Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

No carnaval doe sangue

Comer peixe durante a gestação melhora desenvolvimento motor e inteligência das crianças

É o que indica estudo da Universidade de Granada, na Espanha. Segundo os pesquisadores, filhos de mães que consumiram quantidades equilibradas de peixes oleosos como atum, sardinha e salmão durante a gestação pontuaram melhor em testes variados de habilidade e inteligência.

O estudo envolveu 2 mil mulheres espanholas que estavam na 20 ª semana de gestação. Elas foram avaliadas novamente após o nascimento dos bebês.

Os pesquisadores, liderados por Cristina Campoy Folgoso, acompanharam a dieta seguida pelas mães e recolheram amostras de sangue para medir os níveis de ômega-3 e omega-6 – ácidos graxos saudáveis ​​encontrados nos peixes oleosos.

As crianças foram posteriormente avaliadas com testes de inteligência verbal. Suas habilidades motoras e sociais também foram verificadas.

Os filhos de mulheres que haviam consumido peixes oleosos durante a gravidez, obtiveram melhores resultados nos testes, segundo dados publicados no periódico American Journal of Clinical Nutrition.

Ômega-3
O ômega-3 em particular, dizem os pesquisadores, contribui para o desenvolvimento saudável do cérebro e os olhos de um feto. Ele contém ácido docosa-hexaenóico (DHA), que é um componente importante para as membranas celulares do cérebro.

Em um estudo anterior realizado pela mesma equipe, foi verificado que o consumo de peixe durante a gestação interferia de forma positiva no QI das crianças quando elas atingiam os oito anos de idade. “A quantidade de DHA transmitida para o feto através da placenta pode ser crucial para o desenvolvimento fetal”, acrescenta Cristina.

Este estudo é parte de um projeto maior sobre os efeitos da dieta sobre os recém-nascidos que continuará até 2013.

O que eu tenho

Carnaval: Proteja-se contra a AIDS!!

Homens fumantes correm maior risco de demência na velhice

Homens com histórico de tabagismo têm maiores chances de ter declínios cognitivos – associados com a demência senil – mais acentuados do que mulheres tabagistas e pessoas saudáveis de ambos os gêneros.

Pesquisas anteriores indicavam que a demência na idade avançada nessa parcela da população tinha maior incidência. Mas o estudo atual, publicado no periódico Archives of General Psychiatry, aponta que esse declínio – período entre os primeiros sintomas e a demência em si – acontece mais rapidamente nos homens fumantes ou ex-fumantes recentes.

Os dados da pesquisa, feitas por Séverine Sabia, da Universidade College London, no Reino Unido, vieram da análise dos arquivos sobre a saúde de mais de 5 mil homens e quase 2,2 mil mulheres e que desenvolveram os primeiros sinais de demência com idade média de 56 anos. Parte deles foram acompanhados por 10 anos, fazendo testes para determinar o nível de demência de tempos em tempos.

Nos homens fumantes a curva negativa em direção à demência nesse período era aproximadamente entre 25% e 30% mais rápidas do que a média geral. A única exceção foi para os testes de vocabulário, que se mantinham por mais tempo.

“Nossos resultados mostraram que há uma associação entre tabaco e declínio cognitivo, especialmente na idade avançada”, dizem os autores. Os motivos para a discrepância entre os números observados entre os homens e mulheres fumantes ainda não estão claros, mas uma hipótese é que talvez os homens observados na pesquisa tenham – por hábitos culturas diversos – fumado uma maior quantidade.

Fonte O que eu tenho

Desatenção das chefias à saúde do trabalhador pode levar ao desenvolvimento do estresse crônico

O estresse contínuo no local de trabalho pode contribuir para que a condição se torne crônica e problemas de estômago ou dores de cabeça podem se tornar cada vez mais comuns, o que leva à faltas e atrasos. Mas quando a chefia ou gerência oferece apoio psicológico, a recuperação de um trabalhador pode ser mais rápida.

É isso o que afirma uma pesquisa israelense feita na Universidade de Haifa, e publicada no periódico European Journal of Work and Organizational Psychology. De acordo com os pesquisadores, artigos anteriores indicaram que não é incomum que os trabalhadores em empresas que enfrentam grande pressão diariamente desenvolvam o estresse crônico. Esse tipo de problema normalmente é acompanhado de pedidos de folga ou faltas constantes.

Esse fenômeno, conhecido como abstenteísmo – faltas do trabalhador ligadas a problemas de saúde – leva a perdas econômicas para a empresa e de qualidade de vida para o trabalhador. Muitas vezes esses trabalhadores podem chegar a desenvolver a síndrome de Burnout.

O estudo, chefiado por Michal Biron, foi feito com mais de 240 trabalhadores em uma unidade fabril chinesa onde, por questões culturais, a distância emocional entre trabalhadores e chefia é gigantesca (o que facilitava a observação de determinadas dinâmicas).

A primeira parte do estudo foi relacionar os níveis de abstenteísmo e respostas dos trabalhadores para entrevistas que versavam sobre a percepção sobre a própria saúde. Os resultados mostraram que quanto maior a proximidade emocional com as chefias, menores as taxas de abstenteísmo e de reclamações sobre a própria saúde.

Pequenas alterações na rotina de trabalho e treinamentos que ajudavam a aprender a lidar com o estresse faziam grande diferença também. Quanto maior a atenção por parte das gerências e chefias pela saúde individual dos trabalhadores, menor a incidência de faltas relacionadas com problemas de saúde.

“Os trabalhadores que tinham algum tipo de apoio emocional eram mais propensos a se recuperar rapidamente, diminuindo os custos e perdas na produção”, explica Biron. Quanto menos atenção por parte das chefias, maior o tempo necessário para que esses trabalhadores se recuperassem por inteiro e chegassem ao ponto do estresse se tornar crônico.

A atenção à saúde do funcionário, diz o autor, é uma forma de minimizar os impactos das condições de saúde na produção e, ao mesmo tempo, manter um comprometimento ético com a saúde do trabalhador.

Fonte O que eu tenho

É carnaval, divirta-se sem beber!!

Cientista usa videogame para criar novo tratamento contra o câncer

Tecnologia de processamento gráfico simula funcionamento interno de células cancerígenas

Em um laboratório de pesquisa da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, o biofísico e cientista da computação Samuel Cho usa GPUs (unidades de processamento gráfico que fazem as imagens de videogame serem tão realistas) para simular o funcionamento interno de células humanas.

Cho trabalhou com colegas da Universidade de Maryland e da Universidade de Zhejiang na China e os resultados de sua pesquisa foram divulgados no Journal of American Chemical Society.

Com a tecnologia, o cientista pode ver exatamente como as células vivem, se dividem e morrem. E isso, diz Cho, abre possibilidades para novos alvos para drogas que matam tumores.

Na mais recente simulação computadorizada de uma molécula de RNA (componente da enzima telomerase humana, encontrada apenas em células cancerosas), apareceu pela primeira vez os estados escondidos de dobragem e desdobragem desta molécula, dando aos cientistas uma vista muito mais precisa de seu funcionamento.

Ainda no experimento, foi acrescentado a enzima minúsculas moléculas chamadas telômeros, no final dos filamentos de DNA, quando as células se dividem. Essa ação previne que as células morram.

- Ao saber como as dobras da telomerase e suas funções, oferecemos uma nova área para pesquisar tratamentos de câncer.

Isso porque uma nova droga pararia a enzima telomerase humana a partir de sua adição no DNA, fazendo com que a célula cancerosa fosse eliminada.

O professor assistente de física e ciência da computação voltou sua atenção para a tecnologia dos videogames ao estudar o ribossoma bacteriano - um sistema molecular 200 vezes maior do que a telomerase molécula de RNA.

Para isso, seu grupo de pesquisa começou a utilizar as placas de vídeo GPUs para realizar as simulações de células, o que é muito mais rápido do que utilizar a computação padrão.

Sem a GPUs, Cho estimou que teria levado mais de 40 anos para se chegar a essa simulação. O que, agora, é feito em questão de meses.

Fonte R7

Jejum pode ajudar a proteger cérebro, diz estudo

Seria suficiente reduzir o consumo diário para 500 calorias

Jejuar um ou dois dias por semana pode proteger o cérebro contra doenças degenerativas como mal de Parkinson ou de Alzheimer, segundo um estudo realizado pelo National Institute on Ageing (NIA), em Baltimore, nos Estados Unidos.

'Reduzir o consumo de calorias poderia ajudar o cérebro, mas fazer isso simplesmente diminuindo o consumo de alimentos pode não ser a melhor maneira de ativar esta proteção. É provavelmente melhor alternar períodos de jejum, em que você ingere praticamente nada, com períodos em que você come o quanto quiser', disse Mark Mattson, líder do laboratório de neurociências do Instituto, durante o encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Vancouver.

Segundo ele, seria suficiente reduzir o consumo diário para 500 calorias, o equivalente a alguns legumes e chá, duas vezes por semana, para sentir os benefícios.

O National Institute of Ageing baseou suas conclusões em um estudo com ratos de laboratório, no qual alguns animais receberam um mínimo de calorias em dias alternados.

Estes ratos viveram duas vezes mais que os animais que se alimentaram normalmente.

Insulina
Mattson afirma que os ratos que comiam em dias alternados ficaram mais sensíveis à insulina - o hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue - e precisavam produzir uma quantidade menor da substância.

Altos níveis de insulina são normalmente associados a uma diminuição da função cerebral e a um maior risco de diabetes.

Além disso, segundo o cientista, o jejum teria feito com que os animais apresentassem um maior desenvolvimento de novas células cerebrais e se mostrassem mais resistentes ao stress, além de ter protegido os ratos dos equivalentes a doenças como mal de Parkinson e Alzheimer.

Segundo Mattson, a teoria também teria sido comprovada por estudos com humanos que praticam o jejum, mostrando inclusive benefícios contra a asma.

'A restrição energética na dieta aumenta o tempo de vida e protege o cérebro e o sistema cardiovascular contra doenças relacionadas à idade', disse Mattson.

A equipe de pesquisadores pretende agora estudar o impacto do jejum no cérebro usando ressonância magnética e outras técnicas.

Fonte R7

Tailândia: Turistas são hospitalizados após intoxicação

Entre as vítimas, 12 já tiveram alta, enquanto o restante continua no hospital

Pelo menos 26 turistas estrangeiros e 11 tailandeses tiveram que ser hospitalizados no sábado (18) por uma intoxicação decorrente da inalação de uma mistura de cloro e produtos químicos na turística ilha de Phuket, no sudoeste da Tailândia.

O coronel da Polícia Chavalit Pethsripia afirmou que o incidente ocorreu na parte da manhã, quando os intoxicados se encontravam na piscina do hotel Orchid Resort, informou a imprensa local. "Há 37 pessoas hospitalizadas, incluindo 26 estrangeiros", afirmou Chavalit, sem mencionar a nacionalidade dos turistas estrangeiros.

Entre as vítimas, 12 já tiveram alta, enquanto o restante continua no hospital. Um dos turistas estrangeiros intoxicados é uma mulher grávida que apresentou problemas ao respirar após inalar os gases tóxicos e teve que ser auxiliada com um botijão de oxigênio. Responsáveis pelo hotel explicaram à imprensa local que um funcionário misturou por engano cloro e outros produtos químicos de limpeza, o que gerou emanações de gás tóxico.

Fonte R7

México: 135 mortes em 2011 por gripe suína

O vírus manteve o país em alerta sanitário do final de abril de 2009 até junho de 2010

A Secretaria Mexicana de Saúde informou nesta sexta-feira (17) que 135 pessoas morreram em 2011 no México em decorrência do vírus H1N1, popularmente conhecido como gripe suína, que representou 91% de todos os casos de gripe.


Segundo um comunicado da Secretaria, estão presentes no país os três vírus sazonais: AH1N1, AH3N2 e influenza B, que contaminaram 4.884 pessoas e causaram 149 mortes de 1 de janeiro a 16 de fevereiro.

"Do total de contaminações, 4.440 foram por AH1N1, que geraram 135 (91%) das mortes", disse o boletim.

Em janeiro, a secretaria de Saúde descartou a possibilidade de uma epidemia de H1N1, enfermidade que em 2009 deixou o mundo em alerta.

O vírus manteve o México em alerta sanitário do final de abril de 2009 até junho de 2010, período no qual ele gerou 1.251 mortes registradas no país.

Fonte R7

Postos médicos do Sambódromo atenderam 104 pessoas no 1º dia de Carnaval no Rio

Fornecedora de refeições para operários foi interditada por falta de higiene

Nove postos de atendimento médico estão funcionando no Sambódromo e no Terreirão do Samba - espaço para shows, vizinho ao local do desfile, no centro do Rio. Na sexta (17), no primeiro dia de desfiles na Marquês de Sapucaí, 104 pessoas foram atendidas durante a apresentação das escolas de samba mirins. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informou que apenas uma paciente precisou ser encaminhada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, depois de torcer o tornozelo.

A Vigilância Sanitária do Rio inspecionou as empresas de alimentação e os setores de saúde e engenharia. Uma fornecedora de refeições para operários foi interditada por falta de higiene e por manusear os alimentos sem proteção térmica e sem refrigeração adequada.

Sábado (18) começou o desfile das escolas de samba e toda a região da Sapucaí conta com 300 funcionários da Cedae (Companhia de Águas e Esgoto) trabalhando no controle da qualidade da água distribuída e no monitoramento do destino dos esgotos do Sambódromo e do Terreirão do Samba. As atividades só terminam no próximo sábado (25), no Desfile das Campeãs.

A Cedae vai distribuir, nos acessos aos camarotes, lenços umedecidos e água gelada com mensagens destacando a importância da preservação da água. A companhia também colocará 200 viaturas espalhadas por diversos pontos da cidade.

De acordo com a Cedae, foram feitas vistorias, coletas e análises laboratoriais de todos os reservatórios da Passarela do Samba, além de reparos nas instalações de abastecimento de água e em pontos de vazamento nos esgotos.

Fonte R7