Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cinetose é a causa de enjoos durante longas viagens

Cinetose
O popular "Mal do Movimento" pode ser tratado e, inclusive, evitado
 
É comum as pessoas sofrerem de náuseas, tonturas e até vômitos em viagens de carro, navio, barco ou avião. O que poucos sabem é que essas complicações têm nome e tratamento específico e são causadas por solavancos, acelerações, desacelerações e movimentações rítmicas ou bruscas que acontecem durante a viagem.

O Minha Vida conversou com especialistas no assunto que explicaram por que a cinetose, ou Mal do Movimento, ocorre e como tratá-la.

Por que as pessoas enjoam?
O neurocirurgião do Grupo de Colunas do Hospital das Clínicas Alexandre Meluzzi explica que o órgão responsável pelo movimento é uma extensão no nosso sistema auditivo e possui uma estrutura chamada vestíbulo, popularmente conhecida como labirinto.  
 
Esse órgão tem três canais em formato de semicírculo, todos preenchidos com um líquido viscoso denominado endolinfa. O interior desses canais é revestido por células com diversos cílios ligadas a terminações nervosas, que estão em contato com nosso sistema nervoso central.

Os movimentos que nossa cabeça sofre durante as viagens provocam o deslocamento desse líquido, desviando os cílios e gerando impulsos elétricos que chegam até o sistema nervoso central. Nosso sistema nervoso, por sua vez, responde a esses impulsos com a sensação de náusea, podendo a pessoa sofrer enjoos e vômitos.

Os especialistas chamam isso de "vestibulopatia" temporária, cinetose ou Mal do movimento. Alexandre alerta que esse estímulo pode até gerar uma inflamação no órgão do equilíbrio, intensificando os sintomas e causando uma espécie de labirintite. 
 
Amenize os sintomas
Feito o diagnóstico médico de cinetose, o paciente deve tomar certos cuidados quando for fazer viagens de carro, navio, barco ou avião.

O otorrinolaringologista Fernando Pochini, do Hospital São Luiz em São Paulo, recomenda que a pessoa escolha lugares no veículo onde a amplitude do movimento seja menor, como o banco do meio do carro ou as partes centrais - no avião ou navio - ao invés das pontas.

No caso dos automóveis, Alexandre também recomenda viajar com velocidade reduzida, fazendo curvas mais largas. 
 
"Como há fatores psicológicos envolvidos, manter uma atitude positiva pode fazer diferença" conta o neurocirurgião Alexandre, que dá uma lista de recomendações simples:

- Não ingerir muito líquido ou alimentos antes de viajar;
- Fazer paradas se possível, no caso dos automóveis;
- Reclinar o banco quando possível;
- Resfriar o corpo;
- Não ingerir álcool, pois ele agrava os sintomas;
- Evitar leitura durante as viagens;
- Não olhar pela janela e para os objetos em movimento;
- Fazer exercícios posturais e de relaxamento;
- Repousar e dormir para ajudar a controlar os sintomas.

A reabilitação do equilíbrio também pode ser feita por meio dos chamados exercícios vestibulares.
 
"São exercícios repetitivos com os olhos, cabeça e corpo com o objetivo de criar um conflito sensorial, provocando o reajuste da função do equilíbrio", explica o otorrino Fernando Pochini. Para mais informações sobre esses exercícios consulte o seu médico. 
 
Medicações recomendadas
Se você já sabe que vai enjoar durante a viagem, uma boa pedida é usar algum tipo de medicamento que iniba os sintomas da cinetose antes mesmo de eles acontecerem. As medicações mais utilizadas são a metoclorpropramida, flunarizina, dimenidrinato e os inibidores centrais do vômito, como a ondansetrona. É importante ressaltar, porém, que todo medicamento deve ser indicado por um médico de confiança.

A ação desses medicamentos é simples. De acordo com Alexandre Meluzzi, elas podem inibem receptores dos núcleos centrais e controlam os sintomas de forma muito eficaz.

"No entanto, esses medicamentos diminuem a atividade encefálica, reduzindo os reflexos motores, diminuindo a percepção periférica de estímulos e causando sonolência", alerta Alexandre. Por isso, não devem ser utilizados por quem vai dirigir ou pilotar em hipótese alguma. 
 
Para aqueles são adeptos da medicina natural e sofrem com o Mal do Movimento, o clínico geral e estudioso de plantas medicinais Alex Botsaris recomenda o gengibre como santo remédio para esse mal estar. É cientificamente comprovada a atividade dessa planta contra náuseas e doenças relacionadas ao movimento.

"O chá deve ser consumido três vezes ao dia de viagem, de dois a quatro gramas da planta em forma de raiz fresca para cada 150 ml de água" diz o clínico, que completa: "Acupuntura também possui evidência científica de atuar na doença do movimento. Uma aplicação de agulhas pode ser feita antes da viagem".

Também há especialistas que indicam a vitamina B6, presente no arroz integral, gérmen de trigo, aveia, amendoim, nozes e batata, e o magnésio - presente nas folhas verde-escuras, tais como espinafre e escarola - para ajudar a diminuir os sintomas. 
 
Passei mal! E agora?
Se não teve jeito e você passou mal mesmo, os especialistas recomendam o uso de medicamentos antivertiginosos, sempre com supervisão médica.

Além disso, Alexandre lembra a importância da hidratação e reposição de sais minerais perdidos com os vômitos. O chá de gengibre, segundo o clínico Alex, também pode ser tomado após a manifestação dos sintomas. 
 
Fonte Minha Vida

Nova classe de antibióticos é esperança para o avanço da resistência bacteriana

O composto faz com que as bactérias "construam uma arma, passando a usar esta arma contra elas mesmas"
 
Pesquisa da Universidade de Adelaide está desenvolvendo uma nova classe de antibiótico que pode ajudar na luta contra a resistência bacteriana.

O composto, um inibidor de proteína que se liga à enzima biotina ligase de proteína (essencial para processos metabólicos das bactérias), consegue parar a sua ação, interrompendo o ciclo de vida da bactéria.

"Os antibióticos existentes têm como alvo as membranas das células bacterianas, mas esta nova droga funciona de maneira completamente diferente", diz o professor Andrew Abell, líder do projeto.

Segundo ele, o composto, embora em um estágio muito inicial de desenvolvimento (ainda não foi testado em modelo animal) tem o potencial de se tornar o primeiro de uma nova classe de antibióticos.

"As bactérias construem rapidamente a resistência contra as classes conhecidas de antibióticos e isso está causando um problema de saúde global significativa", afirma

"Os resultados preliminares mostram que esta nova classe de compostos pode ser eficaz contra uma vasta gama de doenças bacterianas, incluindo a tuberculose, que desenvolveu uma estirpe resistente a todos os antibióticos conhecidos."

O desenvolvimento do novo inibidor de proteína envolve uma nova abordagem chamada 'in situ click chemistry' . Uma variedade de pequenas moléculas são apresentadas às bactérias de modo que a própria enzima alvo construa o componente inibidor e se ligue a ele.

"Em certo sentido, as bactérias, inconscientemente, constroem uma arma e usam esta arma contra elas mesmas. Nossos resultados são promissores. Sabemos como ligar e inibir essa enzima e comprovamos que é possível parar o crescimento de uma variedade de bactérias em laboratório O próximo passo crítico será investigar a sua eficácia em um modelo animal," afirma o pesquisador

 
Fonte isaude.net

Exercício reorganiza o cérebro para ser mais resistente ao estresse

Resultados mostraram como o exercício é capaz de reduzir a ansiedade e promover o crescimento de novos neurônios no hipocampo ventral
Resultados mostraram como o exercício é capaz de
 reduzir a ansiedade e promover o crescimento de
novos neurônios no hipocampo ventral
O estudo mostrou, ainda, como o exercício é capaz de reduzir a ansiedade mesmo promovendo o crescimento de novos neurônios
 
A atividade física reorganiza o cérebro diminuindo a interferência de condições como o estresse ou ansiedade nas funções normais.

A conclusão é de equipe de pesquisa da Universidade de Princeton (EUA). Os estudos mostraram que ratos que realizavam exercícios constantes, quando expostos à água fria (um elemento causador de estresse) tiveram um aumento na atividade dos neurônios diminuindo a excitação no hipocampo ventral, região do cérebro que regula ansiedade.

Estes resultados mostraram como o exercício é capaz de, ao mesmo tempo, reduzir a ansiedade e promover o crescimento de novos neurônios no hipocampo ventral. Seguindo os princípios científicos, os neurônios jovens são tipicamente mais empolgados que os mais maduros e, como o exercício cria novos neurônios, deveria trazer mais ansiedade, e não menos. Para responder a esta questão, os pesquisadores descobriram que o exercício também fortalece os mecanismos que impedem que essas células do cérebro disparem.

Do ponto de vista evolutivo, a pesquisa também mostra que o cérebro pode adaptar seus próprios processos de vida ao ambiente de um organismo. A maior probabilidade de comportamento ansioso pode ter uma vantagem adaptativa para criaturas mais fracas. A ansiedade muitas vezes se manifesta no comportamento de esquiva de situações potencialmente perigosas, o que aumentaria a probabilidade de sobrevivência, afirmou Elizabeth Gould, autora do estudo.

"Entender como o cérebro regula o comportamento ansioso nos dá melhores pistas sobre o potencial de ajudar as pessoas com transtornos de ansiedade. Estes estudos também nos dizem algo sobre como o cérebro se modifica para responder de forma otimizada para o seu próprio ambiente", disse Gould.

O estudo
Dois grupos de ratos participaram do estudo. Um dos grupos foi exposto a uma roda de exercícios, correndo até 4 quilômetros numa noite. Os animais do outro grupo, não tiveram acesso à roda. Após seis semanas, eles foram expostos a água fria, por um breve período de tempo.

Os cérebros dos ratos ativos e sedentários se comportou de maneira diferente logo que eles foram expostos à água. Nos neurônios dos camundongos sedentários a água fria estimulou um aumento dos genes de curta duração que foram rapidamente ativados. A falta desses genes nos neurônios de ratos ativos segurou este " salto" imediato das células do cérebro.
 
Fonte isaude.net

Defeitos congênitos: mães mais velhas e pais consanguíneos trazem maior risco

Problemas consanguíneos são o principal risco para ocorrência de defeitos congênitosA afirmação é de pesquisa desenvolvida na Universidade de Leeds, no Reino Unido, uma das maiores da área já realizada
 
Os dois principais fatores associados ao aumento do risco de bebês nascerem com defeitos congênitos são mães mais velhas e pais com relações consanguíneas, afirma pesquisa desenvolvida na Universidade de Leeds, no Reino Unido.

Outro importante resultado da pesquisa foi afastar a hipótese de que o nível sócio-econômico (níveis de privação) pode afetar o risco relativo de defeitos de nascença.

O estudo analisou informações detalhadas coletadas sobre mais de 11.3 mil bebês envolvidos no projeto Nascidos em Bradford (BiB), uma análise de longo prazo que acompanhou a saúde dos bebês que nasceram na cidade de Bradford entre 2007 e 2011. A equipe de pesquisa descobriu que a taxa global de más-formações congênitas nos bebês foi de aproximadamente 3%, quase o dobro da taxa nacional.

Segundo o Geneticista Eamonn Sheridan, um dos responsáveis pelo estudo, "é importante destacar que a grande maioria dos bebês nascidos de casais parentes de sangue são perfeitos, embora o casamento consanguíneo aumente o risco de defeito congênito de 3% a 6%, o risco absoluto é pequeno.

A cada ano, cerca de 1,7% dos bebês na Inglaterra e País de Gales nascem com problemas congênitos (cardíacos ou pulmonares ou síndromes como a de Down), que podem ser limitantes vida. Estes distúrbios ocorrem como resultado de interações complexas entre fatores genéticos e ambientais, ou devido a danos causados por infecções tais como a rubéola e citomegalovírus.

Estima-se que mais de um bilhão de pessoas no mundo vivem em comunidades onde o casamento consanguíneo é comum. O estudo Bradford / Leeds é o primeiro que capaz de explorar as potenciais causas de defeitos congênitos em uma população onde há um número suficiente de ambos os grupos consanguíneos e não-consanguíneos para chegar a conclusões confiáveis e estatisticamente significativas.
 
Fonte isaude.net

Aumento da autoestima é a principal razão para obeso querer emagrecer, diz pesquisa

Autoestima é fator que mais sofre impacto pela obesidade
Levantamento ouviu mil homens e mulheres de cinco cidades brasileiras
 
Uma pesquisa feita com mil homens e mulheres acima do peso com idade média de 39 anos mostrou que melhorar a saúde não é a principal razão para este público querer emagrecer. Para 53% dos entrevistados, o aumento da autoestima ocupa o primeiro lugar do ranking dos motivos que despertam o desejo de perder peso. A autoestima também foi apontada por 35% como fator que mais sofre impacto pela obesidade.
 
A psicóloga Marilice Rubbo de Carvalho explica que autoestima e estética estão totalmente relacionadas e que emagrecer não depende apenas de dieta alimentar, exercício físico e medicamento.

— É fundamental haver uma mudança de comportamento e o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, incluindo psicólogo. O grande desafio é fazer o paciente obeso entender que o alimento não é sua única fonte de prazer.
 
A pesquisa ouviu moradores de cinco regiões brasileiras — São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Salvador — e teve como objetivo avaliar o conhecimento, as motivações e a efetividade dos tratamentos contra a obesidade.
 
Outro tópico que chamou a atenção foi que dos 50% que disseram ter algum caso de sobrepeso ou obesidade na família, 38,5% apontaram a mãe como o parente mais próximo com o problema.
 
Apesar de a obesidade contar com fator genético e hereditário, o endocrinologista Mario Carra, presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), ressalta que a má qualidade da alimentação e o sedentarismo são as principais causas do problema.
 
— O número de obesos só aumenta no Brasil, especialmente na população de baixa renda, que se alimenta de forma errada e não pratica atividade física.
 
Excesso de peso desencadeia outras doenças
De acordo com a pesquisa, 48% dos entrevistados afirmaram apresentar doenças associadas ao excesso de peso, sendo a mais citada hipertensão, seguida de dislipidemia (alteração do colesterol) e diabetes.
 
Mas, a grande surpresa foi que 55% das pessoas citaram a obesidade como consequência de outros problemas de saúde e não como uma doença crônica. O endocrinologista Fadlo Fraige, presidente da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad), avisa que assim como pressão alta e diabetes o sobrepeso e a obesidade também precisam ser tratados.
 
— O sucesso do tratamento vai depender da causa da doença e da adesão do paciente. Mudar hábitos de vida é o primeiro passo para a perda efetiva de peso.
 
O tratamento da obesidade vai depender do perfil do paciente, IMC (Índice de Massa Corporal) e doenças associadas. E, ao contrário do que muitos possam pensar, nem sempre o processo vai envolver medicação ou cirurgia.
 
Além de disciplina e vontade de querer perder peso, o especialista garante que “reeducação alimentar e prática regular de exercício físico” são fundamentais neste processo.
 
Balão intragástrico
Embora 42% das pessoas tenham tido alguma informação sobre o balão intragástrico como tratamento da obesidade, apenas 19,5% pensaram em colocar o dispositivo por acharem que o método era indicado apenas para obesos mórbidos.
 
O gastroenterologista Ricardo Dib, diretor da Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), explica que o balão é usado em pacientes com sobrepeso ou obesidade grau leve para ajudar no processo de emagrecimento.
 
— O balão ocupa 1/3 da capacidade do estômago, o que diminui a ingestão de alimentos. Sua permanência no organismo é de seis meses e, após este período, o dispositivo é retirado e o paciente precisa ser disciplinado para manter o peso.
 
O gastroenterologista Jimi Scarparo, também da Sobed, acrescenta que “nenhum tratamento faz milagre se o paciente não fizer a sua parte”. O balão, garante o especialista, contribui para a perda de 15% a 20% do excesso de peso.
 
— Já testei e dos 20 kg que perdi com o balão, recuperei metade porque não fui um paciente disciplinado. Por isso, não descarta a possibilidade de recolocá-lo.
 
O balão é inserido pelo médico por meio de endoscopia e custa R$ 3.500 (apenas o dispositivo). Segundo Dib, o procedimento completo pode chegar a R$ 15.000 e está disponível apenas na rede privada.

Fonte R7

Coisas que acontecem durante a gravidez

coisas-que-acontecem-durante-a-gravidezToda mulher sabe que quando ela resolve ficar grávida uma série de transformações  acontecem com o seu corpo, e estas transformações geralmente acabam complicando a vida cotidiana das futuras mamães, especialmente aquelas que estão sendo mães pela primeira vez.
 
Existem uma série de modificações que são de conhecimento da maioria das mulheres, mas o grande problema é que nem sempre elas acabam sabendo tudo o que acontece.
 
Além de uma série de informações que acabam chegando aos ouvidos das mulheres, especialmente as que estão ficando grávidas pela primeira vez, existe uma grande quantidade delas que não passam de boatos.
 
Confira algumas coisas que acontecem muito comumente durante a gravidez e já esteja preparada para elas:
 
Pés aumentando de tamanho
O velho papo do pé chato é realmente uma verdade, portanto é real a informação de que as mulheres poderão ter um pé maior durante o processo de gestação. Isso acontece porque existe uma dilatação dos pés para suportar o aumento do peso. O mais interessante é que pesquisas recentes mostram que as mulheres podem realmente ter o seu pé aumentado de tamanho durante a gravidez, e em alguns casos é comum que os pés não voltem ao tamanho original. Ou seja, o sapato depois da gravidez pode aumenta rum número depois da gravidez.
 
Aumento da miopia
Um outro problema que pode acontecer e que realmente é comprovado  pela ciência é de que as mulheres que já sofrem com problemas de visão podem ter a miopia aumentada. De acordo com as informações que foram sendo divulgadas em relação a uma pesquisa,  o grau de miopia aumenta em média de um grau durante a gravidez, mas a boa notícia é que a miopia pode realmente diminuir depois que o bebê nasce.
 
Sutiã para dormir
Nos primeiros três meses de gestação, os seios das mulheres tendem a aumentar muito de tamanho, além disso eles e tornam muito sensíveis. Por isso, é extremamente recomendado que as mulheres utilizem sutiã ao dormir para controlar a queda dos seios e ainda por cima impedir que eles tenham muito contato com a cama.
 
Prisão de ventre
Grande parte das mulheres acabam sofrendo com prisão de ventre, e este problema tende muito a aumentar durante os nove meses de gestação. É importante que as mulheres controlem este problema, procurando indicações de médicos para resolver o problema.
 
Fonte clickgratis

Mapfre espera aval da ANS para ingressar no mercado de saúde suplementar

Empresa quer utilizar o canal de distribuição do Banco do Brasil
 
A seguradora espanhola Mapfre está aguardando o aval da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para ingressar no mercado de saúde suplementar no Brasil, de acordo com o Wilson Toneto, presidente da Mapfre Brasil.
 
— Pretendemos ingressar em saúde sozinhos e utilizar o canal de distribuição do Banco do Brasil.

Segundo Toneto, o BB já manifestou que não tem interesse de assumir risco de geração de prêmios no setor de saúde suplementar.
 
No âmbito da reestruturação que fez na sua área de seguros, o banco vendeu a participação que tinha na Brasil Saúde para a SulAmérica.

— Vemos o mercado com muita preocupação, com interferência legislativa muito forte. É um setor complexo, mas com muitas oportunidades uma vez que representa 37% do mercado de seguros no Brasil
 
Fonte Estadão Conteúdo

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza concurso para provimento de 24 vagas para Professor

Inscrições:
17 de junho a 17 de julho pelo www.sigrh.ufrn.br

Valor:
R$ 50,00 a R$ 140,00

Provas:
Haverá prova escrita, didática de defesa de memorial e prova de títulos

Cargos:
Biologia Celular e Molecular/Gênese e Desenvolvimento;
Morfologia dos Sistemas Locomotor, Nervoso, Cardiovascular, Respiratório, Digestório, Endócrino e Gênito-Urinário;
Fisiologia dos Sistemas Locomotor, Nervoso, Cardiovascular, Respiratório, Digestório, Endócrino e Gênito-Urinário;
Fundamentos da prática e da assistência médica/Saúde pública, medicina preventiva e comunitária/Habilidades Clínicas/Semiotécnica;
Psicologia do Desenvolvimento Humano/Psicologia Médica/Psicopatologia/Saúde Mental e Atenção Psicossocial;
Psiquiatria/Psicologia Médica/Psicopatologia/Saúde Mental e Atenção Psicossocial;
Medicina de Família e Comunidade/Semiologia/Habilidades Clínicas;
Princípios de Técnica Operatória/Clínica Cirúrgica/Cirurgia Ambulatorial/Urgência e Emergência/Anatomia/Habilidades Clínicas/Medicina de Família e Comunidade;
Saúde da Criança/Semiologia/Habilidades Clínicas/Medicina de Família e Comunidade;
Saúde da Mulher/Semiologia/Habilidades Clínicas/Medicina de Família e Comunidade;
Clínica Médica/Semiologia/Habilidades Clínicas/Medicina de Família e Comunidade;
Princípios de Técnica Operatória/Clínica Cirúrgica/Cirurgia Ambulatorial/Urgência e Emergência/Anatomia/Habilidades Clínicas/Medicina de Família e Comunidade;
Saúde da Criança/Semiologia/Habilidades Clínicas/Medicina de Família e Comunidade;
Saúde da Mulher/Semiologia/Habilidades Clínicas/Medicina de Família e Comunidade;
Clínica Médica/Semiologia/Habilidades Clínicas/Medicina de Família e Comunidade;
Medicina de Família e Comunidade/Semiologia/Habilidades Clínicas.

Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

A Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ realiza concurso para provimento de vaga para Professor

Inscrições:
Até 26 de julho de 2013, na PROGP - Campus Sete Lagoas - Rodovia MG 424, Prédio Principal, km 47, Sete Lagoas - MG

Valor:
R$ 107,84.

Área:
Tecnologia de Alimentos.

Remuneração:
R$ 3.594,57 a R$ 4.455,20.

Provas:
Haverá Prova Escrita; Prova Didática; e Prova de Títulos e Defesa do Plano de Trabalho

Universidade Federal de Goiás - UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza concurso para provimento de vagas para Professor dos campi de Goiânia e Jataí

Inscrições:
Até 10 de julho

Áreas:
Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Produção de Bovinos de Leite, Ciências Biológicas/Anatomia Humana e Comparada e de Medicina Veterinária/Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Remuneração:
R$ 2.519,54 e R$ 3.441,18

Universidade Estadual de Londrina - UEL

A Universidade Estadual de Londrina - UEL realiza seleção para preenchimento de vaga

Inscrições:
Até 2 a 16 de julho de 2013, pelo www.uel.br/prorh

Valor:
R$ 80,00.

Cargo:
Agente Universitário de Nível Superior na Função/Especialidade de Médico/Medicina Intensiva.

Remuneração:
R$ 3.793,60

Seleção:
Haverá análise de documentação

Prefeitura de Monte Mor - SP

A Prefeitura de Monte Mor, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de vagas

Inscrições:
17 de junho a 05 de julho de 2013.

Cargos:
Agente Comunitário de Saúde, Advogado, Agente de Apoio ao Controle Ambiental e Animal, Artesão, Assistente Administrativo, Assistente de Informática (Software, Hardware), Auxiliar de Serviços, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem Estratégia Saúde de Família, Auxiliar de Escritório, Cirurgião-Dentista, Fiscal, Jardineiro, Engenheiro, Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médicos (Cardiologista, Clínico Geral, Dermatologista, Endocrinologista, Estratégia Saúde da Família, Gastroenterologista, Ginecologista, Oftalmologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Pneumologista, Psiquiatra, Psiquiatra Infantil, Reumatologista), Merendeira, Motorista de Ambulância, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Psicólogo, Pedreiro, Recepcionista, Serralheiro, Secretário de Escola, Servente, Servente de Pedreiro, Técnico Educacional, Técnico em Saúde Bucal e Varredor de Rua.

Prefeitura de Lorena - SP

A Prefeitura de Lorena, São Paulo, realiza concurso para provimento de 23 vagas para Agente Comunitário de Saúde.

Inscrições:
Até 9 de julho

Valor:
Inscrições gratuitas

Remuneração:
R$ 678,00

Seleção:
Haverá prova escrita

Prefeitura de Jundiaí - SP

A Prefeitura de Jundiaí - SP para preenchimento de 42 vagas

Inscrições:
21 de julho de 2013

Áreas:
Pediatra plantonista, fisiatra, neurologista, psiquiatra adulto, psiquiatra infantil, legista, cardiologista, clínico geral e clínico geral plantonista, biologista, técnico de higiene dental, técnico de enfermagem, técnico de laboratório, técnico de necropsia, auxiliar de laboratório e assistente de administração em saúde, Defesa Civil.

Prefeitura de Ipuiúna - MG

A Prefeitura de Ipuiúna, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 88 vagas

Inscrições:
26 de agosto a 25 de setembro pelo www.concursosjcm.com.br, na Prefeitura Municipal de Ipuiúna, rua João Roberto Silva, nº. 40, centro

Cargos:
Nível Fundamental - (1) Eletricista de Veículos Automotores, (6) Gari, (10) Motorista, (3) Operador de Máquinas Pesadas, (15) Operário e (6) Zelador;

Nível Médio - (1) Agente de Esportes e Lazer, (1) Auxiliar de Enfermagem, (1) Auxiliar de Farmácia, (10) Escriturário, (24) Professor de Educação Básica I e (2) Técnico em Enfermagem;

Nível Superior - (1) Assistente Social, (1) Engenheiro-Agrônomo, (1) Engenheiro Civil, (1) Fisioterapeuta, (3) Médico Clínico Geral e (1) Médico Pediatra.

Remuneração:
R$ 678,00 a R$ 1.596,00

Provas:
Haverá prova objetiva, prova prática e prova de títulos

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo - Coren/SP

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) realiza concurso para preenchimento de 2 vagas para a Subseção de São José do Rio Preto.

Inscrições:
Até 5 de julho, na avenida Alberto Andaló, nº. 3764, Vila Redentora

Cargos:
Agentes Administrativos

Remuneração:
R$ 2.547,00

Seleção:
Haverá análise dos títulos

Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste - CONSAMU/PR

O Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste (CONSAMU), Paraná, realiza concurso para o preenchimento de 274 vagas para Cascavel, Toledo, Corbélia, Nova Aurora, Jesuítas, Quedas do Iguaçu, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná, Guaraniaçu, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Guairá, Palotina, Assis Chateaubriand, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon.

Inscrições:
Até 10 de julho de 2013 pelo www.saber.srv.br

Valor:
R$ 20,00 a R$ 60,00

Cargos:
Ensino Fundamental - Zelador;

Ensino Médio - Agente Administrativo, Motorista Socorrista, Rádio Operador, Técnico Auxiliar de Regulação Médica (Telefonista) e Técnico em Informática;

Ensino Superior - Analista de Recursos Humanos, Assessor Jurídico, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico e Médico.

Remuneração:
R$ 7.200,00

Provas:
Haverá prova objetiva

Concurso Prefeitura de Sede Nova (RS)

A Prefeitura de Sede Nova, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital de concurso público N° 003/2013, através de prova seletiva para os cargos de Médico ESF (20 horas) e Engenheiro Civil (20 horas). São ofertadas 03 vagas com salários variados de R$ 3.046,00 e R$ 8.833,40.
 
O concurso está sob a Coordenação técnico-administrativa da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI.
 
As inscrições, no valor de R$ 100, ficarão abertas no período de 8 a 22 de julho de 2013, exclusivamente pela internet, através do site www.santoangelo.uri.br/extensao. Serão aceitas somente inscrições realizadas até às 23h59min do dia 22 de julho de 2013.
 
A prova será realizada, provavelmente, no dia 18 de agosto de 2013, com início às 13h30 e duração máxima de 3 (três) horas, tendo como local a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Didoné, sita à Rua Onofre Rodrigues, em Sede Nova.
 
O gabarito será divulgado no dia 19 de agosto de 2013 no site www.santoangelo.uri.br/extensao. O resultado preliminar da prova escrita será divulgado no dia 21 de agosto de 2013, a partir das 16 horas, no site www.santoangelo.uri.br/extensao.
 
Após a publicação dos resultados da prova escrita, poderá o candidato entrar com recurso sobre o resultado da mesma, nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2013.
 
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Luziânia - GO

A Prefeitura de Luziânia, no estado de Goiás, lançou edital Nº 01/2013 de concurso público para o preenchimento de 150 vagas, mais formação de cadastro reserva, nos cargos de Agente de Educação, Assistente de Educação e Professor Básica I.  A remuneração pode chegar a R$ 1.778,31, por carga horária de 20 ou 40 horas por semana.
 
As inscrições serão efetuadas pela internet, no site www.institutocidades.org.br, até 04 de agosto de 2013.
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será aplicada no dia 08 de setembro de 2013. Os locais e os horários de realização das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico www.institutocidades.org.br. Apenas os candidatos que concorrem às vagas de Professor também serão avaliados por meio de prova de títulos.
 
A validade do concurso será de dois anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do resultado final. 

Concurso Universidade Federal de Lavras

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), no estado de Minas Gerais, lançou edital N° 30/2013 de concurso público destinado ao provimento de cargos técnico-administrativos em Educação. Há 33 vagas para cargos de nível superior, por salário de R$ 3.138,70, em carga horária de 40 horas semanais. O valor será acrescido do auxílio-alimentação e do auxílio-transporte, nos termos da legislação vigente.

As vagas são para os cargos de Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Bibliotecário/Documentalista, Biólogo, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Agrícola, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro de Alimentos, Engenheiro de Controle e Automação, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Florestal, Engenheiro Químico, Farmacêutico-Bioquímico, Museólogo, Nutricionista e Psicólogo.

A inscrição, no valor de R$ 95,00, será feita somente via internet, no site eletrônico www.prgdp.ufla.br/concurso/ta, até as 23h59min do dia 15 de julho de 2013 (horário oficial de Brasília).

O Comprovante Definitivo de Inscrição será disponibilizado, exclusivamente pela Internet, no sítio eletrônico www.prgdp.ufla.br/concurso/ta, a partir do dia 16 de agosto de 2013.

O concurso consistirá na realização de uma prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova que vai selecionar os candidatos será realizada em Lavras-MG, na data provável de 25 de agosto de 2013. O endereço completo do local de realização da prova será indicado no Comprovante Definitivo de Inscrição do candidato.

O caderno de prova e os gabaritos oficiais serão divulgados no sítio eletrônico www.prgdp.ufla.br/concurso/ta, a partir das 14 horas do dia da aplicação da prova.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UFLA, conforme previsto no inciso III do artigo 37 da Constituição Federal.

Prefeitura de Arinos - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Arinos, no estado de Minas Gerais, promove processo seletivo por meio do edital 03/2013 para o provimento de 39 vagas em todos os níveis de escolaridade. De acordo com o edital, os contratados farão jus a remuneração de até R$ 2.200. A jornada de trabalho é de 10 a 40 horas por semana.
 
Cargos
Assistente Social, Coordenador, Instrutor de Educação física, Instrutor de Artesanato, Psicólogo, Orientador Social, Auxiliar Administrativo, Advogado, Pedagogo, Facilitador Social, Monitor Social, Educador Social, Instrutor de Artes e Cultura e Assistente Operacional.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão realizadas no período de 09 a 11 de julho de 2013, unicamente pela internet, no endereço eletrônico www.liberalconsultores.com.br. A inscrição também poderá ser efetivada no posto de apoio às inscrições que funcionará na Casa da Cultura, situada à Rua Francisco Pereira nº. 2.231, Centro, Arinos/MG. A taxa de participação varia de R$ 19 a R$ 88.
 
O processo seletivo será constituído de duas etapas, sendo a primeira composta de prova objetiva, que será aplicada a todas as funções temporárias, e a segunda constituída de avaliação de títulos. 
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 28 de julho de 2013, em locais que serão divulgados no prazo de até 05 dias antecedentes à data da realização da prova.
 
A validade do certame será de 02 anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do resultado final. 

UFAM realiza processo seletivo

A Universidade do Amazonas (UFAM) lançou edital N° 05/2013 de processo seletivo visando à contratação de 04 Professores Substitutos, em caráter temporário, para as Unidades Acadêmicas da Capital: Faculdade de Tecnologia e Faculdade de Ciências Agrárias. São 04 vagas distribuídas para as áreas de Engenharia Agrícola e Solos, Engenharia Química e Engenharia de Proudução. A remuneração será de R$ 2.258,84 para Professor que executar a jornada de 20h semanais e de R$ 3.210,43 para o regime de 40h semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 10 de julho de 2013, nas Secretarias das Unidades Acadêmicas ou Departamentos onde as vagas estão sendo oferecidas, das 9h às 11h e das 14h às 16h. A taxa varia de R$ 39,95 a R$ 55,38.

As inscrições podem ser enviadas por Sedex para o Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho (Avenida General Rodrigo Octávio, nº. 3000, Japiim, Manaus - CEP: 69.077-000) ou pessoalmente no Setor Norte (Faculdade de Tecnologia) ou Setor Sul (Faculdade de Ciências Agrárias).

O processo seletivo contará de três etapas distintas e sucessivas: Análise Documental; Prova de Títulos; e Prova Didática.

O contrato inicial deverá ser imediato e poderá ser prorrogado até o limite máximo de 24 meses, mediante avaliação de desempenho, interesse institucional e na forma da legislação aplicável.

Prefeitura de Terra Roxa - PR promove teste seletivo

A Prefeitura de Terra Roxa, estado do Paraná, publicou os editais Nº 49 e 50 de teste seletivo para contratação de Agentes Comunitários de Saúde,  Agentes de Combate às Endemias, Auxiliar de Serviços Gerais, Médico, Médico Veterinário, Motorista, Nutricionista, Psicólogo e Tecnólogo em Construção Civil. São 23 vagas distribuídas para estes cargos, oferecendo remuneração de até R$ 5.874,28, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O pedido de inscrição poderá ser efetuado a partir das 10 horas do dia 09 até às 16 horas de 17 de julho de 2013, somente via internet, nos endereços www.fauel.org.br e www.terraroxa.pr.gov.br.
 
A Prova Objetiva será realizada na cidade de Terra Roxa, na data provável de 04 de agosto de 2013, em local e horário a serem divulgados em edital específico. O gabarito será divulgado no mesmo dia da aplicação da prova objetiva.
 
A Prova de Títulos será aplicada para os cargos de Médico, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Tecnólogo em Construção Civil. Apenas os candidatos que concorrem às vagas de Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista serão avaliados por meio de Prova Prática, que será realizada na data provável de 25 de agosto. 
 
O certame tem validade de 01 ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Prefeitura de Forquilha - CE

A Prefeitura de Forquilha, no Estado do Ceará, publicou edital de concurso público nº. 001/2013. O certame tem como objetivo o preenchimento de 2.220 vagas, sendo 555 imediatas e 1665 para cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O salário pode chegar a R$ 3.900 por jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente Administrativo, Agente de Endemias, Arquiteto, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Consultório Dentário, Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro, Dentista, Educador Físico, Educador Social, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo, Ambiental, Segurança do Trabalho e Civil), Estatístico, Farmacêutico Bioquímico, Fiscal de Tributos, Fiscal de Obras, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (PSF, Auditor, Clínico Geral, Cardiologista, Ginecoobstetra, Pediatra, Radiologista, Psiquiatra e Ultrasonografista), Mecânico, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquina Pesada, Pedagogo, Pedreiro, Procurador, Professor PEB II (Educação Infantil, Ciências, Educação Física, Inglês, Matemática, Música e Português), Psicopedagogo, Psicólogo, Secretário Escolar, Sociólogo, Técnico Agrícola, Técnico Administrativo, Técnico de Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico em Edificações, Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico Saúde Bucal, Terapeuta Ocupacional, Topógrafo e Veterinário.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até o dia 26 de julho de 2013, através dos sites www.neoexitus.com.br ou www.funcepe.org.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 60,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 120,00.
 
Prova
O concurso constará de prova objetiva, discursiva/produção textual e títulos.
 
A realização das provas objetivas e da discursiva/produção textual estão previstas para 25 de agosto de 2013, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min, em locais a serem divulgadas na internet, no endereço eletrônico www.neoexitus.com.br ou www.funcepe.org.br na data provável 16 de agosto de 2013.
 
A apresentação dos títulos e a entrega dos documentos correspondentes deverão ser enviadas pelos candidatos, via SEDEX para:  SAC – Serviço de Atendimento ao Candidato, situada à Rua Barão de Aracati, 2820 – Bairro Joaquim Távora, CEP 60115-082 – Fortaleza - CE.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados nos sites www.neoexitus.com.br ou www.funcepe.org.br, em data a ser determinada no caderno de provas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Chupinguaia (RO) abre processo seletivo

No estado de Rondônia, a prefeitura de Chupinguaia, abre inscrições para o processo seletivo nº. 003/2013, que visa a contratação em caráter emergencial de 01 médico em regime de plantão 12 e 24 horas, para suprir as necessidades da Secretaria de Saúde – SEMUSA. A remuneração pode chegar a R$ 1.500,00.
 
Serão destinadas 4% das vagas atribuídas a pessoas portadoras de deficiência.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 08 de julho de 2013, na Secretaria Municipal de Administração (SEMAD - Departamento de Pessoal) de Chupinguaia/RO ou solicitar formulário de inscrição via e-mail: rhchupinguaia@hotmail.com e reencaminhar ao setor de RH pelo mesmo e-mail ou pelo fax: (69) 3346 - 1523.
 
O candidato deverá no ato da inscrição anexar cópias dos documentos abaixo relacionados:
  • Cédula da Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF.
Prova
A seleção será constituída de análise de títulos, que serão realizadas provavelmente no dia 11 de julho de 2013, das 07:30 às 12:00 horas, no prédio da UAB – Universidade Aberta do Brasil, situado na avenida Tancredo Neves, esquina com Rua Silvana Gonçalves – centro de Chupinguaia-RO.
 
O resultado da análise será divulgado no dia 12 de julho de 2013, publicado no mural da Prefeitura de Chupinguaia, no Diário Oficial dos Municípios de Rondônia, (AROM) e em jornal de grande circulação.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 06 meses, podendo ser renovado por igual período.
 
O edital encontra-se no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 04 de julho de 2013, pág. 18 a 20.

Prefeitura de Serra do Mel (RN) abre vagas

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado do Rio Grande do Norte. A Prefeitura de Serra do Mel divulgou edital Nº. 002/2013 de processo seletivo oferecendo 02 vagas para profissionais de nível superior, com vencimento de até R$ 1.601,74. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
 
Cargos
Dentista e Psiquiatra.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 50,00, deverão se efetuadas do dia 05 a 09 de julho de 2013, das 08:00 às 12:00, na sede da Prefeitura de Serra do Mel - RN.
 
No ato da inscrição deverão ser apresentados e/ou entregues os seguintes documentos:
 
Cópia da carteira de identidade/RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição, Carteira de Reservista para os candidatos do sexo masculino;

Se estrangeiro, deve ser portador do Visto Permanente, para todos os cargos, e cópia dos respectivos conselhos.
 
Prova
O processo seletivo constará de análise de curriculum vitae.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de divulgação do resultado final.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, de 04 de julho de 2013, pág. 65 a 66.

Concurso Prefeitura Cruzeiro da Fortaleza - MG

A Prefeitura de Cruzeiro da Fortaleza, no estado de Minas Gerais, anuncia a realização de concurso público, por meio do edital Nº 01/2013, para o provimento de 78 vagas destinadas a profissionais de todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 5.446,38.
 
Cargos
Servente de Creche, Servente Escolar, Supervisor Educacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Secretária Escolar, Psicólogo, Psicólogo Escolar, Pedreiro, Professor de Educação Básica (Educador Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais, nas disciplinas de Português e Educação Física), Operador de Máquina Pesada, Nutricionista, Motorista, Monitor de Educação Infantil, Médico Clínico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Enfermeiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Biblioteca, Assistente Social e Agente Administrativo.
 
Inscrição e Seleção
O pedido de inscrição deverá ser realizado através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, no período de 09 de setembro a 09 de outubro de 2013. A taxa varia de R$ 34 a R$ 272.
 
O concurso constará de prova objetiva, prova prática ou avaliação de títulos, de acordo com o cargo pretendido. A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 03 de novembro de 2013 e o gabarito será disponibilizado no dia 05 do mesmo mês da aplicação da prova.
 
De acordo com o cronograma do certame, o resultado final será anunciado no dia 03 de dezembro deste ano.

Concurso Prefeitura de Piraju - SP 2013

No estado de São Paulo, a Prefeitura da Estância Turística de Piraju promove concurso público (edital 02/2013) para contratação de 06 profissionais para os cargos de Agentes de Saneamento (ensino médio), Agentes de Controle de Zoonoses (ensino médio) e Psicólogos (ensino superior). Os salários podem chegar a R$ 1.578,92 por jornada de trabalho de 30 a 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições exclusivamente através do endereço eletrônico www.exitusconcursos.com.br, entre os dias 08 e 29 de julho de 2013. A taxa varia de R$ 30 a R$ 50.

O edital completo referente a este concurso público será publicado futuramente no quadro de avisos da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Piraju e no endereço eletrônico da organizadora.

Ato Médico separa profissionais de saúde

Categorias se reuniram com Alexandre Padilha para tentar influenciar decisão de Dilma Rousseff, mas não houve consenso
 
Médicos e demais profissionais de saúde não se entendem a respeito do Ato Médico, como ficou conhecido o projeto de lei que regulamenta a medicina. Para os primeiros a proposta aprovada no Congresso é uma vitória, enquanto para as outras 13 categorias da área da saúde representa um retrocesso.
 
Todas as categorias da área de saúde estiveram no fim da tarde de quarta-feira (03) em reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para levar suas demandas e tentar influenciar a decisão da presidente.
 
Os profissionais não médicos pedem que Dilma Rousseff vete alguns pontos da proposta. O principal ponto de divergência, do qual as 13 categorias da área de saúde não médicas discordam, é o Inciso 1º do Artigo 4º, que atribui exclusivamente aos médicos o diagnóstico de doenças, ponto que, para os médicos, é a essência da lei.
 
“Se for aprovado o Ato Médico como está, quando você tiver querendo fazer uma reeducação alimentar, você vai primeiro ter que ir ao médico, antes de ir ao nutricionista. Se estiver angustiado, vai ter que primeiro ir a um médico, em vez de ir a um psicólogo”, disse Fernanda Magano, da Federação Nacional de Psicologia.
 
De acordo com Luiz Roberto d’Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), a população sempre vai ter liberdade de ir ao profissional que quiser. “As pessoas que querem procurar um fisioterapeuta, não vai ter médico na porta do consultório do fisioterapeuta impedindo ou denunciando o profissional”, disse d’Ávila.
 
Para Márcia Krempel, presidente do Conselho Federal de Enfermagem, a aprovação do Ato Médico na íntegra afeta principalmente a área de prevenção de muitos programas de saúde do governo. “Um dos incisos diz que todo procedimento abaixo da pele precisaria de prescrição médica, isso por analogia vai afetar a questão da vacina, então para vacinar você precisaria consultar um médico, caso o projeto seja aprovado”, alertou a enfermeira.
 
Para o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Geraldo Ferreira, a questão da vacina não seria afetada. “[A vacina] é um procedimento técnico, [o que os enfermeiros estão falando sobre a vacina] é um conjunto de mentiras para deturpar a realidade.”
 
A lei que regulamenta a enfermagem diz que os profissionais podem diagnosticar e prescrever, desde que estas ações sejam designadas aos enfermeiros por meio de programas de saúde pública. Há programas prevendo que enfermeiros podem diagnosticar doenças como hanseníase, malária, tuberculose, entre outras. Para Ferreira, da Fenam, eles não estão preparados para isso.
 
Na avaliação das entidades médicas, o que muda com a proposta, que ainda vai passar pela avaliação da presidenta Dilma Rousseff, é que os médicos não vão mais admitir programas de saúde sem a presença de um profissional da medicina. Depois de reunião como o ministro da Secretária-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, Roberto d’Ávila disse aos colegas de profissão que está otimista e que acha que o projeto será aprovado na próxima segunda ou terça-feira. A presidenta tem até o dia 12 para vetar ou sancionar o projeto.
 
Fonte SaudeWeb

84% do tráfego de dados hospitalares são gerados por aplicativos

Os dispositivos móveis têm se tornado uma ferramenta indispensável aos profissionais de saúde. A dificuldade está em garantir que sua utilização seja feita de forma segura e adequada
 
Úteis para prescrever medicamentos, verificar histórico do paciente, interações medicamentosas, agendamentos, visualizar exames, entre outros, os dispositivos móveis estão rapidamente sendo inseridos no dia a dia dos hospitais e clínicas. As vendas de dispositivos como tablets, por exemplo, aumentaram cerca de 62% entre 2011 e 2012, segundo recente pesquisa da Manhattan Research nos países emergentes.
 
O levantamento constatou que 38% dos médicos usam algum aplicativo médico diariamente e que 84% do tráfego móvel de dados dentro do ambiente hospitalar está sendo gerado por aplicativos e não por e-mail, nem browser. Entretanto, o estudo também mostrou que nenhuma instituição de saúde tem conhecimento de quais aplicações estão sendo usadas.
 
Com 5 mil instalações em 30 dias, somente em aparelhos Androids, o aplicativo Medscape é exemplo de sucesso. A ferramenta provê acesso a conteúdos científicos, notícias do setor, congressos, cursos, catálogo de medicamentos, incluindo posologia, composição, efeitos colaterais, interações medicamentosas, de acordo com o tipo de especialidade e, ainda, manuais de procedimentos. De acordo com o presidente da Enterasys no Brasil, Reinaldo Opice, o FDA já regulamentou 75 aplicativos nos Estados Unidos.
 
As redes sociais científicas são outro fenômeno que têm crescido e o uso desses dispositivos se torna imprescindível para a rápida troca de conhecimento entre os profissionais durante o trabalho. A comunidade online Sermo, por exemplo, voltada exclusivamente para médicos, possui 125 mil usuários com apenas seis meses de existência.
 
Durante workshop sobre TI em Saúde do HCFMUSP, Opice, da Enterasys, mostrou que o Centro Médico da Universidade de Chicago obteve economia de tempo de três horas por dia em relação aos processos assistências depois de distribuir iPads a seus residentes. Além da constatação de diminuição de erros com medicação.
  
Segundo ele, a estabilidade da rede wireless que suporta o tráfego de dados gerado pelo uso dos dispositivos é tida como um dos maiores desafios para a TI. Além disso, o executivo ressaltou a importância de se estabelecer mecanismos para identificar acessos indevidos às informações dos pacientes, assim como registros na rede e garantir que os recursos priorizem as aplicações que sejam críticas, como é o caso da telemetria.
 
Fonte SaudeWeb

Hospital Municipal de Foz do Iguaçu suspende atendimentos

Foto: Reprodução
Pacientes serão encaminhados para outras unidades. Estado de emergência foi decretado após mudança de administração
 
O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, no Paraná, informou nesta quarta-feira (3) que vai deixar de atender pacientes e casos de urgência por pelo menos 15 dias. A Secretaria de Saúde do município decretou estado de emergência no hospital, administrado pela Fundação Municipal de Saúde, o que levou à suspensão dos serviços.
 
Os pacientes serão encaminhados pelo Samu e pelos bombeiros serão diretamente para o Hospital Costa Cavalcanti e o Hospital Cataratas. Segundo o assessor jurídico do Foz do Iguaçu, Túlio Bandeira, o prazo de 15 dias será necessário para contratar médicos e formas equipes.
 
Segundo Bandeira, os pacientes já internados continuarão recebendo atendimento dos médicos que não continuarão no hospital.
 
A unidade de saúde passou a ser administrada pela Fundação Municipal de Saúde em junho. A alteração levou 132 médicos que prestavam serviços à Pró-Saúde, responsável pela gestão anterior, a deixarem de atender no Hospital Municipal desde terça-feira (2). Os profissionais alegaram salários dois meses atrasados e falta contrato assinado com a nova administração.
 
Atualmente, as negociações contratuais e salariais estão sendo feitas individualmente entre os 132 profissionais e a nova administração.
 
Fonte SaudeWeb

Curso a distância da SBPC discute transporte de amostras

Inscrições vão até esta sexta-feira e são gratuitas para associados. Transmissão ocorre na quarta-feira (10)
 
Terminam nesta sexta-feira (5) as inscrições para o curso a distância “Transporte de amostras: legislação, melhores práticas e desafios”, que será transmitido online na próxima quarta-feira (10), às 13h. As inscrições são gratuitas para associados da SBPC/ML e custam R$ 30 para não associados.
 
O palestrante é o médico patologista clínico Ismar Barbosa, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) e Assessor Médico da SBPC/ML. O curso é direcionado a médicos patologistas clínicos, farmacêuticos-bioquímicos, biólogos, biomédicos, técnicos e estudantes.
 
Segundo os organizadores, laboratórios podem montar auditório e reunir os colaboradores para assistir, ao custo de apenas uma inscrição. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira exclusivamente pela página de Ensino a Distância (EAD) da SBPC/ML, no endereço ead.sbpc.org.br.
 
Até um dia antes da data do curso, os inscritos receberão a senha de acesso à página da transmissão e um arquivo com os slides que serão projetados. Será possível participar enviando perguntas, que serão respondidas pela palestrante no fim da apresentação. Os participantes receberão certificados.
 
Mais informações podem ser obtidas com Daniela Queiroz pelos telefones (21) 3077-1409 e 3077-1400, ou pelo e-mail ead2@sbpc.org.br.
 
Fonte SaudeWeb

Em três anos, saúde foi área técnica que gerou mais empregos

Quase 100 mil postos de trabalho foram criados para técnicos de nível médio entre 2009 e 2012, segundo o Ipea
 
Aproximadamente 402,5 mil postos de trabalho para técnicos de nível médio foram criados no Brasil entre 2009 e 2012, e os técnicos capacitados em ciências da saúde ocuparam a maioria das vagas, ou quase 100 mil. Os dados, oriundos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), integram um estudo divulgado na quarta-feira (3) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
 
Em segundo lugar vieram os técnicos em eletroeletrônica e fotônica e em terceiro os técnicos em operações comerciais. Integram a estatística de vagas em saúde técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos em próteses ou imobilizações ortopédicas, técnicos em odontologia, técnicos em óptica e em optometria, e tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas.
 
O salário médio desses técnicos aumentou de R$ 1.280, média de janeiro de 2009, para cerca de R$ 1.410 em dezembro de 2012 (ganho real de aproximadamente 10%). As ocupações com maiores ganhos salariais foram técnicos em operação de câmara fotográfica, cinema e televisão (+51,1%), técnicos de inspeção, fiscalização e coordenação administrativa (+41,6%) e técnicos em laboratório (+29,3%).
 
Fonte SaudeWeb

Humor: Sustentabilidade

Haddad lança edital para reduzir fila por cirurgia não emergencial

A lista inclui todo tipo de cirurgia, desde reparadora até
ginecológica, ocular e do aparelho digestório
A gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) publicou  um edital para contratação de cirurgias não emergenciais na rede privada de saúde de São Paulo.
 
A proposta, avaliada em R$ 12 milhões, visa a credenciar hospitais particulares, geridos por convênios ou por organizações sociais que tenham disponibilidade para atender à demanda reprimida no sistema municipal. Dados de dezembro de 2012 mostram que há pelo menos 60 mil pacientes na fila de espera.
 
A lista inclui todo tipo de cirurgia, desde reparadora até ginecológica, ocular e do aparelho digestório. Segundo estimativa da Secretaria Municipal da Saúde, a demora por um desses procedimentos passa de três anos, em média. Com o chamamento público, a meta da pasta é atender cerca de 40 mil pessoas no prazo de um ano - o dobro do ano passado.
 
Hoje, apenas três hospitais estão credenciados para atender pacientes da rede pública: Santo Amaro, Bandeirantes e Monumento. A secretaria espera ampliar o número com a oferta de todos os procedimentos em espera e com o pagamento de um adicional de 50% sobre a tabela praticada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo com o extra, os candidatos ao convênio terão de aceitar receber cerca de 40% menos do valor pago pela mesma cirurgia na rede particular.
 
Fonte Estadão

Paciente de plano de saúde já enfrenta problemas comuns na rede pública

Imagem: Reprodução
Queda da qualidade. Número de clientes com convênio cresce no País, mas oferta de serviço não acompanha a demanda. Em SP, usuários relatam espera de meses para agendar uma consulta ou marcar exame e longas filas em prontos-socorros
 
Três meses para agendar uma consulta. Duas horas de espera no pronto-socorro. Dois meses para marcar um exame. Falta de leitos para internação. Esse é o retrato do atendimento aos pacientes de planos de saúde no Brasil - uma realidade que cada dia mais se aproxima do serviço da rede pública, também em crise. Pagar mensalidades caras, muitas vezes superiores a R$ 1 mil, não assegura mais rapidez nem qualidade no atendimento.
 
Atualmente, 47,9 milhões de brasileiros têm planos de saúde - um milhão a mais do que em 2011. O problema é que a oferta de consultórios, leitos, laboratórios e hospitais vem sofrendo uma redução. Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apontam queda de 10,2% no número de clínicas ou ambulatórios no Estado de São Paulo e redução de 10% no de prontos-socorros gerais de um ano para o outro.
 
Não à toa, reclamações contra planos de saúde estão entre as dez principais queixas dos consumidores no Procon-SP. "Houve um crescimento muito rápido da demanda, porque mais pessoas têm acesso aos planos de saúde. Mas o mercado não é capaz de absorver todo mundo", avalia o médico Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP.
 
A mesma opinião tem o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP Oswaldo Yoshimi Tanaka. "Observamos um aumento nos planos, criado pelo crescimento dos empregos formais e pela ascensão da classe D à C. Da mesma maneira que as pessoas têm desejo de consumir carro e celular, elas querem planos de saúde, que, por sua vez, aumentaram a clientela, mas não a oferta."
 
Demanda e custo
Um dos principais entraves nesse cenário é a baixa remuneração dos médicos. Situação exemplificada pelo clínico Geraldo (nome fictício), de Sapopemba, na zona leste. Ele conta que o gasto mensal de seu consultório é de R$ 6 mil, e os planos pagam cerca de R$ 45 por consulta - ele precisaria fazer mais de 130 consultas por mês para arcar com os custos. Por uma consulta particular, ele recebe R$ 300.
 
A baixa remuneração leva médicos a reduzir horários em suas agendas para pacientes de planos - ou até deixar de atendê-los. Como consequência, esses clientes acabam buscando o pronto-socorro, sobrecarregando o sistema com idas desnecessárias aos hospitais.
 
"Em geral, o paciente que está no pronto-socorro está no meio de uma crise de um problema crônico, como diabete e hipertensão. Ele vai tratar a crise e não o problema real. E vai voltar lá, porque não consegue agendar a consulta. É um círculo vicioso", afirma Vecina.
 
É o caso da arquiteta Silmara (nome fictício), de 37 anos. No início do mês, ela foi com o marido no pronto-socorro do Hospital Oswaldo Cruz. Marcelo sentia uma forte dor de cabeça havia 5 dias e tentara agendar uma consulta com um neurologista do plano, mas só havia data no fim do mês. "A dor não passava com nenhum remédio. Com medo de que fosse um aneurisma, fomos ao pronto-socorro."
 
Anteontem, a reportagem visitou cinco prontos-socorros: São Luiz do Itaim-Bibi, São Camilo, Nove de Julho, Santa Catarina e Samaritano. O tempo médio de espera para o primeiro atendimento era de 40 minutos. Mas de acordo com o tipo de medicação necessária, a demora passava de três horas.
 
Os hospitais disseram que o tempo de espera varia segundo o horário, o dia da semana e a época do ano. No inverno, é comum que a demora seja maior por causa do aumento de casos de problemas respiratórios. Segundo eles, a ordem de atendimento prioriza casos urgentes e não quem chegou primeiro.
 
Vaquinha
Além da demora no agendamento de consultas, a falta de leitos de internação também tem se tornado uma pedra no sapato dos usuários de planos. Em maio, a microempresária Raquel da Silva Moreira, de 44 anos, teve de pedir R$ 130 mil emprestados ao irmão para internar o filho Gabriel, de três meses, na UTI pediátrica em um hospital de ponta da capital.
 
O bebê estava com problemas respiratórios e podia morrer. Raquel procurou um pronto-socorro, mas não havia leito disponível. Acionou o convênio e ligou para três hospitais, todos sem vagas. "Havia vaga só no Einstein, mas era preciso depositar R$ 130 mil antecipadamente. Não tinha o dinheiro e envolvi a família." Ela fez uma vaquinha. O bebê foi transferido e ficou três dias internado. O custo total: R$ 21 mil, sem contar os R$ 2 mil da ambulância. A diferença do valor da internação foi devolvida pelo hospital.
 
O Hospital Albert Einstein informou que o tratamento emergencial ocorreu em outro hospital. "O que foi feito foi uma transferência eletiva." Nesse caso, segundo o hospital, o pagamento parcial antecipado é legal. Raquel vai à Justiça pedir o ressarcimento, já que o plano se recusou a reembolsá-la.
Fonte Estadão

Remédios antigos: Instantina Bayer

Foto reprodução
Instantina Bayer : Efeito instantâneo em casos de  dores de cabeça, de dentes e de ouvido, lumbago, nevralgias, enxaquecas rheumatismo, cólicas menstruaes, resfriamentos, etc.
 
Chimica Bayer

Propagandas antigas: Rápido como uma bala - Instantina Bayer

pum

“Pum! Rápido como uma bala é o efeito de Instantina”.
1 de julho de 1934.

Fonte Estadão

Amas de leite para adultos viram moda entre ricos chineses

Photo: Shangai Daily
Nunca é tarde demais para apreciar as propriedades nutricionais do leite materno.
 
Com essa filosofia, uma empresa da metrópole de Shenzhen, sul da China, atraiu a atenção de marmanjos dispostos a pagar caro para ter uma ama de leite de plantão, que lhes forneça o alimento direto da fonte.
 
O polêmico serviço provocou uma avalanche de críticas de usuários das redes sociais chineses, muitos enojados com a ideia, outros sugerindo que trata-se de pura perversão sexual.
 
Enquanto o chinês médio se desdobra para achar leite de qualidade, após casos de contaminação que causaram a morte de bebês há alguns anos, há quem se dê ao luxo de contratar amas de leite exclusivas.
 
Até ontem o assunto era alvo de mais de 150 mil comentários no microblog Weibo, a versão local do Twitter. O que mais chocou os internautas foi a possibilidade oferecida pela empresa de que o cliente seja literalmente amamentado.
 
"Eles podem escolher entre a amamentação direta ou em por meio de um sugador, se lhes for desconfortável", disse ao jornal "Southern Metropolis Daily" o porta-voz da empresa Xinxinyu, que oferece o serviço.
 
Segundo Lin Jun, o porta-voz citado, é crescente a procura do leite materno entre adultos com muito dinheiro e pouca saúde.
 
"Muitos contratam as amas para garantir um suprimento diário de leite materno", disse Lin, afirmando que as profissionais raramente manifestam resistência a prestar o serviço, "contanto que o pagamento seja justo".
 
A reportagem estima que as fornecedoras de leite materno para adultos cobrem em média 16 mil yuans (R$ 5.680) por mês, quatro vezes o salário médio mensal no país. O preço pode ser mais alto se a ama for atraente e comprovadamente saudável.
 
Depoimentos publicados na reportagem confirmam que o consumo de leite materno entre adultos virou moda nas altas rodas.
 
"Mas só alguns poucos mamam diretamente no peito das amas de leite", diz um dos entrevistados, que não é identificado. Ele conta que contratou a ama para morar em sua casa, a fim de garantir o fornecimento diário.
 
"É mais um sinal da degradação dos ricos chineses e de como a mulher é tratada como um bem de consumo", comentou o escritor Cao Baoyin em seu blog.
 
Mei Chunlai, um advogado consultado pelo jornal "China Daily", disse que embora seja a lei do país proíba a comercialização de leite materno, a fiscalização é frouxa.
 
Devido principalmente aos períodos curtos de licença maternidade, o índice de aleitamento materno na China é baixo, praticado por apenas 28% das mães, segundo relatório do Unicef publicado no ano passado.
 
Fonte Folhaonline

Mozart é melhor que Bach para o desenvolvimento de prematuros

Mozart é melhor que Bach para o desenvolvimento de prematuros Stock.Xchng/Stock.Xchng
Músicas de Mozart resultam em uma queda maior na taxa
 metabólica, o que ajuda a ganhar peso mais rapidamente
Estudo israelense expôs 12 bebês à audição de músicas dos compositores
 
Um estudo israelense revelou que ouvir as músicas de W. A. Mozart é mais promissor ao desenvolvimento de bebês prematuros do que ouvir as de J. S. Bach. Realizado no hospital Ichilov, em Tel Aviv, a pesquisa expôs 12 prematuros à audição de músicas dos dois grandes compositores eruditos e mediu os níveis de absorção de oxigênio e de emissão de dióxido de carbono, o que permitiu aos pesquisadores calcular a taxa metabólica dos bebês.

Vários estudos já demonstraram os benefícios da audição de música clássica ao desenvolvimento de prematuros. Mas esta pesquisa, conduzida pelos doutores Dror Mandel e Ronit Lubetzky, concluiu que a influência de Mozart sobre os bebês é única. Os 12 prematuros nasceram na 30ª semana de gestação e pesavam, em média, 1,2 quilo. Eles foram divididos em grupos; em meia hora, os que foram expostos à música de Mozart tiveram redução de 9,7% na taxa metabólica em comparação aos bebês que não foram expostos à música nenhuma. Já em relação à Bach, a queda foi de 4,5% em comparação aos que não tinham sido expostos. 
 
Segundo Mandel, a queda na taxa metabólica de bebês prematuros os leva a perder menos calorias e a ganhar peso mais rapidamente.
 
 — Na nossa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, quando os prematuros não ganham peso suficiente, eu recomendo às suas mães que os exponham às músicas de Mozart, em um esforço para melhorar a condição — explica.

Ele ainda salienta que, segundo suposições feitas pela literatura médica, um dos fatores parcialmente responsáveis pelo efeito calmante e benéfico da música é a repetição de temas musicais, característica da maioria das composições de Mozart.

Benefícios não são somente para os prematuros
O efeito da música de Mozart nos bebês, bem como seus possíveis benefícios, começaram com controversos estudos em 1990, que apontaram um aumento no quociente de inteligência dos pequenos. Entretanto, esse efeito também foi percebido em bebês que escutavam outros compositores clássicos. Foi provado, porém, que as composições de Mozart não afetam somente o bem-estar dos bebês e prematuros, mas também de crianças com várias outras doenças.

Um estudo publicado em dezembro de 2012, por exemplo, revelou uma diminuição na atividade de foco epilético em crianças que ouviram a Sonata para Piano em C maior (K545). Já um publicado no mês anterior mostrou melhoria em crianças que tinham zumbido no ouvido depois de ouvir a Sonata para dois pianos em D maior (K448).
 
Fonte Zero Hora

Moinhos de Vento imuniza pessoas acima dos 50 anos contra pneumonia

Foto: reprodução
Recentemente liberada pela Anvisa, a vacina pneumocócica conjugada 13-valente também pode ser feita por adultos de qualquer faixa etária
 
O Núcleo de Vacinas do Hospital Moinhos de Vento Iguatemi já está aplicando a vacina pneumocócica conjugada 13-valente, utilizada para imunizar adultos a partir dos 50 anos.

A vacina foi liberada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem como objetivo a prevenção da pneumonia e outras infecções graves causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, conhecida como pneumococo.

Em todo o mundo, a pneumonia está entre as três principais causas de morte, atrás apenas das doenças cardíacas e das cerebrovasculares. Com a chegada do inverno, a incidência de morte por doenças respiratórias aumenta, principalmente entre idosos.

Serviço

O que: vacina pneumocócica conjugada 13-valente

Para quem: adultos acima de 50 anos. Também indicada para qualquer faixa etária e para pessoas com doenças como diabetes, diopatias, nefropatias, encefalopatias e imunodeficiências

Onde: Núcleo de Vacinas do Hospital Moinhos de Vento Iguatemi, 3º andar do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre

Informações: (51) 3327-7000 Fonte Zero Hora