Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Detecção precoce de problemas auditivos garante o crescimento saudável das crianças

Veja como os pequenos devem reagir aos sons, em cada fase da infância
 
A audição infantil precisa ser testada e exercitada desde cedo. Isso é fundamental, já que as crianças aprendem a falar naturalmente na medida em que ouvem os pais e amigos, nos primeiros anos de vida. Crianças que demoram mais para falar ou são muito dispersas e distraídas podem estar com problemas de audição.
 
Mesmo depois do teste da orelhinha, que agora é feito logo após o nascimento, os pais devem ficar atentos porque as dificuldades para ouvir podem ocorrer mais tarde devido a diversos fatores, como otites e o uso de medicamentos. Daí a importância de os pais levarem seus filhos a um médico otorrinolaringologista assim que suspeitarem de algum problema.
 
Quanto mais cedo melhor. As crianças, mesmo com surdez leve ou moderada, que não começam logo o tratamento podem ter mais dificuldade para aprender a falar e ler, o que prejudica a aprendizagem na escola. A troca de fonemas e o baixo rendimento nas aulas e provas podem ser alguns indícios de déficit auditivo em crianças com idade escolar. Em grande parte dos casos, a indicação é do uso de aparelho auditivo.
 
— A audição tem papel vital no desenvolvimento da linguagem e da fala, importantes na comunicação e na interação social da criança. A perda auditiva, se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez, retraimento, problemas de aprendizado e de relacionamento — afirma a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex.
 
Mais de 3 milhões de crianças têm problemas de audição na América do Norte. No Brasil, não existem estimativas, mas os especialistas acreditam que esse número também seja grande.
 
Testando a audição

Veja como as crianças devem reagir aos sons, em cada fase:
 
Até 3 meses
Acorda ao ouvir um barulho forte
 
Dos 3 aos 6 meses
Movimenta os olhos e se vira na direção de vozes
 
Entre 6 meses e 1 ano
Balbucia sílabas simples, como “papá”, "mamã", tentando reproduzir o que escuta
 
De 1 a 2 anos
Fala palavras do cotidiano, interagindo com os adultos
 
Sintomas de perda auditiva nas crianças:
- Demora a falar

- Tem dificuldade para entender o que as pessoas falam
 
- Não consegue se comunicar direito ao telefone
 
- Aumenta frequentemente o volume do rádio e da TV
 
- Fala muito alto

- Faz trocas ou comete muitos erros ao escrever

- Demora a compreender as coisas que são ditas

- É hiperativa e/ou distraída
 
Dicas para desenvolver o potencial auditivo das crianças:
- Sempre escute e fale com a criança desde cedo, não importa se ela não responde. Quando você fala com ela, está mostrando como usar os lábios e a língua.

- Não deixe de cantar para o bebê quando ele estiver acordado. Cante com voz suave, em tom amoroso.

- Leia em voz alta para o bebê. Nada estimula mais a criança do que escutar você falar. Os livros ilustrados com figuras e desenhos complementam esse estímulo e são ótimos para desenvolver as habilidades infantis.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário