Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cabelo nasce em olho de homem

Estima-se que a dermoide limbar atinge duas em cada
10 mil pessoas no mundo
Médicos removeram tumor cabeludo que prejudicava visão do paciente
 
Um iraniano de 19 anos possui um tumor raro que faz com que cabelos nasçam em seu olho direito.
Os médicos removeram cirurgicamente o tumor, pois o paciente disse que o problema prejudicava a sua visão e lhe causava desconforto, segundo o site Daily Mail.
 
O globo ocular com cabelo foi resultado de uma dermoide limbar – condição que pode fazer o tecido da pele germinar cartilagem de cabelo, até mesmo, em glândulas sudoríparas.
 
Estima-se que a dermoide limbar atinge duas em cada 10 mil pessoas no mundo
 
Fonte R7

Menopausa está vinculada aos problemas de memória, diz estudo

Dificuldades para dormir, depressão e ansiedade não
 estão vinculados com problemas de memória
Mulheres se queixaram de dificuldades cognitivas, como lembrar informações ou realizar tarefas de rotina
 
Os problemas cognitivos que afetam muitas mulheres durante seus 40 e 50 anos de idade parecem ser mais agudos no período imediato depois da menopausa, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (3) pela revista "Menopause". Miriam Weber, neuropsicológa do Centro Médico da Universidade de Rochester e autora principal do estudo, explica:
 
— As mulheres, durante a transição da menopausa, se queixaram por muito tempo de dificuldades cognitivas, por exemplo, para lembrar informações ou para realizar tarefas que eram de rotina.
 
— Esta pesquisa indica que esses problemas não só existem, mas tornam-se mais evidentes nas mulheres no primeiro ano após seu último período menstrual.
 
O estudo observou 117 mulheres agrupadas em quatro categorias: etapa reprodutiva final (quando a mulher começa a notar mudanças em seu período menstrual), transição adiantada à menopausa, transição final à menopausa e etapa pós-menopausa adiantada.
 
As participantes realizaram diversos testes para avaliação de suas destrezas cognitivas, os sintomas relacionados com a menopausa como os "desgostos", transtornos de sono, depressão e ansiedade, e uma prova de sangue para determinar seus níveus de estradiol, um indicador dos níveis de estrogênio.
 
Os pesquisadores observaram que as mulheres na etapa pós-menopausa tinham um desempenho pior nas mediações de aprendizagem verbal, memória verbal e destreza motriz que as mulheres nos outros três períodos.
 
O estudo encontrou, além disso, que os sintomas comunicados pelas mesmas mulheres como as dificuldades para dormir, a depressão e a ansiedade não estão vinculados necessariamente com problemas de memória.
 
— Estas conclusões indicam que a deterioração cognitiva durante o período de transição é um processo independente mais do que uma consequência da perda de sono ou a depressão.
 
"Apesar dos níveuis absolutos de homônio poderem ser vinculados com a função cognitiva, é possível que as oscilações que ocorrem durante esse período desempenhem um pepal nos problemas de memória de muitas mulheres", disse a pesquisadora.
 
— O mais importante é que dever assegurar para as mulheres que estes problemas são normais e muito provavelmente passageiros.
 
Fonte R7

Chocolate quente fica mais gostoso quando servido em xícara laranja

 
Cor do recipiente pode melhorar certas características, como o gosto ou o aroma, diz especialista
 
O chocolate quente parece mais gostoso quando servido em uma xícara de cor laranja, demonstraram pesquisadores, ilustrando mais uma vez como um recipiente pode modificar a percepção que temos do conteúdo.
 
Equipes da Universidade Politécnica espanhola de Valência e da Universidade britânica de Oxford fizeram com que 57 voluntários experimentassem chocolate quente em quatro xícaras de cores diferentes: branca, creme, vermelha e laranja.
 
A bebida era idêntica em todas as xícaras, mas o gosto pareceu melhor nas servidas nas xícaras creme e laranja, segundo as cobaias.
 
"A cor do recipiente no qual a comida ou a bebida é servida pode melhorar certas características, como o gosto ou o aroma", resumiu Betina Piqueras-Fiszman, em um comunicado da Universidade de Valência.
 
"Não há regra fixa que indique que uma xícara de uma forma ou cor realça o gosto ou sabor. Na verdade, isso depende do tipo de alimento", acrescentou, enfatizando que muitas vezes esquecemos o potencial dos recipientes para os alimentos.
 
Por exemplo, caixas amarelas podem melhorar o sabor do refrigerante de limão, enquanto cores frias como o azul, dão a impressão de uma bebida mais refrescante. A bebida num recipiente rosa é percebida como mais doce.
 
Outros estudos têm mostrado que uma mousse de morango parece mais doce e têm mais sabor quando servida em um prato branco do que em um preto.
 
O estudo foi publicado na revista científica Journal of Sensory Studies.
 
Fonte R7

Maior obeso do mundo emagrece e precisa tirar 50 kg de pele em cirurgia

Bombeiros destruíram a casa dele e o removeram com uma empilhadeira
 
Paul Mason, de 51 anos, considerado o homem mais gordo do mundo, perdeu 286 kg e agora precisa passar por uma cirurgia para retirar 50 kg em excesso de pele.
 
Antes, Paul pesava 445 kg – quase meia tonelada – e, para poder ir ao hospital, os bombeiros precisaram demolir a parte da frente da casa e removê-lo usando uma empilhadeira, segundo o site Daily Mail.
 
Agora, depois de dois anos, o homem que mora em Ipswich, na Inglaterra, conseguiu emagrecer. No entanto, ele precisa passar por uma nova cirurgia para retirar o excesso de pele, pois prejudica seus esforços para caminhar.
 
Mason afirma que sua compulsão alimentar começou aos de 20 anos, depois da morte de seu pai. Mas agora, depois de perder peso, ele consegue andar sem a ajuda da cadeira de rodas.
 
Fonte R7

Flexibilidade

O limite do alongamento é a dor
Se você consegue cumprir as atividades do dia-a-dia sem dificuldade para realizar os movimentos é sinal de que possui flexibilidade nas articulações.
 
Mas se anda tendo problemas para subir e descer escadas, abaixar para pegar um objeto, por exemplo, é sinal de que pode estar com os membros emperrados.
 
Para resolver o problema o mais recomendado é realizar exercícios de alongamento nas regiões das articulações como pescoço, ombros, tornozelos, pulsos.
 
A flexibilidade é importante para dar qualidade aos movimentos do corpo que diminuem à medida que vamos envelhecendo. Sem falar que afasta o risco de lesões, a fadiga, melhora a postura e até as funções respiratórias.
 
 O ideal é contar com treinador especializado nos exercícios de alongamento, que devem ser realizados sem pressa, com os músculos relaxados e a respiração em ritmo normal.
 
O limite do alongamento é a dor. Quando ela surge é sinal de que é hora de parar ou trocar de exercício.
 
Fonte R7

Carambola

Com o calor que ainda está fazendo, nada melhor do que comer essa deliciosa frutinha para se refrescar.
 
Além de possuir pouquíssimas calorias (aproximadamente 35 calorias em cada 100g), ela traz muitos benefícios para o nosso corpo. É rica em sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e em vitaminas A, C e do complexo B.
 
A frutinha em forma de estrela é um maravilhoso antioxidante, porque possui polifenois que ajudam a proteger as células contra a ação dos radicais livres e colaboram ainda na prevenção do envelhecimento precoce da pele, ajudando na preservação da aparência.
 
Além de consumida in natura, você pode fazer tortas, compotas, geleias, saladas e sucos com a carambola. Porém, pessoas que tem problemas renais devem evitar consumir a fruta.
 
A carambola contém uma neurotoxina que é muito prejudicial para quem sofre dos rins, podendo provocar náuseas, vômitos e até mesmo confusão mental.
 
As demais pessoas podem comer a vontade.
 
Fonte R7

Diário alimentar

Muitas pessoas que desejam fazer dieta não entendem porque não emagrecem se comem tão pouco. Será mesmo?
 
A falta de consciência do que e da quantidade que se come pode sabotar qualquer programa de emagrecimento.
 
Por causa disso muitos profissionais da nutrição estão incentivando a criação do diário alimentar. Nele você anota absolutamente tudo o que come durante dia após dia, o que ajuda no controle alimentar.
 
As anotações permitem a cada um perceber possíveis erros que venham a estar cometendo durante a alimentação. As notas podem ser feitas num caderno, no celular, ou até mesmo no computador.
 
É importante anotar também os horários e a quantidade de comida ingerida, inclusive os lanches intermediários e as bebidas.
 
É interessante também escrever sobre os sentimentos na hora da comida, para identificar possíveis transtornos alimentares.
 
As anotações poderão servir como fonte de planejamento alimentar e contribuir aos poucos por ser fazer escolhas mais saudáveis no cardápio.
 
Fonte R7

Retinopatia Diabética

A doença, provocada por portadores de diabetes melittus, é uma das principais causas de cegueira entre adultos.
 
A diabetes acaba por afetar os vasos sanguíneos do olho, causando estreitamento, hemorragias e infiltração de gordura na retina.
 
 Até então o tratamento cirurgico era o mais recomendado para os casos de retinoplatia diabética, mas um novo estudo pode trazer esperança para os portadores da doença.
 
No estudo, realizado pela University Of Georgia College of Fharmacy, cientistas trataram ratos diabéticos com uma substância denominada estatina, que previne a deterioração de nervos da retina causada por radicais livres.
 
A retinoplatia diabética se caracteriza pelos sintomas: visão embaçada, cegueira noturna, visão dupla, perda de visão periférica, dificuldade de leitura e sensação de peso nos olhos.
 
Para prevenir a doença é necessário um rigido controle da glicose sanguínea e da pressão arterial que também pode danificar os vasos sanguíneos da retina.
 
Fonte R7

Cisto sebáceo

Couro cabeludo, rosto e até genitais são locais onde os cisto sebáceos costumam aparecer.
 
Também conhecidos como cistos epidérmicos ou queratinosos, os carocinhos que nascem abaixo da superficie da pele são formados por materiais gordurosos, os sebuns.
 
Não tem teor maligno e não necessitam de tratamento médico. Mas se evoluirem de tamanho, podem infeccionar. Neste caso o médico pode recomendar a extração.
 
Mesmo que não sejam perigosos, quando os cistos sebáceosa aparecem, convém passar por um exame médico para afastar qualquer dúvida sobre uma possível malignidade no nódulo.
 
se deve tentar espremer os cistos, pois isso pode causar uma ruptura de sua cápsula e provocar uma eliminação de seu conteúdo dentro da pele, gerando inflamação e dor.
 
O médico também pode tratar um cisto sebáceo fazendo uma punção da parte mais elevada com agulha ou cortando essa parte com o auxílio de um bisturi e, em seguida, espremendo o seu conteúdo. No entanto, a menos que os cistos grandes sejam completamente removidos, eles podem reaparecer.
 
Fonte R7

Combatendo os transtornos alimentares

Comedores compulsivos, são pessoas, geralmente obesas, que sentem um desejo incontrolável por comida.
 
Depois de ingerir o alimento, surge uma espécie de sentimento de culpa e o comedor compulsivo tem até crises de choro e se sente muito arrependido.
 
Este tipo de distúrbio,provoca uma grande carga de ansiedade, fazendo com que a pessoa coma além da conta e nunca fique satisfeita.
 
As pessoas que apresentam essa compulsão pela comida,são mais afeitas a vários tipos de doenças ligadas ao excesso de peso, como colesterol alto, hipertensão arterial e diabetes.
 
O tratamento é feito geralmente com uma dieta associada ao uso de medicamentos específicos, sempre sob a orientação de um médico endocrinologista.
 
Fonte R7

Garota biônica tem ossos de metal que crescem dentro dela

Lily passou por cirurgia em que joelho e parte do fêmur foram removidos
 
Lily Willis, de nove anos, deu seus primeiros passos após ter ossos metálicos instalados na perna direita que crescem.
 
A menina, que mora em County Durham, na Inglaterra, foi diagnosticada com osteosarcoma – tumor maligno do tecido conjuntivo. Essa doença ocorre, principalmente, ao redor do joelho.
 
Para tratar, Lily passou por uma cirurgia de 14 horas em que todo o seu joelho e parte do seu fêmur foram removidos e reconstruídos com ossos de aço inoxidável ajustáveis, segundo o site Daily Mail.
 
Os médicos disseram que no decorrer do seu crescimento, será colocado um ímã em volta da perna que vai permitir alongar os ossos de sua canela e coxa conforme for necessário.
 
Sua família está feliz por Lily ter vencido a doença e por ter voltado a andar.
 
Fonte R7

Sete truques para você controlar o enjoo ao viajar

Acabe com o mal estar ao andar de carro, tomar ônibus ou pegar o metrô
 
Andar de carro, tomar um ônibus ou pegar o metrô são atividades que fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. Mas, para algumas delas, colocar o pé em qualquer um desses meios de transporte dá início a um turbilhão de sensações que causam, sobretudo, enjoo.
 
"O fenômeno, conhecido como cinetose, nada mais é do que a sensibilidade do organismo ao movimento passivo, ou seja, quando o corpo está parado, mas, ao mesmo tempo, em movimento", afirma o gastroenterologista Laércio Tenório Ribeiro, da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Segundo o especialista, pessoas que sofrem de cinetose não conseguem adaptar os órgãos responsáveis pelo equilíbrio (como o labirinto, que fica na orelha interna) a esta situação, o que causa mal estar. Alguns alimentos, no entanto, evitam ou aliviam as crises e contar com eles pode ser a diferença entre uma viagem insuportável ou um trajeto como outro qualquer.
 
Veja quais são as sugestões dos especialistas:
 
Maçã - Foto Getty ImagesMaçã
Alimentos ricos em fibras, como a maçã, ajudam a limpar o organismo de substâncias químicas que favorecem a náusea. "Além disso, ela é um alimento que não é totalmente aproveitado pelo organismo, o que facilita sua digestão", afirma o nutrólogo Fernando Bahdur Chueire, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). A melhor maneira de consumir a fruta é in natura.
 
Biscoito água e sal - Foto Getty ImagesBiscoito água e sal
O amido, presente no biscoito água e sal, ajuda a absorver ácidos estomacais e acabar com a sensação de enjoo. Ele também está presente em pães e torradas, mas, neste caso, prefira as versões integrais, que ainda contêm fibras. Mas a nutricionista Camila Leonel Mender de Abreu, professora da Faculdade Santa Marcelina, alerta para o consumo consciente desses alimentos. "Todos têm alto valor calórico e, por isso, se consumidos sem moderação podem levar ao ganho de peso", diz.
 
Água - Foto Getty ImagesÁgua
Dar pequenos goles de água ao longo do dia ajuda a manter o corpo hidratado, o que evita dores de cabeça que costumam acompanhar o enjoo. Mas o nutrólogo Fernando recomenda evitar a ingestão excessiva, especialmente durante refeições. "Beber demais enquanto se come atrapalha a digestão, o que pode causar náuseas", explica.
 
Oleaginosas - Foto Getty ImagesOleaginosas
"Por serem alimentos de origem vegetal, oleaginosas também apresentam alto teor de fibras, que auxiliam no combate ao enjoo", afirma o nutrólogo Fernando. Oleaginosas, como as nozes, ainda são boa fonte de proteínas, cujo consumo é fundamental para evitar náuseas. Mas controle o consumo, pois elas são extremamente calóricas. Cinco unidades de nozes, três unidades de castanhas e uma unidade de avelã são as quantidades recomendadas por dia.
 
Gengibre - Foto Getty ImagesGengibre
"Durante séculos, a raiz de gengibre tem sido usada como remédio popular para diversos problemas, entre eles, disfunções estomacais", afirma a nutricionista Camila. Ele pode ser consumido em cápsulas, em chá ou mesmo em biscoitos. Mas limite o consumo, pois o exagero pode resultar em um efeito contrário ao desejado.
 
Isotônicos - Foto Getty ImagesIsotônicos
Isotônicos ou bebidas esportivas não são indicadas apenas para atletas. Repor nutrientes como potássio e sódio também pode ajudar quem sofre de enjoos. A nutricionista Camila recomenda apenas que a ingestão seja feita gradativamente. "Grandes quantidades de líquido distendem o estômago, que é um músculo, o que estimula náuseas", complementa.
 
Banana - Foto Getty ImagesBanana
Quem sofre de enjoos ainda pode apresentar deficiência de potássio. "Ela é rara, mas pode acontecer e, neste caso, a banana é um alimento recomendado para a reposição desse nutriente", afirma a nutricionista Camila. Segundo ela, a deficiência de potássio pode causar fadiga, fraqueza, cãibras e paralisia intestinal e essa baixa movimentação pode gerar desconforto abdominal.
 
Fonte Minha Vida

Água de coco traz diversos benefícios à saúde

Ela hidrata, possui antioxidantes e não engorda tanto quanto se pensa
 
Há bem pouco tempo, nutricionistas, nutrólogos e todo o tipo de profissionais envolvidos com a área de alimentação - inclusive eu - recomendavam moderação no consumo de água de coco, uma das bebidas mais populares nessa época do ano em que faz mais calor. Estávamos preocupados por ela conter frutose e gorduras saturadas, substâncias que podem engordar e trazer alguns problemas à nossa saúde, e por que achávamos que seus benefícios não compensavam os seus malefícios.

Confesso que mudei e já indico a água de coco para meus pacientes sem restrições. Novas informações e pesquisas me levaram a mudar de opinião em relação a essa bebida, em especial sobre a reabilitação da gordura saturada, que deixou de ser demônio depois de reconhecidas suas qualidades.
 
Mistura especial
A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homen. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral.
 
Ou seja: um super sport drink incomparável a qualquer outro produto criado pelo homem com essa finalidade. É tão compatível com o corpo humano, que pode até ser injetado na veia, o que foi bastante comum durante a 1ª e a 2ª Guerras Mudiais, bem como na guerra do Vietnã, onde a falta de recursos fez os militares aprenderem sobre as qualidades únicas da água de coco quase sem querer.
 
Por mais que a característica hidrante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que ela traz à saúde não param por aí. A água de coco, promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo. Ela reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle do níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades anti-envelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde.
 
Para os esportistas, a água de coco não pode faltar no verão. Ela atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água.

Beba água de coco: é tudo de bom!
 
Fonte Minha Vida

Evite a intoxicação alimentar no verão com nove cuidados

Fique de olho na conservação para que os alimentos não fiquem contaminados
 
As patologias relacionadas ao consumo de alimentos mal conservados são chamadas Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). Elas causam náuseas, enjôos, vômitos e diarreia.
 
"Em pessoas mais sensíveis, como crianças, gestantes e idosos, as complicações podem ser mais graves, como desidratação, internação e até morte", aponta Flávia Morais coordenadora do departamento de nutrição da rede Mundo Verde.

Durante o verão, ficamos mais suscetíveis a esse tipo de infecção, sobretudo por causa do hábito de comer fora de casa, como na praia.
 
Passear é uma delícia, mas é preciso atenção com as refeições para não passar mal depois.
 
Veja as dicas de especialistas para manter os alimentos contaminados bem longe do seu prato:
 
Alimentos refrigerados - foto: Getty ImagesMantenha seus alimentos refrigerados
Os alimentos que não são mantidos em temperatura adequada rapidamente tornam-se impróprios para a alimentação. É importante mantê-los em recipientes fechados e em bolsas térmicas ou embalagens de isopor. A temperatura pode ser mantida com gelo feito de água filtrada.

Vale lembrar que as bolsas térmicas não são como a geladeira. A nutricionista Simone Freire, doutoranda em comportamento do consumidor pela Unifesp, explica que para cada tipo de alimento há um tempo limite de armazenamento nessas malinhas. "As frutas são as melhores opções, porque hidratam no verão e são práticas e de mais fácil conservação nesses recipientes, enquanto queijos, presuntos e condimentos estragam com mais facilidade", explica.                     
 
Comprando produtos refrigerados - foto: Getty ImagesCuidado na hora de comprar produtos de geladeira
Quando for comprar um produto refrigerado, observe se ele está apropriadamente acondicionado na geladeira e se esta está com a temperatura correta. É possível saber se o freezer está desregulado ao observar a presença de poças de água sob o eletrodoméstico ou se os produtos estão "suados", isto é, com gotículas de água ao seu redor. 
 
água de coco - foto: Getty ImagesOpte por alimentos práticos e saudáveis na praia
"Alimentos que não necessitem de manipulação, como frutas frescas e secas e biscoito, são sempre as melhores opções", aponta a nutricionista Flávia Morais. Essas opções necessitam de pouca ou nenhuma refrigeração, o que evita que estraguem com mais facilidade. Além disso, alimentos embalados têm menor probabilidade de contaminação, o que é importante em um ambiente onde as medidas de higiene são limitadas.

O calor intenso e a exposição ao sol aumentam as chances de desidratação. Por isso, opte sempre por alimentos que ajudam a hidratar, como frutas ricas em água (abacaxi, melancia, uva, entre outras), picolés de fruta e, principalmente, água.
 
Espetinho - foto: Getty ImagesBarraquinhas de praia: de olho na higiene
Comprar um alimento preparado na praia exige diversos cuidados. Observe se o local valoriza a higiene: a limpeza dos trabalhadores, se seus cabelos estão presos e a higiene dos aventais e das panelas e recipientes. Fique atento também se o mesmo funcionário que manipula os alimentos lida com o dinheiro.

Veja se os mesmos utensílios usados para preparar alimentos crus são usados para manipular alimentos cozidos. Nesses casos, pode haver contaminação cruzada. Segundo a nutricionista Flávia, o cozimento acima de 70°C mata as bactérias e tornam o alimento próprio para consumo. Se usarmos a mesma faca para cortar um alimento cozido e um cru as bactérias presentes no cru voltam a contaminar o alimento que estava cozido e pronto para servir.

Evite maionese, patês e sanduíches naturais, que costumam ser muito oleosos. Alimentos preparados de maneira suspeita, em geral, devem ser evitados. "Quanto aos vendedores ambulantes, é bom optar por aqueles que oferecem alimentos acondicionados em bolsas térmicas e menos gordurosos", diz a nutricionista Simone. 
 
Inseto na fruta - foto: Getty ImagesReconheça a contaminação
"A contaminação de alimentos pode ser física, ou seja, quando encontramos no alimento cabelo, pedras, etc.; biológica - quando é causada por fungos, bactérias e vermes; ou ainda química - por produtos de limpeza, inseticidas, etc.", explica a nutricionista Flávia. "Esse último é causado pelos odores, ou seja, quando deixamos um alimento pronto perto de um produto de limpeza, por exemplo, o cheiro do produto químico passa para o alimento o deixando impróprio para consumo." Por isso, é preciso observar também a organização do estabelecimento.
 
Lavagem das mãos - foto: Getty ImagesLave as mãos
As condições de higiene em praias e parques nem sempre são ideais, mas procure pelo menos não deixar de lado o hábito mais básico: lavar as mãos. Com as mãos ensaboadas, esfregue a palma e dorso das mãos. Não se esqueça dos vãos entre os dedos, do antebraço e das unhas. Caso não haja um local para lavar as mãos de maneira adequada, use álcool gel. Ele é útil para eliminar bactérias, mas, quando há sujeira visível nas mãos, só água e sabão podem removê-la. 
 
Self-service - foto: Getty ImagesNo restaurante self-service
A nutricionista Simone enfatiza que os alimentos de restaurantes do tipo self-service podem ser facilmente contaminados devido à manipulação por um número muito grande de pessoas. "Cada pessoa que se serve em um restaurante desses leva e traz diversas bactérias. Por esse motivo, é importante que esses alimentos sejam protegidos e mantidos na temperatura correta", conta a nutricionista. 
 
Família comendo na praia - foto: Getty ImagesLeve seus alimentos
"A opção de levar os alimentos de casa é sempre mais interessante, pois podemos fazer preparações mais saudáveis, como salada de frutas e sanduíche com pão integral e sem maionese", sugere Flávia. Para conservar esses alimentos, use potes bem fechados e guarde-os em caixas de isopor com gelo suficiente para manter a temperatura do alimento. As opções refrigeradas devem ser mantidas em temperatura inferior a 5°C. Frutas, folhas e legumes devem ser higienizados em solução clorada. Já ovos e carnes precisam estar bem cozidos. 
 
Drink na praia - foto: Getty ImagesBebidas
Quando comprar uma garrafa de água, observe com cuidado se o lacre de segurança está intacto e veja a data de validade da água. A água de torneira, se contaminada, pode gerar episódios de diarreia e desarranjo intestinal.

Sucos e bebidas alcoólicas preparadas com frutas ou leite também necessitam de cuidados. As frutas devem estar acondicionadas em lugar refrigerado, assim como o leite.

A nutricionista Simone também lembra que é preciso bom senso para ingerir essas bebidas na praia. O exagero, nesses casos, pode levar à imprudência e ao risco de insolação e até mesmo de afogamento.
 
Fonte Minha Vida

Concurso Prefeitura de Bueno Brandão - MG

A Prefeitura Municipal de Bueno Brandão realiza seleção para preenchimento de 68 vagas

Inscrições:
De 7 de janeiro a 18 de fevereiro de 2013 pelo www.consesp.com.br


Valor:
R$ 30,00 e R$ 65,00.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 2.198,30

Cargos e vagas:
Nível Superior: Coordenador do CRAS (1), Dentista (1), Engenheiro Civil (1), Engenheiro-Agrônomo (1), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (1), Médico Clínico Geral (2), Médico do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Médico Ginecologista (2), Médico Pediatra (2), Nutricionista (1), Professor (4), Professor de Educação Física (1), Técnico em Meio Ambiente (1);

Nível Médio: Auxiliar Administrativo de Saúde (1), Auxiliar de Dentista do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Auxiliar de Enfermagem do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Fiscal Sanitário (1), Monitor de Educação Infantil (2), Monitor de Telecentro Comunitário (5), Técnico em Higiene Dental (3);

Nível Fundamental: Agente Comunitário do Programa Saúde da Família (PSF) (5), Agente de Endemias (1), Auxiliar Administrativo (1), Auxiliar de Farmácia (1), Mecânico (1), Monitor de Transporte Escolar (5);

Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais (9), Funileiro (1), Gari (1), Jardineiro (1), Lavador de Autos (1), Servente de Escola (3), Vigilante Municipal (8);Nível Alfabetizado: Auxiliar de Mecânico (1), Operador de Máquinas (2), Padeiro (1).

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de títulos para Professor e Professor de Educação Física

Concurso Prefeitura de Araçoiaba da Serra - SP

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra, São Paulo, realiza seleção para preenchimento de 11 vagas

Inscrições:
Até 21 de janeiro de 2013 na Secretaria Municipal da Educação (avenida Luane Milanda Oliveira, nº. 500, Jardim Salette

Cargos:
Auxiliar de Serviços Gerais e Nutricionista

Remunração:
De R$ 622,00a R$ 1.297,14

Provas:
Haverá prova objetiva

Concurso Ministério Público do Acre

O Ministério Público do Acre realiza concurso para provimento de 150 vagas. Há vagas para Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Acrelândia, Plácido de Castro, Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

Inscrições:
Entre 26 de novembro de 2012 e 31 de janeiro de 2013 pelo www.concursosfmp.com.br.


Valor:
R$ 109,00.

Áreas:
Administrativo (administração), controle interno (administração e contabilidade), documentação (arquivologia e comunicação social), educação (pedagogia), engenharia/arquitetura (arquitetura e engenharia civil), orçamento (administração e contabilidade), pericial (biologia, contabilidade, economia, engenharia florestal, engenharia civil, agronomia, arquitetura e informática), processual (direito), saúde (serviço social e psicologia) e tecnologia da informação (todas da área de TI).

Provas:
Haverá provas objetiva e de redação

Concurso Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru - SP

O Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru - SP realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 17 de dezembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013, no Setor de Sessão de Pessoal, Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 225/226, Aimorés, Bauru-SP ou pelo www.
saude.sp.gov.br

Valor:
R$ 60,85.

Remuneração:
R$ 1.993,02

Área:
Médico Especialidade: Medicina do Trabalho

Provas:
Prova objetiva: 20 de janeiro de 2013

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza seleção para preenchimento temporário de vagas para o campus Ituiutaba

Inscrições:
De 7 a 25 de janeiro de 2013 no Instituto (rua Belarmino Vilela Junqueira s/n)

Remuneração:
De R$ 2.215,54 a R$ 3.825,89.

Áreas:
Informática, Física, Matemática, Gestão e de Biologia.

Provas:
Prova de desempenho didático-pedagógico: 19, 20 e 21 de fevereiro de 2013
Haverá avaliação de títulos e de experiência profissional.

Concurso Hospital Carlos Chagas / MG

O Hospital Carlos Chagas realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
De 7 a 11 de janeiro, na Administração do HC / Funcesi, localizado à Chácara Fernando Jardim, nº 555, Campestre, Itabira – MG

Cargos:
Médico - Tomografia, Raio X, Ultrassonografia, Endoscopia, Colonoscopia, Duplex Scan, Espirometria, Mamografia e Retossigmoiodoscopia

Remuneração:
R$ 4.943,40

Seleção:
Haverá Pré-Habilitação Técnica e Entrevista

Concurso Governo de São Paulo - Saúde

O Governo de São Paulo realiza concurso para provimento de 1 vaga para o Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru, São Paulo.

Inscrições:
De 12 de Dezembro de 2012 a 31 de Janeiro de 2013 pelo www.ibfc.org.br.


Valor:
R$ 20,00.

Cargo:
Auxiliar de Saúde (auxiliar em saúde bucal).

Remuneração:
R$ 745,11

Provas:
Prova Objetiva: 24 de Fevereiro

Concurso Governo de Minas Gerais - Saúde

O Governo de Minas Gerais realiza concurso para provimento de 97 vagas para Belo Horizonte, Almenara, Araçuaí, Barbacena, Caratinga, Coronel Fabriciano, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Itabira, Janaúba, Lavras, Leopoldina, Montes Claros, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Inscrições:
De 17 de dezembro a 10 de janeiro de 2013 pelo www.funcab.org.


Valor:
De R$ 70,00 a R$ 78,00

Cargos:
Médico Perito (Cardiologista, Otorrinolaringologista, Psiquiatra, Médico do Trabalho, Ortopedista, Clínico Médico, Neurologista e Qualquer Especialidade) e Gestor Governamental (Fisioterapeuta)

Remuneração:
De R$ 1.421,48 a R$ 2.967,54

Provas:
Haverá provas objetivas, e prova de títulos

Escola Técnica Estadual de Bebedouro - SP

A Escola Técnica Estadual (Etec) "Professor Ídio Zucchi" de Bebedouro, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 3 vagas para Professor na Base Nacional Comum do Ensino Médio e no curso de Agronegócio.

Inscrições:
De 14 a 18 de janeiro na Etec Professor Ídio Zucchi, localizada na rua Doutor Oscar Werneck, nº. 1286, centro, Bebedouro.

Áreas
Química, Gestão da Produção Vegetal e Gestão da Produção Animal

Remuneração:
R$ 13,70 por hora-aula

Valor:
R$ 40,00

Provas:
Haverá provas escrita, didática e de títulos

Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima

A Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima (Etsus/RR) realiza seleção para preenchimento temporário de 33 vagas

Inscrições:
Até 18 de janeiro de 2013, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº. 1364, Bairro dos Estados.

Cargos:
Coordenador Técnico Pedagógico (1) e supervisores no estágio profissional (32)

Provas:
Análise curricular e entrevistas

Remuneração:
R$ 1.700,00

Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde - CETA/RO

O Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (CETAS), Rondônia, realiza concurso para provimento de 7 vagas para Instrutores

Inscrições:
Até 7 de janeiro de 2013 no CETAS (Rua Rafael Vaz e Silva, nº. 3047, Bairro Liberdade) e Gerência Regional de Saúde de Ariquemes (Avenida Tancredo Neves, nº. 3960, Setor Institucional).




Seleção:
Haverá análise de títulos

Remuneração:
R$ 29,00 por hora-aula

UFSC publica edital de concurso público

O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal de Santa Catarina (www.ufsc.br) publicou edital n° 4/2012 de concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento de 205 cargos da Carreira do Magistério Superior. Os novos profissionais contratados atuarão no Campus João David Ferreira Lima - Florianópolis, Campus de Araranguá, Campus de Curitibanos e Campus de Joinville com remuneração inicial de R$ 7.931,02 (Adjunto DE), R$ 5.141,66 (Assistente DE) e R$ 2.224,77 (Assistente 20h).

As oportunidades serão distribuídas da seguinte maneira:

 - Centro de Ciências Agrárias: Departamentos de Aquicultura, Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Departamento de Fitotecnia.

 - Centro de Ciências Biológicas: Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética, Departamento de Bioquímica, Departamento de Ecologia e Zoologia.

 - Centro de Comunicação e Expressão: Departamento de Artes e Libras, Departamento de Expressão Gráfica, Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.

 - Centro de Ciências Jurídicas: Departamento de Direito, Departamento de Análises Clínicas, Departamento de Cirurgia, Departamento de Clínica Médica, Departamento de Enfermagem, Coordenadoria Especial de Fonoaudiologia, Departamento de Nutrição, Departamento de Odontologia, Departamento de Patologia, Departamento de Pediatria.

 - Centro de Desportos: Departamento de Educação Física.

 - Centro de Ciências da Educação: Departamento de Ciência da Informação, Departamento de Estudos Especializados em Educação, Departamento de Metodologia de Ensino.

 - Centro de Ciências Físicas e Matemáticas: Departamento de Física, Departamento de Matemática, Departamento de Química.

 - Centro de Filosofia e Ciências Humanas: Departamento de Antropologia, Departamento de Filosofia, Departamento de Geociências, Departamento de Geociências, Departamento de História, Departamento de Psicologia, Departamento de Sociologia e Ciência Política.

 - Departamento de Sociologia e Ciência Política: Departamento de Administração, Departamento de Ciências Contábeis, Departamento de Economia e Relações Internacionais, Departamento de Serviço Social.
 
- Centro Tecnológico: Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Automação e Sistemas, Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia do Conhecimento, Departamento de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas e Departamento de Informática e Estatística.

Inscrições
As inscrições poderão ser efetuadas pela internet, no site www.segesp.ufsc.br, a partir das 10h do dia 10 de janeiro de 2013 até às 20h do dia 31 de janeiro de 2013. Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador e impressora, no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas - DDP, localizado no andar térreo do Prédio da Reitoria, Campus Universitário, no horário das 13h às 18h de segunda a quinta-feira e das 08h às 13h às sextas-feiras, até o dia 31 de janeiro de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 70,00 a R$ 110,00.

Provas
O concurso público compreenderá a realização de provas de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e/ou classificatório, e a avaliação de títulos de caráter classificatório.

Para a classe de adjunto o concurso compreenderá prova escrita; prova didática; apresentação oral e arguição do memorial descritivo e do Projeto de Atividades Acadêmicas; exame de títulos; e prova prática. Já para a classe de assistente, o concurso compreenderá prova escrita; prova didática; exame de títulos; e prova prática.
 
Validade
O prazo de validade do certame será de 1 ano, contado a partir da data de publicação da portaria de homologação do resultado final do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

UFMG divulga edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicou os editais n°s 853 e 854/2012 de processo seletivo disponibilizando três vagas para Professor Substituto, junto a Faculdade de Odontologia e de Ciências Econômicas.

Os profissionais atuarão no Departamento de Odontologia Social e Preventiva com a área de Saúde Coletiva, Clínica Odontológica, Bioética, Ética e Epidemiologia e na área de Economia em jornada de 40h semanais.

O salário será de até R$ 4.472,00 e os interessados poderão se inscrever até 1º de fevereiro na secretaria do Departamento, das 8h30 às 16h e entregar a cópia do RG; prova de quitação com a justiça eleitoral e com o serviço militar; declaração de que está apto a comprovar a titulação exigida no ato da assinatura do contrato; uma relação de títulos e três exemplares do Curriculum Vitae; comprovação de títulos em uma só via; e declaração de que não possui participação em gerência ou administração de empresa privada ou de sociedade civil, ou ainda, exerce o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.

Todos os profissionais serão avaliados por meio de análise curricular, análise do histórico escolar e entrevista.
 
O prazo de validade do Concurso será de 06 (seis) meses, contado a partir do dia subsequente à publicação do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

UFMG lança edital de concurso público

A Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, divulgou os editais n°s 635 e 636/2012 de concurso público para preenchimento de 02 vagas de professor substituto para atuarem junto a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

As oportunidades serão para as áreas de Terapia Cognitivo-Comportamental Infantil e Psicodiagnóstico e de Psicologia Clínica em Gerontologia com jornadas de trabalho de 40h semanais em regime de dedicação exclusiva.

O salário será de R$ 7.627,02 e os interessados deverão se inscrever até o dia 30 de janeiro de 2013 na Secretaria Geral da Fafich - Avenida Antônio Carlos, nº 6.627, Pampulha, Belo Horizonte - MG, entre às 9h e 11h30 e das 14h às 16h30, em dias úteis, mediante a entrega do requerimento preenchido; RG; comprovante de quitação com a justiça eleitoral e com o serviço militar; bem como do tema do seminário, sete vias do Curriculum Vitae e comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 190,68.
 
Haverá prova de títulos, escrita e apresentação de seminário de 60 a 90 dias a partir do término das inscrições.
 
O prazo de validade do Concurso será de 1 (um) ano, contado a partir do dia subsequente à publicação do Edital de Homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Universidade Federal do Ceará (UFC) lança edital de concurso público

A Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou os editais n°s 496, 497, 498, 499, 500, 501, 502, 503, 504 e 505/2012 de concurso público. Ao todo são ofertadas 20 vagas para o cargo de Professor Adjunto, Auxiliar e Assistente para o campus de Fortaleza, Cariri e Sobral. Os profissionais contratados terão direito a remuneração de até R$ 7.627,02 por jornadas de 20 e 40h em regime de dedicação exclusiva.

As oportunidades serão para atuar nos Departamentos de Engenharia Hidráulica, Ambiental e de Computação dos Centros de Tecnologia e de Ciências, Faculdade de Medicina, Departamento de Cirurgia, Comunicação Visual, Matemática, Setor de Edição e Finalização em Cinema e Audiovisual, Setores de Materiais Metálicos e de Ciência dos Materiais, Setores de Design de Produto/Desenvolvimento de Projeto de Produto; Design Gráfico/Processos de Produção Gráfica; e de Direito Civil - Contratos dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Direito Privado, Design Gráfico/Design de Hipermídia; Design de Produto/Processos 3D de Modelagem e Representação do Projeto e de Direito Ambiental dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Direito Público, Setores de Semiologia Médica/Anatomofisiopatologia/Internato; Semiologia Médica/Clínica Médica/Internato; Patologia Humana/Anatomofisiopatologia/Internato e de Farmacologia Clínica/Anestesiologia/Terapia da Dor/Internato, Setor de Educação Musical - Prática de Ensino de Música e Metodologia do Ensino, Centro de Humanidades, no Setor de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas.

Para concorrer basta se inscrever no período de 07 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013 nas secretarias dos Departamentos, nos dias úteis, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os candidatos deverão entregar a cópia autenticada em cartório do documento de identificação, cópia do histórico escolar do curso de graduação e do curso de doutorado e comprovante do pagamento da taxa no valor de R$ 39,00, R$ 65,00, R$ 71,00, R$ 120,00 ou R$ 190,00.

A seleção dos candidatos será composta por provas escrita, didática e avaliação de títulos.

O concurso terá a validade de um ano, contado a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração.

Prefeitura de Divinópolis (MG) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, estado de Minas Gerais, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios o edital Nº. 01/2013-SEMUSA de processo seletivo. A seleção visa efetuar contratação temporária de 1 dentista, por jornada de trabalho de 20 horas semanais e remuneração de até R$ 1.324,57 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Os interessados deverão enviar o curriculum vitae a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até às 17 horas do dia 08 de janeiro de 2013.
 
A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo setor de recursos humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e, a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem:
 
Residência no Município de Divinópolis;
Maior tempo de experiência profissional na área.

Concurso Universidade Federal de São Carlos - SP

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Estado de São Paulo, abriu edital N° 29, de 02 de janeiro de 2013, para o concurso público com a intenção de ocupar uma vaga ao cargo de Professor Adjunto. A remuneração prevista é de R$ 7.627,02 por carga horária de 40h semanais.

As inscrições serão realizadas até o dia 18 de janeiro de 2013, exclusivamente via Internet no endereço www.concursos.ufscar.br. A taxa será de R$ 191,00.

A validade do concurso será de 01 (um) ano, podendo ser prorrogada por igual período, no interesse da Instituição.

Prefeitura de Apiacás (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Apiacás, estado do Mato Grosso, lançou através do Diário Oficial dos Municípios edital de nº. 001/2013 de processo seletivo visando a contratação temporária, para o cargo de nutricionista para atender as Escolas Municipais e de professor para a Escola Rural Guilherme de Almeida. O vencimento varia entre R$ 515,96 e R$ 1.700,00, por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
Das vagas destinadas aos cargos e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão providas por candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas gratuitamente do dia 08 a 17 de janeiro de 2013, das 07h00min às 12h00min, na Secretaria Municipal de Educação.
 
Prova
A contagem dos pontos/das provas de títulos serão realizadas na data provável de 23 de janeiro de 2013 às 08h00min, na Secretaria Municipal de Educação e publicado no Órgão Oficial de Imprensa do Município.
 
A divulgação do resultado classificatório dar-se-á a partir das 10 horas do dia 25 de janeiro de 2013, no Saguão da Prefeitura Municipal e na Secretaria Municipal de Educação do Município de Apiacás.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contados a partir da sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período por expressa determinação do Prefeito Municipal.

Universidade Federal de Sergipe abre processo seletivo

A Universidade Federal de Sergipe - UFS, publicou edital N° 01/2013 de processo seletivo visando a contratação pelo prazo de até 01 (um) ano, de professor por tempo determinado (Substituto/Temporário). São ofertadas 13 para para professor classe auxiliar e assistente de nível superior, com salários de até R$ 3.137,18 em carga horária de 20 e 40h semanais.
 
As vagas oferecidas são para os Campus da Saúde - Hospital Universitário, São Cristóvão e Itabaiana.
 
A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.grh.ufs.br, a partir das 9 horas do dia 04 de janeiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 14 de janeiro de 2013 (horário local).
 
A seleção será composta por duas fases:

- Prova didática, versando sobre assunto escolhido previamente pela Comissão Examinadora;

- Avaliação do Curriculum Vitae.
 
As datas de aplicação das provas, horários, locais de realização e comissões examinadoras serão divulgados a partir do término do período de inscrição, no endereço eletrônico www.grh.ufs.br.
 
O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Reitor da Universidade Federal de Sergipe e publicado no Diário Oficial da União e no site da Gerência de Recursos Humanos.

Concurso IFSUDESTEMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG) publicou os editais n° 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 22/2013 para realização de concurso público. São ofertadas 43 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração que varia entre R$ 1.473,58 e R$ 2.989,33 mais auxílio alimentação no valor de R$ 373,00, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
 
Serão destinadas aos portadores de deficiência 5% do total das vagas dos cargos que vagarem ou que vierem a ser criados durante o prazo de validade do concurso.
 
Cargos
Auxiliar de Biblioteca, Operador de Máquinas Agrícolas, Assistente de Aluno, Assistente em Administração, Auxiliar em Assuntos Educacionais, Técnico em Contabilidade, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnicos em Laboratório (Área Informática, Área Eletro-Eletrônica, Área Mecânica, Área Metalurgia e Área Análises Clínicas), Analista de Tecnologia da Informação, Arquivista, Assistente Social, Auditor, Contador, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Jornalista, Pedagogo, Técnico em Assuntos Educacionais e Administrador.
 
InscriçãoOs interessados deverão se inscrever do dia 04 a 23 de janeiro de 2013, através dos endereços eletrônicos www.msconcursos.com.br e www.ifsudestemg.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 24,30 (níveis fundamental) e médio e R$ 29,98 (nível superior).
 
ProvaA prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 03 de março de 2013, em locais e horários que serão divulgados a partir do dia 25 de fevereiro de 2013.
 
O gabarito preliminar será publicado nos sites www.msconcursos.com.br e www.ifsudestemg.edu.br, a partir do dia 04 de março de 2013.
 
ValidadeO prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério exclusivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais.

Edital / Publicações

Sírio-Libanês deve transformar 1,8 tonelada diária de resíduos em adubo orgânico

Entre tantas outras preocupações com o meio ambiente, o Hospital Sírio-Libanês se dedicou a criar um projeto de compostagem de lixo orgânico gerado pela instituição, que deve custar R$ 100 mil por ano. Abolir o crime ambiental por meio da reutilização e reciclagem de resíduos está em primeiro plano na instituição.
 
Crítico da rápida ocupação de aterros sanitários, o superintendente corporativo, Gonzalo Vecina Neto, explica. “Encher rapidamente o aterro é um crime ambiental. Penso que tudo que puder ser reutilizado deve ser reutilizado. Tomamos a decisão pelo projeto de compostagem com foco na questão socialmente sustentável, é a nossa responsabilidade e deveria ser a de todas as empresas. Isso não se mede em dinheiro e, sim, no impacto gerado à sociedade, que tem errado por não taxar de forma mais dura aquele que não está sendo socialmente responsável.”
 
O projeto, criado em 2011, e posto em prática em 2012, já mostra seus custos. Para mandar os resíduos do hospital para o aterro sanitário, é necessário desembolsar R$ 250 mil por ano, mas, com o plano de compostagem, o valor deve chegar a R$ 350 mil. “O meu conselho administrativo pergunta por que pago a mais para nos livrarmos do resíduo que produzimos, mas não manejar agora custará muito mais para o futuro da sociedade.”
 
Para o resíduo compostável virar adubo orgânico, o Sírio-Libanês conta com uma empresa parceira para ajudar no processo de encaminhamento desse material para a usina de compostagem. O recolhimento de resíduos da instituição é feito diariamente pela equipe de agentes ambientais, formada por funcionários que voluntariamente se oferecem para colaborar com o projeto.
 
O voluntariado é uma opção do hospital, que acredita que tal adesão dos colaboradores levará à mudança de consciência ambiental do País. “Esses agentes são capacitados para estimular outros colaboradores a ter comportamento socioambiental correto, seja em economia de energia elétrica ou de água e em muitas outras ações que os tornem mais conscientes”, diz Vecina.
 
Atualmente, o Sírio-Libanês tem 4 mil funcionários, sendo que 70 deles são voluntários do projeto. O objetivo é aumentar esse número, desde que os colaboradores se autoindiquem como agentes ambientais.
 
Para o executivo, a instituição tem objetivos específicos e valores importantes no que diz respeito a tratar seus pacientes. “Eu trato doentes e salvo vidas com um comportamento socioambiental correto, claro que de acordo com nossa capacidade de fazer isso. Não tenho dúvida de que todo dia é dia de colaborar e nós podemos ter mais colaboradores nessa oferta, que está aberta para eles”, considera. “Uma vez iniciada uma ação relevante, ela tem de ser feita diariamente. Nós continuadamente estamos trabalhando com os colaboradores no sentido de que eles tenham o comportamento socioambiental no hospital e também nas suas casas.”
 
O significado dos números
Apenas 22,7% dos resíduos do Sírio-Libanês (infectantes em geral, perfurocortantes, resíduos químicos e radioterápicos) não são reaproveitáveis e, portanto, seguem para algum tipo de destinação especial, conforme a legislação. Outros 14,3%, por sua vez, compostos por papel, metal, vidro, plástico, pilhas e baterias, são reciclados dentro dessa mesma política de destinação. O foco, então, passou a ser o reaproveitamento dos 63% restantes, constituídos por resíduos comuns, especialmente restos de comida.
 
De acordo com o executivo, as sacolas entregues aos pacientes com os resultados de exames são confeccionadas a partir de material reciclado do hospital. Já os resíduos não reaproveitáveis são representados por lixo comum sem condições de reutilização (38%), sem contar o conjunto de lixo hospitalar,que passa por uma desativação eletrotérmica – de responsabilidade da prefeitura municipal, e depois segue para o aterro sanitário.
 
O principal resultado tangível obtido foi transformar 1,8 tonelada diária de resíduos em um produto com nova utilização: adubo orgânico, utilizado na agricultura.
 
“A destinação, transporte e acondicionamento correto do lixo representam um desafio crescente em nossa sociedade e consomem cada vez mais recursos financeiros, principalmente das prefeituras, que poderiam ser aplicados em outras áreas. De maneira intangível, um programa como este, elaborado por uma instituição como o Hospital Sírio-Libanês, pode servir como exemplo e sinalização para outros hospitais e empresas de mesmo porte, pois se mostrou absolutamente viável”, conclui.
 
Falta de referência
Em razão do seu porte, a exemplo de outras iniciativas dentro do programa de gestão ambiental da instituição, o principal desafio foi a falta de referência dentro do País. Segundo Vecina, dois executivos do hospital participaram, em fevereiro, da missão de sustentabilidade hospitalar organizada pelo Consulado Geral Britânico de São Paulo. “Durante dois dias, esses profissionais estiveram em reuniões, com o objetivo de compreender iniciativas britânicas na gestão sustentável da saúde. Esperamos repassar essa experiência de forma aumentada para outras entidades e empresas.”
 
O investimento inicial no projeto foi da ordem de R$ 150 mil, aplicados no treinamento e campanhas de conscientização dos colaboradores. Além disso, outros R$ 350 mil anuais foram aplicados na contratação da empresa especializada em reciclagem de resíduos.
 
Fonte SaudeWeb

Recife terá seu primeiro hospital da mulher

Maquete do novo Hospital da Mulher
Geraldo Julio (PSB), prefeito de Recife, confirmou durante esta semana a construção do primeiro hospital da mulher na capital pernambucana. O empreendimento deverá ser erguido num terreno próximo ao hospital Pelópidas Silveira.
 
Nas negociações da bancada federal em torno dos recursos destinados ao Estado no Orçamento Geral da União (OGU) ficou acertado com o prefeito eleito que R$ 30 milhões de emendas parlamentares estarão resguardados para a construção da unidade hospitalar, embora seu orçamento seja de R$ 45 milhões.
 
O hospital da mulher de Recife está previsto para dispor de uma maternidade para gestantes de alto risco e capacidade para realizar 250 cirurgias e 400 partos por mês.
 
O político prometeu um investimento na saúde de R$ 173 milhões. Além do hospital da mulher, também estiveram entre as promessas de campanha do prefeito eleito a implementação de 20 Upinhas (Unidade de Pronto Atendimento) para casos de menor complexidade.
 
Fonte SaúdeWeb

Petrópolis decreta estado de calamidade pública na saúde municipal

A decisão do prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, de decretar estado de calamidade pública na rede municipal de saúde do município, foi recebida com perplexidade pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze. Segundo ele, a medida reflete, de maneira geral, a crise pela qual passa a saúde da maioria dos municípios fluminenses.
 
“O que leva a uma situação de perplexidade entre nós da sociedade, e do sindicato dos médicos em particular, é esse discurso uniforme dos novos prefeitos de reconhecer a crise do setor de saúde em suas cidades. Se por um lado isso é positivo: um novo governo já assumindo reconhecendo uma situação de calamidade, por outro é preciso que esses discursos tenham como contrapartida ações governamentais que venham a transformar, de fato, a situação da rede de saúde, dando-lhe condições de atender bem a população”, disse.
 
A decisão do prefeito de Petrópolis foi adotada após vistoria feita no Hospital Alcides Carneiro – o principal da cidade. Foram constatados problemas na unidade e no sistema de saúde do município.
 
Mesmo reconhecendo a validade da decisão, que permite a compra de medicamentos e contração de serviços e pessoal sem os trâmites burocráticos de praxe e a realização de licitações, Darze manifestou preocupação com os rumos que a decisão do prefeito pode tomar. “Ao mesmo tempo em que o governante usa o decreto para agilizar a tomada de decisões, ele também pode usá-lo de maneira indevida, como fator gerador de improbidade administrativa, se os órgãos fiscalizadores não exercerem efetivamente o seu papel e, desta forma, evitar que desvios de conduta possam ocorrer”.
 
Na avaliação do presidente do Sindicato dos Médicos, é preciso que os prefeitos que estão assumindo o Executivo de suas cidades, ao reconhecerem a existência do problemas, busquem soluções que efetivamente beneficiem a população. “O problema é que, na maioria das vezes, essas posições são muito mais marketing político do que propriamente uma decisão concreta de assumir o compromisso de solucionar o problema e encontrar uma saída responsável para o caos existente da rede pública de saúde”, declarou.
 
Fonte Saudeweb

Documentário liga obesidade de negros americanos ao vício em 'soul food'

Americano mostra churrasco de costela em estádio de futebol no sul dos EUA, no filme "Soul Food Junkies", que vai passar na TV americana no dia 14 de janeiro
Americano mostra churrasco de costela em estádio de futebol
no sul dos EUA, no filme "Soul Food Junkies", que vai passar
na TV americana no dia 14 de janeiro
Para o cineasta Byron Hurt, o vício em "soul food", a culinária gordurosa típica dos sul dos EUA, está matando os negros americanos.
 
Hurt, 42, chegou a essa conclusão após entrevistar historiadores, cozinheiros, médicos, ativistas e consumidores para o documentário "Soul Food Junkies", que será exibido na TV americana em janeiro (assista ao trailer em www.pbs.org/independentlens/soul-food-junkies/film.html).
 
O filme mostra como a identidade cultural dos negros está ligada aos alimentos calóricos, como frango frito e churrasco de costela.
 
O cineasta lembra que, séculos atrás, a dieta calórica permitia aos escravos aguentar as horas de trabalho braçal. Nos anos 60, o movimento de direitos civis cunhou o termo "soul food".

"Há uma ligação emocional e um orgulho no que é visto como a comida que permitiu a sobrevivência em tempos difíceis", diz o diretor.
 
O problema é que esse regime está prejudicando a saúde dos negros americanos, que têm taxas maiores de obesidade e diabetes do que os brancos no país e têm o dobro do risco de morrer de derrame até os 75 anos do que outros grupos populacionais, segundo os CDCs (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA).
 
A pobreza e a ausência de supermercados com boa oferta de alimentos também contribui para o problema, diz Hurt. "Comunidades de negros pobres têm menos acesso a verduras e mais oferta de fast food e comida calórica."
 
Fonte Folhaonline

Apps que prometem ajudar a saúde não são confiáveis, dizem médicos

O iSAD promete tratar a desordem afetiva sazonal,
a depressão que atinge as pessoas com baixa exposição
à luz solar, como as que vivem em países nórdicos
Fim da acne, aumento dos seios e alívio da depressão são só alguns dos serviços oferecidos pelos mais de 40 mil aplicativos "médicos" disponíveis para celular.
 
Embora boa parte deles seja inofensiva e desempenhe tarefas como lembrar o usuário de tomar um remédio, há uma parcela cada vez mais ambiciosa que promete a cura ou uma melhora significativa para diversos males.
 
Sem testes ou evidências científicas, esses apps entraram na mira de associações médicas, grupos de pesquisa e até da toda-poderosa FDA (agência que regula alimentos e remédios nos EUA).
 
A organização deve emitir nos próximos meses regras para fiscalizar e controlar a circulação desses softwares.
 
O Centro de Jornalismo Investigativo da Nova Inglaterra, ligado à Universidade de Boston, fez um levantamento indicando as maiores lorotas tecnológicas prometidas pelos aplicativos. A lista contém 1.500 apps.
 
Quando não apresentam conceitos errados, os programas se aproveitam da falta de informação dos usuários. É comum também que um determinado aspecto de um tratamento seja deturpado e usado de maneira simplista.
 
É o caso do AcnApp, que era vendido por US$ 1,99 para iPhone. Segundo o fabricante, o usuário deveria segurar o visor perto do rosto por alguns minutos todos os dias. Ele emitiria luzes vermelhas e azuis que matariam as bactérias que favorecem a acne, melhorando a pele.
 
"O tratamento com luz vermelha e azul já é muito consolidado para tratar a acne", explica Gabriela Casabona, dermatologista do Hospital Samaritano. "Mas a luz que tem esse efeito é própria para isso. Tem um comprimento de onda, um tempo de exposição e uma distância muito específicas", completa.
 
O app teve quase 15 mil downloads e despertou a atenção das autoridades, que conseguiram removê-lo da lista da loja de aplicativos da Apple. O fabricante precisou pagar uma multa de US$ 14.294, mas não teve nenhum problema com a Justiça.
 
A decisão, porém, não impediu que outros dispositivos seguissem a mesma linha.
 
O iSAD promete tratar a desordem afetiva sazonal, a depressão que atinge as pessoas com baixa exposição à luz solar, como as que vivem em países nórdicos.
 
O app promete usar a luz do visor do iPhone para, em sessões de cerca 30 minutos por dia, tratar essa depressão. O serviço custa US$ 9,99.
 
"É improvável que a intensidade do visor e o uso dessa maneira sejam capazes de ter algum efeito", diz Elko Perissinotti, do IPq (Instituto de Psiquiatria) da USP.
 
No aplicativo Breast Augmentation, são os sons que prometem fazer efeito. Ele trabalha com a ideia de que mulheres amamentando têm seios maiores. A partir daí, o aplicativo diz que ouvir alguns minutos de choro de bebê por dia estimula o organismo a aumentar os seios.
 
Esses e outros aplicativos podem ser comprados no Brasil, mas a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirmou que não há projetos de regulamentação do setor. Oficialmente, qualquer app que se proponha a curar uma doença precisa de autorização do órgão.
 
Ed. de arte/Folhapress

 
Fonte Folhaonline