Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Marcador genético prevê recorrência do câncer de mama

Descoberta pode fornecer a oncologistas mais tempo para projetar uma terapia direcionada para prevenir o câncer de retornar
 
Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriram um marcador genético no DNA capaz de detectar, com precisão, mulheres mais propensas ao câncer de mama recorrente.
 
 
Sambasivarao Damaraju e seus colegas utilizaram um simples exame de sangue para digitalizarem todo o genoma humano de 369 mulheres que haviam sido diagnosticadas com câncer de mama. Destas, 155 tinham sofrido recorrência do câncer e 214 não.
 
"Se nós pudermos prever com precisão quais as mulheres estão em alto risco de recorrência do câncer de mama, isso fornece aos médicos e oncologistas tempo para projetar uma terapia mais agressiva na esperança de prevenir o câncer de voltar. As estratégias de tratamento poderiam ser feitas sob medida para as mulheres com base em sua composição genética e em como ela as torna suscetíveis à recorrência do câncer de mama", afirma Damaraju.
 
Damaraju e sua equipe se concentraram sobre o câncer de mama com bom prognóstico, aquele que tem uma alta taxa de sucesso em termos de recuperação inicial e tratamento. Cerca de 70% de todos os cânceres de mama se enquadram nesta categoria.
 
Atualmente, as opções de tratamento para os doentes com câncer de mama se baseiam no que os médicos sabem a respeito do tumor em si, seu tamanho, grau e a ausência ou a presença de certos marcadores dentro do tumor.
 
Damaraju observou que há pacientes que recebem um excelente prognóstico com base no que os médicos veem dentro do tumor, mas o câncer retorna. E outras mulheres permanecem livres do câncer, embora seus médicos tenham dado um mau prognóstico com base em informações obtidas a partir do tumor. De acordo com Damaraju, esta imprecisão poderia ser complementada com o novo marcador de DNA que pode ser encontrado através de um simples exame de sangue.
 
A equipe continua suas pesquisas e pretende confirmar suas descobertas em um estudo maior. Os resultados do estudo indicam que o teste de DNA preditor poderia ser testado em estudos clínicos prospectivos antes de se tornar amplamente disponível para as mulheres.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário