Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Exames: Coombs indireto (código da AMB 4.03.04.88-4)

O que é o exame: coleta de sangue venoso para pesquisa, no soro, de imunoglobulinas IgG ou frações do complemento ligadas às hemácias.
 
Para que serve: útil no pré-natal de gestantes com sangue Rh negativo para avaliar a possibilidade de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido), na triagem de anemias hemolíticas e provas transfusionais.

- Em gestantes com sangue Rh negativo, a ausência de anticorpos anti-Rh no sangue resulta num resultado negativo no teste de Coombs indireto, estando indicado a repetição mensal do teste até o parto. A presença de um resultado positivo no teste traduz isoimunização (incompatibilidade Rh com o feto) e merece acompanhamento especializado durante todo o curso da gestação.
 
Valor de referência: negativo

Instruções para a realização do exame: a paciente deve informar se está grávida, a idade gestacional, número de filhos e história patológica pregressa gestacional.

- Não é necessário jejum.

Fonte:

- Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini.
 
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.
 
- Corrêa, Mário Dias; Melo, Victor Hugo de; Aguiar, Regina Amélia Lopes Pessoa de; Corrêa Júnior, Mário Dias. Noções práticas de obstetrícia. 13.ed. Belo Horizonte: Coopmed - Cooperativa Editora e de Cultura Médica LTDA, 2004. 915 p.
 
Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário