Veja como os pequenos devem reagir aos sons, em cada fase da infância
A audição infantil precisa ser testada e exercitada desde cedo. Isso é
fundamental, já que as crianças aprendem a falar naturalmente na medida em que
ouvem os pais e amigos, nos primeiros anos de vida. Crianças que demoram mais
para falar ou são muito dispersas e distraídas podem estar com problemas de
audição.
Mesmo depois do teste da orelhinha, que agora é feito logo após o nascimento,
os pais devem ficar atentos porque as dificuldades para ouvir podem ocorrer mais
tarde devido a diversos fatores, como otites e o uso de medicamentos. Daí a
importância de os pais levarem seus filhos a um médico otorrinolaringologista
assim que suspeitarem de algum problema.
Quanto mais cedo melhor. As crianças, mesmo com surdez leve ou moderada, que
não começam logo o tratamento podem ter mais dificuldade para aprender a falar e
ler, o que prejudica a aprendizagem na escola. A troca de fonemas e o baixo
rendimento nas aulas e provas podem ser alguns indícios de déficit auditivo em
crianças com idade escolar. Em grande parte dos casos, a indicação é do uso de
aparelho auditivo.
— A audição tem papel vital no desenvolvimento da linguagem e da fala,
importantes na comunicação e na interação social da criança. A perda auditiva,
se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez,
retraimento, problemas de aprendizado e de relacionamento — afirma a
fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex.
Mais de 3 milhões de crianças têm problemas de audição na América do Norte.
No Brasil, não existem estimativas, mas os especialistas acreditam que esse
número também seja grande.
Testando a audição
Veja como as crianças devem reagir aos sons, em cada fase:
Até 3 meses
Acorda ao ouvir um barulho forte
Dos 3 aos 6 meses
Movimenta os olhos e se vira na direção de vozes
Movimenta os olhos e se vira na direção de vozes
Entre 6 meses e 1 ano
Balbucia sílabas simples, como “papá”, "mamã", tentando reproduzir o que escuta
Balbucia sílabas simples, como “papá”, "mamã", tentando reproduzir o que escuta
De 1 a 2 anos
Fala palavras do cotidiano, interagindo com os adultos
Fala palavras do cotidiano, interagindo com os adultos
Sintomas de perda auditiva nas crianças:
- Demora a falar
- Tem dificuldade para entender o que as pessoas falam
- Não consegue se comunicar direito ao telefone
- Aumenta frequentemente
o volume do rádio e da TV
- Fala muito alto
- Faz trocas ou comete muitos erros ao escrever
- Demora a compreender as coisas que são ditas
- É hiperativa e/ou distraída
Dicas para desenvolver o potencial auditivo das crianças:
- Sempre escute e fale com a criança desde cedo, não importa se ela não
responde. Quando você fala com ela, está mostrando como usar os lábios e a
língua.
- Não deixe de cantar para o bebê quando ele estiver acordado. Cante com voz suave, em tom amoroso.
- Leia em voz alta para o bebê. Nada estimula mais a criança do que escutar você falar. Os livros ilustrados com figuras e desenhos complementam esse estímulo e são ótimos para desenvolver as habilidades infantis.
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário