Diagnóstico precoce e quimioterapia formam principal arma contra doença. Por ano, cerca de 9 mil casos são registrados no país
O diagnóstico precoce e a quimioterapia, juntos, representam a principal arma contra o câncer infantil e permitem índices de cura que chegam a 80%. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, todos os anos, cerca de 9 mil casos de câncer infantil são detectados no país. Os tipos mais comuns são a leucemia (doença maligna dos glóbulos brancos) e os linfomas (que se originam nos gânglios).
Nacional de Combate ao Câncer Infantil, lembrado nesta sexta-feira (23), a onco-hematologista e diretora técnica do Hospital da Criança de Brasília, Isis Magalhães, lembrou que a doença em crianças é diferente da diagnosticada em adultos. Nas crianças, as células malignas são geralmente mais agressivas e crescem de forma rápida. Os tumores dificilmente são localizados e o tratamento não pode ser feito com cirurgia, destacou a especialistas, em entrevista à Agência Brasil.
Outra peculiaridade do câncer infantil é que não há forma de prevenção, uma vez que não é possível explicar a razão do surgimento dos tumores. Isis alertou que os sinais da doença podem ser facilmente confundidos com os de quadros bastante comuns em crianças, como infecções. Alguns exemplos são o aparecimento de manchas roxas na pele e anemia. Os sintomas, entretanto, devem se manifestar por um período superior a duas semanas para causar algum tipo de alerta.
"É preciso saber identificar quando aquilo está passando do limite e quando é normal. Afinal, qual criança não tem uma mancha roxa na canela de vez em quando? Dependendo da situação, a lista de sinais causa mais desespero nos pais do que ajuda" , explicou. A orientação, segundo ela, é levar as crianças periodicamente ao pediatra.
Isis também defende que os próprios oncologistas pediátricos orientem profissionais de saúde da rede básica sobre os sinais de alerta do câncer infantil. A ideia é que o pediatra geral e o agente de saúde, por exemplo, sejam capazes de ampliar seu próprio grau de suspeita, prescrever exames mais detalhados e, se necessário, encaminhar a criança ao especialista.
" A doença não dá tempo para esperar. É preciso seguir o protocolo à risca, porque essa é a chance da criança. O primeiro tratamento tem que ser o correto" , disse. Isis destacou também a importância de centros especializados de câncer infantil, já que a doença precisa ser combatida por equipes multidisplinares, compostas por oncologistas, pediatras, neurologistas, cardiologistas, infectologistas e mesmo psicólogos, odontólogos e fisioterapeutas, além do assistente social.
Com informações da Agência Brasil
Fonte isaude.net
Do total de exames oferecidos, 30 mil serão testes rápidos anti-HIV. Ao todo, 526 municípios do estado aderiram à campanha
Método usado no tratamento de cirrose hepática induzida em animais pode, no futuro, ser adaptado para tratar humanos
Após receber um resultado positivo do HIV, não há outra opção: é preciso procurar um médico e iniciar os cuidados com a doença.
Segundo pesquisadores do Instituto de Pesquisas Educacionais Griffith, na Austrálias, crianças que praticam natação desde pequenas se desenvolvem mais rapidamente do que aquelas que não aprendem a nadar.
Adicionar peixes à dieta dos bebês durante o primeiro ano de vida pode diminuir o risco de asma. A constatação é de pesquisadores holandeses do Erasmus Medical Center e do Department of Human Nutrition.

A habilidade de reconhecer os sinais da depressão depende do gênero tanto de quem observa quanto de quem está sofrendo com a condição.
Regimes 'pop' podem ser altamente perigosos à saúde, segundo
especialistas
Pessoas embriagadas devem ser encaminhadas a centros de desintoxicação se não
houver problemas médicos
Cientistas britânicos querem remédio com eficácia de dieta, mas sem efeitos
colaterais

Com pacto com farmacêutica multinacional GlaxoSmithKline (GSK), Amoxil passa
a ser fabricado no Brasil; empresa não sabe informar se preço do medicamento vai
cair
Pacientes com dores terão privilégios no acesso a prescrições e
analgésicos
Comissão de Senado aprovou projeto de lei que estipula o alerta aos passageiros sobre a doença
A Polícia Federal deflagrou na quarta-feira (21) a Operação Gangrena em Teresina e Parnaíba, no Piauí, e no Recife (PE), para apurar os desvios de recursos da saúde na compra de medicamentos.
Segundo o Grupo de Informação a pessoas com Zumbido de Curitiba, Brasil, que realizam palestras mensais sobre o problema, nove em cada 10 pacientes com zumbido sofrem perda de audição.
Estudo sugere que a sensação de prazer proporcionada pelo orgasmo não é necessariamente reflexo de relação sexual
Apesar do avanço da doença, a posição oficial do Ministério da Saúde é que não há epidemia
São Paulo – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse ontem (22), na
capital paulista, que o desafio dos trabalhadores da saúde que lidam com pessoas
com HIV/aids é atuar em novas situações que aparecem graças à maior sobrevida
desses pacientes. Entre os problemas estão os efeitos colaterais causados pelos
medicamentos, doenças oportunistas que podem surgir e o envelhecimento
precoce.
Rio de Janeiro – O governo fluminense vai ter que providenciar tratamento
adequado aos presos com tuberculose do sistema prisional do estado. A decisão é
do juízo da 5ª Vara de Fazenda Pública, ao acatar ação do Ministério Público
(MP) Estadual.
O chinês Zhang Hongming sofre de uma rara condição genética conhecida como nevos pigmentares gigantes
Xiao nasceu com neurofibromatose congênita, doença que causa crescimento anormal do tecido nervoso