Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Gosto por esportes radicais pode ser genético


Você gosta de esportes radicais? A genética pode explicar por que algumas pessoas preferem praticar esportes que provoquem emoções fortes.
 
Pesquisadores canadenses analisaram 500 pessoas que praticavam esqui ou snowboarding que estavam entre os níveis intermediário e avançado. Os resultados encontrados mostraram que pessoas que tinham um determinado marcador genético tinham maiores chances de fazer manobras arriscadas do que pessoas que não tinham esse traço. Esses mesmos participantes tinham chances maiores de concordarem com declarações como “eu gosto de esquiar rápido” e “eu gosto de esquiar em locais onde eu nunca esquiei antes”.
 
Os resultados foram significativos mesmo após os pesquisadores considerarem fatores como o gênero da pessoa e o seu nível de habilidade no esporte.
 
O marcador está presente em um gene que está envolvido na criação de um receptor cerebral ligado à dopamina. Assim, o marcador pode afetar o número presente de receptores de dopamina no cérebro. Acredita-se que essa substância desempenha um papel em comportamentos de busca de recompensa.
 
Ainda não é claro como o marcador pode afetar o comportamento do indivíduo. Pode ser que pessoas com quantidades menores de receptores de dopamina precisam de mais estímulos para atingirem os mesmos níveis de excitação que pessoas com mais receptores.
 
A pesquisa foi desenvolvida na University of British Columbia (Canadá) e publicada no periódico Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports.
 
Fonte Live Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário