Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de abril de 2013

Médicos explicam ligação entre doenças nos olhos e no coração

O olho é uma janela que mostra como está toda a
vida funcional do paciente
Alteração em exame oftalmológico pode indicar diabetes, hipertensão e colesterol
 
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) convoca os homens e mulheres com mais de 40 anos a fazer exames dos olhos.
 
A campanha tem o objetivo de avaliar a saúde ocular da população e também checar como anda o coração dos adultos de meia idade.
 
“A faixa dos 40 anos coincide com o período de vista cansada e portanto de visita ao oftalmologista. É também quando surgem as primeiras manifestações de muitos problemas cardiovasculares”, afirma o vice presidente da SBO, Marcus Sáfady.
 
“Por isso, reforçamos a importância da visita ao médico dos olhos como uma forma de saber como anda a saúde do corpo em geral. Os exames nas vistas podem indicar presença de diabetes, hipertensão e colesterol.”
 
Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, alguns fatores de risco que ameaçam o coração são os mesmos que comprometem a visão.
 
“Obesidade, alimentação inadequada, falta de atividades físicas também provocam alterações na retina e na capacidade de enxergar. Glaucoma, por exemplo, caracterizado pelo aumento da pressão ocular, também indica aumento da pressão arterial”, explica.
 
“Mas as pessoas não costumam lembrar da saúde e deixam a prevenção de lado. Lembram dos olhos na hora em que precisam renovar a Carteira de Habilitação (CNH) e fazer o exame obrigatório. Nele, às vezes são surpreendidos com um mau funcionamento do organismo todo”, completa Queiroz Neto.

Parecidos
Os pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade de Michigan, ao estudar como a poluição pode comprometer o funcionamento cardíaco, descobriram que os efeitos podiam ser mesurados em uma avaliação dos olhos. A explicação deles é simples: os vasos sanguíneos existentes na cavidade ocular são muito parecidos com os existentes no coração e, por isso, afetados pelos mesmos fatores de risco.
 
Esta dinâmica, acrescenta Sáfady, torna o exame oftalmológico ainda mais importante. “É um procedimento simples, nada invasivo, e que oferece uma riqueza de detalhes impressionante sobre o funcionamento do corpo.”
 
Quando os testes da visão sugerem alterações cardíacas, reforça Leôncio Queiroz Filho, não é descartada a necessidade de outras análises clínicas que avaliam o sistema cardiovascular, como ecocardiogramas por exemplo.
 
“O olho é uma janela que mostra como está toda a vida funcional do paciente. Indica caminhos”, ensina.
 
Outra orientação do oftalmologista: não adianta esperar muito para procurar avaliação especializada. Uma visão comprometida pelo diabetes, por exemplo, quase sempre é detectada quando a doença metabólica já está em situação de absoluto descontrole, o que limita também o arsenal terapêutico para tratar a visão.
 
“Visitar o médico rotineiramente é a melhor opção”, indica o vice-presidente da SBO.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário