Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ônibus poderão ter alerta a passageiros para evitar trombose

Comissão de Senado aprovou projeto de lei que estipula o alerta aos passageiros sobre a doença
 
O alerta comum em companhias aéreas poderá ser obrigatório em viagens de ônibus mais longas. A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou na quarta-feira (21) projeto de lei que estipula o alerta aos passageiros sobre medidas a serem adotadas durante a viagem para evitar a trombose venosa profunda — doença causada pela formação de coágulos nas veias.
 
Como foi aprovado em decisão terminativa, se não houver recurso para votação em plenário, poderá seguir para a sanção do Executivo. Na fundamentação do projeto, está registrado que a formação de coágulos pode ocorrer durante ou após a viagem, em razão de o passageiro ficar sentado na mesma posição por muito tempo.
 
O aparecimento do problema está associado a fatores de risco como predisposição familiar, idade avançada, gravidez e consumo de álcool, entre outros. De acordo com o projeto (PLC 121/2010), segundo informou a assessoria do Senado, a orientação aos passageiros deve ser feita antes da viagem, conforme determinam normas internacionais e nacionais de prevenção da trombose venosa profunda.
 
Segundo o projeto, "não colocar bagagem em baixo das poltronas por restringir o movimento das pernas; evitar cruzar as pernas; mudar sempre de posição; beber líquidos e fazer pequenos exercícios durante a viagem" estão entre as recomendações a serem oferecidas aos passageiros.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário