Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de abril de 2012

UFSC procura voluntários para desenvolvimento de remédio para colesterol feito com erva-mate

Pesquisas indicam que o consumo reduz o colesterol e pode diminuir as taxas de glicose

A pesquisadora Aline Minuzzi Becker, que está fazendo mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), procura voluntários para um estudo que pretende desenvolver cápsulas com extrato seco de erva-mate. Foi comprovado em estudos anteriores da UFSC que a infusão da erva provoca redução do colesterol.

A pesquisa com erva-mate já dura três anos na UFSC. Já foram realizados testes com animais e não foram registrados efeitos colaterais nem com ratos e nem com coelhos.

Outros benefícios da ingestão da erva-mate são a redução da glicose em pessoas consideradas pré-diabéticas e a redução de oxidantes. que são substâncias relacionadas ao envelhecimento precoce.

— Não temos dados sobre envelhecimento especificamente, relacionando o consumo da erva e o combate do envelhecimento precoce — alerta Aline.

A pesquisa entra agora na etapa toxicológica, ou seja de testes com humanos, para desenvolvimento de um medicamento.

— Já trabalhamos com 18 voluntários, mas procuramos mais 120, 40 para um grupo de controle, que vai receber o placebo, 40 para receber a cápsula feita com erva verde e 40 para receber cápsula com a erva tostada — explica a pesquisadora.

Requisitos
Para ser voluntário na pesquisa é necessário ter entre 18 e 60 anos e ter problema de colesterol alto. Também é necessário estar dentro do peso normal, ou seja com índice de massa corpórea menor que 30, não ter doença na tireoide, hepática ou renal e nem ser diabético.

— A pessoa precisa estar saudável, em geral — conclui Aline.

Não podem participar grávidas e nem atletas que praticam exercícios intensos.

Para se candidatar ao estudo entre em contato pelo e-mail ali.mb@hotmail.com ou pelo telefone (48) 3721-9712 ramal 219.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário