Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Grã-Bretanha anuncia plano para combater a tuberculose

Investimento contra a doença chega a US$ 17,4 milhões
 
Londres - As autoridades de saúde lançaram um plano de £11,5 milhões (US$ 17,4 milhões) na segunda-feira para combater a tuberculose, um persistente problema da Grã-Bretanha, que visa erradicar a doença pulmonar contagiosa por completo.
 
O plano é trabalhar com o Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) para direcionar as pessoas mais vulneráveis, melhorar o acesso aos testes e serviços de tratamento, bem como programas de extensão, tais como unidades móveis de saúde voltadas ao diagnóstico e ao tratamento.
 
A Grã-Bretanha tem uma das taxas mais altas de tuberculose na Europa Ocidental e Londres é conhecida como “capital da tuberculose” do continente.
 
Taxas de tuberculose no Reino Unido são quase cinco vezes a dos Estados Unidos. Se as tendências atuais continuarem, a Inglaterra vai ter mais casos de tuberculose do que a totalidade de os EUA em dois anos.
 
“A tuberculose deve ser algo remetido ao passado, e ainda assim está ocorrendo na Inglaterra a taxas mais elevadas do que a maioria da Europa Ocidental”, disse Paul Cosford, diretor da agência de saúde do governo, Saúde Pública Inglaterra (PHE). “Esta situação deve ser revertida.”
 
Muitas vezes considerada como uma doença do passado, quando foi apelidada de “a peste branca” por deixar suas vítimas com uma aparência pálida, a tuberculose teimosamente insistiu na Grã-Bretanha.
 
A doença bacteriana é difícil de tratar e é contagiosa, sendo transmitida através de tosses e espirros de uma pessoa infectada.
 
Em 2013, 7.290 casos de tuberculose foram notificados na Inglaterra, uma incidência de 13,5 casos por 100 mil habitantes. Casos de tuberculose estão concentrados em áreas urbanas de Londres, Leicester, Birmingham, Luton, Manchester e Coventry.
 
No Brasil
Os ministros da Saúde dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) anunciaram no final do ano passado um plano com medidas para o enfrentamento da tuberculose - acordo que será detalhado em março deste ano. Segundo a pasta, todo ano são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da tuberculose. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos da doença no mundo.
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário