Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de abril de 2012

Andar de bicicleta pode fazer mal à saúde sexual

NEW HAVEN, Connecticut — Inocentes passeios de bicicleta podem não ser tão inocentes assim.

Ótimos como atividade física e forma de lazer, eles podem ser perigosos para a saúde sexual: estudos indicam que o hábito de passar muito tempo sobre o banco da magrela está relacionado a disfunção erétil, no caso dos homens, e menos prazer, no das mulheres. É o que mostra um estudo da Universidade de Yale publicado na revista on-line “Journal of Sexual Medicine”.

Soou estranho? Nem tanto. Muitas mulheres que costumam andar de bicicleta ao ar livre ou fazer spinning na academia já experimentaram a sensação de entorpecimento que ocorre na área genital depois de algum tempo de exercício. Os bancos das bicicletas são desenhados de tal forma que o peso do corpo normalmente fica sobre a parte dianteiera do assento, quase sempre mais fina, o que pode comprimir os vasos sanguíneos e os nervos nesta região. Nos homens, isso aumenta o risco de disfunção erétil, o que foi documentado em estudos envolvendo policiais que fazem patrulhamento de bicicleta.

As cicilistas ainda não foram estudadas tão minuciosamente. Mas uma pesquisa de Yale, de 2006, mostrou que elas têm menos sensibilidade na região genital do que mulheres que correm. Daí alguns cientistas acreditarem que sua saúde sexual corre tanto risco quanto a dos homens em razão da atividade.

Agora, no novo estudo, os pesquisadores de Yale tentaram determinar se fatores específicos influenciam a dor e o entorpecimento da região genital nas ciclistas. Quarenta e oito mulheres participaram da pesquisa, e todas elas pedalavam um mínimo de 16 quilômetros por semana, embora a maioria percorresse distâncias maiores.

As mulheres levaram suas próprias bicicletas para o laboratório. Os pesquisadores puseram suas magrelas sobre máquinas estacionárias, e cada participante posicionou o banco e o guidão de acordo com sua preferência. Enquanto elas pedalavam, relatavam se sentiam alguma dor, torpor ou formigamento como consequência de estarem sentadas sob o assento das bicicletas, e um dispositivo era usado para medir a sensação no soalho pélvico.

Ao longo do trabalho, os pesquisadores perceberam que a posição do guidão é que parece causar os maiores problemas. Mulheres que o posicionam abaixo dos seus assentos experimentam mais pressão na área do períneo, e têm menos sensibilidade no soalho pélvico.

Isso porque, quando o guidão está muito baixo, a mulher precisa se inclinar para frente, fazendo com que grande parte do seu peso fique sobre o períneo. O problema é particularmente observado quando a mulher se inclina para a frente, mantendo as costas retas, e põe as mãos sobre a barra da bicicleta, para obter uma posição mais aerodinâmica.

— Nós basicamente estamos mostrando que deve haver fatores de risco modificáveis associados com as mulheres ciclistas — disse ao jornal “New York Times” Marsha K. Guess, uma das autoras do estudo e professora assistente de ginecologia, obstetrícia e ciências reprodutivas na Escola de Medicina de Yale. — Isso nos permite educar as ciclistas no sentido de adotarem práticas mais seguras, que possam reduzir a pressão e a perda de sensação no soalho pélvico.

Segundo o cientista Steven M. Schrader, do Instituto de Saúde e Segurança Ocupacional, que participou da pesquisa com policiais do sexo masculino encarregados de fazer patrulhamento sobre bicicletas, ainda é preciso estudar mais os problemas enfrentados pelas mulheres ciclistas. Ele contou que se convenceu desta necessidade durante palestras que deu abordando o resultado daquele trabalho: mulheres na plateia costumavam se dirigir a ele e revelar: “Isso não acontece apenas com os homens”.

Segundo Schrader, a pesquisa com os policiais mostrou que uma das melhores maneiras de reduzir a pressão sobre a região genital é usar assentos que não sejam mais finos na parte dianteira. A constatação levou o instituto a recomendar aos agentes e a outras categorias que usam bicicleta no trabalho que os evitassem, o que põe pressão nos ossos da região inferior da pélvis, como o ísquio, mais do que no períneo. Embora não tenha estudado o que acontece com as mulheres, ele acredita que elas também podem se beneficiar de assentos mais largos.

— Se você não põe peso sobre esta área, não há pressão — observa.

Fonte G1

Britânica que entrou na menopausa aos 13 anos pretende engravidar

 Amanda entrou na menopausa com 13 anos da idade
Para a maioria das mulheres, a menopausa acontece entre os 45 e 55 anos. Mas para Amanda Lewis, os sintomas apareceram bem mais cedo, aos 11 anos. Com 13 anos de idade a britânica já estava na menopausa.

Em poucos meses, Amanda passou dos 50 quilos para 95 quilos. Ela sofria com ondas de calor, chorava de maneira incontrolável e se irritava com facilidade.

A mãe dela desconfiou de que alguma coisa estava errada e procurou ajuda de especialistas.

- Eu parei de menstruar de repente, aos 11 anos, seis meses depois da primeira menstruação - contou Amanda, agora com 24 anos.

Segundo o “Mirror”, ela é a mais jovem no Reino Unido a entrar na menopausa. Na época, Amanda não se preocupou com a ausência repentina da menstruação. Mas quando contou isso ao médico, ele pediu que a britânica fizesse diversos exames. Desconfiaram de anemia, problemas na tireóide e nódulos.

- Eles decidiram checar meus hormônios e descobriram o problema. Mas ninguém podia acreditar no que haviam encontrado - lembrou Amanda, em entrevista à publicação - Eu era muito jovem para entender o que os médicos estavam dizendo. Mas uma coisa ficou na minha cabeça. Eu nunca poderia ter uma família.

Por ter entrado na menopausa, Amanda não pode mais engravidar, já que ela não tem mais ovulação. O caso dela é uma raridade e estudos médicos consideram que apenas 1% das mulheres sofrem de falência ovariana prematura, quando a menopausa chega antes dos 40.

Em entrevista ao “Mirror”, Amanda revelou que se sentia uma mulher de meia-idade, mesmo quando adolescente. E ainda hoje sofre com as barreiras impostas pela menopausa precoce.

- Nos últimos anos, muitos amigos tiveram filhos e isso me deixa muito mal - disse ela, que vive com o namorado Chris Power, de 28 anos.

Mas nem tudo está perdido para Amanda. Há alguns anos, um exame mostrou que os úteros da britânica estavam saudáveis e poderiam sustentar uma gravidez. Isso significa que ela pode ficar grávida com uma doação de óvulos.

- Se isso falhar, eu vou me candidatar à adoção - garante ela.

Fonte G1

Britânica perde 95 quilos depois de descobrir que para de respirar durante o sono

Michelle com 171 quilos
Michelle depois da cirurgiaUma cabeleireira conseguiu perder 95 quilos depois de descobrir que parava de respirar centenas de vezes enquanto dormia. Algumas vezes, por mais de 10 segundos. Por causa da apneia do sono, Michelle Shufflebotham foi obrigada a deixar o emprego. Isso porque ela cochilou enquanto cortava o cabelo de uma cliente. Na época, pesava 171 quilos.

- Foi terrível - relembrou ela - O problema começou há mais de 10 anos. Eu me sentia cansada constantemente, cochilava em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Mas ficou cada vez pior, eu não tinha energia para nada e ganhei muito peso em pouco tempo - relembrou ela.

A apneia privava Michelle de um sono reparador, e ela se sentia cansada e deprimida durante todo o dia. A britânica da cidade de Stoke, Inglaterra, passou 12 anos com o problema, sem saber. Conforme o peso aumentava, a quantidade de paradas respiratórias durante a noite também subia.

Exames apontaram que Michelle tinha apenas 35% do oxigênio necessário nos pulmões. Por isso se cansava facilmente e precisava sentar para tomar um ar, sempre que fazia uma simples tarefa doméstica. Um médico chegou a dizer que se a cabeleireira não tomasse uma atitude, não viveria mais de um ano.

Após o alerta, Michelle decidiu mudar de vida e se submeteu a uma cirurgia de redução de estômago. O procedimento deu certo e hoje, com 95 quilos a menos, a britânica de 40 anos já pode dormir em paz.

A grande perda de peso da cabeleireira também ajudou a melhorar o sono dela. Michelle voltou para o antigo emprego no salão de beleza e não leva mais jatos de água fria no rosto para acordar dos cochilos inoportunos.

- Eu não consigo acreditar que há dois anos eu dormia no ônibus e precisava me sentar até para cortar o cabelo dos clientes. Eu devo minha vida à cirurgia e a todos aqueles que cuidaram de mim no hospital. Foi a coisa mais importante que aconteceu na minha vida - avaliou Michelle.

Fonte G1

O chocolate da Páscoa vai me causar espinhas?

Relação entre o consumo de chocolate com o aparecimento de acne não é unanimidade entre médicos

Uma das maiores dúvidas de beleza, a relação entre chocolate e acne ainda não tem uma comprovação científica. Apesar de muita gente jurar que chocolate em excesso causa espinhas, na literatura médica não há nada que coloque um ponto final na questão.

A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço explica que a gordura do que comemos não vai direto para a pele, ao contrário do que muita gente pensa. O resultado do que comemos, na verdade, aparece na pele de forma indireta.

- Alguns alimentos ricos em carboidratos de rápida absorção estimulam os receptores hormonais de insulina da pele e resultam no mau funcionamento da glândula sebácea. Quando o sebo produzido se acumula dentro do poro, acontece a proliferação da bactéria causadora das espinhas - diz a dermatologista.

As causas do aparecimento da acne variam de cada paciente, mas independente do motivo é possível tomar alguns cuidados o ano todo - e não só na semana da Páscoa - para atenuar a gravidade dela. Um deles é não utilizar cremes, filtros solares e maquiagens com óleo em sua composição. Uma esfoliação duas vezes por semana também contribui para manter a pele livre da acne.

Fonte Zero Hora

Genoma é limitado para prever doenças

Sequenciamento genômico nunca irá substituir práticas preventivas tradicionais, diz geneticista

Sequenciar genomas humanos está cada vez mais rápido, mais barato, e deverá em breve se tornar uma prática de rotina. Mas quem apostar nessa tecnologia como um oráculo genético infalível para orientar seu estilo de vida corre sérios riscos de sair no prejuízo, segundo uma pesquisa divulgada na revista Science Translational Medicine.

O estudo calcula, pela primeira vez de maneira quantitativa, a capacidade da medicina de avaliar riscos e prever a ocorrência de doenças com base no sequenciamento do genoma inteiro de uma pessoa. A conclusão é que o poder preditivo do genoma, analisado de um ponto de vista prático (ou seja, de relevância clínica), é bastante limitado para a maioria das doenças, no caso de pessoas saudáveis, apesar de ser benéfico para alguns quadros clínicos específicos.

"Imagine, por exemplo, que o sequenciamento se torne tão barato que todas as pessoas possam ter seu genoma sequenciado ao nascer. Que fração da população se beneficiaria desse sequenciamento?", é a pergunta que os pesquisadores tentam responder. Para isso, eles coletaram dados referentes à ocorrência de 24 doenças em milhares de pares de gêmeos idênticos. E, associado a isso, desenvolveram modelos matemáticos, baseados em critérios genéticos, para avaliar a relevância clínica de sequenciar o genoma inteiro de pessoas sadias sem um histórico familiar que justifique a busca de mutações específicas.

Foram considerados vários tipos de câncer, doenças autoimunes, cardiovasculares (como risco de AVC), neurológicas (incluindo Parkinson e Alzheimer) e relacionadas à obesidade (como o diabete). "Pelo lado negativo, nossos resultados mostram que a maioria das pessoas testadas receberiam resultados negativos para a maioria das doenças", escrevem os cientistas. O problema é que um resultado negativo não significaria que essas pessoas não correm risco de desenvolver aquelas doenças. Significaria, apenas, que o risco delas é equivalente ao da média da população.

O lado positivo da história é que mais 90% das pessoas testadas receberiam um diagnóstico relevante de risco elevado para pelo menos 1 das 24 doenças analisadas. Os resultados mais confiáveis, matematicamente, foram obtidos na predição de quatro categorias de doenças: autoimunidade de tireoide, diabete tipo 1, doença de Alzheimer e mortes relacionadas a doenças coronárias em homens. Nesses casos, segundo os modelos matemáticos, o sequenciamento genômico seria capaz de fazer uma previsão de risco relevante para 75% dos pacientes.

— O trabalho foi bem feito, mas os resultados não surpreendem. Não é de hoje que sabemos que as evidências de associação são fracas para a maioria das doenças — disse a geneticista Anamaria Camargo, do Centro de Oncologia Molecular do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.

A conclusão dos autores é que o sequenciamento genômico tem suas utilidades, mas nunca será um substituto para práticas preventivas tradicionais, como exames de rotina e cuidados básicos com saúde e alimentação.

— Mas lembre-se que se tratam de indivíduos sadios. No caso de pacientes com histórico de câncer na família ou mesmo do sequenciamento de tumores para detecção de mutações a história é outra, bem mais relevante — finaliza Anamaria.

Fonte Zero Hora

Novas regras para acupuntura entram em vigor, mas fiscalização está indefinida

Decisão judicial permitiria só a médicos, veterinários e odontólogos realizar o procedimento

Apesar de estar programada para entrar em vigor nesta terça-feira, a decisão judicial que restringe a médicos oexercício da acupuntura, por enquanto, não há definição sobre como será a fiscalização da atividade. Zero Hora consultou as secretarias da Saúde do Estado e de Porto Alegre e não há, por parte delas, qualquer orientação para fiscalizar os acupunturistas.

A acupuntura, segundo o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), não mais poderá ser praticada por profissionais que não sejam médicos, veterinários e odontólogos, em suas respectivas áreas de atuação. Essa, no entanto, não é a interpretação de entidades representativas de profissões prejudicadas.
No último dia 27, o TRF-1 (com sede em Brasília) acatou por unanimidade os argumentos do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), de que a acupuntura trata doenças e de que no Brasil o diagnóstico e tratamento de moléstias são atividades exclusivas de médicos, veterinários e odontólogos.

Entidades prometem recorrer da decisão
A decisão se contrapõe a resoluções que autorizam a psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros o uso profissional das técnicas de acupuntura. As resoluções compunham o corpo de normas dos conselhos federais de Psicologia (CFP), Farmácia (CFF), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Fonoaudiologia (CFFa) e Enfermagem (Cofen).

— A acupuntura é um ato invasivo. As agulhas penetram profundamente no corpo. Então, é extremamente necessário o conhecimento profundo de anatomia — justifica o presidente da seccional Rio Grande do Sul do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, Vinícius Antoniazzi.

A decisão é de segunda instância, e os profissionais por ela desfavorecidos já decidiram recorrer.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) já emitiu nota dizendo que "não existe lei determinando que a acupuntura é um ato privativo do médico" e que "o Código Brasileiro de Ocupação prevê a figura do médico acupunturista, ou seja, a medicina também pode exercer a atividade".

A Associação Gaúcha dos Fisioterapeutas Acupunturistas (Agafisa) sustenta não haver, na decisão judicial, uma proibição. O fisioterapeuta Diego de Farias Diehl, integrante da entidade, diz que o tribunal revogou uma resolução que não é a que permitiu a prática da acupuntura pelos fisioterapeutas. Segundo ele, uma resolução anterior autoriza que os profissionais pratiquem o procedimento.

Fonte Zero Hora

UFSC procura voluntários para desenvolvimento de remédio para colesterol feito com erva-mate

Pesquisas indicam que o consumo reduz o colesterol e pode diminuir as taxas de glicose

A pesquisadora Aline Minuzzi Becker, que está fazendo mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), procura voluntários para um estudo que pretende desenvolver cápsulas com extrato seco de erva-mate. Foi comprovado em estudos anteriores da UFSC que a infusão da erva provoca redução do colesterol.

A pesquisa com erva-mate já dura três anos na UFSC. Já foram realizados testes com animais e não foram registrados efeitos colaterais nem com ratos e nem com coelhos.

Outros benefícios da ingestão da erva-mate são a redução da glicose em pessoas consideradas pré-diabéticas e a redução de oxidantes. que são substâncias relacionadas ao envelhecimento precoce.

— Não temos dados sobre envelhecimento especificamente, relacionando o consumo da erva e o combate do envelhecimento precoce — alerta Aline.

A pesquisa entra agora na etapa toxicológica, ou seja de testes com humanos, para desenvolvimento de um medicamento.

— Já trabalhamos com 18 voluntários, mas procuramos mais 120, 40 para um grupo de controle, que vai receber o placebo, 40 para receber a cápsula feita com erva verde e 40 para receber cápsula com a erva tostada — explica a pesquisadora.

Requisitos
Para ser voluntário na pesquisa é necessário ter entre 18 e 60 anos e ter problema de colesterol alto. Também é necessário estar dentro do peso normal, ou seja com índice de massa corpórea menor que 30, não ter doença na tireoide, hepática ou renal e nem ser diabético.

— A pessoa precisa estar saudável, em geral — conclui Aline.

Não podem participar grávidas e nem atletas que praticam exercícios intensos.

Para se candidatar ao estudo entre em contato pelo e-mail ali.mb@hotmail.com ou pelo telefone (48) 3721-9712 ramal 219.

Fonte Zero Hora

Com status de emagrecedor, óleo de coco é febre em farmácias

Associado a bons hábitos alimentares e atividade física, suplemento potencializa perda de peso

A busca por alimentos funcionais, que promovem diversos benefícios à saúde, tem aumentado a cada dia. Além da linhaça, do chá verde, da soja, da chia e das frutas vermelhas, o óleo de coco (Cocos nucifera) também se enquadra nessa categoria.

Obtido a partir da carne do coco maduro, o óleo pode ser fresco ou seco. No processo de obtenção do óleo, não são empregados solventes químicos nem elevadas temperaturas — portanto, seus fitoquímicos são mantidos. Isso resulta em um óleo rico em antioxidantes e com várias propriedades funcionais: prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, retardo no envelhecimento, função estimulante do sistema imunológico e também indicado como coadjuvante nos processos de emagrecimento.

Estudo publicado na revista Clinical Biochemistry em 2004 destaca que ácido fenólico é a principal substância responsável pela ação antioxidante do óleo de coco, que promove melhora da circulação sanguínea, redução dos níveis de colesterol total, LDL, VLDL e triglicerídeos e aumento das taxas de HDL, o chamado bom colesterol. Dessa forma, também auxilia na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares.

Outra pesquisa, publicada em 2008 pelo American Journal of Clinical Nutrition, comparou o efeito do óleo de coco e do azeite na composição corporal. Foi demonstrada a redução significativa de peso no grupo que consumiu o óleo de coco associado à dieta se comparado ao grupo que ingeriu azeite de oliva com dieta.

Seus benefícios também foram tema de um artigo publicado na revista Lipds (2009), quando o efeito do óleo de coco nos perfis bioquímicos e antropométricos de mulheres com circunferência de cintura maior que 88 centímetros foi investigado. Após 12 semanas de reeducação alimentar, 50 minutos de atividade física e consumo de 30 mililitros de óleo de coco, as mulheres tiveram reduzidas suas circunferências de cintura, suas taxas de LDL colesterol e aumentadas a de HDL colesterol comparadas com o grupo controle (reeducação alimentar, 50 minutos de atividade física e 30 ml de óleo de soja).

Fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), um tipo de gordura que é rapidamente absorvida e transportada para o fígado, onde se transforma em energia, o óleo de coco aumenta a termogênese, o que potencializa o gasto energético do organismo, além de causar saciedade. Estudos como esse mostram que o óleo de coco associado a bons hábitos alimentares e de atividade física podem potencializar a perda de peso. Porém, segundo a nutricionista Flávia Morais, como qualquer outro termogênico, o óleo de coco é somente um coadjuvante no emagrecimento.

Na dose certa
Como é um alimento de baixo potencial alergênico, o óleo de coco, de maneira geral, não tem contraindicações quando consumido em uma quantidade de 30 a 45 ml (duas a três colheres de sopa por dia). Recomenda-se começar seu consumo com uma pequena quantidade (equivalente a meia colher de sopa) e ir aumentando gradualmente. A ingestão excessiva pode levar à diarreia, que cede com a continuidade do uso.

O óleo de coco também pode ser utilizado para finalizar pratos quentes, já que é estável quando submetido a altas temperaturas. Porém, para a preservação de seus antioxidantes, recomenda-se que seja utilizado em preparações frias, como saladas, sucos e shakes ou em torradas e tapiocas.

Além de ser ingerido, o óleo de coco pode ser utilizado com finalidades cosméticas.

Fonte Zero Hora

Diretor hospitalar ganha em média mais de R$ 17 mil

Confira a média salarial dos cargos da área de administração hospitalar no Brasil. Abaixo da direção está o gerente que recebe R$ 6.117,92

Pesquisa da Catho Online, empresa de classificados online de currículos, traz média salarial de profissionais de diversas áreas da saúde.

Confira a remuneração do setor de administração hospitalar:

Cargo: Diretor de Administração HospitalarMédia Salarial: R$ 17.770,35

Cargo: Gerente de Administração Hospitalar
Média Salarial: R$ 6.117,92

Cargo: Coordenador, Supervisor ou Chefe de Administração Hospitalar
Média Salarial: R$ 2.810,66

Cargo: Analista de Administração Hospitalar Sênior
Média Salarial: R$ 2.378,43

Cargo: Administrador Hospitalar
Média Salarial: R$ 6.467,42

Cargo: Analista de Administração Hospitalar Pleno
Média Salarial: R$ 2.112,66

Cargo: Farmacêutico Hospitalar
Média Salarial: R$ 2.323,31

Cargo: Analista de Administração Hospitalar Júnior
Média Salarial: R$ 1.620,08

Cargo: Assistente de Administração Hospitalar
Média Salarial: R$ 1.211,55

Cargo: Auxiliar de Administração Hospitalar
Média Salarial: R$ 997,13

Cargo: Atendente Hospitalar
Média Salarial: R$ 918,33

Cargo: Estagiário de Administração Hospitalar
Média Salarial: R$ 464,91

Metodologia:
O estudo é atualizado a cada três meses e traz dados de mais de 1.800 cargos, de 218 áreas de atuação profissional e de 48 ramos de atividade econômica, dentro de 21 regiões geográficas do Brasil, além de 7 faixas de faturamento para classificação de porte de empresa. Esta refere-se à 38ª Pesquisa Salarial e de Benefícios, realizada no período de 1º de dezembro de 2011 a 06 de janeiro deste ano.

Fonte SaudeWeb

O futuro da gestão nas instituições de saúde


Por Genésio Korbes

Há algumas semanas recebi o pedido – prontamente aceito – de escrever, para a revista FH, um artigo que levasse aos leitores quais são, na minha visão, as perspectivas para os próximos anos no segmento da saúde.

Turismo de saúde; modalidades de investimento; e tecnologia da informação – as diretrizes que, definirão os moldes do cenário da saúde nos anos que virão, com grande influência na gestão.

Turismo de saúde
Há 60 milhões de pessoas no mundo que podem, em algum momento, decidir sair de seu país e buscar, no estrangeiro, tratamentos para os mais diversos problemas de saúde. Trata-se de um contingente que representa quase um quarto da população do Brasil, que, por sua vez, tem 45 milhões de usuários da saúde suplementar (considerando planos médicos e odontológicos).

Qual será o nosso posicionamento diante deste cenário? E considerando que, em termos de tecnologia, os países destino do turismo de saúde têm os mesmos recursos e se encontram em estágio similar de desenvolvimento? O que atrairá os turistas de saúde? Médicos famosos? Hospitais bonitos? A resposta correta é: custos. Quem não tiver uma gestão racional e processos eficientes e eficazes não terá condições de receber este contingente e perderá oportunidades valiosas de intercâmbio cultural e fidelização de clientes que atravessa fronteiras.

Modalidades de investimento
Vislumbro, para a próxima década, a consolidação de três tipos de grandes hospitais, diretamente ligada às modalidades de gestão e injeção de recursos financeiros.

Os hospitais religiosos – as Santas Casas – continuarão a existir, embora com cada vez mais dificuldades de manutenção, em virtude de seus modelos de governança. Além disso, os conglomerados hospitalares das operadoras de planos de saúde – resultado da crescente verticalização – continuarão a crescer e se multiplicar, sem sombra de dúvida. E, por fim, será confirmada uma tendência que dá seus passos iniciais no cenário de saúde: os hospitais privados que se firmam no mercado, vinculados ou fomentados por investidores.

Estes últimos, transformando nosso atual modelo de gestão, ainda muito paternal e amador, num modelo empresarial, focado no resultado. Tendo a competividade como característica forte da sua atuação.

Tecnologia da Informação
Não tem jeito. Para falar do futuro da saúde no quesito tecnologia da informação, é preciso usar um pouco de imaginação. Não que faltem indícios concretos dos avanços que se aproximam. A tecnologia do chip, por exemplo, começa ganhar espaço e deve motivar a mesma quebra de paradigma que se observou quando do advento do código de barras em processos hospitalares, há cerca de quinze anos.

O chip vai ser utilizado não somente para o controle dos medicamentos, materiais e do patrimônio das instituições hospitalares, mas também na gestão de pessoas e monitoramento dos pacientes. Uma verdadeira revolução!

Outra inovação será o desenvolvimento dos sistemas web para assistência à distância. O médico com acesso a todo o prontuário e exames do paciente de maneira remota. Uma medicina virtual, que colocará em cheque o contato direto entre o médico e o doente.

Quem imaginava que o Estado de São Paulo teria sua central de laudos, atendendo a milhares de pacientes em tempo real. Os laboratórios operando com pools e sedes centrais em poucas cidades, alocando somente profissionais de atendimento e supervisão técnica.

A tecnologia da informação também contribuirá fortemente para a desospitalização. Com a possibilidade de monitoramento a distância dos indicadores de pacientes crônicos, por exemplo, diminui o número de internações clínicas, ficando os hospitais mais focados naquela que deve ser sua atividade principal: o atendimento a casos complexos.

Além dos três pontos-chave já explorados neste artigo, há ainda outras duas questões a serem consideradas com especial atenção nos próximos anos: a governança corporativa e a gestão profissional do corpo clínico. Temas já abordados anteriormente neste espaço e que voltarão a ser explorados em breve.

Fonte SaudeWeb

Hospital Sabará firma parceria com o neurocientista Miguel Nicolelis

Contrato engloba apoio financeiro ao Centro de Saúde Anita Garibaldi de Macaíba (RN) e o compartilhamento de conhecimento científico entre as instituições

O Hospital Infantil Sabará, localizado na região da Avenida Paulista, em São Paulo, assinou uma parceria inédita com a Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP), conduzida pelo professor Miguel Nicolelis. O contrato engloba apoio financeiro ao Centro de Saúde Anita Garibaldi de Macaíba (RN) e o compartilhamento de conhecimento científico entre as instituições.

Localizado no município de Macaíba, a 20 km de Natal-RN, o Centro de Saúde Anita Garibaldi atua como núcleo assistencial perinatal, de caráter multidisciplinar, voltado à gravidez de alto risco gestacional. O Centro de Saúde está inserido no Sistema Único de Saúde (SUS), exercendo o papel de serviço de referência regional e estadual na prestação de serviços de média e alta complexidade à saúde perinatal. O Centro também tem atuado no processo de formação de profissionais de saúde e multiplicação do conhecimento técnico-científico.

No âmbito da troca de experiências em pesquisa e tecnologia, o Hospital Infantil Sabará oferece o conhecimento construído dentro de seu Centro de Ensino e Pesquisa e a AASDAP conta com o Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) e todas as pesquisas desenvolvidas dentro do futuro Campus do Cérebro, em Macaíba.

“Estamos muito felizes com o patrocínio do Hospital Sabará. Esse tipo de parceria é fundamental para o crescimento e a manutenção dos projetos da AASDAP”, comenta o professor e pesquisador Miguel Nicolelis, em comunicado.

Dentre os principais projetos do IINN-ELS está o Walk Again, no qual o Hospital Sabará manifesta intenção de colaborar com a parte de exames e cirúrgica. Não há nada acordado nesse sentido, apenas o desejo manifestado entre as partes.

O apoio financeiro firmado entre o Hospital Sabará e a AASDAP começou a vigorar em março de 2012. “Acredito no projeto do IINN-ELS em provar que o potencial de toda criança vem da primeira infância e de sua experiência com o aprendizado. Essa parceria será uma grande oportunidade para a pediatria no Brasil”, comenta, em comunicado, o presidente da Fundação Hospital Infantil Sabará, José Luiz Setúbal.

Fonte SaudeWeb

Fleury alia nova experiência ao realizar exames com projeto sustentável

Laboratório inaugura, em Alphaville, primeira unidade verde, que contempla todas as etapas de construção de acordo com as exigências do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)

Em consonância com suas iniciativas de sustentabilidade, o Grupo Fleury inaugurou oficialmente na última quinta-feira, (29), um laboratório com arquitetura verde, em Alphaville, São Paulo. De acordo com o diretor executivo de negócios-medicina e saúde do Fleury, Wilson Leite Pedreira Júnior, o Grupo já possui programas de sustentabilidade em outras localidades, mas essa estrutura contempla todas as etapas de construção norteadas pelas exigências do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Com 100% das lâmpadas de baixa concentração de mercúrio, ar-condicionado livre de CFC (Cloro flúor carboneto) e sistema inteligente de regulagem de temperatura, a nova estrutura obteve, desde janeiro quando passou a funcionar até agora, um ganho de eficiência de energia elétrica de 13%.

Construída em uma área de 6000 m2, o local conta também com sistema de reaproveitamento de água, telhado verde, madeira de reflorestamento, paisagismo, materiais reciclados e vagas especiais.

Além de apresentar uma arquitetura sustentável, o laboratório também tem como objetivo proporcionar melhor experiência aos pacientes durante realização de exames. A empresa adquiriu um tomógrafo com baixa emissão de radiação, com 64 canais que permitem fazer toda a gama de exames de imagens de traumas cardíacos, pulmonares e pediátricos. A companhia investiu em um software que programa a dose de radiação para o menor nível possível para determinado exame.

Até o momento, o equipamento está disponível apenas na unidade de Alphaville, mas Pedreira Júnior acredita que será utilizada também em outras localidades.

Experiência do paciente

Mais do que construir um novo edifício, o Grupo Fleury tem o objetivo de proporcionar um novo conceito de ida ao laboratório aos pacientes.

O executivo conta que o novo prédio possui um espaço exclusivamente projetado para o atendimento de gestantes. “A mulher, quando fica grávida, descobre seu papel na família. Sendo assim, o Gestar é projetado para inspirá-las nesse papel. A arquitetura do local também contempla esses conceitos, pois possui cadeiras que permitem que a grávida não tenha dificuldade para levantar e decoração que remeta a ideia de família”.

O espaço conta também com uma sala de apoio utilizada para atendimento de gestantes que passem por alguma complicação na gravidez. Quando esse tipo de atendimento é necessário, Pedreira Júnior conta que a paciente conta com o apoio de um psicólogo do laboratório e do médico.

A unidade Alphaville também possui uma “Vila Saúde”, com paredes decoradas com o conceito da Vila Sésamo. O espaço é dedicado ao atendimento infantil, que recebe informações sobre educação ambiental.

“Nossa meta está atrelada ao conceito de promover a saúde e educação ambiental é fundamental. Queremos fazer com que o paciente sinta que mesmo estando sob o stress de uma investigação diagnóstica, está participando de um processo que tem a ver com alguma coisa maior, ou seja, a saúde do planeta”.

Ele se orgulha ao dizer que houve uma situação em que uma criança realizou um exame de coleta e pediu para a mãe para fazer a festa de aniversário no laboratório. “Isso faz com que o paciente não faça uma associação negativa a um procedimento médico”.

Fonte SaudeWeb

Anvisa suspende uso e venda de analgésico dipirona sódica

Medicamento, fabricado pela empresa farmacêutica Hipolabor, foi suspendo devido ao teor de dipirona sódica abaixo do informado pela fabricante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu o uso e a venda de lote do analgésico dipirona sódica solução oral, de 500 mg/ml, fabricado pela empresa farmacêutica Hipolabor.

A vigilância sanitária determinou a suspensão da distribuição, venda e uso do lote 0710/10 do medicamento porque testes da Fundação Ezequiel Dias (Funed) constataram teor de dipirona sódica abaixo do informado pela fabricante.

Quem comprou medicamento desse lote deve parar o consumo, segundo recomendação da Anvisa. A empresa farmacêutica terá de recolher as unidades que ainda restam no mercado.

Publicada no Diário Oficial da União, a medida é definitiva e válida em todo o território nacional.

Fonte SaudeWeb

79% avaliam como positivo Central de Atendimento da Anvisa

Levantamento, realizado entre os dias 7 de novembro e 31 de dezembro de 2011, consultou 1.370 usuários que buscaram atendimento junto ao 0800

De acordo com uma pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 79% dos respondentes avaliaram positivamente os serviços prestados pelo 0800 da Agência. O levantamento, realizado entre os dias 7 de novembro e 31 de dezembro de 2011, consultou 1.370 usuários que buscaram atendimento junto à Central de Atendimento da Agência no último ano.

A pesquisa demonstrou que a maior parte do público (62,36%) que utiliza a Central de Atendimento é composto por pessoas que representam empresas do setor regulado. Outro dado aponta que 75,84% dos entrevistados afirmaram ter obtido uma resposta de maneira imediata ou no prazo estabelecido.

Com base nos resultados da pesquisa, a Anvisa informa que já elaborou um plano de providências com ações para aprimorar o serviço prestado. “O objetivo é melhorar a qualidade das respostas e atender ao percentual de entrevistados (cerca de 25%) que considerou o retorno dado pela Central pouco esclarecedor”, afirmou em comunicado.

Fonte SaudeWeb

Laboratório do HU-USP vira referência para pesquisas com humanos

Notando a dificuldade de pesquisadores em encontrar locais adequados para coletar e analisar amostras, a direção passou a investir na capacitação de seus funcionários e a buscar certificações que o tornariam apto a prestar esse tipo de serviço

Quando o Hospital Universitário (HU) da Universidade de São Paulo (USP) foi inaugurado, em 1981, seu Serviço de Laboratório Clínico (SLC-HU) tinha como missão apenas atender a demanda por exames dos pacientes atendidos na unidade. Desde 2004, porém, o SLC-HU vem se tornando referência para pesquisas com humanos feitas em todo o país.

No momento, 39 projetos são desenvolvidos com colaboração do SLC-HU, entre eles o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), que conta com 15 mil voluntários, seis centros de pesquisa e pretende investigar aspectos epidemiológicos, clínicos e moleculares de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

“Há alguns anos, os pesquisadores realizavam os exames em seu próprio laboratório. Compravam os kits e faziam. Mas hoje não se consegue publicar um trabalho feito dessa forma em uma revista especializada”, disse Marina Baquerizo Martinez, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e diretora do SLC-HU.

Para que se tenha certeza de que os resultados das pesquisas são confiáveis, segundo Martinez, é preciso que as amostras tenham sido analisadas em laboratórios acreditados. A legislação brasileira também passou a exigir, a partir de 1996, comprovação de boas práticas clínicas e laboratoriais nas pesquisas com humanos.

Notando a dificuldade de pesquisadores em encontrar locais adequados para coletar e analisar amostras, a direção do SLC-HU passou a investir na capacitação de seus funcionários e a buscar certificações que tornariam o laboratório apto a prestar esse tipo de serviço.

Em 2006, obteve a certificação por uma entidade acreditada pelo Inmetro com o NBR ISO 9001. Em seguida, o laboratório foi acreditado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica por meio do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (Norma PALC). Agora, busca a acreditação pelo Programa de Acreditação do College of American Pathologists (CAP).

“No Brasil, há outros laboratórios certificados, mas nosso diferencial é ter um setor exclusivo para receber amostras biológicas de projetos de pesquisa”, disse Martinez.

O SLC-HU conta com 74 funcionários e oferece exames nas áreas de análises clínicas, bioquímica, urinálise, hematologia, parasitologia, microbiologia, imunologia e hormônios. Trabalha ainda com técnicas de biologia molecular.

Fonte SaudeWeb

Hospital do Rio é investigado após mortes

Em 2010, 363 (42,5%) dos 854 doentes internados no Hospital Municipal Salgado Filho morreram por infecção hospitalar

O Ministério Público do Rio investiga a morte de pacientes por infecção hospitalar no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, zona norte da capital fluminense. As informações são do site G1.

Em 2010, 363 (42,5%) dos 854 doentes internados por mais de 24 horas na emergência do hospital morreram desse tipo de infecção. No Centro de Tratamento Intensivo (CTI), morreram 30% dos 289 internados. O índice de admitido pelas entidades médicas é de 5%, chegando a 10% quando a unidade atende vítimas de doenças graves, como câncer.

A suspeita é de que os aparelhos de respiração usados nesses setores do hospital tenham sido contaminados e causaram pneumonia. Funcionários do hospital informaram ao MP que os compressores usados nos respiradores chegaram a ser armazenados ao lado dos depósitos de rejeitos de pacientes em estado grave.

Outro problema apontado em laudo técnico formulado a pedido do MP é o uso de equipamentos inadequados. Um deles, o Inter-5, estaria ultrapassado e desregulado. O caso foi revelado ontem pelo jornal O Globo.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil afirmou que há cerca de um ano uma funcionária do Salgado Filho denunciou à direção do hospital supostas irregularidades em relação ao sistema de ar comprimido. O documento deu origem a uma sindicância que constatou não haver nenhum indício de contaminação do mecanismo de geração de ar comprimido por secreções provenientes de pacientes.

Até a noite deste domingo (1°), o Ministério Público não havia feito uma acusação formal.

Fonte SaudeWeb

Hospital Lifecenter obtém certificação em gestão de riscos

Após quatro dias de auditoria, a certificadora internacional Germanischer Lloyd (GL) concedeu ao Hospital o certificado ISO 31000, que estabelece os princípios e diretrizes para a Gestão de Riscos

O Hospital Lifecenter acaba de conquistar uma nova certificação. Após quatro dias de auditoria, a certificadora internacional Germanischer Lloyd (GL) concedeu ao Hospital o certificado ISO 31000, que estabelece os princípios e diretrizes para a Gestão de Riscos. A norma é referência mundial em avaliação de riscos.

De acordo com o diretor executivo da GL, Reginaldo Maia, o Hospital Lifecenter, ao atender os requisitos da norma de gestão de riscos NBR ISO 31000:2009, evidencia não só aos acionistas o controle das situações que envolvem riscos empresariais, mas demonstra a toda sociedade e aos funcionários, a preocupação com a vida.

No ano passado, a instituição obteve a acreditação no nível III da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Fonte SaudeWeb

Roche pode desistir de oferta pela Illumina, diz jornal

Em informação divulgada em jornal suiço, empresa americana diz que não pode depender da continuidade da participação da companhia Suíça nas negociações

A farmacêutica suíça Roche pode retirar sua oferta de US$ 6,6 bilhões pela Illumina, reportou neste domingo o jornal suíço “SonntagsZeitung”, citando uma pessoa próxima ao conselho de administração da Roche que não quis se identificar.As informações são do jornal Valor Econômico.

A Illumina, empresa americana de diagnósticos com sede na Califórnia, não pode depender da continuidade da participação da Roche nas negociações, disse a fonte, acrescentando que para a Roche a Illumina é um ativo bom, mas não é essencial, segundo o jornal suíço.

A Roche não irá elevar sua oferta pela Illumina uma segunda vez, disse a fonte ao periódico.

A farmacêutica suíça elevou no dia 29 de março a sua oferta pela Illumina em 15%, para US$ 51 por ação. Os investidores tem até o dia 20 de abril para aceitar a proposta. A tecnologia da Illumina pode ajudar a Roche, maior fabricante mundial de medicamentos para o tratamento do câncer, a desenvolver novas drogas para os pacientes.

Segundo o jornal, Daniel Grotzky, um porta-voz da Roche, não quis comentar a reportagem do “SonntagsZeitung”.

Fonte SaudeWeb

Remédios antigos: Glucalbet ampolas

Prefeitura Municipal de Pedra Preta – MT

A Prefeitura Municipal de Pedra Preta – MT realiza concurso para provimento de 260 vagas.

Inscrições:
Até 9 de abril, no Departamento de Tributação da prefeitura - avenida Fernando Correa da Costa, nº. 940, Bairro Centro ou pelo www.acpi.inf

Valor:
R$ 15,00, R$ 30,00 e R$ 45,00.

Cargos:
Operador de Máquinas, Técnico em Topografia e Assistente Social

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 4.520,19

Provas:
Prova objetiva: 29 de abril
Haverá prova prática para Agente Administrativo, Operador de Computador, Técnico de Fiscalização Urbana, Técnico em Topografia, Motorista, Operador de Máquinas, Encanador, Mecânico e Pedreiro; e prova de títulos para nível superior.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Operador de Máquinas, Agente de Vigilância, Borracheiro, Coveiro, Contínua, Encanador, Gari, Mecânico, Pedreiro e Serviços Gerais;
Médio/Técnico - Agente Administrativo, Operador de Computador, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico de Fiscalização Urbana, Técnico em Topografia e Motorista;
Superior - Assistente Social, Bioquímico - Farmacêutico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Nutricionista, Enfermeiro, Médico, Odontólogo e Professor de Educação Física
.br

Prefeitura Municipal de Jales – SP

A Prefeitura Municipal de Jales – SP realiza concurso para provimento de 32 vagas

Inscrições:
De 2 de abril a 10 de abril

Cargos e vagas:
Agente de Combate a endemias - 12
Técnico em Enfermagem – 5
Técnico em Farmácia - 7
Fonoaudiólogo - 1
Gestor Público Educacional - 2
Professor de Educação Musical - 5

Prefeitura Municipal de Acarape - CE

 Prefeitura Municipal de Acarape, Ceará, realiza concurso para preenchimento de 54 vagas.

Inscrições:
De 20 de março a 20 de abril, pelo http://www.promunicipio.com/ ou no CRAS de Acarape, Rua Bidu Mindelo, nº. 9, centro.

Valor:
De R$ 60,00 a R$ 120,00

Provas:
Provas objetivas: 3 de junho
Haverá prova de títulos para nível Superior.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Gari, Pedreiro, Vigia, Agente Comunitário de Saúde e Motorista nas categorias A, B e D.
Médio - Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Jurídicos, Gerente de Agricultura Familiar, Gerente de Controle, Gerente de Meio Ambiente, Gerente de Obras Públicas, Gerente de Patrimônio, Gerente de Recursos Hídricos, Gerente de Recursos Humanos, Gerente Manutenção de Prédios Públicos, Instrutor de Informática, Instrutor de Modelismo, Supervisor de Fiscalização Tributária, Supervisor de Meio Ambiente, Supervisor de Programas Culturais, de Assistência Social, Educação, Saúde Básica e Programas Institucionais, Supervisor de Serviços Públicos, Técnico de Futebol, Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática.
Superior - Agente Arrecadador de Tributos Municipais, Assistente Social, Coordenador de Saúde Básica, Coordenador de Saúde Bucal, Engenheiro de Pesca, Nutricionista, Ouvidor Geral do Município e Professor de Educação Básica de Ciências, Educação Física, Inglês, Matemática, Pedagogia e Português

Prefeitura Municiapl de Portel - PA

A Prefeitura Municiapl de Portel, Pará, realiza concurso para provimento de 400 vagas

Inscrições:
De 2 a 27 de abril, pelo www.institutoagata.com e www.portel.pa.g ou na Prefeitura.

Valor:
Não divulgado

Cargos:
Há vagas para Nível Alfabetizado, Fundamental, Médio e Superior
.brov.br

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) realiza concurso para provimento de 1 vaga para Médico na Equipe de Assistência de Plantão do Serviço Médico da Divisão de Hospital Auxiliar de Suzano.

Inscrições:
Até 18 de abril, pelo www.hcnet.usp.. A documentação deve ser enviada para o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP (Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, nº. 225, 1º. andar, Prédio da Administração, Cerqueira César, São Paulo).

Valor:
R$ 60,85

Remuneração:
R$ 1.862,64

Provas:
Haverá prova escrita, prova prática-oral e títulos
br

Prefeitura de Florianópolis - SC abre vagas para médicos

A Prefeitura de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, abre inscrições para realização de processo seletivo (edital 001/2012) para preenchimento de vagas de médico de clínica médica, médico de família e comunidade e médico pediatra.

Para médicos com especialização reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina ou residência, a remuneração total (com adicional de PSF e outras vantagens) poderá ultrapassar os R$ 10 mil. Já para os médicos que apresentarem apenas o diploma de graduação este valor passa a ser de mais de R$ 7 mil.

A carga horária será de 40 horas semanais, e em ambos os casos além destes valores será fornecido Adicional de insalubridade, Auxílio Alimentação e Auxílio combustível proporcional a distância do local de trabalho. As contratações se darão em caráter temporário e os profissionais irão ser lotados nas Unidades Básicas de Saúde

Para participar do Processo Seletivo, o candidato deverá se inscrever pelo site http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/saude, até o dia 11 de abril de 2012.

A prova de títulos consiste na análise da experiência profissional e dos cursos de formação do candidato.

A vigência do contrato temporário terá duração de um ano, podendo ser prorrogada por igual período.

Concurso Prefeitura de Reserva do Iguaçu – PR

Com o intuito de preencher 34 postos de trabalho existentes no quadro de servidores do município, A Prefeitura de Reserva do Iguaçu, Estado do Paraná, abriu concurso público através do Edital nº 01.01/2012. Ao todo serão 34 vagas mais cadastro reserva para os Níveis Fundamental, Médio e Superior. Dessas 34 vagas, 02 estão disponíveis para pessoas com necessidades especiais nos cargos de Vigia e Motorista.
Os cargos, de acordo o nível de ensino, estão estipulados a seguir:
Ensino Fundamental: Agente Comunitário de Saúde (03), Cozinheira (02), Motorista (03), Vigia (01)
Ensino Médio e Técnico: Técnico em Enfermagem (02), Técnico Agrícola (02).
Ensino Superior e Especializações: Advogado (01), Assistente Social (02), Dentista (02), Fisioterapeuta (01), Fonoaudiólogo (01), Maestro (01), Médico Clínico Geral (02) + cadastro de reserva, Nutricionista (01), Pedagogo (01), Professor de Educação Física (02), Psicólogo (02).
A remuneração está subordinada ao cargo exercido e também à carga horária, mas varia de R$ 622,00 a R$ 9.929,99. O regime de trabalho é de 20 e 40 horas por semana.
Inscrições
Todas as inscrições serão aceitas somente via internet e podem ser feitas através do seguinte endereço eletrônico: http://www.saber.srv.br/. O prazo para a realização de sua inscrição será de 03 a 18 de abril de 2012. O valor da taxa de inscrição será de acordo o cargo a ser exercido e está variando de R$ 80,00 a R$ 120,00.
Provas
O Processo Classificatório será por meio de provas objetivas, práticas e de títulos. A prova objetiva será aplicada no dia 13 de maio de 2012 em local e horário que serão divulgados em breve.

Edital

Concurso Prefeitura de Filadélfia - BA

Visando preencher 91 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, a Prefeitura de Filadélfia, na Bahia, tornou pública a abertura do edital nº 01/2012 de concurso público. Os vencimentos oferecidos variam de R$ 622,00 a R$ 3.802,21, em jornadas de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são destinadas à pessoas portadoras de deficiência.

Quem tem apenas o nível fundamental poderá concorrer às chances para motorista, auxiliar de serviços gerais, coveiro e guarda.

No nível médio, os candidatos poderão disputar as vagas de auxiliar administrativo e técnico agrícola.

Já para candidatos de nível superior as opções são os cargos de contador, enfermeiro (36 horas), fisioterapeuta, inspetor de vigilância sanitária, médico dermatologista, médico ginecologista, médico pediatra, veterinário e psicólogo.

Além dessas vagas, o certame está oferecendo vagas para o REDA - Regime Especial de Direiro Administrativo, nos cargos de assistente social, enfermeiro (40 horas), médico (20 horas), nutricionista e técnico em enfermagem.

Para participar, o candidato deverá se inscrever no período de 02 a 11 de abril de 2012, na Antiga Camara Municipal, Praça Cecentino Pereira Maia, s/nº, Centro - Filadélfia/BA, no horário das 09:00 às 12:00 das 13:00 às 16:00.

A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 60,00 para nível fundamental, R$ 60,00 para nível médio/técnico e R$ 100,00 para nível superior.

As provas serão realizadas no município de Filadélfia, agendadas para o dia 06 de maio de 2012, com horário e local ainda não divulgados, os quais serão disponibilizados pelo endereço eletrônico http://www.planejarconcursos.com.br/.

O gabarito para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado pela internet até o 3° (terceiro) dia útil após a realização da respectiva prova.

O prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração por ato expresso do Chefe do Poder Executivo do Município.

Edital

Prefeitura de Tailândia - PA abre concurso com oferta de 543 vagas

Distante cerca de 250 km de Belém, o município de Tailândia, no Estado do Pará, foi beneficiado com a publicação do tão aguardado edital (nº 001/2012) para realização de concurso público. A iniciativa se destina a preencher 543 vagas do quadro de pessoal da Prefeitura, estando a responsabilidade pela execução da seleção a FUNDAÇÃO DE AMPARO E DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA - FADESP.

As oportunidades abrangem os cargos de nível superior, nível médio, nível fundamental completo e nível fundamental incompleto, nas funções de agente de transito, professor licenciado pleno, técnico de suporte pedagógico, meredendeira (confecção alimentação escolar), serventes (serviços de limpeza e higienização escolar), auxiliar de vigilância escolar - AOP/AVE, motorista de transporte do escolar - AOP/MTE, inspetor de ônibus escolar - IOE AOP/IOE, agente de disciplina escolar - APO/ADE, assistente administrativo educacional - ATAP/AAE, assistente de sala de aula - ATA/ASA, operador de informática - ATAP/OPI, secretário escolar - ATAP/SEE.

Para participar, o candidato deverá se inscrever no período de 09 a 14 de abril de 2012, no Ginásio de Esportes "WERNER KRONBAUER", situado na Avenida Fortaleza, s/n, Bairro: Novo, Tailândia - Pará, no horário das 08:00 às 17:00.

O valor da taxa de inscrição será de:

R$ 30,00, para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível fundamental incompleto;
R$ 40,00, para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível fundamental completo;
R$ 50,00, para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível médio;
R$ 60,00, para os cargos cuja escolaridade exigida seja o nível superior.

As provas objetivas terão a duração de 04 horas e serão aplicadas na data provável de 13 de maio de 2012, no turno da manhã, das 8 às 12h, para todos os Cargos de Nível Superior e Fundamental Completo, e, no turno da tarde, das 14h30 às 18h30, para os Cargos de Nível Fundamental Incompleto e Nível Médio. Desta forma o candidato poderá se inscrever, separadamente, e realizar as provas objetivas nos dois períodos, para cargos de nível de escolaridade em horários de provas diferentes.
Após a divulgação da homologação do resultado final, o Concurso Público passará a ter validade de dois anos.

Edital

Concurso Prefeitura de Schroeder (SC)

No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Schroeder, que dista 220 km da capital está promovendo o Edital nº 01/2012 de concurso público, dispondo de vagas para cargos em todos os Níveis de Instrução. A remuneração varia entre R$ 841,81 a R$ 9.258,75.
O certame terá validade de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período e os cargos são os seguintes:
Ensino Fundamental: Agente Comunitário de Saúde (05) (cadastro de reserva).
Ensino Médio e Técnico: Técnico em Enfermagem (02), Auxiliar de Consultório Dentário (01).
Ensino Superior e Especializações: Médico (02), Odontólogo (01), Enfermeiro (cadastro de Reserva), Fisioterapeuta (01), Nutricionista (01), Farmacêutico (cadastro de reserva) Psicólogo (cadastro de reserva).
Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, através do site http://www.fauel.org.br/ entre 04 e 24 de abril de 2012. O valor da inscrição será de R$ 40,00, R$ 60,00 ou R$ 80,00.
Provas
Todos os candidatos serão submetidos a provas objetivas com questões de múltipla escolha, que deverá ser aplicada no dia 20 de maio de 2012 no período vespertino.

Concurso Prefeitura de São Jerônimo - RS

Destinado ao provimento de 68 vagas e a formar cadastro de reserva, a Prefeitura gaúcha de São Jerônimo, acaba de promover edital de concurso público. O objetivo da administração é selecionar candidatos de níveis fundamental, médio e superior, oferecendo aos mesmos um salário que pode variar entre R$ 512,19 e R$ 2.683,28, para o desempenho profissional em jornada de 20 a 40 horas semanais. 
A inscrição será efetuada exclusivamente via Internet, nos sites http://www.premierconcursos.com.br/ e http://www.saojeronimo.rs.gov.br/, até o dia 04 de abril de 2012 e a taxa de inscrição varia de R$ 35,00 a R$ 75,00.
Os candidatos serão avaliados através de:
- Prova Escrita (eliminatória e classificatória) para todos os cargos;
- Prova de Títulos (classificatória) para os cargos de Pedagogo, Professores e Motorista;
- Prova Prática (eliminatória e classificatória) para os cargos de Auxiliar de mecânico, Borracheiro, Calceteiro, Eletricista, Mecânico, Operador de Motoniveladora e Trator, Operário, Servente e Zelador de Cemitério.
O gabarito oficial será divulgado no primeiro dia útil após a realização das provas, a partir das 14 horas.
Após a publicação da homologação do resultado final, o concurso passará a ter validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por semelhante período, a critério da Administração Municipal de São Jerônimo.

Edital

Concurso Prefeitura de Minas do Leão – RS

A Prefeitura de Minas do Leão, Estado do Rio Grande do Sul, está dispondo de vagas para cargos que exigem Ensino Fundamental Incompleto e Ensino Superior através de concurso público. A validade do certame é de dois anos, mas poderá ser prorrogado por igual período, desde que a Administração considere necessário.

Cargos

Ensino Fundamental Incompleto: Motorista (05) e Operador de Máquinas (02).
Ensino Superior e Especializações: Médico (06)
O vencimento para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas é de R$ 692,20. Para o cargo de Médico o vencimento é de R$ 2. 062,73. A carga horária é de 20 horas por semana para Médico e 40 horas para os demais cargos.

Inscrições

As inscrições serão de forma presencial, sendo que o candidato deverá comparecer ao local munido de todos os seus documentos de identificação no prazo que compreende o dia 02 a 17 de abril de 2012. O posto de inscrição é na própria Prefeitura do Município de Minas do Leão, sito na Avenida Getúlio Vargas, nº 2085, Bairro Centro.
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para os cargos do Ensino Fundamental e de R$ 100,00 para Ensino Superior.

Provas

Os candidatos de todos os cargos serão submetidos a provas objetivas com questões de múltipla escolha com conhecimentos específicos, conforme as exigências de cada cargo. A prova objetiva está prevista para o dia 13 de maio de 2012.
Haverá ainda prova prática para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas.

Concurso Prefeitura de Águas de Lindóia (SP)

Na cidade paulista de Águas de Lindóia, a Prefeitura abriu Processo Seletivo e Concurso Público para provimento de pessoal em seu quadro municipal de servidores. O Processo Seletivo será para a ocupação de 07 postos de Agente Comunitário de Saúde e o Concurso Público para contratação de 04 Professores.
Os Agentes de Saúde contratados atenderão à demanda de diversas regiões do município. Já a demanda por docentes se resume às funções de Professor Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Professor Titular de Educação Básica II - Língua Portuguesa.
Salário: Professor Auxiliar de Desenvolvimento Infantil receberá R$ 6,86 por cada hora/aula ministrada, e Professor Titular de Educação Básica II - Língua Portuguesa, R$ 9,11 . Já o vencimento para Agente Comunitário de Saúde é de R$ 757,00.
Inscrições: estão abertas através do endereço eletrônico http://www.integribrasil.com.br/ e o prazo é até 16 de abril de 2012. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 para o cargo de Agente Comunitário de Saúde e de R$ 35,00 para Professor.
Provas: ambos os cargos farão prova objetiva escrita, com questões de múltipla escolha, prevista para o dia 13 de maio de 2012 na própria cidade, ainda sem locais definitivos divulgados. Os candidatos às vagas de Professor deverão se submeter também às provas de titulo.

Edital

Concurso Prefeitura de Calçado - PE

A Prefeitura de Calçado, no Estado de Pernambuco, publicou edital de concurso público para preenchimento de 124 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 8.000,00.
Há oportunidades para assistente administrativo, enfermeiro, odontólogo, atendente, coveiro, entre outros cargos (confira a relação completa acessando o edital aqui)
Para participar, além de atender aos requisitos listados no edital, o candidato deverá se inscrever no período de 16 de abril a 15 de junho de 2012 no site http://www.concursopublicocalcado2012.com.br/.

A taxa de inscrição varia de R$ 25,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão aplicadas na data provável de 16 de setembro de 2012, em locais e horários previamente divulgados no site http://www.concursopublicocalcado2012.com.br/ no Prédio da Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores.

O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais das provas, considerado o horário local da Telemar (Serviço 130), munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta), seu documento de identificação e do Cartão de Confirmação de Inscrição.

O resultado final do Concurso será homologado pelo Prefeito Municipal e publicado no site http://www.concursopublicocalcado2012.com.br/ nos quadros de avisos dos prédios da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contado a partir da homologação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério da administração.

Edital

Prefeitura de Fraiburgo (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina, lançou edital (ACT Nº. 0012, de 30 de março de 2012) de processo seletivo visando o preenchimento de várias vagas na área da saúde do município. Serão ofertadas vagas de nível médio para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com salário de até R$ 622,00 e carga horária de 40 horas semanais.
As inscrições serão realizadas até o dia 20 de abril de 2012, das 08:30 às 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente (excetuados sábados, domingos, feriados e pontos facultativos), na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal de Fraiburgo, localizada na Av. Rio das Antas, 185, Centro, CEP 89.580-000.
O processo seletivo será constituído de prova de títulos.
A seleção será válida para o ano de 2012, prazo este que poderá ser prorrogado.

Prefeitura de Portel - PA abre vagas para Agente de Saúde

A Prefeitura de Portel, Estado do Pará, promove edital nº 001/2012 de processo seletivo com objetivo de preencher 79 vagas imediatas no cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS). As contratações se darão sob o regime estatutário, para suprir as demandas da Área da Saúde, sendo o salário de R$ 622,00 e a carga horária de 40 horas semanais.
Para participar, o candidato deverá se inscrever no período de 02 a 27 de abril de 2012, no endereço eletrônico: http://www.institutoagata.com.br/.
A taxa de inscrição é de R$ 50,00.
A prova objetiva da 1ª Etapa será aplicada na data provável 27 de maio de 2012, no turno da manhã, das 09 às 12 horas (horário oficial de Brasília), na Cidade de Portel/PA, nos locais especificados no Edital de Homologação das Inscrições.
O Gabarito Oficial Preliminar das Provas Objetivas de Múltipla Escolha 1ª Etapa  será divulgado no dia 27 de maio de 2012.
Por fim, a validade da presente seleção será  de um ano, a contar da data em que for publicada a Homologação do Resultado Final.

Processo Seletivo de São Lourenço do Oeste (SC)

A Prefeitura de São Lourenço do Oeste, Estado de Santa Catarina, abriu processo seletivo para admissão de Assistente Social e Psicólogo em caráter temporário e excepcional para atuar no Centro de Referência  de Assistência Social - CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. O processo seletivo oferece 02 vagas de nível superior, com salário de até R$ 2.237,31 e carga horária de 40 horas semanais.
Os interessados deverão se escrever, gratuitamente, nos dias 09 e 10 de abril de 2012, das 08:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, no Centro Administrativo Municipal, junto a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, sita a rua Duque de Caixas, n. 789 Centro, em São Lourenço do Oeste - SC.
O processo seletivo será constituído de prova de títulos.
As listas classificatórias serão divulgadas no mural do Centro  Administrativo Municipal, sito a Rua Duque de Caxias, 789, a partir do dia 11 de abril de 2012, no site - http://www.saolourenco.sc.gov.br/ e no Diário Oficial dos Municípios http://www.diariomunicipal.sc.gov.br/.

Processo Seletivo UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu período de inscrições para preenchimento de vagas para Professor Temporário. Ao todo, serão cinco vagas para ministração de aulas nas disciplinas Filosofia Ciência e Realidade Ambiental (01), Estágio Curricular Supervisionado I área de saúde coletiva (1), Enfermagem na Atenção a Saúde do Adulto II (3).
Inscrições: abertas até o dia 13 de abril de 2012 através do endereço eletrônico www.ufrb.edu.br/concursos. Após preenchimento da ficha cadastral o candidato deverá imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 60,00.
Após o procedimento inicial de inscrição, o candidato deverá entregar a seguinte documentação: Comprovante de pagamento da taxa de R$ 60,00, CPF, Título Eleitoral, Certidão de Quitação Eleitoral, Prova de Quitação com o Serviço Militar, Comprovante de permanência regular no Brasil para estrangeiros, Passaporte com visto atualizado para estrangeiros, Prova de Proficiência em Língua Portuguesa, para estrangeiros, Via do Curriculum Lattes atualizado. Tais documentos deverão ser entregues no Centro de Ciências da Saúde, localizado à Rua do Cajueiro, s/n, Cajueiro, Santo Antônio de Jesus - Bahia.
Seleção: os candidatos serão avaliados a partir dos títulos, da prova didática e da entrevista. As provas didáticas serão realizadas nos dias 19 e 20 de abril de 2012 no Centro de Ciências da UFRB.

Prefeitura de Olinda (PE) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Olinda, Estado do Pernambuco, através da Secretaria de Saúde de Olinda, abrirá processo seletivo para preenchimento de 14 vagas de Agentes de Combate às Endemias (ACE), 10% reservadas às pessoas com deficiência. Os servidores trabalharão em regime temporário por um período de 08 meses, recebendo um salário de até R$ 622,00.
As inscrições serão realizadas, gratuitamente, na Portaria do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda – CEVAO, localizado à Rodovia PE-15, s/n – Km 12, CEP: 53.350-005, Cidade Tabajara, Olinda-PE, Fone: (81) 3301-5228, no período de 09 a 17 de abril de 2012, das 08h00min às 16h00min, observando o horário local.
A prova objetiva será realizada na FOCCA – Faculdade de Olinda, localizada na Rua do Bonfim, n° 37, CEP: 53.120-090, Carmo, Olinda – PE, na data provável de 22 de abril de 2012, às 09h00min, com duração de 03 horas.
Os gabaritos serão disponibilizados na portaria do CEVAO, provavelmente no dia 23 de abril de 2012, a partir das 08h00min.
O resultado dos classificados na primeira fase do presente processo seletivo será publicado no mural do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda – CEVAO, situado à Rodovia PE-15, s/n – Km 12, CEP: 53.350-005, Cidade Tabajara, Olinda-PE, fone: (81) 3301-5228 e na sede da Secretaria de Saúde de Olinda, localizada à Rua do Sol, 311, CEP: 53.120-010, Carmo, Olinda, Fone/Fax: (81) 3305-1104, no dia 26/04/2012, a partir da 14h00min.
O prazo de validade do processo seletivo será de 06 meses, a partir da data de publicação da homologação do seu resultado final.

Maioria dos transtornos psíquicos tem raízes na infância

Falta de atenção dos pais atrasa diagnóstico da doença, dificultando tratamento

Sabe aquela pontinha do iceberg - como o vértice de um triângulo - que desponta na superfície e que é a única parte do todo que conseguimos ver? Pois é. Quando a situação chega a este ponto é sinal de que já existe uma grande massa obscura sob aquela inocente pontinha. E é dessa mesma maneira que os problemas emocionais evoluem.

Geralmente os sintomas se iniciam e evoluem disfarçadamente na infância, com alterações leves e sutis, evoluindo de modo imperceptível dentro e fora do contexto familiar. E sem olhos que enxerguem e sem conhecimento sobre saúde mental, as crianças vão crescendo com problemas de toda ordem: somatizando (adoecendo), usando drogas, não aprendendo, agredindo, se isolando socialmente etc.

Na adolescência, a situação tende a piorar, levando a repetências, a evasão escolar, à depressão, ao uso de substâncias psicoativas, a acidentes, a problemas com a lei e até ao suicídio. O bullying também contribui para o quadro. Piadas, críticas, rótulos, espancamentos, ameaças e toda sorte de constrangimentos podem acontecer, piorando a situação da vítima. Para muitos, a falta de autoestima, a ausência de autoconfiança e a vontade de morrer estão sempre presentes.

Ao chegar à vida adulta, seja pelo peso das limitações impostas, pelos sintomas ou pela vergonha, pela culpa ou pelos conflitos, o indivíduo vai se curvando sob uma espiral decrescente de vida. Os problemas, já crônicos, se misturam ao jeito de ser da pessoa fazendo com que muitos se desqualifiquem e se achem burros, preguiçosos e azarados.

Sabe-se que a maioria dos transtornos psíquicos do adulto é simplesmente a continuação de problemas oriundos da infância, que evoluem de forma leve com sinais e sintomas "pequenos ou menores", como costumamos dizer. Infelizmente, a sociedade não compreende bem esses transtornos e o preconceito contra os afetados ainda são muito fortes.

Não raro, o paciente é tratado parcialmente, ou seja, só do sintoma relatado, quando, de fato, aquele sintoma pode estar fazendo parte de um constructo maior, como acontece com os transtornos comórbidos. Em outras palavras, só a ponta do iceberg seria tratada. Sintomas de depressão, ansiedade, problemas com álcool e drogas, entre outros, podem ser apenas parte de um livro de alguns capítulos.

É essencial que o paciente seja olhado, ouvido e tratado em sua totalidade e não só pela sua queixa. Só assim o paciente resgatará a sua funcionalidade e produtividade anterior. Caso contrário, os prejuízos podem ser devastadores. Assim, a divulgação dos transtornos mentais é um ponto crucial para a produção de saúde mental e qualidade de vida na sociedade.

A expressãopsiquiatria é coisa de maluco ainda é uma crença que vigora nos dias de hoje, lamentavelmente. E muitas famílias se trancam no silêncio da vergonha e do medo enquanto outras enfrentam a tradicional internação psiquiátrica, havendo ainda aqueles que permanecem longos períodos em abordagens isoladas e sem os resultados esperados. É o que eu chamo de psiq-fobia ou fobia de doença mental.

Hoje, em pleno século 21, apesar dos grandes avanços da neurociência, ainda predomina uma grande lacuna de desconhecimento, dificultando uma atuação mais eficaz na área da saúde mental.

Fonte Minha Vida

Você sabe reconhecer um alcoólatra?

Beber demais é só um dos sintomas deste grave mal

Você é do tipo que não dispensa uma cervejinha nos finais de semana? Bebe goles a mais nos happy hours da empresa? Será que está virando um dependente da bebida? Melhor responder com calma, porque não é nada simples diferenciar o bebedor comum do alcoólatra (ou alcoolista). O que define o alcoolismo é a perda de controle no padrão de consumo das bebidas.

É isso mesmo: de acordo com os especialistas, nem sempre quem bebe demais é um alcoólatra."O dependente é aquele que pretende beber um determinado tanto, mas não consegue parar" ,explica o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, da Unifesp, de São Paulo, especialista em dependência química.

Sintomas
É aí que a compulsão pela bebida torna-se um dos sintomas mais evidentes da doença. O alcoólatra ainda pode ser identificado quando passa a deixar relações profissionais e afetivas em segundo plano;demora mais tempo para ficar embriagado, pois começa a se acostumar com o efeito do álcool, além de apresentar tremores e alucinações.

Fatores de risco
O fator genético, quando há incidência de casos de alcoolismo em parentes próximos, a depressão, ansiedade e problemas familiares são considerados os principais desencadeadores da doença.

"Está comprovado que o componente genético existe. Mas não é possível medir qual é seu peso como fator de risco" , diz Silveira. No entanto, especialistas afirmam que ele é menos decisivo do que a personalidade e as influências do ambiente.

Em uma pesquisa feita pelo psiquiatra na Unifesp, ele demonstrou que, em um grupo de 100 dependentes, 77 já tinham ansiedade ou depressão antes de se tornarem alcoólatras. Essas pessoas procuram no álcool uma forma de automedicação, seja para relaxar ou sentir prazer , explica.

O problema pode aparecer em qualquer faixa-etária, mas atinge com mais freqüência jovens entre 20 e 30 anos. O estudante Carlos começou a beber aos 13 anos de idade. "Antes de ir para as aulas do cursinho pré-vestibular, aos 17 anos, meu café-da-manhã era um copo de vodka" , relembra.

Hoje Carlos está com 24 anos e sóbrio há um ano e meio. Mas a ficha demorou a cair. Foram longos anos, investidas em outras drogas e uma internação com tratamentos (sem uso de remédios) antes da consciência bater. A reeducação no seu modo de viver é algo fundamental. "Nem a salada que eu como é temperada com vinagre" , conta.

Tratamentos
O alcoolismo é, por definição, uma doença crônica e que pode dar origem a outras inúmeras complicações para o dependente. A lista de problemas é enorme, considerando não apenas os associados ao alcoolismo, como a depressão.

O próprio uso abusivo da bebida acarreta uma série de graves transtornos, como a cirrose alcoólica (inflamação crônica do fígado), pancreatite alcoólica (inflamação do pâncreas), hepatite, gastrite, hipertensão, problemas no coração e síndrome de abstinência, que pode levar o paciente à morte.

Para quem quer dar um basta na embriaguez existem terapias, substâncias que provocam mal-estar em contato com o álcool, homeopatia, e medicamentos. As drogas podem ter dois princípios: tirar a vontade de encher o copo ou eliminar o prazer de degustar um drinque. Mas o que conta muitos pontos a favor do alcoólico é a velha e boa força de vontade.

Desde que saiu da clínica de reabilitação, Carlos freqüenta religiosamente, ao menos uma vez por semana, as reuniões do Alcoólicos Anônimos e dos Narcóticos Anônimos. "Nosso lema é Só por Hoje . Os grupos de apoio são importantes porque o convívio com os nossos semelhantes, com dramas parecidos, nos fazem lembrar o tempo todo que temos uma doença incurável que vai nos acompanhar para o resto da vida, mas que pode ser controlada. Nossa forma de encarar isso é viver um dia de cada vez" , explica.

Copo na medida certa
Veja qual é o patamar máximo recomendado de ingestão de bebidas alcoólicas para não correr o risco de desenvolver o alcoolismo.

Mulheres: 8 doses por semana
Homens: 12 doses por semana

Não se deve beber mais de 3 doses de uma só vez -- quantidade que varia de acordo com a bebida, como apresentamos abaixo:

1 dose de uísque ou 45 ml
1 lata de cerveja ou 350 ml
1 taça de vinho ou 170 ml

Como lidar com um membro da família que precisa de tratamento?
Pode ser muito difícil conviver com um familiar que tem problemas com bebida. Ao invés de tentar controlar esta pessoa ou encobrir o problema, o melhor é encorajá-la a buscar tratamento médico. Ainda que seu familiar se recuse a pedir socorro, pode ser importante você ir atrás de ajuda e suporte para você mesmo.

Fonte Minha Vida