Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Menopausa está vinculada aos problemas de memória, diz estudo

Dificuldades para dormir, depressão e ansiedade não
 estão vinculados com problemas de memória
Mulheres se queixaram de dificuldades cognitivas, como lembrar informações ou realizar tarefas de rotina
 
Os problemas cognitivos que afetam muitas mulheres durante seus 40 e 50 anos de idade parecem ser mais agudos no período imediato depois da menopausa, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (3) pela revista "Menopause". Miriam Weber, neuropsicológa do Centro Médico da Universidade de Rochester e autora principal do estudo, explica:
 
— As mulheres, durante a transição da menopausa, se queixaram por muito tempo de dificuldades cognitivas, por exemplo, para lembrar informações ou para realizar tarefas que eram de rotina.
 
— Esta pesquisa indica que esses problemas não só existem, mas tornam-se mais evidentes nas mulheres no primeiro ano após seu último período menstrual.
 
O estudo observou 117 mulheres agrupadas em quatro categorias: etapa reprodutiva final (quando a mulher começa a notar mudanças em seu período menstrual), transição adiantada à menopausa, transição final à menopausa e etapa pós-menopausa adiantada.
 
As participantes realizaram diversos testes para avaliação de suas destrezas cognitivas, os sintomas relacionados com a menopausa como os "desgostos", transtornos de sono, depressão e ansiedade, e uma prova de sangue para determinar seus níveus de estradiol, um indicador dos níveis de estrogênio.
 
Os pesquisadores observaram que as mulheres na etapa pós-menopausa tinham um desempenho pior nas mediações de aprendizagem verbal, memória verbal e destreza motriz que as mulheres nos outros três períodos.
 
O estudo encontrou, além disso, que os sintomas comunicados pelas mesmas mulheres como as dificuldades para dormir, a depressão e a ansiedade não estão vinculados necessariamente com problemas de memória.
 
— Estas conclusões indicam que a deterioração cognitiva durante o período de transição é um processo independente mais do que uma consequência da perda de sono ou a depressão.
 
"Apesar dos níveuis absolutos de homônio poderem ser vinculados com a função cognitiva, é possível que as oscilações que ocorrem durante esse período desempenhem um pepal nos problemas de memória de muitas mulheres", disse a pesquisadora.
 
— O mais importante é que dever assegurar para as mulheres que estes problemas são normais e muito provavelmente passageiros.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário