Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Como lidar com o diagnóstico positivo do HIV?

Após receber um resultado positivo do HIV, não há outra opção: é preciso procurar um médico e iniciar os cuidados com a doença.

Uma possibilidade interessante é procurar o Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE), do Ministério da Saúde. Os serviços ambulatoriais prestados oferecem assistência, prevenção ou tratamento. É possível encontrar esse apoio em hospitais, unidades básicas de saúde, postos de saúde, policlínicas, centros de serviços especializados e em ambulatórios.

Através desses locais, o Ministério da Saúde disponibiliza uma equipe médica que está preparada para lidar com as diversas facetas do problema. É possível obter consultas com médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, etc. Buscando ajuda desses profissionais, o paciente pode aprender a conviver com sua condição, recebendo medicamentos gratuitamente e obtendo conselhos para a melhora de sua qualidade de vida, diminuindo os riscos para sua saúde.

Receber a notícia do diagnóstico é difícil, mas é importante que a pessoa saiba que é possível viver bem com o HIV e com a AIDS. Seguindo as recomendações médicas e aderindo adequadamente ao tratamento, a vida do paciente é normal.

O soropositivo tem direitos garantidos, como o sigilo sobre sua condição, a gratuidade de atendimento médico, o combate ao preconceito, etc. Se informe sobre a doença e busque a ajuda necessária.
 
Fonte: Ministério da Saúde, 21 de novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário