Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Mitos e verdades sobre o poder dos chás

Especialistas comentam as principais dúvidas sobre uma das bebidas mais consumidas do mundo
 
Ele pode ser quente, frio, suave ou amargo, mas seus benefícios são inegáveis. O chá é uma das bebidas mais consumidas do mundo. A pedido de ZH, a nutricionista e professora de Nutrição do Centro Universitário Metodista IPA Heloísa Helena Carvalho e a farmacêutica e especialista em fitoterapia Graciana Neumann desvendaram mitos e verdades sobre a bebida.
 
Confira:
 
1 – Chá é melhor que café
Mito
 
Depende, pois o excesso de café pode causar ansiedade, papitações e falta de sono. Assim como o excesso de chá, principalmente os de espécie Camela sinensis (chá preto e chá verde), pois esses possuem quantidades de cafeína parecidas com as do café (entende-se por excesso mais de 5 xícaras por dia). Os chás quando em exagero, podem irritar a mucosa gástrica favorecendo o aparecimento de gastrite e prejudicando os rins.
 
2 – O chá verde emagrece
Verdade
 
Estudos relatam que o chá verde pode emagrecer pois é diurético, diminui a ansiedade, aumenta o metabolismo das gorduras e faz o corpo gastar mais calorias, mas é claro que o efeito emagrecedor deve ser sempre associado a um plano alimentar adequado e a pratica de exercícios físicos.
 
3 – Os chás são bons para acompanhar as refeições
Mito
 
Estudos apontam que alguns tipos de chá podem prejudicar a absorção de ferro.
O chá preto e o chá verde contém taninos que se complexam ao ferro impedindo sua absorção. Outros chás, como o de hortelã, são digestivos, auxiliando na digestão e absorção de nutrientes, são bons para serem tomados após a digestão.

 
4 – Chás retardam o envelhecimento
Verdade
 
O chá verde apresenta substâncias como bioflavonóides e catequinas, que combatem radicais livres, protegem contra raios ultravioleta e estimulam a produção de colágeno.  Todos esses efeitos são de ação antienvelhecimento, além disso, os taninos presentes  possuem propriedades antisséptica e adstringente, ideais para peles oleosas.

Leia também:

Diferenças entre chá e infusão

Consumo de chás exige cuidado

Conheça os melhores chás para se aquecer durante o inverno

Chás terapêuticos protegem a saúde

Plantas medicinais – problemas comuns da vida moderna

Os melhores chás emagrecedores

Retenção de líquidos e chás diuréticos


5 – Chá tem o poder de curar gripes ou infecções
Mito
 
O chá verde possui uma substância chamada etilemina, que ajuda as células imunológicas a combaterem antígenos (vírus). Os polifenóis do chá verde também bloqueiam a respostas aos estímulos que desencadeiam a rinite alérgica. Apesar disso, os chás não possuem o poder de curar gripes e infecções, apenas são benéficos como expectorantes, amenizando sintomas da gripe. Nesses casos, eles servem como alternativa de hidratação.
 
6 – O chá tem prazo de validade
Verdade
 
O prazo de validade deve seguir sempre o da embalagem. Quanto a ingestão, o ideal é beber logo após o preparo, no máximo até 3h depois, antes que as substancias sejam oxidadas pelo ar processo que, em resumo, faz com quem percam a eficácia. A luz, o oxigênio e a temperatura ambiente influenciam na degradação dos compostos benéficos.
 
7 – Chá ajuda na hidratação do corpo
verdade
 
Depende da quantidade e do tipo de chá ingerido. Acima de 5 xícaras de chá verde por dia a diurese aumenta e o corpo perde água e eletrólitos, portanto o ideal é no máximo 3 xícaras de chá verde ou branco por dia aliando a outros líquidos como água e sucos.
 
Mas cuidado: o uso indiscriminado dos chás pode trazer prejuízos, pois algumas ervas interagem com determinados medicamentos, anulando o efeito destes ou causando reações indesejáveis.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário