Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Reeducação alimentar pode reduzir necessidade de medicamentos na terceira idade

Quem disse que depois de certa idade só se deve comer sopinhas, purês e comidas sem gosto? Para trazer benefícios à saúde e melhorar a qualidade de vida dos idosos, a alimentação tem que ser fonte de prazer, defende a nutricionista e gerontóloga Isabel Cristina Miranda Pinheiro Maia.
 
"Se o idoso tem um problema de saúde, a alimentação será adaptada de forma a continuar sendo fonte de prazer para ele. O problema tem que ser tratado e a alimentação é uma grande aliada nesse sentido", afirma a nutricionista, acrescentando que, com a reeducação alimentar, é possível reduzir a dosagem de medicamentou ou até suspende-las.

Mastigar bem os alimentos; fracionar a alimentação, fazendo de quatro a seis pequenas refeições diárias, sem criar nem omitir nenhuma delas; evitar gordura de porco, dando preferência aos óleos de origem vegetal. Essas são algumas orientações para as pessoas da terceira idade que querem estar com a saúde em dia. "Se não quero ficar feio nem doente, a mudança tem que começar pela alimentação. São orientações que valem para todas as idades", ressalta Isabel. Açúcar e alimentos que contêm açúcar devem ser reduzidos. Café, chá mate e chá preto devem ser evitados. O primeiro tem uma substância, o cafestol, que é uma gordura que aumenta o colesterol, e os dois últimos são excitantes e podem elevar a pressão. A ingestão de cálcio é importantíssima para evitar a osteoporose.

A nutricionista e gerontóloga aponta algumas "leis" que devem ser observadas por quem quer ter uma dieta saudável: a quantidade, que deve ser aplicada de forma individualizada, respeitando as necessidades de cada um; a qualidade, considerando-se que quanto mais variada mais fácil de ter todos os nutrientes necessários para uma alimentação balanceada; a adequação, que ao contrário do que muitos pensam não precisa ser radical, cortando guloseimas que as pessoas da terceira idade gostam muito ou que comeram durante toda a vida; e a harmonia, que busca o equilíbrio na ingestão dos alimentos.
 
Fonte Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário