Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 13 de maio de 2013

Turma 61 São Camilo Pompéia

 Encerramento da Turma 61 da Pós Graduação em Administração Hospitalar
Módulo Gestão de Materiais e Medicamentos
 Abril 2013

Programa americano envia camisinhas pelo correio para jovens tímidos

BBC
Site do programa CAP: iniciativa atende adolescentes
 a partir dos 12 anos, na Califórnia
Envio pelo correio foi pensado como prevenção e funciona nas regiões que registram os maiores índices de doenças sexualmente transmissíveis
 
Caixas de camisinhas grátis, enviadas pelo correio: esta é a proposta de um programa de saúde americano para adolescentes, que tenta distribuir preservativos aos jovens com vergonha de comprá-los em farmácias e lojas.
            
O Projeto de Acesso a Camisinhas (CAP, na sigla em inglês) funciona no Estado da Califórnia e está voltado a adolescentes a partir dos 12 anos. Após simplesmente colocar os dados pessoais em uma página na internet, os adolescentes podem receber em sua casa um envelope discreto com até dez camisinhas por vez.
 
"Nem todos os jovens de 12 anos participam em atividades sexuais, e isso não tem o objetivo de incentivá-los, mas queremos que aqueles que decidirem ser sexualmente ativos tenham sua proteção. Muitos gostariam que a atividade sexual adolescente nem sequer existisse, mas as estatísticas estão aí", disse à BBC Susy Chávez, do Conselho de Saúde Familiar da Califórnia, a entidade responsável pelo programa.
 
Os dados do Departamento de Saúde Pública estatal mostram um crescimento de 18% em casos de sífilis entre 2010 e 2011, além de aumentos de 5% nos casos de clamídia e 2% nos de gonorreia.
           
Contágio em alta
O envio pelo correio foi pensado como uma resposta diante dos contágios e funciona nas regiões californianas que registram os maiores índices de doenças sexualmente transmissíveis. A lei do Estado da Califórnia torna o projeto possível, já que permite que os jovens recebam serviços médicos relacionados com a sexualidade, incluindo o fornecimento de métodos anticoncepcionais, sem a necessidade do consentimento dos pais.
 
Mas o plano não foi bem recebido por alguns setores da sociedade, entre eles grupos conservadores e defensores dos direitos dos pais, que consideram que se trata de uma ingerência governamental no âmbito familiar.
 
"É como dizer: 'Vamos deixar muito fácil que você tenha uma vida social ativa e vamos garantir que você possa se abster da responsabilidade que traz essa vida sexual'. Isso tira os pais do jogo e não é uma boa ideia", afirma Jake McGregor, diretor-executivo do programa juvenil de orientação cristã OneEighty.
 
Pedidos com um clic
"Camisinhas: uma boa ideia", "Peçam-nos grátis aqui", diz o site do programa na internet. Os usuários devem entrar com sua data de nascimento e endereço e a cada 30 dias podem solicitar o envio de um pacote, que também inclui lubrificante e folhetos informativos.
 
Segundo os responsáveis, os pacotes chegam sem indicação de procedência, em um envelope "confidencial". Lançado como piloto em fevereiro de 2012, o programa já despachou 30 mil preservativos pelo correio. Agora, acaba de ser expandido para dois novos condados da Califórnia - San Diego e Fresno.
 
"Em San Diego, por exemplo, os jovens de 15 a 19 anos têm o segundo maior índice de clamídia no Estado. E em Fresno o índice da gonorreia é mais alto que a clamídia", afirma Susy Chávez.
           
Segundo dados oficiais, 42.504 casos de clamídia foram registrados em 2011 entre jovens de 15 a 19 anos, o que representa 26% do total de casos no Estado. Os de gonorreia, quase 5.000, representam 18% do total para a doença.
 
Críticos
Apesar disso, as vozes críticas consideram que os dados de saúde não justificam a expansão do programa. Para eles, a provisão de camisinhas de maneira confidencial a adolescentes, sem controle nem supervisão, constitui uma "intromissão do Estado" no âmbito dos direitos paternais.
 
"Trabalhamos com adolescentes, e muitas vezes percebemos que os pais desses adolescentes não se envolvem. Colocar os pais numa situação na qual estão um passo mais próximos de serem prescindíveis, como faz esse programa, não ajuda a avançar no problema", contesta McGregor.

Outros criticam o plano por considerar que ele poderia acelerar o início da atividade sexual em menores ao facilitar o acesso aos preservativos. E há também aqueles que questionam o financiamento do projeto com fundos públicos.
 
"Esses dólares seriam muito mais bem usados em programas para a família, em fomentar a comunicação entre os pais e os filhos sobe sexualidade, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Claro que dá mais trabalho fomentar esse vínculo, mas é disso que se tratam os programas de saúde: de abordar temas difíceis", opina McGregor.
 

BBC
Preservativos são enviados em um envelope "confidencial",
 sem indicação de remetente
Efeito positivo
A ampliação da entrega de camisinhas pelo correio a novos condados ocorre apenas dias depois de a agência americana de alimentos e medicamentos (FDA, na sigla em inglês), aprovar a venda da pílula do dia seguinte sem prescrição médica a mulheres a partir dos 15 anos, baixando em dois anos a idade autorizada anteriormente.
 
"As pesquisas mostram que o acesso a produtos anticoncepcionais de emergência tem o potencial de reduzir a taxa de gravidezes não desejadas", afirma Margaret Hamburg, comissária da FDA.
 
Segundo Chávez, o programa californiano tenta conseguir um efeito semelhante no campo dos contágios por doenças sexualmente transmissíveis, com um trabalho de conscientização assim que começa a atividade sexual. Ambas as medidas confirmam o que parece ser uma tendência de baixar o limite de idade dos destinatários dos programas e políticas públicas relacionadas a anticoncepção nos Estados Unidos.
 
"Tentamos abordar isso trabalhando também com os pais, mas são temas difíceis e nem sempre funciona. Isso não impede que façamos algo a respeito da atividade sexual adolescente", afirma a porta-voz do Conselho de Saúde Familiar da Califórnia.

Fonte iG

Vírus da gripe que matou 1 milhão na década de 60 pode retornar, afirma MIT

Os vírus detectados no estudo são geneticamente parecidos aos de 1968 e têm o potencial de gerar uma pandemia
 
No verão de 1968, uma nova cepa de influenza surgiu em Hong Kong. Conhecida como H3N2, ela se espalhou pelo mundo matando cerca de 1 milhão de pessoas.

Um novo estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT) revela que há muitas estirpes de H3N2 que circulam em aves e suínos, e são geneticamente semelhantes aos da estirpe 1968 com potencial de gerar uma pandemia se infectarem seres humanos. Os pesquisadores, liderados por Ram Sasisekharan, professor de Engenharia Biológica do MIT, também descobriram que as vacinas atuais contra a gripe podem não oferecer proteção contra essas novas cepas.

O estudo, publicado no  Scientific Reports , alerta também à Organização Mundial de Saúde e agências de saúde pública que uma "bandeira vermelha" deve ser levantada ao menor sinal de contaminação de humanos pelo vírus.

No novo estudo, os pesquisadores compararam a estirpe de H3N2 de 1968 a cerca de 1.1 mil cepas H3 circulante atualmente em suínos e aves, com foco no gene que codifica a hemaglutinina (HA), a proteína viral.

Depois de comparar as sequências genéticas em cinco locais-chave que controlam as interações dos vírus com os hospedeiros infectados, os pesquisadores calcularam um "índice antigênico" para cada estirpe. O estudo levou em conta, ainda, a capacidade dos vírus de se ligarem aos receptores de glicano encontrados nas células do trato respiratório, chave para infectar os seres humanos.

Com estes procedimentos, a equipe de pesquisa conseguiu isolar, a partir de 2000, 581 cepas H3 que podem potencialmente causar uma pandemia. Destes, 549 vieram de aves e 32 de porcos.

Os pesquisadores, então, expuseram algumas dessas cepas de anticorpos provocados pelos atuais H3 a vacinas sazonais de gripe, comprovando que os anticorpos destas vacinas não foram capazes de reconhecer ou atacar essas cepas H3. "Das 581 sequências HA, seis linhagens de suínos já contêm as mutações HA necessárias para infecção de humanos. Uma das coisas surpreendentes sobre o vírus da gripe é a sua capacidade de usar genes de diferentes hospedeiros. Podem haver genes virais que se misturam entre os porcos, ou entre aves e porcos," completa Sasisekharan.
 
Fonte isaude.net

Rio imuniza mosquitos da dengue para controlar doença até Copa de 2014

Mosquitos Aeds aegypti contaminados com bactérias wolbachia nos laboratórios da Fiocruz
Foto: Tânia Rêgo/ABr
Mosquitos Aeds aegypti contaminados com bactérias
wolbachia nos laboratórios da Fiocruz
O projeto Elimina dengue: Desafio Brasil entra em nova fase no estado. Seis bairros da capital carioca vão participar do estudo
 
O projeto " Eliminar a Dengue: Desafio Brasil" entra em nova fase no estado do Rio. Iniciativa científica pioneira de controle da dengue a nova estratégia parte da inoculação da bactéria Wolbachia em mosquitos do tipo " Aedes Aegypti" para bloquear a transmissão do vírus da dengue, de forma natural e autossustentável. A Wolbachia age como uma vacina contra os parasitas. Sem desenvolver os parasitas, os mosquitos param de infectar os humanos.

O objetivo é controlar a epidemia no Rio de Janeiro antes da Copa de 2014, afirma o o biólogo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Gabriel Sylvestre, coordenador da equipe de campo da pesquisa.

Nessa fase do projeto, equipes de Entomologia de Campo e de Engajamento Comunitário atuam em quatro localidades nas cidades do Rio de Janeiro e em Niterói, recolhendo os mosquitos capturados por armadilhas instaladas anteriormente nas residências de 120 cidadãos, que são parceiros do projeto. Os bairros que participam do estudo são Vila Valqueire, Urca, e Tubiacanga, no Rio de Janeiro; e Jurujuba, em Niterói.

Nos laboratórios da Fiocruz, os mosquitos Aedes aegypti coletados nas localidades estudadas foram cruzados com mosquitos com Wolbachia, trazidos da Austrália com a autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Eles deram origem a ovos que nascem naturalmente com Wolbachia.

O método de controle da dengue é baseado na soltura programada dos mosquitos com Wolbachia, que, ao se reproduzirem na natureza com mosquitos locais, passam a bactéria de mãe para filho através dos ovos. Com o passar do tempo, a expectativa é de que a maior parte da população local de mosquitos tenha Wolbachia e seja incapaz de transmitir dengue.

Na Austrália, mosquitos que receberam a Wolbachia em laboratório foram soltos de forma sistemática, em algumas localidades no norte do país, em 2011. Nestes locais, a presença de mosquitos com a bactéria bloqueadora do vírus se tornou predominante de forma eficaz e autossustentável.

Tecnologia aplicada em outros quatro países
A nova técnica desenvolvida por Zhiyong Xi, professor da Universidade do Estado de Michigan (MSU), vem sendo aplicada com sucesso em outros quatro países: Austrália, China, Indonésia e Vietnã.
 
Ela prevê a inoculação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que ao entrar no corpo do inseto bloqueia a replicação do vírus da dengue. A Wolbachia agiria como uma vacina contra os parasitas da malária. Sem desenvolver os parasitas, os mosquitos param de infectar os humanos.
 
Gabriel Sylvestre disse que a nova técnica se mostra eficiente contra as quatro cepas da dengue, conhecidas como dengue tipo 1, 2, 3 e 4. " A bactéria bloqueia a replicação do vírus. Quando o mosquito que tem esta bactéria suga o sangue de alguém com dengue, o vírus entra no corpo do inseto mas não consegue se reproduzir e morre" , explicou o biólogo, que é mestre em biologia parasitária pela Fiocruz.

No Brasil, a pesquisa está sendo feita apenas com o Aedes aegypti, pois o outro mosquito que também transmite a dengue, o Aedes albopictus, não é considerado vetor da doença no Brasil.
 
Fonte isaude.net

Uso de droga sintética na gravidez causa sintomas semelhantes aos da eclâmpsia

Pesquisa indica que maconha sintética pode causar convulsão e agitação quando usada durante o período gestacional
 
Mulheres que usam maconha sintética durante a gravidez podem desenvolver sintomas semelhantes aos associados com pré-eclâmpsia e eclâmpsia, segundo estudo de pesquisadores do Kern Medical Center, nos EUA.
 
Embora as mulheres com essas condições pré-natais graves fiquem melhor depois do parto, os pesquisadores descobriram que mulheres grávidas com problemas com drogas não melhoram.
 
Maconha sintética, também conhecida como "Spice Gold", é semelhante à maconha, exceto que o fármaco facilmente acessível não pode ser detectado por meio de um teste de urina normal.
Os pesquisadores também alertaram que os efeitos da droga não regulamentada, que é vendida legalmente na internet e em lojas de ervas, são imprevisíveis.
 
Os pesquisadores Cindy Lee e Sally Nalesnik realizaram uma pesquisa envolvendo o caso de uma mulher grávida que sofreu uma convulsão e parecia agitada. A mulher, que disse aos médicos que estava com cerca de 35 semanas de gravidez, não recebeu cuidados pré-natais. Ela também tinha pressão alta e proteína na urina, por isso foi tratada para eclâmpsia.
 
Como o bebê estava em perigo e a única cura para a doença potencialmente fatal é o parto, os médicos realizaram uma cesariana de emergência.
 
Os pesquisadores observaram que a menina, que nasceu com 28 semanas de gestação, testou negativo para drogas. Após o parto, no entanto, a mulher não tinha se recuperado e precisou de intervenção psiquiátrica.
 
Exames adicionais mostraram que a mulher, que tinha tido resultado negativo para drogas, tinha níveis muito baixos de potássio. Posteriormente, os pesquisadores descobriram que a mulher fumava regularmente Spice Gold.
 
Os pesquisadores concluíram que os obstetras e ginecologistas precisam estar cientes das drogas emergentes e considerá-las ao fazer diagnósticos.
 
Fonte isaude.net

Grupos farmacêuticos ocidentais usaram habitantes da Alemanha Oriental como cobaias

No total, mais de 600 estudos foram realizados em 50 clínicas até a queda do muro
 
Mais de 50.000 habitantes da Alemanha Oriental foram utilizados como cobaias por grupos farmacêuticos ocidentais, muitas vezes sem estarem cientes e em alguns casos perdendo a vida, revelou neste domingo (12) um artigo do semanário Der Spiegel.
 
No total, mais de 600 estudos foram realizados em 50 clínicas até a queda do Muro de Berlim, em 1989, indica o Der Spiegel, que cita documentos inéditos do ministério da Saúde da Alemanha Oriental e do Instituto alemão dos medicamentos.
 
Os arquivos revelam dois casos de mortes em Berlim Oriental por testes com Trental, um produto destinado a facilitar a circulação sanguínea desenvolvido pelo laboratório da Alemanha Ocidental Hoechst (atualmente fundido com o Sanofi) e outros dois mortos perto de Magdeburgo durante testes com um remédio para a hipertensão realizado para o Sandoz, depois adquirido pelo grupo suíço Novartis.
 
Muitas vezes, os pacientes eram incapazes de dar um pleno consentimento, como os trinta prematuros que testaram EPO em um hospital berlinês ou os alcoólatras em pleno delirium tremens que receberam Nimodipin da Bayer, que melhora a circulação sanguínea cerebral.L
 
Os laboratórios ofereciam até 800.000 marcos alemães (400.000 euros) por estudo, segundo o Der Spiegel.
 
Interrogadas pelo Der Spiegel, as empresas mencionadas destacaram que os incidentes ocorreram há muito tempo e que, a princípio, os testes respondem a protocolos muito rígidos.
 
Fonte R7

Crise alimentar: 800.000 pessoas precisam de ajuda no Níger

Para sobreviver, pessoas comem folhas e frutos selvagens
 
Cerca de 800.000 pessoas estão atualmente em situação de "insegurança alimentar" no Níger e precisam de ajuda, e 84.000 delas devem receber "ajuda imediata", advertiu a ONU neste domingo (12).
 
Neste país africano que sofre com frequentes crises alimentares, "cerca de 800.000 pessoas encontram-se em situação de insegurança alimentar e precisam de ajuda" antes do período junho-agosto, indica em seu último boletim o OCHA (Escritório de Assuntos Humanitários da ONU) em Niamey.
 
Destas 800.000 pessoas, 84.000 "carecem de reservas alimentares" e "precisam de ajuda imediata", alerta o OCHA.
 
Para sobreviver nestas regiões atingidas pela seca em 2012, as pessoas afetadas por esta situação são obrigadas a comer folhas e frutos selvagens, ou a vender seu gado e material agrícola, segundo a agência da ONU.
 
O Níger, um dos países mais pobres do mundo, na região do Sahel, é regularmente afetado por esta crise, devido à seca e a uma agricultura arcaica.

Fonte AFP

FIFA autoriza amputado a jogar partida ofical com prótese

O austríaco Martin Hofbauer, amputado da perna direita, foi autorizado pela Fifa a disputar uma partida oficial com uma prótese, anunciou a entidade neste domingo.
 
O atleta de 20 anos é jogador do mosdesto UFC Miesenbach time amador da Áustria. Ele foi amputado após sofrer um câncer.
 
Hofbauer pediu à Federação do seu país a autorização de jogar com prótese. Este caso inédito acabou parando nas mãos da Fifa, que acabou aceitando o pedido do jogador.
 
"Sempre acreditei que teria condições de jogar porque sempre procuro pensar positivo. Estou muito feliz por ter aberto um brecha para todos jogadores de futebol deficientes", declarou o atleta na imprensa local.
 
A história de Hofbauer lembra um pouco o caso do sul-africano Oscar Pistorius, que em agosto tornou-se em Londres o primeiro atleta amputado a disputar uma Olimpíada junto com atletas não deficientes.
 
Fonte AFP

Variação de vírus que causa pneumonia pode ser transmitida entre humanos

É provável que uma nova variação do coronavírus (NCoV), que provoca pneumonia, seja transmitida pelo contato próximo entre humanos, informou neste domingo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
O anúncio ocorre depois que o Ministério da Saúde da França ter confirmado um segundo caso de contaminação pelo vírus - provavelmente transmitido de um indivíduo a outro.
 
Autoridades da Árabia Saudita afirmam que mais duas pessoas morreram por conta do mesmo vírus, que pode levar também à falência renal.
 
A OMS expressou preocupação com alguns focos de casos do novo coronavírus e com seu potencial de proliferação.
 
Desde 2012, houve 33 casos confirmados na Europa e no Oriente Médio, com 18 mortes, segundo uma atualização recente da organização.
 
Foram detectadas contaminações na Arábia Saudita e na Jordânia, que se espalharam para Alemanha, França e Reino Unido.
 
'A maior preocupação é com o fato de diferentes focos em diferentes países confirmarem a hipótese de transmissão de pessoa para pessoa em caso de contato próximo', informou a OMS neste domingo.
 
'Esse padrão de transmissão entre indivíduos está limitada a alguns pequenos focos e, por enquanto, não há indícios de que o vírus tenha a capacidade de sustentar uma transmissão generalizada entre comunidades.'
 
Casos
O segundo caso do tipo na França é o de um homem de 50 anos, que dividiu um quarto de hospital com um homem de 65 anos que adoeceu do vírus após voltar de Dubai.
 
'Os dois pacientes testaram positivo para o vírus', disse o Ministério da Saúde. Ambos estão sendo tratados em uma área isolada de um hospital em Valenciennes, norte da França.
 
E a Arábia Saudita diz que, dos 24 casos do coronavírus diagnosticados no último ano no país, 15 resultaram em morte.
 
Na Grã-Bretanha, um paciente morreu em fevereiro depois que três membros de sua família foram infectados. Acredita-se que a família tenha sido contaminada durante uma viagem ao Oriente Médio e ao Paquistão.
 
O novo coronavírus é da mesma família de vírus que causou uma epidemia de síndrome respitarória aguda grave (SARS) a partir da Ásia em 2003. Ainda assim, são vírus diferentes, ressalta a OMS.
 
O coronavírus causa infecções respiratórias em humanos e animais, mas ainda não se sabe se a nova versão é uma mutação ou se a infecção foi transmitida de animais para humanos.
 
Fonte R7

SES - DF abre seleção para contratar 350 médicos

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal publicou edital normativo nº. 12, de 06 de maio de 2013, visando a contratação por tempo determinado de 350 profissionais para o cargo de Médico nas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva - Adulto, Medicina Intensiva - Pediatria, Neurologia e Psiquiatria. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 20.824,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
São reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais 20% das vagas.
 
A inscrição será feita somente de forma presencial, com a entrega do currículo na Gerência de Planejamento, Seleção e Provimento, da Diretoria de Planejamento, Desenvolvimento, Monitoramento e Avaliação do Trabalho e dos Profissionais da Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, situada no SAIN, s/nº, Parque Rural Estação Biológica, Subsolo, Asa Norte – Brasília/DF, do dia 13 a 17 de maio de 2013, das 09 às 16 horas.
 
A seleção será composta de avaliação dos currículos e comprovação dos títulos. O resultado parcial será divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal e no endereço eletrônico www.saude.df.gov.br.
 
A contratação será válida por 6 meses, prorrogável por igual período, tempo necessário para que os aprovados em concurso público para cargo efetivo da SES/DF sejam nomeados, tomem posse, e entrem em exercício.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, de 08 de maio de 2013, pág. 46 a 48.

Prefeitura de Abelardo Luz (SC) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Abelardo Luz, no estado de Santa Catarina, publicou edital nº 002/2013 de processo seletivo para contratação por tempo determinado de vagas legais e formação de cadastro de reserva, com a execução técnico-administrativa da empresa CONCURSOS SS1.

São oferecidas 53 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 11.117,28, com carga horária de 10 a 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Médico, Técnico em Enfermagem, Monitor de Artes, Monitor Pedagógico/PROJOVEM, Agente de Limpeza, Assistente Técnico Pedagógico, Auxiliar de Ensino, Motorista de Ônibus, Professor III e IV, Técnico em Informática, Mecânico, entre outros.

Inscrições
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 24 de maio de 2013, pelo site www.concursosss1.com.br.

Taxas
O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00 para os cargos de nível superior; R$ 35,00 cargos de nível médio e 25,00 de nível fundamental e alfabetizados.

Provas
A prova objetiva, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 16 de junho de 2013, em local e horário a serem informados por Edital.

O Município reserva-se o direito de indicar nova data para a realização da Prova Objetiva, em caso de necessidade de alteração desta já publicada, mediante publicação em jornal de circulação local, com antecedência mínima de oito dias da realização das mesmas.

Validade
O processo seletivo terá validade de 1 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Paulistânia (SP) 2013

A Prefeitura de Paulistânia, estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, publicou os editais de concurso público e processo seletivo, ambos de nº. 01/2013, destinados ao provimento de 51 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os vencimentos variam de R$ 752,40 a R$ 3.421,55, para carga horária de 05 a 44 horas semanais. Fica reservado o percentual de 5% das vagas aos deficientes para a função cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Cargos
 
Concurso Público
Agente de convênios sociais, agente de patrimônio, almoxarife, auxiliar de mecânico, auxiliar odontológico, coveiro, cozinheira / merendeira, diretor do departamento de estradas rurais, ferramenteiro, fiscal, fiscal tributário, médico, professor e demais cargos.

Processo Seletivo
Agente Comunitário de Saúde, Arquiteto, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Monitor de Apoio Escolar, Monitor de Artes, Monitor de Artes Cênicas, Monitor de Artes Musicais, Monitor de Banda, Monitor de Dança, Monitor de Esporte, Monitor de Informática, Nutricionista, Professor de Assistente de Educação Infantil, Professor de Educação Básica I - PEB I, Professor de Educação Básica II - PEB II, Professor de Educação Especial e Psicólogo.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 17 de maio de 2013, através da Internet no site da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Os que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o ACESSA São Paulo, em dias úteis, no horário das 08h às 11h e das 13:00h às 16:00h, localizado à Rua Manoel Joaquim de Souza, nº 03-02, Núcleo Habitacional Luiz Mosquim, na cidade de Paulistânia-SP.
 
Provas
As provas para ps cargos do concurso público realizar-se-ão na cidade de Paulistânia-SP, na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Paulistânia, localizada à Rua Iderme Tenca Junior, nº 39, provavelmente em 09 de junho de 2013 (domingo), às 8h30min. Já a prova para os candidatos às vagas do processo seletivo será aplicada na provável data de 2 de junho, às 8h30, também na na E.M.E.F. - Escola Municipal de Ensino Fundamental de Paulistânia 
 
Validade
O concurso público terá validade de 2 anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez por igual período. Já o processo seletivo terá validade de 1 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Prefeitura de Ibirarema - SP promove concurso público

Com o objetivo de atender as necessidades da administração municipal, a Prefeitura de Ibirarema, estado de São Paulo, publicou o edital n° 01/2013 de concurso público para preenchimento de 06 vagas em cargos da área de saúde.
 
Há vagas disponíveis para Fonoaudiólogo e Médico, nas especialidades de Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria. A jornada de trabalho será de 10, 20 ou 40 horas semanais, com remuneração de até R$ 4.416,96.
 
Os interessados deverão se inscrever através do site www.omconsultoria.com.br, durante o período de 09 a 16 de maio de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 50,00.
 
A data, horário e local das provas serão divulgados na imprensa e pelo endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br, com pelo menos, 5 dias de antecedência.
 
O concurso terá validade de um (01) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.
 
Todas as convocações, avisos e resultados serão publicados pela imprensa oficial, afixados no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e colocados nos endereços eletrônicos www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.

Prefeitura de Nova Xavantina (MT) promove processo seletivo

A Prefeitura de Nova Xavantina, no estado de Mato Grosso, publicou edital nº. 004/2013 de processo seletivo, destinado ao provimento de 04 vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS), Enfermeiro Padrão e Odontólogo (níveis fundamental e superior). Os salários variam de R$ 814,95 a R$ 4.103,48, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Mestre Venâncio de Oliveira nº 280 - Bairro Xavantina Velha - Nova Xavantina -MT - CEP: 78.690-000 (em frente à Praça Cívica).
 
O período de inscrições será de 13 de maio a 04 de junho de 2013, no horário das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30 (horário local), exceto sábados, domingos, pontos facultativos e feriados.
 
A prova objetiva terá duração de 3 horas e será aplicada no dia 16 de junho de 2013, das 08h às 11h (horário local). O gabarito será divulgado na data prevista de 17 de junho de 2013.
 
O local para realização da prova objetiva (múltipla escolha) será divulgado em Edital complementar no dia 12 de junho de 2013, através do Mural Oficial da Prefeitura Municipal de Nova Xavantina e nos endereços eletrônicos: www.prefeituranovaxavantina.com.br e www.amm.org.br (Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso).
 
O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Novo São Joaquim (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Novo São Joaquim, no estado de Mato Grosso, promove processo seletivo, por meio dos editais 01 e 02/2013, para contratação de 28 profissionais nos cargos de Agente Comunitário de Saúde (fundamental), Professor (magistério), Técnico em Enfermagem (médio/técnico) e Nutricionista (superior).
 
O edital 01/2013, que rege a seleção para Agente Comunitário de Saúde, também se destina à formação de cadastro reserva. Conforme os editais, a remuneração pode chegar a R$ 1.150 por jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas entre os dias 09 e 20 de maio de 2013, das 13 às 17 horas. Para efetivar a inscrição para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua 03, Quadra 08, Lote 50, Casa 11, Jardim Alto da Colina.
 
Já para os demais cargos, a inscrição será recebida na sede da Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim, Departamento de Recursos Humanos, situada na Rua Cachoeira da Fumaça, nº 77, Jardim Palmeiras.
 
Os editais na íntegra encontram-se afixados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim e no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mt.

UNICENTRO abre vagas para docentes de diversas áreas

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no Paraná, publicou edital n° 036/2013-DIRCOAV/UNICENTRO de teste seletivo para a contratação por tempo determinado de 61 professores colaboradores nas áreas de Medicina Veterinária, Engenharia de Alimentos, Física, Matemática, Química, Artes, Geografia, Comunicação Social, Engenharia (Ambiental e Florestal), Ciência da Computação, Linguística, Letras, Educação, Direito, Economia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Turismo, Enfermagem, Ciências da Saúde, Educação Física, Psicologia e Contabilidade.
Os profissionais receberão remuneração de até R$ 7.984,08, conforme a titulação e a jornada de trabalho.

Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 80,00, estão sendo realizadas no período entre 10 e 16 de maio de 2013, por meio do site www.unicentro.br e a entrega da documentação exigida para a inscrição pode ser feita nos campus abaixo descritos, do dia 10 a 17 de maio de 2013:
 
Protocolo do Campus Santa Cruz - situado à Rua Salvatore Renna – Padre Salvador, 875, Santa Cruz, Guarapuava/PR, das 8h às 11h30min, das 13h às 17h30min e das 19h às 22h30min;

Protocolo do Campus CEDETEG - situado à Rua Simeão Camargo Varela de Sá, 03, Vila Carli, Guarapuava/PR, das 8h às 11h30min, das 13h às 17h30min e das 18h30min às 22h;

Protocolo do Campus de Irati - PR 153, Km 07, Riozinho, Irati/PR, das 8h às 12h, das 13h às 17h30min e das 19h às 22h30min.
 
Os documentos deverão ser entregues pessoalmente ou por correspondência postada por SEDEX para o seguinte endereço:
 
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO - Diretoria de Concursos, DIRCOAV - TESTE SELETIVO PARA PROFESSORES COLABORADORES – EDITAL Nº 010/2013-DIRCOAV/UNICENTRO - Rua Salvatore Renna - Padre Salvador (Antiga Presidente Zacarias), 875 – Santa Cruz, Caixa Postal 3.010 – Guarapuava, PR – CEP 85.015-430.
 
Documentação necessária para inscrição:
Requerimento de inscrição, gerado no momento da inscrição via Internet;
Uma f otografia 3 x4, r ecente, a s er c olada e m campo próprio no requerimento de inscrição;
Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição, juntamente com o boleto bancário. Não são aceitos comprovantes de agendamento bancário;
Declaração, gerada no momento da inscrição via Internet, concordando com as normas do Teste Seletivo;
Procuração por instrumento particular, com firma reconhecida e com poderes específicos, para que o outorgado promova a entrega da documentação de inscrição para o Teste Seletivo, caso a entrega não seja feita pelo próprio candidato. A entrega da documentação por correspondência postada por SEDEX não necessita de procuração;
Fotocópia da Cédula de Identidade, ou documento equivalente com fotografia;
Fotocópia do documento de inscrição no Cadastro de Pessoa Física, CPF/MF, ou documento equivalente, que contiver o número do documento de inscrição no Cadastro de Pessoa Física, CPF/MF;
Se estrangeiro, comprovante de naturalização brasileira ou de nacionalidade portuguesa com privilégio legal;
Fotocópia do Título de Eleitor;
Fotocópia do comprovante de votação na última eleição ou Certidão de quitação das obrigações eleitorais, que pode ser obtida na página do TSE, www.tse.gov.br, ou na Justiça Eleitoral da cidade de votação do candidato;
Fotocópia (frente e verso) autenticada em cartório do Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação Plena reconhecido;
Fotocópia autenticada em cartório do Histórico Escolar correspondente ao Diploma ou Certificado do Curso de Graduação Plena;
Fotocópia autenticada em cartório do Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Pós-Graduação;
Fotocópia autenticada em cartório do Histórico Escolar correspondente ao Diploma ou Certificado do Curso de Pós-Graduação;

Gabarito para Avaliação da prova de títulos, devidamente preenchido, acompanhado de curriculum vitae encadernado com fotocópias dos documentos comprobatórios organizados de acordo com a ordem do gabarito.
 
Provas
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova didática e de títulos. O sorteio da prova didática está previsto para o dia 10 de junho de 2013, às 08 horas. Já a prova didática será realizada provavelmente no dia 11 de junho de 2013, nos campus de Santa Cruz e Irati.
 
O horário de realização da prova didática será divulgado através do edital de homologação e convocação, a ser expedido pela Diretoria de Concursos, a partir do dia 28 de maio de 2013.
 
O resultado do teste seletivo será publicado pela Diretoria de Concursos a partir do dia 13 de junho de 2013, por meio de edital afixado em local próprio, nos Campi e na página da UNICENTRO, concomitantemente com a publicação em Diário Oficial.
 
Validade
O processo seletivo será válido por um ano, a contar da data de publicação do edital de aprovação e classificação.
 
O edital está publicado no Diário Oficial do Paraná, Suplemento de Concursos Públicos, de 09 de maio de 2013, pág. 6 a 9.

Concurso Prefeitura de Holambra - SP

Com o objetivo de ampliar o quadro de servidores, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra, no estado de São Paulo, realiza concurso público Nº 01/2013 para provimento de 76 vagas e formação de cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos podem chegar a R$ 3.646,67, em carga horária de 20 a 44 horas semanais.
 
Para concorrer, os interessados devem efetivar suas inscrições no período de 13 até às 18 h de 31 de maio de 2013, por meio do endereço eletrônico www.orhion.com.br, ou de forma presencial, na Casa Amarela, localizada na Praça do Pioneiro, Centro, das 10 às 12 horas e das 13h às 16h30. As inscrições também poderão ser realizadas nos postos do Acessa São Paulo. A taxa de inscrição varia de R$ 20,00 a R$ 50,00, de acordo com o cargo desejado.
 
Cargos
Agente Comunitário, Agente de Segurança Escolar (Feminino e Masculino), Agente de Trânsito, Ajudante de Pedreiro, Assessor do Departamento de Oficina Abrigada, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Esportivos, Auxiliar de Departamento de Compras, Auxiliar de Departamento de Contadoria, Auxiliar de Serviço de Limpeza Pública, Carpinteiro, Coordenador Pedagógico, Cozinheira, Dentista, Diretor de Escola, Encanador, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Faxineira, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Guarda Municipal, Jardineiro, Médico, Médico do Trabalho, Médico Especialista (geriatra, pediatra, psiquiatra, ultrassonografista e pronto socorrista pediatra), Merendeira, Motorista, Motorista de Ambulância, Motorista de Ônibus, Nutricionista, Pedreiro, Pintor, Pregoeiro, Professor Adjunto de Educação Básica, Professor Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Professor de Educação Básica (artes, geografia, história e matemática), Professor de Educação Especial, Recepcionista, Salva Vidas, Secretária, Serviços Gerais, Operador de ETA, Vigia e Zelador.
 
Seleção e Validade
A convocação contendo data, hora e local para as Provas Objetivas será divulgada por meio do edital de homologação das inscrições, nos endereços eletrônicos www.holambra.sp.gov.br e  www.orhion.com.br, no Jornal O Regional e no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Além de serem submetidos à prova objetiva, os candidatos que concorrem às vagas de Professor também serão avaliados por meio de prova de títulos.
 
O certame terá o prazo de validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do certame, prorrogável por igual período.

Prefeitura de Vargem Grande Paulista (SP) promove processo seletivo

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista, no estado de São Paulo, divulgou edital de processo seletivo simplificado para contratação emergencial de médicos. A seleção constará de avaliação curricular por uma banca examinadora, composta por profissionais da área, e entrevista aos candidatos.

Os candidatos interessados deverão comparecer pessoalmente, ou por procurador legalmente habilitado, para efetuar a inscrição entre os dias 09 a 15 de maio de 2013, das 09 às 16 horas, na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vargem Grande Paulista, sito a Rua José Manoel de Oliveira, 327, Jardim Bela Vista, no município de Vargem Grande Paulista/SP, munidos dos seguintes documentos: documento de identidade – RG, cadastro de pessoa física – CPF, carteira do Conselho Regional de Medicina – CRM, Currículo e Carta de Referência do último emprego, com vínculo empregatício, em papel timbrado da empresa e firma reconhecida.

No ato da inscrição deverá ser agendada entrevista, que se realizará entre os dias 20 ou 21 de maio de 2013.

As vagas serão preenchidas pelos candidatos que obtiverem o maior somatório de pontos. As notas e a classificação serão divulgadas no dia 23 de maio de 2013, na Secretaria de Saúde, no Paço Municipal, no site www.vargemgrandepta.sp.gov.br e também na Imprensa Oficial do Município.

Prefeitura de Canguçu (RS) prorroga inscrições de processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Canguçu, estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital nº 035/2013 visando a prorrogação das inscrições do processo seletivo nº. 030/2013. São ofertadas 23 vagas mais cadastro reserva de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 10.442,52 por jornada de trabalho de 22, 40 ou 44 horas semanais.
 
Cargos
Médico (Atenção Básica e Psiquiatra), Odontólogo (Atenção Básica e PSF), Auxiliar Bucal, Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Enfermagem.
 
Inscrição
Foram prorrogadas somente as inscrições para os cargos de Médico (Atenção Básica e Psiquiatra) e Agente Comunitário de Saúde 40h - ESF 05 (Micro-áreas do 5° distrito de Canguçu), a serem realizadas até o dia 13 de maio de 2013, das 13h às 16h, no Salão de Reuniões da Prefeitura de Canguçu, situado à Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, nº. 240, entrada pela Rua Julio de Castilhos. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:
 
Original e cópia de documento de identidade oficial com foto;

Original e cópia do comprovante de residência (somente para o cargo de Agente Comunitário de Saúde);

Original atualizado de quitação com as obrigações eleitorais;

Original e cópia de quitação com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino;

 Original e cópia dos títulos.
 
A seleção será constituída de análise curricular e o certame será válido até 31 de dezembro de 2013.
 
O edital encontra-se disponível no site www.cangucu.rs.gov.br.

Concurso Prefeitura de Rafard (SP)

A Prefeitura de Rafard, estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2013, destinado ao provimento de 66 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.984,99, em carga horária de 12 a 44 horas semanais.

O concurso será realizado pelo Instituto Indec (Instituto Nacional de Desenvolvimento Educacional e Capacitação).

Cargos
As vagas são para os cargos de Merendeira, Pedreiro, Pintor, Serviços Gerais, Atendente, Atendente de Saúde, Encanador Escolar, Encarregado de Mecânica, Eletricista Escolar, Inspetor de Alunos, Lavador de Veículos, Motorista, Operador de Bomba Recalque, Operador de Máquinas, Chefe da Divisão de Compras, Encarregado de Patrimônio, Fiscal de Posturas Municipais, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal de Vigilância Sanitária, Guarda de Patrimônio, Guarda Municipal Feminino, Guarda Municipal Masculino, Leiturista de Hidrômetro, Pajem, Técnico de Enfermagem, Telefonista,  Arquiteto, Coordenador do CRAS, Dentista, Farmacêutico, Professor, Médico e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão recebidas até às 23h59min do dia 23 de maio de 2013, exclusivamente no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 70,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas serão aplicadas provavelmente no dia 16 de junho de 2013, em local e horário a serem oportunamente divulgados. Já as provas práticas serão realizadas ao término das provas objetivas para todos os candidatos em local a ser oportunamente divulgado, quando da convocação para realização das provas escritas.

Os cadernos de questões (provas) serão disponibilizados no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br durante o prazo de recurso do gabarito.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Divinópolis (MG) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, no estado de Minas Gerais, publicou os editais nº 35, 36, 37, 38, e 40/2013 - SEMUSA de processo seletivo para contratação de 14 profissionais de níveis médio/técnico e superior, além de formação de cadastro de reserva. A remuneração inicial é de até R$ 3.198,97 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Cargos
Médico (Psiquiatra Plantonista 12h, Ortopedista, Clínica Geral, Cirurgião, Pediatria, Ortopedia e Neurologia), Técnico de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Dentista e Enfermeiro.
 
Os interessados deverão entregar na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até às 17 horas do dia 15 de maio de 2013, o Currículo Padronizado.
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de análise curricular e a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, obedecendo-se o critério de residência no Município de Divinópolis.
 
Os editais estão disponíveis no Diário Oficial dos Municípios de Minas Gerais, de 10 de maio de 2013, página 12 a 18.

Concurso Polícia Federal 2013 - Edital e Inscrição

Foram divulgados os editais de reabertura de inscrições ao concurso público da Polícia Federal, contendo também as retificações das normas para a sua realização. Os certames servirão para o preenchimento de vagas para Perito Criminal Federal (100),  Escrivão de Polícia Federal (350) e Delegado de Polícia Federal (100). A remuneração oferecida para os cargos de Perito Criminal e Delegado é de R$ 14.037,11  e para o cargo de Escrivão é de R$ 7.514,33, com jornada de trabalho em regime de dedicação exclusiva (40 horas semanais).
 
Para concorrer a uma vaga de Escrivão, o candidato precisa ter nível superior em qualquer área. Entre as atribuições policiais e administrativas de um Escrivão da PF estão: cumprir formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, acompanhar a autoridade policial em diligências policiais e dirigir veículos policiais. Vale ressaltar que das 350 vagas para este cargo, 18 estão reservadas 18 vagas para os candidatos com deficiência
 
Para pleitear um dos postos de Perito Criminal (áreas de 1 a 18), será preciso ter diploma de nível superior em cursos como Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia (nas especialidades: Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações, Agronômica, Florestal, Civil, Química, Redes de Comunicação ou Computação), Ciência da Computação, Informática, Análise de Sistemas, Geologia, Química, Química Industrial, Biomedicina, Ciências Biológicas, Medicina, Odontologia ou Farmácia. Entre as atividades diárias do Perito, estão a realização de exames periciais em locais de infração penal, exames em instrumentos utilizados, pesquisas de interesse do serviço, coleta de dados e informações necessários à complementação dos exames e outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente a instituição. A reserva de vagas para candidatos com deficiência está distribuída de acordo com as áreas do cargo.
 
Já para disputar o cargo de Delegado de Polícia Federal, que tem reserva de 8 vagas para candidatos com deficiência, será necessário possuir diploma de curso superior em Direito. Segundo o edital, as competências do Delegado de Polícia Federal incluem instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação, orientar e comandar a execução de investigações relacionadas, participar do planejamento de operações de segurança e investigações, entre outras atividades de apoio ao Órgão na consecução dos seus fins.
 
Além da exigência do nível de escolaridade, vale ressaltar que, independentemente do cargo pretendido, os interessados deverão estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (esta última, aplicável aos candidatos do sexo masculino), possuir carteira nacional de habilitação mínima na categoria "B" e ter pelo menos 18 anos de idade até a data de matrícula no Curso de Formação Profissional.
 
Inscrição
A participação no certame poderá ser efetivada via internet, nos endereços eletrônicos disponibilizados pelo Cespe/UnB para cada certame, dependendo do cargo pretendido:
 
 
 
 
O período de inscrição será de 17 de maio a 03 de junho de 2013. Aqueles que não puderem se inscrever online deverão procurar um dos postos de atendimento presencial, no mesmo período informado. Nesse caso, será preciso consultar a relação dos locais aptos para recebimento de inscrições, distribuídos entre os Estados e o Distrito Federal.
 
A taxa de participação custa R$ 125,00 para optantes pelo cargo de Escrivão ou R$ 150,00 para os cargos de Perito e Delegado.
 
Importante: os editais prevêm que os candidatos já inscritos no período anterior (de 18 de junho a 9 de julho de 2012), que desejarem alterar sua inscrição, no que diz respeito à cidade de realização de provas e/ou à concorrência como candidato com deficiência, poderão efetuar a alteração por meio do endereço eletrônico do respectivo concurso e no mesmo período de inscrições atualizado.
 
Quem já se inscreveu no período anterior e ainda não pagou a taxa, poderá pagá-la até 18 de junho de 2013. Já os que pretendem solicitar a devolução da taxa paga, por desistência de participar do certame, deverão formalizar o pedido nos dias 23 e 24 de maio de 2013.
 
Etapas da seleção
As provas objetiva e discursiva para Perito e Escrivão terão duração de 5 horas e estão programadas para o dia 21 de julho de 2013, no turno da manhã. Na mesma data, serão aplicadas as provas objetiva e discursiva para o cargo de Delegado, porém, no período da manhã (objetiva) e da tarde (discursiva), com duração de 4 horas cada período.
 
As avaliações escritas objetivas e discursivas fazem parte da primeira etapa do concurso, que ainda terá: exame de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica e de títulos. Ainda na primeira etapa, e exclusivamente para o cargo de Escrivão, será aplicada também uma prova prática de digitação. Os aspirantes ao cargo de Delegado passarão também por prova oral.
 
A segunda etapa da Seleção pública consistirá no Curso de Formação Profissional, que será executado pela Academia Nacional de Polícia, tendo como local prioritário o Distrito Federal.
 
Da inscrição até a nomeação os candidatos serão submetidos à investigação social e/ou funcional, que terá caráter eliminatório, e poderá inclusive ser avaliado em exame antidrogas. Durante o Curso de Formação Profissional, poderão passar por avaliações médica e psicológica complementares, sendo também eliminatórias.
 
Os editais estabelecem que o prazo de validade do concurso será de 30 dias, contados a partir da publicação da homologação dos resultados finais, podendo esse prazo ser prorrogado uma única vez.

Editais

Vagas de estágio na Polícia Federal em Goiás

A Superintendência da Polícia Federal no Estado de Goiás, por intermédio do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola, publicou edital nº. 01/2013 para realização de processo seletivo. São ofertadas 16 vagas para estagiários dos cursos de administração, ciências contábeis, direito, secretariado executivo, informática, psicologia, serviço social, educação física e ensino médio, para atuarem nas cidades de Goiânia, Anápolis e Jataí.
 
Os aprovados farão jus a bolsa auxílio de até R$ 520,00 (estagiário de nível superior), R$ 290 (estagiário de nível médio) mais R$ 132,00 referente ao auxílio transporte. A carga horária será de 6 horas por dia, totalizando 30 horas semanais.
 
Para se inscrever, o estudante interessado deverá acessar o site do CIEE (www.ciee.org.br) até o dia 24 de maio de 2013, cadastrar-se e preencher a ficha de inscrição que deverá ser impressa, assinada e entregue juntamente com os documentos exigidos, na sede do CIEE situada à Rua 03, Nº 1245 - Qd. 81 / Lt.12 - Centro - Goiânia/GO - CEP: 74020-020, das 08h00 às 17h00 de segunda à quinta-feira e das 09h00 às 17h00 às sextas-feiras.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
 
Certidão das notas (Histórico Original) obtidas nos dois últimos semestres;
Cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante escolar ou declaração de vinculo atualizado constando o semestre que está cursando;
Ficha de inscrição devidamente preenchida.
 
O certame será avaliado através da análise curricular.
 
O processo seletivo será válido por 01 ano, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no site www.ciee.org.br/portal/estudantes.

IFRJ promove processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) lançou edital o n° 26/2013 de processo seletivo, com a intenção de preencher várias vagas o cargo de Professor Temporário.
 
Os candidatos aprovados serão contratados no regime de 40 horas semanais, com a seguinte remuneração:

Área de Alimentos no valor de R$ 2.714,89 acrescida de R$ 835,05, correspondente à titulação de Mestrado, ou R$ 1.934,76 correspondente a de Doutorado; Área de Farmácia, no valor de R$ 2.714,89.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 13 a 17 de maio de 2013, das 9h às 18h, no IFRJ- Campus Rio de Janeiro, na Rua Senador Furtado, nº 121/125, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, na Secretaria de Ensino Médio e Técnico, sala 114. A taxa será de R$ 30,00.
 
Os participantes serão avaliados por meio de análise curricular em 22 de maio e entrevista técnica no dia 23 de maio de 2013.
 
Os resultados serão divulgados no local de inscrição, em 24 de maio de 2013, a partir das 15 horas.

Prefeitura de Ponta de Pedras (PA) prorroga inscrições para agentes

A Prefeitura de Ponta de Pedras, cidade localizada a 44 km de Belém do Pará, publicou o edital de processo seletivo nº. 001/2013, que será executado pela empresa CONED, visando a ocupação de 100 vagas de trabalho, sendo 20 para contratações imediatas e 80 para cadastro reserva.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde, ambos com a exigência de nível fundamental. O vencimento é de até R$ 678,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 50,00, foram prorrogadas e serão realizadas até às 16h do dia 15 de maio de 2013 no site www.coned.com.br e/ou de forma presencial, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta de Pedras, situada à Rua Capitão João Tavares, s/n, Centro, das 9h às 16 horas, munido de cópia de sua identidade, para preenchimento da ficha de inscrição e recebimento do boleto para pagamento da taxa.
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva e curso introdutório de formação inicial e continuada.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 09 de junho de 2013, em local e horário a serem divulgados no cartão de confirmação da inscrição do candidato.
 
Validade
O processo seletivo será válido por dois anos, a contar da data da homologação do resultado, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Prefeitura de Ponta de Pedras.

Prefeitura de Uberaba (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Uberaba, no estado de Minas Gerais, publicou o edital n° 068/2013 para realização de processo seletivo. A finalidade é a formação de cadastro reserva para o cargo de Médico, com remuneração de R$ 5.400,00, acrescida de R$ 270,00 (Ticket Alimentação), R$ 2.565,48 (Produtividade) e com direito a Plano de Saúde, por carga horária de 40 horas semanais.

O certame será planejado e executado pelo Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração em parceria com os Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

As inscrições serão realizadas de forma presencial ou por procuração com firma reconhecida, no período de 13 a 17 de maio de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, sito a Avenida Guilherme Ferreira nº. 1539, Bairro São Benedito, Uberaba/MG, das 12h às 18h. A taxa de inscrição é de R$ 7,00.

A entrevista técnica terá valor total de 100,0 (cem) pontos e de caráter classificatório e eliminatório e será realizada na data prevista de 20 de maio de 2013, às 09h.

O processo seletivo simplificado terá validade de 24 meses.

Vagas de estágio na Prefeitura de Água Doce do Norte - ES

A Prefeitura de Água Doce do Norte, estado do Espírito Santo, lançou edital de processo seletivo N° 001/2013 do Programa de Estágio Remunerado na Administração Pública Municipal. As vagas serão no máximo de 30 (trinta) para estudantes de ensino superior e 10 (dez) para estudantes de cursos técnicos.
 
A bolsa - auxilio, salvo alterações durante o período, será de:

- R$ 300,00 mensais, para os estudantes que estejam cursando a educação profissional (ensino técnico).

- R$ 510,00 mensais, para os estudantes de educação superior.
 
A carga horária mínima é de 04(quatro) horas diárias para os estagiários que estiverem cursando o ensino técnico e de 05 (cinco) horas diárias para os estagiários de ensino superior, devendo haver compatibilidade com o horário escolar, no período de segunda a sexta-feira no horário de expediente da Empresa.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 13 a 17 de maio de 2013, das 08:00h as 11:30h e das 13:00h as 16:00hSecretaria Municipal de Administração, SMADM, Av. Sebastião Coelho de Souza, 081, Centro, Água Doce do Norte, ES.
 
O resultado final será publicado na data prevista de 03 de junho de 2013.
 
Os estagiários contratados por meio deste processo seletivo terão contratos de estágio com duração de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

Concurso Prefeitura de Saudades - SC

A prefeitura de Saudades, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº 003/2013 para realização de concurso público. O certame tem como objetivo preencher 15 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 752,07 e R$ 10.600,00, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Do total das vagas oferecidas, serão reservadas 5% aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Defesa Civil, Arquiteto, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Mecânico de Máquinas Pesadas, Médico (Ginecologista, Pediatra e PSF), Motorista, Odontólogo, Operador de Máquinas, Professor de Informática, Psicólogo, Servente, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática e Engenheiro Civil.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até às 14h59min do dia 10 de junho de 2013, no site www.incapel.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 85,00 (nível fundamental), R$ 105,00 (nível médio) e R$ 155,00 (nível superior).
 
Prova
O concurso constará de provas objetivas, pontuação de títulos e prova prática.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 30 de junho de 2013, das 8h às 12h, na EMEF Saudades, situada à Rua Vereador Ivo Stulp, n. 770, no Bairro Lage de Pedra, no município de Saudades/SC.
 
Os títulos deverão ser entregues na mesma data e local da prova objetiva, logo após o término da mesma.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado a partir das 17 horas do dia 01 de julho de 2013, no mural da Prefeitura de Saudades, nos sites www.saudades.sc.gov.br e www.incapel.com.br.
 
As provas práticas serão realizadas na data provável de 14 de julho de 2013, das 8h às 12h, no pátio da Secretaria de Infraestrutura (Parque de Máquinas do Município de Saudades).
 
Validade
A validade do concurso público será de dois (02) anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso IFCE 2013

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou o edital  N° 03/2013 de concurso público para o provimento de 30 vagas de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. As chances são para diversas áreas de estudo.

As oportunidades serão para os campi Acaraú, Canindé, Cedro, Cratéus, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixadá, Sobral e Tianguá.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 20 a 31 de maio de 2013, pelo site www.ifce.edu.br. A taxa será é de R$ 100,00.

Prefeitura de Natal - RN lança edital de processo seletivo

A prefeitura de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital N° 003/2013 de processo seletivo visando a contratação por tempo determinado de 25 técnicos em radiologia. Os contratados irão atuar junto ao Pronto Atendimento Infantil Dra. Sandra Celeste, Hospital dos Pescadores - HOSPESC e Centro Clínico Dr. José Carlos Passos.
 
O vencimento básico é de até R$ 1.356,00, em carga horária de 24 horas semanais.
 
Os interessados deverão efetivar sua inscrição nos dias 30 e 31 de maio de 2013, das 8h às 14h, no Auditório da sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Fabrício Pedrosa, 925, Areia Preta - Natal/RM - 59.014-030. Deverão ser apresentados no ato da inscrição os seguintes documentos:
 
CPF;
Título de eleitor;
Certificado de reservista, para os candidatos do sexo masculino;
Certidão de regularidade expedida pelo Conselho de classe (CRTR 16º Região);
Comprovante de escolaridade (diploma, certificado ou declaração de conclusão) adequado ao cargo de técnico em radiologia;
Declaração de experiência profissional na sua área de atuação;
Curriculum vitae com todos os documentos comprobatórios.
 
O certame será constituído de análise curricular, a ser realizado provavelmente nos dias 1º e 02 de junho de 2013. O processo seletivo terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital está publicado no Diário Oficial do Município, de 10 de maio de 2013, pág. 3 a 4.

AVAPE de Araçatuba (SP) abre processo seletivo

A Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência - AVAPE, no município de Araçatuba, estado de São Paulo, publicou edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo. A seleção da AVAPE oferece 370 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração que pode chegar até R$ 7.315,90.
 
São reservadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Assistente Social, Coordenador Técnico da Assistência Social, Dentista, Enfermeiro/Obstetra, Fonoaudiólogo, Médico (ESF, Clínico, Anestesista, Ginecologista Obstetra/Plantonista, Cirurgião Geral, Neurologista, Oftalmologista, Pediatra Plantonista, Psiquiatra, Urologista, Plantonista – Urgência e Emergência), Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Advogado, Professor de Educação Física, Psicopedagogo, Técnico de Enfermagem, Assistente Administrativo, Assistente de Gestão de Farmácia, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar Social, Coordenador Administrativo, Educador de Rua/Social, Ludotecário, Monitor (Acompanhamento Escolar, Arte Educação, Artes Marciais, Artesanato, Atividades Lúdicas, Banda, Bordado, Confecção, Corte e Costura, Dança, Hip Hop, Informática, Musicalização, Teatro, Atividades Circenses e Jazz), Apontador de Ponto, Atendente de Serviços, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Gestão de Farmácia, Auxiliar de Manutenção Predial, Cuidador de Idosos, Motorista, Recepcionista, Telefonista, Açougueiro, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Porteiro e Segurança.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período entre às 14h do dia 15 de maio e às 23h59min do dia 9 de junho de 2013, no site www.consulplan.net.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 25,00 e 30,00;
Nível médio: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 60,00.
 
Prova
O certame será composto de prova objetiva e prática.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 07 de julho de 2013, em local e horário a serem divulgados no Cartão de Confirmação de Inscrição, a partir do dia 1º de julho de 2013, no site www.consulplan.net.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site www.consulplan.net, às 16h do dia útil subsequente ao da realização das mesmas.
 
A prova prática, para os cargos de Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro e Motorista, tem data inicialmente prevista para os dias 27 e 28 de julho de 2013 (sábado e domingo), em local e horário que serão divulgados no quadro de avisos da AVAPE e no site da organizadora.
 
Validade
A validade deste processo seletivo é de dois (02) anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Nestlé quer diminuir número de pacientes desnutridos

Além de melhorar o atendimento nutricional, a companhia visa reduzir as complicações e os gastos hospitalares
 
Repetindo o desempenho do ano passado, a Nestlé levou para casa o troféu na categoria Nutrição Clínica / Alimentação Enteral, deixando para trás os também finalistas Support e Abbott.
 
Em 2012, a empresa aponta como destaque na área de Healthcare,  a inauguração do Nestlé Institute of Health Sciences (NIHS), no campus da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça. “O NIHS faz parte da rede de pesquisa e desenvolvimento mundial da empresa e apoia o desenvolvimento de produtos para a Nestlé Health Science, que oferece soluções nutricionais para pessoas com necessidades diárias específicas relacionadas a enfermidades, doenças ou os desafios dos diferentes estágios da vida”, afirma a Nestlé Health Science em nota enviada à redação.
 
Responsável pela área de alimentação enteral, a divisão também oferece produtos para o consumidor final como o Nutren Kids –complemento nutricional para crianças, apontado pela multinacional como destaque da filial brasileira em 2012, e o Nutren Senior, produto direcionado às pessoas com mais de 60 anos, que segundo a empresa será o grande destaque de 2013.
 
Outra iniciativa para este ano é o fortalecimento do Programa Jovens Nutricionistas, que capacita estudantes na área de nutrição clínica, a partir de treinamento e vivência prática em ambiente hospitalar. “Objetivo é diminuir o número de pacientes desnutridos e melhorar o atendimento nutricional, além de reduzir as complicações e os gastos hospitalares decorrentes desse fator. O projeto faz parte da plataforma global de responsabilidade social da companhia”, diz o comunicado.
 
Fonte Saudeweb

Sírio Libanês restringe mobilidade a alguns níveis hierárquicos

Segundo a CIO do Sírio, Margareth Ortiz, os médicos da entidade possuem acesso aos prontuários de modo geral somente quando estão dentro do hospital. Fora dele o acesso fica restrito ao prontuário de seus próprios pacientes
 
Informações que antes estavam restritas somente aos limites da companhia hoje podem ser acessadas de outros lugares por meio dos mais diversos dispositivos, trazendo novos riscos à segurança da informação e privacidade. Segundo mostra o estudo “Antes da TI, a estratégia”, produzido pela IT Mídia em parceria com o consultor Sergio Lozinsky, mobilidade está em primeiro lugar dentre as prioridades dos CIOs para 2013, apontada por 81,4% dos CIOs das 500 maiores empresas do Brasil. Em segundo lugar, a segurança da informação aparece como foco dos investimentos para 69,2% dos entrevistados, demonstrando uma preocupação eminente com a questão.
 
O cenário da mobilidade é novo em diversas companhias e ainda há muitas dúvidas. Para discutir sobre como tratar o desafio da gestão das informações e da segurança, o IT Mídia Debate dedicado ao tema mobilidade contou com a presença de Margareth Ortiz, CIO do Hospital Sírio Libanês, Italo Flammia, CIO da Porto Seguro, Antonio Felipe Redondo, CIO do Banco Pine, e João Paulo Bruder, analista de Telecom da IDC.
 
No caso do Banco Pine e do Hospital Sírio Libanês, a mobilidade ainda está restrita a apenas alguns níveis hierárquicos, uma vez que o que está em jogo são os dados financeiros e o prontuário e a privacidade do paciente, respectivamente. “Dentro do banco temos um código de ética que já foi alterado citando questões relacionadas com a mobilidade, mas ainda não temos um programa específico”, conta Redondo, do Banco Pine.
 
Bruder, analista da IDC, considera que a mobilidade e o BYOD devem passar por uma questão organizacional que envolve a definição de políticas específicas da empresa, acompanhada da educação e conscientização dos funcionários. “A mobilidade é como uma alavanca em que em uma ponta está a informação e na outra o usuário. Ela não deve ser encarada como uma coisa binária, do tipo ou todo mundo tem ou não tem. Você tem que ter ferramentas para coordenar o acesso, que deve ser diferente para o CIO, para o CEO, por exemplo, e determinado de acordo com a necessidade de cada cargo.”
 
Peculiaridades da Saúde
Porém, quando voltamos o caso especificamente para o contexto de um hospital, a segurança e o acesso às informações ainda geram questões polêmicas. Segundo Margareth, os médicos do Sírio Libanês possuem acesso aos prontuários de modo geral somente quando estão dentro do hospital, sendo que fora dele o acesso fica restrito somente ao prontuário de seus próprios pacientes.
 
A CIO ressalta que o Brasil ainda tem uma questão muito mal resolvida quanto ao acesso ao prontuário. “No nosso caso, ainda temos uma política especializada que estabelece as regras, mas existe um termo de confidencialidade que todos assinam. Temos claro que essas informações pertencem ao paciente, de modo que ele pode ou não autorizar sua disponibilização. No entanto, salvar uma vida está em primeiro lugar, à frente da política de segurança da informação”, afirma Margareth.
 
Fonte Saudeweb

ONA é aceita como membro da ISQua

Com uma rede que cobre 100 países, a ISQua conta também com o Programa Internacional de Acreditação, sendo responsável por determinar padrões que definem critérios de segurança e qualidade em todo o mundo
 
A ONA (Organização Nacional de Acreditação) acaba de ser aceita como membro da Sociedade Internacional de Qualidade (ISQua) que objetiva melhorar a qualidade e segurança no atendimento à saúde em todo o mundo. A aproximação entre a ONA e a entidade internacional começou em 2012, com a participação na 29ª Conferência Internacional da ISQua. Logo depois, a organização brasileira foi oficialmente convidada para fazer parte do comitê científico que vai definir a grade de palestras, apresentações e mesas redondas da 31ª Conferência da ISQUa, que será realizada no Rio de Janeiro em 2014.
 
Fazem parte da ISQua médicos, enfermeiros, administradores e economistas de diversos países, alguns deles provenientes de instituições acadêmicas e outros de organizações que atuam com programas de certificação de qualidade, acreditação de serviços de saúde, organizações não-governamentais, além de algumas agências governamentais. Entre seus principais parceiros encontra-se a Organização Mundial de Saúde (OMS), com a qual interage nos níveis técnico, político e na troca e divulgação de conhecimento científico.
 
Entre os serviços que a instituição, criada em 1985, oferece estão o programa de desenvolvimento profissional, conhecimento e educação, incluindo palestras, debates, workshops online e seminários via web em todas as áreas relevantes para a qualidade e segurança no atendimento à saúde.
 
Com uma rede que cobre 100 países, a ISQua conta também com o Programa Internacional de Acreditação, sendo responsável por determinar os padrões de organizações que definem os critérios de referência de segurança e qualidade no atendimento a saúde em todo o mundo.
 
Fonte Saudeweb