Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A importância da vacinação na qualidade de vida do idoso

Apesar de a maior parte das pessoas reconhecer a relevância das vacinas, muitas desconhecem quais delas são indicadas para determinadas faixas etárias.
 
A adesão à imunização costuma ser mais expressiva quando há campanha governamental, como no caso da vacina contra a gripe para idosos. “Porém, o número de pessoas com mais de 60 anos que se vacinam contra as doenças pneumocócicas, o tétano e a coqueluche, por exemplo, ainda é muito baixo, o que é preocupante”, informa Isabella.

Tétano
Ferimentos que podem colocar em risco para o tétano não são raros. A maioria dos casos no Brasil ocorre em adultos. Isso acontece, principalmente, por conta da baixa adesão desse grupo à vacinação (deve ocorrer a cada 10 anos). Na rede pública, a vacina dupla do tipo adulto protege contra o tétano e a difteria.
 
Coqueluche
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em seu Calendário do Idoso, recomenda a vacinação dos maiores de 60 anos contra a coqueluche (como já é rotina nos EUA). Essa infecção respiratória, que pode se apresentar de forma grave entre os mais velhos não vacinados, tem sido motivo de preocupação no Brasil e no mundo pelo aumento de casos nos últimos anos. Quem já teve a doença precisa se vacinar, uma vez que o fato de ter tido coqueluche protege por, no máximo, 15 anos. “Também é preciso lembrar que os reforços dessa vacina são necessários a cada 10 anos”, diz Isabella. Para quem tem acesso à rede privada é possível fazer a vacina tríplice bacteriana do tipo adulto, que protege da coqueluche. Além disso, a vacina previne o tétano e a difteria.
 
Pneumonia Pneumocócica
As doenças pneumocócicas são causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, conhecida popularmente como pneumococo (principal agente causador de pneumonia no mundo). Mas, felizmente, ele pode ser prevenido por vacina. Na terceira idade, os riscos de pneumonia pneumocócica são mais elevados, porque o sistema imunológico já está naturalmente mais fraco. A médica ressalta que essa doença pode ser grave e até requerer cuidados específicos em unidade de terapia intensiva.
 
Uma pesquisa da Organização Pan-Americana de Saúde, incluindo 31 países da América Latina, mostrou que a Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) é a terceira principal causa de morte entre as pessoas com mais de 65 anos.
 
DST na 3ª idade
No Brasil, vem preocupando muito o número crescente de doenças sexualmente transmissíveis nos maiores de 60 anos. Por isso, a SBIm também recomenda considerar a vacinação contra a hepatite B para esse grupo.

Considerando que a população idosa está crescendo significativamente em todo o mundo (em 2050, a população global com mais de 60 anos será o triplo da atual), a imunização se faz ainda mais importante. Afinal, essa estratégia de prevenção é a mais eficaz, além de mais vantajosa economicamente.
 
Vacinas indicadas para idosos:
  • Pneumocócica
  • Influenza (gripe)
  • Febre Amarela (dependendo da localidade ou viagens)
  • dTpa (tríplice bacteriana do tipo adulto – difteria, tétano e coqueluche)
  • Hepatite A (na dependência do passado de doença)
  • Hepatite B
Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário