Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de abril de 2013

Uma melhor higiene bucal poderia reduzir o risco de pneumonia

Pode existir uma outra maneira de evitar a pneumonia nesta época do ano: escovar os dentes

Novas pesquisas da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale descobriram alterações nas bactérias bucais precedendo o desenvolvimento de pneumonia nos pacientes hospitalizados. Após estudar 37 participantes no período de um mês, Samit Joshi, M.D., chefe do estudo, concluiu que alterações nas bactérias bucais podem influenciar o risco que uma pessoa tem de desenvolver pneumonia.
 
A equipe de pesquisa descobriu que pacientes em ventilação forçada, que contraíram pneumonia, experimentaram uma alteração significativa nas bactérias bucais antes de ficarem doentes. Embora sejam necessárias pesquisas adicionais para ligar de maneira definitiva as bactérias bucais com a pneumonia, outros estudos associaram a saúde bucal com doenças respiratórias.
 
“Nossos achados poderão melhorar a maneira de prevenirmos a pneumonia no futuro por meio da manutenção das bactérias que vivem dentro de nossa boca”, diz Dr. Joshi.
 
As doenças respiratórias e a saúde bucal têm sido associadas há anos. Acredita-se que infecções bacterianas no tórax sejam causadas pela passagem de gotículas da boca e garganta para os pulmões. Estudos mostram uma taxa mais alta de mortalidade por pneumonia em pessoas que experimentaram uma quantidade de problemas bucais acima da média.
 
“A simples escovação dos dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, usando creme dental fluoretado, a limpeza entre os dentes diariamente com escovas interdentais ou fio dental, a redução da frequência com que você ingere bebidas e alimentos açucarados e a visita regular ao dentista, na frequência recomendada, serão um bom ponto de partida”, diz Dr. Joshi.
 
Dr. Joshi apresentou a pesquisa no encontro anual da Sociedade de Doenças Infecciosas da América em outubro de 2011.
 
Fonte Colgate - Palmolive

Reajuste dos remédios é autorizado pelo governo será de até 6,31%

Segundo a publicação, remédios com maior participação de
 genéricos tem teto autorizado para reajuste maior: até 6,31%
O ajuste de preços de medicamentos é baseado em um modelo de teto de preços calculado com base no IPCA
 
A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) autorizou, nesta quinta (4), o reajuste de até 6,31% nos preços dos medicamentos vendidos no Brasil. O aumento foi publicado no "Diário Oficial da União".

O ajuste de preços de medicamentos é baseado em um modelo de teto de preços calculado com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo- IPCA, acumulado no período de março de 2012, até fevereiro de 2013.

Segundo a publicação, remédios com maior participação de genéricos tem teto autorizado para reajuste maior: até 6,31%. A categoria intermediária teve reajuste autorizado de até 4,51% e a categoria com menor participação de genéricos terá reajuste de até 2,70%.

Para fazerem jus ao ajuste de preços, as empresas produtoras de medicamentos deverão apresentar à CMED, até 5 de abril, um Relatório de Comercialização, a ser preenchido de acordo com as instruções que constarão de Comunicado da Secretaria-Executiva.

Segundo a resolução, as empresas produtoras deverão dar ampla publicidade aos preços de seus medicamentos, por meio de publicações especializadas de grande circulação.

No dia 12, a CMED autorizou o reajuste nos medicamentos a partir do dia 30 de março sem especificar a alíquota. Nos anos anteriores, o valor do aumento não foi apresentado antes dessa data..

Confira mais detalhes no Diário Oficial Da União
 
Fonte isaude.net

Remoção dos ovários antes da menopausa deixa cérebro mais vulnerável ao AVC

Quan-Guang Zhang e Darrell W. Brann, pesquisadores envolvidos no estudo
Foto: Phil Jones/GHSU
Quan-Guang Zhang e Darrell W. Brann,
pesquisadores envolvidos no estudo
Pesquisa revela que tratamento com baixas doses de estrogênio logo após a cirurgia parece reduzir risco de derrame
 
A remoção dos ovários antes da menopausa, ou menopausa cirúrgica, parece deixar o cérebro mais vulnerável ao acidente vascular cerebral (AVC) e aumentar o risco de doença de Alzheimer, de acordo com pesquisadores da Georgia Regents University, nos EUA.
 
Os resultados indicam que o tratamento com baixas doses de estrogênio logo após a cirurgia parece reduzir essa vulnerabilidade em uma área do cérebro que normalmente não é supersensível ao estresse.
 
Segundo os pesquisadores, esta resposta robusta ao tratamento apoia a hipótese que sugere baixar a dose de terapia de reposição de estrogênio logo após a remoção dos ovários, ou ooforectomia, em mulheres mais jovens e continuar até os 51 anos, idade média de início para a menopausa.
 
Estudos anteriores mostraram que as mulheres que perdem estrogênio prematuramente em função da menopausa cirúrgica têm um aumento de duas vezes no declínio cognitivo e demência. "Isso é o que os estudos clínicos indicam e nossos estudos com animais olham para os mecanismos subjacentes que apoiam essa teoria. Queríamos descobrir por que isso está ocorrendo. Nós suspeitamos que é devido à perda prematura do estrogênio", afirma o pesquisador Darrell Brann.
 
Em um esforço para imitar o que ocorre em mulheres, Brann e seus colegas analisaram ratos 10 semanas após a remoção de seus ovários produtores de estrogênio que receberam terapia de baixa dose de estrogênio imediatamente, iniciaram o tratamento 10 semanas mais tarde ou nunca receberam estrogênio.
 
Quando os investigadores causaram um acidente vascular cerebral, eles descobriram que os animais tratados com atraso ou não tratados experimentaram mais danos cerebrais, especificamente em uma região do hipocampo chamada CA3 que é normalmente resistente ao AVC.
 
Para tornar as coisas piores, os ratos não tratados ou tratados tardiamente começaram também uma produção anormal de proteínas relacionadas ao Alzheimer na região CA3.
 
Ambos os problemas parecem associados ao aumento da produção de radicais livres no cérebro. Na verdade, quando os investigadores bloquearam a produção excessiva, isso aumentou a sensibilidade ao acidente vascular cerebral e reduziu a morte de células na região CA3 do cérebro.
 
Embora exatamente como ele funcione é desconhecido, o estrogênio parece proteger as fêmeas mais jovens de problemas como derrame e ataque cardíaco. Os seus riscos aumentam após a menopausa.
 
A equipe ressalta que mais estudos são necessários para ver se a terapia com estrogênio também reduz a sensibilidade à proteína beta amiloide na região CA3, como esperado.
 
Fonte isaude.net

Técnica de radioterapia elimina câncer sem causar efeitos colaterais

M. Frederick Hawthorne recebe a Medalha Nacional de Ciência do presidente Barack Obama na Casa Branca
Foto: Ryan K Morris/National Science & Technology Medals Foundation
M. Frederick Hawthorne recebe a Medalha Nacional de
Ciência do presidente Barack Obama na Casa Branca
Terapia de captura de nêutrons pelo boro ataca seletivamente as células cancerosas sem causar danos ao tecido vizinho saudável
 
Cientistas da Universidade de Missouri, nos EUA, desenvolveram uma nova forma de radioterapia capaz de colocar o câncer em remissão sem causar nenhum dos efeitos colaterais do tratamento convencional.
 
Abordagem ataca seletivamente as células cancerosas sem causar danos ao tecido vizinho saudável.
 
"Desde 1930, os cientistas têm procurado obter sucesso com um tratamento de câncer conhecida como terapia de captura de nêutrons pelo boro (BNCT). Nossa equipe finalmente encontrou o caminho para fazer BNCT trabalhar aproveitando a biologia de uma célula cancerosa por meio da nanoquímica", afirma M. Frederick Hawthorne, vencedor da Medalha Nacional de Ciência concedida pelo presidente Barack Obama na Casa Branca.
 
As células cancerosas crescem mais rapidamente do que as células normais e no processo absorvem mais material do que as células normais. A equipe de Hawthorne aproveitou desse fato fazendo com que as células cancerosas absorvessem e armazenassem um produto químico boro projetado por eles. Quando estas células cancerosas infundidas com boro foram expostas a nêutrons, o átomo de boro se quebrou e rasgou seletivamente as células cancerosas, poupando as células saudáveis vizinhas.
 
As propriedades físicas do boro tornaram a técnica possível. Uma forma particular de boro se divide quando ele captura um nêutron e lança lítio, hélio e energia. Como bolas de bilhar em torno de uma mesa de sinuca, os átomos de hélio e lítio penetram na célula cancerosa e a destroem por dentro sem prejudicar os tecidos circundantes.
 
"Uma ampla variedade de cânceres podem ser atacados com a nossa técnica BNCT. A técnica funcionou perfeitamente em camundongos. Estamos prontos para passar para testes em animais maiores, depois humanos. No entanto, antes que possamos começar a tratar os seres humanos, precisamos construir instalações e equipamento adequados", conclui Hawthorne.
 
 
Fonte isau.net

Novos produtos de higiene e desinfecção de feridas podem combater superbactérias

Sean Connell (a esq.) e Jianming Li, envolvidos na pesquisa
Foto: Purdue Research Park
Sean Connell (a esq.) e Jianming Li, envolvidos na pesquisa
Testes com os produtos mostraram que eles foram eficazes contra duas das bactérias resistentes mais mortais: MRSA e VRE
 
Tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Purdue, nos EUA, pode ajudar a conter o aumento do número de cepas de bactérias resistentes aos antibióticos no mundo.
 
Testes mostraram que a série de produtos de higiene e desinfecção de feridas foi eficaz contra duas das mais mortais superbactérias: MRSA e VRE (Enterococcus resistentes à Vancomicina), que estão se tornando um problema de saúde global.
 
Através do uso indevido e abuso de antibióticos, vários tipos de bactérias se tornaram resistentes aos remédios que foram criados para matá-los.
 
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a estimativa é de que algumas dessas "superbactérias" estão ligadas a milhares de mortes no país anualmente, incluindo 14 mil por C. difficile e 19 mil por MRSA.
 
"Nos Estados Unidos, o número de mortes atribuídas a estas bactérias resistentes aos antibióticos aumenta a cada ano. Nossa tecnologia foi desenvolvida como uma opção alternativa para prevenir a infecção e tratar superbactérias. Os resultados de laboratórios são promissores e continuam a motivar a nossa equipe para desenvolver esses produtos que podem salvar vidas", afirma o pesquisador Sean Connell.
 
A equipe, em conjunto com a Medtric Biotech LLC, recebeu uma concessão para continuar a desenvolver seus produtos.
 
Fonte R7

Mutirão de saúde vai realizar mais 2.3 mil cirurgias em São José dos Campos

Valor dos contratos é de R$ 3,6 milhões e abrange diversas especialidades
Foto: Antonio Basílio/PMSJC
Valor dos contratos é de R$ 3,6 milhões e abrange
diversas especialidades
Assinatura marca o retorno da parceria da Santa Casa com a prefeitura . GACC assina pela primeira vez
 
A prefeitura de São José dos Campos assinou, nesta segunda-feira (1), contratos com quatro hospitais para a realização de mais 2.307 cirurgias do mutirão de saúde. Antoninho da Rocha Marmo, Pio XII, GACC e Santa Casa são os primeiros hospitais que concluíram o processo do credenciamento e estão aptos a começar as cirurgias. O valor dos contratos é de R$ 3,6 milhões e

O objetivo é ampliar o Mutirão de Cirurgias que começou em janeiro. A Secretaria de Saúde já havia contratado quase 2.400 cirurgias, das quais cerca de 2.200 já foram realizadas até o dia 20 de março, no Hospital Municipal, Pio XII, Pró-Visão e Antoninho da Rocha Marmo.Já o hospital do GACC assina pela primeira vez com a Prefeitura a prestação de serviços de saúde.Os contratos assinados marcam a volta da parceria entre Prefeitura e Santa Casa.
 
As cirurgias já realizadas foram feitas com recursos do Governo Federal (R$ 1,7 milhão) que foram liberados após uma reunião entre o prefeito Carlinhos Almeida, na ocasião deputado federal, e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ainda no período de transição do governo. O contrato foi assinado no dia 20/12/2012.

" Diminuir o tempo de espera por cirurgias é encarado como uma das prioridades do governo. A área da Saúde ficou de fora dos cortes que tivemos que fazer no início do ano para ajustar o orçamento" , disse o prefeito.
 
Fonte isaude.net

Depois de nove casos registrados na China, OMS confirma mutação do H7N9

Nota divulgada na tarde desta quarta-feira (3) afirma que o vírus sofreu mutação e pode infectar humanos
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta quarta (3), que o vírus H7N9, que até então só afetava aves, sofreu mutações para uma forma capaz de infectar as pessoas. "Foi detectada uma mutação do vírus que permite a infecção em mamíferos", disse o porta-voz da OMS, Gregory Hartl. "Aparentemente a mutação facilita a infecção em humanos."

De acordo com a agência da ONU, há sete casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus H7N9. As autoridades chinesas elevaram o número para nove, e relataram três mortes. No entanto, Hartl disse que "não há qualquer prova" de contágio entre pessoas. Segundo ele, uma das probabilidades é que a infecção " seja ambiental" . O porta-voz considerou de "moderada a alta" a possibilidade de novas infecções de humanos.

Autoridades sanitárias não conseguiram estabelecer qualquer relação epidemiológica entre os infectados associando os casos às áreas geográficas. Há estudos sobre dois casos de pessoas que mantiveram contatos com aves e dois com porcos. A possibilidade de os suínos serem a fonte de contágio não foi confirmada.
 
Fonte isaude.net

HC tem Centro de Avaliação Pré-operatória com aumento de 40% nos atendimentos

O objetivo é aumentar a segurança e qualidade da assistência
 ao paciente com indicação de cirurgia eletiva
Sistema agiliza discussão de casos, definição de fatores que podem aumentar o risco e o planejamento de estratégias
 
O Instituto Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (FMUSP), inaugura, nesta quarta-feira (3) o Centro de Avaliação Pré-operatória. O objetivo é aumentar a segurança e qualidade da assistência ao paciente com indicação de cirurgia eletiva.

A inovação permitirá maior rapidez na discussão de casos, na definição de fatores que podem aumentar o risco e no planejamento de estratégias para atenuá-los ou evitá-los, o que possibilitará um atendimento mais eficiente. Com base nessas informações, o cirurgião decidirá, em conjunto com o paciente e família, se a relação risco/benefício é favorável à intervenção.

Para o paciente, a iniciativa representará maior conforto e comodidade, já que em um único dia e local poderá ser assistido pela equipe para a avaliação pré-operatória. O paciente também receberá material educativo com informações e orientações de como proceder no dia da internação e cirurgia.

Por outro lado, o hospital ganhará com a otimização de leitos. A centralização evitará que pacientes com comorbidades sejam internados apenas para avaliações pré-operatória, ocupando leitos que poderiam ser dedicados a outros pacientes. O Centro de Avaliação Pré-operatória funcionará no Prédio dos Ambulatórios, das 7h às 18h.

Estrutura
Com seis consultórios, duas salas de enfermagem e uma área para discussão de casos, o local terá capacidade para 135 atendimentos por dia, 40% a mais da capacidade atual. O centro reunirá, em um mesmo espaço, atendimento do clínico geral, do anestesiologista, do cardiologista, do geriatra, do nefrologista, do pneumologista, do pediatra e da enfermagem. Essa equipe vai avaliar os riscos de complicações relacionadas às intervenções cirúrgicas frente ao estado de saúde do paciente e adotar as medidas adequadas para cada procedimento.

Com informações do SP Saúde
 
Fonte isaude.net

Quase 100% dos vídeos sobre doenças do coração que circulam na internet têm informações erradas

Assistir a vídeos incorretos é fazer a pessoa deixar de
acreditar nas orientações médicas
Pesquisa de estudante de medicina foi apresentada nesta quinta-feira (4) em congresso
 
Uma pesquisa realizada no Brasil mostra que quase 96% dos vídeos publicados no YouTube sobre as doenças do coração trazem informações incorretas. Os dados do estudo foram divulgados nesta quinta-feira (4) durante o 30º Congresso de Cardiologia da Socerj (Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro), no Centro de Convenções Sul América.
 
De acordo com a autora da pesquisa, Nathália Monerat, dos 1.152 vídeos analisados, apenas 50 (4,3%) apresentavam o conteúdo correto. A análise foi feita em seis meses sob orientação do cardiologista Jader Azevedo. Para selecionar os vídeos, ela também avaliou os recursos audiovisuais (slides e imagens em 3D), a graduação do autor, além do direcionamento do vídeo, ou seja, se ele foi feito por produção acadêmica ou de forma independente.
 
— Vi erros conceituais, de tratamentos [médicos] e nas fontes bibliográficas. Muitas vezes, a informação não condizia com o que está sendo procurado.
 
Entre os temas mais buscados pelos internautas, os de arritmia cardíaca (alterações dos batimentos cardíacos) eram os que tinham mais erros, seguido de hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. A ideia deste estudo surgiu a partir de outro trabalho feito durante a sua graduação no Centro Universitário de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
 
Segundo Nathália, uma das graves consequências de assistir a vídeos incorretos é fazer a pessoa deixar de acreditar em seu médico para seguir orientações da internet.
 
— Dependendo da gravidade da doença, essa atitude poderá prejudicá-lo.
 
Fuja das ciladas da internet
Apesar de a internet oferecer boas informações para o internauta, a pesquisadora ressalta que é muito importante que se verifique a qualidade das fontes utilizadas para produção do vídeo, além da formação profissional do autor. A credibilidade da informação dependerá de como e aonde o usuário da internet buscar.
 
— No caso de saúde, os sites de hospitais e sociedades brasileiras, como a Socerj, são fontes adequadas, pois apresentam notícias, pesquisas e artigos científicos com melhor embasamento teórico e mais atualizados.
 
Fonte R7

'UTI do crack' aposta em internação à força em SP

O novo serviço de desintoxicação de dependentes de crack da Prefeitura de São Paulo, a "UTI do crack" da gestão de Fernando Haddad (PT), vai trabalhar para mostrar que a internação compulsória pode ter resultados tão bons quanto a voluntária. Medida considerada polêmica na saúde, a internação compulsória é feita contra a vontade do usuário, por determinação da Justiça.

O responsável pela coordenação do hospital é o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, um dos entusiastas deste tipo de tratamento. Laranjeira trabalha para a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que ganhou a licitação para assumir o hospital em Heliópolis, na zona sul de São Paulo. Os pacientes começam a chegar no dia 21.

Laranjeira pretende criar um conselho comunitário para garantir transparência à gestão da unidade. "A internação compulsória é estigmatizada. Tecnicamente, contudo, garante bons resultados e é uma das maneiras mais efetivas de lidar com a dependência", afirma o psiquiatra.

O serviço vai se chamar Unidade de Atendimento ao Dependente (Unad), e substitui o Serviço de Atenção Integral ao Dependente (Said), que funcionou nos últimos três anos, sob responsabilidade da Sociedade Hospital Samaritano. O convênio com a entidade foi desfeito por Haddad em janeiro. O custo anual do Unad para os cofres públicos será de R$ 11,2 milhões, R$ 8 milhões a menos do que era gasto na gestão do Samaritano.

O enxugamento vai provocar mudanças nos serviços. O número de vagas permanecerá o mesmo: capacidade para 80 pacientes. Desses, 50 são para menores de 18 anos, 20 dos quais destinados a internações compulsórias de adolescentes.

A diferença principal será no tempo médio da internação. Sob o Samaritano, era de 3 a 6 meses. A ideia é reduzir esse período para 30 dias. Também foi enxugado o número de funcionários trabalhando no serviço. Caiu de 200 para menos de 100. "O período de desintoxicação leva cerca de 30 dias. Depois, o dependente vai receber atendimento em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e clínicas terapêuticas. Exceção são os casos de internação compulsória, que levam mais tempo para desintoxicar", diz o psiquiatra Juvenal Marques Oliveira Neto, da Secretaria Municipal da Saúde.
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
Fonte R7

Saiba como se proteger de doenças infecciosas em consultórios médicos e salões de beleza

Saiba como se proteger de doenças infecciosas em consultórios médicos e salões de beleza
 
A exposição de vários pacientes de uma clínica odontológica ao vírus da Aids, nos Estados Unidos. chamou a atenção pela falta de higiene. De acordo com o médico infectologista, Jean Gorinchteyn, para evitar o risco de contrair doenças infecciosas, a pessoa deve ficar atenta a higiene dos locais que frequenta, além de questionar a forma que os materiais utilizados são limpos.
 
Além disso, de acordo com o especialista, deve-se prestar atenção na organização do local. As chances de contrair alguma infecção serão maiores se o responsável pelo local não seguir as orientações básicas de higiene.
 
No Brasil, as leis de vigilância sanitária e a fiscalização são bem rigorosas. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige que agulhas e ampolas sejam descartadas após o uso. Já equipamentos cortantes, como bisturi e tesoura, devem ser lavados e esterilizados, pois o melhor meio para eliminar os vírus e as bactérias é o calor.

Assista ao vídeo:


 
Fonte R7

Pressão alta na gravidez pode agravar sintomas da menopausa

Pesquisadores holandeses avaliaram mais de 800 mulheres
 
Mulheres que apresentaram pressão alta durante a gravidez podem ter maior risco de desenvolver sintomas característicos da menopausa — como ondas de calor e suores noturnos — no futuro, segundo pesquisadores holandeses. O artigo foi publicado ontem (3) na versão online da revista da Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS).
 
O estudo observou a relação da pré-eclâmpsia — aumento da pressão arterial durante a gravidez — com os fogachos típicos da menopausa em 853 mulheres que visitaram uma clínica de cardiologia em Kampen, na Holanda.
 
Das 274 mulheres que tiveram hipertensão na gravidez , 82% apresentaram ondas de calor na menopausa. Além disso, a pesquisa também mostrou que nesse grupo o quadro tende a ser mais grave e duradouro.
 
Apesar de essa associação ainda não estar totalmente clara, os médicos alertam que a pré-eclâmpsia é fator de risco para as doenças cardiovasculares — que costuma ser mais frequentes no público feminino após a menopausa.
 
O estudo completo será publicado na edição impressa da revista em outubro de 2013.
 
Fonte R7

Casos de dengue sobem e Brasil deverá ter mais de 500 mil infectados neste ano, diz ministro da saúde

Funcionário aplica fumacê contra o mosquito transmissor
da dengue no Parque Vicentina Aranha, na Vila Adyana,
em São dos Campos, no Vale do Paraíba (SP)
Estados que têm mais casos registrados da doença são MG, SP e Goiás
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta quarta-feira (3) que o Brasil deve registrar este ano a mesma quantidade de casos de dengue de 2010, quando o país enfrentou uma epidemia da doença, com 580 mil casos notificados.
 
Os números vinham caindo no país em 2011 e 2012, mas voltaram a subir neste ano. Para o ministro, a troca de comando em diversas prefeituras, em janeiro de 2013, provocou a interrupção de ações de prevenção e combate à doença, contribuindo para o aumento de casos.
 
Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, Padilha alertou que há três anos, apenas dois tipos de dengue circulavam no país, contra quatro tipos em circulação atualmente.
 
Até o momento, segundo Padilha, os estados que mais registram casos da doença são Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Ele não chegou a citar, entretanto, os dados referentes a cada uma das secretarias de saúde em questão.
 
Fonte R7

Novo vírus semelhante ao da SARS pode causar infecção pulmonar letal

Um vírus novo e mortal que matou 11 dos 17 pacientes que se tratavam dele no Oriente Médio e na Grã-Bretanha parece provocar uma infecção profunda nos pulmões, afirmaram cientistas nesta quarta-feira.
 
Seis macacos utilizados em pesquisas e infectados com o novo coronavírus humano desenvolveram rapidamente pneumonia, alertaram especialistas dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos em carta publicada no New England Journal of Medicine.
 
Após serem expostos a amostras do vírus, os macacos rhesus adoeceram em 24 horas e os sintomas incluíram febre alta, falta de apetite, tosse e respiração rápida.
 
As doenças dos macacos parecem durar alguns dias antes que os sintomas clínicos desapareçam. Depois de praticar eutanásia nos macacos, os cientistas descobriram lesões avermelhadas e áreas roxas mais escuras de inflamação pulmonar nos pulmões dos animais.
 
"Vimos que ele se replica dentro dos pulmões dos macacos, o que potencialmente poderia explicar melhor a doença em humanos", explicou por telefone à AFP o cientista Vincent Munster, dos Laboratórios de Doenças Infecciosas das Montanhas Rochosas, vinculados aos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), em Montana.
 
"Isto explica em parte porque este vírus poderia ser potencialmente fatal. Caso se replique dentro dos pulmões, pode acabar destruindo a habilidade pulmonar de captar oxigênio e eventualmente causar uma doença severa", acrescentou Munster.
 
Falência dos rins tem sido vista em pessoas falecidas pela doença, que foi detectada pela primeira vez no ano passado.
 
A pesquisa com animais é um "primeiro passo para saber o que o vírus faz nos humanos" e poderá ajudar os especialistas a reduzir as estratégias de vacinação e opções antivirais para intervenção, afirmou à AFP.
 
A carta ao New England Journal of Medicine é a primeira a descrever uma pesquisa animal feita sobre o vírus. Segundo Munster, as tentativas anteriores para estudá-lo em hamsters foram de pouca utilidade.
 
Mas ainda há muitas perguntas sobre o vírus, que se parece ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), surgida no sudeste da Ásia há uma década - e a gripe aviária na forma como afeta os pulmões.
 
Formalmente a doença é chamada hCoV-EMC/2012 de coronarívus humano do Centro Médico Erasmus, nome herdado da instituição de saúde holandesa que o identificou.
 
Segundo Munster, a amostra viral fornecida aos cientistas no laboratório das Montanhas Rochosas pelo instituto holandês para a pesquisa com macacos não parece causar a forma severa da doença que foi observada em humanos.
 
Isto poderia indicar que há casos mais brandos em circulação entre humanos ou poderia refletir uma diferença na forma como primatas e humanos reagem à infecção.
 
A pesquisa atual limitou-se a estudar casos em pessoas que foram hospitalizadas com a forma severa da doença.
 
A Organização Mundial da Saúde reportou no fim de março que um homem de 73 anos dos Emirados Árabes Unidos foi a 11ª vítima fatal deste novo coronavírus. A OMS documentou um total de 17 casos da doença em todo o mundo.
 
Fonte R7

Demência custa mais caro do que o câncer nos Estados Unidos

A demência tem um custo anual superior ao do câncer ou das doenças do coração nos Estados Unidos, atingindo valores anuais que vão de US$ 157 bilhões a US$ 215 bilhões, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.
 
Muitos dos custos derivam dos cuidados de longo prazo exigidos para as pessoas que sofrem de demência, e espera-se que os gastos dobrem em 2040 com o envelhecimento da população, advertiu o estudo feito pela organização sem fins lucrativos RAND Corporation, que será publicado na edição de 4 de abril do New England Journal of Medicine.
 
"A carga econômica de cuidar de pessoas com demência nos Estados Unidos é cada vez maior", afirmou Michael Hurd, autor principal do estudo e economista sênior da RAND.
 
"Nossas descobertas apontam a urgência dos recentes esforços federais para desenvolver um plano coordenado com a finalidade de resolver o impacto crescente da demência na sociedade americana", acrescentou.
 
Atualmente, 5,3 milhões de americanos sofrem de doenças como o Alzheimer, a forma mais comum de demência, segundo os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC, federal).
 
Espera-se que em 2050 o número de pessoas com Alzheimer alcance o dobro ou mais, devido ao envelhecimento da população, afirmou o CDC.
 
Em 2011, o presidente Barack Obama sancionou a Lei do Projeto Nacional do Alzheimer, que trata em parte de registrar os custos da demência para o governo e a sociedade.
 
A demência afeta 15% das pessoas com idades acima de 70 anos e custa para a sociedade entre 41.000 e 56.000 dólares por pessoa anualmente, segundo o estudo da New England Journal of Medicine.
 
"Nossos cálculos sugerem que o envelhecimento da população americana resultará em um aumento de 80% em todos os custos sociais por adulto em 2040", afirmou.
 
"Nossas estimativas situam a demência entre as doenças com maior custo para a sociedade", emendou.
 
Quando os pesquisadores consideraram os custos diretos dos cuidados e não os informais, a demência representava um gasto de US$ 109 bilhões anuais em comparação com os US$ 102 bilhões das doenças cardíacas em 2010. Já o câncer custou US$ 77 bilhões.
 
Segundo especialistas, os gastos informais com pacientes com demência levam a supor um peso ainda maior nos custos.
 
"Muitos gastos são com tratamentos informais", disse Mary Sano, diretora do Centro de Pesquisas do Mal de Alzheimer, no Centro Médico Monte Sinai, em Nova York.
 
O programa de assistência governamental Medicare cobre apenas 10% dos custos por ano, segundo Sano, que não participou do estudo.
 
As estimativas do estudo do RAND foram menores do que as recentes cifras divulgadas pela Associação do Alzheimer, que as situou em US$ 172 bilhões em 2010.
 
Fonte R7

Prefeitura de Araras - SP abre vagas para Médico

A Prefeitura Municipal de Araras, estado de São Paulo, lançou o edital nº 02/2013 de processo seletivo com objetivo de contratar, por tempo determinado, 11 médicos de diversas especialidades, além de formar cadastro de reserva.
 
Há oportunidades para médicos Dermatologista, Psiquiatra, PSF, Pediatra, Ginecologista, Pneumologista, Ortopedista e Socorristas Adulto e Infantil. A remuneração pode chegar a R$ 9.781,00 e as jornadas de trabalho variam entre 10 e 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas até 10 de abril de 2013, na Coordenadoria de Recursos Humanos, à Rua Pedro Álvares Cabral, 83, Centro, Araras- SP, das 10 às 16 horas.
 
A seleção constará de avaliação de títulos, que deverão ser entregues no ato da inscrição. Após o período de inscrição, novos títulos e/ou comprovantes podem ser apresentados, no máximo, até o dia 12 de abril.
 
O processo seletivo terá prazo de validade de 02 (dois) anos, contados a partir da data da publicação do termo de homologação.

Concurso Iamspe (SP)

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE) publicou os editais 091 e 092/2013 de concurso público com intuito de preencher 71 vagas e formar cadastro reserva para a função de Técnico de Enfermagem.
 
Os interessados devem ter Ensino Médio completo e Curso de Técnico de Enfermagem. Os contratados irão atuar no Hospital do Servidor Público Estadual e nos Centros de Assistência Médico - Ambulatorial, recebendo salário de R$ 1.334,74 em carga horária de 30 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 38,00, serão realizadas exclusivamente via internet, mediante acesso ao site www.nossorumo.org.br, até 18 de abril de 2013.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 19 de maio de 2013. A data e os locais de realização da prova serão divulgados oportunamente por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial do Estado.
 
O prazo de validade deste Concurso Público será de 2 anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério do IAMSPE, uma única vez e por igual período.

Concurso Hospital Regional Sul (SP)

O Hospital Regional Sul, Estado de São Paulo, abriu concurso público, por meio dos editais 002 e 003/2013, para contratação de Médico Pediatra e Médico com especialidade em Neurocirurgia.
 
São oferecidas 6 vagas, devendo os profissionais contratados cumprirem carga horária de 20 horas semanais, com direito à remuneração de R$ 2.650,00, acrescida de Produtividade Médica no valor de até R$ 2.512,50.
 
As inscrições serão recebidas entre os dias 1º e 30 de abril de 2013, das 10 às 16 horas, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho, nº 227, Santo Amaro - São Paulo.
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.crh.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-recursos-humanos ou retirá-la no local de inscrição. A taxa é de R$ 63,92.
 
O concurso, que terá validade de dois anos, prorrogável uma vez por igual período, constará de prova de conhecimentos específicos (aplicada provavelmente no dia 05 de maio de 2013) e avaliação de títulos.

Hospital Maternidade Interlagos - SP abre concurso público

Considerado referência em maternidade no Estado de São Paulo, o Hospital Maternidade Interlagos Waldemar Seyssel - Arrelia divulgou edital n° 26/2013 de concurso público destinado à contratação de 01 Agente Técnico de Assistência à Saúde (Farmacêutico).
 
O vencimento inicial da classe será de R$ $ 1.269,00 e demais benefícios de acordo com a unidade e legislação vigente, acrescido de prêmio incentivo no valor de até R$ 1.000,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
Inscrições e seleção
 As inscrições serão realizadas no período de 08 a 12 de abril de 2013, das 10h às 16h, no Núcleo de Seleção - RH, na unidade detentora do certame, sito à Avenida Interlagos, nº. 7001, Cidade Dutra, São Paulo. O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame, lembrando que o valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
O concurso público constará de Prova Objetiva e Avaliação de Títulos. A prova será realizada na cidade de São Paulo, no período da manhã ou tarde.
 
Este certame terá validade de 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde.

Concurso Hospital das Clínicas de Botucatu – SP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - HCFMB, Estado de São Paulo, divulgou os editais 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12 e 13/2013, para realização de concurso público com a intenção de preencher 229 vagas para as classes de Técnico de Enfermagem, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicólogo, Enfermeiro, Clínica Médica e Médico (nível técnico e superior). A seleção está sob a responsabilidade da empresa CAIP e o salário oferecido pode chegar até R$ 2.650,00.
 
As inscrições, nos valores de R$ 24,70 e R$ 44,62, serão realizadas, via internet, até às 23h59 do dia 05 de abril de 2013, no site www.caipimes.com.br.
 
A prova será aplicada na cidade de Botucatu, com data prevista para o dia 05 de maio de 2013. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização da prova serão divulgadas, oportunamente, podendo também ser conferidos nos sites www.caipimes.com.br e www.hc.fmb.unesp.br e por meio dos Cartões Informativos que serão encaminhados aos candidatos via e-mail.
 
O concurso terá validade de 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação.

Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos - SP abre vagas

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, no Estado de São Paulo, publicou edital N° 005/2013 de Processo Seletivo Simplificado para contratação por tempo determinado de quatro Médicos, na especialidade de Clínica Médica. A contratação será em caráter temporário, com jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Para participar, o candidato precisa possuir Residência Medica Completa em Clínica Médica, emitido pela Associação Medica Brasileira (AMB), ou Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e/ou Título e/ou certificado de Especialista em Clínica Médica, emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB) ou Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

As inscrições serão realizadas no período de 11 a 28 de março e 1 a 5 de abril de 2013, das 08h das 16h, na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Av. Emílio Ribas, 1819- Gopouva- Guarulhos- SP.
 
O certame constará de Análise Curricular (de caráter eliminatório). Após a publicação da Classificação Final, a convocação para a escolha dos contratos será feita por Edital publicado no Diário Oficial do Estado com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis, respeitando-se rigorosamente a ordem de classificação.

CEDEME - SP lança edital de concurso público

O Centro de Desenvolvimento do Portador com Deficiência Mental (CEDEME), na cidade de Itu, interior paulista, lançou o edital nº 006/2013, para comunicar a realização de concurso público com o intuito de contratar dez novos técnicos em enfermagem (nível médio). O vencimento oferecido é de R$ 1.028,74, mais R$ 306,00 por gratificação de incentivo, e a jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
  
As inscrições serão feitas entre os períodos de 15 a 19 de abril e de 22 a 26 de abril de 2013, das 9 às 15 horas, na sede do CEDEME, localizado na Rodovia Waldomiro Correa de Camargo,nº 55, Km 63, bairro Tapera Grande, Pirapitingui - Itu/SP. O valor da taxa de inscrição é de R$ 42,61.
 
Os candidatos interessados devem levar a ficha de inscrição, que consta no site www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-recursos-humanos/homepage/acesso-rapido/concursos-abertura-de-inscricoes/candidato/, com cópias de documentos de identificação, além de comprovante do curso de técnico em enfermagem e comprovação de registro no Conselho Regional de Enfermagem (como técnico) e curriculum vitae.
 
O concurso público constará de valoração de títulos e prova objetiva, a qual será aplicada na data provável de 26 de maio de 2013, na cidade de Itu/SP, em horários e locais que serão informados antecipadamente pelo site www.imprensaoficial.com.br.
 
As contratações serão feitas pela ordem de classificação, de acordo com as necessidades do CEDEME.

Vagas de estágios na CEAGESP

A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) publicou edital de processo seletivo para estagiários de nível superior dos cursos de Administração de Empresas, Agronomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Engenharia (Civil, Elétrica e Mecânica), Nutrição e TI (Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas da Informação).
 
As vagas são destinadas a Região Oeste de São Paulo e terão carga horária de 6 h/dia, dentro do horário de comercial. Podem participar estudantes que estejam entre o 2º semestre e o 9º semestre, desde que possuam disponibilidade para permanecer de 6 a 24 meses em estágio.
 
Benefícios: Bolsa-auxílio, auxílio transporte, auxílio lanche, seguro de acidentes pessoais, descanso remunerado após um ano de estágio.
 
Inscrições: As inscrições poderão ser efetuadas de 2 de janeiro a 30 de junho de 2013, no endereço eletrônico www.ciee.org.br.
 
Seleção: O certame constará de Provas Presenciais e de Entrevistas Individuais com o gestor da área solicitante.

Concurso Caixa 2013

A Caixa Econômica Federal disponibilizou novo edital (01/2013/NS) para realização de concurso público, visando a contratação de 72 profissionais e também para a formação de cadastro reserva. As oportunidades são para os cargos de Médico do Trabalho (5 vagas) e Engenheiro Civil (67 vagas), distribuídas entre os polos do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo (Campinas, Bauru), Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e Ceará.
 
A remuneração para o cargo de Médico do Trabalho com 20 horas semanais é de R$ 4.158,00 e a exigência é graduação em Medicina, acompanhada de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), além de Especialização em Medicina do Trabalho. Já para disputar as vagas de Engenheiro, é necessário ter graduação/bacharelado em Engenharia Civil. A remuneração para este cargo chega a iniciais R$ 8.315,00 e a jornada será de 40 horas semanais.
 
Além do vencimento básico, os contratados terão direito às seguintes vantagens: participação nos lucros e nos resultados, possibilidade de participação em Plano de Saúde e em Plano de Previdência Complementar, auxílio Refeição/Alimentação e auxílio Cesta/Alimentação.
 
As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela página da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), no período entre 28 de março e 19 de abril de 2013, considerando o horário de Brasília. A taxa custa R$ 140,00 para Engenheiro Civil e R$ 97,00 para Médico do Trabalho.
 
A banca da Fundação Carlos Chagas avaliará os candidatos por meio de três etapas, a saber: Provas Objetivas e Provas Discursivas (1ª), Avaliação de Títulos (2ª) e Exames Médicos Admissionais (3ª).
 
A primeira etapa está prevista para o dia 19 de maio de 2013 e as cidades de provas serão Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Bauru, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis (Engenheiro Civil), ou Manaus, Fortaleza, Florianópolis e São Paulo (Médico do Trabalho).
 
Da avaliação de títulos poderão participar os candidatos considerados habilitados na Prova Discursiva, para ambos os cargos.
 

Prefeitura de Campinas (SP) abre 100 vagas para médicos

Com a finalidade de preencher 100 novas vagas de trabalho, a Prefeitura de Campinas, cidade localizada a 99 km da Capital, em São Paulo, abriu edital de processo seletivo N° 004/2013 para o cargo de médico. As chances são distribuídas nas áreas de Clínica Geral (75 vagas), Pediatria (20 vagas) e Psiquiatria (5 vagas), cujos salários vão até R$ 5.792,79.
 
Além do salário base, os profissionais também receberão os seguintes adicionais:

- Prêmio Produtividade, variando entre R$ 333,00 e RS 3.900,00, de acordo com o local e a jornada de trabalho;

- Adicional de Atendimento Emergencial, de acordo com o artigo 32, da Lei Municipal nº 12.985/07.
 
As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas no período de 02 a 04 de abril de 2013, até às 23h59, exclusivamente via Internet, no endereço www.campinas.sp.gov.br.

De acordo com as informações disponibilizadas na ficha de inscrição, os candidatos serão pontuados pelo critério do tempo de formação na graduação em medicina e a formação complementar. Os títulos referentes à formação complementar somente serão pontuados se tiverem estrita relação com a especialidade para a qual o candidato tenha optado.

A classificação preliminar dos candidatos habilitados no certame será publicada em Diário Oficial do Município, podendo ser consultado através do endereço eletrônico www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial. A data prevista para esta publicação é 09 de abril de 2013.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

SESAU do Tocantins abre Processo Seletivo

A Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins (SESAU) disponibilizou edital para seleção de Instrutores do Curso de Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde. A oferta é de seis vagas na função, que deverá ser exercida no município de Palmas/TO. O curso será na modalidade presencial e terá duração total de seis meses, com início previsto para o mês de junho e termino no mês de novembro de 2013.
 
Podem se inscrever servidores públicos federais, estaduais ou municipais, que possuam graduação em Ciências da Saúde, pós-graduação em qualquer área da Saúde ou Educação, experiência docente na área do curso ou áreas relacionadas com Saúde Pública ou Saúde Coletiva e experiência profissional na área de processos educacionais em saúde.
 
O processo de inscrição será gratuito, permanecendo aberto no período de 01 a 12 de abril de 2013. Os candidatos deverão se dirigir, pessoalmente ou por procuração simples, à Secretaria Geral de Ensino da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde, situada na Quadra 606 Sul, APM- 07, Alameda Portinari, Palmas – TO, CEP: 77.022-062. Será necessário apresentar os seguintes documentos: Ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, conforme modelo constante no Anexo I, do edital; Declaração de liberação, assinada pela chefia imediata, constando a função exercida pelo servidor (a) e, autorizando a participação integral nas atividades do curso; Currículo atualizado, com todos os documentos comprobatórios; e Documentos pessoais.
 
A avaliação dos inscritos será feita por meio de análise de currículo, apresentação da micro aula (de 15 até 19 de abril de 2013) e participação na oficina de planejamento didático-pedagógico, a ser realizada nos dias 08, 09 e 10 de maio de 2013.
 
O resultado provisório do Processo Seletivo será divulgado na data provável de 26 de abril de 2013, no sítio eletrônico da SESAU - TO (www.saude.to.gov.br) e no Diário Oficial do Estado.
 
Veja o Edital completo (SESAU/nº 25/2013), disponível no Diário Oficial do Estado, a partir da página 48.

Vagas de estágio no TCE - CE

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) lançou edital de abertura do 5º processo seletivo para estágio remunerado de nível superior. Ao todo, serão ofertadas 76 vagas para estudantes nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia Civil, Informática e Pedagogia.
 
Os candidatos selecionados farão jus a uma bolsa mensal no valor de R$ 803,42 e auxílio-transporte. O estágio terá duração de 20 horas semanais, distribuídas em 04 horas diárias, de segunda a sexta-feira.
 
Para concorrer às vagas, os acadêmicos deverão estar devidamente matriculados e terem cursado no mínimo 40% e no máximo, 80% dos créditos do respectivo curso de nível superior nas áreas acima discriminadas, além de média global igual ou superior a 7 (sete).
 
As inscrições serão realizadas até o dia 14 de abril de 2013, através do site do CIEE - www.ciee.orgtr, devendo o candidato imprimir o respectivo comprovante de inscrição.
 
O processo seletivo será composto de três fases: provas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, análise do Histórico Acadêmico e entrevista.

As provas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, juntamente com a Entrevista (questionário comportamental), serão realizadas no dia 28 de abril de 2013, no horário de 09 horas às 12 horas (horário local), na Faculdade Darcy Ribeiro — Av.Heráclito Graça, 400 — Centro — Fortaleza — Ceará.
 
Os gabaritos das provas e caderno de questões serão publicados no dia 29 de abril de 2013 no site do Centro de Integração Empresa — Escola (www.ciee.orgtr).
 
O certame terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado final e a convocação do estagiário obedecerá, rigorosamente, a ordem de classificação.

IFPE abre vagas para professores

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou o edital nº 32/2013 com o objetivo de contratar professores temporários e substitutos para o campus de Ipojuca. São quatro (04) vagas para lecionar as disciplinas Produção Industrial; Controle e Processos Industriais e Ambiente, Saúde e Segurança. A jornada de trabalho será de 20 ou 40 horas semanais e os vencimentos poderão ser de até R$ 4.649,65.
 
INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas entre os dias 15 e 19 de abril de 2013, na Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus, localizada na Rodovia PE 60, Km 14, Ipojuca-PE, sendo que o requerimento de inscrição pode ser encontrado no site ipojuca.ifpe.edu.br. Os valores das taxas variam de R$ 40,00 a R$ 55,00.
 
O candidato deve levar à Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Ipojuca cópias de documentos de identificação, os títulos e a guia de recolhimento da taxa de inscrição já paga.
 
SELEÇÃO
O processo seletivo será composto de prova de títulos e prova de conhecimentos práticos específicos. O resultado da análise dos títulos está agendado para 23 de abril de 2013, assim como a divulgação do calendário para a prova de conhecimentos práticos específicos.
 
O resultado final do Processo Seletivo será divulgado na data provável de 08 de maio de 2013, a partir das 17 horas, no site do IFPE - Campus Ipojuca (http://ipojuca.ifpe.edu.br).
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de até 1 (um) ano, a contar da data da publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

Vagas de estágio na Prefeitura de Vera Cruz - RS

A Prefeitura de Vera Cruz, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital nº 045/2013 de processo seletivo, visando a formação de cadastro reserva para estagiários de níveis médio e/ou técnico e superior, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.
 
A bolsa auxílio varia de R$ 550,00 e R$ 750,00, mais auxílio transporte, em carga horária de trabalho de 30 (trinta) semanais.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 14 de abril de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 20,00 e R$ 30,00.
 
Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão utilizar-se deste serviço, para inscrição, dirigindo-se à Biblioteca Virtual do Município, sita à Rua Jacob Schneider, 111, de segunda à quinta-feira, no horário das 07h30min às 11h30min e das 15h00 às 17h00, onde será disponibilizado atendimento para efetuar sua inscrição, sem nenhum custo adicional, até o dia 14 de abril de 2013.
 
A prova objetiva, para todas as áreas, será aplicada em 04 de maio de 2013, no Município de Vera Cruz, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 23 de abril de 2013.
 
O certame terá validade por 1 ano a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Ângulo (PR) 2013

A Prefeitura de Ângulo, Estado do Paraná, lançou os editais 003 e 004/2013 de concurso público destinado ao provimento de 04 vagas para os cargos de enfermeiro, professor (educação especial - libras), psicólogo e médico PSF (nível superior, magistério). Os salários podem chegar até R$ 5.930,00 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 11 de abril de 2013, por meio do endereço eletrônico da organizadora KLC (www.klcconcursos.com.br), onde também estão acessíveis os editais. As taxas variam de R$ 50,00 e R$ 120,00 e o pagamento deve ser feito até 12 de abril, respeitando o horário dos bancos.
 
A realização da prova está prevista para o dia 28 de abril de 2013, na cidade de Ângulo - PR, em horário e o local que serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições. As provas poderão ocorrer no período matutino e/ou vespertino, submetendo-se o candidato às condições estabelecidas neste edital, ao qual não poderá alegar desconhecimento. O gabarito preliminar da prova escrita objetiva será divulgado no dia 29 de abril de 2013.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Vagas de estágio nos Correios de São Paulo

Estudantes de São Paulo que estejam matriculados em cursos de nível médio/técnico terão oportunidades na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). É que a Diretoria Regional de São Paulo Metropolitana publicou edital N° E-046/2013 visando preencher 55 vagas e constituir cadastro de reserva de estagiários. Os salários podem chegar até R$ 613,47 e a jornada a ser cumprida será de 04 horas diárias (20 horas semanais).

Das vagas oferecidas, 34 são para o turno matutino e 21 para o turno vespertino nas cidades São Paulo/SP, Osasco, Santo André, Santos, Mogi das Cruzes e Guarulhos. Fica assegurado às pessoas com deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas (Lei 11.788, de 2008).
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 18 de abril de 2013. Os estudantes interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site dos Correios (www.correios.com.br/institucional/concursos/correios).

Este certame será composto de 2 etapas: análise curricular (classificatória e eliminatória) e análise de documentos (eliminatória). O resultado final será divulgado no site dos correios.
 
O processo seletivo terá validade de seis meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos.

Prefeitura de Bujari - AC publica edital de processo seletivo

Com intuito de ampliar o quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Bujari, estado do Acre, lançou o edital Nº 001/2013 de processo seletivo para contratação temporária e formação de cadastro reserva (CR).
 
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social (CR) e Psicólogo (CR), com exigência de ensino superior, além de Monitor do PETI (02 vagas), Orientador Social (CR) e Educador Social (CR), que exigem escolaridade de nível médio. Os profissionais irão atuar no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Projovem Adolescente e no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em jornada de 40 horas semanais, com remuneração de até R$ 1200.
 
Inscrições e Seleção
Para participar do processo seletivo, os interessados deverão se inscrever no dia 04 de abril de 2013, na sede do PETI, situada na Rua José Maciel, nº 073, Centro de Bujari, no horário das 8 às 12 horas e das 14h às 16h30. Na ocasião, os candidatos devem entregar a ficha de inscrição preenchida e o currículo vitae. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A seleção será composta por análise curricular e entrevista, que será realizada no dia 10 de abril de 2013, na sede do PETI, das 8 às 12 horas e das 14h às 16h30. A contratação será por prazo de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
 
O edital completo está disponível no Diário Oficial do Acre (03/04/13), a partir da página 99.

Concurso UFVJM - MG

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Estado de Minas Gerais, lançou o edital n° 72/2013 de concurso público com o objetivo de contratar 10 Professores Auxiliares para atuar no Campus Diamantina e Teófilo Otoni. A remuneração será de até R$ 8.049,77.
 
As oportunidades são para áreas de Administração Pública, Física e Estágio Supervisionado, Ensino de Física e Estágio Supervisionado, Matemática e Estágio Supervisionado, Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado, Pedagogia, Química e Estágio Supervisionado e Ensino de Química e Estágio Supervisionado.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 30 de abril de 2013, de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30 e de 14h às 17h, exceto feriados, na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Prédio da Reitoria no Campus JK. Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5000 – Alto da Jacuba - Diamantina- (38) 3532-1200 – Ramal 1354.
 
O concurso abrangerá as provas:
- Escrita;
- Didática (com entrega do plano de aula);
- Defesa de Linha de Pesquisa;
- Títulos.
 
O período de realização das provas do concurso será informado e divulgado no site institucional (UFVJM), com prazo mínimo de 10 (dez) dias úteis de antecedência.
 
O prazo de validade do concurso será de 12 meses, contado a partir da data de publicação da homologação do concurso no DOU, podendo ser prorrogado por igual período, mediante solicitação do Colegiado de Curso.

Vagas de estágio na Prefeitura de Alto Rio Novo (ES)

A Prefeitura Municipal de Alto Rio Novo, Estado do Espírito Santo, lançou edital de processo seletivo de estagiários de nível superior n° 003/2013.
 
O processo seletivo simplificado destina-se ao preenchimento de dez vagas de estágio para o ano de 2013, no curso de Pedagogia.

As inscrições serão realizadas nos dias 04 e 05 de abril de 2013, na Secretaria Municipal de Educação, no horário de 8 às 16 horas.
 
Maiores informações na Secretaria Municipal de Educação pelos telefones: 27 3746-1743 / 3746-1634, ou pelo email: educacaoarn@gmail.com.

Concurso UFRJ 2013

A Universidade Federal do Rio de Janeiro divulgou o edital nº 63/2013 que promove concurso público para o provimento de 111 vagas para o cargo de Técnico Administrativo, com exigência de nível superior ou intermediário. Os salários podem chegar a R$ 3.138,70, mais auxílios, e a carga horária pode chegar a até 40 horas semanais.
 
As chances são para Médico, Administrador, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Odontólogo, Técnico de Laboratório, Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia.

As inscrições serão efetuadas, unicamente, via internet por meio do site eletrônico http://concursos.pr4.ufrj.br, no período compreendido entre as 10 horas do dia 24 de abril e as 23 horas e 59 minutos do dia 12 de maio de 2013, considerando-se o horário oficial de Brasília. O valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00 para os cargos de nível superior e de R$ 70,00 para os cargos de nível intermediário.

As provas Objetiva Geral e Objetiva Específica serão aplicadas na data provável de 07 de julho de 2013, no município do Rio de Janeiro. O gabarito será divulgado na data prevista de 08 de julho de 2013, pela internet.
 
As provas práticas para os candidatos ao cargo/área de atuação de Médico - Cardiologista estão previstas para serem aplicadas no período compreendido entre 16 e 20 de setembro de 2013.

O prazo de validade do concurso público será de um ano a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da UFRJ.

Estudo liga calvície a problemas do coração

Estudo liga calvície a risco de doenças cardíacas (Foto: BBC)
BBC
Estudo liga calvície a risco de doenças cardíacas
Pesquisadores japoneses concluíram que homens que perdem cabelo no topo da cabeça tem mais chances de sofrer doenças cardíacas
 
Homens que perdem cabelo no topo da cabeça têm mais chances de sofrer de problemas cardíacos, segundo um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão.
 
A pesquisa, que analisou 37 mil homens, sugere que os calvos têm 32% mais probabilidade de desenvolver males do coração. O estudo foi divulgado na publicação online britânica "BMJ Open".
 
Apesar de terem concluído que há uma relação entre a escassez de cabelos e doenças coronárias, os pesquisadores ponderam que o risco desses males é maior em fumantes e obesos.
 
"Nós encontramos um elo [entre calvície e problemas do coração], mas ele não é tão forte quanto outros, como fumo, altos níveis de colesterol, pressão alta e obesidade", afirmou à BBC o pesquisador Tomohide Yamada, da Universidade de Tóquio.
 
A mudança da estrutura capilar é uma realidade para muitos homens. Grande parte fica com o cabelo mais ralo aos 50 anos e, aos 70, cerca de 80% sofrem de alguma perda capilar.
 
No entanto, o estudo sugere que homens com 'entradas' não correriam mais riscos de desenvolver as doenças.
 
Vida saudável
Yamada enfatizou que homens jovens com perda de cabelo no topo da cabeça deveriam levar um estilo de vida saudável, mas descartou que eles devem ser examinados apenas para tentar identificar problemas cardíacos.
 
Os pesquisadores afirmam que não há uma explicação clara para os resultados do estudo, acrescentando que entre as possíveis causas estariam aumento da sensibilidade aos hormônios masculinos, resistência à insulina e inflamação dos vasos sanguíneos.
 
A enfermeira-cardiologista Doireann Maddock, da British Heart Foundation, disse que apesar de os resultados serem interessantes, homens que perdem cabelos "não devem ficar assustados" com a conclusão da pesquisa.
 
"Outros estudos ainda devem ser feitos para confirmar a ligação entre calvície e problemas cardíacos. Por enquanto, é mais importante prestar atenção na circunferência [da barriga] do que na perda capilar".
 
Ela acrescenta: "perda de cabelo hereditária pode estar fora do seu controle, mas muitos outros fatores de risco para doenças coronárias não estão. Parar de fumar, manter um peso saudável e ser o mais ativo possível são coisas que podem ser feitas para proteger seu coração".
 
Fonte R7

Impressora 3D 'devolve' rosto a britânico

Modelo produzido em nylon (Foto: Andrew Dawood)
Modelo produzido em nylon
(Foto: Andrew Dawood)
Desfigurado após câncer, paciente volta a fazer planos para casamento
 
A tecnologia para impressão em 3D começa a ganhar espaço no campo da medicina, beneficiando pacientes que precisam de próteses faciais para encobrir depressões provocadas por acidentes ou doenças.
 
Na Grã-Bretanha, cientistas decidiram apostar na ideia e mudaram a vida de um paciente que vive na pequena cidade de Waltham Abbey, a 24 quilômetros de Londres.
 
Eric Moger, de 60 anos, recebeu uma prótese facial para cobrir uma grande depressão causada por um tumor maligno no lado direito do rosto, diagnosticado há quatro anos.
 
Essa foi a primeira vez no país que uma prótese facial foi desenhada e moldada por uma impressora 3D, capaz de criar objetos tridimensionais a partir de comandos enviados por um software de modelagem.
 
''Este é um equipamento que possui ferramentas a laser para cortar, esculpir e moldar peças de plástico, silicone, nylon e até metais como o titânio, com muito mais precisão e rapidez'', disse à BBC Brasil o cirurgião-dentista Andrew Dawood, responsável pelo projeto que desenvolveu a prótese de Moger.

Eric Moger e a esposa, Karen Hunger, vão se casar (Foto: Andrew Dawood)
Eric Moger e a esposa, Karen Hunger, vão se casar (Foto: Andrew Dawood)
 
Vida nova
Para Eric, a mudança não foi apenas estética, mas funcional. A prótese, que se ajusta perfeitamente ao rosto, permite ao paciente produzir um movimento maxilar mais adequado para comer e ingerir líquidos. Antes do procedimento, a alimentação de Moger era feita por meio de um tubo diretamente ligado a seu estômago.
 
Mas não foi somente a saúde de Eric que melhorou. Sua vida social também passou por uma revolução após a cirurgia.
 
''Agora, tenho planos de realizar meu casamento, que teve de ser cancelado quando descobri o câncer. Mal posso esperar para me casar e retomar minha vida'', disse o paciente ao jornal 'Telegraph'.

O pacidente Eric Moger (Foto: Andrew Dawood)
O pacidente Eric Moger (Foto: Andrew Dawood)

Avanço
Após a agressiva cirurgia para a retirada do câncer que salvou a vida de Moger, o cirurgião responsável pelo caso, Nicholas Kalavresos, da University College London, encaminhou o paciente para a colocação da prótese. Na época, Kalavresos identificou que cirurgias plásticas tradicionais para recuperar a face do paciente não seriam bem-sucedidas, especialmente após as várias sessões de quimioterapia e radioterapia que tornariam a pele menos adequada ao procedimento.
 
Eric foi posteriormente encaminhado ao cirurgião-dentista britânico Andrew Dawood, que liderou os procedimentos para a produção da prótese a partir de um modelo digital perfeito do crânio do paciente.
 
A grande diferença entre a prótese de Moger e as outras convencionais está na precisão com que o silicone e os demais materiais da peça são cortados e moldados para se ajustarem perfeitamente ao rosto do paciente e simularem a aparência de 'face'.
 
''Nós utilizamos três técnicas diferentes para chegar ao novo rosto de Moger: o raio-x digital, a tomografia computadorizada e um software de modelagem tridimensional. Isso nos deu a precisão necessária que a impressora 3D pudesse recriar o modelo perfeito do crânio do paciente e, posteriormente, da prótese'', explicou Dawood à BBC Brasil.
 
Outra vantagem da técnica está na rapidez e maior conforto, já que ''o método tradicional é mais lento e exige a criação de diversos moldes faciais criados com gesso e silicone diretamente no rosto do paciente''.
 
Desafio
Há pouco mais de dois anos, Dawood decidiu aceitar o desafio de utilizar pela primeira vez o processo chamado de impressão 3D, hoje bastante disseminado na indústria para a produção de materiais que vão de peças de carro a componentes de televisão.
 
Utilizando uma máquina de ressonância digital, o rosto de Moger foi milimetricamente digitalizado e, posteriormente, projetado num modelo 3D no computador. Após esse procedimento, um molde da cabeça do paciente, com todas as características faciais depois da retirada do tumor, foi produzido em nylon pela impressora 3D.
 
A partir dessa peça de nylon, Dawood pôde assim recriar uma estrutura em titânio para recompor o osso da área afetada e, em seguida, desenhar a prótese de silicone que imita a pele humana para cobrir a superfície do rosto de Moger.
 
O resultado trouxe mais esperança a Eric, que voltou a fazer planos para o casamento e a sair de casa mais frequentemente para passear com a noiva, Karen Hunger.
 
Fonte G1

Campanha de vacinação contra gripe quer imunizar 31,3 milhões em abril

Ministério da Saúde vai distribuir 42,9 milhões de doses em 65 mil postos. Ação nacional ocorrerá entre os dia 15 e 26 e inclui oito grupos prioritários.
 
O Ministério da Saúde anunciou em Brasília, que pretende imunizar 31,3 milhões de brasileiros na 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai ocorrer de 15 a 26 de abril em 65 mil postos de saúde do país.
 
A meta representa cerca de 80% do público-alvo da ação, que é de 39,2 milhões. No ano passado, 26 milhões de pessoas receberam a vacina, o que representou 86,3% do público alvo.
 
Ao todo, serão distribuídas este ano 42,9 milhões de doses, que protegem contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B.
 
O grupo prioritário que será vacinado abrange gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos, idosos a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais da saúde, doentes crônicos ou imunodeprimidos e mulheres até 45 dias após o parto (novo grupo). Com a inclusão dessas pacientes, deve haver um aumento de 30% no número de pessoas consideradas o público-alvo, saltando de 30 milhões para 39,2 milhões.
 
"Estamos reforçando neste ano que as mulheres, até 45 dias depois do parto, também devem se vacinar por dois motivos: primeiro porque elas têm as mesmas condições que indicavam a vacinação durante a gestação, e outra porque também poderão ajudar a proteger seus bebês", explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
Segundo Padilha, o governo federal quer estimular estados e municípios "a terem uma estratégia de busca ativa do público-alvo".
 
"Há, inclusive, equipes que irão a abrigos atrás de idosos que podem receber a vacina", disse.
 
No chamado "Dia D" da campanha – uma mobilização nacional prevista para o dia 20 de abril –, Padilha deve visitar Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
 
Doentes crônicos
O principal objetivo da campanha é ajudar a reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes da gripe, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
 
De acordo com Padilha, a meta é reforçar o atendimento às pessoas com doenças crônicas, independentemente da faixa etária. Isso inclui quem tem problemas cardíacos, pulmonares, transplante de rim, obesidade, deficiência mental e pacientes que usam medicamentos imunossupressores, entre outros.
 
A novidade de 2013 é que os doentes crônicos terão acesso ampliado a todos os postos de saúde, e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries). Para isso, é preciso apresentar apenas a prescrição médica no ato da vacinação.
 
Pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão inscritos. Caso a unidade de saúde que oferece atendimento regular não tenha um posto de vacinação, a pessoa deve solicitar uma prescrição médica.
Os pacientes da rede privada ou conveniada também devem ter prescrição médica e apresentá-la nos postos durante a campanha.

doenças crônicas com indicação para vacina da gripe
 
Doença respiratória
asma moderada ou grave (em uso de corticoide), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, bronquioectasia, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças prematuras com doença pulmonar crônica
 
Doença cardíaca
Hipertensão arterial sistêmica com doença associada (comorbidade), doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca
Doença renal
Pacientes em diálise, doença renal nos estágios 3, 4 e 5, e síndrome nefrótica
   Doença do fígado
Hepatite crônica, cirrose e obstrução (atresia) biliar
 
Doença neurológica
acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, esclerose múltipla, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular,
e deficiência neurológica grave
Diabetes
Tipos 1 e 2 em uso de remédios
Imunossupressão
Baixa imunidade congênita ou adquirida
por doenças ou medicamentos
Obesidade mórbida
Grau 3 (IMC igual ou acima de 40)
Transplantes
De medula óssea e órgãos sólidos

Doses por região
A Região Sudeste, a mais populosa do país, receberá 18,6 milhões de doses – apenas o estado de São Paulo ficará com 9,7 milhões. O Nordeste terá 10,7 milhões de doses; o Sul, 7,5 milhões; o Norte, 3 milhões; e o Centro-Oeste, 2,9 milhões.

Além de distribuir as doses, que custarão R$ 331 milhões, o ministério informou que repassará R$ 24,7 milhões para estados e municípios mobilizarem a população e prepararem as equipes de saúde da família. Segundo o ministério, a campanha terá envolvimento de 240 mil pessoas.
 
Vacina não causa gripe
O ministro Padilha esclareceu que o vírus usado na vacina é inativo e, por isso, não causa gripe.
 
"Esse é um mito, uma informação incorreta. A vacina é feita por um vírus inativado, não é um vírus vivo. As pessoas, quando se vacinam, protegem-se dos casos mais graves e do risco de óbito pela gripe", disse.

Padilha ponderou, porém, que, ao se vacinar, a pessoa pode pegar outros tipos de vírus, capazes de provocar um resfriado ou uma gripe mais fraca. Existe, ainda, a possibilidade de o indivíduo se vacinar no momento em que já se contaminou com o vírus, aí a dose não terá efeito.

"Por isso, é muito importante aproveitar a campanha, que é um período em que ainda não aumentou muito a circulação do vírus da gripe do país", afirmou.
 
Dúvidas mais comuns
Veja as perguntas mais comuns sobre a vacina e sobre a gripe. As informações são do Ministério da Saúde e da diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Helena Sato.
 
1) Por que o Ministério da Saúde priorizou esses oito grupos?
Estudos indicam que alguns grupos da população, principalmente idosos, grávidas e crianças pequenas, correm mais risco de ter complicações em decorrência da gripe, como pneumonia, e morrer pela doença.
 
2) Quem se vacinou no ano passado precisa tomar a dose novamente?
Sim, já que a imunidade contra a gripe dura até um ano após a aplicação da vacina. E também porque sua composição é feita conforme os vírus que mais circularam no ano anterior.
 
3) O que é influenza?
A influenza é o nome científico do vírus da gripe. É uma infecção viral aguda que atinge o sistema respiratório. É de alta transmissão, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, comuns no outono e no inverno.
 
4) Gripe e resfriado são a mesma coisa?
Não. A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelos vírus influenza (A, B ou C). O resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado por um rinovírus (com seus vários tipos).
 
Os sintomas da gripe muitas vezes são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores (congestão nasal e coriza), tosse, rouquidão, febre, mal-estar, dor de cabeça e no corpo. Mas, enquanto a gripe pode deixar a pessoa de cama, o resfriado geralmente não passa de tosse e coriza.
 
5) Quais os meios de transmissão dos vírus da gripe e do resfriado?
A transmissão ocorre quando as secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada são transmitidas para outra por meio da fala, da tosse, do espirro ou pelo toque, levando o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz do receptor.
 
6) A vacina contra a gripe imuniza contra o resfriado?
Não. A vacina contra a gripe protege apenas contra os três principais vírus influenza que estão circulando no país.
 
7) A dose tem alguma contraindicação?
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo, isto é, entre aqueles que já apresentaram forte reação alérgica pelo menos duas horas depois de comer ovo. Esse tipo de alergia é bastante rara. A vacina também é contraindicada a quem já teve reações adversas a doses anteriores a um dos componentes da vacina. Nestas situações recomenda-se passar por avaliação médica para saber se pode ou não tomar a vacina.
 
8) Posso ficar gripado(a) mesmo após me vacinar?
Não, isso é um mito. A vacina contra influenza contém vírus mortos ou apenas pedaços dele que não conseguem causar gripe.
 
Na época em que a vacina é aplicada, circulam vários vírus respiratórios, que podem não ser o da gripe em questão, e as pessoas podem ser infectadas por eles. Além disso, é possível pegar um resfriado.
 
9) Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses.
 
10) Fora do período da campanha é possível me vacinar?
Não pelo SUS. Depois da campanha, só serão vacinados os presidiários e indivíduos que apresentem problemas de saúde específicos. Clínicas as privadas poderão oferecer a vacina a toda população – inclusive para quem não faz parte do grupo prioritário – desde que as doses compradas estejam registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
11) A vacina contra a gripe tem o mesmo efeito de um antigripal?
Não. A vacina previne contra a gripe, e o antigripal é um medicamento usado para reduzir os efeitos causados pela doença.
 
12) Pessoas com doenças crônicas podem se vacinar?
Sim, mas com apresentação de receita médica. Em alguns casos, como os de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável passar por uma avaliação médica antes da vacinação.
 
13) É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação?
Não, mas o documento é necessário para atualizar outras vacinas do calendário anual. Para quem não apresentar a caderneta no momento da aplicação da dose, será feito outro cartão para o registro, que deve ser guardado para comprovar o histórico vacinal.
 
14) Pessoas que tomam corticoide podem ser vacinadas?
Sim, o uso não impede a imunização.
 
15) Quanto tempo após a vacinação eu posso doar sangue?
Uma portaria do Ministério da Saúde publicada em 2011 declarou que o doador fica inapto para doar sangue pelo período de um mês a partir da data em que foi vacinado contra o vírus da gripe. Depois desse prazo, está liberado.
Fonte G1