Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Confira dicas de postura para ler sem prejudicar a coluna

Ortopedista orienta cuidados para evitar dores no pescoço
 
Ler se torna ainda mais convidativo em tempos de Feira do Livro em Porto Alegre, mas não dá para descuidar da postura durante a leitura, seja na Praça da Alfândega ou na poltrona de casa. A cervicalgia, dor no pescoço que atinge de 30% a 50% da população mundial, pode ter como causa o período prolongado da coluna cervical em uma posição inadequada na hora da leitura, alerta o ortopedista Aldemar Roberto Rios.
 
O médico explica que a região cervical é responsável por sustentar o peso de seis quilos da cabeça e realizar mais de 600 movimentos diários. Ao ler um livro, o excesso de flexão do pescoço e os períodos extensos na mesma posição ocasionam problemas nos discos intervertebrais.
 
— Estar sentado ou deitado por muito tempo lendo um livro sobrecarrega os anéis fibrocartilaginosos entre as vértebras, responsáveis por amortecer o peso da cabeça e manter a estabilidade da espinha cervical. Isso acelera o processo degenerativo da coluna — esclarece Rios.
 
O ideal na hora de ler é alternar a posição constantemente, além de se alongar e relaxar para tornar o momento saudável.
 
— A coluna foi feita para ser movimentada e evitar que haja problemas nos discos. É preciso ficar também atento para a postura na hora de dormir, quando há uma reidratação natural dos discos, importante para evitar dores durante o dia — afirma o especialista.
 
Rios alerta que não é normal o incômodo na região do pescoço persistir ao ler um livro. A coluna cervical mantém contato com estruturas importantes do organismo, como a medula espinhal, vasos arteriais e venosos e nervos ligados ao cérebro. Por isso, a dor incessante deve ser observada com atenção, já que pode sinalizar outros problemas como as doenças degenerativas. Hérnias de disco ou estenoses, com o estreitamento ou redução do canal por onde passam a medula e os nervos, são comuns.
 
Segundo o ortopedista, a região cervical é a parte mais sensível da coluna. Dores que surgem quando o corpo está relaxado podem indicar doenças psicossomáticas, tumores ou infecções. Outro fator importante é a prática de exercícios, pois auxiliam a diminuição da dor e ajudam no tratamento da coluna.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário