Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bebês também são vítimas de unhas encravadas

A melhor forma de evitar o problema nos pés, é cortando
no formato ¨quadrado¨, com os cantos laterais visíveis
A causa está relacionada a cortes irregulares na unha e/ou por uso de meias e sapatos apertados
 
Dores de ouvido, fome, sono e cólicas são algumas das causas pelas quais os bebês choram. Mas, o que muita mãe não sabe é que os pequenos também podem sentir um incômodo nos pé, como as unhas encravadas, um processo infeccioso causado por trauma seguido nos cantos da unha. Esse problema é muito comum na infância e deve ser tratado com muito cuidado para não machucar a criança.
 
Segundo o dermatologista Fernando Passos de Freitas, a causa de um unha encravada está relacionada a cortes irregulares na unha e/ou por uso de meias e sapatos apertados.
 
— Geralmente a unha encrava porque a pele forma uma barreira ao seu crescimento e como a unha não para de crescer e é mais dura, acaba penetrando na pele e causando dor e inflamação — explica.
 
Vale destacar que manter o cuidado com as unhas do bebê é essencial para evitar o aparecimento de feridas ou inflamações. Não deixe de procurar ajuda médica se notar pus e vermelhidão.
 
— É importante uma avaliação criteriosa visando identificar e diagnosticar uma possível infecção bacteriana. Nestes casos, o bebê pode até ter febre. Caso a pele esteja apenas inflamada, mas não há pus no local e a criança não apresente febre, o problema pode ser resolvido com métodos caseiros — alerta o médico.
 
Neste tipo de situação, o dermatologista aconselha as mamães a molharem os pés do bebê em uma água morna com sabão, aplicar um creme antibiótico e quando o dedo estiver menos sensível, tentar dobrar a unha para cima para extrair a cutícula.
 
Como cortar a unha do meu bebê?
A melhor forma de evitar o problema nos pés, é cortando no formato ¨quadrado¨, com os cantos laterais visíveis. Não corte no formato ¨arredondado¨ nos cantos, pois a pele pode se transformar em uma barreira para o crescimento das unhas.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário