Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Pílula do dia seguinte: bula, efeitos colaterais e outras dúvidas; Confira!

Pílula do dia seguinte
Foto: Reprodução
A pílula do dia seguinte deve ser indicada por um médico
A “pílula do dia seguinte” ou “pílula contraceptiva de emergência” como também é chamada, é normalmente utilizada para evitar uma gravidez no caso de ausência de cuidados preliminares tais como, uso de camisinha, e/ou anticoncepcional, ou seja, é um método usado depois de um eventual ato sexual desprotegido
 
Ainda nos dias atuais existem muitas dúvidas relacionadas a esse tipo de medicamento, as mais comuns são as que dizem respeito à interpretação da bula e aos efeitos colaterais do medicamento. Na sequência listaremos algumas informações úteis nesse sentido. Confira!
 
Bula da pílula do dia seguinte: É importante lê-la?
Sim. É de extrema importância a leitura detalhada da bula, entretanto, assim como no caso da maioria dos medicamentos, recomenda-se também a busca por um profissional de saúde qualificado para que este possa recomendar o melhor caminho para o caso.
 
Quando a pílula do dia seguinte deve ser utilizada?
A pílula do dia seguinte só deve ser usada no caso de falha ou esquecimento de algum método contraceptivo.
 
A pílula deve ser usada em quanto tempo depois do sexo sem proteção?
A eficácia da pílula é bem maior quando administrada em até 24 horas depois da relação sexual, entretanto, seu uso é admitido em até 72 horas depois do coito.
 
Qual a eficácia da pílula do dia seguinte?
Se a pílula for administrada em até 24 horas após o sexo sua eficácia é de 94%, depois de 72 horas a eficácia cai drasticamente pra algo em torno de 70%.
 
Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte
São poucos os efeitos colaterais da ‘pílula do dia seguinte’ a que se tem notícias. Os mais conhecidos são inchaço, peso nas mamas, atraso da menstruação e dores de cabeça.
 
Qual a idade mínima para tomar a pílula do dia seguinte?
Até onde se sabe, não há nenhuma restrição de idade para o uso da pílula. Normalmente mulheres a partir da adolescência até praticamente o fim da vida podem ingerir a pílula.
 
Quanto tempo se deve esperar para voltar a usar o anticoncepcional habitual?
Os médicos normalmente recomendam que as mulheres voltem a usar o anticoncepcional somente no primeiro dia depois da próxima menstruação.

Obs.: Jamais tome qualquer tipo de medicamento sem a recomendação de seu médico!

Click Grátis

Suco de milho verde é nutritivo e ajuda a reduzir glicose e colesterol

Foto: Reprodução
Suco de Milho Verde
Junho no Brasil - especialmente na Região Nordeste - é tempo de comemoração. Santo Antônio, São João e São Pedro são as festas comemoradas nesse mês. O período coincide com a safra de milho, o que faz com que as festas juninas tenham mesas repletas de comidas à base do cereal: bolos, pamonha, canjica...
 
São muitas as delícias que têm o milho como o ingrediente principal. Infelizmente, hoje a produção de milho no Brasil é quase toda transgênica.
 
Mas procurando em mercados alternativos (como feirinhas de produtos orgânicos) você encontra milho não transgênico e, o melhor, sem pesticidas e outros venenos.
 
Vale a pena procurar o milho orgânico e até mesmo pagar mais por ele. Quer bons motivos? Lá vai...
 
- O milho é um cereal muito nutritivo. Ele é rico em aminoácidos como o triptofano e lisina, além de fósforo, magnésio, ferro, potássio, cálcio, vitaminas A, B1 e E, carboidratos, fibras e muitos outros nutrientes que são capazes de proteger o sistema reprodutor, tonificar os músculos do coração, garantir a potência sexual e ajudar o sistema digestivo.
 
- Ele é antioxidante, ou seja, combate o envelhecimento, atua no sistema nervoso, diminui o colesterol.
 
- O milho ainda previne a fadiga, pois é rico em carboidratos, uma excelente fonte de energia. E quem sofre com prisão de ventre pode incluí-lo em seu cardápio, porque é rico em fibras e garante o bom funcionamento do intestino.
 
Procure consumir milho fresco, e não em conserva, que geralmente tem alto teor de sódio.
 
Em resumo, os principais benefícios do milho à saúde são:
 
- a prevenção à ação dos radicais livres;
 
- auxilio ao funcionamento do intestino;
 
- redução dos níveis de colesterol;
 
- redução dos níveis de glicose no sangue;
 
- prevenção de problemas cardíacos;
 
- fonte de betacaroteno, fibras e vitaminas;
 
- ajuda a metabolizar gorduras de forma mais rápida;
 
- prevenção de prisão de ventre.
 
O milho pode ser consumido de diversas formas: cozido, assado, como bolo, canjica, pamonha, polenta, cuscuz...
 
Uma receita simples e muito saborosa é o suco de milho verde. Vamos aprender a fazê-lo?
 
Ingredientes
 
- 6 espigas de milho verde
 
- 2 litros de água de coco (ou de leite de cereais)
 
- 3 1/2 xícaras (chá) de água
 
- Meia xícara (chá) de açúcar mascavo
 
Modo de preparo
 
1. Retire os grãos das espigas cortando com uma faca.
 
2. Coloque os grãos no liquidificador junto com 4 xícaras (chá) de água de coco e 1/2 xícara (chá) de água. Bata até ficar uma mistura homogênea.
 
3. Passe pela peneira e coloque numa panela.
 
4. Adicione o açúcar e leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, por 30 minutos ou até engrossar bem.
 
5. Deixe esfriar e bata novamente no liquidificador, junto com a água de coco e a água restantes.
 
Sirva gelado.
 
Cura Pela Natureza 

Receitas caseiras para tratar lábios ressecados

Receitas caseiras para tratar lábios ressecados
Foto: Reprodução
A pele dos lábios é diferente da do restante do nosso corpo e não possui melanina, composto que auxilia na proteção às mudanças de temperatura, aos raios solares e aos efeitos do tempo frio e seco
 
É muito comum que, nessa época de frio, os lábios fiquem mais ressecados e até rachem, produzindo feridas ou infecções.  As causas dos lábios ressecados  também podem ser consequência de desidratação, queimadura solar e reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas.  Existem algumas receitas caseiras para que você possa tratar os lábios ressecados, confira!
 
Soluções caseiras que auxiliam no tratamento de lábios ressecados
 
- Umedecer os lábios com azeite de oliva regularmente ajuda a mantê-los hidratados e protegidos;
 
- Preparar um creme caseiro: Derreta a cera de abelha e, quando virar um líquido, misture com óleo de amêndoas. Após esta mistura esfriar, você pode aplicá-la nos lábios duas vezes ao dia;
 
- Antes de sair de casa, aplique manteiga de cacau ou creme para os lábios;
 
- Morangos e açúcar: A mistura de morangos e açúcar é um excelente esfoliante e auxilia no tratamento de lábios ressecados. Basta amassar um morango junto com uma colher de açúcar e esfoliar os lábios com movimentos circulares. O morango, rico em potássio, vitaminas A, B6 e C e propriedades antioxidantes, estimula o funcionamento dos músculos, contribui para a maior produção de glóbulos vermelhos e leucócitos, além de aumentar a produção de anticorpos e para a eficaz cicatrização das feridas;
 
- Água: Para hidratar os lábios ressecados, recomenda-se tomar bastante água Misture uma colher (chá) de pasta de mel a uma colher (chá) de vaselina e aplique nos lábios. Deixe agir por 15 minutos e após esse período, remova com um chumaço de algodão embebido em água morna.
 
- Repita o procedimento por cinco dias seguidos;
 
- Retire a polpa de duas folhas de Aloe vera e aplique sobre os lábios, duas vezes ao dia;
 
- Corte finas rodelas de pepino e cubra toda a extensão dos lábios. Deixe repousar por 15 minutos e repita o procedimento por 5 dias seguidos.
 
Nada de saliva!
Não fique molhando os lábios com saliva! Passar a língua nos lábios pode dar a sensação de alívio a curto prazo, mas piora o estado dos lábios ressecados: a saliva, por ser ácida, irrita os ferimentos já formados. A água presente na saliva evapora rapidamente e o efeito de secura nos lábios volta muito rapidamente.

remédio-caseiro.com

Michael Schumacher saiu do estado de coma e deixou o hospital de Grenoble

Foto: Reprodução
O ex-piloto alemão de Fórmula 1 Michael Schumacher "não está mais em estado de coma" e deixou o hospital da cidade de Grenoble, leste da França, onde estava internado desde 29 de dezembro, quando sofreu um grave acidente de esqui, anunciou a porta-voz da família
 
O local onde o heptacampeão mundial de Fórmula 1 prosseguirá com "o longo processo de recuperação" não foi divulgado no comunicado assinado por Sabine Kehm, que também não revela detalhes sobre o estado de saúde de Schumacher.
 
"A família deseja agradecer expressamente aos médicos, enfermeiros e à administração do hospital de Grenoble", afirma o comunicado, que também reconhece o trabalho dos socorristas que trabalharam no local do acidente.
 
"Todos cumpriram um trabalho formidável durante os primeiros meses", completa o comunicado.
 
A família e o hospital de Grenoble não concederão entrevistas coletivas.
 
"Pedimos a todos, por favor, que no futuro respeitem o fato de que esta longa fase de readaptação acontecerá de maneira privada", completa o comunicado.
 
Schumacher, de 45 anos, bateu violentamente contra uma rocha quando praticava esqui com o filho e um grupo de amigos na estação alpina de Meribel, na França.
 
Ao chegar ao hospital, Schumacher tinha lesões cranianas "difusas e graves". Os médicos decidiram então induzir um estado de coma artificial.
 
No dia 30 de janeiro, os médicos anunciaram o início do processo de saída do estado de coma com a redução progressiva dos sedativos que eram administrados.
 
AFP /R7

Homem acusa hospital no Canadá de ter reduzido seu órgão sexual e pede R$ 340 mil de indenização

Thinkstock
Homem acusa hospital de negligência
De acordo com ele, por causa do trauma, sua mulher pediu o divórcio
 
Um canadense acusou um hospital da região de Montreal de ter arruinado seu casamento e sua vida sexual durante uma cirurgia malsucedida que, segundo ele, reduziu seu pênis em 2,5 cm, informou a imprensa local.
 
O homem, que não teve a sua identidade revelada, explicou que sofreu uma lesão no pênis em uma relação sexual com sua mulher, em 2011. Ele foi levado para um hospital do subúrbio de Montreal com um "traumatismo menor" e não foi operado.
 
No entanto, incapaz de voltar a ter uma vida sexual normal nas semanas seguintes, recorreu a uma nova consulta médica, na qual disseram a ele que tinha fraturado o pênis.
 
A cirurgia a que foi submetido depois o deixou com uma "cicatriz permanente" no pênis, que perdeu "cerca de uma polegada", ou seja, 2,5 cm, afirmou o paciente revoltado.
 
Depois de dois anos sem poder retomar a vida sexual, sua mulher pediu o divórcio.
 
De acordo com o documento da Justiça apresentado na semana passada, o homem acusa o hospital de "negligência" e exige uma indenização de U$ 155 mil (R$ 345 mil).
 
AFP / R7

Novidade: Omelete em pó promete ajudar diabéticos a controlar o peso

Getty Images
Omelete rica em proteína é aposta para o controle do peso
Produto faz parte de nova linha de alimentos rica em proteína 
 
Você já imaginou preparar uma omelete de queijo sem ovo, apenas com água, em menos de cinco minutos? Esse e mais três alimentos em pó — sopa de vegetais, mousse de chocolate e bebida de baunilha — são as novidades no setor de alimentos com alto valor proteico que chegam ao mercado brasileiro neste mês. Chamada de Optifast, a linha de produtos, já comercializada nos Estados Unidos, Austrália e Espanha, nada mais é do que um programa de reeducação alimentar e gerenciamento de peso destinado a pacientes com sobrepeso ou obesidade e diabetes.
 
Lançados pela Nestlé Health Science em parceria com a Sanofi Aventis, os alimentos são preparados com água quente ou fria em poucos minutos. A omelete é o único item que, além da água, necessita ir ao fogão para ganhar consistência. Apesar da facilidade, as opções alimentares não devem substituir as principais refeições, mas entram como complemento do cardápio balanceado orientado pelo médico ou nutricionista.
 
De acordo com o nutricionista Marcelo Rogero, professor-doutor da disciplina de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), a dieta de quem tem excesso de peso e diabetes deve conter proteínas e fibras.
 
— As proteínas e fibras tendem a causar mais saciedade e isso é fundamental para a redução de peso. Inclusive, há vários estudos que mostram que consumir proteína nas refeições resulta em mais saciedade ao longo do dia.
 
Além da saciedade, Rogero acrescenta que as fibras também “retardam a absorção de glicose e lipídios, contribuindo para o melhor controle do açúcar no sangue dos diabéticos, reduzem colesterol e estimulam o funcionamento normal do intestino”, especialmente para quem tem prisão de ventre.
 
— O ideal é consumir de 20 g a 30 g de fibras por dia, que podem ser obtidas por meio de alimentos integrais, frutas, legumes e verduras.
 
O diabetes atinge mais de 383 milhões de pessoas no mundo e até 2035 a previsão é que esse número chegue a 592 milhões. O Brasil ocupa a 4ª posição do ranking, com 11,9 milhões de diabéticos, perdendo apenas para China, Índia e Estados Unidos, segundo o mais recente relatório divulgado pela IDF (Federação Internacional de Diabetes).
 
Diabetes e obesidade
O endocrinologista Luiz Turatti, vice-presidente da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), reforça que “diabetes e obesidade caminham de mãos dadas”.
 
— 80% dos diabéticos tipo 2 são obesos e metade já apresenta complicações no momento do diagnóstico. A doença cardiovascular é a principal causa de mortalidade entre estes pacientes, oito em cada dez morrem.
 
Para o endocrinologista Walmir Coutinho, do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia e professor da PUC do Rio de Janeiro, “não há governo que possa lidar com esta situação de aumento do diabetes”.
 
— A perda de 10% do peso reduz em 33% os custos do paciente diabético para o governo. Por isso, investir em hábitos saudáveis é importante para o controle da doença. No caso dos pré-diabéticos, a mudança de estilo de vida diminui pela metade o risco de desenvolver a doença.
 
Os especialistas concordam que medicamentos, prática regular de exercício físico, controle do estresse e adoção de um cardápio balanceado são os segredos para o sucesso do tratamento do diabetes. Aos que desejam diversificar a alimentação e experimentar a linha Optifast, os produtos são comercializados nas farmácias de todo o Brasil por R$ 13 o sachê de omelete, o mousse e a sopa; R$ 52 a lata de bebida de baunilha.
 
R7

Cuidado: tomar vento ou pegar "friagem" com cabelo molhado aumenta risco de doenças

O inverno está chegando e é muito comum que, nessa época do
ano, as pessoas comecem a espirrar e tossir mais do que o normal. Se esses sintomas
não forem tratados adequadamente, simples alergias como rinite e sinusite podem
desencadear problemas sérios como uma pneumonia. 
Por isso, o pneumologista Alex Macedo reuniu algumas dicas
para que as pessoas passem bem longe desses problemas durante a estação. Veja a seguir!
Foto: Renato S.Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Pneumologista dá dicas para afastar as doenças respiratórias nesta estação
 
O inverno está chegando e é muito comum que, nessa época do ano, as pessoas comecem a espirrar e tossir mais do que o normal. Se esses sintomas não forem tratados adequadamente, simples alergias como rinite e sinusite podem desencadear problemas sérios como uma pneumonia. 

Por isso, o pneumologista Alex Macedo reuniu algumas dicas para que as pessoas passem bem longe desses problemas durante a estação.
 
Veja a seguir:
 
Sorvete no frio? Pode sim! 
Consumir bebidas e alimentos gelados durante o inverno não facilita o desenvolvimento de doenças respiratórias.

― Isso é lenda, porém, se a pessoa já estiver com algum problema, o ideal é evitar para que os sintomas não piorem, até que o tratamento esteja concluído.
 
Ambientes fechados, vírus circulando 
Nessa época do ano, as pessoas acabam frequentando locais mais fechados por conta da baixa temperatura na rua, como cinemas, restaurantes e shoppings. Porém, o conglomerado de pessoas em locais com pouca ventilação e circulação de ar é um fator de grande influência na transmissão dos vírus e bactérias causadores dos problemas relacionados às vias respiratórias. Procure evitar as multidões!
 
Saiu de cabelo molhado? Pode preparar o lenço de papel 
Tomar vento ou a famosa “friagem” com o cabelo molhado não é a causa da pneumonia, porém, pode aumentar o risco do desenvolvimento de doenças alérgicas, como asma e rinite, que tornam o organismo muito mais suscetível à evolução para uma gripe, por exemplo, e que pode desencadear a pneumonia.
 
Afinal, tomar vitamina C ajuda ou não? 
Não existem estudos que comprovem que a administração contínua de vitamina C diminua o risco da transmissão de gripe ou outras doenças.

― O ideal é manter uma dieta equilibrada e a ingestão de líquidos mesmo nas temperaturas mais frias, garantindo o bom funcionamento do sistema de defesa do organismo.
 
Alergia, resfriado, gripe ou pneumonia? As diferenças entre cada um. 
― É normal as pessoas confundirem os diferentes tipos de infecções respiratórias. Isso porque a maior parte dos sintomas está presente em todas elas, porém, existe algo que as diferenciam, e é importante conhecer as características específicas.  

Alergias respiratórias: o paciente apresenta coriza (secreção nasal), entupimento das vias nasais, pode ter tosse, mas não tem febre e nem comprometimento do estado geral de saúde.  

Resfriado: infecção viral (normalmente pela família do rinovírus) que acomete as vias respiratórias superiores. Também apresenta secreção nasal, tosse, porém o paciente apresenta febre baixa, que pode durar de três a quatro dias. Ainda não há comprometimento do estado geral.  

Gripe: causada por vírus (pode ser influenza A, influenza B ou H1N1), além dos sintomas apresentados acima, a febre é alta, e o paciente apresenta dor no corpo, fraqueza e mal estar. Pode durar de cinco a oito dias.  

Pneumonia: É uma infecção nos pulmões causada por bactérias (especialmente a chamada pneumococo). Acontece quando os alvéolos (onde ocorre a troca gasosa entre oxigênio e CO²) se enchem de muco e demais líquidos. O paciente passa a apresentar tosse com secreção, dor no tórax, febre alta, falta de ar e todos os sintomas descritos anteriormente.
 
R7

Leite melhora a gastrite e ajuda a emagrecer? Veja os mitos e verdades da bebida

Leite de vaca e de soja
trazem os mesmos benefícios Mito. Nogueira e
Silvia esclarecem que leite é a secreção da glândula mamária dos mamíferos,
sendo assim a bebida extraída da soja não pode ser considerada leite. Apesar
das duas serem fontes de proteína, Silvia explica que elas pertencem a grupos
alimentares diferentes.

— O leite de vaca é de origem animal, pertence
ao grupo do leite e derivados. Já a bebida extraída da soja é fonte de proteína
de origem vegetal e pertence ao grupo das leguminosas
Thinkstock
Leite de soja e de vaca são fontes de proteína, mas pertencem
a grupos alimentares diferentes
Especialistas respondem 15 perguntas sobre o consumo do produto
 
Provavelmente você já ouviu falar que o leite faz bem para os ossos e melhora a gastrite. Mas também já deve ter lido ou escutado que retirar a bebida do cardápio ajuda a emagrecer. Será? Para esclarecer estas e outras dúvidas, o R7 conversou com alguns especialistas.
 
Veja a seguir:
 
1. O leite deve ser evitado na alimentação

Mito. Para a nutricionista Silvia Cozzolino, presidente do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas — 3ª Região São Paulo e Mato Grosso do Sul), o leite é a principal fonte de cálcio, um copo (250 ml) da bebida fornece 200 mg do mineral.

— A orientação é beber no mínimo dois copos por dia para garantir pelo menos o consumo de 50% de cálcio recomendado.

Segundo ela, a recomendação diária é ingerir 1.000 mg do mineral, mas o brasileiro consome, em média, metade, entre 500 mg e 600 mg, "isso se ele for adepto da alimentação saudável".

— As pessoas que não seguem um cardápio balanceado tendem a consumir menos ainda, de 300 mg a 400 mg.
 
2. A ingestão de leite pode causar pedra nos rins

Verdade. Segundo a nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Israelita Albert Einstein, o consumo excessivo da bebida, ou seja, mais de dois litros por dia pode provocar pedra nos rins.

— Mas isso só acontece em pessoas que já têm predisposição a cálculos renais.
 
3. Cortar o leite da dieta promove o emagrecimento

Mito. O nutrólogo Carlos Alberto Nogueira, diretor do Departamento de Nutrologia Pediátrica da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), explica que qualquer dieta hipocalórica promove a perda de peso.

— Qualquer dieta de baixa caloria funciona porque há redução no consumo de calorias por dia. Não é o leite que faz isso.

Silvia lembra que a bebida é considerada "um alimento nobre e deve fazer parte do cardápio diariamente".

— Para quem não quer engordar, uma alternativa é optar pela versão desnatada, que tem menos gordura. Além disso, o leite possui peptídeos bioativos que podem exercer outras funções, como por exemplo, reduzir o risco de obesidade.
 
4. Tomar leite melhora a dor de pacientes com gastrite

Mito. Antigamente, pessoas com úlcera consumiam leite para aliviar a dor, mas “esta sensação de melhora é momentânea, depois a gastrite aparece mais forte”, explica a presidente do CRN-3.

— Isso acontece porque o leite aumenta a acidez no estômago.

A nutróloga do Einstein acrescenta que “as gastrites associadas a úlceras apresentam melhora dos sintomas quando o paciente ingere algum tipo de alimento”.
 
5. Somente pessoas com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite devem evitar o consumo

Verdade. Mas, antes de retirar totalmente a bebida do cardápio, os alérgicos à proteína do leite devem comprovar que são portadores da doença por meio de exames, comenta Silvia.

— Já os intolerantes à lactose, dependendo do grau do problema, conseguem consumir pequenas quantidades de leite, como um copo por dia.
 
6. O leite causa enxaqueca

Verdade. Segundo Nogueira, algumas substâncias do leite podem provocar a enxaqueca, “embora isso não seja comum”. Para Andrea, a bebida pode causar a dor somente em pacientes que têm intolerância à lactose ou alergia ao leite de vaca.

— Em outros pacientes, isso não ocorre.
 
7. Para quem tem asma ou bronquite o leite é desaconselhado

Mito. O nutrólogo da Abran explica que asmáticos que têm alergia à proteína do leite podem desencadear uma crise se consumirem a bebida.

— Mesmo assim, não há uma relação direta entre consumo de leite e asma.
 
8. O consumo de leite é importante para prevenir a osteoporose

Verdade. A osteoporose é decorrente não apenas da falta de cálcio, mas também de alimentação inadequada, alterações hormonais e fatores genéticos, comenta Silvia.

— Quem toma leite a vida inteira, adquire massa óssea mais densa e chega aos 70 anos sem muitos problemas nos ossos.
 
9. O leite causa acne

Mito. A médica do Einstein explica que “a acne (espinha) é um espessamento da pele, sendo uma tendência familiar”. Desta forma, seu surgimento não tem relação com o consumo de leite.
 
Gestantes devem beber leite 

Verdade. A ingestão de cálcio na gravidez é importante para garantir o bom desenvolvimento do bebê. Se a alimentação da gestante for deficiente do mineral, o bebê acaba “roubando” o cálcio dos ossos da mãe, o que pode prejudicá-la. A única ressalva, segundo Andrea, é em relação ao leite cru e não pasteurizado pelo risco de infecção.

— Agora, se a gestante for intolerante à lactose ou alérgica deve conversar com o médico para repor o alimento de outra forma.
 
10. Tomar leite após o exercício físico promove ganho de massa muscular

Verdade. Segundo as especialistas, o consumo de leite após o exercício promove ganho de massa muscular devido à proteína. Andrea lembra que “a maioria dos suplementos proteicos é à base de proteína do leite”. No entanto, a quantidade depende do peso do atleta, mas, “em geral, varia de um a dois copos”.

— Aconselho beber a versão desnatada que apresenta baixo teor de gordura.
 
11. Leite desnatado tem menos cálcio 

Mito. Segundo Silvia, o leite desnatado recebe esta classificação porque tem menos gordura do que o integral, “o que não reflete em alteração do teor de cálcio”.

— A indústria alimentícia já oferece leite fortificado com cálcio, que também é uma ótima opção.
 
12. O leite de saquinho é melhor que o de caixinha (longa vida)

Mito. “A classificação do leite em A, B ou C está relacionada à forma como ele é extraído e manipulado e tem relação com a qualidade do produto na medida em que o processo de obtenção leva a maior ou menor contaminação bacteriana", pondera Nogueira.

— Por outro lado, em termos nutricionais, o que diferencia os leites é a quantidade de gordura (desnatados, semi-desnatados ou integrais) e a fortificação que ele recebe (ferro, por exemplo) e não a classificação em A, B ou C

As versões longa vida ou de garrafa plástica são submetidas ao tratamento UHT (temperatura ultra-alta), enquanto os de saquinho ou garrafa que ficam na geladeira são pasteurizados, “mas a qualidade nutricional é a mesma”. 
 
13. Leite de vaca e de soja trazem os mesmos benefícios

Mito. Nogueira e Silvia esclarecem que leite é a secreção da glândula mamária dos mamíferos, sendo assim a bebida extraída da soja não pode ser considerada leite. Apesar das duas serem fontes de proteína, Silvia explica que elas pertencem a grupos alimentares diferentes.

— O leite de vaca é de origem animal, pertence ao grupo do leite e derivados. Já a bebida extraída da soja é fonte de proteína de origem vegetal e pertence ao grupo das leguminosas.
 
14. O leite está relacionado ao surgimento de câncer e diabetes 

Mito. De acordo com o nutrólogo da Abran, não há nenhuma comprovação científica, "considerando-se o conjunto do conhecimento atual e não apenas estudos isolados", que relacione o surgimento de câncer e diabetes com o consumo de leite.

R7

Humor: O pulso ainda pulsa!

Está com a barriga inchada? Veja os 5 motivos mais comuns e saiba como tratar

Você não está grávida, não ganhou muito peso, mas seu jeans
insiste em não querer fechar? O que pode estar acontecendo? De acordo com o
site Mirror, alguns problemas podem ser os responsáveis por essa situação
Thinkstock
Gases, doença celíaca e até câncer estão entre as prováveis causas
 
Você não está grávida, não ganhou muito peso, mas seu jeans insiste em não querer fechar? O que pode estar acontecendo? De acordo com o site Mirror, alguns problemas podem ser os responsáveis por essa situação.
 
1. Síndrome do intestino irritável 
Essa pode ser a causa se você fica inchado de tempos em tempos e tem sintomas que incluem dor, prisão de ventre e/ou crises de diarreia . Esse problema é uma doença funcional, o que significa que não há nada de errado com a estrutura do intestino, mas sim com a forma que o intestino funciona.

De acordo com Peter Whorwell, professor de medicina da Universidade de Manchester, é comum que as pessoas pensem que o intestino de quem tem essa doença seja mas fraco, por isso acabam pensando que os sintomas são normais.

Segundo ele, inchaço é um dos efeitos secundários mais perturbadores da doença. Algumas mulheres começam a usar até dois números maiores de calça. Para muitos, o inchaço tende a piorar de noite, o que atrapalha a vida social. De acordo com Whorwell, não há cura para a condição, mas seus sintomas são controláveis.

― Para de ingerir fibra cereal alivia os sintomas entre 30% e 40% na maioria dos casos. Isso significa evitar pães integrais, aveia, granola, barras de cereais e outros alimentos do gênero. Iogurtes com substâncias probióticas também mostraram ser uteis no controle dos sintomas.
 
2. Flatulência 
Essa pode ser a causa se você solta muitos gases e não tem nenhum outro sintoma. De acordo com pesquisas, é perfeitamente normal soltar gases até 15 vezes por dia, mas, enquanto não há definição médica de flatulência excessiva, existem algumas coisas que você pode fazer para alivar o sintoma.

Tentar reduzir alimentos que são ricos em carboidratos não absorvíveis, como o feijão, leguminosas, ameixas, maças e alimentos que contém açúcar sorbitol ajudam no controle do sintoma.

De acordo com o consultor de nutrição Ian Marber, esses alimentos tendem a ser digeridos muito lentamente e podem liberar pequenas quantidades de enxofre enquanto passam pelo intestino.

― Coma comida devagar e lembre-se de mastigar. Sem mastigar, é mais provável que a comida passe para o intestino parcialmente digerida e há uma chance maior será a fermentar e produzir gás.
 
3. A doença celíaca 
De acordo com especialistas, essa pode ser a causa se você se sente cansado, perdeu peso sem razão aparente e sofre com dores abdominais.

A doença celíaca é uma reação adversa ao glúten, que é encontrado no trigo, cevada e centeio. É uma condição autoimune em que as substâncias são consideradas pelo organismo como ameaça. Assim, aparecem danos no intestino delgado, fazendo com que ele perca sua capacidade de absorver nutrientes.

Normalmente essa condição é diagnosticada em crianças, porém há casos de pessoas que são diagnosticadas na meia idade.
 
4. Alterações hormonais 
Segundo os especialistas, essa pode ser a causa do inchaço se você está em período pré-menstrual ou nos primeiros meses de gravidez. Durante a gravidez, e poucos dias antes da menstruação, os níveis de hormônios da progesterona tendem a subir. Isso causa uma redução na velocidade de digestão, fazendo com que o alimento passe mais devagar pelo intestino, levando ao inchaço.

Apesar de não poderem fugir da menstruação, as mulheres têm algumas armas para fugir do sintoma.

De acordo com especialistas, caminhas 30 minutos por dia é o suficiente para acelerar o organismo e suas funções. Além disso, sempre tente comer muitas frutas, legumes e grãos integrais.
 
5. Câncer de ovário 
Segundo especialistas, essa pode ser a causa do inchaço se você tem outros sintomas sintomas como sensação de saciedade por muito tempo e dores abdominais. Os sintomas do câncer de ovário podem ser muito sutis, por isso que é diagnosticado tardiamente em grande parte dos casos.

De acordo com o presidente da Target Ovarian Cancer, Annwel Jones, os principais sintomas são inchaço persistente, dificuldade de comer e urinar e dor abdominal.

― É improvável que o inchaço esteja sendo causado por um problema sério desse, mas sempre vale a pena investigar e realizar exames.
 
R7
  

Concurso FUMUSA de São Caetano do Sul - SP

Foi publicado edital de nº 01/2014 de concurso público da Fundação Municipal de Saúde de São Caetano do Sul - FUMUSA, no estado de São Paulo.
 
O concurso visa o preenchimento de 527 vagas de trabalho, sendo 39 para contratação imediata e 488 para cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade, nas funções de auxiliar de enfermagem, enfermeiro e agente comunitário de saúde.
 
O salário é de R$ 1.461,92 para agente comunitário de saúde, podendo chegar até R$ 2.542,82, com gratificação do SUS, conforme a função. Além do salário, o aprovado fará jus a cesta básica e vale transporte. A jornada de trabalho é de 40 ou 44 horas semanais.
 
A inscrição deverá ser efetuada no período de 9 a 22 de junho de 2014, exclusivamente pela Internet no site http://www.caipimes.com.br/fumusa012014/default.asp. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para nível fundamental e médio, e de R$ 60,00 para nível superior.
 
As provas serão realizadas na cidade de São Caetano do Sul e, se necessário, em municípios vizinhos, na data prevista de 13 de julho de 2014, em horários e locais informados através de editais de convocação que serão publicados oportunamente no Diário do Grande ABC e simultaneamente divulgados no site www.caipimes.com.br, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos relativos a este certame.
 
Está prevista para 16 de julho de 2014, a publicação dos gabaritos das Provas Objetivas e consulta das questões no site, mediante identificação por número de inscrição e CPF.
 
O Concurso Público tem validade de 01 ano, podendo ser prorrogado, uma única vez e por igual período.
 

SES - SC lança editais com vagas para Médicos

A Secretária Estadual de Saúde do estado de Santa Catarina publicou os editais nºs 037 e 038/2014 de processo seletivo, com o intuito de contratar 08 médicos para atuarem nas cidades de Joinville e Florianópolis. As oportunidades são para médicos generalistas e especialistas em Clínica Médica e Ginecologia/Obstetrícia, por vencimentos de até R$ 7.361,74, em carga horária de 20 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas gratuitamente através do site www.saude.sc.gov.br, vinculada a entrega de documentação comprobatória, na Secretaria de Estado da Saúde, situada à Rua Esteves Júnior 160, 3° andar, Centro – Diretoria de Gestão de Pessoas – Florianópolis/SC. Os interessados têm até 27 de junho de 2014 para garantir participação no processo seletivo.
 
Os candidatos serão selecionados através da contagem de títulos e da experiência, os quais deverão constar no curriculum de forma detalhada.
 
A homologação do resultado será publicada no Diário Oficial do Estado e no site www.saude.sc.gov.br.
 
O certame é válido pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogada uma única vez pelo mesmo prazo.

Prefeitura de Garibaldi - RS lança edital de concurso público

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da prefeitura de Garibaldi, no estado de Rio Grande do Sul, regido pelo edital de nº 01/2014, que prevê o preenchimento imediato de 15 cargos, além da formação de cadastro reserva.  Há vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. A carga horária varia de 20h a 44h semanais, conforme a função do trabalhador. Os salários vão de R$ 844,33 até R$ 3.843,26.

Os inscritos devem escolher o cargo ao qual pretendem concorrer. Entre as opções estão: Auxiliar de Educação, Fiscal Tributário, Médico (Clínico Geral e Psiquiatra), Professor (Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Língua Inglesa, Artes, Professor de Anos Iniciais e Professor de Educação Infantil), Agente Comunitário de Saúde, Motorista, Almoxarife, Agente Administrativo e Escriturário. Do total de vagas oferecidas  quatro são destinadas a candidatos com necessidades especiais.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos, até 13 de julho de 2014. A taxa varia de R$ 50,00 a R$ 100,00, a depender do cargo pleiteado e do nível de instrução exigido.

As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 17 de agosto de 2014. Os locais e horários para realização das mesmas estarão disponíveis no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos, após o término das inscrições, conforme o cronograma de execução deste Edital.

Este concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do Edital de Encerramento, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do município de Garibaldi.

Prefeitura de Catas Altas - MG lança edital de processo seletivo

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Catas Altas lançou edital de processo seletivo destinado a admissão, em caráter temporário, de profissional na função de Bioquímico. O salário pode chegar a R$ 2.450,26 e o regime de trabalho é de 20 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas pessoalmente, no período de 23 de junho a 04 de julho de 2014, no horário das 08 às 11h e das 13h às 16h, em dia de expediente, no Departamento Pessoal, localizada na Praça Monsenhor Mendes, n°136, Centro, Catas Altas – MG.
 
O processo seletivo será composto de prova objetiva e de títulos. A prova objetiva está prevista para 16 de julho de 2014 , em local e horário previamente divulgados no mural existente no hall do prédio da Prefeitura de Catas Altas.
 
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado a partir das 12h do dia subsequente ao da realização da prova e afixado também no mural da Prefeitura de Catas Altas.
 
Os candidatos deverão entregar a cópia reprográfica dos documentos comprobatórios (títulos), no Departamento Pessoal, até às 16h de 16 de julho de 2014.
 
O resultado final da prova de títulos será divulgado em 24 de julho de 2014.
 
A relação dos candidatos aprovados, em ordem decrescente de pontuação final, será divulgada na data provável de 24 de julho de 2014.
 
O processo seletivo será válido por 180 dias, contados a partir da homologação do resultado final.
O edital nº 09/2014 encontra-se publicado no site www.catasaltas.mg.gov.br.

Concurso Prefeitura de Novo Hamburgo - RS

A Prefeitura de Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital n° 01/2014 de concurso público, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação La Salle. O certame tem a finalidade de preencher 25 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva, para cargos de níveis médio/técnico e superior. Os salários vão até R$ 4.669,35, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As vagas são para as funções de Assistente Administrativo, Assistente de Fiscalização, Secretário de Escola, Agente de Fiscalização Ambiental, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Topógrafo, Analista de Desenvolvimento de Sistemas, Analista de Suporte, Assistente Social, Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Químico, Bibliotecário, Biólogo, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Professor de Geografia, Psicólogo, Auditor Fiscal, entre outros.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico www.fundacaolasalle.org.br/concursos, até o dia 10 de julho de 2014. A taxa é de R$ 60,00 para candidatos aos cargos de nível médio ou técnico e de R$ 95,00 para os de nível superior.

O exame será realizado na data prevista de 10 de agosto de 2014. O local e horário das provas estarão disponíveis no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos, após o término das inscrições.

Este concurso público terá validade de 2 anos, a contar da data de publicação do Edital de Encerramento, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do município de Novo Hamburgo.

Prefeitura de Coronel Fabriciano - MG abre vagas na área da saúde

Ofertando 57 vagas, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, no Estado de Minas Gerais, publicou o edital de concurso público nº 002/2014, sob a responsabilidade da empresa IMAM Concursos Públicos. O certame oferece remuneração de até R$ 1.827,81, por carga horária que varia de 20 a 30 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Médico, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, entre outros.
 
Serão reservadas 20% das vagas de cada cargo oferecido aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.
 
As inscrições poderão ser realizadas através do site www.imam.org.br, no período de 18 de agosto a 18 de setembro de 2014. A taxa varia de R$ 36,00 a R$ 86,00 de acordo com a função escolhida.
 
O candidato que tiver dificuldade em acessar a internet poderá recorrer ao Posto de Informações para efetivar sua inscrição e impressão do boleto bancário. A unidade fica localizada no Terminal Rodoviário Urbano, situado à Rua Dr. Pedro Nolasco, S/N, Centro - Coronel Fabriciano-MG. O atendimento será prestado de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. O interessado pode ir pessoalmente ou representado por seu procurador munido da documentação necessária.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Coronel Fabriciano, provavelmente nos dias 22 e/ou 23 de novembro de 2014. O dia, horário e local serão definidos e informados no Cartão de Inscrição, no quadro de avisos da Prefeitura e nos sites www.fabriciano.mg.gov.br e www.imam.org.br, além de publicações na imprensa escrita e falada.
 
O gabarito provisório será publicado pela Comissão do Concurso até o 2º dia útil após a realização da respectiva prova no quadro de avisos da Prefeitura e nos sites www.fabriciano.mg.gov.br e www.imam.org.br.
 
O prazo de validade do Concurso Público será de 02 anos, a contar a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Quinze de Novembro - RS 2014

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Quinze de Novembro publicou edital nº. 001/2014  de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da empresa Objetiva Concursos Ltda, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 15 vagas de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 8.797,26, para carga horária de 4, 16, 20, 22, 30 ou 40h semanais.
 
Cargos
Arquiteto/Urbanista, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Municipal, Médico (Clínico Geral (16 e 20 horas), Ginecologista/Obstetra, Pediatra e PSF), Operário, Professor Ensino Fundamental Séries Finais - Área II (Educação Física, Letras e Matemática), Psicólogo, Secretário Administrativo e Técnico Agrícola.
 
Inscrição
Interessados, deverão fazer suas inscrições do dia 16 de junho a 07 de julho de 2014, através do site www.objetivas.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 63,29;
Nível médio: R$ 101,27;
Nível superior: R$ 126,61.
 
Edital completo e maiores informações, como formas de seleção dos inscritos, podem ser obtidas nos sites pela internet, pelos sites www.objetivas.com.br e www.pm15nov.com.br, a partir da data de abertura das inscrições e/ou pelo tel.: (51) 3335-3370.

Prefeitura de Araçoiaba da Serra - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra, no estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de preencher 27 vagas de trabalho para contratações imediatas, nos cargos de Agente de Administração Escolar, Operador de Máquinas e Agente de Desenvolvimento Infantil – ADI (níveis fundamental, médio e superior). Os salários variam de R$ 852,46 a R$ 1.002,83, por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período de 14 a 16 de junho de 2014. As taxas de inscrição são de R$ 32,00, R$ 39,00 e R$ 54,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas provavelmente em 29 de junho de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município, sites www.consesp.com.br e www.aracoiaba.sp.gov.br com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data, em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas. Haverá Análise de Títulos para algumas funções.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP abre concurso público

A Prefeitura do Município de Santana de Parnaíba, Estado de São Paulo, torna público, que realizará por meio do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social, Concurso Público n° 01/2014 para provimento de 320 vagas dos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 7.292,96.

As vagas são para os empregos de Agente de Limpeza Pública, Agente de Defesa Civil, Agente de Combate as Endemias, Agente de Transito, Analista Tributário, Assistente em Gestão Pública, Assistente Social, Engenheiro (área de atuação - Segurança do Trabalho), Fiscal de Obras, Instrutor de Artes (todas as áreas de atuação), Médico Clínico Geral (para atuar junto com a Secretaria de Atividades Físicas, Esportes e Lazer), Médico (Médico do Trabalho), Médico (todas as demais áreas de atuação), Professor de Dança (todas as áreas de atuação), Professor Adjunto PEB I (Educação Básica), PEB II (Atendimento Educacional Especializado - AEE), PEB II (nas áreas de atuação de Biologia, História, Inglês, Matemática, Química e Sociologia), Técnico em Agrimensura, Técnico em Próteses Odontológicas e demais funções.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.institutomais.org.br, no período das 10h de 23 de junho até às 17h de 23 de julho de 2014, observado o horário oficial de Brasília. As taxas variam de R$ 26,00 a R$ 55,00 de acordo com a função escolhida.

A realização das provas objetivas, de redação, dissertativa e de títulos, está prevista para o dia 17 de agosto de 2014, na cidade de Santana de Parnaíba. O edital de convocação contendo o intervalo alfabético de inscritos por cargo, local e horário para a realização das respectivas provas será publicado na Imprensa Oficial do Município, na data prevista de 08 de agosto de 2014 e estará disponibilizado nos sites: www.institutomais.org.br e www.santanadeparnaiba.sp.gov.br.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura do Município de Santana de Parnaíba, ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Cananeia - SP

A Prefeitura de Cananéia, no estado de São Paulo, lançou edital de concurso público n° 02/2014, com a intenção de ocupar 61 vagas para funções de níveis fundamental, médio/ técnico e superior. Os profissionais receberão salários de R$ 732,24 a R$ 6.917,40, para jornadas de trabalho de 40h semanais. No caso de Docentes as jornadas são de 38 horas-aula.

O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos Ltda.

As chances são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem de Saúde da Família, Técnico em Contabilidade, Auxiliar de Consultório Dentário, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Médico de Saúde da Família e de Professor de Ensino Fundamental, com reserva de quatro vagas para pessoas com necessidades especiais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 16 de junho até 10 de julho de 2014, pelo site www.mouramelo.com.br. As taxas são de R$ 26,00, R$ 32,00 e R$ 52,00.

O certame será constituído de prova objetiva de conhecimentos básicos/gerais para todos, de caráter eliminatório, bem como prova de títulos para os habilitados na primeira avaliação.

As provas serão realizadas na cidade de Cananéia, em data, locais e horários a serem divulgados futuramente. O certame terá validade de 01 ano.

Prefeitura de Crisólita - MG lança edital de concurso público (II)

A Prefeitura de Crisólita, no estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público nº 001/2014, com a finalidade de preencher 108 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração é de R$ 724,00 a de R$ 7.498,00, conforme a função escolhida, por jornada de 25 a 40 horas semanais.

O concurso será realizado sob a responsabilidade da empresa MSCONCURSOS.

As vagas são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Almoxarife, Apontador, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços de Saúde, Cuidador Social, Educador Social, Educador Físico Academia da Saúde, Enfermeiro, Farmacêutico/ Bioquímico, Fiscal de obras e postura, Gari, Mecânico, Médico e demais funções.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, através dos sites www.msconcursos.com.br e no site da prefeitura www.crisolita.mg.gov.br, no período de 08 de agosto a 06 de setembro de 2014. As taxas têm valores de R$ 30,00 a R$ 100,00, de acordo com a vaga pretendida.

A data prevista para a realização da prova objetiva é 28 de setembro de 2014. O local e horário de realização das provas serão divulgados oportunamente nos sites www.msconcursos.com.br e www.crisolita.mg.gov.br.

O gabarito preliminar será publicado nos sites www.msconcursos.com.br e www.crisolita.mg.gov.br, até 24 horas após o término da prova.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério exclusivo do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de São Tiago - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de São Tiago, no Estado de Minas Gerais, lançou o edital de processo seletivo nº 004/2014 com o intuito de preencher 01 vaga de nível superior. A vaga ofertada é para atender aos ESFs – Estratégia Saúde da Família de São Tiago, no cargo de Médico Clínico Geral, por remuneração de R$ 8.400,00 em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser realizadas no Departamento Pessoal da Prefeitura de São Tiago, situada à Praça Ministro Gabriel Passos, nº 681, até 23 de junho de 2014, no horário de 12h30 às 17h30, em dias de funcionamento do orgão. Também podem ser feitas por via postal ou correio eletrônico, neste último caso, devendo ser enviadas para o seguinte endereço: pessoal@saotiago.mg.gov.br. A inscrição feita via correio eletrônico deverá ser editada sob formato PDF, assim como os documentos anexos.
 
A seleção será por Análise de Títulos.
 
O resultado final do Processo Seletivo será publicado no mural da Secretaria Municipal de Saúde e no mural da Sede da Prefeitura.
 
Qualquer informação a respeito do Processo Seletivo poderá ser obtida na Sede da Prefeitura, junto aos membros da Comissão Organizadora do Processo Seletivo Especial.
 
O certame é válido pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, mediante interesse da administração pública.

Prefeitura de Crisólita - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Crisólita, no Estado de Minas Gerais, lançou edital n° 001/2014 de processo seletivo, com o objetivo de preencher 10 vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Professor PEB1 - Educação Infantil (níveis médio e superior) por salários variados de R$ 724,00 e R$ 1.140,72 em carga horária de 25 ou 40 horas semanais.

O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa MSCONCURSOS.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, através dos sites www.msconcursos.com.br e no site da prefeitura www.crisolita.mg.gov.br, no período de 08 de agosto a 06 de setembro de 2014. A taxa de inscrição poderá ser paga até 08 de setembro de 2014.

Valor das inscrições:
- R$ 40,00 (Agente Comunitário de Saúde);
- R$ 100,00 (Professor PEB1 - Educação Infantil).

A data prevista para a realização da prova objetiva é 28 de setembro  de 2014. O local e horário de realização das provas serão divulgados oportunamente no site www.msconcursos.com.br e no site da prefeitura www.crisolita.mg.gov.br.

O gabarito preliminar será publicado no site www.msconcursos.com.br e no site www.crisolita.mg.gov.br, até 24 horas após o término da prova.

O prazo de validade deste certame é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério exclusivo do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Iomerê - SC abre vagas em Processo Seletivo

A Prefeitura de Iomerê, estado de Santa Catarina, lançou edital ACT nº 0002/2014 de processo seletivo, visando preencher vagas para o cargo de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 1.231,80 e R$ 2.463,60, em jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Fica reservado aos candidatos portadores de necessidades o percentual de 5% das vagas.
 
Cargos
Agente de Serviços Gerais, Técnico em Enfermagem, Fisioterapeuta, Motorista de Ambulância, Professor, Motorista Socorrista SAMU, Merendeira e Faxineira.
 
Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão realizadas no período de 16 de junho a 04 de julho de 2014, no horário das 07h30n às 11h e das 13h às 16h30, diretamente no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Iomerê, situada à Rua João Rech, nº 500.
 
No ato da inscrição o candidato deverá entregar a seguinte documentação:
  • Carteira de Identidade;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Certidão de Casamento ou Nascimento;
  • Certidão de Nascimento dos Filhos com até 16 anos;
  • Para portadores de deficiência física, atestado de capacidade e condições para o exercício da função;
  • Diplomas, Certificados e ou comprovantes de cursos na área para a qual estará procedendo a inscrição, para os cargos em que haverá prova de títulos;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de Quitação Eleitoral;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Prova
O processo seletivo constará de provas objetiva de conhecimentos gerais e específicos (de caráter eliminatório e classificatório), e de provas de títulos (de caráter exclusivamente classificatório).
 
As provas serão realizadas nas dependências da Escola de Educação Básica Frei Evaristo, na data provável de 12 de julho de 2014, com início às 09 (horário de Brasília).
 
O gabarito preliminar será divulgado pela Prefeitura de Iomerê, no mural de atos oficiais, e no site do Município, www.iomere.sc.gov.br, em até 5 dias após a realização das provas.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, independentemente de realização de nova prova.
 
O edital completo encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 13 de junho de 2014, pág. 236 a 242.

Concurso SEDUC - AM abre mais de 7 mil vagas

A Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC/AM divulgou três editais para realização de um grande concurso público, com a oferta de 7.043 vagas, a serem distribuídas para 62 municípios do Estado. Em todos os editais está prevista a reserva de 10% do percentual mínimo para candidatos com deficiência.
 
Cargos
O edital 01/2014 prevê o provimento de 6.190 vagas para cargos de Nível Superior. Há oportunidades para Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Engenheiro, Estatístico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Pedagogo, e Professor de diversas disciplinas. A remuneração pode variar de R$ 1.024,04 a R$ 3.133,80, dependendo do cargo e da jornada semanal (20 ou 40 horas).
 
As 85 vagas previstas no edital 02/2014 são para o cargo de Assistente Técnico, de Nível Médio, com jornada de 30 horas semanais e remuneração de R$ 1.234,49.
 
Por fim, o edital 03/2014 informa que serão providas 768 vagas para o cargo de Merendeiro, Nível Fundamental, cujo salário inicial chega a R$ 1.036,27.
 
Inscrições concurso SEDUC - AM 2014
As inscrições ficarão abertas de 20 de junho a 16 de julho de 2014 pelo site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos, mediante o pagamento de taxa entre R$ 50,00 e R$ 70,00.
 
Provas SEDUC - AM
A seleção dos candidatos para os cargos de Professor e Pedagogo será por meio das etapas de Provas Escrita Objetiva, Escrita Discursiva e Avaliação de Títulos. Demais profissionais de Nível Superior farão Provas Escrita Objetiva e Escrita Discursiva.
 
Os que pretendem concorrer para Assistente Técnico se submeterão a uma Prova Escrita Objetiva e os candidatos ao cargo de Merendeiro serão avaliados por meio de uma Prova Escrita Objetiva e de uma Prova Prática.
 
As  provas serão aplicadas provavelmente em 31 de agosto de 2014, pela manhã ou tarde - a depender do cargo disputado - e serão realizadas simultaneamente na capital e nos 61 municípios do interior do Estado. O resultado deverá sair até 27 de dezembro de 2014.

Aberto concurso na Prefeitura de São Miguel Arcanjo – SP

Com 83  vagas de emprego disponíveis a candidatos de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de São Miguel Arcanjo, no estado de São Paulo, tornou público o edital de Concurso Público CP- nº 01/2014. O salário dos contratados varia de R$ 724 a R$ 3.572,36, por jornada de trabalho entre 12 e 44 horas semanal.
 
Os cargos oferecidos são para Escriturário, Agente de Trânsito, Procurador Jurídico, Educador de Creche, Professor, Motorista, Engenheiro Civil, Médico, Técnico Agrícola e Trabalhador Braçal, Técnico em Informática, Técnico em Edificações, Terapeuta Ocupacional, entre outros.
 
As inscrições estarão abertas até 23 de julho de 2014, pelo endereço eletrônico da organizadora, no site www.institutobrio.org.br. A taxa de inscrição vai de acordo com a vaga disputada pelo candidato, tendo valor de R$ 25 a R$ 50.
 
A Prova Objetiva, que será comum a todos os inscritos, será aplicada provavelmente em 24 de agosto de 2014, em local e horário a serem comunicados no www.institutobrio.org.br. A depender da vaga disputada, os candidatos também serão avaliados por Prova Prática, Prova Prática de Informática, Teste de Aptidão e Análise de Títulos.
 
A data de cada avaliação poderá ser acompanhada no cronograma do certame, que consta no edital completo do concurso, disponível no www.institutobrio.org.br.
 
Será de dois anos a validade do concurso, com chances de prorrogação por mais dois anos.

Fundação Estadual de Saúde SE abre vaga para Analista de Tecnologia da Informação

A Fundação Estadual de Saúde de Sergipe (FUNESA/SE)  tornou público o edital nº 04/2014 de processo seletivo simplificado, objetivando a contratação de profissional de Analista de Tecnologia da Informação (TI). Interessados devem ter nível superior em TI, para trabalhar jornada semanal de 40 horas, por salário de R$ 3.500,00.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, pessoalmente ou por procuração, na Escola Técnica de Saúde do SUS (ETSUS), situada na Av. Carlos Burlamarqui, nº 514, Centro, Aracaju/SE, até 18 de junho de 2014, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17.
 
Candidatos com inscrições homologadas serão selecionados por Análise de Curriculum.
 
A validade do certame será de 12 meses com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
 
O edital completo está disponível no link http://funesa.saude.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=335 

Saiba por que no frio a vontade de dormir aumenta

Thinkstock
Não exagerar no consumo de café e evitar praticar exercícios
próximos ao horário de dormir melhoram a qualidade do sono
Neurologista explica quantas horas a pessoa deve descansar por dia 
 
Quando a temperatura cai vem a vontade de ficar um pouco mais na cama. Mas será que o sono realmente aumenta quando está frio? O neurologista Shigueo Yonekura afirma que não.
 
Segundo Yonekura, o sono não aumenta quando a temperatura cai, mas temos a impressão que sim devido ao menor período de sol. O desejo de dormir mais está ligado à diminuição na claridade.
 
― O período de sol mais curto e o conforto da cama faz com que as pessoas sintam vontade de ficar mais tempo deitadas, é uma sensação de aconchego, mas não há necessidade biológica.
 
O especialista também afirma que quem costuma ter problemas de sono, como demorar para dormir ou acordar várias vezes durante à noite encontra menos dificuldades com esse clima.
 
― Quando dormimos a nossa temperatura corpórea cai naturalmente para 1ºC a menos, vai para 35ºC, e com o clima mais frio, conseguimos manter a temperatura nesse índice, o que contribui para uma boa noite de sono. Já no calor, fica mais complicado manter a temperatura corpórea baixa. 
 
De acordo com o neurologista, cada pessoa tem seu tempo ideal de sono, que varia com a idade. A maior parte da população adulta precisa de sete a oito horas por dia. As crianças dormem em média onze horas e os adolescentes cerca de nove. Os recém-nascidos dormem de 16 a 18 horas por dia, com variações para cada bebê.
 
― A qualidade do sono é mais importante do que as horas dormidas. O sono é determinante para a qualidade de vida, deixa a pessoa mais disposta, melhora o rendimento na escola e no trabalho, ajuda no bem-estar, o sistema imunológico fica mais resistente, ajuda no humor e melhora a concentração.
 
Segundo o especialista, para uma boa noite de sono, a recomendação é estabelecer um horário regular para se deitar e despertar, ir para a cama somente na hora de dormir e optar por um ambiente saudável e livre de ruídos.
 
― Além desses pontos, não consumir álcool, não exagerar no consumo de chás, café e refrigerantes e não realizar exercícios físicos próximos a hora de dormir ajudam a ter uma boa noite de sono.
 
R7

Como funciona o cérebro

O cérebro humano
Autor: Craig Freudenrich, Ph.D.
 
O cérebro realiza várias tarefas incríveis:
 
- controla a temperatura corpórea, a pressão arterial, a freqüência cardíaca e a respiração
 
- aceita milhares de informações vindas dos nossos vários sentidos (visão, audição, olfato)
 
- controla nossos movimentos físicos ao andarmos, falarmos, ficarmos em pé ou sentarmos
 
- nos deixa pensar, sonhar, raciocinar e sentir emoções
 
Todas essas tarefas são coordenadas, controladas e reguladas por um órgão que tem mais ou menos o tamanho de uma pequena couve-flor: o cérebro.

Nosso cérebro, medula espinhal e nervos periféricos compõem um sistema de controle e processamento integrado de informações. O estudo científico do cérebro e do sistema nervoso é chamado de neurociência ou neurobiologia. Como o campo da neurociência é tão vasto e o cérebro e o sistema nervoso, tão complexos, este artigo vai começar dando uma visão geral sobre esse órgão.

Vamos examinar aqui as estruturas do cérebro e o que cada uma delas faz. Após essa explicação geral sobre o cérebro, você vai poder entender conceitos como controle motor, processamento visual, processamento auditivo, sensações, aprendizagem, memória e emoções.

Nosso cérebro é composto por aproximadamente 100 bilhões de células nervosas, chamadas de neurônios. Os neurônios têm a incrível habilidade de juntar e transmitir sinais eletroquímicos, como se fossem entradas, saídas e fios de um computador. Os neurônios compartilham as mesmas características e têm as mesmas partes que as outras células, mas o aspecto eletroquímico os deixa transmitir sinais por longas distâncias e passar mensagens de um para o outro. Os neurônios possuem três partes básicas: corpo celular, axônio e dendritos.

Corpo celular - essa parte principal contém todos os componentes necessários da célula, como o núcleo (que contém DNA), retículo endoplasmático e ribossomos (para construir proteínas) e mitocôndria (para produzir energia). Se o corpo celular morrer, o neurônio morre.
 
Axônio - essa projeção da célula, longa e semelhante a um cabo, transporta a mensagem eletroquímica (impulso nervoso ou potencial de ação) pela extensão da célula; dependendo do tipo do neurônio, os axônios podem ser cobertos por uma fina camada de mielina, como um fio elétrico com isolamento. A mielina é feita de gordura e ajuda a acelerar a transmissão de um impulso nervoso através de um axônio longo. Os neurônios com mielina costumam ser encontrados nos nervos periféricos (neurônios sensoriais e motores), ao passo que os neurônios sem mielina são encontrados no cérebro e na medula espinhal.

Dendritos ou terminações nervosas - essas projeções pequenas e semelhantes a galhos realizam as conexões com outras células e permitem que o neurônio se comunique com outras células ou perceba o ambiente a seu redor. Os dendritos podem se localizar em uma ou nas duas terminações da célula.
 
Existem neurônios de vários tamanhos. Por exemplo, um único neurônio sensorial da ponta do nosso dedo tem um axônio que se estende por todo o comprimento do nosso braço, ao passo que os neurônios dentro do cérebro podem se estender por somente alguns poucos milímetros. Os neurônios possuem formatos diferentes, dependendo de sua função. Os neurônios motores, que controlam as contrações dos músculos, possuem um corpo celular em uma ponta, um axônio longo no meio e dendritos na outra ponta. Já os neurônios sensoriais têm dendritos nas duas pontas, conectados por um longo axônio com um corpo celular no meio.
 
Alguns tipos de neurônios: motoneurônio (a), neurônio sensorial (b),
célula piramidal (c)
Os neurônios também variam no que diz respeito a suas funções:
 
- os neurônios sensoriais transportam sinais das extremidades do nosso corpo (periferias) para o sistema nervoso central;
 
- os neurônios motores (motoneurônios) transportam sinais do sistema nervoso central para as extremidades (músculos, pele, glândulas) do nosso corpo;
 
- os receptores percebem o ambiente (químicos, luz, som, toque) e codificam essas informações em mensagens eletroquímicas, que são transmitidas pelos neurônios sensoriais;
 
- os interneurônios conectam vários neurônios dentro do cérebro e da medula espinhal.
 
O tipo mais simples de via neural é um arco reflexo monossináptico (conexão simples), como o reflexo patelar. Quando o médico bate no ponto certo do nosso joelho com um martelo de borracha, os receptores enviam um sinal para a medula espinhal através de um neurônio sensorial. Esse neurônio passa a mensagem para um neurônio motor, que controla os músculos da nossa perna. Os impulsos nervosos viajam pelo neurônio motor e estimulam o músculo específico a se contrair. A resposta é um movimento muscular que acontece rapidamente e não envolve nosso cérebro. Os seres humanos possuem vários reflexos desse tipo, mas, conforme as tarefas vão ficando mais complexas, o "circuito" também fica mais complicado e o cérebro se integra nele.
 
Os seres mais simples têm os mais simples sistemas nervosos constituídos por arcos reflexos. Por exemplo, vermes achatados e invertebrados não possuem um cérebro centralizado. Eles têm associações separadas de neurônios, organizadas em arcos reflexos simples. Os vermes achatados possuem redes neurais, neurônios individuais conectados que formam uma rede ao redor do animal.
 
A maioria dos invertebrados tem cérebro simples que consistem em grupos localizados de corpos celulares neurais chamados de gânglios. Cada gânglio controla funções sensoriais e motoras em seu segmento através de um arco reflexo e os gânglios são conectados para formar um sistema nervoso simples. Conforme o sistema nervoso evoluiu, as cadeias de gânglios evoluíram para cérebros simples mais centralizados.
 
O cérebro evoluiu a partir dos gânglios dos invertebrados. Não importa o animal, um cérebro tem as seguintes partes:  
 
- tronco encefálico - o tronco encefálico consiste em bulbo, ponte e mesencéfalo; o tronco encefálico controla os reflexos e funções automáticas (freqüência cardíaca, pressão arterial), movimentos dos membros e funções viscerais (digestão, micção);
 
- cerebelo - integra informações do sistema vestibular que indicam posição e movimento e utiliza essas informações para coordenar os movimentos dos membros;
 
- hipotálamo e glândula pituitária - controlam as funções viscerais, temperatura corporal e respostas de comportamento, como alimentar-se, beber, respostas sexuais, agressão e prazer;
 
- cérebro superior, também chamado de córtex cerebral ou apenas córtex- o cérebro consiste no córtex, grandes tratos fibrosos (corpo caloso) e algumas estruturas mais profundas (gânglio basal, amígdala, hipocampo); integra informações de todos os órgãos dos sentidos, inicia as funções motoras, controla as emoções e realiza os processos da memória e do pensamento, expressão de emoções e pensamentos são mais predominantes em mamíferos superiores.
 
Dos peixes aos humanos é possível ver que o córtex fica maior, ocupa uma porção maior da área total do cérebro e se dobra. O córtex aumentado assume funções superiores adicionais, como processamento de informações, fala, pensamento e memória. Além disso, a parte do cérebro chamada de tálamo evoluiu para ajudar a transmitir informações do tronco encefálico e da medula espinhal para o córtex cerebral.
 
Animais inferiores (peixes, anfíbios, répteis e pássaros) não "pensam" tanto: eles se preocupam com as atividades diárias de juntar comida, alimentar-se, beber, dormir, reproduzir-se e se defender. Por isso, seus cérebros refletem os principais centros que controlam essas funções. Nós também desempenhamos essas funções, o que nos faz ter um cérebro "de réptil" dentro de nós.
 
Parte inferior do cérebro, exibindo tronco encefálico e os nervos cranianos
A parte inferior do cérebro consiste na medula espinhal, no tronco encefálico e no diencéfalo; o cerebelo e o córtex cerebral também estão presentes, mas serão discutidos mais adiante. Dentro de cada uma dessas estruturas estão os centros das células neurais, chamados de núcleos, especializados em determinadas funções, respiração, regulação da freqüência cardíaca, sono:
 
Medula espinhal
A medula espinhal pode ser vista como um órgão separado do cérebro ou simplesmente como uma extensão inferior do tronco encefálico. Ela contém vias sensoriais e motoras do corpo, assim como vias aferentes e eferentes do cérebro. E ainda possui arcos reflexos que reagem independentemente do cérebro, como o reflexo patelar.
 
bulbo - o bulbo contém núcleos para regular a pressão arterial e a respiração, assim como núcleos para tra
nsmitir informações dos órgãos dos sentidos que vêm dos nervos cranianos;
 
ponte - a ponte contém núcleos que transmitem informações sobre movimento e posição do cerebelo para o córtex. Além de também conter núcleos que estão envolvidos na respiração, no paladar e no sono;
 
mesencéfalo - o mesencéfalo contém núcleos que ligam as várias seções do cérebro envolvidas nas funções motoras (cerebelo, gânglio basal, córtex cerebral), movimentos oculares e controle auditivo. Uma parte, chamada de substância negra, está envolvida nos movimentos voluntários; quando não funciona, aparecem os tremores característicos do mal de Parkinson;
 
tálamo - o tálamo conecta vias sensoriais aferentes até as áreas apropriadas do córtex, determina que informações sensoriais realmente chegam à consciência e participa da troca de informações motoras entre o cerebelo, o gânglio basal e o córtex;
 
hipotálamo - contém núcleos que controlam secreções hormonais da glândula pituitária. Esse centro governa a reprodução sexual, a alimentação, a ingestão de líquidos, o crescimento e o comportamento materno, como a lactação, produção de leite em mamíferos. O hipotálamo também está envolvido em quase todos os aspectos do comportamento, incluindo nosso "relógio" biológico, que é ligado ao ciclo diário da luz e escuridão (ritmo circadiano).
 
­O sistema vestibular
O sistema vestibular é responsável pela manutenção da postura, do equilíbrio e da orientação espacial. Parte desse sistema é localizada no ouvido interno. E ele também inclui o nervo vestibulococlear (o oitavo nervo craniano) e certas partes do cérebro, que interpretam as informações que o nervo vestibulococlear recebe.
 
O cerebelo é dobrado em muitos lobos e fica acima e atrás da ponte. Ele recebe informações sensoriais da medula espinhal, informações motoras do córtex e gânglios basais, além de informações sobre a posição vindas do sistema vestibular. Então ele integra essas informações e influencia as vias motoras do cérebro para coordenar os movimentos. Para confirmar isso, é só esticarmos o braço e tocarmos um ponto à nossa frente, como o monitor do computador. Nossa mão vai fazer um movimento suave. Se tivéssemos algum dano no cerebelo, o mesmo movimento seria cheio de solavancos por causa da série de pequenas contrações musculares que nosso córtex iniciaria até chegar ao ponto de destino. O cerebelo também pode estar envolvido na linguagem, precisas contrações musculares dos lábios e da laringe e em outras funções cognitivas.
 
Massa cinzenta
O cérebro contém massa cinzenta (neurônios sem mielina) e massa branca (neurônios com mielina, que entram e saem do córtex).
 
O cérebro é a maior parte do encéfalo humano. O córtex contém todos os centros que recebem e interpretam informações sensoriais, iniciam movimentos, analisam informações, raciocinam e sentem emoções. Os centros dessas tarefas estão localizados em diferentes partes do córtex. Mas antes de falarmos sobre o que cada parte faz, vamos dar uma olhada nas partes do cérebro.
 
Partes principais do córtex cerebralO córtex predomina na superfície exterior do cérebro. A área de superfície do cérebro tem cerca de 1.500 cm2 a 2.000 cm2, que é mais ou menos o tamanho de uma a duas páginas de um jornal. Para fazer essa área caber dentro do crânio, o córtex é dobrado, formando pregas (giros) e sulcos. Vários grandes sulcos dividem o córtex em diferentes lobos: o lobo frontal, o lobo parietal, o lobo occipital e o lobo temporal. Cada lobo tem uma função diferente.
 
Quando visto de cima, um grande sulco (fissura inter-hemisférica) separa o cérebro em duas metades: direita e esquerda. Essas metades se comunicam por meio de um sistema de fibras de matéria branca chamadas de corpo caloso. Além disso, os lobos temporais direito e esquerdo se comunicam por meio de outro trato de fibras próximo à parte de trás do cérebro chamada comissura anterior.
 
Se você tiver uma vista segmentada do cérebro, será possível ver que a área cortical acima do corpo caloso é dividida por um sulco. Esse sulco é chamado de sulco cingulado. A área entre esse sulco e o corpo caloso tem o nome de giro cingulado, também conhecido como sistema límbico ou lobo límbico. Em uma área mais profunda dentro do cérebro encontram-se o gânglio basal, a amígdala e o hipocampo.

E aqui termina nosso tour pelas principais estruturas do córtex. Agora, vamos ver o que elas fazem.

O cérebro possui várias conexões físicas, assim como um prédio ou um avião tem suas partes interligadas por fiação elétrica. No caso do cérebro, as conexões são feitas por neurônios que conectam as entradas sensoriais e as saídas motoras com os centros nos vários lobos do córtex. Também há conexões entre esses centros corticais e outras partes do cérebro.
 
Diferentes áreas do cérebro superior possuem funções específicas.
 
Homúnculo, um mapa sensorial de seu corpo. O homúnculo
tem uma aparência bem estranha, porque a representação de
cada área está relacionada ao número de conexões sensoriais
 de neurônios, em vez de ao tamanho físico da área
Lobo parietal - recebe e processa todas as entradas somatossensoriais do corpo (toque, dor); as fibras da medula espinhal se distribuem pelo tálamo para várias partes do lobo parietal. E essas conexões formam um "mapa" da superfície do corpo no lobo parietal. Esse mapa é chamado de homúnculo. O homúnculo tem uma aparência bem estranha, porque a representação de cada área está relacionada ao número de conexões sensoriais de neurônios em vez de ao tamanho físico da área.
 
A parte traseira do lobo parietal (próxima ao lobo temporal) tem uma seção chamada de área de Wernicke, muito importante para compreender as informações sensoriais (visuais e auditivas) associadas à linguagem. Danos a essa área do cérebro produzem o que se conhece como "afasia sensorial", na qual os pacientes não conseguem entender a linguagem mas ainda são capazes de produzir sons.
 
Lobo frontal - o lobo frontal está envolvido nas habilidades motoras (incluindo a fala) e nas funções cognitivas.
 
O centro motor do cérebro (giro pré-central) localiza-se na parte de trás do lobo frontal, logo na frente do lobo parietal. Ele recebe conexões da parte somatossensorial do lobo parietal e processa e inicia as funções motoras. Assim como o homúnculo no lobo parietal, o giro pré-central possui um mapa motor do cérebro. Para mais detalhes, consulte A Science Odyssey: You Try It - Probe the Brain Activity ("Uma odisséia espacial: experimente - examine a atividade cerebral", em inglês).
 
Uma área no lado esquerdo do lobo frontal, chamada de área de Broca, processa a linguagem por meio do controle dos músculos que criam os sons (boca, lábios e laringe). Danos a essa área resultam na "afasia motora," problema no qual os pacientes conseguem entender a linguagem mas não podem produzir sons corretos ou com qualquer significado.
 
As áreas restantes do lobo frontal realizam processos associativos (pensamento, aprendizado e memória). 
 
Sistema ventricular cerebral
Lobo occipital - o lobo occipital recebe e processa informações visuais diretamente dos olhos e relaciona essas informações com o lobo parietal (área de Wernicke) e com o córtex motor (lobo frontal). Uma das coisas que ele deve fazer é interpretar as imagens invertidas que são projetadas na retina pelo cristalino do olho.
 
Lobo temporal - o lobo temporal processa informações auditivas a partir dos ouvidos e as relaciona com a área de Wernicke do lobo parietal e com o córtex motor do lobo frontal.
 
Ínsula - a ínsula influencia funções automáticas do tronco encefálico. Por exemplo, quando você prende a respiração, os impulsos da ínsula suprimem os centros de respiração do bulbo. A ínsula também processa informações sobre o paladar.
 
Hipocampo - o hipocampo localiza-se dentro do lobo temporal e é importante para a memória de curto prazo.
 
Amígdala - ela se localiza dentro do lobo temporal e controla o comportamento sexual e social e outras emoções.
 
Gânglios basais - os gânglios basais trabalham junto ao cerebelo para coordenar movimentos precisos, como movimentos da ponta dos dedos.
 
Sistema límbico - esse sistema é importante no comportamento emocional e no controle dos movimentos dos músculos das vísceras (músculos do aparelho digestivo e cavidades do corpo).
 
Nosso cérebro e medula espinhal são cobertos por uma série de membranas resistentes chamadas de meninges, cuja função é proteger esses órgãos do atrito com os ossos do crânio e da coluna. Para uma proteção ainda maior, o cérebro e a medula espinhal flutuam em um mar de líquido céfalo-raquidiano dentro do crânio e da coluna. Esse líquido de amortecimento é produzido pelo plexo coróide, localizado dentro do cérebro, e flui por uma série de cavidades (ventrículos) para fora do cérebro e dentro da medula espinhal. Esse líquido mantém-se separado do sangue pela barreira hemato-encefálica.
 
Como você pode ver, teu cérebro é um órgão complexo e extremamente organizado, que comanda tudo o que você faz. Agora que você já está familiarizado com a anatomia do cérebro, veja os artigos que tratam das funções específicas dele.
 
How Stuff Works