, molho de salada engarrafado, todas as barras de energia e maçãs não orgânicas. Ameaças da cabeça aos pés.
 
Sobre alimentos, venenos, bactérias, arqueobactérias, fungos, micróbios, vírus, algumas novidades surpreendentes estão no livro do Dr. Martin Blaise, o 'homem micróbio', diretor do Programa do Microbioma Humano da New York University.
 
Ele estuda um universo de trilhões de microrganismos que vivem dentro de nós e representam 90% das nossas células, quase dois quilos de bichinhos.
 
Missing Microbes, ou Micróbios Desaparecidos, é o título do livro que examina porque, nos últimos 70 anos, aumentaram doenças como asma, alergias, diabetes, obesidade, colites ulcerosas e a doença de Crohn. Os suspeitos são duas grandes conquistas do século 20: os antibióticos e as cesarianas.
 
Os efeitos negativos dos abusos de antibióticos já estão há um bom tempo na mira da ciência e da imprensa. MRSA (a sigla inglesa para Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina) é uma doença infecciosa provocada por uma bactéria resistente a qualquer antibiótico e mata 19 mil americanos por ano, mais do que a Aids. Há uma nova tuberculose não menos resistente a antibióticos.
 
No laboratório, o Dr. Blaise alimentou ratos com comida gordurosa. Engordaram. Acrescentaram antibióticos e os ratos ficaram obesos. Ele concluiu que o antibiótico potencializa o efeito da gordura.
 
Os efeitos da cesariana são menos conhecidos. Blaise conta que o momento decisivo na vida do bebê é quando as membranas se rompem, a bolsa de água estoura e o bebê começa a sair numa viagem única, intensa, dramática.
 
Nela, o bebê é exposto às primeiras bactérias do mundo, as da mãe, que estão no canal de saída. Durante o trabalho de parto, os bebês se banham e engolem o 'suco' de micróbios vaginais da mãe, um poderoso esterilizante.
 
O médico cita quatro estudos comparativos de bebês que nasceram de partos normais e através de cesarianas. Foram feitos em Boston, Londres, Canadá e Brasil. Bebês que nasceram em partos convencionais têm o microbioma das mães e são mais sadios. É impossível identificar os microbiomas dos cesarianos, mas eles são mais frágeis.
 
Maria Gloria Rodrigues e Robin Knight hoje pesquisam três tipos de bebês. Os de partos naturais, os cesarianos e os cesarianos que receberem uma colher do 'suco' vaginal. Os resultados vão sair no próximo mês.
 
Dr. Blaise, homem avesso aos abusos dos antibióticos, vê futuro nos probióticos, centenas de produtos que vão reforçar nossos exércitos de bons micróbios, bactérias, fungos, etc..., mas desconfia dos que estão hoje nas prateleiras, porque não há nenhum tipo de controle. É só uma questão de tempo.
 
Um dia alguém produzirá 'sucos' vaginais milagrosos, sob medida, com os micróbios das mamães.
 
BBC Brasil / R7

Primeiro caso no mundo, jovem que teve 96% do corpo queimado sobrevive

Daily Mail
Aos 20 anos, a britânica Catrin Pugh passou por mais de 200 cirurgias
 
Um acidente de ônibus que bateu em um penhasco nos alpes franceses deixou a britânica Catrin Pugh, 20 anos, com 96% do corpo queimado. Com apenas uma chance em 1000, ela surpreendeu os médicos e se tornou o primeiro caso do mundo a sobreviver. As informações são do Daily Mail desta quinta-feira (1).
 
Com 96% do corpo queimado, somente as solas dos pés e partes do couro cabeludo não foram atingidos pelas chamas. Catrin ficou três meses em coma e passou por mais de 200 cirurgias. 

— Tem sido realmente horrível. Eu acordei do coma depois de três meses sem saber onde estava ou o que tinha acontecido.
 
Na tragédia, o motorista do ônibus morreu, dois passageiros ficaram gravemente feridos, assim como Catrin, e 23 dos 52 saíram com ferimentos leves. 

— No início, pensei que nunca ficaria melhor e não havia futuro para mim. Mas sempre há um lado positivo em tudo o que acontece. Além disso, é importante  ouvir e acreditar nos amigos e familiares quando eles dizem que vai ficar tudo bem.
 
Durante a recuperação, a jovem precisou aprender a andar de novo assim como fazer outras atividades cotidianas, entre elas, cozinhar e tomar banho.
 
Como parte do tratamento, ela também precisou se submeter a enxertos de pele de sua mãe e de seu irmão, além de pele produzida artificialmente em laboratório. 

— O apoio dos meus amigos, familiares e dos funcionários do hospital têm sido fantástico.
 
R7

Duas ótimas receitas com cebola para tratar problemas respiratórios

Foto: Reprodução
Vamos ensinar duas excelentes receitas caseiras para tratar alergias respiratórias, rinite, sinusite, gripes, resfriados, tosse e nariz entupido
 
As duas têm a cebola como o ingrediente-chave.

A cebola é um potente anti-inflamatório natural e pode ser usada contra problemas de pele, garganta, estômago e intestinos.

Além disso, é indicada no tratamento de cólicas intestinais e menstruais, tosse, catarro e rouquidão, assim como preventivo de doenças cardíacas e circulatórias, como infartos e derrames.

É muito boa também para ajudar a emagrecer e a diminuir o colesterol ruim do sangue.

A primeira receita é muito simples
Antes de dormir, parta uma cebola ao meio.
 
Ponha metade dessa cebola ao lado da cama.
 
Esse pedaço de cebola vai jogar no ar substâncias que vão eliminar germes, bactérias e vírus.
 
Haverá também uma renovação do ar, que ficará mais puro.
 
Isso vai ajudar a descongestionar o nariz e, como consequência, vai facilitar a respiração.
 
A outra receita é o xarope de mel e cebola
 
Trata-se de um velho remédio caseiro que costuma resolver a maioria dos problemas respiratórios.
 
Os ingredientes desta receita são:
- 1 cebola média
 
- 2 copos de água
 
- O sumo de 1 limão
 
- Duas colheres (chá) de mel
 
O modo de preparo:
Coloque, em uma panela, dois copos de água.
 
Corte a cebola em pedaços grandes e deixe ferver por cerca de 15 minutos.
 
Deixe repousar cinco minutos.
 
Coe e acrescente duas colheres (chá) de mel.
 
Na hora de tomá-lo, adicione o sumo de limão espremido na hora.
 
Tome uma colher de sopa, duas ou três vezes por dia.
 
O xarope tem que ser consumido no máximo em dois dias.
 
A Cura Pela Natureza

Concurso Prefeitura de Arroio Grande - RS 2014

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Arroio Grande publicou edital nº. 01/2014  de concurso público, para provimento de cargos permanentes. Sob coordenação técnica da PIASCON - Sociedade PI de Assessoria e Consultoria Ltda, o certame oferece 54 vagas de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 4.723,77, para carga horária de 20, 33, 36 ou 40h semanais.
 
Serão destinadas aos portadores de necessidades especiais 10% das vagas oferecidas, observadas as especificações da legislação municipal pertinente, durante o prazo de validade do Concurso, cujas atribuições, recomendações e aptidões específicas sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Cargos
Atendente, Contador, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal (Ambiental e Tributário), Inspetor de Disciplina, Médico (Geral, Plantonista e Psiquiatra), Veterinário, Monitor da Casa do Menor, Motorista, Operador de Máquinas, Odontólogo, Professor (Educação Infantil, Educação Física, Inglês, Técnico Agrícola), Psicopedagogo Institucional e Técnico (Enfermagem e Contabilidade).
 
Inscrição
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.piascon.com.br, entre os dias 1º e 14 de maio de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Provas
O concurso será composto de prova objetiva, prática e de títulos.

As datas, locais e horários da provas serão divulgadas posteriormente, no painel de publicações oficiais da Prefeitura de Arroio Grande e nos sites www.piascon.com.br e www.arroiogrande.rs.gov.br.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura de Arroio Grande, por meio de decreto do poder executivo municipal.

FEPPS - RS lança edital de processo seletivo

A Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), no Rio Grande do Sul, divulgou edital de processo seletivo nº. 003/2014, destinado ao provimento temporário de 33 vagas para profissionais de níveis médio e superior. As oportunidades são para atuarem em Porto Alegre, Passo Fundo, Cachoeira do Sul, Ijuí e Palmeira das Missões.

A carga horária de todas as funções é de 40 horas semanais e os salários são de R$ 1.100,00 para nível médio e R$ 2.800,00 para superior. Além dos vencimentos básicos, incidem sobre o valor salarial as gratificações adicionais, que variam entre os postos com a insalubridade de 20% a 40% ou com risco de vida de 45%, dependendo da lotação.

A coordenação, organização e aplicação do certame ficarão sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes – Noroeste Concursos.

As vagas são para as funções de Auxiliar de Laboratório (2), Técnico de Enfermagem (5), Biólogo (1), Farmacêutico, Bioquímico ou Biomédico (7), Farmacêutico, Químico, Bioquímico ou Biomédico (1), Biólogo ou Bioquímico (1), Químico ou Engenheiro de Alimentos (1), Farmacêutico Bioquímico (4), Farmacêutico (3), Enfermeiro (5), Tecnólogo em Toxicologia Analítica (1), Assistente Social ou Psicólogo (1) e Engenheiro Civil (1).

As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço no site da empresa organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes – Noroeste Concursos: www.noroesteconcursos.com.br, até 8 de maio de 2014. As taxas são de R$ 100,00 para cargos de nível superior e de R$ 50,00, para cargos de nível médio e técnico.

A Entrevista Técnica, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada para todas as funções deste Processo Seletivo Público, na cidade de Porto Alegre, nos dias 21 e 22 de maio de 2014.

Este certame valerá por até 12 meses, a contar da data de admissão dos contratados, com possibilidade de ser prorrogada pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Guaraçaí - SP

A Prefeitura de Guaraçaí, no estado de São Paulo, através da FSV – Concursos, abriu editais n° 02/2014 de concurso público e processo seletivo, com a finalidade de preencher 09 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva. Os salários variam de R$ 10,03 a hora-aula até mensais de R$ 3.763,05, em jornadas de 12, 15, 24, 30 ou 40 horas por semana.

Cargos
- Nível Fundamental Completo: Agente Controlador de Vetor e Zoonose, Eletricista e Merendeira;

- Nível Médio/Técnico: Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Odontológico, Cadista e Técnico em Segurança do Trabalho;

- Nível Superior/Técnico: Contador Auxiliar, Médico Clínico Geral, Professor de Informática, Professor de Educação Infantil, Enfermeiro ESF, Professor de Ensino Fundamental e Professor de Língua Inglesa.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão efetuar a inscrição pelo site  www.fsvconcursos.com.br, das 10h de 28 de abril até às 16h de 11 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 35,00 para nível fundamental, R$ 40,00 para médio e R$ 60,00 para superior.

Provas
Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva. Também haverá prova prática para Eletricista e Merendeira, além de prova de títulos para Professores.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Guaraçaí, lembrando que o candidato somente poderá realizar as provas na data, horário, sala, turma e local constantes do Edital de Convocação a ser publicado em Jornal e nos endereços eletrônicos www.guaracai.sp.gov.br e www.fsvconcursos.com.br, na página do Concurso Público, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

Validade
A validade do concurso será de dois anos, já da seletiva de apenas um, a contar da homologação dos resultados, mas ambos têm possibilidades de serem prorrogados por igual período.

Prefeitura de Campinas - SP publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Campinas, no estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo nº 01/2014, que visa à contratação temporária de 100 Médicos Plantonistas. A remuneração é de R$ 921,59 por plantão realizado de segunda a sexta-feira; R$ 1.230,58 no final de semana; e de R$ 1.810,92 no Natal e Ano Novo, correspondente ao exercício de 12 horas.
 
Os profissionais contratados terão os seguintes benefícios oferecidos pela Prefeitura Municipal de Campinas:

- Auxílio Refeição/Alimentação: no valor mensal de R$ 590,00, para os contratados que tenham realizado o mínimo de 10 plantões no mês.

- O Auxílio Refeição/Alimentação somente é devido no mês seguinte à realização dos plantões e seu respectivo valor refere-se ao mês vigente.

- Vale-Transporte, nos seguintes moldes:

- O Vale-Transporte é um benefício opcional, a ser utilizado dentro dos limites do município de Campinas e concedido mediante o desconto de 3% dos vencimentos;

- A concessão do Vale-Transporte é efetuada no mês seguinte ao da solicitação.
 
Os profissionais irão atuar nas áreas de Clínica Geral, Pediatria  e Psiquiatria, junto ao SAMU, Pronto Socorro Dr. Sérgio Arouca (Campo Grande) e/ou nos Prontos Atendimentos Anchieta, São José e Centro.
 
As inscrições seguem abertas até 7 de maio de 2014, gratuitamente, pelo site www.campinas.sp.gov.br.
 
Os inscritos serão submetidos à Análise de Títulos, elaborada com base nos critérios estabelecidos no edital de abertura.
 
A classificação preliminar deste certame será publicada em Diário Oficial do Município, podendo ser consultado através do endereço eletrônico www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial. A data prevista para esta publicação é 12 de maio de 2014.
 
O prazo de validade do certame será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Barbosa - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Barbosa, no estado de São Paulo, através da empresa J. Alvares Ferreira & Alvares Ltda, lançou edital de processo seletivo n° 01/2014, com o objetivo de selecionar e contratar dois novos servidores de níveis médio e superior.
 
As oportunidades são para as funções de Agente Comunitário de Saúde e Médico, por salários  de R$ 820,58 e R$ 63,58 por hora plantão. A carga horária de trabalho é de 40 horas por semana.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, até às 17h de 07 de maio de 2014, observando o horário de Brasília-DF.

As taxas são de R$ 25,00 e R$ 80,00 de acordo com a função escolhida. O pagamento referente ao valor de inscrição poderá ser efetuado até o dia 08 de maio de 2014.

As provas objetivas para cargo público municipal serão aplicadas provavelmente no dia 25 de maio de 2014, com início as 09h e término as 12h, sendo que do início não será permitida, sob qualquer argumento, a entrada de candidatos atrasados. Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados em 16 de maio de 2014.

O gabarito será publicado no dia 28 de maio de 2014 no endereço eletrônico de inscrição, a partir das 18h00min.

O certame destina-se ao provimento de vagas existentes, com validade de 01 ano, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.

Concurso Prefeitura de Águas da Prata - SP: inscrições prorrogadas

A Prefeitura da Estância Hidromineral de Águas da Prata, Estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 11 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 1.359,70. O certame será executado pela CONSESP.
 
As vagas são para Secretário de Escola, Engenheiro (Civil), Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Geriatra, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Plantonista, Médico Radiologista, Médico Técnico da Medicina do Trabalho, Médico Urologista e Nutricionista.
 
Ao salário dos contratados, poderão ser acrescentados Abono (R$ 140,00) e Adicional Insalubridade + Salário Especialidade + Auxílio Alimentação (R$ 40,00).
 
As inscrições serão feitas exclusivamente no site www.consesp.com.br, com a prorrogação indo até 08 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 25 de maio de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso público será de dois anos.

Prefeitura de Aguaí - SP realiza concurso público

A Prefeitura de Aguaí, no estado de São Paulo, torna pública a abertura de inscrições para o concurso público nº. 001/2014, que visa a contratação efetiva de 165 profissionais. As oportunidades são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 3.127,37, por jornada de 20 a 44 horas semanais.
 
As inscrições  poderão ser realizadas no período de 14 de abril a 08 de maio de 2014, no site http://www.sigmarh.com.br. A taxa é de R$ 38.
 
A seleção constará de prova prática e prova objetiva. A prova objetiva para todos os Empregos será realizada no dia 25 de maio de 2014. O local e horário das provas serão publicados em 16 de maio de 2014, no jornal “Correio”, afixado na Prefeitura, à Av. Olinda Silveira Cruz Braga, 215, Pq. Interlagos, Aguaí/SP. Também em caráter meramente informativo na internet, pelos sites www.sigmarh.com.br e www.aguai.sp.gov.br.
 
A classificação final será publicada no Quadro de Aviso da Prefeitura Municipal de Aguaí e divulgada no site www.aguai.sp.gov.br.

Concurso Polícia Civil - SP 2014 - Atendente de Necrotério

A Polícia Civil do Estado de São Paulo abriu mais um edital de concurso público, desta vez para provimento de cargos vagos na carreira de Atendente de Necrotério Policial – AN 2/2013. No total, há 89 vagas disponíveis, sendo 15 para capital e Grande São Paulo, e outras 74 vagas para as regiões de Bauru (10), Campinas (18), Presidente Prudente (8), Ribeirão Preto (9), Santos (3), São José dos Campos (14), São José do Rio Preto (10) e Sorocaba (2).
 
Para participar do certame, os candidatos devem possuir ensino fundamental completo. Os aprovados e efetivados terão direito a o salário inicial de R$ 2.635,48.

As inscrições, no valor de R$ 10,65, serão realizadas na página da VUNESP (www.vunesp.com.br) no período das 10 horas de 26 de maio às 16 horas de 30 de junho de 2014.

A aplicação da prova está prevista para o dia 10 de agosto de 2014, em horários e locais definitivos a serem consultados pelos candidatos no momento oportuno.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período.
 
O edital completo está publicado no Diário Oficial do Estado - Poder Executivo (14/12/2013, páginas 235 a 238) e está disponível no site da VUNESP.

Concurso Polícia Civil - SP 2014 - Desenhista Técnico-Pericial

A Polícia Civil do Estado de São Paulo abriu concurso público de provas para o provimento de cargos na carreira de Desenhista Técnico-Pericial – DTP1/2013. O certame, organizado pela Vunesp, oferta 55 vagas, com a exigência de nível médio de escolaridade.
 
O Desenhista Técnico-Pericial de 3ª Classe inicia a carreira com vencimento mensal partir de R$ 3.256,40, para cumprimento de jornada mínima de 40 horas semanais de trabalho. Os interessados devem possuir a escolaridade exigida e habilitação para condução de veículos automotores, no mínimo em categoria “B”, além de atender a outros requisitos.
 
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo site da organizadora (www.vunesp.com.br), no período entre 31 de março e 6 de maio de 2014. Os candidatos deverão indicar, no ato da inscrição, o local em que desejam realizar a prova preambular, que poderá ser: Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (Capital e Grande São Paulo) ou Sorocaba. A taxa de participação custa R$ 42,61.
 
O concurso terá quatro fases: prova preambular objetiva, prova de aptidão psicológica, prova de aptidão física e investigação social. A prova preambular será realizada provavelmente em 08 de junho de 2014.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos.
 
Mais informações devem ser obtidas no edital completo, disponível no DOE/SP, 19/12/2013, seção I, a partir da página 214, ou no site da Vunesp (www.vunesp.com.br).

Concurso Polícia Civil - SP 2014 - Auxiliar de Necropsia

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do edital nº. ANp 2/2013, promove concurso público destinado ao preenchimento de 145 cargos vagos de Auxiliar de Necropsia, que exigem nível médio. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 3.256,40, para uma jornada de 40 horas semanais.
 
Interessados, deverão se inscrever exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br, no período das 10 horas de 05 de maio às 16 horas de 06 de junho de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 42,61.
 
O candidato deverá indicar, obrigatoriamente, na ficha de inscrição, a cidade em que deseja realizar a prova preambular, que poderá ser em Araçatuba; Bauru; Campinas; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo; ou em Sorocaba.
 
O concurso será realizado por meio de 4 etapas: prova preambular; aptidão psicológica - PAP; aptidão física - PAF; e comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social.
 
A prova preambular está prevista para ser aplicada no dia 20 de julho de 2014, em locais e horário a serem divulgados oportunamente.
 
A validade do concurso público será de dois anos, prorrogáveis uma única vez por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado - Poder Executivo, de 13 de dezembro de 2013, pág. 177 a 180. Todas as informações do certame também podem ser lidas na página da Vunesp.

Concurso HCFMUSP 2014

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ‐ HCFMUSP, lançou edital normativo n° 01/2014 do concurso público n° 49/2014, para preenchimento de 55 vagas de trabalho nas funções‐atividades de Técnico de Enfermagem do Quadro de Servidores deste Hospital para a(o) Divisão de Enfermagem da Diretoria Executiva do Instituto Central, Instituto da Criança e Instituto do Coração, e formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal do HCFMUSP.

O concurso público será executado pelo Instituto Quadrix. Os horários mencionados no presente edital e nos demais editais a serem publicados para o certame obedecerão ao horário oficial de Brasília/DF.

A remuneração inicial para a função‐atividade de Técnico de Enfermagem será de R$ 1.028,74 mensais e corresponde ao Padrão 3‐A, da Escala de Vencimentos ‐ Nível Intermediário da Área Saúde e gratificações, conforme legislação vigente. Os contratados poderão perceber, após o término dos 90 dias do período experimental, mediante avaliações trimestrais, o Prêmio de Incentivo - PIN, que poderá corresponder a 50%, no mínimo, podendo chegar a 80% ou 100% do valor de R$ 723,00, nos termos da legislação vigente.
 
Além da remuneração informada, os candidatos aprovados terão direito a auxílio alimentação e poderão optar pelo benefício do vale transporte correspondente ao deslocamento residência‐trabalho e vice‐versa nos moldes da Lei no. 7418/85, regulamentada pelo Decreto 95247/87.

Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, solicitada até 12 de maio de 2014. A taxa é de R$ 34,00.

A prova objetiva será realizada na cidade de São Paulo (SP), considerando o horário de Brasília, terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 25 de maio de 2014, no turno da tarde. O gabarito será divulgado na data provável de 27 de maio de 2014.

Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado em 17 de maio de 2014.

O resultado final do concurso público será publicado pelo HCFMUSP, no Diário Oficial do Estado e divulgado no endereço eletrônico www.quadrix.org.br na data provável de 28 de junho de 2014.

O prazo de validade do concurso público esgotar‐se‐á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Águas de Santa Bárbara - SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Águas de Santa Bárbara, no estado de São Paulo, por meio da empresa OM Consultoria, publicou editais de concurso público e processo seletivo n°02/2014, destinados ao provimento de 08 vagas para profissionais de todos os níveis escolares. Os salários vão até R$ 2.304,00, em carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
As chances são para as funções de condutor de veículo escolar, monitor de educação física, nutricionista, professor de educação básica - PEB I, professor de educação artística - PEB II, professor de educação física - PEB II, professor de inglês e português - PEB II e agente comunitário de saúde.

Os interessados, pela prorrogação, poderão inscrever-se até 13 de maio de 2014, através do site www.omconsultoria.com.br. As taxas variam de R$ 27,00 a R$ 37,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas estão previstas para serem realizadas no dia 31 de maio de 2014, em horário e local divulgados pela imprensa e pelo endereço eletrônico de inscrição.

A Classificação Final e a Especial (se houver) serão divulgadas no Resultado Final, publicado na imprensa escrita, afixado no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e disponibilizado nos sites: www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.

O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal. Já o processo seletivo terá validade até o final do ano de 2014 para o cargo de Professor e de um ano podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal, para o cargo de agente comunitário de saúde.

Concurso Prefeitura de Araçatuba - SP 2014

A Prefeitura de Araçatuba, no estado de São Paulo, publicou edital de Processo Seletivo n° 01/2014, com a intenção de ocupar 115 vagas, mais formação de cadastro de reserva, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) (nível fundamental). O salário é de R$ 747,69 por carga horária de 40h semanais.

A organização e realização do processo seletivo estão sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto – Faperp.

As inscrições serão recebidas na internet, no período das 09h de 06 de maio até 29 de maio de 2014, no endereço eletrônico www.concursosfaperp.com.br. Os candidatos deverão efetuar o pagamento da importância referente à taxa de inscrição nos valores de R$ 20,00.

As provas objetivas estão previstas para 15 de junho de 2014. O Edital de convocação para as provas objetivas contendo os locais e horários de prestação das provas será publicado, na data provável de 06 de junho de 2014, no Diário Oficial do Município, no mural do Paço Municipal e no sítio da Faperp, www.concursosfaperp.com.br.

O processo seletivo terá prazo de validade de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Municipal, a contar da data de publicação de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Rondon - PR

A Prefeitura de Rondon, no estado do Paraná, abriu edital n° 001/2014 de concurso público, com a intenção de ocupar 13 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, por salários de até R$ 2.052,56, em carga horária de 20, 30 ou 40 horas semanais. O concurso público será executado pelo FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri.
 
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais Masculino, Auxiliar de Serviços Gerais Feminino, Educador Social, Professor, Assistente Social, Enfermeiro, Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Consultório Dentário.

Será admitida a inscrição via internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, solicitada no período entre 09 horas de 05 de maio até 20 de maio de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, a Prefeitura Municipal disponibilizará local com acesso à Internet, junto ao Setor de Recursos Humanos, sendo este na Sede da Prefeitura Municipal, localizado na Av. Brasil, n° 1.500, no horário das 08hs30 às 11h e das 13hs30 às 16h, em dias úteis durante o período de inscrição.

As provas objetivas terão duração de 3 horas e serão aplicadas na data provável de 08 de junho de 2014. Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta na internet, no endereço www.fadct.org.br, a partir da data provável de 04 de junho de 2014.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, a partir das 18 horas do primeiro dia útil subseqüente a realização da prova objetiva.

O resultado final das provas objetivas e o resultado da prova de títulos serão publicados no Diário Oficial do Município e divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Departamento de Perícias Médicas do Estado - SP 2014

O Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo – DPME da Secretaria de Gestão Pública, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, com o objetivo de preencher 39 vagas de trabalho para médicos. O concurso será executado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC. A remuneração inicial é de até R$ 4.550,00.

As chances são para Médico I nas seguintes especialidades: Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Legal e Perícia Médica, Medicina do Trabalho, Neurologia, Ortopedia , Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psiquiatria e Urologia.

As inscrições serão realizadas, via internet, no período das 10 horas de 05 de maio até 22 de junho de 2014 (horário de Brasília), no site www.ibfc.org.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 113,75.

A prova será realizada na cidade de São Paulo (SP), com data prevista para 27 de julho de 2014. O edital de convocação para as provas será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo pelo site www.imprensaoficial.com.br e disponibilizado no site do IBFC, www.ibfc.org.br, a partir de 18 de julho de 2014.

O gabarito preliminar e o resultado preliminar da prova objetiva de múltipla escolha serão divulgados no endereço eletrônico do IBFC, (www.ibfc.org.br).

O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria de Gestão Pública, não cabendo qualquer ato posterior.

Concurso Prefeitura de Arroio Grande - RS 2014

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Arroio Grande publicou edital nº. 01/2014  de concurso público, para provimento de cargos permanentes. Sob coordenação técnica da PIASCON - Sociedade PI de Assessoria e Consultoria Ltda, o certame oferece 54 vagas de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 4.723,77, para carga horária de 20, 33, 36 ou 40h semanais.
 
Serão destinadas aos portadores de necessidades especiais 10% das vagas oferecidas, observadas as especificações da legislação municipal pertinente, durante o prazo de validade do Concurso, cujas atribuições, recomendações e aptidões específicas sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Cargos
Atendente, Contador, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal (Ambiental e Tributário), Inspetor de Disciplina, Médico (Geral, Plantonista e Psiquiatra), Veterinário, Monitor da Casa do Menor, Motorista, Operador de Máquinas, Odontólogo, Professor (Educação Infantil, Educação Física, Inglês, Técnico Agrícola), Psicopedagogo Institucional e Técnico (Enfermagem e Contabilidade).
 
Inscrição
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.piascon.com.br, entre os dias 1º e 14 de maio de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
Provas
O concurso será composto de prova objetiva, prática e de títulos.

As datas, locais e horários da provas serão divulgadas posteriormente, no painel de publicações oficiais da Prefeitura de Arroio Grande e nos sites www.piascon.com.br e www.arroiogrande.rs.gov.br.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura de Arroio Grande, por meio de decreto do poder executivo municipal.

UENP abre processo seletivo

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) divulgou edital nº 029/2014 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 19 vagas para Professor Colaborador (nível superior). A remuneração devida aos aprovados varia entre R$ 1.161,92 e R$ 5.876,97, conforme a titulação apresentada e jornada desempenhada, que pode ser de 20h ou 40 horas semanais.

As inscrições devem ser efetuadas até 16 de maio de 2014, nas unidades detentoras das vagas. A taxa de inscrição é no valor de R$ 100,00.

Os inscritos serão submetidos às Provas Escrita e Didática, além de Exame de Títulos. As provas serão realizadas nos campi em que houver a oferta da vaga. A prova escrita será realizada provavelmente em 28 de maio de 2014, com início às 9h, em locais e horários a serem divulgados.

O teste seletivo terá validade de 01 ano, prorrogável por mais 01 ano, a partir da data da publicação da homologação dos resultados no Diário Oficial do Estado.

Concurso Prefeitura de Amontada - CE

A Prefeitura de Amontada, no estado do Ceará, abriu edital n° 22/2014 de Processo Seletivo, destinado ao preenchimento de várias vagas para profissionais de nível fundamental. O salário é de R$ 724,00 em carga horária de 40 horas semanais.

O processo seletivo visa selecionar 38 candidatos para ocupar função pública de Agente Comunitário de Saúde – ACS além da formação de cadastro de reserva para a Secretaria de Saúde.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.esp.ce.gov.br, até 04 de maio de 2014. O custo da inscrição é de R$ 50,00.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de maio de 2014, às 9h, exclusivamente na cidade de Amontada-CE. O caderno da prova objetiva e o gabarito preliminar serão disponibilizados no sitio da ESP/CE (http://www.esp.ce.gov.br), a partir das 17h de 25 de maio de 2014.

O resultado final terá validade de 01 ano para efeito de convocação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a contar da data de sua homologação.

Concurso PRF 2014: inscrições prorrogadas

A Polícia Rodoviária Federal prossegue recebendo até o dia 02 de maio inscrições ao concurso público regido pelo edital n° 01/2014, que se destina ao provimento de 216 vagas de Agente Administrativo, cargo que exige apenas o nível intermediário. A organizadora responsável é a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB).

A remuneração inicial para o cargo de Agente Administrativo da PRF é de R$ 2.043,17, porém, com o acréscimo da GDATPRF (variável de R$ 1.521,60 a R$ 1.902,00, dependendo do desempenho do servidor), pode chegar a R$ 3.945,17 mensais. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o regime é estatutário, ou seja, há garantia de estabilidade.
 
Para se inscrever pela internet, o candidato deverá acessar o site www.funcab.org, até 02 de maio de 2014, pagando uma taxa no valor de R$ 60,00.

Os inscritos farão Prova Objetiva que versará sobre conteúdos de Língua Portuguesa, Ética e Conduta Pública, Raciocínio Lógico, noções de Direito Constitucional e Administrativo, Arquivologia, Informática, Administração e Legislação da PRF. Essas provas serão aplicadas provavelmente no dia 25 de maio de 2014 em todas as capitais do país e no Distrito Federal. As informações sobre os locais e os horários de sua aplicação serão disponibilizadas pela FUNCAB com antecedência mínima de 5 dias da data de sua realização.
 
Para não ser eliminado do certame, os candidatos precisarão obter, pelo menos, 30% dos pontos da Prova Objetiva e se classificar dentro dos limites de vagas previstos. O gabarito preliminar será disponibilizado no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (horário de Brasília/DF).
 
O resultado final será divulgado possivelmente no dia 30 de junho de 2014 e o prazo de validade do concurso é de dois anos.
 
O edital na íntegra e demais atualizações estão disponíveis na página da FUNCAB (www.funcab.org/inicial.asp?id=257).

Concurso Público Prefeitura de Duartina – SP: inscrições prorrogadas

Com 10 vagas imediatas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Duartina, no estado de São Paulo, lançou o edital nº 001/2014 de concurso público. Os salários oferecidos aos contratados variam de R$ 700 a R$ 8.917, 54, por jornadas de trabalho de 10 a 40 horas semanais. O certame também oferece outras vagas, mas para formação de cadastro de reserva.
 
As vagas são para Analista de Sistemas, Auxiliar de Tesouraria, Engenheiro Civil, Instrutor (Informática, Música, Teatro, Canto, Dança e Xadrez), Médico PSF, Médico Psiquiatra, Merendeira, Monitor Desportivo e Técnico em Contabilidade.
 
De acordo o informe de prorrogação, a inscrição deverá ser efetuada, até às 16h00 de 09 de maio de 2014 (horário de Brasília – DF), exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico: www.astralassessoria.com.br, mediante pagamento da taxa de participação entre R$ 35 e R$ 55.
 
Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição nos Infocentros do Programa Acessa São Paulo (endereços podem ser consultados no site: www.acessasp.sp.gov.br).
 
As provas objetivas, quando for o caso, têm data prevista para serem aplicadas em 24 e/ou 25 de maio de 2014, nos períodos da manhã e/ou da tarde. O local e o horário definitivo da avaliação serão informados futuramente pelo www.astralassessoria.com.br, onde também podem ser conferidos o edital na íntegra e demais atualizações.  

Fique atento aos perigos do banheiro público à saúde


Reprodução
Colocar papel na tampa do vaso evita ou diminui o contato
 direto com o vaso
Saiba em quais situações é seguro secar as mãos ou usar o sabonete
 
O cuidado com a higiene é essencial para anular qualquer risco de pegar doenças em banheiros públicos. Tocar em objetos e, em seguida, levar a mão à boca ou não se higienizar corretamente são atitudes impensadas que podem ser responsáveis por problemas como infecção urinária, diarreia e hepatite A.
 
"A contaminação costuma acontecer em indivíduos com imunidade muito baixa ou que não lavam as mãos corretamente", explica o infectologista Thiago Mamede, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e professor da Escola de Medicina Souza Marques, no Rio de Janeiro.
 
Quem nunca teve dúvidas se colocar papel na borda do vaso ou utilizar o sabonete é realmente eficaz? Para esclarecer essas e outras questões, conversamos com três especialistas e elaborou o quiz que você confere a seguir.
 
1. Colocar papel na tampa do vaso para sentar é eficaz?
Sim, pois evita ou diminui o contato direto com o vaso
               
Nota: Alguns banheiros disponibilizam sprays antisépticos, proteção plástica ou ainda um forro de papel para a tampa do vaso. "Todos esses recursos devem ser aproveitados para evitar contato direto" explica a infectologista Maria Lavínea Figueiredo, do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica. Segundo ela, até mesmo o álcool gel utilizado para higienizar as mãos pode ser usado para limpar a tampa. Mesmo assim, nenhum método dispensa a lavagem das mãos.
 
2. Posso levantar a tampa do vaso com a mão?
Sim, tomando alguns cuidados
               
Nota: "A tampa de um vaso sanitário público certamente está contaminada, mas, se após o uso a pessoa lavar as mãos corretamente, ela não estará se expondo a qualquer perigo", aponta o infectologista Orlando Jorge, chefe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Luiz. Recomenda-se ainda utilizar um papel para evitar o contato direto com a tampa e não levar as mãos às demais partes do corpo que não poderão ser higienizadas imediatamente.
 
3. É seguro usar o papel higiênico?
Sim, se ele aparentar condições normais
               
Nota: Se o papel estiver molhado, sujo ou em contato com o chão deverá ser deixado de lado. Neste caso, recomenda-se comprar um lencinho descartável. Se ele não apresentar qualquer irregularidade, seu uso poderá ser feito. "O papel não é um elemento esterilizado, mas, provavelmente, possui os mesmos micróbios que o que usamos em casa", lembra o infectologista Thiago. Ele recomenda apenas não usá-lo para estancar o sangue de ferimentos, porque, neste caso, o machucado aumenta o risco de infecções.
 
4. Posso utilizar o sabonete disponível?
Sim, mas apenas se for do tipo líquido
               
Nota: De acordo com a infectologista Lavínea, apenas sabonetes em barra devem ser evitados. "Eles permitem que resíduos fiquem em sua superfície e ainda podem se tornar verdadeiras colônias de bactérias por acumular água no recipiente em que são guardados", esclarece. Os melhores sabonetes são os do tipo líquido e em recipientes automáticos, que evitam qualquer contato direto.
 
5. Posso secar as mãos no papel ou toalha disponível?
Sim, mas apenas no papel descartável
               
Nota: Assim como o papel higiênico, o papel descartável não é esterilizado, mas os micróbios nele encontrados não oferecem risco significativo à transmissão de doenças. "A toalha, por outro lado, não é recomendada, pois não se sabe há quanto tempo está lá, por quem foi usada e como foi usada", afirma Orlando Jorge. Neste caso, deixe as mãos se secarem naturalmente ou seque-as na própria roupa.
 
6. A torneira oferece algum perigo de contaminação?
Sim, por isso, ela não deve ser tocada após a lavagem das mãos
                           
Nota: "Uma prática que deveria se tornar hábito rotineiro de quem utiliza banheiros coletivos é lavar as mãos, secá-las com papel descartável e utilizar esse mesmo papel para fechar a torneira e abrir a porta do banheiro", alerta Thiago Mamede. Nem todas as pessoas têm o costume de lavar as mãos após usar o banheiro, por isso, a torneira e até mesmo a maçaneta da porta acabam se tornando foco de micróbios. Tocar esses elementos após a higienização é contaminar-se novamente.
 
Minha Vida

Própolis assume funções de remédio natural multiuso

Foto: Reprodução
Própolis
Flavonoides e aminoácidos são os principais responsáveis por sua ação benéfica a saúde
 
O ditado popular já dizia: a própolis é um santo remédio. Mas será que o remedinho receitado pela vovó funciona de fato? Produzida pelas abelhas, ela resulta da mistura de substâncias colhidas do pólen e das árvores com as secreções da própria abelha.
 
A combinação dá origem ao produto, que é rico em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides, tornando a própolis um poderoso antioxidante com ação antibiótica. "Seu uso tem indicações específicas que devem ser respeitadas", explica o zootecnista Sílvio Lengler, professor de apicultura da UFSM (Universidade de Santa Maria, RS).

Composição química da própolis
Resinas e bálsamos aromáticos: 50%
Ceras: 25 a 35%
Óleos essenciais: 10%
Grãos de Pólen: 5%
Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
Vitaminas: provitaminas A e todas do complexo B.
Flavonoides: Ésteres cafeinados.  
 
Benefícios para a saúde
 
Ação antibacteriana: a própolis é popularmente conhecida como sendo um antibiótico natural. A grande vantagem de seu uso em relação aos antibióticos comuns é que ela destrói as bactérias nocivas, preservando as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal.

Alguns estudos apontam que as bactérias não criam resistência à própolis, como acontece com os antibióticos sintéticos, impedindo que estas se tornem mais nocivas, perigosas e resistentes. 
 
Antiviral: é uma poderosa aliada no combate dos vírus do herpes e da gripe. Também previne o aparecimento de constipações, pneumonias, resfriados e doenças do aparelho respiratório.

"A Universidade Federal de Santa Catarina realizou recentemente um estudo confirmando a ação broncodilatadora e analgésica da própolis", explica o especialista.

"Conclui-se que a própolis pode ser usada tanto na prevenção como no tratamento da gripe, asmas, bronquites e resfriados. Seu uso já é consagrado no tratamento de sinusites, amidalites e renites", continua. 
 
Antifúngica: sua ação estende-se ainda a fungos, como a Candida albicans, responsável por infecções vaginais, bucais e no sistema digestivo. "A  própolis também tem ação antimicótica, atuando sobre alguns fungos e leveduras, principalmente micoses e coceiras no corpo, fungo de unha e dermatite seborreica. Nestes casos, utiliza-se xampus à base de própolis, pomadas e extrato de própolis", explica o zootecnista.
 
Função imunoestimulante: estudos científicos também apontam o benéfico da própolis para o fortalecimento do sistema imunológico. O fato de estimular as células imunológicas torna a própolis um potente agente anti-infeccioso. "Ela estimula a produção de células produtoras de anticorpos e globulinas, importantes para pacientes com baixa resistência", diz Sílvio.  
 
Combate os radicais livres: além de possuir ação antioxidante, que bloqueiam a ação dos radicais livres sobre as células saudáveis, a própolis preserva a ação da vitamina C, um potente antioxidante antienvelhecimento.

Função cicatrizante e regeneradora dos tecidos: a presença de flavonoides e aminoácidos, considerados regeneradores dos tecidos, torna a própolis eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras. "Sabe-se que a maioria das úlceras gástricas são causadas pelo bacilo Heliobacter pilori, que é altamente sensível à própolis. Isso justifica o seu emprego no tratamento de infecções gástricas", explica o apicurista. 
 
Alívio de dores: sua função anestésica faz da própolis um excelente suplemento no combate de amidalites, dores de garganta, dor de dentes, entre outras.

Indicações para utilização da própolis
- Em doenças inflamatórias superficiais, como estomatite, amidalite, gengivite, piorreia alveolar, hemorróidas. No caso de estomatite e inflamações da garganta, o extrato alcoólico traz melhores resultados, uma vez que cria uma película protetora no local onde foi passado;

- Também é indicada para evitar a fadiga, melhorar as ulcerações e inflamações e amenizar os sintomas do reumatismo, do diabetes e da hipertensão;

- Fortalecimento da ação imunológica pela ação de linfócitos, estimulação do organismo enfraquecido, redução dos efeitos colaterais de anti-cancerígenos e radioterapia;

- Prevenção e tratamento de pneumonia crônica e bronquite infantil;

- Tratamento de queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas. 
 
Contra-indicações
Mesmo com tantos benefícios a própolis deve ser usada com cautela: "devemos lembrar que a própolis não é um remédio milagroso para todos os males e, em função de suas propriedades, deve ser utilizada com cautela e só quando necessário", explica.

Também há a dose correta para evitar intoxicações. "Mais de 60 gotas por dia da própolis é considerada uma dose elevada."
 
Uso oral
A própolis para uso oral deve ser preparada sempre por laboratório e apresenta-se usualmente na forma de extratos, spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, comprimidos e em gotas. A substância jamais deve ser manipulada em casa.

Uso cosmético

Existe uma infinidade de cosméticos à base de própolis, como xampus, cremes faciais e outros. Embora muito eficientes no tratamento de problemas como a caspa, acnes e alergias, devem ser usados somente diante prescrição médica. "Muita gente acha que os cremes e xampus são de uso cosmético e podem ser usados livremente, mas acabam se intoxicando ou intensificando o problema", finaliza o zootecnista.  
 
Minha Vida

Reconheça o seu tipo de tosse antes de tomar xarope por conta própria

Foto: Reprodução
Mel
Dependendo do caso, uma dose de mel é mais eficiente do que os remédios
 
Se, além de aparência típica, alguém precisar descrever o som do inverno, ela certamente é lembrada: a tosse. Seca, expectorante ou simplesmente pigarro: os tipos variam, mas mantêm em comum a incidência maior na época mais gelada do ano. A mucosa do nariz e da garganta é intensamente inervada.
 
A tosse e o espirro são resultados da irritação destas terminações nervosas por algum agente inalado ou pela inflamação desta mucosa , explica a pneumologista Elnara Nagri, do Núcleo Avançado do Tórax do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Tanto a tosse como o espirro são mecanismos de defesa das vias aéreas contra a entrada de partículas externas .
 
Uma lesão nos brônquios, a secreção aprisionada nos seios da face ou até problemas cardíacos também podem levar à tosse seca, ou seja, sem catarro. Assim como as causas do problema, os xaropes também variam. Alguns são apenas à base de solução hipertônica de açúcar, outros têm substâncias que agem no sistema nervoso inibindo o reflexo da tosse e há os que apresentam corticoides e broncodilatadores na fórmula, diminuindo a inflamação das vias aéreas, mas podem trazer muitos efeitos colaterais , afirma Elnara Nagri.

Dada a multiplicidade de aplicações, os xaropes não devem ser utilizados sem orientação médica. Longe de serem inofensivos, eles podem causar diminuição no fluxo respiratório, problemas cardíacos e sérias reações alérgicas. Numa emergência, experimente a velha receita caseira de misturar sumo de limão com algumas colheres de mel. O preparo lubrifica a garganta, aliviando as tosses causadas por irritação , garante a médica. Tomar copos e mais copos de água, por outro lado, é pouco eficaz. A água ajuda a fluidificar as secreções respiratórias e facilita a expectoração, porém pode não ser eficaz no alívio da tosse , diferencia a pneumologista.

Quando existe eliminação de catarro, é preciso redobrar a atenção. Segundo a médica, caso esse tipo de tosse dure mais de duas semanas, é preciso procurar um pneumologista e fazer uma radiografia do tórax para investigar melhor os sintomas, prevenindo ou tratando no início males como pneumonia e tuberculose. A exceção fica por conta dos fumantes e de pacientes com asma, que sofrem de tosse crônica.

Mas não se assuste caso haja um sangramento discreto após uma crise de tosse. Isso é sinal de irritação na garganta. Agora, caso o sangramento seja mais volumoso, procure um posto de saúde ou pronto-socorro. Você pode estar sofrendo com sangramento pulmonar, que é grave e exige tratamento imediato .

Problemas no coração também causam tosse. quando o sangue que vem dos pulmões não é bombeado corretamente, eles ficam inchados e os bronquíolos se fecham. Daí a tosse, que pode ser seca ou acompanhada de uma secreção rósea e espumosa , afirma Elnara. Essa tosse piora ao deitar, pode acordar o paciente durante a noite e, em geral, é associada à falta de ar e até chiado.
 
Minha Vida

Tosse constante é um alerta de que os pulmões estão mal

Tosse constante é um alerta de que os pulmões estão mal
Ela pode ser causada por alergias, irritações e até câncer de pulmão
 
Não é porque o verão chegou que a tosse não é um assunto importante. Seja ela crônica ou aguda, o sintoma é incomodo que atinge todas as idades e precisa ser levada a sério. "A tosse não é uma doença, e sim um sinal de que algo está irritando as nossas vias aéreas ou nossos pulmões", diz a pneumologista Iara Fikcs, do Hospital São Luiz.

Muitas vezes, só a força que fazemos para tossir é o suficiente para trazer complicações. Em idades extremas, ou seja, para as crianças e para os idosos, a tosse pode desencadear uma série de contusões. "Durante um ataque de tosse, as pessoas com mais idades ou as crianças podem forçar excessivamente os músculos que atuam na respiração, ou até mesmo quebrar uma costela ou tirar algum órgão do lugar por terem o organismo mais frágil", explica a médica. 
 
Fatores externos
Uma casa empoeirada pode ser um dos motivos de ataques de tosse frequentes. "Quando estamos em um ambiente com muito pó ou outras partículas que irritam nosso sistema respiratório, os ataques de tosse se tornam muito mais comuns", diz Iara Fiks.

Esse tipo de problema acontece muito quando passamos por frentes frias. Com a baixa temperatura, as pessoas têm o instinto de fechar todas as janelas da casas, impedindo a circulação do ar e causando o acúmulo de poeiras.

Mas esse tipo de problema não acontece apenas no inverno. "O cada vez mais usado ar condicionado aumenta as chances de ataques de tosse por irritar os pulmões e deixar o ambiente mais seco", explica a pneumologista. 
 
De acordo com a especialista, produtos de limpeza, perfumes e incensos com odores muito fortes também entram na lista negra dos fatores que contribuem para a irritação das vias aéreas.

Normalmente esse tipo de tosse dura menos do que três semanas, e é chamado de tosse aguda. Para amenizar os ataques desse tipo de tosse, além dos medicamentos prescritos pelo seu médico, como xaropes, vale a pena investir no mel e no própolis, além de frutas e sucos ricos em vitamina C.

Uma receita caseira que pode ajudar a combater uma tosse aguda é a mistura de mel de eucalipto com gotas de própolis. O mel ajuda na expectoração e diminui a irritação da garganta. O própolis é anti-inflamatório e ajuda a tratar agressões nas vias pulmonares.

Mas vale um alerta: as pessoas diabéticas devem evita o mel, pois é rico em açúcares, assim como crianças menores de um ano de idade. 
 
Fuja do cigarro
Para os fumantes fica o aviso da especialista: a fumaça do cigarro prejudica a qualidade de vida de todos os moradores da casa. "Não é apenas o fumante, mas todas as pessoas que convivem com ele, estão mais propensas a ter o pulmão irritado ou desenvolver doenças que causam tosses", diz Iara Finks.

A presença do cigarro na rotina traz problemas principalmente para os mais novos. Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Cefaleia comprova que filhos de mulheres que fumaram durante a gestação têm 2,5 vezes mais chance de ter dor de cabeça crônica diária na infância.

Outra pesquisa ainda diz que entre 20% a 30% dos fumantes desenvolvem a DPOC - doença que une bronquite e enfisema - após os 40 anos, sendo que alguns estudos sugerem que as mulheres são mais suscetíveis aos efeitos nocivos do cigarro do que os homens.

As crises respiratórias são causadas geralmente por infecções bacterianas ou virais, como explica a pneumologista. No período das crises, os pacientes sentem piora da falta de ar, fadiga, aumento da tosse crônica e da produção de catarro. Em 95% dos casos, as lesões dos tecidos pulmonares são irreversíveis, mesmo que o paciente tenha parado de fumar por muito tempo. 
 
Quando a tosse não passa
Se a tosse dura mais do que três semanas, ela passa do quadro agudo para o quadro crônico. "Quando uma pessoa está a tanto tempo tossindo, é preciso procurar um médico para diagnosticar o problema e resolvê-lo enquanto isso", explica Iara Fiks.

A tosse pode ser o sintoma de uma série de doenças, desde as mais comuns como gripe, resfriado e alergia, como algumas mais sérias como tuberculose e até mesmo câncer de pulmão.

"Algumas doenças podem ser diagnosticadas a partir da presença, cor e textura do catarro ou de algum chiado no pulmão. Uma tosse carregada de catarro pode ser um sinal de uma doença mais séria, e é preciso procurar um médico o quanto antes", alerta a pneumologista.

"Um aviso importante é não ficar mais de três semanas tomando remédios para tosse, sejam eles caseiros ou comprados na farmácia, sem procurar um médico. Essa atitude pode estar mascarando uma série de problemas respiratórios que, se fossem tratados precocemente, poderiam ser curados sem grandes problemas", diz Iara Fiks.   
 
Confusão com engasgo
Muita gente pensa que durante uma crise de tosse por engasgamento, bater nas costas de uma pessoa para tentar ajudá-la vai resolver o problema.

Um ataque de tosse é muito facilmente confundido com um engasgo. "O famoso tapinha nas costas não funciona quando estamos tossindo, e pode ser até perigoso para quem está com algo realmente preso na garganta", diz a pneumologista Iara Fiks, do Hospital São Luiz.

O mesmo discurso serve para líquidos. Oferecer um copo de água para uma pessoa com ataque de tosse não irá trazer alívio, e pode até fazer a pessoa engasgar de verdade, ficando ainda mais sem ar.  

Minha Vida