Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 2 de maio de 2014

'Nariz eletrônico' é capaz de detectar câncer de próstata, diz estudo

Foto: Reprodução
Pesquisadores finlandeses desenvolvem dispositivo que faz diagnóstico por meio do odor da urina
 
O diagnóstico do câncer de próstata pode se tornar, em breve, mais simples e menos invasivo. Pesquisadores finlandeses apresentaram, em artigo publicado no periódico científico Journal of Urology, um “nariz eletrônico” capaz de distinguir, por meio do cheiro da urina, um tumor maligno de um benigno.
 
O eNose, como o "nariz eletrônico" foi chamado, teve uma precisão comparável ao do teste PSA, exame de sangue usado para constatar o câncer, segundo o site de divulgação científica EurekAlert!
 
O estudo liderado por Niku KJ. Oksala, do Tampere University Hospital, tem suas origens nos anos 1980.
 
Na época, relatos de que alguns cachorros eram capazes de detectar câncer em seus donos deram início a uma série de tentativas de treinar animais para fazerem o diagnóstico. O desempenho dos cães, porém, era irregular. 
 
Com auxilio da eletrônica, os finlandeses conseguiram um resultado mais regular.
 
O experimento foi testado em 65 pessoas — 50 delas com câncer e 15 com tumores benignos. Os pesquisadores afirmaram que, agora, novos estudos são necessários para melhorar a tecnologia.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário