Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 2 de maio de 2014

Pediatra dá 5 dicas para falar sobre sexo com seus filhos



Conversar sobre sexo com os filhos é um grande problema para
alguns pais desprevenidos. Perguntas como: 'de onde vem os bebês?', 'o que é sexo?' e 'para que serve a camisinha?' podem surgir de repente e deixar os pais sem reação.
Para ajudar o casal na hora de conversar sobre sexo com os
filhos, o pediatra do
Hospital e Maternidade São Luiz Marcelo Reibscheid dá algumas dicas sobre
como abordar o assunto
Thinkstock
O primeiro passo é saber que essa conversa não deve ser
proativa durante a infância
Especialista explica como se preparar para quando o assunto vir à tona
 
Conversar sobre sexo com os filhos é um grande problema para alguns pais desprevenidos. Perguntas como: "de onde vem os bebês?", "o que é sexo?" e "para que serve a camisinha?" podem surgir de repente e deixar os pais sem reação.

Para ajudar o casal na hora de conversar sobre sexo com os filhos, o pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz Marcelo Reibscheid dá algumas dicas sobre como abordar o assunto.
 
Nada de puxar o assunto
O primeiro passo é saber que essa conversa não deve ser proativa durante a infância. Responda apenas o que for questionado, na medida em que a curiosidade aparece e de uma forma satisfatória para o seu filho.
 
Vale investigar
É importante entender o que a criança sabe sobre sexo para que as informações sejam passadas de maneira clara e de acordo com os valores da família.

― Pergunte o que ele sabe sobre o assunto, aonde aprendeu. Agir de forma natural ajuda a criar uma relação de confiança e garante segurança para o filho.
 
Camisinha: DST’s e gravidez
Se o seu filho perguntar sobre o uso de preservativos, explique que ele protege contra doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.

― É importante que a criança saiba que a gravidez surge de uma relação íntima sem proteção e que pode ser evitada. Mas nem pense em aproveitar o momento para sermões, isso pode provocar confusões.
 
Não se incomode
Muitas vezes esse é um assunto muito mais delicado para os adultos do que para as crianças. Se o seu filho fizer a mesma pergunta várias vezes, não demonstre irritação.

― Se a criança pergunta duas vezes a mesma coisa é porque ainda está com dúvidas, por isso repita a explicação quantas vezes forem necessárias.
 
A conversa acabou e agora?
Não é porque a criança falou sobre sexo que está pensando em praticá-lo. Não há motivos para se preocupar. A infância é uma fase de descobertas e contos da carochinha como cegonhas e sementinhas não preparam o seu filho para a vida. A verdade é sempre o melhor caminho.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário