Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Trocar roupa de cama também é uma questão de saúde

Ácaros se alimentam de restos de pele e tecidos
Você costuma trocar sempre a sua roupa de cama ou uma vez por mês ou nunca? Leia nessa matéria sobre como isso pode atingir a sua saúde.
 
Uma pesquisa encomendada pela loja Dunelm Mill, do Reino Unido, constatou que 17% dos britânicos somente lavam os lençóis uma vez por mês ou até em intervalos maiores. Um convite e tanto para ácaros, que provocam e agravam alergias. Tais dados são do jornal Daily Mail.
 
O levantamento contou com os dados de 2 mil pessoas. Constatou que só dois em cada cinco mudam a roupa de cama semanalmente, o que vai em acordo com os padrões adequados de limpeza, e 36% executam a tarefa quinzenalmente. Fora isso, 6% realizam a troca mais de uma vez por semana, 1% uma vez por ano e 3% não fazem nenhuma ideia do intervalo de tempo.
 
As mulheres se revelaram mais desleixadas. Mais da metade não o lava semanalmente, com 12% apontando fazerem isso somente uma vez por mês e 1% admitindo nunca mudar. Em comparação, 40% dos homens dizem trocar os lençóis semanalmente, sendo que 8% têm frequência ainda maior.
 
“Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo e isso se reflete nos fragmentos que deixamos entre os lençóis. Nossos corpos derramam milhões de células da pele a cada dia, muitas das quais são depositadas em nossas camas. Além de células da pele, nossos corpos também secretam fluidos, suor e óleos durante uma longa noite de sono”, explica o alergista Adam Fox. “Esses depósitos são deliciosamente atraentes para os ácaros”, acrescentou. Entre os possíveis resultados estão asma, rinite e piora de eczema.
 
Fonte Corposaun

Pesquisa aponta possíveis novas drogas antibacterianas

Pesquisadores da Universidade de Illinois, EUA, descobriram um novo composto que restaura a saúde de ratos infectados com Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), infecção bacteriana que se apresenta muito perigosa.

Esse novo composto atinge uma enzima que ainda não foi encontrada em células humanas, mas que é essencial para a sobrevivência das bactérias.
A equipe de cientistas descobriu e desenvolveu vários compostos que são pistas promissoras para o desenvolvimento de drogas antibacterianas. O mais potente foi testado em ratos infectados com MRSA.

“A ascensão de infecções bacterianas resistentes a antibióticos é um problema global de saúde pública. Há uma necessidade urgente de novos antibióticos. Há, por exemplo, estirpes completamente resistentes de tuberculose. Nenhum dos medicamentos funciona contra essas cepas, e assim, se você contrair, você morre”, aponta o líder da pesquisa Eric Oldfield.

Outras infecções, como gonorreia, que antes eram facilmente curadas com antibióticos, também estão se tornando resistentes ao tratamento. “Somente os estafilococos em si realmente matam mais pessoas nos EUA do que o HIV”, destaca o pesquisador.
Segundo os pesquisadores, essa enzima, denominada como UPPS, “é importante porque está envolvida na biossíntese da parede celular bacteriana. E muitos dos antibióticos que temos, medicamentos como a penicilina, a meticilina, a vancomicina, todos atacam a síntese da parede celular bacteriana.”
Em um trabalho conjunto com o estudante de graduação Wei Zhu, Oldfield desenvolveu e testou novos análogos do composto que trabalhou contra UPPS. “E nós encontramos um que foi cerca de 1 mil vezes mais ativo que o primeiro que testamos contra FPPS”, explicou Oldfield.

O novo composto foi testado contra a S. aureus regular e resistente a medicamentos em cultura celular e assim descobriram que ele tinha uma potente atividade contra ambos.

Em um teste final, os pesquisadores usaram o novo composto para o tratamento de camundongos infectados com MRSA. “Vinte dos 20 animais sobreviveram se foram tratados com este medicamento e nenhum sobreviveu se não foram tratados”, pontua Oldfield.

É ressaltado pela equipe de pesquisadores que mais alguns anos de estudo serão necessários para determinar se este composto, ou outros iguais a ele, irão ser eficazes em humanos, mas os resultados podem permitir aos cientistas atacar várias enzimas essenciais para a sobrevivência da bactéria, reduzindo a probabilidade de que novas formas de resistência a medicamentos apareçam.

Fonte Corposaun

A importância da vacinação na qualidade de vida do idoso

Apesar de a maior parte das pessoas reconhecer a relevância das vacinas, muitas desconhecem quais delas são indicadas para determinadas faixas etárias.
 
A adesão à imunização costuma ser mais expressiva quando há campanha governamental, como no caso da vacina contra a gripe para idosos. “Porém, o número de pessoas com mais de 60 anos que se vacinam contra as doenças pneumocócicas, o tétano e a coqueluche, por exemplo, ainda é muito baixo, o que é preocupante”, informa Isabella.

Tétano
Ferimentos que podem colocar em risco para o tétano não são raros. A maioria dos casos no Brasil ocorre em adultos. Isso acontece, principalmente, por conta da baixa adesão desse grupo à vacinação (deve ocorrer a cada 10 anos). Na rede pública, a vacina dupla do tipo adulto protege contra o tétano e a difteria.
 
Coqueluche
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em seu Calendário do Idoso, recomenda a vacinação dos maiores de 60 anos contra a coqueluche (como já é rotina nos EUA). Essa infecção respiratória, que pode se apresentar de forma grave entre os mais velhos não vacinados, tem sido motivo de preocupação no Brasil e no mundo pelo aumento de casos nos últimos anos. Quem já teve a doença precisa se vacinar, uma vez que o fato de ter tido coqueluche protege por, no máximo, 15 anos. “Também é preciso lembrar que os reforços dessa vacina são necessários a cada 10 anos”, diz Isabella. Para quem tem acesso à rede privada é possível fazer a vacina tríplice bacteriana do tipo adulto, que protege da coqueluche. Além disso, a vacina previne o tétano e a difteria.
 
Pneumonia Pneumocócica
As doenças pneumocócicas são causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, conhecida popularmente como pneumococo (principal agente causador de pneumonia no mundo). Mas, felizmente, ele pode ser prevenido por vacina. Na terceira idade, os riscos de pneumonia pneumocócica são mais elevados, porque o sistema imunológico já está naturalmente mais fraco. A médica ressalta que essa doença pode ser grave e até requerer cuidados específicos em unidade de terapia intensiva.
 
Uma pesquisa da Organização Pan-Americana de Saúde, incluindo 31 países da América Latina, mostrou que a Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) é a terceira principal causa de morte entre as pessoas com mais de 65 anos.
 
DST na 3ª idade
No Brasil, vem preocupando muito o número crescente de doenças sexualmente transmissíveis nos maiores de 60 anos. Por isso, a SBIm também recomenda considerar a vacinação contra a hepatite B para esse grupo.

Considerando que a população idosa está crescendo significativamente em todo o mundo (em 2050, a população global com mais de 60 anos será o triplo da atual), a imunização se faz ainda mais importante. Afinal, essa estratégia de prevenção é a mais eficaz, além de mais vantajosa economicamente.
 
Vacinas indicadas para idosos:
  • Pneumocócica
  • Influenza (gripe)
  • Febre Amarela (dependendo da localidade ou viagens)
  • dTpa (tríplice bacteriana do tipo adulto – difteria, tétano e coqueluche)
  • Hepatite A (na dependência do passado de doença)
  • Hepatite B
Corposaun

Pesquisadores desenvolvem máquina de Raios-X tridimensionais e coloridas

Pesquisadores da Universidade de Manchester, Reino Unido, desenvolveram uma câmara com o objetivo de usá-la para reproduzir imagens de raios-X tridimensionais e coloridas, praticamente em tempo real. Os resultados dos testes foram publicados na revista Analyst.

A capacidade do dispositivo de identificar a composição do objeto digitalizado pode levar a uma grande melhora de forma radical na visualização do câncer.
 
O sistema de raios-X desenvolvido pelo professor Robert Cernik juntamente com outros cientistas pode ser usado para detectar tipos de tecidos anormais a partir de biópsias.
 
“O fato de que agora podemos usar esta tecnologia em um ambiente de laboratório é um importante passo em frente. Quando nós desenvolvemos a ideia há cinco anos foi necessário o poder de um sincrotron para produzir os raios-X. Além disso, nós só tivemos acesso a detectores baseados em silício. Isto é um problema porque o silício é um átomo de luz e não para os raios-X de alta energia que vem através de objetos grandes. Agora podemos alcançar os mesmos resultados de imagem com uma câmera de 80 x 80 pixel que suporta em tempo real a radiografia hiperespectral até energias muito altas”, explica Cernik.
 
Segundo o pesquisador, os sistemas atuais de imagem como escâneres espirais não utilizam toda a informação contida no feixe de raios-X, destacando que se pode usar todos os comprimentos de onda presente para fornecer uma imagem colorida de raios-X em um número de geometrias de imagem diferentes.
 
Além de fornecer mais informações sobre o objeto a ser radiografado, a nova técnica também diminui o tempo que leva para criar uma imagem tridimensional. O processo ao invés de construir uma centena de imagens separadas, produzindo um mapeamento, o novo sistema cria a imagem em um movimento de varredura que fará com que se leve alguns minutos.
 
“O fato de que a imagem pode ser tomada ao mesmo tempo, como a utilização de métodos mais convencionais e no mesmo prazo significa que mais informações podem ser obtidas a partir de amostras de biópsia. Esta abordagem será mais precisa na diferenciação entre tipos de tecidos normais e anormais reduzindo o diagnóstico errado”, aponta Cernik.
 
A equipe agora busca parceiros industriais para aperfeiçoar a tecnologia de raios-X para cada aplicação específica (aeroespacial, segurança e imagens médicas, por exemplo). A equipe também está perto de criar o primeiro scanner de tomografia computadorizada colorida, o que pode melhorar dramaticamente o diagnóstico de uma série de condições.
 
Fonte Corposaun

Marcador genético prevê recorrência do câncer de mama

Descoberta pode fornecer a oncologistas mais tempo para projetar uma terapia direcionada para prevenir o câncer de retornar
 
Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriram um marcador genético no DNA capaz de detectar, com precisão, mulheres mais propensas ao câncer de mama recorrente.
 
 
Sambasivarao Damaraju e seus colegas utilizaram um simples exame de sangue para digitalizarem todo o genoma humano de 369 mulheres que haviam sido diagnosticadas com câncer de mama. Destas, 155 tinham sofrido recorrência do câncer e 214 não.
 
"Se nós pudermos prever com precisão quais as mulheres estão em alto risco de recorrência do câncer de mama, isso fornece aos médicos e oncologistas tempo para projetar uma terapia mais agressiva na esperança de prevenir o câncer de voltar. As estratégias de tratamento poderiam ser feitas sob medida para as mulheres com base em sua composição genética e em como ela as torna suscetíveis à recorrência do câncer de mama", afirma Damaraju.
 
Damaraju e sua equipe se concentraram sobre o câncer de mama com bom prognóstico, aquele que tem uma alta taxa de sucesso em termos de recuperação inicial e tratamento. Cerca de 70% de todos os cânceres de mama se enquadram nesta categoria.
 
Atualmente, as opções de tratamento para os doentes com câncer de mama se baseiam no que os médicos sabem a respeito do tumor em si, seu tamanho, grau e a ausência ou a presença de certos marcadores dentro do tumor.
 
Damaraju observou que há pacientes que recebem um excelente prognóstico com base no que os médicos veem dentro do tumor, mas o câncer retorna. E outras mulheres permanecem livres do câncer, embora seus médicos tenham dado um mau prognóstico com base em informações obtidas a partir do tumor. De acordo com Damaraju, esta imprecisão poderia ser complementada com o novo marcador de DNA que pode ser encontrado através de um simples exame de sangue.
 
A equipe continua suas pesquisas e pretende confirmar suas descobertas em um estudo maior. Os resultados do estudo indicam que o teste de DNA preditor poderia ser testado em estudos clínicos prospectivos antes de se tornar amplamente disponível para as mulheres.
 
Fonte isaude.net

Diagnósticos imprecisos por smartphones atrasam tratamento do melanoma

Ferramentas ajudam a tornar pacientes mais conscientes, mas não podem substituir conselho e o diagnóstico médico, alerta pesquisa
 
Aplicativos para smartphones que prometem detectar melanoma por meio de fotografias da pele são altamente variáveis e imprecisos, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da University of Pittsburgh School of Medicine, nos EUA.
 
Os resultados sugerem que confiar nestes "apps" em vez de se consultar com um médico pode retardar o diagnóstico da doença e o tratamento correto.
 
"O uso do smartphone está aumentando rapidamente, e os aplicativos disponíveis para os consumidores vão além de comunicação e entretenimento, incluindo cuidados de saúde. Essas ferramentas podem ajudar os pacientes a serem mais conscientes sobre seus cuidados de saúde e melhorar a comunicação entre eles e seus médicos, mas é importante que os usuários não permitam que seus aplicativos substituam o conselho e o diagnóstico médico", afirma a pesquisadora Laura Ferris.
 
Na verdade, o estudo constatou que três dos quatro aplicativos para smartphones testados fornecem diagnósticos incorretos de 30% ou mais melanomas com base na avaliação de imagens do usuário.
 
O estudo analisou aplicativos disponíveis nas duas mais populares plataformas de smartphones e descobriu que essas ferramentas muitas vezes são comercializadas para usuários não clínicos para ajudá-los a decidir, utilizando uma imagem digital para a análise, se as lesões da pele são ou não melanomas potenciais ou se são benignas.
 
Pesquisadores carregaram 188 imagens de lesões de pele em cada um dos quatro aplicações, que, em seguida, analisaram as imagens de diferentes maneiras. Os aplicativos muitas vezes estão disponíveis gratuitamente ou a um custo muito baixo, e não estão sujeitos a qualquer supervisão regulatória ou validação.
 
Apenas o aplicativo que utilizou um dermatologista pessoal para avaliar as imagens do utilizador proporcionou um elevado grau de sensibilidade para o diagnóstico, apenas um dos 53 melanomas foi diagnosticado como "benigno". Este aplicativo também foi o mais caro, custando US $ 5 por usuário. Embora as ferramentas afirmassem que estavam fornecendo informações apenas para fins educacionais, os pesquisadores observaram o risco de os pacientes confiarem na avaliação do aplicativo, em vez de procurar o conselho de um profissional médico.
 
A probabilidade de depender da avaliação gratuita é particularmente preocupante para os economicamente desfavorecidos, especialmente porque um número substancial de melanomas é detectado primeiro pelos pacientes, observam os autores do estudo. "Se eles notam uma lesão, mas o aplicativo de smartphone incorretamente julga como benigna, eles podem não fazer o acompanhamento com um médico. As tecnologias que reduzem a taxa de mortalidade, melhorando a autodetecção precoce de melanomas seria uma adição bem-vinda à dermatologia. Mas temos que ter certeza de pacientes não estão sendo prejudicados por ferramentas que proporcionam resultados imprecisos", conclui Ferris.
 


Fonte isaude.net

Consumo diário de café pode causar incontinência urinária em homens

Pesquisa sugere que a cafeína contida na bebida irrita a bexiga causando ou agravando os sintomas de incontinência
 
A quantidade de cafeína encontrada em duas xícaras de café pode causar ou agravar incontinência urinária em homens, de acordo com pesquisadores da Universidade do Alabama, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que homens que consomem maior quantidade de café são mais propensos a ter o problema do que aqueles que beberam menos, pois a cafeína pode irritar a bexiga. As informações são do Daily Mail.
 
Pesquisas anteriores relacionaram a cafeína à incontinência entre as mulheres. Mas pouco se sabe sobre a existência de uma conexão semelhante para os homens.
 
A pesquisadora Alayne Markland e seus colegas avaliou dados de cerca de 4 mil homens que participaram de uma pesquisa nacional de saúde entre 2005 e 2008.
 
Os pesquisadores analisaram quantos tinham incontinência urinária e a quantidade de cafeína que beberam, bem como a quantidade de água que consumiam.
 
No geral, os homens consumiram uma média de 169 mg de cafeína todos os dias. A xícara média de café contém cerca de 125mg.
 
Após o ajuste para a idade e outros fatores de risco, os pesquisadores descobriram que aqueles que bebiam 234mg de cafeína por dia eram 72% mais propensos a ter incontinência urinária de moderada a grave do que aqueles que consumiram menos cafeína.
 
Os homens que ingeriam mais de 392 mg de cafeína por dia tiveram duas vezes mais probabilidade de ser incontinente.
 
Segundo os pesquisadores, a relação não era simplesmente uma questão de quanto líquido uma pessoa ingeria. Isso porque o consumo total de água, em contraste, não foi associado a um risco de incontinência moderada a grave. Isto levou à teoria de que a cafeína irrita a bexiga, de alguma forma.
A equipe afirma que as pessoas que estão tendo problemas com incontinência urinária devem modificar sua ingestão de cafeína.
 
Fonte isaude.net

Terapia com células-tronco da placenta reduz progressão da fibrose hepática

Pesquisadores acreditam que benefício se deve a substâncias da placenta capazes de estimular a regeneração do fígado
 
Uma terapia à base de células-tronco da placenta humana reduziu em 50% o desenvolvimento de fibrose hepática em experimento feito com ratos.
 
Os pesquisadores acreditam que o benefício se deve a substâncias produzidas pelas células da membrana amniótica - parte interna da placenta - capazes de estimular a regeneração do fígado. O próximo passo é identificar e isolar essas moléculas, o que abriria caminho para o desenvolvimento de novos medicamentos.
 
A fibrose hepática é uma doença resultante de agressões sucessivas ao fígado, como aquelas causadas pelo consumo excessivo de álcool ou por hepatites virais, explicou Luciana Barros Sant' Anna, pesquisadora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), onde a investigação está sendo conduzida com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
 
" Embora as células do fígado tenham enorme capacidade de se proliferar e de regenerar o órgão, elas acabam morrendo depois de inflamações recorrentes e são substituídas por colágeno" , explicou a pesquisadora.
 
A cirrose é o estágio terminal da doença e o único tratamento disponível nesse caso é o transplante de fígado. Mas essa opção não é viável para muitos pacientes e, por esse motivo, pesquisadores de todo o mundo buscam meios de impedir o agravamento do problema.

Metodologia
A metodologia desenvolvida pelo grupo da Univap, em parceria com o Centro di Ricerca E.Menni (CREM), na Itália, consiste em envolver o fígado dos ratos com a membrana amniótica humana ainda fresca, ou seja, menos de 48 horas após a coleta no hospital.
 
" Essa membrana faz parte da placenta e é a responsável pela produção do líquido amniótico durante a gestação. Normalmente, todo esse tecido é descartado após o parto" , disse Sant' Anna.
 
Após a assinatura de um termo de consentimento pelas gestantes, a membrana - que tem aproximadamente 20 por 30 centímetros de tamanho e entre 2 e 3 milímetros de espessura - foi coletada, destacada da placenta e levada para o laboratório, onde passou por lavagem com uma solução de antibióticos e antifúngicos.
 
Em seguida, o tecido foi fragmentado em pedaços de 6 por 9 centímetros, tamanho suficiente para envolver completamente o fígado de um rato.
 
Para induzir o surgimento de fibrose nos animais, os cientistas amarraram em dois pontos o ducto biliar, canal que liga o fígado ao duodeno e serve para o transporte de bile.
 
" Em muitos casos, a fibrose é causada pelo estreitamento do ducto biliar, que pode ser resultado de um problema congênito ou de um cálculo. Como a bile não consegue passar, a pressão no fígado aumenta e o órgão fica inflamado. O modelo animal usado no experimento simula essa situação" , explicou Sant' Anna.
 
Resultados
Quinze dias após a ligadura do ducto, os animais começaram a desenvolver a fibrose. Aos 28 dias, já apresentavam a doença em estágio avançado.
 
O experimento foi feito com um grupo de 40 ratos. Metade recebeu a membrana logo após a sutura do ducto biliar. Na outra metade, os cientistas apenas simularam a colocação do tecido, para que todas as cobaias fossem submetidas ao estresse da cirurgia.
 
" A membrana tem uma flexibilidade muito boa e adere facilmente ao fígado. A fixação foi auxiliada por uma cola específica" , disse a pesquisadora.
 
Após quatro semanas, metade dos animais de cada grupo foi sacrificada e teve o fígado retirado para análise. Na sexta semana após a colocação da membrana, a outra metade teve o órgão removido.
 
Os animais que receberam a membrana apresentaram 50% menos fibrose do que os membros do outro grupo. Ao comparar os animais em períodos diferentes, de quatro e de seis semanas, os cientistas verificaram que a terapia não impediu o surgimento da doença, mas reduziu a severidade e inibiu a progressão para o estágio de cirrose.

Com informações da Fapesp

 
Fonte isaude.net

Maternidade do interior de SP usa técnicas sem medicamentos para facilitar parto

Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo desenvolve técnicas terapêuticas diferenciadas para aliviar a dor
 
Gestantes que chegam ao Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, são acolhidas por uma equipe multidisciplinar, que desenvolve técnicas terapêuticas diferenciadas para aliviar a dor do parto e diminuir a ansiedade no momento de darem à luz.
 
Durante todo o trabalho de parto, elas passam por massagens; banhos de imersão ou de chuveiro; exercícios respiratórios ou com bolas suíças (usadas em exercícios de pilates) para facilitar a postura vertical; exercícios em um aparelho conhecido como cavalinho, para ajudar na dilatação; eletroestimulação nervosa transcultânea (impulsos elétricos) e caminhada, entre outros.
 
O método que vem sendo empregado desde agosto do ano passado já beneficiou em torno de 500 mulheres. O uso de técnicas não-medicamentosas utilizadas para proporcionar o alívio da dor durante as contrações melhoram a qualidade do parto, seja normal ou cesariana. Estudos científicos apontam que o suporte contínuo intraparto reduz o sofrimento físico e a duração do trabalho de parto em até uma hora.
 
Além de diminuir as dores das contrações, o método reduz a ansiedade. "Resolvemos adotar essa linha de terapias alternativas para tornar este momento mais humano e natural", explica a enfermeira Débora Lúcia Silva Menezes, responsável pelo setor e pela implantação da medida.
 
De acordo com Débora, pouco a pouco, a equipe de enfermeiros e fisioterapeutas, com o suporte do corpo clínico, vem conquistando a adesão das gestantes. O uso da técnica depende da avaliação e recomendação do médico. O único pré-requisito é não ter hipertensão associada à gravidez e estar em boa condição clínica.
 
Fonte isaude.net

Injeção de molécula estimula imunidade natural em pessoas com Alzheimer

Descoberta abre portas para o desenvolvimento de uma vacina inédita para prevenir ao aparecimento e a progressão da doença
 
Pesquisadores da Université Laval, de Québec, e da empresa farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), descobriram uma maneira de estimular os mecanismos naturais de defesa do cérebro em pessoas com Alzheimer.
 
A descoberta abre portas para o desenvolvimento de um tratamento para a doença de Alzheimer e uma vacina para prevenir a doença.
 
Uma das características principais da doença de Alzheimer é a produção de uma molécula tóxica no cérebro conhecida como beta amiloide. As microglias, defensores do sistema nervoso, são incapazes de eliminar essa substância, que forma depósitos, chamados de placas senis.
 
A equipe liderada por Serge Rivest identificou uma molécula que estimula a atividade das células do sistema imunológico do cérebro. A molécula, conhecida como MPL (monofosforil-lípido A), tem sido amplamente utilizada como um adjuvante de vacina pela GSK, durante muitos anos, e sua segurança já é bem estabelecida.
 
Em ratos com sintomas de Alzheimer, injeções semanais de MPL, durante um período de doze semanas eliminaram até 80% das placas senis. Além disso, os testes de medição da capacidade dos camundongos para aprender novas tarefas mostraram melhora significativa na função cognitiva durante o mesmo período.
 
Os pesquisadores veem dois usos potenciais para MPL. Ela pode ser administrada por injeção intramuscular a pessoas com doença de Alzheimer para retardar a progressão da doença. E poderia também ser incorporada em uma vacina destinada a estimular a produção de anticorpos contra a beta amiloide. "A vacina pode ser administrada a pessoas que já têm a doença para estimular a imunidade natural. Também pode ser administrada como uma medida preventiva para as pessoas com fatores de risco para o Alzheimer", afirma Rivest.
 
Fonte isaude.net

Brasileiros desenvolvem droga pioneira para tratar hipertensão de gestantes

Pesquisadores desenvolveram medicamento anti-hipertensivo para o período da gravidez
Pesquisadores desenvolveram medicamento anti-hipertensivo
 para o período da gravidez
Dificuldade no tratamento da pré-eclampsia poderá ser superada em breve com novo medicamento anti-hipertensivo
 
A pré-eclampsia, doença específica da gravidez, quando evolui para forma grave, a eclampsia, é responsável por cerca de 40% das mortes de mulheres decorrentes da gestação e do parto no Brasil. Apesar da alta incidência na população, as causas dessas enfermidades ainda não foram bem estabelecidas e não existem medicamentos no mercado direcionados especificamente para seu tratamento porque os remédios tradicionais podem colocar em risco o desenvolvimento do feto.
 
Mas essa dificuldade no tratamento pode ser superada em breve porque um inédito medicamento anti-hipertensivo para o período da gravidez desenvolvido por um grupo de pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da empresa União Química já passou na primeira fase dos testes clínicos.
 
" Imaginamos a conclusão de todos os testes clínicos em dois anos e, numa previsão conservadora, o medicamento poderá ser lançado dentro de cinco anos. Esse prazo irá depender da parte regulatória dos órgãos competentes" , afirma o médico Robson Augusto Souza dos Santos, professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Santos também coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica (INCT-Nanobiofar), com sede na mesma universidade.
 
" Os medicamentos atuais para controle da pressão atuam no mecanismo vasoconstritor do sistema renina-angiotensina e não são endógenos, ou seja, produzidos pelo próprio organismo, mas moléculas feitas em laboratório. Por esse motivo, apresentam efeitos colaterais" , explica o coordenador do INCT-Nanobiofar. " A droga que estamos desenvolvendo não proporciona esse problema por ser o próprio peptídeo sintetizado por meios bioquímicos, mas com a mesma composição do existente no corpo humano." De acordo com Santos, o medicamento, quando finalizado, também poderá ser usado para tratar hipertensão arterial geral. " Estudos prévios mostraram que a droga reduziu a pressão arterial de ratos hipertensos. O próximo passo será testar em humanos" , diz
 
Com informações da Fapesp
 
Por isaude.net

Concurso Prefeitura de Carapicuíba (SP)

A Prefeitura de Carapicuíba, Estado de São Paulo, através do Instituto Brio Conhecimentos - IBC, abriu edital N° 01/2013 de concurso público destinado ao provimento de 584 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Coletor de Lixo, Artífice - Encanador, Artífice - Serralheiro, Eletricista de Auto e Máquinas, Operador de Máquinas, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Desenvolvimento da Educação Básica, Auxiliar de Saúde Bucal, Designer Gráfico, Técnico em Gesso, Técnico de Laboratório, Técnico em Prótese, Técnico em Radiologia, Telefonista, Assistente Social, Biomédico, Biologista, Contador, Dentista, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geógrafo, Médico e demais cargos. Os salários são de até R$ 3.345,65, em carga horária de 12 a 40 horas semanais.

Inscrições e Taxas
As inscrições ficarão abertas exclusivamente através da internet, no site www.institutobrio.org.br, até o dia 23 de janeiro de 2013. As taxas variam de R$ 18,00, R$ 25,00, R$ 60,00 e R$ 45,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 24 de fevereiro de 2013, no município de Carapicuíba/SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas.

A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização das provas serão divulgadas em até 05 dias úteis da realização das provas, oportunamente, única e exclusivamente por edital de convocação, pelos seguintes meios:

- Publicação no Jornal Página Zero;
- Pela internet nos endereços: www.carapicuíba.sp.gov.br www.institutobrio.org.br e ainda;
- Por afixação na Prefeitura Municipal de Carapicuíba/SP.

O gabarito oficial deverá ser divulgado a partir das 18h00 do dia da realização da prova, bem como o caderno de provas que ficará disponível no site apenas durante o período de recurso contra a aplicação da prova objetiva e divulgação dos gabaritos.

Validade
O concurso, para todos os efeitos, terá validade de 2 anos, providos pelo regime estaturário, podendo ser prorrogado por igual período a partir da data da homologação, que será publicada no Jornal Página Zero, pela Internet nos endereços www.carapicuiba.sp.gov.br ou www.institutobrio.org.br e afixado no quadro de avisos da Prefeitura do Município de Carapicuíba/SP.

Edital / Publicações

Concurso Conjunto Hospitalar do Mandaqui – SP

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, no Estado de São Paulo, publicou edital n° 147/2012 de concurso público que visa o preenchimento de 2 vagas para Médico. A remuneração oferecida é de R$ 1.993,02, por 20 horas semanais, acrescido de produtividade no valor de até R$ 1.000,00.
 
As oportunidades serão para a especialidade de Anestesiologia na área de Medicina Intensiva Pediátrica. Os interessados deverão fazer suas inscrições até 24 de janeiro de 2013, das 10h às 15h, no Núcleo de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, à Rua Voluntários da Pátria, nº 4.301, Mandaqui, São Paulo-SP. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A prova será realizada na cidade de São Paulo, com data prevista para o dia 3 de fevereiro de 2013, no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
O certame será válido por 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, mas poderá ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria da Saúde.

Hospital das Clínicas – SP abre concurso público

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP lançou edital n°146/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de uma vaga para Agente Técnico de Assistência a Saúde. A oportunidad é para a função de Fonoaudiólogo para a Diretoria Executiva do Instituto Central e os interessados deverão ter a formação em curso superior de Fonoaudiologia e registro no Conselho Profissional.
 
O contratado será submetido ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho e receberá o salário de R$ 1.269,02 em jornadas de 30h semanais, além de auxílio alimentação e vale-transporte.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.hcnet.usp.br e entregá-la até o dia 18 de janeiro de 2013, para o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP (Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, nº 225, Prédio da Administração, 1º. Andar, Cerqueira César, São Paulo - CEP: 05.403- 010), juntamente com a cópia da cédula de identidade e original do comprovante de depósito bancário individual da taxa de inscrição de R$ 60,85.

A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de prova escrita com 25 questões objetivas de múltipla escolha, além de prova prática oral para avaliar conhecimentos e habilidades do candidato relacionadas com as atribuições inerentes à função e prova de títulos.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação.

ETEC de Jales - SP abre concurso público

Foi divulgado edital n°073/2013 para o concurso público da ETEC de Jales - Escola Técnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho, com a finalidade de selecionar professores para diversos cursos. Os contratados serão remunerados com salários mensais de R$ 13,70 a hora-aula.
 
As oportunidades são para atuarão nos cursos de Enfermagem, ministrando as disciplinas de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança I e II (1), Proteção e Prevenção em Enfermagem (1), Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica I e II (1), Fundamentos de Enfermagem (1), Saúde Coletiva I e II (1) e Semiotécnica em Enfermagem (1).

As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente no período de 14 a 18 de janeiro de 2013, no horário das 13h às 17h, na ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho, Chácara Municipal, s/n°, Bairro Córrego Tambory (Zona Rural).

O certame abrangerá três fases:
- 1ª fase - Prova Escrita, que será realizada na forma de questões objetivas.
- 2ª fase - Prova Didática.
- 3ª fase - Prova de Títulos.

O Concurso terá validade de 2 anos, contado a partir da data da publicação da homologação em DOE, podendo ser prorrogada por igual período, a critério do Diretor de Escola Técnica da ETEC.

Concurso ETEC de São Sebastião - SP

A Escola Técnica Estadual de São Sebastião publicou edital n° 188/2012 de concurso público para preencher quatro vagas na carreira de docente das ETEC's do CEETEPS. O valor da hora/aula prestada é de R$ 13,70.

As vagas oferecidas são para os cursos de:

 - Segurança do Trabalho: Higiene e Segurança do Trabalho (1 vaga), Normalização em Segurança do Trabalho (1 vaga).

 - Eventos: Técnicas e Práticas de Lazer e Eventos (1 vaga).

 - Meio Ambiente: Sistemas de Tratamento de Água e Resíduos (1 vaga).

As inscrições serão recebidas no período de 14 a 18 de janeiro de 2013, no horário das 9h às 18h, na ETEC de São Sebastião, Rua Ítalo Nascimento, nº. 366, Bairro Porto Grande, São Sebastião-SP. O candidato deverá recolher à Associação de Pais e Mestres - APM da Unidade de Ensino, a taxa no valor de R$ 40,00, por inscrição, a título de ressarcimento de despesas com material e serviços.

O Concurso Público constará de três fases, na ocorrência de mais de trinta inscrições deferidas no mesmo componente curricular e/ou grupos de componentes curriculares.

1ª fase - Prova Escrita, que será realizada na forma de questões de múltipla escolha (teste).
2ª fase - Prova Didática.
3ª fase - Prova de Títulos.
Os editais de convocação com a indicação do dia, hora e local, serão publicados em DOE, divulgados na ETEC, com antecedência mínima de três dias úteis.

A validade do concurso é de 2 anos, contado a partir da data da publicação da homologação em DOE, podendo ser prorrogada por igual período, a critério do Diretor de Escola Técnica da ETEC.

Concurso EMTU - SP

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S. A. (Emtu - SP), sob a responsabilidade da Coordenadoria de Apoio à Instituições Públicas (Caip), publicou edital n° 01/2012 de concurso público. O certame disponibiliza nove oportunidades voltadas a cargos de nível médio e superior, com jornadas de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Todas as contratações serão realizadas em regime celetista e destinadas às Regiões Metropolitanas de São Paulo e Vale do Paraíba e os salários, por sua vez, poderão variar de R$ 1.904,14 a R$ 4.710,03, conforme o cargo pretendido.

Oportunidades
- Médio/Técnico: Assistente Administrativo II - Auxiliar Administrativo II, Assistente Operacional III - Agente de Fiscalização, Secretário Pleno, Técnico de Segurança do Trabalho.

 - Superior : Analista Júnior nas funções de Analista de Apoio Administrativo Júnior, Analista Econômico Financeiro Júnior, Analista de Contratos Júnior, Analista de Planejamento Júnior, Analista de Projetos Júnior, Analista de Recursos Humanos Júnior, Analista de Sistemas Júnior, Analista de Suporte Júnior, Analista de Planejamento e Desenvolvimento Júnior e de Analista de Projetos e Obras Júnior, Médico do Trabalho.
 
Para concorrer, o interessado deve realizar inscrição de 27 de dezembro de 2012 a 24 de janeiro de 2013 pelo site www.caipimes.com.br, com taxas de R$ 53,80 a R$ 126,25.

Todos os inscritos serão submetidos a prova objetiva de conhecimentos básicos, específicos e de informática no dia 3 de março de 2013, bem como a prova prática no dia 7 de abril de 2013 e de redação.
 
O concurso público tem validade por 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de sua homologação.

Edital / Publicações

Processo seletivo Complexo Hospitalar do Juquery - SP

O Complexo Hospitalar do Juquery, no Estado de São Paulo, abriu Processo Seletivo Simplificado para contratação por tempo determinado de 7 Médicos. Foram publicados três editais: o primeiro (n° 74/2012), oferece 2 vagas profissionais na especialidade Anestesiologia, o segundo (n° 75/2012), disponibiliza 4 vagas na especialidade Ginecologia/ Obstetrícia e o último (n° 76/2012) dispõe 1 vaga profissional na especialidade Pediatria com área de atuação Neonatologia.

Inscrições:
As inscrições ficam prorrogadas até 20 de janeiro de 2013 das 9h às 16h, no Grupo Técnico de Recursos Humanos, do Complexo Hospitalar do Juquery, sito Avenida dos Coqueiros, nº. 300, Centro Franco da Rocha-SP.

O Certame constará de Análise Curricular de caráter eliminatório. O candidato deverá acompanhar pelo Diário Oficial do Estado as publicações dos editais referentes às fases do Processo Seletivo.

O prazo de validade improrrogável do certame será de 1 ano a partir da data de publicação da Classificação Final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de Concurso Público.

Concurso CETESB 2013 - Edital e Inscrição

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Sociedade de Economia Mista vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, abriu edital N° 01/2012 de concurso público para provimento de postos de níveis fundamental, médio e superior. O concurso será realizado através da empresa Fundação Vunesp e também servirá para formação de cadastro reserva.
 
Os salários oferecidos vão até R$ 5.287,00, mas os contratados também terão direito a Plano de Assistência Médico-Hospitalar, Vale-Refeição, Vale-Alimentação, Vale-Transporte e Seguro de Vida em Grupo e Acidentes Pessoais.
 
Os candidatos classificados que vierem a ser contratados ficarão sujeitos a uma jornada de 40 horas semanais, exceto para os cargos de Operador do Centro de Controle, cuja carga horária será de 30 horas semanais (com escala de revezamento) e Médico do Trabalho, cuja carga horária é de 20 horas semanais.
 
Cargos
- Nível Superior: Advogado (CR), Analista Administrativo (CR), Analista Administrativo - Econômico Financeiro (CR), Analista Administrativo - Recursos Humanos (CR), Analista Ambiental - Auditor (1), Analista Ambiental - Engenheiro Ambiental (CR), Analista Ambiental - Engenheiro Sanitarista (CR), Analista Ambiental - Oceanografo/ Oceanólogo (CR), Analista de Educação Ambiental (CR), Analista de Educação Ambiental - Bibliotecário (CR), Analista de Educação Ambiental - Ciências Sociais (CR), Analista de Educação Ambiental - Recursos Humanos - Avaliação e Desenvolvimento (CR), Analista de Educação Ambiental - Recursos Humanos - Serviço Social (CR), Analista de TI - Administração de Banco de Dados (CR), Analista de TI - Redes, Telecom, Suporte e Segurança (CR), Analista de TI - Sistemas (CR), Arquiteto (CR), Biólogo (1), Biomédico (CR), Engenheiro Civil (2), Engenheiro Eletricista (CR), Engenheiro Florestal (CR), Engenheiro Mecânico (1), Engenheiro Químico (CR), Engenheiro Segurança do Trabalho (CR), Engenheiro-Agrônomo (2), Estatístico (CR), Farmacêutico Bioquímico (CR), Físico (CR), Geofísico (CR), Geógrafo (CR), Geólogo (1), Médico do Trabalho (CR), Meteorologista (CR), Químico (CR), Tecnólogo - Mecânico (1), Tecnólogo Ambiental (CR);

- Nível Médio/ Técnico: Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (CR), Escriturário (1), Operador Centro de Controle (CR), Técnico Administrativo (CR), Técnico Administrativo - Contabilidade/ Finanças (CR), Técnico Administrativo - Recursos Humanos/ Administração (CR), Técnico Administrativo - Secretária (o) (CR), Técnico Administrativo - Tecnologia da Informação (CR), Técnico Ambiental (CR), Técnico Ambiental - Ambiental, Florestal ou Agrícola (CR), Técnico Ambiental - Eletrônico (CR), Técnico Ambiental - Emergências Químicas/ áreas Contaminadas/ Hidrologia/ Amostragem (CR), Técnico Ambiental - Laboratório Biológico (CR), Técnico Ambiental - Laboratório Mecânico (CR), Técnico Ambiental - Laboratório Químico (CR), Técnico Segurança do Trabalho (CR);

- Nível Fundamental: Auxiliar de Laboratório (CR);

- Nível Fundamental Incompleto: Ajudante de Serviços Gerais - Manutenção (CR).
 
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas somente pela internet, pelo site www.vunesp.com.br, no período das 10 horas de 26 de dezembro de 2012, até às 16 horas de 28 de janeiro de 2013. O investimento referente à taxa de inscrição será de:

R$ 35,00 – ensino fundamental;
R$ 45,00 – ensino médio;
R$ 75,00 - ensino superior.
 
Provas
As provas serão aplicadas na data prevista de 3 de março de 2013 nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba, conforme opção formulada pelo candidato no ato da inscrição. Os locais e horários serão divulgados oportunamente.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da CETESB.

Edital / Publicações

Vagas de estágios na CEAGESP

A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) publicou edital de processo seletivo para estagiários de nível superior dos cursos de Administração de Empresas, Agronomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Engenharia (Civil, Elétrica e Mecânica), Nutrição e TI (Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas da Informação).
 
As vagas são destinadas a Região Oeste de São Paulo e terão carga horária de 6 h/dia, dentro do horário de comercial. Podem participar estudantes que estejam entre o 2º semestre e o 9º semestre, desde que possuam disponibilidade para permanecer de 6 a 24 meses em estágio.
 
Benefícios: Bolsa-auxílio, auxílio transporte, auxílio lanche, seguro de acidentes pessoais, descanso remunerado após um ano de estágio.
 
Inscrições: As inscrições poderão ser efetuadas de 2 de janeiro a 30 de junho de 2013, no endereço eletrônico www.ciee.org.br.
 
Seleção: O certame constará de Provas Presenciais e de Entrevistas Individuais com o gestor da área solicitante.

Concurso SAP – SP: Edital e Inscrição

Aberto pela Secretaria da Administração Penitenciária – SAP, em São Paulo, o concurso público para a área médica, regido pelo edital Nº 135/2012. As oportunidades são para o cargo de Médico das especialidades Clínico Geral, Ginecologista e Psiquiatra, sendo requisito essencial o candidato possuir Diploma de Graduação em Medicina (Superior) e registro no respectvo Conselho Regional.
 
A responsabilidade pela realização deste concurso é da Fundação VUNESP, sendo o seu prazo de vigência dois anos, contados a partir da homologação do resultado final.

Estão sendo oferecidos 292 postos, sendo 225 para a classe Médico-Clínico Geral, 16 para a classe de Médico-Ginecologista e 51 cargos para Médico-Psiquiatra. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais e o vencimento inicial chega a R$ 3.172,02.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas pela internet, no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva página do Concurso, no período das 10h de 6 de dezembro de 2012 até às 16h de 01 de fevereiro de 2013. O valor da taxa de inscrição será de R$ 80,00.

É de fundamental importância que o candidato preencha a ficha de inscrição de forma correta, optando por realizar a prova objetiva em um dos seguintes Municípios: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

O concurso público constará de provas objetivas (fase única). A prova objetiva, para cada um dos cargos, terá caráter eliminatório e classificatório, sendo composta de 40 questões de múltipla escolha. A data prevista para a aplicação das provas objetivas, para todos os cargos em concurso é 3 de março de 2013, no período da tarde, com confirmação a ser realizada oportunamente.

Edital / Publicações

UFRJ abre vagas para professsor

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicou edital n° 9/2013 de processo seletivo visando o provimento de várias vagas para professor visitante. Os contratados atuarão na Faculdade de Odontologia, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Para não perder a oportunidade, os interessados deverão se inscrever até o dia 24 de janeiro de 2103, das 9h às 12h, na Secretaria de Odontopediatria - Faculdade de Odontologia.

O Professor selecionado deverá desempenhar funções de pesquisa, com participação do projeto Metaboloma de saliva: análise de metabólitos salivares por meio de Ressonância Magnética Nuclear, de ensino de graduação e de pós-graduação na área de
Odontologia.

O prazo de validade do certame é de 1 (um) ano, podendo ser renovado por igual período

Prefeitura de Rio Branco (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Rio Branco, Estado de Mato Grosso, disponibilizou o edital resumido N° 01/2013 de processo seletivo para contratação temporária de pessoal. São oferecidas 83 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 6.000,00 em carga horária de 30 e 40h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Professor, Auxiliar de Educação Infantil, Apoio Adm. Educacional – Nutrição Escolar, Apoio Adm. Educacional – Vigilância Escolar, Apoio Adm. Educacional – Agente de Transp. Escolar – Cat. D, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Zeladora, Técnico de Enfermagem, Agente de Combate a Endemias, Enfermeiro (a), Médico (a), Mecânico, Contador, Digitador, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira, Coordenador do CRAS, Gestor do Programa Bolsa Família, Monitor (a) do Programa Pro Jovem, Monitor do Peti, Coordenador do CREAS e Monitor do API/APD.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 25 de janeiro de 2013, das 07h às 11h , na Secretaria Municipal de Educação.

Taxas
-Ensino Fundamental Incompleto R$ 10,00;
-Ensino Fundamental Completo R$ 15,00;
-Ensino Médio Completo R$ 20,00;
-Ensino Superior Completo R$ 30,00.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 03 de fevereiro de 2013, na Escola Estadual 22 de maio das 08h às 11h e o gabarito preliminar sairá um dia depois.

Processo Seletivo Prefeitura de Flórida Paulista (SP)

A Prefeitura de Flórida Paulista, Estado de São Paulo, lançou edital n° 01/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de cargos vagos no município, sob regime celetista (CLT). Os vencimentos variam de R$ 8,70 h/a a R$ 1.813,02 para jornada de trabalho de 18 a 40h semanais.

Cargos: PEB I - Educação Infantil e Ensino Fundamental, PEB II - Ensino Fundamental: (Inglês, Educação Física, Música), Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Nutricionista e Farmacêutico.

As inscrições permanecerão disponíveis até o dia 21 de janeiro de 2013, e o interessado deverá se inscrever por meio do site www.jsconcursos.com.br.

As provas serão realizadas no dia 27 de janeiro de 2013 (domingo) as 9:30 horas, na EMEF - Prof. Octaviano José Correia nº 205, centro na cidade de Flórida Paulista - SP.

Prefeitura de Divinópolis (MG) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, estado de Minas Gerais, lançou através do Diário Oficial dos Municípios edital Nº. 004/2013-SEMUSA de processo seletivo. O certame é destinado a contratação temporária de 04 Técnicos em Enfermagem, por jornada de trabalho de 30 horas semanais e remuneração de até R$ 933,00 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Os interessados deverão enviar o curriculum vitae a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até às 17 horas do dia 21 de janeiro de 2013.
 
A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo setor de recursos humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e, a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem:
 
Residência no Município de Divinópolis;

Maior tempo de experiência profissional na área.
 
São condições essenciais para contratação:
Comprovação de todos os requisitos constantes do Curriculum Vitae;
Estar quite com a Justiça Eleitoral;
Estar quite com o Serviço Militar;
Que não tenha sido demitido ou exonerado do serviço público na Administração Direta ou Indireta dos Municípios, Estados e União.

Conjunto Hospitalar do Mandaqui – SP abre processo seletivo

Foi publicado edital n° 004/2013 para o processo seletivo do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, Estado de São Paulo, objetivando o preenchimento de quatro vagas para o cargo de Médico Neurocirurgião. As contratações serão preenchidas em caráter temporário, para uma jornada de 20 horas semanais.

Os interessados nas vagas poderão realizar suas inscrições no período de 22 de janeiro a 4 de fevereiro de 2013, das 10h às 15h30, no Núcleo de Recrutamento e Seleção da Gerência de Recursos Humanos (rua Voluntários da Pátria, nº 4.301, Prédio 7, São Paulo).

Os inscritos ao concurso serão avaliados através de Análise Curricular, de caráter eliminatório.

Após a publicação da classificação final, a convocação para a escolha dos contratos será feita por Edital publicado no Diário Oficial de Estado com antecedência mínima de 5 dias úteis, respeitando-se rigorosamente a ordem de classificação.

O prazo de validade improrrogável do presente Processo Seletivo será de 01 (um) ano a partir da data de publicação da classificação final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de Concurso Público.

Concurso Prefeitura de Gentil - RS

Foi divulgado edital Nº. 01/2013 de concurso público da Prefeitura de Gentil, estado do Rio Grande do Sul. São ofertadas 03 vagas mais cadastro reserva de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 632,26 e R$ 4.918,19,por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Tesoureiro, Técnico em Enfermagem, Servente, Psicólogo, Professor, Operário, Nutricionista, Merendeira, Médico, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Enfermeiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Agente Comunitário de Saúde.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever até o dia 28 de janeiro de 2013, através do site www.fundatec.org.br.
 
As pessoas que não tiverem acesso a internet a FUNDATEC e a Prefeitura de Gentil disponibilizarão computadores durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, das 9h às 18h, e na Prefeitura de Gentil, situada na Avenida 20 de Março, 1178, das 8h às 11h30min e das 13h30 às 17h.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 60,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 120,00.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 17 de fevereiro de 2013, em local e horário que serão divulgados através de edital a ser publicado no site www.fundatec.org.br e no quadro mural da sede da Prefeitura Municipal, a partir do dia 08 de fevereiro de 2013.
 
Os títulos deverão ser entregues no mesmo dia de realização da prova objetiva. Já o gabarito preliminar será divulgado a partir das 18 horas do dia 18 de fevereiro de 2013, no site www.fundatec.org.br.
 
Validade
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

UFES abre concurso público

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) abriu edital n° 02/2013 de concurso público para provimento de cargos de professor de 3º Grau do Quadro Permanente desta Universidade. São oferecidas 11 vagas, com salários de até R$ 8.049,77 por carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão formalizar a inscrição nas Secretarias dos Departamentos/Centros, no período de 21 de janeiro a 22 de março de 2013. A taxa é de R$ 250,00.
 
Constituirão provas do concurso:

- Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;

- Prova de Aptidão Didático-Prática, de caráter eliminatório e classificatório;

- Prova de Plano de Trabalho, de caráter apenas classificatório;

- Prova de Títulos e de publicação de trabalhos científicos referidos curriculum vitae do candidato, de caráter apenas classificatório.
 
As provas serão aplicadas em datas, locais e horários a serem divulgados.
 
O certame terá validade pelo prazo de 02 anos, contada a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

UFTM abre processo seletivo

Foi divulgado edital n° 1/2013 para processo seletivo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o qual prevê contratar Professor Visitante para atuação no curso de Psicologia, no Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS). Os novos contratados terão direito a remuneração no valor R$ 4.472,00, em jornada de 40h
semanais.

Para participar da seleção os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição até às 22h do dia 27 de janeiro, através do website www.uftm.edu.br. Salientando que a inscrição somente será efetivada mediante comprovação de pagamento da taxa no valor de R$ 110,00.

A seleção dos candidatos constará, de análise de títulos e entrevista.

O prazo de validade do Processo Seletivo será de um ano, contado a partir da data da homologação publicada no DOU, podendo ser prorrogado por igual período.

Cuidados com os filhos durante o verão: micoses

As frieiras são ocasionadas pela exposição excessiva  a umidade
Areia, terra e água. A combinação desses elementos – abafados embaixo das roupas ou nas dobras do corpo – com calor é a condição ideal para que os fungos se multipliquem em sua pele. E o resultado de uma superpopulação de fungos é a micose.
 
Nem sempre esses fungos estão no ambiente que a pessoa está visitando. Muitos desses micro-organismos já estão na pele, naturalmente. Mas o suor excessivo devido aos dias quentes também pode facilitar que eles se multipliquem demasiadamente. Por isso, o melhor é controlar essas condições. Adultos podem ser mais eficientes nessa empreitada, mas as crianças acabam sendo menos suscetíveis a essa atenção.
 
“A micose é uma condição de origem fúngica, então é preciso evitar que exista um ambiente muito propício para que esses fungos se instalem. Após um banho de mar, é melhor se enxaguar com água e se secar, para evitar que eles achem tudo muito confortável”, explica Marcos Antônio Cyrillo, infectologista do Hospital Santa Catarina, em São Paulo.
 
Além disso, explica o especialista, o ideal é trocar de roupa e secar os maiôs, biquínis e sungas ou bermudas ao sol. As marcas deixadas por essas roupas na pele também são outro local onde essas micoses aparecem.
 
“A micose pode ser mais comum nas crianças, principalmente pelo fato da pele delas ser mais sensível e dos anticorpos menos preparados para combater uma condição que está se instalando. Outra situação comum é possível de se observar em crianças que usam fraldas. Como a urina e as fezes são meios úmidos – possuem substâncias que podem irritar a pele –, quando isso fica na fralda, em contato com a pele e abafada por causa das roupas, pode haver um início de micose que, se não tratada, vira um problema, causando coceira e irritação na criança. Nas meninas pode também haver a infecção urinária, que não é uma micose, mas tem causas similares”, diz Cyrillo.
 
O tratamento é relativamente simples, muitas vezes apenas com o controle da situação – melhorando a higiene e secando o excesso de umidade – e usando roupas de tecidos naturais (que facilitam que o suor evapore, ficando menos tempo em contato com a pele). “É só manter o local seco e arejado”, brinca o especialista.
 
Se a situação se agravar, o uso de pomadas antifúngicas também resolve rapidamente a questão. Em casos mais avançados é possível que seja necessário o uso de medicamentos para dar fim à situação. Mas é preciso tomar cuidado nesses casos, especialmente as gestantes.
 
“Durante a gravidez há alteração nos sistema imunológico da gestante, além de suor mais intenso e ganho de peso (e, portanto, maior superfície onde o suor pode se acumular). E o uso de medicamentos nesses casos é contraindicado, pois pode afetar a saúde do feto”, finaliza Cyrillo.

Fonte O que eu tenho

Fotoenvelhecimento: como cuidar para que sua pele não sofra com o sol

Num país tropical, como o Brasil, ter a pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde. Engano! O preço que se paga para ter um “bronze” é o fotoenvelhecimento cutâneo, causado pela exposição solar, que provoca ressecamento, alteração na textura e rugas na pele, além de outros efeitos indesejáveis.

“Os prejuízos da exposição, principalmente na infância, são que 80% da radiação solar de uma pessoa ocorrerá antes dos 18 anos de idade, dada a exposição que crianças e jovens têm em relação às suas atividades ao ar livre. Por isso, não adianta começar a usar protetor solar só quando for à praia ou à piscina, o ideal é usar diariamente”, comenta Eliandre Costa Palermo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
 
Eliandre também explica que, com o tempo, a pele fotoenvelhecida perde o brilho e a elasticidade, apresenta manchas e rugas finas ou profundas, pintas e sardas como manifestação inicial dos raios solares sobre a derme. “Além do envelhecimento, a exposição exagerada ao sol aumenta também o risco do câncer de pele, neoplasia que pode levar alguns anos para se manifestar”.
 
É possível evitar o fotoenvelhecimento?
“Ele pode ser evitado por meio da proteção solar, que precisa começar cedo, ainda na primeira infância. Recomenda-se o uso diário de protetor solar com FPS 15 ou mais nas áreas mais expostas do corpo, como rosto, pescoço, colo, braços e mãos, mesmo em dias frios, nublados ou chuvosos. O protetor precisa ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e deve ser reaplicado a cada duas horas. Na praia ou na piscina, não se esqueça de acrescentar o uso de chapéus, óculos escuros, camisetas ou guarda-sol e evitar se expor entre 10h e 16h, quando a radiação é mais forte. Mas o filtro solar deve ser aplicado em qualquer horário, mesmo nos momentos de menor risco”, explica a especialista.
 
Tendência ao fotoenvelhecimento
Apesar dos inúmeros cuidados para evitar o fotoenvelhecimento, pessoas de pele mais clara são as mais predispostas a sofrer danos mais intensos. No entanto, o fotoenvelhecimento é um problema que atinge pessoas morenas, mulatas e negras também, embora nesse grupo os efeitos possam ser menos acentuados.
 
“Pessoas morenas que se expõem ao sol têm melanina com maior produção de grânulos e, assim, diante dos sinais do fotoenvelhecimento, são capazes de produzir mais colágeno. No entanto, quanto maior a exposição, mais acentuado será o fotoenvelhecimento. E, no Brasil, temos uma população extremamente miscigenada. Assim, mesmo em pessoas negras, há componentes mais sensíveis, apesar da alta pigmentação”, relata Eliandre.
 
Tratamentos
Dentre os tratamentos para combater o fotoenvelhecimento, a alimentação é, sem dúvida, a primeira da lista. “Quando se expõe ao sol, o organismo produz muitos radicais livres. E o consumo de alimentos antioxidantes, como morango, ameixa, laranja, cenoura e tomate, diminui os danos sobre a pele ao conter a ação dos radicais livres”, aponta a especialista.
 
Antes de iniciar o tratamento cutâneo do fotoenvelhecimento, é necessário observar os tipos de manchas, rugas e o grau de flacidez para que o especialista indique a melhor terapia. Atualmente, as técnicas mais aplicadas em consultório para amenizar os efeitos da exposição solar excessiva são:
 
• Tratamentos de formação e bioestimulação de colágeno: Luz, lasers, peelings e infravermelho. São tratamentos que não queimam a epiderme e estimulam a formação de colágeno. Podem ser usados em qualquer tipo de pele, em qualquer época do ano, com pouquíssimas restrições;
 
• Tratamentos de estimulação de colágeno baseados na aplicação de produtos. Os produtos são usados para preencher as rugas e estimular o colágeno. Os mais utilizados são:
 
• Ácido hialurônico, ácido polilático, radiesse
Todos são substâncias injetáveis, que conferem maior volume e permitem a neoformação do colágeno;
 
• Volumizadores
Ácidos hialurônicos de densidade mais espessa e maior viscosidade, utilizados para preencher e sustentar áreas na face e no corpo. Conferem melhor aspecto aos contornos corporais, maçãs do rosto, mandíbula, etc.;
 
• Tratamentos de superfície
Tratam a superfície da pele. Nessa modalidade, os mais consagrados são os peelings químicos, que podem ter várias intensidades;
 
• Dermoabrasão
Dermoabrasão ou o lixamento cirúrgico da pele é um procedimento cirúrgico no qual o cirurgião dermatológico remove ou lixa a pele com um instrumento abrasivo rotatório ou lixas d’água, melhorando a superfície da pele e proporcionando uma aparência mais lisa.
 
• Laser e fonte de luz
Abrangem os lasers fracionados e não fracionados. Os lasers fracionados têm penetração pontuada com áreas afetadas e não afetadas. Penetram como uma espécie de “tela”, em que há áreas a serem tratadas ou não. Empregam alta carga de energia, mas preservam as áreas normais;
 
• Terapia fotodinâmica
A terapia fotodinâmica se refere ao uso terapêutico de reações fotoquímicas. Envolve o uso de uma droga fotossensibilizante, o ácido amino levulínico (ALA-5). O ALA, ao se impregnar no tecido, capta a radiação de uma luz concentrada e direciona para a área a ser tratada, o que provoca a destruição do tecido desta área. É feita aplicação de luz azul ou luz intensa pulsada e há consequente produção de oxigênio singlete, que provoca a destruição do tecido.
 
Fonte O que eu tenho

Portugal: Universidade de Coimbra lidera candidatura a Região Europeia para o Envelhecimento Ativo e Saudável

A Universidade de Coimbra (UC) lidera a única candidatura portuguesa a Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, cujo projeto pretende melhorar a qualidade de vida dos idosos e garantir a sustentabilidade do sistema de saúde.
 
O anúncio foi feito hoje pela UC, que lidera o projeto através das Faculdades de Medicina e de Ciências do Desporto e Educação Física, em consórcio com a Câmara de Coimbra, a Administração Regional de Saúde do Centro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes.
 
O protocolo de entendimento interinstitucional entre estas entidades vai ser assinado nesta quinta-feira, às 09:30, no salão nobre da Câmara de Coimbra.

Fonte Destak

Portugal: Centro de Reprodução da MAC vai para o Hospital São Francisco Xavier

O Centro de Medicina da Reprodução da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) vai ser transferido para o Hospital São Francisco Xavier, devendo estar em funcionamento em março, segundo fontes ligadas ao processo.
 
Este serviço, que responde aos problemas de infertilidade, foi inicialmente apontado pelo ministro da Saúde como o último a deixar a MAC, cujo encerramento está previsto para este ano, mas deverá em breve ser transferido para o Hospital São Francisco Xavier.
 
A coordenadora deste serviço, Graça Pinto, confirmou à Lusa esta transferência, adiantando que lhe foi transmitida a intenção de deslocar para o São Francisco Xavier "tudo o que é movível" no serviço da MAC, como portas, bancadas, entre outro material.
 
Fonte Destak