Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Cuidado: tomar vento ou pegar "friagem" com cabelo molhado aumenta risco de doenças

O inverno está chegando e é muito comum que, nessa época do
ano, as pessoas comecem a espirrar e tossir mais do que o normal. Se esses sintomas
não forem tratados adequadamente, simples alergias como rinite e sinusite podem
desencadear problemas sérios como uma pneumonia. 
Por isso, o pneumologista Alex Macedo reuniu algumas dicas
para que as pessoas passem bem longe desses problemas durante a estação. Veja a seguir!
Foto: Renato S.Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Pneumologista dá dicas para afastar as doenças respiratórias nesta estação
 
O inverno está chegando e é muito comum que, nessa época do ano, as pessoas comecem a espirrar e tossir mais do que o normal. Se esses sintomas não forem tratados adequadamente, simples alergias como rinite e sinusite podem desencadear problemas sérios como uma pneumonia. 

Por isso, o pneumologista Alex Macedo reuniu algumas dicas para que as pessoas passem bem longe desses problemas durante a estação.
 
Veja a seguir:
 
Sorvete no frio? Pode sim! 
Consumir bebidas e alimentos gelados durante o inverno não facilita o desenvolvimento de doenças respiratórias.

― Isso é lenda, porém, se a pessoa já estiver com algum problema, o ideal é evitar para que os sintomas não piorem, até que o tratamento esteja concluído.
 
Ambientes fechados, vírus circulando 
Nessa época do ano, as pessoas acabam frequentando locais mais fechados por conta da baixa temperatura na rua, como cinemas, restaurantes e shoppings. Porém, o conglomerado de pessoas em locais com pouca ventilação e circulação de ar é um fator de grande influência na transmissão dos vírus e bactérias causadores dos problemas relacionados às vias respiratórias. Procure evitar as multidões!
 
Saiu de cabelo molhado? Pode preparar o lenço de papel 
Tomar vento ou a famosa “friagem” com o cabelo molhado não é a causa da pneumonia, porém, pode aumentar o risco do desenvolvimento de doenças alérgicas, como asma e rinite, que tornam o organismo muito mais suscetível à evolução para uma gripe, por exemplo, e que pode desencadear a pneumonia.
 
Afinal, tomar vitamina C ajuda ou não? 
Não existem estudos que comprovem que a administração contínua de vitamina C diminua o risco da transmissão de gripe ou outras doenças.

― O ideal é manter uma dieta equilibrada e a ingestão de líquidos mesmo nas temperaturas mais frias, garantindo o bom funcionamento do sistema de defesa do organismo.
 
Alergia, resfriado, gripe ou pneumonia? As diferenças entre cada um. 
― É normal as pessoas confundirem os diferentes tipos de infecções respiratórias. Isso porque a maior parte dos sintomas está presente em todas elas, porém, existe algo que as diferenciam, e é importante conhecer as características específicas.  

Alergias respiratórias: o paciente apresenta coriza (secreção nasal), entupimento das vias nasais, pode ter tosse, mas não tem febre e nem comprometimento do estado geral de saúde.  

Resfriado: infecção viral (normalmente pela família do rinovírus) que acomete as vias respiratórias superiores. Também apresenta secreção nasal, tosse, porém o paciente apresenta febre baixa, que pode durar de três a quatro dias. Ainda não há comprometimento do estado geral.  

Gripe: causada por vírus (pode ser influenza A, influenza B ou H1N1), além dos sintomas apresentados acima, a febre é alta, e o paciente apresenta dor no corpo, fraqueza e mal estar. Pode durar de cinco a oito dias.  

Pneumonia: É uma infecção nos pulmões causada por bactérias (especialmente a chamada pneumococo). Acontece quando os alvéolos (onde ocorre a troca gasosa entre oxigênio e CO²) se enchem de muco e demais líquidos. O paciente passa a apresentar tosse com secreção, dor no tórax, febre alta, falta de ar e todos os sintomas descritos anteriormente.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário