Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Maternidade do interior de SP usa técnicas sem medicamentos para facilitar parto

Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo desenvolve técnicas terapêuticas diferenciadas para aliviar a dor
 
Gestantes que chegam ao Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, são acolhidas por uma equipe multidisciplinar, que desenvolve técnicas terapêuticas diferenciadas para aliviar a dor do parto e diminuir a ansiedade no momento de darem à luz.
 
Durante todo o trabalho de parto, elas passam por massagens; banhos de imersão ou de chuveiro; exercícios respiratórios ou com bolas suíças (usadas em exercícios de pilates) para facilitar a postura vertical; exercícios em um aparelho conhecido como cavalinho, para ajudar na dilatação; eletroestimulação nervosa transcultânea (impulsos elétricos) e caminhada, entre outros.
 
O método que vem sendo empregado desde agosto do ano passado já beneficiou em torno de 500 mulheres. O uso de técnicas não-medicamentosas utilizadas para proporcionar o alívio da dor durante as contrações melhoram a qualidade do parto, seja normal ou cesariana. Estudos científicos apontam que o suporte contínuo intraparto reduz o sofrimento físico e a duração do trabalho de parto em até uma hora.
 
Além de diminuir as dores das contrações, o método reduz a ansiedade. "Resolvemos adotar essa linha de terapias alternativas para tornar este momento mais humano e natural", explica a enfermeira Débora Lúcia Silva Menezes, responsável pelo setor e pela implantação da medida.
 
De acordo com Débora, pouco a pouco, a equipe de enfermeiros e fisioterapeutas, com o suporte do corpo clínico, vem conquistando a adesão das gestantes. O uso da técnica depende da avaliação e recomendação do médico. O único pré-requisito é não ter hipertensão associada à gravidez e estar em boa condição clínica.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário