Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Primeira terapia genética liberada para venda no ocidente chega em 2013

A aprovação da Comissão Europeia, no início de novembro, permite a comercialização do produto em 27 países da UE
 
A BV uniQure, empresa holandesa de biotecnologia, afirmou, que vai disponibilizar, em 2013, a primeira terapia genética humana aprovada para comercialização no ocidente.
 
O Committee for Medicinal Products for Human Use (CHMP) forneceu opinião positiva sobre a venda do Glybera, em julho de 2012, mas a autorização oficial da Comissão Europeia só chegou no início no mês de novembro.
 
Esta aprovação permite a uniQure lançar o Glybera nos 27 países membros da União Europeia (UE), além de outros que aceitam a aprovação da UE.
 
O presidente da uniQure, Jörn Aldag, afirmou que a aprovação Glybera abre um precedente importante para uma nova era no utilização das terapias genéticas. " Teremos um período de rápido crescimento semelhante ao desenvolvimento das atividades com anticorpos na última década."
 
A terapia genética é o uso de genes como medicamento para tratamento de doenças. A primeira aprovação deste tipo de droga para comercialização aconteceu na China, em 2004, para tratamento de câncer de cabeça e pescoço.
 
Desta vez, deve ser a Alemanha o primeiro país a receber o medicamento, no início de 2013. Segundo informações da uniQure, as negociações com o país vizinho estão em fase adiantada.

Terapia limitada
De acordo com informações divulgadas pela agência France-Presse, os sucessos da terapia são poucos e limitados a distúrbios de único gene. O Glybera trata a Deficiência da Lipoproteína Lípase (LPL), uma doença hereditária que afeta uma ou duas pessoas em um milhão, impedindo a metabolização de certas partículas de gordura no sangue, provocando inflamações graves do pâncreas e fortes dores abdominais.
 
A agência cita, ainda, problemas que afetaram as pesquisas como a morte de um voluntário americano de 18 anos, Jesse Gelsinger, em 1999; e o aparecimento de câncer em duas crianças francesas tratadas de uma doença crônica que causa a falta de defesas no organismo.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário