Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Depressão na adolescência: preste atenção a estes sintomas

Especialmente no caso de adolescentes, que têm naturalmente uma confusão de humores, pode ser difícil reconhecer a depressão
 
Um estudo recente da Social Indicators Research revelou uma evolução nos sintomas de depressão em estudantes desde 1980. Por isso, é importante que os pais saibam como a depressão se parece nessa idade, a fim de que possam ajudar seu filho adolescente a ficar mentalmente apto e, mais importante, seguro.
 
Entre os sintomas de depressão relatados na pesquisa, mas que não são tão conhecidos do público, estão: falta de apetite, problemas para dormir, falta de concentração, inquietação e sentir-se sobrecarregado.
 
O estudo constatou que, em comparação com os seus homólogos na década de 1980, os adolescentes na década de 2010 eram 38% mais propensos a ter problemas de memória e 74% mais propensos a ter problemas para dormir. Eles também tinham duas vezes mais probabilidade de ter procurado ajuda profissionais para tentar resolver estas questões de saúde mental.
 
Entre os estudantes universitários, 50% disseram que estavam sobrecarregados, enquanto adultos relataram sono de má qualidade, falta de apetite e sentimento de inquietude.
 
Se você acha que seu filho adolescente pode estar deprimido, procure um terapeuta ou psiquiatra licenciado para obter ajuda. Mesmo que não tenha certeza, não faz mal ter uma segunda opinião, apenas por prevenção.
 
Life Hacker / Hypescience

Elixir de alecrim e sálvia é excelente para memória e cansaço mental

Sálvia
Todo problema de memória deve ser investigado por um bom médico
 
Quando um problema sério (como Alzheimer) é descartado, é quase certo que as falhas de memórias têm relação com o estresse e o cansaço mental.
 
Neste caso, remédios caseiros e naturais podem ser sim a solução.
 
O elixir de alecrim e sálvia, por exemplo, é excelente para combater problemas de memória e revigorar a mente.
 
O alecrim e a sálvia, os componentes da fórmula, são poderosos tônicos não só para a mente, mas para todo o organismo.
 
O alecrim é um poderosíssimo estimulante orgânico que favorece a atividade mental (memória) e atua contra o estresse e a ansiedade.
 
A sálvia contém grandes quantidades de flavonoides que estimulam o funcionamento do cérebro e podem ter efeitos sobre o humor.
 

Alecrim
Vários trabalhos mostraram que, depois de ingerirem uma cápsula de óleo de sálvia, voluntários imediatamente apresentaram melhor desempenho em exercícios nos quais deveriam lembrar palavras, principalmente em relação a pessoas que haviam ingerido placebo.
 
Participantes que tomaram o óleo disseram que se sentiam mais concentrados, tranquilos e satisfeitos.
 
Psicólogos da Universidade Nortúmbria em Newcastle, Inglaterra, descobriram que simplesmente cheirar o extrato de sálvia pode reproduzir alguns desses efeitos.

Em julho de 2010, os pesquisadores relataram que pessoas que se submeteram a uma bateria de testes por computador numa sala aromatizada com sálvia comum apresentaram memória mais precisa que aqueles que realizaram os mesmos exames em ambiente desodorizado.
 
Segundo os cientistas, outra razão para a folha de sálvia estimular a memória é o fato de ser rica em hispidulina, substância que parece interagir com receptores de células cerebrais formando ácido gama­aminobutírico (Gaba, na sigla em inglês) - um neurotransmissor que afeta justamente a cognição e os estados de ânimo.
 
E como é feito o elixir para a memória de alecrim e sálvia? Vamos ensinar agora a receita.
 
Ingredientes
- 1 litro de vinho de boa qualidade
 
- 2 colheres (chá) de alecrim
 
- 2 colheres (chá) de sálvia
 
Modo de preparo
- Pilar/esmagar as ervas e colocá-las no vinho.
 
- Se o vinho for doce, não precisa adoçar. Mas, se for seco, coloque 100 mL de mel.
 
- Guarde a garrafa num local escuro e livre de circulação do ar por nove dias (alguns enterram a garrafa).
 
- Passado esse tempo, o elixir estará pronto para o consumo.
 
- Tome um pequeno cálice por dia.
 

Refrigerante pode ser tão prejudicial ao corpo quanto o cigarro, aponta estudo

Duas latas da bebida por dia aceleram o envelhecimento das células do corpo em 4,6 anos
 
Uma nova pesquisa americana apontou que refrigerantes e bebidas ricas em açúcar podem acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar. Segundo os pesquisadores, além de engordar, essas bebidas aceleram a velocidade com que as células envelhecem.
 
A pesquisa mostrou que pessoas que bebiam o equivalente a duas latas por dia de refrigerante à base de cola tiveram mudanças no DNA das células fazendo com que elas apresentassem um envelhecimento extra de 4,6 anos.
 
Segundo Elissa Epel, professora da Universidade da Califórnia, em San Francisco, foram analisadas milhares de amostras de DNA para descobrir que as pessoas que tomavam refrigerantes regularmente tinham telômeros mais curtos. Os telômeros são estruturas minúsculas que protegem o DNA contra danos e são um indicador de saúde
 
― À medida que envelhecemos, nossos telômeros ficam mais curtos, levando o DNA a se danificar, aumentando as chances de doenças relacionadas à idade, como Alzheimer, diabetes e doenças cardíacas.
 
No estudo, os cientistas mediram os telômeros nas células brancas do sangue de 5.309 participantes com idade entre 20 e 65 anos, sem história de diabetes ou doença cardíaca.
 
R7

Paciente com câncer de mama pode comprar carro com até 30% de desconto. Veja os direitos

Advogado lista os principais direitos de quem sofre com a doença
 
Você sabia que pacientes com câncer têm direito a diversos benefícios. Porém, muitas vezes, por falta de conhecimento deixam de buscá-los. Se você tem a doença ou conhece alguém, fique atento, pois o R7 conversou com o diretor jurídico do Instituto Oncoguia, Tiago Matos, que listou alguns benefícios que poderão ser muito úteis! Vale destacar que esses direitos não são apenas de pacientes com câncer, mas quem sofre de outras doenças graves também, como HIV, por exemplo.
 
Veja a seguir!

Compra de veículos
Este é um benefício que está relacionado a deficiência e não ao câncer em si, explica o especialista. No caso do câncer de mama, há uma tendência de os peritos do Detran concederem esse “benefício porque as mulheres começam a ter mais restrições físicas”.  

— Na compra, a pessoas ficam livres de impostos, como o IPI e o ICM, que correspondem de 30% a 40% do valor do veículo. A pessoa deficiente não precisa dirigir o veículo, mas sim utilizá-lo.
 
Quitação da casa própria
Normalmente, ao assinar o contrato de compra e venda financiado por instituições financeiras normalmente vem condicionada à contratação de um seguro habitacional. Segundo Matos, esse contrato de seguro costuma ter uma cláusula prevendo a quitação do saldo devedor nos casos de morte e invalidez permanente do contratante.
 
Fura fila no Judiciário
Se o paciente com câncer estiver enfrentando um processo na Justiça, ele tem direito de ser passado na frente, ou seja, ele tem prioridade, afirma o advogado.

— Existe lista de doenças graves e, para essas doenças, o advogado faz uma petição (pedido) ao juiz para antecipar a audiência.

Leia também:

Direitos do Paciente

Atestado médico: requisitos e consequências

Conheça os direitos do paciente com câncer

 
Auxílio doença e aposentadoria por invalidez
Esses dois benefícios são garantidos para todos os trabalhadores que contribuam ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e funciona como uma espécie de seguro, explica o advogado. 

No caso do auxílio doença, ele é temporário e é válido pelo tempo que a pessoa esteja incapacitada. No caso de pacientes com câncer, são considerados incapazes as pessoas que passam por tratamentos agressivos como a quimioterapia ou a radioterapia. Já a aposentadoria por invalidez é concedida à pacientes com câncer, se a doença causou alguma deficiência e incapacidade eterna para trabalhar.

— Os dependentes podem continuar a receber o auxílio, depois da morte do titular, mas apenas em casos específicos que deverão ser analisados pelo juiz. Não é um benefício diretamente relacionado com o câncer, mas sim com a capacidade de trabalho. Depende das consequências do câncer e se elas podem gerar os benefícios pela condição que está, depende de caso a caso.
 
Isenção de tarifa de transporte coletivo urbano 
A maioria das cidades e  Estados garantem o direito à isenção da tarifa do transporte coletivo urbano para pessoas com deficiência. Em algumas localidades, o direito à isenção dessa tarifa se estende a pacientes de determinadas patologias durante o tempo de duração de certos tratamentos.

De acordo com o especialista, é importante verificar na secretaria dos transportes de sua região quais as hipóteses e requisitos previstos em lei para se obter a isenção da tarifa do transporte coletivo urbano. Em São Paulo, por exemplo, pacientes que fazem quimioterapia e radioterapia têm direito a essa isenção. Ao final do tratamento, perdem esse benefício.
 
Isenção do IPTU
Não existe nenhuma lei nacional que garanta isenção do IPTU para pessoas com determinadas doenças, como o câncer. Porém, alguns municípios oferecem esse benefício. Portanto, de acordo com o advogado, quem tiver interesse, deverá procurar a secretaria de finanças da cidade.

Para dar entrada no pedido, basta um relatório de um médico particular para dar entrada na solicitação.

— Se o paciente com câncer, que solicitou o benefício, não tiver metástase em cinco anos é considerada curada e pode perder o benefício.
 
Reconstrução mamária
É um benefício que tanto o SUS (Sistema Único de Saúde) quanto e o plano de saúde têm a obrigação de realizar. De acordo com Matos, antigamente se discutia se isso era uma questão estética ou de saúde, mas hoje já está bem delimitado e é um direito.

— As leis priorizaram a autoestima da mulher. O próprio serviço de saúde deve preparar os encaminhamentos para a reconstrução da mama, se possível deve ser realizado após a retirada da mama. A mulher deve ir a um posto de saúde conversar com especialista e fazer o pedido.
 
Isenção de imposto de renda
Pacientes com câncer ou com outras doenças consideradas graves têm direito à isenção do imposto de renda sobre os valores recebidos de aposentadoria, pensão ou reforma (militares), inclusive as complementações recebidas de entidades privadas e pensões alimentícias. Este benefício vale mesmo que a doença tenha sido adquirida após a concessão.

Para ter acesso a esse benefício é necessário passar por perícia no próprio INSS, além de ter um laudo do SUS (Sistema Único de Saúde) que comprove a doença. De acordo com o diretor jurídico, "se os requisitos forem todos cumpridos e documentação for apresentada não tem como o beneficio ser negado".
 
Saque do FGTS
Basta ter diagnóstico de câncer para pode sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Se comprovado que qualquer um de seus dependentes tiver a doença também é possível sacar o fundo.

Segundo explica Matos, o saque poderá ser enquanto perdurar o diagnóstico de câncer. Esse benefício vale também para outras doenças graves, como o HIV e outras em estágio terminal.

- A pessoa poderá sacar o FGTS todo o mês, se quiser. Enquanto tiver saldo, ela tem direito a sacar.
 
Acesso a medicamentos
Na maioria das vezes, o paciente somente terá acesso aos remédios já incorporados ao SUS (Sistema Único de Saúde). Porém, não raras vezes, o paciente se depara com situações em que o medicamentos estão em falta na rede pública ou que o remédio prescrito pelo médico não está incorporado no SUS. Nessas situações, é possível pleitear o acesso a esses bens aos órgãos administrativos de controle ou recorrer à Justiça.
 
R7 

Médico gasta três minutos em diagnóstico e dez para convencer paciente a votar

Reprodução das comunidades de médicos que declaram
voto nas eleições presidenciais
Oftalmologista questionou voto de idosa de 89 anos. Episódio é exemplo do engajamento inédito dos médicos nas eleições
 
Arlette Fleury Teixeira, de 89 anos, entrou no consultório do seu oftalmologista, em Belo Horizonte (MG), para uma corriqueira consulta. Mas após três minutos de diagnóstico, a aposentada viu a sala em que estava se tornar um palanque político. Irritada e insatisfeita com a velocidade do atendimento, ela se encaminhava para deixar o consultório quando ouviu: “A senhora vai votar em quem, dona Arlette? Dilma ou Aécio?”. A pergunta deu início a um período de 10 minutos de argumentação. “Até avisei que já não voto há anos só para ele parar”, relata Arlette. 
 
Com dificuldade na fala, a idosa, que já não é obrigada pela Justiça Eleitoral a ir às urnas por ter mais de 70 anos, define o encontro como “muito esquisito” e esclarece que nunca discutiu política com o médico em outras consultas. “Ele passava as letras tão depressa. Eu não tinha tempo para ler o que estava na minha frente”, reclama. O depoimento de Arlette, no entanto, é o exemplo claro do inédito engajamento da classe médica nas eleições presidenciais, em grande parte a favor do candidato do PSDB, Aécio Neves.
 
As manifestações dos profissionais da saúde nas eleições eclodiram nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, a velha polarização PT versus PSDB ganhou forma com a criação das páginas Médicos com Aécio e Médicos com Dilma, com 33 mil e 13 mil curtidas, respectivamente. A primeira chega a ser usada como vitrine com fotos de médicos e estudantes de medicina, que decoram os tradicionais jalecos brancos e roupas cirúrgicas com adesivos pró-tucano no ambiente de trabalho.
 
Trazer o assunto eleitoral aos corredores das clínicas e hospitais (públicos ou privados) pode gerar desconforto nos pacientes, que não necessariamente compartilham a posição política do médico, muito menos procuram um pronto-socorro com a intenção de debater as eleições presidenciais. A prática é defendida, no entanto, pela cardiologista C., fundadora a página Médicos com Aécio, que pediu para não ter o nome revelado por medo de perseguição eleitoral. Segundo ela, médicos são eleitores comuns e querem se manifestar.
 
“O pessoal está usando adesivos, bótons e faixas nas grandes cidades, onde o médico é um na multidão. O médica, o técnico de enfermagem, o fisioterapeuta é um cidadão, um eleitor normal. Ele vai usar [adesivos] aonde? Se for assim uma pessoa que trabalha na biblioteca não poderia usar. O hospital é imaculado?", questiona C., que atua na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Mato Grosso do Sul.
 
Questionada sobre o uso de material de campanha em salas de exames e cirúrgicas, como exibiram alguns profissionais nas redes sociais, C. aposta que os adesivos “provavelmente são retirados após as fotos”. Já o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso, classifica os registros como falsos. “Imagino que sejam montagens”. Para ele, os profissionais que querem se manifestar nessas eleições devem fazê-lo dentro dos limites das leis brasileiras. E minimiza ainda o que chama de uma conversa informal com um paciente e que "confia no julgamento do doutor".
 
"Se o doutor José está no consultório dele, que ele paga, pode decidir usar uma camiseta do Aécio Neves. Em períodos eleitorais, é muito comum os nossos pacientes perguntarem: 'doutor, o senhor vai votar em quem? ou 'doutor, eu voto em quem?'. Temos que respeitar a liberdade das pessoas”, justifica.
 
O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi procurado pelo iG para avaliar a postura dos médicos em campanha dentros de hospitais e clínicas. Mas o órgão não enviou divulgou um posicionamento até a publicação desta reportagem.   
 
Mais Médicos e a revolta da categoria
O discurso é uníssono entre os médicos pró-Aécio ouvidos pelo reportagem: a aplicação do programa Mais Médicos, um dos pilares do governo Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, foi o estopim para despertar a revolta e o descontentamento da categoria. Com o objetivo de alocar médicos em regiões com carência desses profissionais para melhorar o atendimento básico, o programa gerou muita polêmica, especialmente pelo envolvimento de um grande contingente de médicos estrangeiros.
 
Desde que as regras do programa foram anunciadas, entidades médicas criticaram a eficiência dos exames de avaliação dos contratados. O Revalida, ao não ser aplicado a estes médicos não comprovaria o conhecimento dos estrangeiros, segundo a AMB. Além do cenário conflituoso, uma declaração da presidente parece ter incendiado a relação da presidente com a comunidade médica.
 
Em abril deste ano, de acordo com reportagem do O Globo, Dilma  explicou que os médicos cubanos são mais requisitados pelos prefeitos por serem “mais atenciosos que os brasileiros”. A fala gerou reação oficial do Conselho Federal de Medicina (CFM), que divulgou uma carta aberta considerando o episódio como uma “agressão direta e gratuita”.
 
Para Cardoso, presidente da AMB, o governo federal “tenta demonizar e responsabilizar” os médicos brasileiros pela qualidade da saúde pública, adotando ainda uma “política de agressividade e desconstrução da classe” com o Mais Médicos. A cardiologista e administradora da página Médicos com Aécio concorda com a AMB e aponta Dilma como responsável por 'criar uma lenda' de que médicos brasileiros são elitistas.
 
“Somos muito mal vistos pela população. O povo acreditou nessa lenda que foi criada de que médico é elitista, que só gostamos de atender os ricos, que não pensamos nos pobres e que não somos humanitários”, desabafa. E continua: “Vamos dizer que 'Deus me livre e guarde' Aécio Neves perca.
 
A perseguição da classe vai ser implacável.”

iG

Concurso Prefeitura de Eldorado dos Carajás - PA prorroga inscrições

A Prefeitura de Eldorado dos Carajás, cidade localizada a 600 km de Belém, capital do Pará, por meio do Diário Oficial do Estado (edição de 26 de setembro de 2014), publicou o extrato do edital nº 001/2014 de concurso público, tendo como objetivo o preenchimento de 600 vagas em cargos que contemplam candidatos de todos os níveis de escolaridade.
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 24 de outubro de 2014 e só podem ser realizadas através do site www.consep-pi.com.br.
 
O concurso será constituído de prova objetiva e análise de títulos.
 
A prova será realizada na data provável de 16 de novembro de 2014, às 8h,  com quatro horas de duração, em locais a serem divulgados posteriormente.
 
O edital completo encontra-se à disposição dos interessados na Prefeitura de Eldorado dos Carajás.

Concurso Prefeitura de São Paulo - SP

Em uma ação conjunta, as secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA); de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Habitação (SEHAB), ligadas à administração direta da Prefeitura do Município de São Paulo – PMSP e ao Instituto de Previdência Municipal de São Paulo - IPREM, lançaram o edital de concurso público que prevê o provimento, em caráter efetivo, de 377 vagas em cargos vagos de Especialista em Assistência e Desenvolvimento Social I. 
 
O salário do contratado é de R$ 1.857,26, acrescido de 50% da GDAS no valor de R$ 650,04, até a 1ª Avaliação de Desempenho Individual. Após a avaliação, o percentual poderá chegar a no máximo a 70% do Padrão S1, mais benefícios previstos em lei. A jornada de trabalho será de 30 horas semanais.

Para concorrer às vagas de Especialista em Assistência e Desenvolvimento Social I – Disciplina: Serviço Social, é preciso ter Diploma ou certificado decurso superior de graduação em Serviço Social e registro no Conselho Regional de Serviço Social – CRESS.

Conforme consta em edital, as inscrições podem ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do IBFC (www.ibfc.org.br), até as 23h59min do dia 06 de novembro de 2014, observado o horário de Brasília.

O candidato deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 60,00, para efetivação da mesma.

Para candidatos portadoras de deficiência, as inscrições poderão ser efetuadas também no Posto do IBFC em funcionamento nos horários das 10h às 16h, exceto sábados, domingos e feriados, no seguinte local: E.E. Marechal Floriano - Rua Dona Julia, 37 - Vila Mariana - São Paulo/SP

A prova objetiva e dissertativa está prevista para ser realizada no dia 14 de dezembro de 2014, na Cidade de São Paulo – SP, no período da tarde.

As informações sobre data, horários, locais e salas das provas serão divulgadas oportunamente por meio do edital de convocação publicado no Diário Oficial da Cidade - DOC (www.docidadesp.imprensaoficial.com.br/), no site do IBFC (www.ibfc.org.br), a partir de 09 de dezembro de 2014.

O gabarito provisório será divulgado na data prevista de 16 de dezembro de 2014, pela internet, no site www.ibfc.org.br.

O concurso público destina-se ao provimento de vagas, pelo regime estatutário, nos cargos atualmente vagos, dentro do prazo de validade de dois anos, prorrogável por mais dois anos.

Prefeitura de Divinópolis – MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, no Estado de Minas Gerais, lançou os editais de processo seletivo nº 014 e 015/2014 – SEMUSA, com o propósito de contratar sete profissionais para os cargos de Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional. A oferta salarial é de R$ 1.484,90 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo, por jornada de 20 e 30 horas semanais de trabalho.
 
Os interessados deverão entregar seus Currículos Padronizados na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 24 de outubro de 2014, de 8h às 11h e de 14h às 17h.
 
Requisitos mínimos:
  • Ser brasileiro (a) nato ou naturalizado (a);
  • Idade mínima: 18 (dezoito) anos;
  • Escolaridade/Habilitação Curso Técnico com Habilitação para o exercício do cargo de Técnico em Enfermagem;
  • Escolaridade/Habilitação Curso Superior com Habilitação para o exercício do cargo de Assistente Social, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional.
A seleção dos candidatos será feita por análise de curriculum.

Concurso Prefeitura de Alambari - SP

A Prefeitura de Alambari, no estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 3/2014, com o objetivo de preencher uma vaga na função de agente comunitário de saúde (nível fundamental) com salário de R$ 1.007,00 em carga horária de 40 horas semanais.
 
A inscrição, no valor de R$ 24,00, deverá ser efetuada até o dia 09 de novembro de 2014, exclusivamente pela internet, através do site: www.publiconsult.com.br.
 
A data estimada para aplicação da prova objetiva é 23 de novembro de 2014 (domingo), às 9h00. A confirmação oficial acerca da data, horário e local de realização das provas ocorrerá através do Edital de Convocação específico, a ser disponibilizado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Alambari e no site: www.publiconsult.com.br.
 
O concurso público terá validade de 2 anos, sendo facultada a sua prorrogação, uma vez, por igual período.

Concurso FUNASG São Gonçalo - RJ

Com intuito de contratar 77 profissionais de níveis médio e superior, a Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, publicou edital de concurso público nº 01/2014. A remuneração é de até R$ 1.600,00, por jornada de 12, 15, 36 e 40 horas semanais. O concurso será executado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Agente de Apoio Técnico, Auxiliar de Serviços Médicos, Massoterapeuta, Técnico de Enfermagem, Advogado, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Contador, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Cardiologista, Clínico Geral, Dermatologista, Endocrinologista, Gastroentereologista, Geriatra, Ginecologista, Mastologista, Neurologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Pneumologista, Proctologista, Socorrista e Urologista), Nutricionista, e Psicólogo.
 
Inscrição
Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.funcab.org, até às 23h59min do dia 30 de novembro de 2014.
 
O valor da inscrição será:
R$ 55,00 para os cargos de Ensino Médio / Técnico;
R$ 75,00 para os cargos de Ensino Superior.
 
Prova
O concurso será realizado através de provas objetivas e discursivas, previstas para serem realizadas no dia 1º de fevereiro de 2015, em locais e horários que serão divulgados a partir do dia 26 de janeiro de 2015.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir das 12h do dia 03 de fevereiro de 2015, no site www.funcab.org.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Concurso Fundação Santa Cabrini - RJ

A Fundação Santa Cabrini, órgão vinculado à estrutura da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), no Rio de Janeiro, abre 69 vagas através de Concurso Público, o qual é destinado a selecionar candidatos para provimento em cargos efetivos de níveis superior, médio/técnico e médio. Os salários são de R$ 4.042,31, R$ 2.098,15 e R$ 1.762,44, respectivamente.
 
Cargos
Nível médio e médio/técnico - Assistente Técnico Administrativo, Técnico Agrícola, Técnico Segurança do Trabalho e Agente Administrativo.

Nível superior - Advogado, Assistente Social, Contador, Pedagogo, Psicólogo e Técnico de Nível Superior.

O candidato deverá indicar o cargo ao qual concorre, a área de atuação para os cargos de técnico de nível superior e assistente técnico administrativo, e optar pelo tipo de vaga - ampla concorrência, pessoas com deficiência, negros e índios, que têm reservados 5% e 20% do total das 69 vagas ofertadas no concurso.
 
Inscrições Concurso Fundação Santa Cabrini
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 20 de novembro de 2014, pelo site http://www.ceperj.rj.gov.br.

Para os candidatos sem possibilidade de acesso à internet, a Diretoria de Concursos coloca à disposição posto de atendimento presencial na sede da Ceperj, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio. O atendimento é das 10h às 16h dos dias úteis. O interessado deve levar documento oficial de identidade original e comprovante de residência.  
 
Os valores das taxas de inscrições são de R$ 90,00 para os cargos de nível superior, R$ 70,00 para os cargos de nível médio técnico e de R$ 50,00 para o cargo de nível médio, que podem ser pagas em qualquer agência bancária.
 
Provas
O concurso constará de duas etapas: prova objetiva com 50 questões para os cargos de nível superior e 40 para os de níveis médio técnico e médio, de caráter eliminatório e classificatório. Para o cargo de advogado, haverá também a prova discursiva; avaliação de títulos e experiência profissional será a segunda etapa.

As Provas Objetivas e Objetivas/Discursivas para todos os cargos de níveis superior, médio técnico e médio serão realizadas no município do Rio de Janeiro, em data, horário e local a ser divulgado no Cartão de Confirmação da Inscrição - CCI.    
 
Validade
O prazo de validade do Concurso Público será de 2 anos, contado a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

CODEMA (MT) abre processo seletivo

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Médio Araguaia - CODEMA, no estado de Mato Grosso, divulgou o extrato do edital n° 01/2014 de processo seletivo, com o intuito de contratar quatro profissionais de ensino superior para atuar nos cargos de advogado, engenheiro civil, engenheiro agrônomo e biólogo, que atuarão em regime celetista visando atender às disposições e objetivos do Consórcio e do Termo de Cooperação realizado com a SEMA.
 
A inscrição, no valor de R$ 100,00, deverá ser efetuada no site da empresa www.klcconcursos.com.br, entre os dias 23 de outubro e 7 de novembro de 2014.

A seleção para os cargos de que tratam este edital se dará através de prova objetiva e avaliação de títulos.
 
O processo seletivo será realizado na cidade de Água Boa/MT.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição 20 de outubro de 2014.

Prefeitura de Lajes - RN abre vagas em processo seletivo

No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Lajes publicou o edital de processo seletivo nº. 004/2014. A seleção visa preencher duas vagas para os cargos de Assistente Social e Psicólogo, com vencimento de até R$ 1.800,00, em regime de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas nos dias 27 e 28 de outubro de 2014, no horário das 8h às 12h, na Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, situada à Rua Aristóteles Lima, 56, Centro - Lajes/RN.
 
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível médio) e R$ 50,00 (nível superior).
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia da Carteira de Identidade (RG);
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia da Certidão de Quitação Eleitoral;
  • Cópia da Carteira de Reservista (somente para os candidatos do sexo masculino);
  • Diploma/Declaração de conclusão do curso de formação na área que se candidata e documento hábil, que comprove a inscrição no referido conselho de classe.
Seleção
O certame será constituído de análise de curriculum vitae.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data da homologação do resultado final.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Município do Estado do Rio Grande do Norte, edição de 21 de outubro de 2014.

Prefeitura de Cajamar - SP oferta vagas para médicos

A Prefeitura de Cajamar, no estado de São Paulo, divulgou edital de processo seletivo, com a finalidade de contratar sete Médicos Plantonistas para atender às necessidades emergenciais da Unidade Pronto Atendimento (UPA). A remuneração é de R$ 4.088,16, para carga horária semanal de 12 horas.
 
O interessado deverá comparecer à Diretoria de Saúde (Avenida Tenente Marques, nº 2.455, Polvilho) entre os dias 22 e 24 de outubro de 2014, das 9h às 17h. No local deverão ser apresentadas cópias de RG, CPF e Carteira do CRM.
 
O processo de seleção será realizado em uma etapa:

- Consistirá na Análise de Curriculum Vitae, com caráter eliminatório e classificatório.
 
A contratação será por tempo determinado nos termos da LC 1175/05,, pelo prazo de 06 meses, podendo ser prorrogado por até igual período, não ultrapassando, entretanto o prazo máximo de 12 meses.

Concurso CREF 9ª Região - PR

O Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região - CREF do Estado do Paraná, abriu edital n° 01/2014 de concurso público para admissão efetiva de servidores no órgão, com o intento de preencher 512 vagas, sendo 12 imediatas e 500 para cadastro de reserva em diversos cargos que exigem formação de ensino fundamental completo, médio ou superior para lotação na sede do CREF 9 em Curitiba-PR.
 
Os salários vão de R$ 1.078,28 a R$ 2.998,35, por jornada de 08 horas diárias, mais benefícios de plano de saúde, vale transporte e vale refeição.
 
As vagas abertas são para cargos de:
- Nível fundamental completo: Auxiliar de Serviços Gerais;
- Nível médio: Agente Operacional e Auxiliar Administrativo;
- Nível superior: Assistente Administrativo, Agente de Fiscalização e Técnico Superior em Educação Física.
 
As inscrições seguem abertas até às 23 horas e 59 minutos do dia 20 de novembro de 2014 e podem ser realizadas no endereço eletrônico www.quadrix.org.br. A taxa custa R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio e R$ 55,00 para nível superior.
 
A prova objetiva será realizada na cidade de Curitiba (PR), na data provável de 07 de dezembro de 2014. O candidato deverá consultar no endereço eletrônico www.quadrix.org.br o comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado no dia 01 de dezembro com o local de prova.
 
Os gabaritos preliminares serão disponibilizados no dia 08 de dezembro e o gabarito definitivo com o resultado sai no dia 08 de janeiro de 2015.
 
O prazo de validade do concurso público esgotar-se-á após 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. Das vagas abertas, 5% serão reservadas aos portadores de deficiência e 20% aos candidatos negos ou pardos.

Concurso Prefeitura de Taquarituba - SP

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de São Paulo. A Prefeitura de Taquarituba divulgou edital nº. 01/2014 de concurso público oferecendo 88 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 3.003,04.
 
Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Contabilidade, Bibliotecário, Enfermeiro, Escriturário, Fonoaudiólogo, Guarda/Vigia, Médico (Anestesiologista, Endoscopista, Neurologista, Ortopedista, Psiquiatra e Radiologista), Monitor de Abrigo, Professor, Serviços Gerais e Técnico (Agrícola, Enfermagem e Informática).
 
Interessados, deverão se inscrever através do site www.omconsultoria.com.br, até às 23h59min do dia 10 de novembro de 2014. A taxa de inscrição varia de R$ 10,00 a R$ 26,00.
 
O concurso constará de provas escritas, práticas de resistência física, títulos e de aptidão profissional.

A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa escrita e pelos sites www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria, com pelo menos, 5 dias de antecedência.
 
O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Arvoredo - SC lança edital de concurso público

A Prefeitura de Arvoredo, no estado de Santa Catarina, publicou edital de concurso público n° 2/2014, para preenchimento de uma vaga na função de Médico Veterinário do Quadro de Pessoal do Poder Público Municipal. O concurso público será executado pela empresa Assessoria e Consultoria Pública e Privada Eireli - EPP (ASSCON-PP).
 
O salário é de R$ 3.790,93, acrescido auxílio-alimentação de R$ 161,46 e outros adicionais e vantagens previstas na Lei Complementar Municipal nº 15, de 30 de setembro de 2005 – Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos Servidores Públicos Municipais, segundo as condições de desempenho das atribuições dos cargos. A carga horária é de 40 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas de 28 de outubro a 21 de novembro de 2014, somente via internet, pelo site www.assconpp.com.br. O valor para inscrição neste concurso público é de R$ 150,00.
 
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 30 de novembro de 2014, com início às 8h30min e término às 11h30min (horário oficial de Brasília, DF), na EEB Professora Benta Cardoso situada na Rua Fioravante Massolini, 87, Centro, Arvoredo, SC.
 
O gabarito e o caderno de questões da prova escrita objetiva serão disponibilizados, no dia 30 de novembro de 2014, a partir das 19h, nos sites www.assconpp.com.br e www.arvoredo.sc.gov.br.
 
O prazo de validade deste concurso será de 2 anos, contados a partir da data do Edital de Homologação, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, a critério do Município de Arvoredo, SC, devendo a prorrogação ser publicada em jornal de circulação local antes de expirado o prazo original.

Casa Lar Pequeno Príncipe - SC realiza processo seletivo

Consórcio Intermunicipal de Serviço Sócio Assistencial de Alta Complexidade - Casa Lar Pequeno Príncipe, divulgou o edital de processo seletivo nº 01/2014, visando a contratação de um profissional no cargo de assistente social, na cidade de Lindóia do Sul, estado de Santa Catarina.
 
Para concorrer a seleção os candidatos devem possuir nível superior na área, habilitação veicular na categoria "B" e registro no (CRESS). A remuneração para o contratado é de R$ 1.560,00, em carga horária de 20 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de novembro de 2014, através do site www.amauc.org.br.
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 23 de novembro de 2014, na sede da
 
Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, sita a Rua Marechal Deodoro nº 772 – 12º andar – edifício Mirage Oficce, Concórdia - SC, com início às 8h30min.

Prefeitura de Garuva - SC divulga processo seletivo

Do dia 24 de outubro ao dia 5 de novembro de 2014 a Prefeitura de Garuva, em Santa Catarina realizará inscrições de processo seletivo destinado a formação de cadastro de reserva para candidatos de níveis médio e superior de ensino.
 
As chances são professores, especialistas (orientador e supervisor escolar) e especialista superior (nutricionista), em cumprimento a jornada de 10 a 40 horas semanais e de 110 horas mensais, por ganhos de R$ 427,56 a R$ 2.684,43.
 
As inscrições serão realizadas na Sede da Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida Celso Ramos nº 1914, Centro, das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00.
 
A seleção será feita em duas etapas, a primeira através de prova escrita, prevista para ser aplicada no dia 16 de novembro de 2014, às 9, nas dependências da Escola Municipal Vicente Vieira, situada à Rua Antônio Ladislau de Araújo nº 802, Centro e a segunda por meio de avaliação de títulos.
 
A divulgação do gabarito provavelmente ocorrerá no dia 17 de novembro de 2014, no site e no mural da Prefeitura. De acordo com o edital, o resultado final com a relação dos candidatos classificados será divulgado no site: www.garuva.sc.gov.br e no mural da Prefeitura no dia 12 de dezembro de 2014 a partir das 9h00.
 
O candidato classificado será contratado de acordo com a necessidade da Secretaria Municipal de Educação, por um período de até 11 meses, prorrogável a critério da Secretaria. O processo seletivo será valido para o ano letivo de 2015.

Prefeitura de Aracruz - ES abre processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Aracruz, estado do Espírito Santo, lançou edital Nº 003/2014 de processo seletivo para contratação de 30 profissionais mais cadastro reserva de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão salários de até R$ 2.145,99,mais auxílio alimentação de R$ 250,00.
 
Ficam reservados 5% do total geral das vagas, destinadas aos candidatos com deficiência que seja compatível com a atividade escolhida.
 
As chances são para os cargos de Enfermeiro Plantonista, Médico (Clínico Geral e Pediatra), Agente Administrativo, Técnico de Enfermagem, Assistente Administrativo, Guarda Patrimonial e Auxiliar de Serviços Gerais.
 
As inscrições serão realizadas nos dias 30 e 31 de outubro de 2014, das 09h00min às 17h00min, na EMEF Placidino Passos, localizada na Rua Leopoldo Barcelos Rangel, nº 113, Bairro Polivalente, Aracruz/ES.
 
Em caso de inscrição via correios, a documentação deverá ser remetida através de SEDEX HOJE para a Secretaria Municipal de Saúde (Aos cuidados da Comissão de Processo Seletivo Simplificado para atender a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA), sito a Av. Morobá, n.º 20 – Bairro Morobá – Aracruz/ES, CEP: 29192-733 em envelope lacrado, contendo todas as folhas numeradas e rubricadas.
 
O processo seletivo será realizado por meio de avaliação de títulos.

O processo seletivo terá validade de 12 meses, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no site da Prefeitura - www.pma.es.gov.br.

Anvisa suspende enxaguante bucal, tinta para tatuagem e diversos outros produtos e medicamentos

A Anvisa determinou, nesta quarta-feira (22/10), a suspensão da distribuição, comercialização e uso de sete (7) lotes do produto
 
Os lotes foram fabricados entre 21 e 26 de fevereiro de 2014 pela empresa Colgate-Palmolive Industrial Ltda. O fabricante comunicou o recolhimento voluntário dos lotes após detectar níveis microbiológicos acima dos limites para a bactéria Burkholderia cepacia. Os lotes suspensos são os (L) 4053BR122C, (L) 4054BR121C, (L) 4054BR122C, (L) 4055BR122C, (L) 4056BR122C, (L) 4057BR121C e (L) 4057BR122C.
 
A agência proibiu a distribuição e a comercialização do lote MO5-LOT0307 do produto Açúcar Cristal, marca Nevada. O produto foi fabricado pela empresa Mercavalle Mercantil Vale do Sol Ltda e possui validade até 07/03/2016. O lote apresentou resultado insatisfatório na análise de matéria estranha macroscópica e microscópica, onde se constatou excremento e pelo de roedor acima do limite de tolerância estabelecido, indicando risco à saúde humana e falhas das Boas Práticas.
 
A suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso de todos os lotes do produto Máscara Simidefinitiva 2 – New Liss Hair, uso profissional, 1L, se deve ao resultado insatisfatório obtido no ensaio de Análise de Rotulagem e Teor de Formaldeído e à ausência de registro ou notificação nesta Agência. O produto é fabricado pela empresa Hero Cosméticos Indústria e Comércio Ltda.
 
Cinco lotes do medicamento Dorilen, solução injetável 50 amp x 2ml (dipirona + cloridrato de adifenina + cloridrato de prometazina) foram suspensos. A empresa fabricante, Legrand Pharma Indústria Farmacêutica Ltda, comunicou o recolhimento voluntário dos lotes em razão da presença de partículas em algumas ampolas dos lotes 538237.1, 538237.2, 538237.3, 578633.1 e 578633.2.
 
A agência suspendeu também a distribuição, comercialização e uso dos lotes 1100514 (validade: 09/2015) do Shampoo Equilibrante TMN Turmalina Plástica dos fios; 1300514 (validade: 10/2015) do Shampoo Marroquina Step 1; 1300515 (validade: 10/2015) do Shampoo Bio Thermic Anti Resíduos e 1400415 (validade: 10/2015) do Shampoo Bio Thermic Repositor, marca Beaty Hair. Os produtos, fabricados pela empresa Luso I Comércio e Indústria Ltda, apresentaram resultados insatisfatórios no ensaio de determinação de pH. Também foram suspensas todas as tintas para tatuagem das marcas Alla Prima e Bloodline. Os produtos não possuem registro na Anvisa.
 
Suspensão de publicidade
Foi determinada a suspensão de todas as publicidades que atribuam propriedades de emagrecimento ao produto Kit Drena Corpus. O produto estava sendo divulgado irregularmente, em endereços eletrônicos sob domínio da empresa Shop Express Ltda, em desacordo com o registro na Anvisa.
 
Também foi comprovada a divulgação irregular, em diversos sites na internet, dos produtos Chá de Amora Miura, marca Mamoru Yamamoto; Chá Folha de Amora Miura; Amora 60 Cápsulas 500mg, marca Pro-Ervas; Chá de Amora Miura, marca O Chá que cura; Chá Natural Amora Miúra, marca Amora Miúra; Amora Miura (Morus nigra L), marca Chá & Cia; Cápsulas de Amora Miura (Morus Nigra L), marca Vita Vita e Amora Miura em Cápsulas, marca Beautiful Life. Todas as publicidades dos produtos acima, que atribuam alegações não estabelecidas pela legislação sanitária, estão suspensas.
 
As publicidades do alimento Maca Peruana Red com Cromo, Andes Premium, em cápsulas, que atribuam alegações não estabelecidas pela legislação, também foram suspensas. O alimento estava sendo anunciado pela empresa King D Com. Ltda atribuições que podem induzir o consumidor ao engano em relação à verdadeira natureza do produto.
 
Interdições cautelares
Foi interditado cautelarmente o lote 578 do produto Pimenta do Reino Moída, marca K-Delícia, fabricado por Mauro Jeremias Silva - EPP. O lote apresentou fragmentos de inseto acima do limite de tolerância estabelecido.
 
Também foi determinada a interdição cautelar do lote 582 do produto Orégano, marca K-Delícia, embalagem de 30g. O lote também foi fabricado por Mauro Jeremias Silva – EPP e apresentou fragmentos de insetos acima do limite de tolerância estabelecido.
 
O lote 1081/13 do medicamento Carbamazepina 20mg/ml, suspensão oral, fabricado por Hipolabor Farmacêutica Ltda foi interditado cautelarmente por causa do resultado insatisfatório obtido no ensaio de aspecto, onde apresentou líquido viscoso incolor, com sedimento de cor branca que não se dispersa mesmo após agitação vigorosa. Interdições cautelares vigoram pelo prazo de 90 dias.
 
Confira as publicações no Diário Oficial da União.
 
Entenda mais sobre os limites de tolerância para matérias estranhas em alimentos e bebidas lendo a notícia sobre a RDC 14/2014.
 
Assessoria de Imprensa da ANVISA

Humor: É bola no Brasil

De sono a câncer: veja males causados por luz artificial

Estudos mostram que a exposição de luzes de tablets, computadores e smartphones podem ser prejudiciais
 
A luz artificial mudou a forma como a raça humana viveu os últimos 100 anos. Mas as preocupações estão aumentando acerca da exposição a ela, que, estima-se, quadriplicou entre 1950 e 2000. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
 
Mesmo para quem não trabalha durante a noite, é praticamente impossível evitar o ofuscamento noturno a partir de lâmpadas de rua, lanternas de carros e luzes de TVs, computadores e smartphones.
 
Este tipo de iluminação afeta o ritmo circadiano – o relógio biológico do corpo – e a produção de melanina, hormônio liberado pela glândula pineal.
 
Veja, a seguir, de que forma este processo pode gerar problemas e afetar a sua saúde:
 
Quilinhos a mais
Cientistas da Universidade de Northwestern, em Chicago, descobriram recentemente que a exposição à luz de computadores e smartphones podem levar ao ganho de peso. Ela aumentaria a angústia da fome e pode fazer isso durar por horas.
 
Uma razão apontada é que estes aparelhos emitem mais luz azul, do tipo que geralmente funciona como uma chamada para o relógio do corpo acordar e repor seus estoques de energia.
 
O estudo mostrou que a exposição por três horas durante a noite estimula o apetite.
 
Risco de câncer
O uso ocasional de dispositivos tarde da noite não deve trazer danos, mas, repetidamente, pode aumentar o risco de câncer. Um relatório publicado no European Journal of Cancer Prevention mostrou uma análise de 16 estudos nesse sentido. Pesquisadores de uma universidade chinesa descobriram que o hábito pode aumentar em até 17% as chances do câncer de mama.
 
Outros estudos mostraram que enfermeiras que trabalham durante a noite podem sentir esse efeito – uma teoria é que isso corrompe o equilíbrio hormonal do corpo e cria o ambiente ideal para o desenvolvimento do câncer.

Leia também:

Cientistas descobrem que luz azul pode ser melhor do que café para estimular o cérebro

Ficar na frente do computador antes do jantar aumenta a fome, revela estudo

Luz azul dos celulares e tablets pode causar degeneração na retina

Assistir TV e usar o computador até tarde pode causar depressão

Luz natural no escritório faz bem para a saúde

 
Crianças ansiosas
Pesquisa realizada com animais sugere que a exposição noturna à luz torna as crianças mais ansiosas. Um estudo publicado no jornal Physiologu and Behaviour mostrou que bebês de ratos expostos à luz durante a noite apresentaram mais sinais de estresse e ansiedade do que os que dormiram na escuridão, provavelmente por ter aumentado os níveis do hormônio do estresse, o cortisol.
 
Outra pesquisa, publicada no mês passado, mostrou que crianças podem ser mais suscetíveis à supressão da melatonina do que os adultos.
 
Diabetes tipo 2
Uma pesquisa publicada no jornal Chronobiology International mostrou que os idosos são mais propensos a desenvolver diabetes ao se sentarem por quatro horas diante de luzes brilhantes antes de se deitar.
 
Cientistas japoneses verificaram que pacientes expostos a luzes brilhantes à noite se mostraram 50% mais propensos a desenvolver a doença. Isso pode ser explicado pelo fato de o relógio do corpo ter um papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue.
 
Mau humor
Enquanto uma boa noite de sono pode fazer muito bem, a exposição noturna à luz pode ter o efeito oposto em sua saúde mental e psíquica. Estudos recentes da Universidade de Ohio mostraram que hamsters fêmeas expostas à luz durante a noite demonstraram sinais de mau humor e depressão.
 
Cientistas descobriram que os animais também apresentavam níveis mais elevados de sangue de fator de necrose tumoral, proteína que envia mensagens em resposta à lesões ou inflamações. A elevação constante dessa proteína também tem sido associada à depressão.
 
Sonolência durante o dia
A exposição à luz azul – o tipo que vem de smartphones, tablets e laptops – pode fazer com que você se sinta sonolento no dia seguinte, mesmo que tenha tido uma boa noite de sono. Essa é a conclusão de um estudo recente da Universidade de Tsukuba, no Japão, onde nove homens foram expostos à luz azul ou a nenhuma luz por duas horas antes de irem para a cama.
 
Embora tenham dormido o mesmo tempo, na manhã seguinte os pesquisadores notaram que os altos níveis de sonolência estavam entre os que tiveram expostos à luz azul. O metabolismo deles se tornou mais lento, sugerindo que este tipo de luz interrompe a habilidade do relógio do corpo de dar início às atividades pela manhã.
 
Terra

Queda da libido feminina pode ser culpa de objetos plásticos

Estudo americano alerta para disfunção hormonal causada por composto químico
 
O contato com ftalatos, composto químico encontrado em materiais plásticos desde canos de PVC até cortinas de banheiro, painel de carros e embalagens, pode ser o culpado pela queda do interesse das mulheres por sexo. Um estudo apresentado na American Society for Reproductive Medicine concluiu que quem tem maior concentração do componente no corpo costuma dizer "hoje não, querido" com duas vezes mais frequência. 
 
Estudos anteriores já haviam relacionado o ftalatos a diabetes e asma, além de "feminilizar" o cérebro dos bebês de sexo masculino. A Organização Mundial da Saúde alertou para "sérias implicações na saúde" que o composto pode causar, tanto nos sistemas físico como psicológico. Em relação as questões sexuais, ele interfere no equilíbrio hormonal causando disfunções de estrógeno e testosterona, ambos envolvidos com a libido.
 
"Para muitas mulheres que perdem a libido, não há explicações tão óbvias para isso acontecer, por isso é preciso saber qual a influência dos compostos químicos nisso", explica a Dra. Emily Marrett.
 
Além do contato direto, o ftalatos entra no corpo pela comida - principalmente por causa das embalagens - e até respiração. "Uma das recomendações é reduzir potencialmente o consumo de alimentos processados", diz a especialista.
 
A libido feminina pode ser também influenciada pelo cigarro, medicação, dar à luz, trocar de emprego, entre outros fatores.
 
Terra

Sete desafios de sustentabilidade para a Saúde

Estudo da consultoria Ideia Sustentável presenta a necessidade de mudanças de gestão estratégicas rumo ao desenvolvimento sustentável
 
Sem diálogo organizado, o Brasil precisa aliar o progresso social ao econômico. A constatação foi consenso entre especialistas ouvidos pela consultoria Ideia Sustentável, que acaba de lançar o terceiro de uma série de quatro estudos da iniciativa NEXT - Observatório de Tendências em Sustentabilidade.

Com o tema "Sete Desafios de Saúde e Sustentabilidade", a empresa apresenta os desafios de sustentabilidade relacionados ao setor da saúde que abordam desde a responsabilidade individual sobre o bem-estar até os impactos socioambientais e econômicos do setor.

Os sete desafios mapeados foram Responsabilidade individual; Visão integral da saúde; Meio ambiente como causa e cura de doenças; Saúde como estratégia de sustentabilidade das empresas; Gestão de impactos; Tecnologias mais acessíveis; e Novos produtos e serviços.

Os temas foram definidos em conjunto com a Fundação Espaço ECO®, seguindo dois critérios básicos: a relevância do público-alvo principal (e a sua capacidade de produzir mudanças) e o potencial para gerar transformação em um determinado setor. Neste caso, o fator preponderante é a importância do setor da saúde para a competitividade de uma nação, uma vez que a produtividade depende de cidadãos saudáveis.

Dentre outros apoiadores estão o Instituto Saúde e Sustentabilidade, por meio de seu projeto Virada da Saúde, do Hospital Sírio-Libanês, Unimed, da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) e da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma).

"Muitas doenças que assolam a população mundial poderiam ser minimizadas com países mais sustentáveis; segundo o Instituto Trata Brasil, numa lista de 200 países, o Brasil é o 112º no ranking em qualidade de saneamento básico.

A falta de um sistema de saneamento adequado gera uma série de doenças na população, como Diarreia, Cólera, Hepatites, Leptospirose, entre outras. Além disso, estima-se que a cada R$ 1,00 gastos com tratamento de esgoto, são economizados R$ 4,00 em saúde pública", afirma Roberto Araújo, diretor-presidente da Fundação Espaço ECO®, destacando os desafios que tratam das questões ambientais, bem como a importância de ter hábitos saudáveis de alimentação e do investimento em tecnologias que permitam o diagnóstico precoce de doenças.

O estudo traça tendências para o setor e desafios que visam apresentar uma provocação ou meta que, a partir de mudanças de visões e práticas, traz benefícios e impactos positivos para a economia, a sociedade e o planeta.

Uma das tendências apresentados foi o Desafio Zero, que aborda a necessidade da eficiência da gestão da saúde desde a atenção básica até os atendimentos de média e alta complexidade. Entretanto, este aspecto não contou com a validação dos especialistas ouvidos, pois, segundo eles, apesar de relevante na teoria, trata-se de um tema difícil na prática.

Para que essa evolução seja possível, governos, profissionais, sociedade civil, setor farmacêutico e demais atores do sistema devem atuar conjuntamente. Mas, para muitos entrevistados, não existe no Brasil um diálogo organizado na área.

De acordo com o diretor-presidente da Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, surge assim a necessidade de um valor compartilhado, que baseia os sete desafios apresentados.

Segundo ele, esta ideia traz uma nova concepção de sucesso econômico, aquele que aumenta a competitividade ao mesmo tempo em que melhora as condições socioeconômicas das comunidades do entorno. Ou seja, na área da saúde, este valor está relacionado aos resultados atingidos em benefício do paciente.

Paciente este que, segundo o primeiro desafio, deve cuidar de sua própria saúde. As pessoas buscam atualmente o melhor modo como viver e isso depende de suas escolhas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), se fatores de risco importantes - como tabagismo, alimentação não saudável, inatividade física, estresse, obesidade e consumo de álcool - fossem eliminados por meio de mudanças de hábitos, pelo menos 80% de todas as doenças do coração, dos derrames e dos diabetes do tipo 2 seriam evitadas.

Os demais desafios abordam questões relacionadas ao setor e as empresas de modo geral, principalmente, como elas podem promover um estilo de vida saudável de seus colaboradores, como a área da saúde deve gerir seus impactos socioambientais e ampliar a oferta de inovações à saúde.

Em dezembro o NEXT apresentará seu último estudo que abordará a temática das ferramentas de gestão para a sustentabilidade.

Saúde Web

Facebook de olho em você: Ações da rede social polemizam relação privacidade e lucro

Artigo relata que o Facebook pode estar de olho no espaço de saúde para criar novas comunidades e aplicativos
 
O Facebook, que já é especialista na criação de comunidades, na coleta rica de informações sobre seus membros e no desenvolvimento de uma poderosa ferramenta de busca, está, supostamente, de olho no mercado de serviços de saúde com algumas intenções – embora talvez use um pseudônimo.

A empresa está considerando criar redes de suporte online que conectem pessoas com diversas condições médicas, e um pequeno grupo interno está revisando aplicativos de “cuidados preventivos”, de acordo com a Reuters. O Facebook pode usar um subproduto ou uma empresa separada para operar essas iniciativas de saúde, segundo o serviço de notícias.

Por mais que eu poste, vez ou outra, uma queixa sobre dor de cabeça ou um resfriado no meu feed do Facebook, não me sinto confortável com a ideia de confiar à empresa (sob qualquer nome) informações mais significativas sobre minhas condições médicas. Na semana passada, a empresa publicou um mea culpa público prometendo “ser melhor” depois de obrigar, anteriormente, que drag queens, transgéneros, vítimas de perseguição (stalking) e outros utilizassem seus nomes verdadeiros nas contas do Facebook.

Parte da sede do Facebook pelo mercado de saúde veio depois que foi confirmado que usuários diabéticos utilizam o site para buscar conselhos sobre a condição, contou um ex-funcionário do Facebook à Reuters. É claro que os negócios fazem análises e diagnósticos sobre como seus consumidores utilizam produtos ou serviços. Mas, quando se tem o nome real dos usuários, o nome de seus amigos mais próximos e membros da família e, agora, acrescentar informações de saúde, os pelinhos na minha nuca até arrepiam – a não ser que exista um acordo de privacidade muito claro e muito firme.

Comunidades online para pacientes com condições crônicas, como diabetes, câncer, fibromialgia ou síndrome da fadiga crônica não são novidade. Geralmente, eles oferecem aos pacientes, familiares e cuidadores, informações sobre a condição e tratamento, apoio, áreas de bate-papo e, em alguns casos, compras. Mas, privacidade e lucro são tópicos delicados.

Enquanto alguns pacientes compartilham abertamente informações sobre suas condições, outros preferem não compartilhar essa informação com colegas, empregadores e com o resto do mundo. Com termos de serviço complexos, que sofrem constantes alterações, e um histórico problemático com a garantia da privacidade dos usuários, o Facebook terá dificuldade para convencer alguns usuários de que irá tratar informações relacionadas à saúde de modo diferente de vídeos de animais e reclamações sobre o atendimento de um restaurante.

Enquanto novos sites começam do zero e devem provar aos usuários que são confiáveis, a comunidade de saúde do Facebook começa devendo para alguns. Na semana passada, a empresa se desculpou por brincar com os sentimentos dos usuários em seu experimento de manipulação de humor.

Questões de privacidade foram levantadas mais uma vez na semana passada, quando o Facebook lançou uma versão renovada o Atlas, serviço de propaganda adquirido em 2013 da Microsoft. O software foi desenhado para permitir que anunciantes utilizem informações de usuários do Facebook para enviar anúncios em sites externos, especialmente em tablets e smartphones, o que levanta questões sobre invasões.

“Isso expande a economia de vigilância nos aspectos mais íntimos e importantes da vida das pessoas”, especialmente quando se trata de alvos em múltiplos dispositivos, disse Neil Richards, professor de direito da Universidade Washington em St. Luis, que estuda privacidade digital, em entrevista à PCWorld
 
Saúde Web

Abuso de álcool por jovens pode causar hipertensão mais tarde

"Este estudo sobre o uso de álcool na idade adulta pode fornecer informações sobre o desenvolvimento precoce de hipertensão ", diz a médica
 
Abusar de bebidas alcoólicas no início da fase adulta aumenta a probabilidade de se desenvolver hipertensão mais tarde, aponta uma pesquisa apresentada no congresso ASN Kidney Week 2014, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. No estudo, o baixo e moderado consumo de álcool no início da idade adulta também foi associado à diminuição da probabilidade de hipertensão nos anos seguintes.
 
Pesquisadores liderados por Sarah Twichell analisaram os dados de um estudo que acompanharam crianças que tinham entre oito e 14 anos a partir de 1996. Exames de saúde detalhados eram realizados a cada ano. A equipe analisou informações sobre os mais de oito mil participantes até 2010.
 
Em homens adultos jovens, o consumo excessivo de álcool frequente foi associado com uma probabilidade de desenvolver hipertensão 1,7 vez maior daqueles que bebiam moderadamente. Para mulheres, o uso leve e moderado de álcool foi relacionado a um risco significativamente reduzido de hipertensão.
 
— Este estudo sobre o uso de álcool na idade adulta pode fornecer informações sobre o desenvolvimento precoce de hipertensão — explica Sarah.

Zero Hora

Dormir pouco ou muito pode afetar o intestino

A colite ulcerativa tem origem inflamatória e afeta o revestimento do intestino grosso e o reto
 
Quem não dorme o mínimo recomendado — de sete a oito horas por noite —, pode ter um maior risco de desenvolver colite ulcerativa, de acordo com um novo estudo da Clinical Gastroenterology and Hepatology. A doença tem origem inflamatória e afeta o revestimento do intestino grosso e o reto.
 
— Nossos resultados indicam que a colite ulcerativa pode, potencialmente, ser acrescentado à lista de doenças potencializadas pela falta de sono. Descobrimos que menos de seis horas e mais de nove horas de sono por dia estão associadas a um maior risco de desenvolver o problema — disse o principal autor do estudo, Ashwin N. Ananthakrishnan.

Leia também:

Conheça 13 causas de constipação intestinal

Conheça as principais doenças que atingem o ânus e o reto

Novo tratamento se mostra promissor contra a doença de Crohn e a colite ulcerosa

Falta de conhecimento causa insegurança a quem sofre de males intestinais

Tudo que você sempre quis saber sobre puns e nunca teve coragem de perguntar

Transplante de fezes vira arma contra doença que causa diarreias persistentes

 
Em um estudo anterior, Ananthakrishnan e seus colegas relataram que a má qualidade do sono também aumenta duas vezes o risco de desenvolvimento da doença de Crohn em seis meses.
 
— Todos estes dados, em conjunto, corroboram o impacto das perturbações do sono no sistema imunológico. Também alerta sobre a necessidade de os médicos obterem informações sobre a duração e a qualidade do sono como um parâmetro importante de saúde em pacientes com doenças inflamatórias intestinais — explicou.
 
Os autores, porém, reconhecem que há limitações no estudo. Em primeiro lugar, a população do estudo é constituída predominantemente por enfermeiras brancas e, portanto, não é representativo do gênero e distribuição étnica na população em geral. Eles ressaltam que futuros estudos são necessários para entender melhor os mecanismos pelos quais o sono pode influenciar a inflamação intestinal.

Zero Hora

Mitos e verdades sobre o poder dos chás

Especialistas comentam as principais dúvidas sobre uma das bebidas mais consumidas do mundo
 
Ele pode ser quente, frio, suave ou amargo, mas seus benefícios são inegáveis. O chá é uma das bebidas mais consumidas do mundo. A pedido de ZH, a nutricionista e professora de Nutrição do Centro Universitário Metodista IPA Heloísa Helena Carvalho e a farmacêutica e especialista em fitoterapia Graciana Neumann desvendaram mitos e verdades sobre a bebida.
 
Confira:
 
1 – Chá é melhor que café
Mito
 
Depende, pois o excesso de café pode causar ansiedade, papitações e falta de sono. Assim como o excesso de chá, principalmente os de espécie Camela sinensis (chá preto e chá verde), pois esses possuem quantidades de cafeína parecidas com as do café (entende-se por excesso mais de 5 xícaras por dia). Os chás quando em exagero, podem irritar a mucosa gástrica favorecendo o aparecimento de gastrite e prejudicando os rins.
 
2 – O chá verde emagrece
Verdade
 
Estudos relatam que o chá verde pode emagrecer pois é diurético, diminui a ansiedade, aumenta o metabolismo das gorduras e faz o corpo gastar mais calorias, mas é claro que o efeito emagrecedor deve ser sempre associado a um plano alimentar adequado e a pratica de exercícios físicos.
 
3 – Os chás são bons para acompanhar as refeições
Mito
 
Estudos apontam que alguns tipos de chá podem prejudicar a absorção de ferro.
O chá preto e o chá verde contém taninos que se complexam ao ferro impedindo sua absorção. Outros chás, como o de hortelã, são digestivos, auxiliando na digestão e absorção de nutrientes, são bons para serem tomados após a digestão.

 
4 – Chás retardam o envelhecimento
Verdade
 
O chá verde apresenta substâncias como bioflavonóides e catequinas, que combatem radicais livres, protegem contra raios ultravioleta e estimulam a produção de colágeno.  Todos esses efeitos são de ação antienvelhecimento, além disso, os taninos presentes  possuem propriedades antisséptica e adstringente, ideais para peles oleosas.

Leia também:

Diferenças entre chá e infusão

Consumo de chás exige cuidado

Conheça os melhores chás para se aquecer durante o inverno

Chás terapêuticos protegem a saúde

Plantas medicinais – problemas comuns da vida moderna

Os melhores chás emagrecedores

Retenção de líquidos e chás diuréticos


5 – Chá tem o poder de curar gripes ou infecções
Mito
 
O chá verde possui uma substância chamada etilemina, que ajuda as células imunológicas a combaterem antígenos (vírus). Os polifenóis do chá verde também bloqueiam a respostas aos estímulos que desencadeiam a rinite alérgica. Apesar disso, os chás não possuem o poder de curar gripes e infecções, apenas são benéficos como expectorantes, amenizando sintomas da gripe. Nesses casos, eles servem como alternativa de hidratação.
 
6 – O chá tem prazo de validade
Verdade
 
O prazo de validade deve seguir sempre o da embalagem. Quanto a ingestão, o ideal é beber logo após o preparo, no máximo até 3h depois, antes que as substancias sejam oxidadas pelo ar processo que, em resumo, faz com quem percam a eficácia. A luz, o oxigênio e a temperatura ambiente influenciam na degradação dos compostos benéficos.
 
7 – Chá ajuda na hidratação do corpo
verdade
 
Depende da quantidade e do tipo de chá ingerido. Acima de 5 xícaras de chá verde por dia a diurese aumenta e o corpo perde água e eletrólitos, portanto o ideal é no máximo 3 xícaras de chá verde ou branco por dia aliando a outros líquidos como água e sucos.
 
Mas cuidado: o uso indiscriminado dos chás pode trazer prejuízos, pois algumas ervas interagem com determinados medicamentos, anulando o efeito destes ou causando reações indesejáveis.
 
Zero Hora