Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Reconheça e evite esses sete erros ao tratar uma dor de cabeça

Automedicar-se e não procurar um médico ainda são os erros mais comuns
 
Estresse físico e emocional, barulho, luminosidade excessiva, dormir pouco, jejum prolongado, consumo excessivo de álcool, gorduras, sedentarismo: todos esses são apenas alguns dos gatilhos mais comuns para a dor de cabeça.
 
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de treze milhões de brasileiros apresentam dores de cabeça diariamente.
 
A neurologista Thaís Rodrigues Villa, da Universidade de São Paulo (USP), explica que a grande maioria, infelizmente, costuma procurar atendimento médico apenas quando a dor de cabeça aparece com crises intensas e, principalmente, muito frequentes. Mas esse é apenas um dos equívocos quando o assunto é tratar a cefaleia.
 
Veja outros sete erros e elimine a dor de cabeça junto com esses maus hábitos:
 
Automedicação - Getty ImagesAutomedicação
O uso excessivo de analgésicos, sem prescrição médica, pode transformar uma dor de cabeça esporádica em crônica, ou seja, quase diária. "Quanto mais se toma analgésicos, menos efeito eles fazem, o que pode fazer a pessoa procurar remédios mais potentes, ou aumentar sua dose, levando a um perigoso círculo vicioso de dor", explica a neurologista Thaís Rodrigues Villa. O uso excessivo de medicações analgésicas é hoje a principal causa da enxaqueca crônica. "Analgésicos são medicações necessárias e excelentes para o tratamento das crises de dor aguda - o problema é a forma indiscriminada com que são usados, sem um diagnóstico e orientação médica adequada", explica. Ao procurar um médico para tratar a dor, muitos pacientes tem que ser "desintoxicados" de todos esses remédios. Ou seja, todos os medicamentos utilizados são suspensos, para que o tratamento que vai prevenir a dor crônica funcione.
 
Não prestar atenção na dor - Getty ImagesNão prestar atenção na dor
Fazer um diário de dor de cabeça ajuda não apenas quem sofre com a dor, mas também seu médico a combater a cefaleia - uma vez que os diagnósticos da enxaqueca e da dor do tipo tensional se baseiam nos dados clínicos, ou seja, nas informações que o paciente trouxer à consulta. "Quanto mais detalhado melhor", orienta Thaís Rodrigues, que aconselha: "Deve-se anotar no diário os dias em que a dor acontece, sua duração, intensidade, sintomas associados, se houve uso de alguma medicação e a situação desencadeante da crise".
 
Manter os velhos hábitos - Getty ImagesManter os velhos hábitos
Junto com o diário da dor, você vai também acabar descobrindo quais situações fazem a sua dor se agravar e, com isso, poderá evitá-las. A neurologista Thaís Rodrigues Villa explica que inibir as crises é a base do tratamento da cefaleia. Mudar hábitos, conforme a orientação do seu médico, é o primeiro passo para acabar com o incômodo.
 
Não seguir o tratamento médico - Getty ImagesNão seguir o tratamento médico
Mesmo evitando os desencadeantes, algumas pessoas precisarão fazer um tratamento específico para prevenir que as crises ocorram. Ele é feito com medicações não analgésicas, prescritas pelo médico caso a caso, que vão ser tomadas diariamente por algum tempo. O neurologista José Geraldo Speciali, da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor (SBED), explica que quando as crises são de baixa frequência - até duas vezes por mês - pode-se tomar analgésico apenas nos dias da crise. Mas se elas excedem essa frequência, há necessidade do tratamento preventivo por um tempo de, no mínimo, seis meses.
 
Tentar se diagnosticar - Getty ImagesTentar se diagnosticar
Thaís Rodrigues explica que é comum confundir os fatores desencadeantes (dormir mal, por exemplo) com as causas da cefaleia. "Identificar os gatilhos refere-se a descobrir quais fatores estão relacionados ao aparecimento das crises, mas quem vai diagnosticar e tratar a doença de base é o médico especialista, em geral neurologista, que deve ser procurado idealmente para um diagnóstico e tratamento corretos", orienta.
 
Conviver com a dor - Getty ImagesConviver com a dor
A dor é um alerta de que algo está fora de ordem no seu corpo, eliminar esse sinal pode trazer consequências indesejadas. O neurologista José Geraldo Speciali conta que estudos demonstram que quem sofre de cefaleia frequente tem pior qualidade de vida em comparação com quem não convive com a dor. "E mais, os pacientes evitam situações importantes como contato social, reuniões familiares e processos seletivos em função da ansiedade, ou seja, o medo de assumir compromissos e não poder ir caso tenha uma crise nesse dia", conta.
 
Esperar a dor passar - Getty ImagesEsperar a dor passar
Muita gente pensa que o melhor é esperar a dor de cabeça passar. Mas nem sempre isso funciona. Thaís Rodrigues explica que a dor de cabeça crônica tem tratamento. Ele é feito com medicações prescritas por um especialista - a maioria dessas medicações são tomadas via oral. Mas também existem outras opções, como a acupuntura, as orientações de rotina, como a alimentação adequada, e o exercício físico regular.

Fonte Minha Vida

MPE-MG pede divulgação de nível de radiação de celular

A Procuradoria da República em Minas Gerais e o Ministério Público Estadual (MPE) mineiro entraram com ação conjunta na Justiça Federal para obrigar os principais fabricantes de telefones celulares que atuam no País a divulgarem no painel e na embalagem dos aparelhos a Taxa de Absorção Específica (SAR, do original em inglês), que é o nível de radiação eletromagnética emitido por cada equipamento.
 
Além das empresas, os responsáveis pelo caso incluíram no processo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para obrigar o órgão a cobrar a divulgação das informações pelas companhias do setor que regula. Na ação, o procurador da República Fernando Almeida Martins, do MPF, e o promotor de Justiça Marcos Tofani, do MPE de Minas, citam uma série de estudos para mostrar que todo celular emite radiação, mas o nível varia para cada tipo de aparelho.
 
A informação atualmente é divulgada apenas nos manuais de instrução, o que, segundo a ação, é insuficiente "haja vista que pouquíssimas pessoas os leem".
 
O processo é baseado no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que assegura o direito à informação "correta, clara, precisa e ostensiva". "Não basta apenas registrar os valores da taxa de absorção específica, porque a maioria dos consumidores sequer saberia do que se trata.
 
É preciso também alertar sobre os riscos", observou Fernando Martins. Ele e Marcos Tofani ainda reúnem no processo uma série de pesquisas mostrando que essa radiação causa danos aos tecidos humanos, incluindo alterações nos cromossomos e lembram que a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu alerta de que o uso dos celulares é "possivelmente cancerígeno".
 
Na ação, eles especificam ainda estudo do neurocirurgião australiano Vini Khurama, que recomendou a redução no uso dos aparelhos devido à falta de dados concretos sobre a questão e ao fato de que seria necessário um período de dez a 20 anos de "incubação" entre o início do uso do celular e um diagnóstico de câncer.
 
"O problema é que a radiação eletromagnética do tipo não-ionizante pode danificar o tecido humano, porque nosso corpo não está preparado para dissipar quantidades excessivas de calor, podendo causar efeitos prejudiciais a longo prazo", afirma a ação.
 
"Sabemos que o assunto desperta polêmica, porque ainda não existem conclusões definitivas que atestem os malefícios à saúde. Mas é exatamente a falta de estudos conclusivos que demonstram a necessidade de se regulamentar e alertar as pessoas", acrescentou Martins.
 
Por meio de sua assessoria, a Anatel confirmou que os fabricantes de celulares não são obrigados a divulgar no painel dos aparelhos a taxa de radiação. Mas a agência ressaltou que certifica com um selo que deve estar "bem visível abaixo da bateria" os aparelhos que se enquadram em limites da emissão de radiação de acordo com padrões internacionais e que esses limites, assim como a relação de celulares certificados, podem ser conferidos no site do órgão.
 
Com relação à ação judicial, a Anatel declarou que só se manifestará sobre o caso no decorrer do processo.
 
Fonte R7

Mulher troca de pele 14 vezes mais do que o normal

Mãe e filha sofrem da mesma doença rara na pele e são mais suscetíveis às infecções
 
Portadora de uma doença rara, conhecida como ictiose bolhosa, a dona de casa Melanie Bradley muda de pele 14 vezes mais do que o normal. Por ser uma patologia genética, os médicos deram uma chance de 50% para que seus filhos apresentassem o mesmo problema. As informações são do Daily Mail.
 
Apesar de o mais velho Daniel, três anos, ter tido a sorte de nascer livre da condição, a pequena Rebecca, de quase dois anos, sofre da mesma doença.
 
— Rebecca já está começando a entender sua condição, o que é ótimo. Ela já está esfregando creme em si mesma e percebe quando vai perder a pele. Minha filha vai ter que aprender a viver com suas limitações.
 
Melanie lembra que quando foi diagnosticada com a doença não havia muito conhecimento por parte dos médicos sobre o assunto. Mas, com o avanço da Medicina, ela acredita que a qualidade de vida da filha será melhor.
 
— Minha pele era tão espessa que nem podia dobrar os joelhos até uns três anos. Além disso, tinha que usar chinelos porque eram os únicos sapatos que não me machucavam. Felizmente, as coisas mudaram e Rebecca não sofrerá tanto.
 
Mãe e filha precisam seguir uma rotina de cuidados rigorosos para garantir que a pele seja adequadamente hidratada.
 
— Nossa pele é muito suscetível à infecção, por isso temos que ser rigorosas com a higiene. Tomo banho duas vezes por dia e, em seguida, espero cerca de 30 minutos para a minha pele secar. Depois passo creme em todo o corpo e espero mais 20 minutos para me vestir. A Rebecca tem que fazer a mesma coisa.
 
Fonte R7

Caminhar em ritmo lento ajuda a emagrecer

Exercício praticado dessa maneira aumenta a sensação de saciedade
 
Muita gente acredita que para a caminhada fazer efeito é preciso ser realizada de forma acelerada. Mas podem-se alcançar resultados surpreendentes caminhando lentamente. Quem garante são pesquisadores de Michingan, nos Estados Unidos.
 
Eles revelam que praticado desta forma o ato de caminhar desencadeia um reação química no organismo que estimula a perda de peso. Isso porque ocorre a diminuição da leptina, hormônio responsável pela estimulação do apetite.
 
Existem várias vantagens para quem caminha a passos lentos. O exercício praticado dessa maneira aumenta a sensação de saciedade, reduz 146% mais a gordura abdominal e deixa as pernas mais modeladas e musculosas.
 
Ela também favorece o emagrecimento porque leva o aumento da catecolamina, substância que ativa no organismo a queima de gordura. Todos esses resultados tem um segredo para surtir efeito: é a respiração.
 
O ideal, durante a caminhada lenta, é usar o mesmo círculo respiratório do pilates. Inspire pouco o ar e o solte lenta e profundamente pela boca, concentrando a força de saída do ar no abdome.
 
Agindo assim há uma maior liberação de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e estimulo do músculo transverso que sustenta a barriga e ao ser trabalhado, favorece o emagrecimento na região.
 
Fonte R7

Chocolate escuro pode diminui

A explicação é que o cacau relaxa os vasos sanguíneos pelo fato de conter flavonoide
 
Uma pesquisa realizada pelo grupo Cochrane e publicada pelo portal da BBC de Londres apontou que o chocolate escuro, consumido diariamente, pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea.
 
Isso porque o cacau, principal ingrediente usado na fabricação de chocolate, relaxaria os vasos sanguíneos pelo fato de conter flavonoide. Essa substância antioxidante leva o corpo a produzir óxido nítrico, substância química que facilitaria a passagem do sangue, levando a diminuição da pressão.
 
Cada participante consumiu de 3 a 105 gramas diárias de cacau, sendo que todos apresentaram leve redução na pressão. O grupo conseguiu reduzir entre 2 e 3 mmHg. Mas como os estudos duraram apenas duas semanas, os efeitos ainda são desconhecidos para maiores indicações de tratamento. Por exemplo, a quantidade de flavonoide necessária a ser usada e qual a melhor forma de obtê-la.
 
É preciso estar atento também a quantidade de calorias 500 - na quantidade de 100 gramas de chocolate que precisam ser consumidas diariamente. Isso representa um quarto da quantidade recomendada às mulheres.
 
A publicação médica "Lancet" alerta que o chocolate escuro pode conter menos flavonoides do que se imagina. Isso porque muitas vezes a substância é retirada do alimento por ser amarga demais.
 
Fonte 7

Nova esperança para colesterol alto e hipertensão

Polipílula combina quatro tipos de medicamentos e representa nova esperança para o paciente
 
Uma pílula que mistura quatro medicamentos pode representar uma nova esperança para quem tem problemas de colesterol alto e hipertensão. Denominada polipílula ela conseguiu diminuir em 12% a pressão alta e em 39% o colesterol LDL em pessoas com mais de 50 anos.
 
A polipílula contem aspirina, que previne o entupimento dos vasos sanguíneos do coração, uma substância que combate o colesterol e dois medicamentos que controlam a pressão arterial. Apesar das múltiplas vantagens, que ninguém a considere um medicamento milagroso.
 
Os médicos alertam que só o comprimido não basta, os pacientes precisam priorizar uma vida saudável, praticar atividades físicas regulares e manter alimentação balanceada. O novo medicamento foi usado tanto em pessoas consideradas de risco moderado e que não tem bons resultados com dieta e exercícios, como em pessoas com risco elevado, que já tiveram infarto ou derrame num estudo realizado na Inglaterra. A conclusão dos médicos é que os bons resultados podem se repetir em pessoas de todas as idades.
 
Fonte R7

Carne cozida em altas temperaturas aumenta risco de câncer de próstata

Hambúrgueres, por exemplo, podem aumentar em até 40% as chances da doença
 
Uma pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Califórnia publicada no jornal britânico Daily Mail alertou para os riscos do consumo de carnes cozidas em altas temperaturas, como é o caso dos hambúrgueres. Eles podem aumentar em até 40% as chances de câncer de próstata.
 
Cozida desta forma, a carne danifica o DNA, sendo que a carne vermelha representa maior perigo, conforme apontou o estudo realizado com quase 2 mil homens, que tinham por hábito comer o alimento produzido desta maneira. Os que consumiam maisde uma porção e meia de carne vermelha por semana tinham mais 30% de chances de contrair câncer de próstata.
 
Quando a proteína é cozida a temperaturas elevadas durante longo período de tempo a gordura da carne encosta no fogo, o que cria uma chama que deposita química no organismo, formando as aminas heterocíclicas e os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.
 
Há evidências que ambas as substâncias contribuem para determinados tipos de câncer, incluindo o de próstata. Em se tratando de hambúrgueres, o risco de acumulação de cancerígenos é ainda maior, uma vez que podem alcançar altas temperaturas, tanto interna quanto externamente, mais rápido que um bife comum.
 
Fonte R7

Após acidente, homem usa braço robô capaz até de segurar ovo

Nigel Ackland é uma das sete pessoas do mundo a testar nova tecnologia
 
Nigel Ackland, de 53 anos, que mora em Cambridgeshire, Inglaterra, usa braço robô que é capaz até de segurar um ovo.
 
Após sofrer um acidente em uma máquina industrial há seis anos, Ackland passou a usar um braço mecânico, equipado de fibra de carbono, que responde às contrações musculares dele.
 
O braço robótico é tão sensível que ele é capaz de tocar qualquer tipo de teclado de computador, descascar legumes e, até mesmo, ajudar Ackland a se vestir, algo que ele não fazia desde o acidente. Além de padrões de aderência diferentes, há também funções como apontar com o dedo e beliscar.
 
— Esses movimentos simples tornaram-se mais fáceis com essa tecnologia. Hoje me sinto como o Exterminador do Futuro.
 
Além disso, o braço biônico possui uma aparência realista, pois ele é coberto com uma pele de silicone, disponível em 19 tons diferentes, que o deixa o mais natural possível.
 
Ackland é apenas uma das sete pessoas do mundo a fazer o teste do braço biônico. A expectativa é que a tecnologia esteja disponível para o público em um futuro próximo.
 
Fonte R7

Gene do Alzheimer é encontrado em um terço dos jovens

Pesquisadores alertam que sinais precoces da doença podem ajudar na obtenção de tratamentos mais eficazes
 
Alguns vestígios do mal de Alzheimer têm sido encontrados em jovens — alguns acima de 20 anos de idade— antes mesmo de os sintomas aparecer, revela um novo estudo.
 
A investigação foi feita em um grupo de jovens no qual 30% deles apresentaram mutação de um gene chamado presenilina 1 (PSEN1), o que os torna mais propensos a desenvolver o Alzheimer precocemente, segundo o site do jornal Daily Mail.
 
Embora a forma hereditária do Alzheimer seja rara, os pesquisadores alertam que essa é a melhor hora para analisar tais sinais precoces, a fim de obter resultados avançados e eficazes na prevenção da doença.
 
Em um novo estudo, publicado na revista Lancet Neurology, os pesquisadores realizaram exames de sangue, cerebrais e uma análise do líquido cefalorraquidiano (LCR) em 44 adultos entre 18 e 26 anos.
Os resultados mostraram que 20% dos participantes tinham a mutação PSEN1 enquanto 24% não são portadores do gene.
 
No entanto, eles descobriram diferenças notáveis na estrutura e função cerebral entre os dois grupos: os portadores da mutação apresentaram uma maior atividade em regiões do cérebro chamada hipocampo — que envolve a memória — e a parahipocampus — massa cinzenta em certas áreas do cérebro.
 
Além disso, os resultados também mostraram que os pacientes com essa mutação têm níveis mais elevados da proteína chamada beta-amiloide — envolvida na deposição de placas amiloides no cérebro, identificado como biomarcador-chave do Alzheimer, presente em jovens de 10 a 15 anos antes da manifestação clínica.
 
O médico Eric Reiman, do Banner Alzheimer's Institute, nos Estados Unidos, explica que essas novas questões sobre as primeiras mudanças cerebrais que envolvem a predisposição à doença do Alzheimer podem servir de alvo para terapias de prevenção no futuro.
 
Fonte R7

Perder ‘barriga de cerveja’ melhora a qualidade do sono

Pelo menos 500 mil britânicos podem sofrer de apneia do sono, distúrbio que afeta pessoas de meia-idade e homens com excesso de peso
 
Perder peso — especialmente na cintura — pode melhorar significativamente a qualidade do sono, sugere nova pesquisa.
 
Cientistas descobriram que pessoas que perdem em torno de 6 kg com redução de 15% da cintura dorme muito melhor, segundo o site Daily Mail.
 
Pesquisadores da Universidade de Johns Hopkins, nos EUA, fizeram uma pesquisa com 77 pessoas com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes.
 
Os participantes, com sobrepeso ou obesos, foram aleatoriamente designados para dois grupos diferentes: o primeiro grupo passou por uma dieta e um treinamento de exercícios supervisionado, enquanto que o segundo grupo apenas passou pela dieta.
 
Os voluntários preencheram o questionário sobre o sono para identificar os problemas, incluindo a apneia do sono, fadiga diurna, insônia, sono agitado e excessivo, sonolência e uso de sedativos para ajudar a dormir.
 
O índice de massa corporal e a quantidade de gordura abdominal também foram medidos no começo e no final da avaliação. Ambos os grupos perderam, em média, cerca de 7 kg.
 
Além disso, eles também perderam a mesma quantidade de gordura da barriga, que foi avaliada por meio da ressonância magnética.
 
Apesar de os participantes terem relatados os problemas de sono, nenhum deles se destacou com sendo o distúrbio mais comum. Os pesquisadores também descobriram que ambos os grupos tiveram um aumento de 20% na melhora do sono.
 
Pelo menos 500 mil britânicos podem sofrer de apneia do sono, distúrbio que afeta, principalmente, pessoas de meia-idade e homens com excesso de peso.
 
Essa condição também pode afetar a respiração, pois ela faz com que os músculos das vias respiratórias entrem em colapso durante o sono, cortando a respiração a cada 10 segundos ou mais, antes dos sinais cerebrais forçarem os músculos a trabalharem novamente.
 
A boa qualidade do sono é importante, no geral, tanto para a saúde física e mental, como para o sistema cardiovascular saudável.
 
Dependendo da causa, as perturbações do sono podem aumentar o risco de hipertensão arterial, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e batimentos cardíacos irregulares.
 
Fonte R7

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo, lançou dois editais (nº 003/2012 e nº 004/2012) para realização de processo seletivo. A seleção é destinada a suprir vagas temporárias já existentes ou que vierem a existir na Rede Municipal de Ensino, durante o ano letivo de 2013. A remuneração é de até R$ 2.204,01, com jornada de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos: Professor, Administrador, Agente de Serviços da Educação, Agente de Biblioteca Escolar, Ajudante Geral, Almoxarife, Analista de Sistemas, Auxiliar de Serviços da Educação, Auxiliar de Serviços Públicos Municipais, Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro, Eletricista, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Marceneiro, Motorista, Nutricionista, Pedreiro, Pintor, Porteiro, Psicólogo, Servente de Obras, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática e Vigia.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 23 de novembro de 2012, através do site www.cachoeiro.es.gov.br.
 
O processo seletivo será realizado em etapa única, constituída de prova de títulos, de caráter eliminatório e classificatório.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano ou enquanto durar a listagem de reserva técnica, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Editais

Concurso UFPA – PA

A Universidade Federal do Pará - UFPA, divulgou edital N°205/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 12 vagas de Professor adjunto, assistente e auxiliar, com salários de até R$ 4.837,66, conforme titulação.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, observado o horário de Belém-PA, no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br, de 12 de novembro a 06 de dezembro de 2012.
 
Taxa de Inscrição
Classe de Adjunto: R$ 100,00;
Classe de Assistente: R$ 85,00;
Classe de Auxiliar: R$ 65,00.
 
As provas para a classe de adjunto poderão ser realizadas no período de 14 a 22 de dezembro de 2012, para a classe de assistente no período de 14 a 22 de janeiro de 2013 e para a Classe de Auxiliar de 13 a 22 de fevereiro de 2013, o calendário completo e os locais de realização das provas serão disponibilizados no endereço eletrônico: www.ceps.ufpa.br.
 
O resultado final do concurso será divulgado em até cinco dias úteis após a realização do Julgamento de Títulos (última fase) e será homologado pelo Conselho da Unidade e divulgado na página eletrônica do CEPS: www.ceps.ufpa.br.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos a contar da data da publicação de sua homologação no D.O.U, podendo ser prorrogado a critério da Universidade Federal do Pará por igual período.

FURG (RS) realiza processo seletivo

Foi lançado Edital n° 41/2012 de Processo Seletivo da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Estado do Rio Grande do Sul, para provimento de vagas de Professores de nível superior. São ofertadas 05 vagas, com salários de até R$ 4.472,00, para carga horária de 40 horas semanais.

Inscrição

As inscrições estarão abertas no período de 09 a 16 de novembro de 2012, de forma pessoal ou por intermédio de procurador que deverá apresentar procuração por instrumento público ou particular e por correspondência, para o endereço: Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Divisão de Protocolo; Documentos para Seleção de Professor / (nome da Unidade Acadêmica) / (nº do Edital) / (nº do processo); Caixa Postal 474; CEP 96201-900 - Rio Grande - RS; desde que postada até o término final do prazo de inscrição.

Taxa

O valor da taxa é de acordo o cargo escolhido;
√ Professor Assistente - 40hs - R$ 75,00
√ Professor Adjunto - 40hs - R$ 90,00
√ Professor Auxiliar - 40hs - R$ 60,00

Todas as informações relativas ao processo simplificado serão divulgadas no site www.progep.furg.br e nos murais das respectivas Unidades Acadêmicas.

O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 (um) ano, contado da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União.

Concurso Prefeitura de Catu (BA)

A Prefeitura de Catu, Estado da Bahia, publicou edital N° 01/2012 de concurso público, com um total de 429 vagas abertas e mais 70 de cadastro de reserva. O concurso público será planejado e executado pela SEPROD - Serviço de Processamento de Dados.

As vagas são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 4.198,40 em carga de 08 a 44 horas semanais. Fica reservado o percentual de 5% do total de vagas para os candidatos portadores de deficiência, em função compatível com a sua aptidão.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Coveiro, Auxiliar de serviços gerais, Auxiliar de Creche, Porteiro Saúde - CAPS, Porteiro Educação, Servente, Pedreiro, Vigia, Cuidador de Idoso, Cozinheiro Hospitalar, Ajudante de Cozinha, Motorista Saúde/Ambulância, Segurança, Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo, Auxiliar de Disciplina, Telefonista, Técnico em Contabilidade, Agente de Trânsito, Inspetor de Saneamento, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Instrumentador Cirúrgico, Educador Social, Auxiliar Odontológico, Médico, Odontólogo PSF, Enfermeiro PSF, Enfermeiro Hospitalar, Nutricionista, Fisioterapeuta, Biomédico, Bibliotecário, Assistente Social, Farmacêutico, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo - Assist. Social, Psicólogo - Saúde, Psicólogo - Educação, Fonoaudiólogo, Professor, Interprete de Libras e Pedagogo.

Inscrições
As inscrições ficarão abertas até o dia 16 novembro de 2012, no site www.seprod.com.br.

Taxas
Ensino Superior Completo - R$ 80,00;
Ensino Médio Completo/Curso Técnico - R$ 50,00;
Ensino Fundamental - R$ 40,00.

Provas, Gabaritos e Validade
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 09 de dezembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado pela SEPROD através do site www.seprod.com.br até o 2º (segundo) dia útil após a realização das respectivas provas.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado o prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal por ato expresso do chefe do Poder Executivo.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Monte Alegre dos Campos - RS

Com a finalidade de preencher 11 vagas mais cadastro reserva, a Prefeitura de Monte Alegre dos Campos, no Rio Grande do Sul, abre inscrições para o concurso público Nº. 001/2012. As chances são para profissionais de níveis médio e superior. Confira o edital.
 
A seleção oferece salário que varia entre R$ 714,00 a R$ 7.560,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 10% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Auxiliar de Odontologia, Contador, Médico, Operador de Máquinas Rodoviárias Pesadas e Professor.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 21 de novembro de 2012, através do site www.unars.com.br.
 
A Prefeitura disponibilizará computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, junto à Prefeitura de Monte Alegre dos Campos, na Av. Pedro Zamban, 1000, Centro, das 8h às 11h15min e das 13h30min às 16h15min, de segunda a sexta-feira.
 
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).
 
Prova
As provas escritas e práticas serão realizadas provavelmente no dia 08 de dezembro de 2012, em locais e horários que serão divulgados no edital de homologação das inscrições, a partir do dia 03 de dezembro de 2012.
 
O gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia de realização das provas, após às 17h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.
 
Validade
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado.

Edital / Publicações

UFAL abre Concurso Público

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) publicou os editais de Concurso Público para o cargo de Professor Adjunto N°s 92/2012, ofertando 18 vagas para o Campus de Arapiraca e o 93/2012, disponibilizando 42 vagas para o Campus do Sertão. Os salários podem chegar à R$ 7.627,02, em regime de dedicação exclusiva. Podem concorrer candidatos com graduação, mestrado e doutorado em diferentes áreas de atuação

Inscrição e taxa
O processo de inscrição ocorrerá em duas chamadas distintas: primeira chamada para as vagas ofertadas na classe de Professor Adjunto, com doutorado, até as 17h do dia 19 de novembro de 2012. A segunda chamada para inscrições será aberta caso não sejam registrados pedidos válidos, acontecendo a partir das 17h do dia 27 de novembro até as 17h do de 11 de dezembro de 2012.

No site www.copeve.ufal.br os interessados poderão preencher seu formulário de inscrição, gerar, imprimir e efetuar o pagamento do boleto referente à taxa, no valor de R$ 190,67.

Provas
O certame será composto por prova escrita, prova didática e prova de títulos. A data exata, bem como o horário e local de realização das provas serão divulgados no site www.copeve.ufal.br e no Quadro de Avisos do Campus Sertão no dia 12 de novembro para os inscritos na primeira chamada, e no dia 7 de dezembro para os inscritos na segunda chamada.

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro abre vagas

Foi lançado edital de processo seletivo N° 271/2012 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no qual são disponibilizadas 15 vagas para Professor Temporário no Departamento de Medicina, campus Macaé.

De acordo com o edital, as oportunidades serão distribuídas entre os Setores de Bioquímica, Embriologia, Fisiologia, Clinica Médica, Gastroentologia, Nefrologia, Endocrinologia, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, com o objetivo de atender a demanda do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 30 de novembro de 2012, nas respectivas secretarias e apresentar requerimento ao Diretor da Unidade; RG e CPF; e Curriculum Vitae documentado.

Haverá prova escrita, prova didática e prova prática para todos os participantes

UFES abre concurso público

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) lançou os editais de concurso público destinado ao provimento de 28 vagas docentes. O Edital n° 72/2012 está disponibilizando 25 vagas para os Centros de Ciências Agrárias, Ciências Jurídicas e Econômicas, Ciências da Saúde e Universitário Norte do Espírito Santo. A remuneração é de R$ 4.837,66 para mestres e de R$ 7.627,02 para doutores, em jornadas de 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva. Já o Edital n°73/2012, disponibiliza três vagas para atuar nos Centros Tecnológico e de Ciências Agrárias com jornada de 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva e uma para carga de 20 horas.

Inscrições
De 13 de novembro a 12 de dezembro de 2012 os interessados deverão se inscrever nas secretarias das respectivas Unidades, apresentando requerimento preenchido, disponível no site www.progepaes.ufes.br; Curriculum Vitae Lattes paginado e encadernado; cópia do RG; comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 250,00; e declaração firmada pelo candidato de que possui documentação comprobatória de estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares.

Provas
Todos os inscritos farão prova escrita, prova de aptidão didático-prática, prova de plano de trabalho e prova de títulos e de publicação de trabalhos científicos, conforme a necessidade de cada cargo.
Prováveis datas das provas

a) Escrita - 29 de janeiro de 2013 - Eliminatória
b) Aptidão didático-prática - 31 de janeiro 2013 - Eliminatória
c) Plano de Trabalho e Títulos - 01 de fevereiro de 2013 - Classificatórias.
 
Local e horário para a realização da mesma será divulgado posteriormente no Site www.progepaes.ufes.br.

Validade
Os concursos terão validade pelo prazo de dois anos, contada a partir da data da homologação.

Concurso Universidade Federal do Ceará (UFC)

A Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou os editais n°s 350, 393, 394, 399, 409, 416, 423, 420 e 422/2012 de concurso público e processo seletivo destinados ao provimento de 13 vagas para professores de nível superior. Os salários vão até R$ 12.225,25 por carga horária de 40 horas semanais em regime de Dedicação Exclusiva.

Inscrições
Locais, horários e datas das inscrições:
Edital N° 350/2012, até o dia 26 de novembro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na secretaria do Departamento;

Editais N°s 393 e 394/2012, até o dia 20 de novembro de 2012, na secretaria do respectivo Departamento das 8h às 11h e das 14h às 17h de segunda a sexta-feira;

Edital N° 399/2012, até o dia 29 de novembro de 2012, na secretaria do Instituto (rua Abdnago Rocha Lima, s/n, campus do Pici, Fortaleza), de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h;

Edital N° 409/2012, até o dia 28 de dezembro de 2012, na secretaria dos Departamentos, das 8h às 11h e das 14h às 17h;

Edital N° 416/2012, até o dia 29 de novembro de 2012, na secretaria do Departamento (avenida da Universidade, nº. 2.762, Benfica, Fortaleza) das 8h às 11h e das 14h às 17h;

Edital N° 423/2012, até o dia 05 de dezembro de 2012, na secretaria do Departamento (rua Waldery Uchôa, nº. 1, bloco 123, Benfica, Fortaleza), das 8h às 11h e das 14h às 17h;

Editais N°s 420 e 422/2012, no período de 8 a 12 de novembro de 2012, das 8h às 11h e das 18h às 21h na Faculdade e das 8h às 11h e das 14h às 17h no Centro.

As taxas variam de R$ 55,00 a R$ 305,00.

Todos os inscritos farão provas escrita, didática, prática, avaliação de títulos, prova de defesa do memorial, com arguição, didática, com arguição e julgamento de títulos.

A validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado no Diário Oficial da União e poderá ser prorrogado por igual período.

IPAAM abre processo seletivo

O Governo do Estado do Amazonas, através do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM, publicou edital de processo seletivo visando a contratação temporária de 26 profissionais de nível superior para atender necessidade excepcional interesse público do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM. O salário é de até R$ 4.320,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Biólogo, Veterinário, Engenheiro (florestal, civil e agrônomo), Geógrafo, Geólogo, Zootecnista, Advogado e Químico.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas gratuitamente pelo site - www.concursoscopec.com.br, no período entre 19 e 22 de novembro de 2012.
 
Após o preenchimento da ficha de inscrição a mesma deverá ser impressa, assinada e entregue juntamente com os documentos comprobatórios, no período de 19 a 23 de novembro de 2012 no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM, Avenida Djalma Batista 440ª – Nossa Senhora das Graças.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de análise de Curriculum Vitae.
 
O resultado dos candidatos classificados será divulgado no site - www.concursoscopec.com.br e no site do IPAAM - www.ipaam.am.gov.br, a partir do dia 10 de dezembro de 2012.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 1 ano.

Edital / Publicações

Vagas de estágio na UNESP - Campus Itapeva

O Campus Experimental da UNESP de Itapeva, Estado de São Paulo, através do edital n°001/2012, torna pública a abertura de inscrições para a seleção de estagiários. Poderão se inscrever alunos regulares de graduação e cursos técnicos-profissionalizantes nas áreas de Informática, Ciências da Computação, Engenharia de Computação, Análise de Sistemas e Sistemas de Informação.

O estagiário deverá cumprir uma jornada de 30 horas semanais, de 2ª a Sábado, no horário compreendido entre 8h e 22h e receberá, a título de bolsa, a importância mensal de R$ 500,00, mais auxílio transporte por dia de efetiva atividade.

Inscrição
Para realizar a Inscrição, o candidato deverá comparecer a Seção Técnica Administrativa, junto ao Campus Experimental da UNESP de Itapeva, na Rua Geraldo Alckmin, nº. 519, V. N. Sra. de Fátima, até o dia 14 de novembro de 2012, das 9h às 12h e das 14h às 18h, para preenchimento do formulário de inscrição e entrega dos documentos. O comprovante de recolhimento da taxa de inscrição terá o valor de R$ 15,00.

Provas
O processo de seleção será realizado em duas etapas;
 
a) A primeira etapa consistirá de uma prova objetiva, prevista para ser realizada, no dia 21 de novembro de 2012, às 9 horas, no Campus da UNESP de Itapeva.

b) A segunda etapa consistirá de entrevista e análise curricular, prevista para o dia 28 de novembro de 2012, no mesmo local e horário da primeira.
 
Os editais do Processo de Seleção (Edital de Abertura, Convocação para Prova, Entrevista e Resultado Final), serão divulgados no Portal do Campus da UNESP de Itapeva, no endereço: www.itapeva.unesp.br.
 
O resultado final será divulgado, no dia 30 de novembro de 2012, a partir das 09:00 horas no site www.itapeva.unesp.br.

O início do estágio ocorrerá após a assinatura do Termo de Compromisso e terá a duração de 06 (seis) meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Processo seletivo Complexo Hospitalar do Juquery - SP

O Complexo Hospitalar do Juquery, no Estado de São Paulo, abriu Processo Seletivo Simplificado para contratação por tempo determinado de 7 Médicos. Foram publicados três editais: o primeiro (n° 74/2012), oferece 2 vagas profissionais na especialidade Anestesiologia, o segundo (n° 75/2012), disponibiliza 4 vagas na especialidade Ginecologia/ Obstetrícia e o último (n° 76/2012) dispõe 1 vaga profissional na especialidade Pediatria com área de atuação Neonatologia.

Inscrições:
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 26 de novembro de 2012 das 10h às 16h, na Seleção do Grupo Técnico de Recursos Humanos do respectivo Hospital, à Avenida dos Coqueiros, nº. 300, Centro, Franco da Rocha-SP.

O Certame constará de Análise Curricular de caráter eliminatório. O candidato deverá acompanhar pelo Diário Oficial do Estado as publicações dos editais referentes às fases do Processo Seletivo.

O prazo de validade improrrogável do certame será de 1 ano a partir da data de publicação da Classificação Final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de Concurso Público.

Concurso Prefeitura de Águas Formosas - MG

Foi divulgado edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público da Prefeitura de Águas de Formosas, estado de Minas Gerais. O concurso tem como objetivo preencher 69 vagas em todos os níveis de escolaridade e a remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 8.000,00.

Cargos

Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços da Educação Básica, Auxiliar de Consultório Dentário, Assistente Operacional, Cuidador Infantil, Auxiliar de Laboratório, Assistente Pedagógico da Educação, Técnico em Patologia Clínica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Professor, Fisioterapeuta, Farmacêutico Bioquímico, Enfermeiro, Odontólogo e Médico.

Inscrição

Os interessados deverão se inscrever de forma presencial no período entre 07 de janeiro e 07 de fevereiro de 2013, no Centro de Cultura, situado à Rua Doutor Sebastião Figueiredo, nº 643, Centro, Águas Formosas/MG, das 8h às 12h e de 14h às 18h, exceto sábados, domingos e feriados ou através do site www.polisauditoria.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 25,00 (nível fundamental e médio) e R$ 50,00 (nível superior).

Prova

As provas objetivas e práticas serão realizadas na data provável de 10 de março de 2013, em locais e horários a serem divulgados no quadro de avisos e endereço eletrônico www.aguasformosas.mg.gov.br da Prefeitura Municipal e no endereço eletrônico da empresa organizadora www.polisauditoria.com.br.
 
O gabarito será divulgado no quadro de avisos e endereço eletrônico www.aguasformosas.mg.gov.br da Prefeitura Municipal e no endereço eletrônico da empresa organizadora www.polisauditoria.com.br, a partir do dia 12 de março de 2013.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

Concurso UFG

Foi lançado edital N° 77/2012 de concurso público da Universidade Federal de Goiás (UFG) com 25 vagas para Professor Titular, Adjunto, Assistente e Auxiliar da Carreira do Magistério Superior. Os salários vão até R$ 7.333,67.
 
As inscrições serão feitas pelo site da UFG (www.ufg.br) até às 14 horas do dia 31 de janeiro de 2013. O valor da taxa de inscrição é:
 
R$ 70,00 para a Classe de Titular, Nível I, em regime de 20 horas;
 
R$ 147,00 para a Classe de Adjunto, Nível I, em regime de Dedicação Exclusiva;
 
R$ 93,00 para a Classe de Assistente, Nível I, em regime de Dedicação Exclusiva;
 
R$ 40,00 para a Classe de Assistente, Nível I, em regime de 20 horas e
 
R$ 33,00 para a Classe de Auxiliar, Nível I, em regime de 20 horas e deve ser recolhida através de GRU, obtida através do sítio da UFG (www.ufg.br) no ato de inscrição ao concurso.
 
As provas para o concurso estão definidas pela Resolução Conjunta CONSUNI/CEPEC-UFG nº 01R/2007 e pelo Decreto nº 6944 de 21/08/2009.
 
As provas didáticas e as defesas de memorial serão gravadas para efeito de registro e avaliação. A prova de títulos será realizada em etapa posterior à prova escrita.
 
O certame terá validade de 01 ano, com possibilidade de prorrogação por mais 01 ano, contada a partir da data de publicação da homologação.

Concurso Prefeitura de Barão de Melgaço - MT

Com a finalidade de preencher 40 vagas, a Prefeitura de Barão de Melgaço, cidade localizada a 102 km do Mato Grosso, abre inscrições para concurso público Nº. 001/2012. Há chances para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, conforme se pode conferir no edital.
 
A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 4.800,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Analista Controle Interno, Agente de Segurança, Analista Gestão em Saúde, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Contador, Dentista, Encanador, Enfermeiro, Fiscal de Tributos, Médico, Merendeira, Motorista, Operador de ETA/Poços Artesianos, Operador de Máquinas, Piloteiro de Barco e Técnico de Enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas pela internet, no site www.sydcon.com.br, no período de 12 a 23 de novembro de 2012.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 25,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 70,00.
 
Prova
O concurso público constará de prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 09 de dezembro de 2012, em local e horário que serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura de Barão de Melgaço, no endereço eletrônico - www.sydcon.com.br e Jornal Oficial dos Municípios - www.amm.org.br.
 
O gabarito oficial será publicado no dia seguinte ao da aplicação das provas escritas, até às 16h00min.
 
Os títulos deverão ser entregues em fotocópias autenticadas por cartório de notas ou pelo responsável pelo protocolo, acompanhada do original e protocolados até o dia 26 de novembro de 2012, ou encaminhados via SEDEX para o endereço localizado na Avenida Augusto Leverger, 1.410 - Centro - Barão de Melgaço - MT - CEP: 78.190-000, para a Comissão de Concurso Público nº 001/2012.
 
O julgamento da prova de títulos será realizado provavelmente no dia 18 de dezembro de 2012, na Prefeitura de Barão de Melgaço pela Comissão Especial de Organização, Acompanhamento e Fiscalização do Concurso Público em conjunto com a empresa contratada.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Barão de Melgaço - MT

Com a finalidade de preencher 40 vagas, a Prefeitura de Barão de Melgaço, cidade localizada a 102 km do Mato Grosso, abre inscrições para concurso público Nº. 001/2012. Há chances para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, conforme se pode conferir no edital.
 
A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 4.800,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Analista Controle Interno, Agente de Segurança, Analista Gestão em Saúde, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Contador, Dentista, Encanador, Enfermeiro, Fiscal de Tributos, Médico, Merendeira, Motorista, Operador de ETA/Poços Artesianos, Operador de Máquinas, Piloteiro de Barco e Técnico de Enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas pela internet, no site www.sydcon.com.br, no período de 12 a 23 de novembro de 2012.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 25,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 70,00.
 
Prova
O concurso público constará de prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 09 de dezembro de 2012, em local e horário que serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura de Barão de Melgaço, no endereço eletrônico - www.sydcon.com.br e Jornal Oficial dos Municípios - www.amm.org.br.
 
O gabarito oficial será publicado no dia seguinte ao da aplicação das provas escritas, até às 16h00min.
 
Os títulos deverão ser entregues em fotocópias autenticadas por cartório de notas ou pelo responsável pelo protocolo, acompanhada do original e protocolados até o dia 26 de novembro de 2012, ou encaminhados via SEDEX para o endereço localizado na Avenida Augusto Leverger, 1.410 - Centro - Barão de Melgaço - MT - CEP: 78.190-000, para a Comissão de Concurso Público nº 001/2012.
 
O julgamento da prova de títulos será realizado provavelmente no dia 18 de dezembro de 2012, na Prefeitura de Barão de Melgaço pela Comissão Especial de Organização, Acompanhamento e Fiscalização do Concurso Público em conjunto com a empresa contratada.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Hospital das Clínicas – SP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP, lançou edital n°128/2012 de Concurso Público para preenchimento de 04 funções-atividades de Técnico de Enfermagem para a Divisão de Hospital Auxiliar de Suzano. A remuneração inicial em jornada de trabalho de 30 horas semanais será de R$ 1.028,74.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.hcnet.usp.br e entregá-la até o dia 27 de novembro de 2012, para o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP (Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, nº. 225, Prédio da Administração, 1º. Andar, Cerqueira César, São Paulo - CEP: 05.403- 010), juntamente com a cópia da cédula de identidade e original do comprovante de depósito bancário individual da taxa de inscrição de R$ 40,57.

As provas serão escritas e realizadas em duas fases:
 
PROVA A - conhecimentos gerais (atualidades) e conhecimento básico de informática.
PROVA B - conhecimentos específicos.
 
A convocação para as provas será feita através de Edital, publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência de no mínimo 5 dias úteis. O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação.

Concurso Sema/Inema Bahia: sai edital para 179 vagas

Com objetivo de preencher 179 vagas em cargos de níveis médio e superior, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) tornam pública a realização de concurso público, sob a execução da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB). Confira o edital.
 
As ofertas são para os cargos de Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Do total de vagas oferecidas, 5% serão reservadas aos candidatos com deficiência.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas através da Internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/saeb_12_semainema, solicitada até 16 de novembro de 2012.
 
Para participar, o candidato precisa pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 para o cargo de Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de R$ 140,00 para o cargo de Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
 
Salários
A remuneração para o cargo de Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hidrícos será constituída pelo vencimento básico de R$ 2.347,89, acrescido de gratificação no valor de R$ 2.700,07, totalizando R$ 5.047,96. Já para o cargo de Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hidrícos, a remuneração será constituída pelo vencimento básico de R$ 735,43, acrescido de gratificação no valor de R$ 625,12, totalizando R$ 1.360,55. Além disso, poderá ser acrescido à remuneração o Adicional de Insalubridade nos termos da legislação especifica. O auxílio transporte será fornecido na forma da legislação pertinente e a carga horária de trabalho será de 40 horas semanais para todos os cargos.
 
Os aprovados irão atuar na Sema e no Inema, autarquia ligada à Sema, que cuida da execução de ações e programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção, à Política Estadual de Recursos Hídricos, à Política Estadual sobre Mudança do Clima e à Política Estadual de Educação Ambiental.
 
Provas e resultados
Estão previstas, na seleção, a realização de provas objetivas, prova discursiva para todos os cargos, e avaliação de títulos somente para o cargo de Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Todas as fases serão realizadas nas seguintes cidades do estado da Bahia: Barreiras, Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista.
 
As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data prevista de 06 de janeiro de 2013, no turno da manhã.
 
As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data prevista de 06 de janeiro de 2013, no turno da tarde. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na página de inscrição a partir das 19 horas do dia 08 de janeiro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contado da data da homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

UFC abre processo seletivo

Divulgado o Edital 433/2012 que abre Seleção para Professor Substituto para o campus da Universidade Federal de Fortaleza. Em princípio, a vaga é para o setor de estudo Fundamentos e Psicologia Social, com jornada de 40 horas e a titulação exigidia é Doutorado na área.
 
As inscrições ficam abertas inicialmente nos dias 13, 14 e 16 de novembro de 2012, no horário de 08 às 11 e de 14 às 17 horas, no Centro de Humanidades - Departamento de Psicologia. O valor da inscrição é R$ 111,00 e a remuneração oferecida R$ 4.472,00.
 
Contudo, o processo de inscrição poderá seguir um cronograma alternativo: se for verificada a inexistência de candidatos, a inscrição será reaberta nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2012, automaticamente, exigindo-se título de Mestre, e, a persistir tal situação, ou seja, ausência de candidatos com título de Mestre, serão novamente reabertas nos dias 22, 23 e 26 de novembro de 2012, automaticamente, exigindo-se diploma de Graduação.
 
O edital também prevê que, se, ao término da Seleção para a qual tenham ocorrido as inscrições, verificar-se a inexistência de candidatos aprovados, a inscrição será reaberta uma única vez, automaticamente, por 03 (três) dias úteis, a partir do 2º dia útil subsequente à data da aprovação do resultado da Seleção pelo Chefe do Departamento interessado. Nesse caso, serão alterados os requisitos inicialmente previstos.
 
A seleção terá validade de 30 dias, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado da Seleção no Diário Oficial da União, prorrogável apenas uma vez por igual período.
 
O edital está disponível nos endereços www.srh.ufc.br (Setor de Recursos Humanos da UFC) ou http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=78&data=08/11/2012 (Diário Oficial da União)

Cientistas portugueses desenvolvem vacina oral para a hepatite B

Nova vacina é mais eficaz e potencialmente mais estável do que a injetável existente no mercado nos dias de hoje
 
Investigadores da Universidade de Coimbra, em Portugal, desenvolveram uma vacina oral para a hepatite B. A nova vacina é mais eficaz e potencialmente mais estável do que a injetável existente no mercado nos dias de hoje. As informaões são do site Ciência Hoje.
 
"A administração oral é uma via não traumática. A Organização Mundial de Saúde tem grande preocupação a respeito das vacinas injetáveis, pois existe financiamento dirigido a tratar complicações devido ao seu mau uso, ou seja, infecções", afirma a pesquisadora Olga Borges.
 
Outra vantagem, segundo os investigadores, reside no fato de a administração oral ter uma maior aceitação por parte das crianças, além de facilitar, também, o processo da vacinação em massa.
 
A vacina vai de encontro a uma das questões que a comunidade científica tem vindo a levantar. Apesar de não haver certeza absoluta, tudo indica que há uma maior estabilidade nas fórmulas farmacêuticas sólidas. "Teoricamente essa opção será mais estável. As injetáveis são fórmulas farmacêuticas líquidas, em que os princípios ativos têm uma estabilidade baixa", observa Borges.
 
A logística associada à distribuição de vacinas em países em vias de desenvolvimento é outras das preocupações que a vacina oral pode resolver. Para conservar as vacinas líquidas, é preciso cadeias de frio, que muitas vezes não estão disponíveis em certos países.
 
De acordo com Borges, mais de 2 milhões e 800 mil doses das vacinas foram já perdidas devido a falhas na manutenção das cadeias de frio. Isto representa alguns milhões de euros perdidos. Por isso, a OMS tem incentivado a comunidade científica a criar vacinas por via oral e mais estáveis.

Maior eficácia e proteção adicional
A vacina injetável contra a hepatite B, que já está no mercado há vários anos, tem provado ser eficaz, mas o tipo de resposta imunológica que ela induz é, sobretudo, baseada na produção de anticorpos na corrente sanguínea. A capacidade das vacinas injetáveis induzirem a formação de anticorpos específicos nas mucosas é muito baixa.
 
Para conseguir fazer isso, a administração dessa vacina tem de ser através de uma mucosa. "Só desenvolvendo vacinas que possam ser administradas nas mucosas, é possível produzir anticorpos a esse nível", afirma a pesquisadora.
 
Este aspecto é particularmente importante para doenças infectocontagiosas que entram no organismo através das mucosas.
 
A hepatite B não é o melhor exemplo. Nos países desenvolvidos a via principal de contágio é por contato sexual, embora também possa ser através de seringas contaminadas, mas nesse caso não se aplica. No caso da transmissão sexual, "se tivermos anticorpos nas mucosas ligadas ao aparelho reprodutor, será uma proteção adicional na entrada", destaca Borges.
 
A vacina tem ainda outra particularidade, ela fornece uma resposta imunológica qualitativamente diferente da vacina injetável, e isso faz com que, teoricamente, ela possa ter alguma utilidade nos casos das pessoas que já têm hepatite B, ou seja, pode funcionar não só como vacina profiláctica, mas também terapêutica.
 
Segundo os pesquisadores, isso é apenas uma hipótese, pois os resultados obtidos são apenas de testes em ratos.
 
A equipe ainda não tem uma data para dar início aos ensaios clínicos em humanos. "Além das autorizações morosas, há ainda custos elevados envolvidos. E não havendo um financiamento, essa parte será impossível de ser continuada. Sem ensaios clínicos, a vacina nunca irá para o mercado", conclui Borges.
 
Fonte isaude.net

Primeira terapia genética liberada para venda no ocidente chega em 2013

A aprovação da Comissão Europeia, no início de novembro, permite a comercialização do produto em 27 países da UE
 
A BV uniQure, empresa holandesa de biotecnologia, afirmou, que vai disponibilizar, em 2013, a primeira terapia genética humana aprovada para comercialização no ocidente.
 
O Committee for Medicinal Products for Human Use (CHMP) forneceu opinião positiva sobre a venda do Glybera, em julho de 2012, mas a autorização oficial da Comissão Europeia só chegou no início no mês de novembro.
 
Esta aprovação permite a uniQure lançar o Glybera nos 27 países membros da União Europeia (UE), além de outros que aceitam a aprovação da UE.
 
O presidente da uniQure, Jörn Aldag, afirmou que a aprovação Glybera abre um precedente importante para uma nova era no utilização das terapias genéticas. " Teremos um período de rápido crescimento semelhante ao desenvolvimento das atividades com anticorpos na última década."
 
A terapia genética é o uso de genes como medicamento para tratamento de doenças. A primeira aprovação deste tipo de droga para comercialização aconteceu na China, em 2004, para tratamento de câncer de cabeça e pescoço.
 
Desta vez, deve ser a Alemanha o primeiro país a receber o medicamento, no início de 2013. Segundo informações da uniQure, as negociações com o país vizinho estão em fase adiantada.

Terapia limitada
De acordo com informações divulgadas pela agência France-Presse, os sucessos da terapia são poucos e limitados a distúrbios de único gene. O Glybera trata a Deficiência da Lipoproteína Lípase (LPL), uma doença hereditária que afeta uma ou duas pessoas em um milhão, impedindo a metabolização de certas partículas de gordura no sangue, provocando inflamações graves do pâncreas e fortes dores abdominais.
 
A agência cita, ainda, problemas que afetaram as pesquisas como a morte de um voluntário americano de 18 anos, Jesse Gelsinger, em 1999; e o aparecimento de câncer em duas crianças francesas tratadas de uma doença crônica que causa a falta de defesas no organismo.
 
Fonte isaude.net

Campanha antifumo brasileira vai evitar 7 milhões de mortes até 2050

 
Consideradas um exemplo para o mundo, as políticas usadas no país são tema de estudo publicado ontem na revista PLoS One
 
Alta dos preços dos cigarros, leis antifumo em áreas fechadas, restrições à comercialização e outras medidas aplicadas pelo Brasil no controle do tabaco resultaram numa redução de 50% na prevalência de tabagismo entre 1989 e 2010, com 420 mil vidas salvas.
 
As conclusões são de estudo realizado por pesquisadores do Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center (EUA) e do Instituto Nacional de Câncer (INCA) do Brasil.
 
Somando-se a dramática conclusão do estudo, que utilizou modelos para determinar as projeções, os pesquisadores dizem que as políticas do país latino-americano podem resultar em até 7 milhões de vidas salvas até 2050.
 
O tabaco mata quase metade de seus usuários (com 5 milhões de mortes de fumantes e 500 mil de não fumantes a cada ano no mundo), diz David Levy, professor de oncologia da Georgetown Lombardi e o responsável pelo estudo. " O Brasil tem desempenhado um papel pioneiro no controle do tabaco. O país introduziu o imposto sobre o cigarro, em 1990, e em 1996 colocou os primeiros avisos nos maços e ainda criou as leis antifumo. Muitas dessas medidas foram posteriormente reforçados, incluindo restrições mais fortes aos anúncios publicitários e impostos mais altos".
 
Para determinar o impacto dessas medidas sobre as mortes, os pesquisadores desenvolveram um modelo de Simulação Política chamado SimSmoke. Usando as políticas aplicadas e dados da população Brasileira, o modelo avalia o efeito de várias iniciativas sobre as mortes prematuras, incluindo impostos sobre o cigarro, leis antifumo, campanhas de mídia de massa, restrições à comercialização, requisitos de embalagem, programas de tratamento de cessação e restrições ao acesso de jovens ao fumo.
 
Alta dos preços dos cigarros, leis antifumo em áreas fechadas, restrições à comercialização e outras medidas aplicadas pelo Brasil no controle do tabaco resultaram numa redução de 50% na prevalência de tabagismo entre 1989 e 2010, com 420 mil vidas salvas.
 
As conclusões são de estudo realizado por pesquisadores do Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center (EUA) e do Instituto Nacional de Câncer (INCA) do Brasil.
 
Somando-se a dramática conclusão do estudo, que utilizou modelos para determinar as projeções, os pesquisadores dizem que as políticas do país latino-americano podem resultar em até 7 milhões de vidas salvas até 2050.
 
O tabaco mata quase metade de seus usuários (com 5 milhões de mortes de fumantes e 500 mil de não fumantes a cada ano no mundo), diz David Levy, professor de oncologia da Georgetown Lombardi e o responsável pelo estudo. " O Brasil tem desempenhado um papel pioneiro no controle do tabaco. O país introduziu o imposto sobre o cigarro, em 1990, e em 1996 colocou os primeiros avisos nos maços e ainda criou as leis antifumo. Muitas dessas medidas foram posteriormente reforçados, incluindo restrições mais fortes aos anúncios publicitários e impostos mais altos".
 
Para determinar o impacto dessas medidas sobre as mortes, os pesquisadores desenvolveram um modelo de Simulação Política chamado SimSmoke. Usando as políticas aplicadas e dados da população Brasileira, o modelo avalia o efeito de várias iniciativas sobre as mortes prematuras, incluindo impostos sobre o cigarro, leis antifumo, campanhas de mídia de massa, restrições à comercialização, requisitos de embalagem, programas de tratamento de cessação e restrições ao acesso de jovens ao fumo.
 
Levy também observou que o Brasil recentemente decidiu proibir cigarros mentolados, e que a Food and Drug Administration (FDA) está considerando a adoção de uma política semelhante nos EUA.
 
Enquanto os estados norte-americanos, particularmente a Califórnia, experimentam o sucesso em reduzir as taxas de tabagismo através da implementação de políticas fortes, nenhum teve o tipo de sucesso visto no Brasil em um período tão curto de tempo. " As políticas brasileiras de controle do cigarro deveriam ser uma lição para todos nós. Se vamos implementar políticas aqui nos EUA que vão fazer um impacto duradouro, precisaremos de vontade política e apoio dos tribunais," completa levy.

 
Fonte isaude.net

Bahia lança Semana Azul para alertar diabéticos sobre cuidados com a doença

Ação integra a programação do Centro de Diabetes e Endocrinologia do estado para o Dia Mundial do Diabetes
 
A programação do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) para assinalar o Dia Mundial do Diabetes será desenvolvida com a "Semana Azul", de 12 a 14 de novembro em Salvador. A mobilização enfatiza as ações de prevenção, e de auto cuidado para os diabéticos.
 
A área externa da unidade ganhará iluminação com lâmpadas azuis. O azul também será a cor dos balões que ornamentarão a área interna da unidade.
 
Isso porque, o símbolo global do diabetes é um círculo azul, cor que reflete o céu que une todas as nações e a bandeira das Nações Unidas; o círculo em diferentes culturas simboliza vida e saúde. O circulo azul representa a unidade da comunidade mundial em resposta à epidemia do diabetes, doença que em todo o mundo, mata uma pessoa a cada 8 segundos.

Estatística
Dados da Bahia apontaram, em 2009, uma prevalência de diabetes auto referido de 6,5% na população de 18 anos e mais. Em números absolutos, isso representa em torno de 635.751 pessoas.
 
Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, em 1988, mostrou que uma média de 7,2% da população maior de 30 anos, no Brasil, tinha diabetes.
 
As estatísticas mostram a importância das ações de promoção à saúde que possibilitem prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes, destacou a diretora do Cedeba.
 
Portanto, os eventos que marcam o Dia Mundial do Diabetes, data lembrada em mais de 140 países, por iniciativa da Federação Internacional de Diabetes, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS) são muito importantes.
 
O principal objetivo, segundo a diretora do Cedeba, é alertar pacientes, profissionais de saúde e a população em geral para o impacto do diabetes na saúde, difundindo cuidados de prevenção, além de medidas de auto cuidado para os pacientes diabéticos.
 
No Brasil, o Dia Mundial do Diabetes, desde 2007, se tornou uma dia oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), e com a Resolução 61/225 é assinalada pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes, com a parceria das secretarias estaduais da Saúde, visando massificar informações sobre a doença e a importância de serem adotadas as medidas de prevenção.
 
Fonte isaude.net