Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Data de validade dos medicamentos – Ela significa alguma coisa?

Pense que você está com uma dor de cabeça lancinante. Corre à sua farmácia caseira atrás de um analgésico e constata que a data de validade do medicamento está vencida há dois anos. Você o tomaria ou não? E se decidir tomar a droga, será um erro fatal ou você simplesmente continuará com sua dor de cabeça?
 
A data de validade (data de expiração) está lá por alguma razão. Provavelmente não pela que você pensou. A Harvard Medical School , comenta o importante assunto trazendo-nos preciosas informações: Desde que uma lei passou no congresso americano em 1979, os fabricantes de drogas daquele país têm que estampar a data de validade em seus produtos.Essa é a data que o fabricante coloca como limite para garantir a potência e a segurança total da droga.
 
Atente para a informação a seguir: as Forças Armadas Americanas (leia-se Pentágono) encomendaram ao poderoso Food and Drug Admnistration (FDA) um estudo sob sua condução, sobre a data de validade das drogas. Com um imenso e caríssimo estoque de medicamentos, os militares tinham que descartar e repor uma enorme quantidade de drogas todos os anos.
 
O que eles descobriram no estudo foi que mais de 90% das mais de 100 drogas investigadas, estavam perfeitamente boas para uso até 15 anos da data de validade.

Então, a data de validade não indica realmente um ponto a partir do qual a medicação não é mais efetiva ou é insegura para ser usada. As autoridades médicas americanas declaram que drogas expiradas são seguras para serem tomadas, mesmo aquelas expiradas anos atrás. Uma rara exceção pode ser a tetraciclina, mas ainda há controvérsia entre os pesquisadores.
 
É uma verdade que a efetividade de uma droga pode diminuir com o tempo, mas a maioria de sua potência original ainda estará lá mesmo uma década depois. Excluindo a nitroglicerina, insulina e antibióticos líquidos, a maior parte dos medicamentos duram tanto quanto as estudadas para resolver o problema das Forças Armadas Americanas.
 
Outra grande verdade, é que se colocarmos os medicamentos em lugar frio, como nosso refrigerador, isso ajudará para que as drogas continuem potentes por muitos anos. Devem ser colocadas em uma dessas embalagens plásticas lacradas, bem alto, longe do alcance de crianças.
 
A partir dessas informações veiculadas pela Harvard Medical School, podemos conjecturar então que a data de expiração dos medicamentos deveria ser estendida pelos prazos mais seguros, descobertos pelo importante e esclarecedor estudo. Provavelmente a resposta dos fabricantes seja mesmo que as datas de validade são assim tão conservadoras para que os laboratórios possam garantir que suas drogas são 100% efetivas. E que são despendidos, constantemente, muitas centenas de milhões de dólares na pesquisa de novos medicamentos, para centenas de enfermidades que acometem os seres humanos e os animais, portanto o descarte é razoável.
 
Conjecturas à parte, num assunto tão sério creio que o sentido comum deve prevalecer: vale repetir que devemos manter nossos medicamentos na geladeira, em estojo próprio e seguro, em lugar alto (longe do alcance das crianças). E se é muito importante que seu medicamento seja absolutamente 100% efetivo, considere comprar um novo.
 
Encerrando, tomei conhecimento há algum tempo, sobre uma interessante e solidária campanha comunitária encetada pela JudiciMed, órgão da Associação dos Magistrados, na angariação de medicamentos não usados, para serem doados após triagem e organização. Bela campanha onde muitos são e serão beneficiados. Ações como essa deveriam ser multiplicadas em todo o país por clubes de serviço, supermercados, escolas, etc., porquanto são tantos os que necessitam de medicamentos tão caros!
 
Corpo Saun

Conheça 23 comidas servidas em hospitais ao redor do mundo

São Paulo / Brasil: Arroz, carne, legume, purê de batatas,
salada, suco e melão
Geralmente quando se fala em comida de hospital, logo as pessoas fazem aquela careta de nojo, ou pelo menos pensam em alguma coisa bem sem sal e sem açúcar "sem graça", mas saiba que isso não é bem verdade... claro que um hospital que se preze provavelmente não vai servir uma comida pingando óleo pra acabar de matar o paciente fazer mal às pessoas, e algumas regras devem ser cumpridas, como diminuir a quantidade de sal, e coisas óbvias que deveriam ser respeitadas mesmo fora de um ambiente hospitalar...
 
Por esse motivo fizemos um ranking que mostra comidas servidas em 23 hospitais de vários países espalhados pelo globo, e podemos garantir que após observar o cardápio de alguns deles você vai ficar com água na boca, além de perceber que toda essa fama pode muitas vezes ser puro preconceito.
 
1 - Califórnia, EUA
Cheeseburger e batatas fritas
 
2 - Sydney, Austrália
Sopa de abóbora, damasco, frango, ervilhas e purê de batata
 
3 - Polônia
Pão, picles e salsicha
 
4 - Richmond, Canadá
Carne de porco, bok choy, e melão
 
5 - Estónia
Purê de batatas, pepino, tomates e bolo de chocolate
 
6 - Huddinge, Suécia
Frango ao curry, arroz, legume e uma laranja
 
7 - Massachusetts, EUA
Salada, sopa de galinha e biscoitos
 
Seul, Coréia: Arroz, salada, macarrão, ovos, carne
(e isso porque é um hospital infantil)
8 - Seul, Coréia do Sul
Arroz, salada, macarrão, ovos, carne (e isso porque é um hospital infantil)
 
9 - Malvern, Austrália
Pão, carne, sopa de legume, purê de batatas e frutas
 
10 - Japão
Caixa bento (marmita) com legumes frescos, carne, peixe, tempurá, noodles e outras guloseimas japonesas
 
11 - Dubai, Emirados Árabes Unidos
Macarrão, salada, pão e bolo
 
12 Penang, Malásia
Açafrão e fatias de frango fritas com arroz e legumes, sopa, e uma maçã. E frango assado com couve-flor, brócolis, purê de batatas e sopa de espinafre
 

Paris, França: Peixe, frango, salada, pão e uma fatia de torta 
13 - Paris, França
Peixe, frango, salada, pão e uma fatia de torta
 
14 - Malásia
Macarrão e frango assado
 
15 - Chennai, Índia
Chapati ao curry e arroz com macarrão
 
16 - Inglaterra
Torta de cebola, purê de batatas, salada de legume, banana e sopa Minestrone
 
17 - Noruega
Pão, salada, e o que parece ser um hambúrguer
 
18 - Joanesburgo, África do Sul
Ovos poché, linguiça, tomate, pão e torradas
 
19 - Tóquio, Japão
Picles, sopa miso, arroz, e o que parece ser frango
 
20 - Alemanha
Schnitzel, spätzle (bolinho de noodles), salada e bolo
 
21 - Jacarta, Indonésia
Macarrão, frango, ovos e mingau de arroz
 
22 - Nova York, EUA
Salmão com molho de açafrão, arroz, abóbora, e bolo de banana
 
23 - São Paulo, Brasil
Arroz, carne, legume, purê de batatas, salada, suco e melão

Curto e Curioso

5 enormes avanços médicos nascidos de erros ainda maiores

Há um entendimento tácito por trás de cada avanço médico, sejam eles transplantes de órgãos, cirurgias complicadas ou vacinas para a erradicação de doenças – um monte de pessoas tiveram que morrer por nós para descobrirmos essas coisas
 
E embora seja verdade que não se pode fazer um omelete sem quebrar alguns ovos, há alguns pioneiros da pesquisa médica que, sem dúvida, esmagaram muito mais dúzias do que o necessário para chegar a suas descobertas que mudaram o mundo.
 
O que queremos dizer com isso? Bem…
 
5. Odontologia moderna foi construída sob tortura
Ninguém gosta de ir ao dentista, por isso, em um momento ou outro, provavelmente todos nós já assumimos que a profissão começou como um desafio entre dois enfermeiros patológicos de manicômios. Naturalmente, nós não acreditamos nisso de verdade. Afinal, dentistas são apenas profissionais médicos com as melhores das intenções, certo?
 
Na Suécia, na virada do século XX, alguns cientistas foram incumbidos de encontrar uma solução para problema incapacitante de cáries dentárias no país. Os melhores profissionais de odontologia da Suécia visitaram hospitais psiquiátricos locais buscando cobaias de pesquisa para a criação de um estudo de 10 anos sobre a origem da cárie dentária, já que naquela época “consentimento informado” não se estendia às pessoas com “febre cerebral”. Os loucos eram tratados como bonecos de treinamento para a comunidade médica.
 
Os cientistas suecos tinha uma suspeita de que a cárie dentária estava diretamente ligada ao consumo de açúcar. De modo a testar essa teoria, injetaram uma enorme quantidade de açúcar nas dietas de seus sujeitos de pesquisa, para ver como ele destruía seus dentes. Os pesquisadores alimentaram seus cobaias com doces e refrigerantes, até mesmo injetando açúcar no pão dos doentes, para acelerar a taxa sob a qual seus dentes ficavam podres e viravam esponjas negras em suas bocas.
 
A experiência continuou durante dois anos. Não há nenhum registro sobre a forma como muitas das vítimas deste experimento possam ter desenvolvidos sérios problemas de saúde a longo prazo (como diabetes, no mínimo, para não mencionar o fato de que a cárie dentária pode levar a outros tipos mais graves de problemas de saúde). Também não está claro se algum deles ganhou uma luva em formato de galo de presente ao final das consultas.

Apesar da natureza criminalmente antiética da coisa toda, a descoberta de uma conexão definitiva entre o açúcar e a cárie dentária fez nascer uma revolução na saúde dental da Suécia, e ajudou a formar o nosso conhecimento atual de higiene oral em geral. Então, sim, um dos pilares da odontologia moderna foi construído com a tortura de pacientes mentais.
 
4. Psicologia infantil foi desenvolvida atormentando macacos
Para dizer o mínimo, o psicólogo Harry Harlow não nutria amor pelos animais – ele declarou que não se importava com macacos, gatos e cães. Ele expressou sua insatisfação com o reino animal submetendo bichos a testes de laboratório com métodos brutalmente extremos, incluindo ferramentas científicas como “porta-estupro” e “poços de desespero” (termos usados pelo próprio Harlow para descrever seus dispositivos).
 
Há teorias de que as técnicas de pesquisa desnecessariamente horríveis de Harlow praticamente sozinhas deram origem ao movimento de libertação animal.
 
Será que ele era apenas um lunático que torturava animais para a ciência porque seu salário não permitia que fosse um assassino em série?
 
Embora isso possa ser parcialmente verdadeiro, havia realmente um objetivo para os experimentos macabros de Harlow: sua pesquisa foi crucial para o desenvolvimento da psicologia infantil moderna.
Em um esforço para provar que o amor dos pais é mais importante para um ser humano do que necessidades básicas como comida e água, Harlow criou um grupo de macacos de teste e os isolou de seus pais biológicos. Ele, em seguida, os colocou em gaiolas com dois espaços, uma com um aterrorizante macaco feito de malha de arame que dava leite por um mamilo horrível, e o outro por um macaco de madeira, aquecido e envolto em um pano macio, mas sem leite para dar.
 
Harlow forçou os indivíduos a viver nessas gaiolas por meses a fio. O que ele descobriu foi que a maioria dos macacos jovens evitava a assustadora mãe de arame, apesar de ela garantir sua sobrevivência, favorecendo o boneco de madeira mais fofinho, mesmo que isso significasse que passariam fome.
 
Esta experiência serviu para validar as teorias psicológicas mais importantes da época – que as crianças priorizam o conforto e o apego às suas necessidades físicas (como a nutrição). Esta informação foi considerada por conselhos de acolhimento de crianças em todo o mundo e influenciou diretrizes de assistência às crianças carentes. Especificamente, levou à ideia de que as crianças estariam muito melhor se fossem enviadas para um ambiente familiar seguro com pais adotivos em vez de permanecer em uma instituição estatal, onde apenas as suas necessidades básicas eram atendidas.
 
Parece insano que precisamos de um cientista sádico para descobrir isso, mas às vezes é assim que o mundo gira. Harlow realmente estava tentando fazer uma contribuição duradoura para o bem maior. O fato de que sua pesquisa se alinhou diretamente com o seu ódio irracional dos animais foi apenas um acidente.
 
3. Transplantes entre espécies nasceram de uma aposta
O transplante entre espécies – literalmente transplantar um órgão doado de um animal em um ser humano – pode muito bem ser uma solução para a escassez de órgãos em todo o mundo. E fizemos alguns avanços nesse sentido. A cirurgia de coração, muitas vezes usa válvulas e outros elementos transplantados de corações de porco ou vaca – e quase nenhum dos pacientes se torna um vilão meio-humano de desenho animado.
 
O problema no caminho de um transplante de órgão completo entre as espécies é que desenvolver e aperfeiçoar o processo exigiria experimentação humana com uma taxa de mortalidade grotescamente alta, e poucos médicos querem ser lembrados como a pessoa que matou 80 pacientes durante a tentativa de lhes dar rins de macaco.
 
No entanto, Keith Reemtsma não dava a mínima para colocar a vida das pessoas em perigo pelo bem da ciência. Ele era um cirurgião de transplantes enormemente talentoso que também pode ter sido louco, e em 1963 acabou gerenciando o atendimento de 13 pacientes terminais que precisavam de doações de rins. Infelizmente, rins viáveis eram extremamente escassos e a diálise ainda não tinha sido inventada. Além disso, com a mais fina das ironias, Reemtsma dizia não se sentir confortável em realizar transplantes de rins humanos vivos, devido a “razões éticas, científicas e legais”. Esta é outra maneira de dizer que ele não poderia ter dado a esses pacientes rins humanos, mesmo que tivesse órgãos sobrando.
 
Então o médico fez o que qualquer homem razoável de ciência teria feito: pegou um monte de rins de chimpanzés e os implantou nos pacientes. Se você está se perguntando onde ele conseguiu tantos rins de chimpanzés em curto prazo, a resposta são programas espaciais e circos – e não, isso não é uma piada. Parece que macacos que deixaram de ser úteis como artistas ou astronautas podem ser executados com um telefonema.
 
A cirurgia foi uma tragédia quase imediata para a maioria dos pacientes, os quais morreram dentro de semanas após receber os órgãos dos nossos colegas primatas, devido a infecções de seus corpos rejeitando o tecido alheio. Mas um professor de 23 anos sobreviveu durante nove meses depois do transplante, antes de morrer de um desequilíbrio eletrólito catastrófico (o Gatorade ainda não tinha sido inventado).
 
Embora ninguém tenha vivido uma vida longa e gratificante depois de ter órgãos de chimpanzés enfiados em seus corpos, o experimento de Reemtsma conseguiu provar que transplantes interespécies eram possíveis uma vez que a tecnologia médica alcançasse a ideia. Se um dia chegarmos a andar por aí com olhos de avestruz e fígados de crocodilo, podemos agradecer ao Dr. Reemtsma por ser corajoso o suficiente para sugerir roubar vísceras de animais.
 
2. Ginecologia moderna foi desenvolvida com a prática cirúrgica em escravas
A pessoa mais diretamente responsável pela ginecologia em seu estado moderno é J. Marion Sims, um médico do século XIX que descobriu tratamentos e técnicas que são usados ainda hoje. No entanto, Sims era um homem branco rico vivendo no sul dos Estados Unidos, que é outra maneira de dizer que ele testou suas técnicas experimentais nas numerosas escravas que possuía.
 
Para ser justa, há alguma controvérsia a respeito do consentimento das escravas para a realização dos procedimentos, mas o fato é que Sims desenvolveu e aperfeiçoou suas técnicas nelas antes de usá-las em mulheres brancas em um cenário clínico real. Além disso, ele só era obrigado a ter o consentimento dos proprietários dos escravos (que, em alguns casos, significava que só precisava ter o seu próprio consentimento). O médico também não acreditava no uso da anestesia, porque não achava que a cirurgia para reparar fístulas vaginais (rupturas na vagina e/ou ânus, que podem ocorrer durante o parto, levando à dor crônica e problemas urinários) era dolorosa o suficiente para exigi-la.
 
Algumas das pacientes de Sims foram operadas mais de 10 vezes antes de ele estar satisfeito com a sua técnica (uma escrava particular foi submetida a mais de 30 operações – tudo sem anestesia). Uma vez que eram suturadas, as negras eram livres para viver suas vidas com dores terríveis e debilitantes. Pelo menos até que os pontos se abrissem ou que sofressem algum outro ferimento ao serem jogadas de volta numa vida de trabalho escravo.
 
Assim, embora seja verdade que Sims leva o crédito por “inventar” a ginecologia, curar fístulas urogenitais, inventar a cirurgia da vesícula biliar e influenciar substancialmente o procedimento cirúrgico moderno, ele ainda era um grande idiota. Se não por outra razão, por ter decidido que cirurgia genital não era uma causa o suficiente para anestésicos (quando, na verdade, ela é possivelmente a melhor causa), e por ter testado as cirurgias nas suas escravas, independente do fato de elas estarem precisando das operações (caso esse fosse o caso).
 
1. A vacina da gripe foi testada em doentes mentais
A descoberta das vacinas é um dos avanços médicos mais importantes da história da humanidade. A teoria das vacinas foi desenvolvida pelos pesquisadores Jonas Salk (foto acima) e Thomas Francis Jr.
Salk confiava tanto que a vacinação seria eficaz que testou a técnica em si mesmo, na sua esposa e nos seus três filhos (“confiança” e “falta de escrúpulos” muitas vezes se sobrepõem nas páginas da história médica). Mas a arrogância do cientista não terminou aí. Durante seu trabalho na vacinação contra a gripe comum, Salk e Francis precisavam de estudos de caso para provar que a vacina da gripe era eficaz, mas encontraram dificuldades em achar voluntários dispostos a ter uma agulha cheia de mistério científico sendo injetada em suas veias.
 
Assim, os pesquisadores foram atrás de um grupo de pessoas que não podiam dizer não, legal e literalmente – doentes mentais (nossos amigos suecos não estavam sozinhos). A partir de 1942, Salk e seu parceiro começaram a administrar vacinas contra a gripe em pacientes mentais de um sanatório de Michigan. E, em seguida, para provar que elas funcionavam, deliberadamente infectaram estes pacientes com a gripe para mostrar como milagrosamente não eram afetados. Eles faziam isso obrigando os pacientes a inalar um fluido cheio de vírus.
 
Devemos lembrar que a gripe mata mais de dezenas de milhares de pessoas por ano, então a contribuição foi importante, apesar de toda a questão do “usar seres humanos como cobaias relutantes”.
 
No entanto, a campanha influenciou as pessoas em favor da vacinação e, em matéria de história e ciência médica, Salk e Francis têm reputações esterlinas, exceto por uma vez que decidiram ser supervilões.
 
Cracked /  Hypescience

Técnicas de neuroimagem ajudam a prever problemas como a dificuldade de aprendizado e tendência ao abuso de drogas

Tema gera polêmica e envolve complexos debates éticos
Outros especialistas, contudo, alertam que o método é impreciso e pode gerar problemas se for usado, por exemplo, para decisões judiciais
 
Como uma vidente que examina as linhas das mãos de um cliente, cientistas vasculham cada área do cérebro do paciente à procura de respostas sobre o futuro. Eles acreditam que a mente possa guardar informações não somente sobre doenças, mas também sobre traços de personalidade e tendências comportamentais que o indivíduo nem tenha desenvolvido ainda.
 
São os neuromarcadores, características físicas que podem ser detectadas em imagens de exame de ressonância magnética e revelar a complexa natureza do comportamento humano. Desvendar esses sinais, defendem alguns pesquisadores, tornaria possível o tratamento de distúrbios, a prevenção de problemas de aprendizado ou até mesmo o combate a vícios de forma mais eficiente e personalizada. O tema, contudo, gera polêmica e envolve complexos debates éticos.
Provavelmente, a maneira mais óbvia de empregar essa técnica seria antes de um tratamento clínico, como forma de apontar qual a melhor abordagem para aquele paciente. No caso de pessoas que sofrem com um vício, por exemplo, há diversos sinais que indicam se um indivíduo tem uma tendência maior a sofrer uma recaída depois de um tratamento. Os exames preventivos poderiam ser aplicados até mesmo no início da vida, quando a neuroimagem é capaz de acusar se a criança tem uma predisposição a experimentar bebidas alcoólicas mais cedo, ou se ela é mais sensível aos efeitos de drogas ilegais.

Um teste com imagens de alimentos também poderia indicar se o paciente é mais inclinado a buscar a comida como recompensa, uma relação que pode levar à obesidade. De acordo com pesquisas feitas na última década, um exame na amígdala, a região do cérebro envolvida na resposta ao medo e a outras emoções negativas, é o suficiente para saber se o tratamento contra a depressão terá resultados meses depois. O neuroprognóstico ainda poderia indicar, por exemplo, se o indivíduo responde aos medicamentos, ou se uma terapia comportamental bastaria para resolver o problema.

No entanto, a detecção de neuromarcadores ainda não é rotina no tratamento de distúrbios neuropsicológicos. “Exames de imagens nos mostraram que há diferenças específicas em distúrbios psiquiátricos, e isso é importante, mas como essa informação pode levar a benefícios práticos?”, questiona John Gabrieli, professor de tecnologia e neurociência cognitiva no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ele é um dos autores de artigo publicado recentemente na revista Neuron, no qual ele analisa como as últimas duas décadas de pesquisas na área da neuroimagem indicam que características estruturais e funcionais do cérebro estão associadas a determinados comportamentos, e como essa predição pode ser usada para ajudar as pessoas.

Uso combinado
“Acho que o problema é menos sobre diagnóstico e mais sobre como ajudar pessoas a encontrarem formas de ter êxito”, explica Gabrieli, que defende o uso das neuroimagens em conjunto com as antigas avaliações psicológicas. “Medidas comportamentais têm, em muitos casos, poder limitado para predizer uma variedade de resultados, como qual tratamento funcionará melhor para um problema mental, qual criança terá dificuldade em aprender a ler, se um indivíduo está usando uma abordagem eficiente para ele deixar de fumar. Nesses e em outros casos, há grandes evidências que os exames de imagem cerebral fornecem previsões para esses resultados na saúde e na educação”, defende o especialista.

Uma das áreas mais exploradas nesse nicho é o aprendizado. Hoje, é possível examinar o cérebro de uma criança e saber se ela pode sofrer com dificuldades com a leitura ou com a matemática ao longo da aprendizagem. Estudo feito nos Estados Unidos há 15 anos, por exemplo, mostrou se uma criança seria disléxica por meio de um simples exame de eletroencefalografia feito horas depois do nascimento. Por meio do mesmo método, que não é invasivo, seria possível dizer, ainda na primeira semana de vida, se a pessoa teria um desenvolvimento saudável da linguagem até os 5 anos.

Especialistas defendem que esse conhecimento poderia ser aproveitado por pais e professores, que estariam preparados para os problemas enfrentados pelos pequenos e empregariam técnicas de compensação já na idade precoce. “Existem pessoas que têm inteligência normal, mas apresentam dificuldade de se adaptar a esse processo. Se a genética de uma pessoa a predispõe a ter dificuldade de aprendizagem, nós podemos, com estímulos e com a educação voltada a ela, ajudar essa pessoa a atingir o potencial máximo”, aponta Augusto Buchweitz, pesquisador do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, da PUC-RS.

Para o brasileiro, o desafio mais urgente na aplicação desse método na educação de crianças é a falta de pesquisas robustas o suficiente para gerar dados que sejam adotados em exames reais, antes do diagnóstico comportamental. O Instituto do Cérebro é um dos vários que trabalham na identificação de neuromarcadores que identifiquem crianças em risco de desenvolver dificuldades de aprendizado, e atualmente trabalha com pequenos no início da fase de alfabetização que serão acompanhados por mais três anos. “Você precisa de estudos populacionais maiores. Nesse projeto, começamos com quase mil crianças. Aí, passa o ano, você perde 30%. Na realidade, o ideal seria começar com 20 mil crianças, e chegar ao fim com 5 mil”, ressalta Buchweitz.

Segurança Quando se trata da saúde mental, a questão não é tão simples quanto um exame de sangue. Os testes de neuroimagem, que ainda dependem das avaliações comportamentais, têm uma margem de erro considerada alta, não sendo suficientes para determinar se uma pessoa vai ou não sofrer determinado distúrbio. “Existe um certo exagero na crença de que os marcadores são muito fidedignos. Isso não é verdade. A maioria dessas medidas não tem ainda estudos de valor preditivo. Você não pode assumir que a confiabilidade do teste que você tem em uma amostra pequena será a mesma em uma amostra maior”, ressalta Jorge Moll, diretor do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).

Para o brasileiro, que trabalha com pesquisas para identificar marcadores de distúrbios como a depressão e a psicopatia, a técnica ainda deve levar alguns anos até atingir o potencial de exatidão necessária para que seja adotada de forma sistemática por profissionais de saúde. “A questão é se o ganho que você tem nessa previsão compensa. Talvez não neste momento. Mas é uma técnica interessante. Se esses métodos vão se tornando cada vez mais fidedignos, pode ser que em algumas situações valha a pena”, pondera Moll, que também é membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC).

Até que o método seja consolidado, especialistas continuam discordando sobre o seu uso em aplicações mais controversas, como em clínicas de tratamento ou na Justiça criminal. Existem, por exemplo, estudos que tentam defender a aplicação da neuroimagem como forma de avaliar criminosos em reabilitação: um trabalho citado no artigo da revista Neuron testou quase uma centena de condenados que foram liberados da sentença e concluiu que aqueles que apresentaram uma baixa atividade no córtex cingulado anterior, a área responsável pelo autocontrole e resolução de conflitos, teriam o dobro de chances de retornar para a cadeia.

A psiquiatra Sally Satel, autora de Brainwashed: The seductive appeal of mindless neuroscience (sem edição no Brasil), acredita que ver uma área do cérebro se acender em um exame de ressonância magnética não é uma forma totalmente segura de compreender como a mente de um indivíduo funciona, e que há questões mais subjetivas que precisam ser consideradas em um cenário como esse. “Quando se trata do sistema criminal, o problema mais sério é o quão precisas essas predições devem ser para justificar a restrição da liberdade de uma pessoa”, avalia a especialista.
 
Saúde Plena

Picolé de leite materno é tendência para refrescar bebês nesse verão

Luiza, de cinco meses, é a 'garota propaganda' do tetolé.
No instagram @sospediatra a fotinha dela já teve mais
de 900 curtidas
O tetolé é fácil de fazer e ajuda a refrescar recém-nascidos durante a temporada de calor; veja como
 
As altas temperaturas do verão são um desafio para todos, e com bebês não é diferente. Os recém nascidos também sofrem e precisam de atenção especial na estação. Uma dica que vira tendência nessa época é o tetolé, um picolé feito de leite materno.

“Ele normalmente vira moda no verão, mas pode ser feito durante o ano inteiro”, comenta a pediatra Vânia Gato, do SOSpediatra. Além de refrescar, ele também é indicado para aliviar a dor do crescimento dos dentes, uma vez que a baixa temperatura 'anestesia' a gengiva do bebê.

E não precisa ter medo, o tetolé não causa resfriados. “O que faz isso é vírus e bactérias, não sorvete ou picolés”, explica. Mas para tanto, alguns cuidados são fundamentais. “A coleta do leite deve ser feita como se fosse para estocar. Tudo tem que estar muito bem lavado, é aconselhável que a mãe esteja de máscara, em um ambiente calmo e tranquilo. O pote tem de estar esterilizado e deve ser, preferencialmente, de vidro”, recomenda.

O tetolé pode ser feito em forminhas de gelo, de picolé ou até na tampa da mamadeira ou chupeta. Independentemente de qual forma for usada, ela deve sempre ir ao freezer fechada, seja com tampa ou com papel filme. “É indicado também anotar a data em que ele foi coletado na forminha. O prazo de validade é de 15 dias”, alerta.
 
Depois disso, é hora da diversão. “Nesse calor minha filha se mostra bem feliz quando ofereço. Por ser o leitinho da mamãe e refrescante, ela adora”, conta a assistente de importação, Ellen Reis, mãe da Luiza, de cinco meses. “A primeira vez que experimentou, ela fez um pouco de careta. Ela nunca tinha sentido essa sensação de algo mais geladinho. Hoje quando mostro o tetolé, parece que ela já até conhece”, diz.

Vale lembrar que o tetolé não pode ser reaproveitado e não substitui a mamada. “O leite materno é extremamente perecível, então ele deve ser descartado após o uso. O tetolé é só uma diversão. O aleitamento deve continuar o mesmo”, pontua.
 
Cuidados
Seu bebê ainda não consegue falar, então lembre-se sempre que se o calor está te incomodando, ele sente isso também. Uma das dicas que pediatras dão para aliviar o desconforto é deixá-los com pouca roupa, peças frescas ou só de fralda.

Também é aconselhável que o ambiente seja fresco e ventilado. “As pessoas têm medo de deixar bebês em lugares com ar condicionado, mas ele pode ser usado sim, se em temperatura agradável, e tendo sempre o cuidado de hidratá-lo e pingar soro no nariz. O maior problema do ar condicionado é que ele resseca o ambiente. Óbvio que ele também tem que estar limpo”, afirma a pediatra da Sociedade Mineira de Pediatria, Lígia Kleim.

Banhos são sempre bem-vindos. A água pode estar um pouquinho mais fria que o habitual. Fora de casa, um borrifador de água ou pano molhado nas mãos, pés e nuca são uma boa dica para refrescar. Para bebês acima dos seis meses, outra opção de refresco é a água aromatizada com frutas.

A manutenção da hidratação deve ser atenção constante dos pais. “Deve-se ficar de olho no xixi. Se ele estiver muito concentrado é sinal de desidratação e uma médico deve ser consultado”, alerta Vânia Gato.
 
Saúde Plena

Os sete principais cuidados com a criança na piscina

Crianças submersas na piscina - Getty ImagesEspecialistas alertam que uso de boias pode passar falsa impressão de segurança
 
Por volta dos seis meses de vida, o bebê já pode ser estimulado na piscina e aproveitar muitos benefícios. Um estudo recentemente divulgado por pesquisadores do Griffith Institute for Educational Research, na Austrália, aponta que quanto mais cedo a criança aprende a nadar melhor é o seu desenvolvimento intelectual. No entanto, pais e responsáveis precisam ter muito cuidado para evitar acidentes.
 
Segundo o Ministério da Saúde, em 2010, 1184 crianças e adolescentes de até 14 anos morreram vítimas de afogamento no Brasil, o que representa quase três óbitos por dia. Para acertar nas medidas protetoras e garantir um verão divertido e seguro para o pequeno, confira os maiores cuidados que os especialistas recomendam.  
 
Uso de boias
A necessidade de usar boias vai depender muito de quanto a criança está acostumada a nadar. Um profissional especializado em natação infantil poderá ajudar a determinar isso. "Nas aulas de natação, fazemos uma ambientação aquática de modo que a criança tenha segurança e capacidade de nadar sem a boia, mas isso só acontece com o tempo", conta a professora e especialista em natação infantil Mari Ferreira, da Escola Mundo Azul, em São Paulo.

Usando ou não as boias, é fundamental que os pais fiquem sempre atentos quando as crianças estiverem na praia ou na piscina. "As crianças devem ser supervisionadas a cada segundo e sempre por um adulto que não tenha medo da água e que saiba como proceder em casos de emergências", afirma a fisioterapeuta Paula Olinquevitch, especialista em estimulação pré-natal e infantil do Instituto Little Genius de Pesquisa e Estimulação. Há o risco, por exemplo, de a criança com boias nos braços se desequilibrar e ficar com o rosto na água, podendo se afogar. 
 
Piscinas com grande profundidade
Não sustente a falsa impressão de que não há problemas quando a criança consegue ficar de pé - há risco de afogamento em qualquer área da piscina, mesmo na parte mais rasa. Mas é verdade também que nadar em piscinas de maior profundidade exige uma atenção ainda maior dos pais. "Preferimos fazer com que a criança se adapte primeiro ao ambiente aquático com auxílio dos pais até que consiga se descolocar sozinha para só então ir a uma piscina mais profunda", conta a professora Mari Ferreira. Para crianças que já sabem nadar bem, o cuidado é o mesmo do que o uso de boias: os pais devem estar por perto e sempre a postos para entrar na água a qualquer momento. 
 
Pais e responsáveis precisam entrar na piscina?
Bebês com até dos dois anos sempre devem estar acompanhados, mesmo que estejam em uma piscina de 10 centímetros de profundidade. "Esse cuidado deve ser redobrado quando outras crianças estão compartilhando a piscina, já que podem afundar o bebê sem querer ou formar ondas na água que cubram o rosto dele", alerta a fisioterapeuta Paula.

Já as crianças mais velhas e acostumadas com a água podem ter a supervisão de fora - sempre com cuidado. Na praia, por exemplo, não adianta ficar sentado embaixo do guarda-sol observando a criança distante nadando no mar. "Fique atento para não cochilar, não dar as costas para a criança, evitar atender telefonemas que possam distraí-lo ou sair para buscar algo e deixá-la sem supervisão, mesmo que por alguns minutos", acrescenta Paula.     
 
Brincadeiras na borda da piscina
Na escola que Mari Ferreira dá aula, são feitas algumas brincadeiras para conscientizar as crianças sobre o perigo que brincar na beira da piscina representa. "Pedimos, por exemplo, que elas tragam uma camiseta para sentirem como é difícil nadar de roupa e aprenderem a tirá-la se algum dia acontecer o acidente de caírem na piscina", conta a especialista.

Para os pais que não têm filhos matriculados em escolas de natação, vale a pena investir em uma conversa cuidadosa para que eles entendam quais são as regras ao usar a piscina. O cuidado é o mesmo para brincadeiras dentro da água: abraçar, afundar o amiguinho e outras atitudes não devem ser aceitas. 
 
Deixar boias e pranchas espalhadas é mais seguro?
Na verdade, a principal forma de segurança é a atenção constante dos pais ou responsável. "Boias podem dar a falsa impressão de que a criança está segura e não precisa de supervisão, o que não é verdade", conta a professora Mari Ferreira. Se a criança engolir muita água e se afogar por conta de uma brincadeira ou um desequilíbrio, dificilmente conseguirá chegar até uma boia para se segurar. 
 
Cloro da piscina
Apesar de a natação e as atividades aquáticas serem recomendadas para o desenvolvimento da criança, a água da piscina precisa ser adequadamente higienizada para preservar a saúde dela. "O cloro irrita a pele e as mucosas do nariz e dos olhos, podendo desencadear crises de asma, rinite alérgica e dermatite", explica a fisioterapeuta Paula. Bebês são ainda mais sensíveis ao cloro. Por isso, o ideal é procurar uma academia de natação ou uma piscina que tenha um tratamento menos agressivo, como:

- A radiação ultravioleta, que é capaz de inativar microrganismos;

- O uso de ozônio (gás natural) que combate bactérias, algas, fungos e vírus e é considerado o mais eficaz e seguro método de tratamento de água para crianças;

- Uma associação de vários métodos, com a aplicação mínima de cloro.
 
Brincadeiras com baldes e bacias
Essa é para os bebês: parece que não há perigo algum deixar a criança pequena brincando com um balde de água, mas muitos dos afogamentos nessas situações podem acontecer durante os poucos segundos que os pais se distraem para atender um telefonema.
 
A ONG Criança Segura, que tem o objetivo de orientar os pais dos maiores acidentes dentro de casa com a criança, indica que a maioria desses acidentes ocorre por descuidos, como: deixar o portão da piscina destrancado, sair para atender a porta da frente ou pegar a toalha enquanto o bebê está sozinho brincando com baldes ou na piscina, deixar a porta do banheiro aberta e a tampa da privada destampada (na faixa etária até dois anos, até vasos sanitários podem ser perigosos), entre outros. 
 
Minha Vida

Urina pode ser melhor que cremes para tratar manchas no rosto

De acordo com a autora do estudo, Martha Christy, a urina
tem propriedades antibacterianas e antifúngicas
Especialista do Reino Unido diz que xixi tem propriedades antibacterianas
 
Já imaginou que a urina pode ser melhor que muitos cremes para tratar manchas no rosto? De acordo com uma especialista em saúde nutricional e natural do Reino Unido, o xixi é um ótimo aliado para melhorar o aspecto da pele e deixar o rosto mais bonito. As informações são do site Daily Mail desta segunda-feira (19).
 
De acordo com a autora do estudo, Martha Christy, a urina tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a aumentar a imunidade. Ela ainda afirma que o xixo é uma vitamina líquida rica em minerais, e ajuda a tratar a acne, eczema (dermatite), psoríase (doença inflamatória de pele) e infecções provenientes de fungos. o xixi deve ser aplicado diretamente na pele.
 
A especialista vai ainda mais longe e sugere que beber sua própria urina pode melhorar ainda mais a saúde.
 
Segundo ela, a terapia de urina ou uroterapia tem raízes históricas no antigo Egito, China e Índia. Ela conta que banhos de urina também são benéficos, e afirmou que as francesas do século 18 costumavam seguir essa prática.
 
Já a nutricionista Shona Wilkinson, Nutritionist at NutriCenter, diz que, há maneiras mais simples de obter esses nutrientes.
 
— A urina é composta de 95% de água e 5% de nutrientes, como cálcio, ferro, magnésio e zinco. Sugiro um copo de água e uma refeição saudável ou um multivitamínico. Os benefícios excedem em muito um copo de urina.
 
R7

Vagas de estágio na Prefeitura de Sapopema - PR

A Prefeitura de Sapopema, no estado do Paraná, tornou público o edital de processo seletivo nº 01/2015. O objetivo é a contratação de 11 estagiários de níveis médio/técnico e superior. A remuneração prevista vai de R$ 310,00 a R$ 350,00, em carga horária de 30 horas semanais.
 
As vagas são para estudantes dos cursos de nível técnico em Formação de docentes, e superior, nas áreas de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia/Educação, Serviço Social e Farmácia.
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 22 de janeiro de 2015, e serão aceitas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, localizada na Praça Antonio Batista Ribas, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h30.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 24 de janeiro de 2015, às 09h, na Escola Municipal Maria Elias Fadel, situada na Avenida Joaquim Domingues Guerreiro.
 
O processo seletivo terá validade até 31 de dezembro de 2015, ou até a convocação de todos os estudantes classificados, podendo ser prorrogado por 12 meses, e o Termo de Compromisso de Estágio poderá ser rescindido a qualquer momento, por qualquer uma das partes.

Prefeitura de Nova Araçá - RS realiza processos seletivos

Foram prorrogadas as inscrições para o processo seletivo referente ao edital nº 009/2014, da Prefeitura de Nova Araçá, no Rio Grande do Sul. Os interessados em concorrer a uma das três vagas oferecidas têm até o dia 05 de fevereiro de 2015 para garantir participação no certame. Para tanto, devem dirigir-se à sede da Prefeitura de Nova Araçá, situada na Rua Alexandre Gazzoni, nº 200, no horário das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.
 
Já os prazos estabelecidos no edital nº 10/2014, publicado no mesmo período do anterior, no qual ofertou-se uma vaga de motorista, não foram alterados, encerrando, portanto, as inscrições para esta função no último dia 16 de janeiro de 2015. Ainda há tempo hábil para enfermeiro, auxiliar ou técnico em saúde bucal e terapeuta ocupacional se inscreverem. Os salários ofertados variam entre 941,25 e R$ 3.345,71, e as jornadas que vão de 12 a 40 horas semanais.
 
Todos os candidatos serão submetidos à prova de títulos, os quais devem ser entregues no ato da inscrição.
 
Ambos os processos seletivos terão validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Coronel Fabriciano - MG lança edital de concurso público

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, lançou, através do Instituto Mineiro de Administração Municipal (IMAM), o edital nº 001/2015, de processo seletivo destinado ao provimento de 54 cargos a serem ocupados por profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
As vagas são destinada a agente comunitário de saúde, auxiliar de consultório dentário, oficial de administração, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, psicólogo e terapeuta. As remunerações variam de R$ 908,74  a R$ 9.804,35, a depender da função e jornada, podendo esta ser de 20 a 40 horas semanais.
 
Os interessados terão até o dia 25 de fevereiro de 2015 para efetuarem suas inscrições, via endereço eletrônico: www.imam.org.br. A taxa vai de R$ 43,00 a R$ 150,00.
 
Será aplicada prova objetiva, prevista para ocorrer entre o dia 4 e/ou 5 de abril de 2015, em local e horário a ser informado no cartão de inscrição. É provável que o gabarito seja disponibilizado até o segundo dia útil após a realização da prova.
 
A validade do processo seletivo será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal. 

Concurso Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE 2015

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no estado do Pernambuco, divulgou o edital de nº 001/2015 de concurso público para diversas áreas. Serão disponibilizadas, ao todo, 1.399 vagas para os cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior.

Os salários variam entre o valor de um salário mínimo até R$ 3.862,08 (neste último, mais gratificações que podem chegar a R$ 5.348,00).

Os cargos disponíveis são para agente comunitário de saúde; auxiliar, técnico e analista em Meio Ambiente; arquiteto; engenheiro; assistente, técnico e analista em saúde; médico (em diversas áreas); assistente e analista em Políticas Sociais e Econômicas; assistente e analista de suporte a gestão; auditor fiscal tributário; analista de controle interno; e Professor I e II.
 
Inscrições
As inscrições serão aceitas pela internet, no período das 08h do dia 26 até às 23h59min do dia 04 de março de 2015, observado o horário oficial de Brasília – DF, ou em um dos Postos de Inscrição, no período de 08h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. A taxa de inscrição varia de R$ 27,20 a R$ 54,40, de acordo com o cargo desejado.

Para os candidatos que não têm acesso à internet serão disponibilizados 2 Postos de Inscrição:

Posto de Inscrição I – Avenida General Barreto de Menezes, 1648 - Prazeres - Jaboatão dos Guararapes - CEP: 54321-970 - PRÉDIO SEDE DA PREFEITURA.

Posto de Inscrição II – Avenida Barão Lucena, 131 - Jaboatão Centro - Jaboatão dos Guararapes - CEP: 54110-000 - AGÊNCIA DO TRABALHADOR DO JABOATÃO. Ambos os postos funcionarão das 08h às 14h, horário local de segunda a sexta-feira, exceto feriados, do dia 26 de janeiro ao dia 04 de março de 2015.
 
Provas
A seleção compreenderá exames para aferir conhecimentos e habilidades, mediante aplicação de prova objetiva para todos os cargos, de caráter classificatório e eliminatório; prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório, para todos os cargos do nível superior; e prova de títulos, de caráter classificatório, para o cargo de Professor I - 1º ao 5º ano – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, cargo de Professor I - 1º ao 5º ano – Braillista, cargo de Professor I - 1º ao 5º ano – Intérprete de Libras e para todos os cargos do nível superior.
 
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas, na data provável de 12 de abril de 2015, na cidade do Jaboatão dos Guararapes, Estado do Pernambuco, podendo ser aplicadas também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.aocp.com.br e no CARTÃO DE INFORMAÇÃO DO CANDIDATO, a partir de 18 de março de 2015.

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados 01 (um) dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.aocp.com.br.

Validade
O concurso tem de validade de 02 anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Para saber mais informações sobre o concurso, acesse o site da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes ou o site da organizadora do concurso AOCP Concursos Públicos.

Prefeitura de Belo Horizonte - MG promove concurso público

Do dia 23 de fevereiro ao dia 2 de abril de 2015, a Prefeitura de Belo Horizonte, capital mineira, realizará inscrições para o concurso público que visa a contratação de 731 profissionais de níveis médio e superior de ensino.
 
Por meio do edital nº 07/2014, foram ofertadas vagas aos cargos de cirurgião dentista, enfermeiro, médico, técnico de serviços de saúde, técnico superior de saúde e engenheiro. Cada cargo pede funções especializadas (conferir em edital). As remunerações variam de R$ 1.044,59 a R$ 7.768,34, em jornadas de 20 a 40 6horas semanais.
 
O concurso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e suas inscrições poderão ser feitas via endereço eletrônico: www.ibfc.org.br, mediante taxa de R$ 45,00 a R$ 90,00.
 
Os participantes serão submetidos à prova objetiva e redação, em data estimada de 24 de maio de 2015, com duração prevista de quatro horas, em local e horário a ser informado provavelmente no dia 18 de maio de 2015. O gabarito está programado para ser divulgado no dia 26 de maio de 2015.
 
A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério exclusivo do Poder Executivo do Município.
 
Edital / Publicações

Prefeitura de Santa Bárbara - MG divulga editais de processo seletivo

A Prefeitura de Santa Barbara, em Minas Gerais, divulgou os editais de processo seletivo nº 001 e 002/2015. A seleção  visa preencher duas vagas, sendo (1) de motorista e (1) para médico. Os aptos habilitados farão jus à remuneração de até R$ 12.000,00.
 
As inscrições serão realizadas no período de 19 a 29 de janeiro de 2015,  no horário das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, em dia de expediente, nos seguintes locais:
 
Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas, localizada na Rua Francisco Arcanjo de Souza Melo, Parque Recanto Verde, S/N, Centro, Santa Bárbara – MG;

Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Padre Lucindo, s/n.º, Centro, Santa Bárbara – MG.
São requisitos específicos para os candidatos:
 
Ser portador de comprovante de ensino fundamental completo e possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria "D";

Ser portador de diploma de Curso Superior em Medicina e possuir registro junto ao Conselho Profissional – CRM.
 
O candidato será selecionado através de análise de títulos.
 
O processo seletivo será válido por um ano, período durante o qual as convocações observarão a lista de classificação.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros do dia 19 de janeiro de 2015. Já o edital 002 encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros do dia 16 de janeiro de 2015.

Concurso Prefeitura de Novo Machado - RS

A Prefeitura de Novo Machado, no estado do Rio Grande do Sul, abriu o edital n° 001/2015 de concurso público, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda. O concurso oferece nove oportunidades para profissionais de níveis superior, médio e fundamental. Os vencimentos variam entre R$ 1.120,07 a R$ 12.439,46. Já a carga horária vai de 24 a 44 horas semanais, a depender da função.
 
As vagas são para as funções de Agente Administrativo, Médico, Motorista/Operador de Máquinas e Equipamentos Rodoviários e Professor de Educação Infantil.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até as 23h59min do dia 02 de fevereiro de 2015, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa oscila entre R$ 40,00 e R$ 100,00.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para fins exclusivos de inscrições, podendo ser acessado no horário das 7h45min às 12h e das 13h30min às 17h15min, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, na recepção da Sede Administrativa da Prefeitura Municipal, Rua Tuparendi, nº 111, Novo Machado-RS.
 
A avaliação dos candidatos se dará através de prova objetiva, aplicada a todos os inscritos, além de prova prática para Motorista/Operador de Máquinas e Equipamentos Rodoviários, e prova de títulos para Professor de Educação Infantil.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente em 08 de março de 2015, em local e horário a serem informados quando da homologação das inscrições, em 18 de fevereiro de 2015.
 
O concurso terá validade por até dois anos, começando a contar a partir da data de homologação dos resultados. Antes de expirar, o prazo poderá ser prorrogado por mais dois anos, a critério do Município.

Prefeitura de Vila Rica - MT abre seleção para preencher 135 vagas

A Prefeitura de Vila Rica, no estado de Mato Grosso, juntamente com a organizadora STS Consultoria e Informática Ltda. - ME, abriu o edital nº 001/2015 de processo seletivo, destinado ao provimento de 135 vagas em diversos cargos. Há chances para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os contratados trabalharão em jornadas de 30 ou 40 horas semanais e receberão salários variados entre R$ 788,00 e R$ 15.151,50.

As chances são para os cargos de Assistente Social, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Enfermeira, Odontólogo, Psicólogo, Médico Clínico Geral, Professor Pedagogo, Professor de Matemática, Professor de Português, Professor de Geografia, Professor de Educação Física, Fonoaudiólogo, Auxiliar Administrativo Educacional, Escriturário, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal Tributário, Técnico em Radiologia, Técnico de Enfermagem, Fiscal Sanitário, Auxiliar de Consultório Dentário, Telefonista, Agente de Saúde Ambiental, Atendente de Recepção Hospitalar, Leiturista, Agente de Limpeza Escolar, Agente de Vigilância Escolar, Agente de Nutrição Escolar, Monitor de Creche, Motorista Escolar, Gari, Operador de Moto Niveladora, Trabalhador Braçal, Tratorista, Agente Serviços Gerais, Vigia, Encanador, Operador de E.T.A e Agente de Serviço de Limpeza Hospitalar.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 27 de janeiro de 2015, através da internet, pelo site www.sydcon.com.br. A inscrição será gratuita.

Serão aplicadas provas objetivas para todos os candidatos regularmente inscritos. Haverá ainda prova prática para os concorrentes às vagas de Motorista Escolar, Operador de Moto Niveladora e Tratorista. As provas objetivas ocorrem provavelmente no dia 8 de fevereiro de 2015, nos locais que serão indicados a partir do dia 02 de fevereiro de 2015.

O processo seletivo será valido por um ano, podendo ser prorrogados por igual período. 

Prefeitura de Santo Afonso - MT promove processo seletivo

Com oferta de 37 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para contratação em cargos diversos, a Prefeitura de Santo Afonso, no estado do Mato Grosso, lançou o edital nº 001/2015 referente à realização de processo seletivo. As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
A carga horária é de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 788,00 e R$ 2.875,45. Do total de vagas, 10% são reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos: Professor Pedagogo, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (CEI), Nutricionista,Agente Administrativo Educacional, Merendeira, Ajudante de Serviços Gerais, Motorista, Vigia, Ajudante de Serviços Gerais, Agente de Saúde (endemias), Auxiliar de Farmácia, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Informática (Processamento de Dados), Agente Comunitário de Saúde, Ajudante de Serviços Gerais, Assistente Social, Orientador Social, Mobilizador e Operador de Máquinas Leves (tratorista).
 
As inscrições deverão ser feitas gratuitamente no período de 19 a 23 de janeiro de 2015, das 8h às 11h, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, localizada à Rua Pedro Álvares Cabral, nº 155, Centro, no município de Santo Afonso-MT.
 
Documentações Necessárias:
Cópia dos documentos pessoais: CPF, RG, Título de Eleitor, comprovante de quitação eleitoral, carteira de reservista (se do sexo masculino), comprovante de endereço (cópia de conta de água, energia ou telefone, ou, se for o caso, mediante declaração idônea com firma reconhecida do proprietário do imóvel, ou ainda, cópia de contrato de aluguel);

Cópia do atestado, histórico ou diploma do curso Ensino Superior em Licenciatura e ensino médio ou fundamental para os demais cargos da Secretaria Municipal de Educação;

Cópia dos certificados de atualização pedagógica, dos últimos três anos; Declaração do Tempo de Serviço prestado na Rede Municipal de Ensino de Santo Afonso, emitida pela unidade escolar respectiva ou pela Secretaria Municipal de Educação, para as vagas destinada a ela;

Certificado de especialização em psicopedagogia ou em Educação Especial – EE, habilitados em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), aprofundamento e enriquecimento curricular, estimulação precoce, ensino da língua portuguesa para surdos, atividades cognitivas, orientação e mobilidade, comunicação aumentativa e alternativa, e experiência de 1 (um) ano com esse tipo de atividade, para os candidatos ao cargo de professor da sala de recurso multifuncional;

Cópia do comprovante de formação ou habilitação para os cargos da Secretaria Municipal de Saúde, conforme exigência do cargo ou função;

Cópia do comprovante de formação ou habilitação para os cargos da Secretaria Municipal de Administração, conforme exigência do cargo ou função.
 
A seleção constará de prova objetiva e análise de títulos.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 1 de fevereiro de 2015, das 8h às 12h, na Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva, situada à Rua Deputado Murilo Domingos, s/n, Bairro Vila Alta, nesta cidade de Santo Afonso–MT.
 
O resultado final com a lista classificatória será divulgado a partir das 12h do dia 04 de fevereiro de 2015, afixada no mural da Prefeitura de Santo Afonso, bem como das secretaria municipais de Educação, Saúde ou Administração/Planejamento, além de publicado no site www.santoafonso.mt.gov.br e na imprensa oficial do município.
 
O processo seletivo terá validade para o exercício 2015, prorrogável uma única vez, para o exercício de 2016.
 
Edital publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição do dia 19 de janeiro de 2015.

Concurso Prefeitura de Tarrafas - CE

Foi divulgado o edital n° 001/2015 de concurso público da Prefeitura de Tarrafas, no estado do Ceará. Serão distribuídas 176 vagas, além de formar cadastro reserva para diversos cargos, contemplando profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam entre R$ 724,00 e R$ 10.000,00.

Das 176 vagas abertas, 5% serão reservadas para as pessoas com deficiência.

Cargos
- Nível fundamental: Atendente de Farmácia, Motorista "B", Motorista "D" e Operador de Máquinas;

- Nível médio: Agente Administrativo, Agente de Endemias, Agente Escolar, Agente Sanitário, Auxiliar de Contabilidade, Técnico em Enfermagem Plantonista, Técnico em Enfermagem PSF, Técnico em Educação, Técnico em Saneamento, Técnico em Higiene Bucal e Técnico de Laboratório;

- Nível superior: Assistente Social, Bioquímico/Biomédico, Educador Físico, Enfermeiro Plantonista, Enfermeiro PSF, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Odontólogo PSF, Professor de Ciências Naturais, Professor de Educação Básica, Professor de Ciências Humanas, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Português e Psicólogo.

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 19 de fevereiro de 2015, pela internet, no site www.consulpam.com.br, ou na forma presencial, na Central do Concurso, Av. Maria Luiza Leite Santos, s/n - Bulandeira - Ceará, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados. A taxa de inscrição é de R$ 65,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 80,00 para os de nível médio e R$ 160,00 para os de ensino superior.

Provas e Gabaritos
O concurso terá prova escrita de múltipla escolha para todos os candidatos, mais avaliação de títulos para os concorrentes aos cargos de níveis médio e superior. A prova objetiva acontece provavelmente no dia 12 de abril de 2015, em locais e horários a serem informados. Já o gabarito preliminar será divulgado no dia 13 de abril de 2015, pelo site www.consulpam.com.br.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos contados da data de sua homologação, podendo, por ato expresso do chefe do Poder Executivo Municipal, ser prorrogado uma única vez por igual período.

Concurso CISMEP - MG

Com a intenção de formar cadastro reserva visando preencher três cargos de níveis médio/técnico e superior, a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba - CISMEP, no estado de Minas Gerais, por meio da CKM Serviços Ltda., lançou o edital n° 001/2015 referente à realização de concurso público.

As oportunidades são para Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Técnico de Radiologia. Os salários variam entre R$ 1.350,86 e R$ 3.663,36.

As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet, através do site www.makiyama.com.br, até o dia 19 de fevereiro de 2015. A taxa será de R$ 40,00 para os candidatos a cargos de nível médio e de R$ 70,00 para os de nível superior.

As provas objetivas ocorrem na data prevista de 12 de abril de 2015, nos locais e horários que serão indicados no dia 25 de março de 2015. No dia 13 de abril o CISMEP irá publicar o gabarito preliminar das provas.

O concurso público terá validade de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação.

Prefeitura de Juranda - PR realiza processo seletivo

A Prefeitura de Juranda, no estado do Paraná, anunciou a suspensão das provas referente o processo seletivo n° 001/2014, que seriam realizadas no último dia 18 de janeiro de 2015. Na oportunidade, o Poder Municipal aproveitou para reabrir as inscrições do certame e possibilitar a ratificação das efetuadas anteriormente.
 
            ***
 
A Prefeitura de Juranda, no estado do Paraná, tornou público o edital de processo seletivo nº 001/2014, com objetivo de contratar um profissional e formar cadastro de reserva. A remuneração prevista para o contratado é de R$ 1.016,50, em jornadas de 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate as endemias, com exigências do ensino fundamental completo.
 
As inscrições serão reabertas no período de 21 de janeiro a 04 de fevereiro de 2015, através do site www.consesp.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00.
 
As provas ficam remarcadas para a data prevista de 22 de fevereiro de 2015 às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias, onde os candidatos deverão comparecer de acordo com as normas do edital.
 
O gabarito oficial será divulgado através do site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de cinco dias.
 
O processo seletivo, que será executado pela empresa CONSESP, terá validade pelo período de um ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Tijucas do Sul - PR

No Paraná, a Prefeitura de Tijucas do Sul publicou o edital nº 001/2015 de concurso público para provimento de cargos do quadro permanente de pessoal. Sob a coordenação técnica da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL, o concurso pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 156 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 9.112,25, para carga horária de 20 a 40horas semanais
 
Cargos
Advogado, agente comunitário de saúde, analista administrativo, analista em recursos humanos, analista financeiro, assistente administrativo, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de serviços gerais, agente de limpeza pública, farmacêutico bioquímico, borracheiro, contador, cuidador de idosos, cuidador social, educador social, enfermeiro, engenheiro civil, fiscal de obras, fiscal de tributos, fisioterapeuta, instrutor de esportes, mecânico de veículo leve, médico (clinico geral, ginecologista/obstetra, pediatra e ultrassonografista), veterinário, monitor de creche, motorista, nutricionista, odontólogo, operador de máquinas pesadas, pedreiro, professor, psicólogo e técnico (ambiental, radiologia, contabilidade, enfermagem, higiene dental, informática e patologia clínica).
 
Inscrição
A inscrição será efetuada a partir das 10h do dia 23 de janeiro até as 23h59min do dia 09 de fevereiro de 2015, somente via internet, nos sites www.fauel.org.br e www.tijucasdosul.pr.gov.br.
 
Prova
O concurso será composto por provas objetiva, prática e de títulos.
 
A prova objetiva será aplicada em data, locais e horários a serem divulgados no edital de ensalamento e no cartão de inscrição dos candidatos.
 
Os títulos deverão ser entregues à FAUEL no dia de realização da prova objetiva, conforme instrução dos fiscais de sala, devendo o candidato levar os mesmos acondicionados em envelope com identificação de nome, cargo e concurso.
 
A prova prática será realizada na data provável de 29 de março de 2015, em local e horário estabelecido no edital de convocação para prova prática que será divulgado nos sites www.fauel.org.br e www.tijucasdosul.pr.gov.br, no Órgão Oficial do Município e na Prefeitura Municipal. Já o resultado da prova prática será divulgado a partir do dia 9 de abril de 2015, nos sites www.fauel.org.br e www.tijucasdosul.pr.gov.br, no Órgão Oficial do Município e na Prefeitura Municipal.
 
Validade
O concurso público será válido por dois anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná do dia 19 de janeiro de 2015.