Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Conheça os exames que ajudam a deixar seu coração em ordem

Exames que ajudam a deixar o coração em ordemFazer "check up" periodicamente garante a manutenção da saúde
 
Hoje os métodos diagnósticos em cardiologia evoluíram e se multiplicaram, sendo que a população e até alguns médicos desconhecem como são realizados e suas indicações. Não raro o paciente evita determinados exames por um medo do desconhecido. Ou perde noites de sono após informações truncadas de amigos, vizinhos e outros "especialistas em desinformação". Aqui vou descrever como são realizados alguns exames mais comuns, bem como os riscos e indicações. Para qualquer exame, traga sempre copia de seus exames mais recentes, da receita médica e da solicitação do exame.

Eletrocardiograma: A pessoa fica deitada em uma cama. São posicionados eletrodos (colados na pele com um tipo de adesivo ou com sucção). Geralmente um em cada membro e seis no tórax. Serve para avaliar a parte elétrica do coração, e algumas vezes isso fornece pistas sobre o formato do coração e algumas doenças. É possível ver o ritmo, frequência dos batimentos e o trajeto que o impulso elétrico faz dentro do coração.

Ecocardiograma transtorácico: A pessoa fica deitada em uma cama, e pode ser solicitado que mude um pouco de posição durante o exame (deitado de lado, respirar fundo, etc). O aparelho de ultrassom (sim, é um ultrassom do coração!) encosta na pele e com isso é possível desenhar o órgão na tela do computador. Também é possível medir a velocidade do sangue, e como ele se movimenta através das válvulas. Outra utilidade é ver como o coração contrai e relaxa. Em resumo, é uma avaliação da anatomia do coração.

Ecocardiograma transesofágico: Em princípio é igual ao Ecocardiograma trastorácico. Mas ele é feito através de um dispositivo que parece um aparelho de endoscopia. Esse "tubo" entra pela boca e vai até próximo do estômago. Serve para ver o coração mais de perto. Geralmente é usado para ver os átrios (uma parte do coração) em busca de coágulos de sangue. Costuma ser realizado sob sedação salvo situações excepcionais. Geralmente o paciente que internou para este exame recebe alta no mesmo dia após se recuperar da sedação. É necessário jejum de pelo menos 6 horas, mas depende de cada serviço. Recomenda-se levar acompanhante. 
 
Teste ergométrico: O teste de esforço pode ser realizado em esteira ou bicicleta. Serve para provocar o esforço físico máximo em um ambiente supervisionado, onde é possível medir a pressão arterial e ler o ECG durante todo o exame. É um dos mais antigos e sensíveis métodos para investigar arritmias induzidas pelo esforço e doença de coronárias, com baixo risco e grande aplicação prática.

Cintilografia do miocárdio: Geralmente o paciente deve evitar certos alimentos (chocolate, café, chá, cafeína) e algumas medicações (checar com seu médico) pelo menos 48 horas antes do exame. É um exame onde o paciente recebe material radioativo especialmente tratado para aderir ao músculo do coração (miocárdio). Ele é injetado em repouso e durante esforço físico (O esforço pode ser com esteira, bicicleta ou com medicações), chegando ao coração através das coronárias. Assim, o material radioativo "pinta" as áreas com fluxo normal de sangue e deixa "não pintada" qualquer área onde o fluxo seja insuficiente. Assim podemos ver onde o miocárdio está em sofrimento (isquemia). Podemos ver se isso acontece só no esforço físico ou se acontece também sem fazer esforço. Costuma a durar pelo menos 6 horas, sugiro trazer acompanhante.  
 
Holter 24 horas: É um eletrocardiograma que dura 24horas. São colados eletrodos no tórax da pessoa, que por sua vez são conectados a uma caixa semelhante a um toca-fitas. A pessoa deve carregar essa caixa por 24 horas e devolve-la ao termino do exame. Deve manter a rotina do dia-a-dia, fazer as atividades que geralmente faz e se possível, reproduzir as ocasiões que provocam os sintomas. A idéia é fazer um eletrocardiograma durante o dia todo, em busca de arritmias. Tome banho antes do exame, pois ficará 24 horas com o aparelho sem poder retirá-lo. Anote minuciosamente no diário tudo que fizer durante o dia.

MAPA: É um aparelho muito semelhante ao Holter, mas em vez de eletrocardiograma, ele mede a pressão arterial por 24 horas. Serve em especial para analisar pressão arterial que varia muito ao longo do dia. Também é importante manter a rotina o mais próximo do normal (trabalho e lazer).

Cateterismo(Cineangiocoronariografia): O paciente fica deitado em uma sala especial. Os pêlos da região da virilha são raspados e a área em torno fica coberta por material estéril para evitar infecções.
 
Pela artéria femural sobe um cateter (tubo muito fino) até o coração, e por ali é injetado contraste com iodo. O contraste vai "desenhar" as coronárias por dentro, e mostrar qualquer anormalidade no trajeto do sangue com uso de raios-X. O risco de complicações fica em torno de 1%. Pacientes devem trazer acompanhante para o exame. Pessoas com alergia a Iodo ou frutos do mar ou em uso de anticoagulantes devem avisar ao médico. Dura em torno de 1h, e o paciente recebe alta geralmente após 4 a 6 horas do final do exame.
 
Minha Vida

Como limpar o muco da garganta

Ter a garganta cheia de muco pode ser uma condição que gera um monte de constrangimento e frustração. Ela pode ser o resultado de uma alergia ou de uma temporada de gripe. Em qualquer caso, é algo que todos querer se livrar o mais rapidamente possível. 
 
Apesar de esperar que a natureza siga seu curso também funcione, você pode facilitar a limpeza do muco com esses remédios simples
.
1. Assoe o nariz regularmente, mesmo quando você não sente a necessidade de liberar as passagens nasais. Manter as narinas aberta impede o muco de acumular na garganta.
 
2. Dissolva meia colher de chá de sal em um copo de água morna
Misture bem e, várias vezes por dia, use esta solução para fazer gargarejo. A água salgada ajuda a fluidificar o muco, favorecendo a expulsão. Não engula a solução, ela pode desidratar o corpo. Quando você terminar, cuspa a água salgada na pia e faça gargarejo com água para remover qualquer resíduo de sal.
 
3. Use mel, adicione o gengibre em pó e misture bem
Tome uma colher de chá deste composto várias vezes ao dia.
 
4. Não comer produtos lácteos
Consumo de leite, sorvetes e produtos lácteos, em geral, aumenta a produção natural de muco. O consumo desses alimentos leva à produção de muco muito espesso que adere na garganta. Evite, portanto, o leite e os produtos lácteos de sua dieta por alguns dias, até que a situação melhore.
 
5. Pare de fumar
A inalação de fumaça pode irritar a garganta e nariz e aumentar a produção de muco. Assim, eliminando a fumaça, você vai notar a diferença imediatamente.
 
Se a produção de muco está muito forte, você deve procurar o pronto socorro, pois isso pode dificultar a sua respiração. Quando for algo não tão grave, você pode somente ir em uma farmácia e fazer nebulização.
 
Este artigo foi escrito por Bruno Loura e é propriedade do Como Fazer

Como fazer uma vitamina turbinada?

Imagem ilustrativa
Se você está querendo matar a sua sede ou até mesmo a sua fome, mas não sabe como fazer isso, que tal fazer isso de uma maneira diferente? Nada de receita trabalhosas.
 
Uma vitamina turbinada é suficiente para suprir a sua fome, acredita? Não? Então veja essa receita. O melhor dessa vitamina é que ela trará muitos benefícios a sua saúde.
 
Fazer uma vitamina é prático, não precisa ter conhecimento culinário e ainda por cima, fica pronta rapidamente. Ótima aposta para os universitários que chegam cansados e esgotados da faculdade e ainda não sabem o que vão fazer.
 
Aprenda essa receita e resolva os seus problemas.
 
1. Ingredientes para o preparo da sua vitamina turbinada
Eles são bem simples e fáceis, mas a tornam muito mais deliciosa. Como vão muitos ingredientes, ela acaba se tornando quase uma refeição mesmo.
 
Anote-as e faça na sua casa.
 
- 2 bananas
 
- 2 maças
 
- 3 copos de leite
 
- 1 colher de sopa de açúcar
 
- gelo
 
- 2 colheres de sopa de leite condensado (opcional)
 
2. Preparo das frutas para usar na sua vitamina turbinada
Pique todas as frutas em pedaços quadrados e pequenos para que quando forem postas no liquidificador não demore tanto em virar uma pasta mais cremosa e a sua vitamina fique mais simples de ser ingerida, sem pedaços que possam fazer você engasgar. Não precisa tirar a casca da maçã, pois ela será naturalmente triturada pelo liquidificador e existentes muitos nutrientes úteis nessa parte da fruta.
 
3. Fazendo a sua vitamina turbinada
Primeiramente coloque todos os ingredientes sólidos no liquidificador, menos o gelo, e deixe bater até que a consistência esteja bem unida e um pouco mais cremosa, quase como se fosse uma pasta. Quando atingir este ponto, adicione os três copos de leite e o gelo e deixe que ele também se uma aos outros ingredientes já batidos. É interessante que o seu liquidificador tenha uma potência boa para triturar o gelo e deixar a vitamina bem gelada. Depois é só servir em copos largos e altos. Uma delícia que só de falar já está dando água na boca.
 
Viu só como é muito simples fazer uma vitamina turbinada? Você gasta pouquíssimo tempo e ainda por cima terá um alimento muito saudável e gostoso para tomar. Trazendo benefícios para a sua saúde e evitando que você coma alimentos gordurosos, altamente calóricos e que possam prejudicar a sua saúde no futuro.
 
Este artigo foi escrito por Matheus Coneglian e é propriedade do Como Fazer.

Homens com implante peniano fazem sucesso com suas parceiras, aponta pesquisa

De acordo com a pesquisa, 66% dos homens afirmaram
 estarem satisfeitos com o tamanho do pênis com a prótese
Segundo levantamento inédito em SP, 66% dos homens se sentem satisfeitos com a prótese
 
Um levantamento inédito realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, apontou que 82% das parceiras dos homens com implante peniano estão satisfeitas sexualmente com o resultado das próteses. A pesquisa foi realizada em São Paulo e gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
 
A satisfação masculina com a prótese alcançou 75% de aprovação. A pesquisa foi realizada ao longo de dois anos e quatro meses 99 pacientes tratados no hospital estadual. Eles se submeteram ao procedimento, como opção de tratamento, devido disfunção erétil por causas orgânicas. Os implantes são realizados gratuitamente para os pacientes.
 
Esta é a primeira pesquisa nacional de satisfação com o implante de prótese do tipo semirrígida. A análise dos dados também verificou que os níveis de infecção para este tipo de procedimento foram bem abaixo do que é previsto na literatura médica, cerca de 3%, sendo que se espera entre 5 a 7%.
 
O Centro de Referência em Saúde do Homem é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

Além do alto índice de aprovação feminina, 66% dos homens afirmaram estarem satisfeitos com o tamanho do pênis com a prótese. Os urologistas explicam que o percentual é positivo e que está dentro da expectativa para este tipo de implante.
 
Questionadas sobre a satisfação sexual antes da cirurgia, 56,25% das mulheres responderam estar insatisfeitas. A pesquisa também avaliou se recomendariam o tratamento para outros pacientes. Do total de entrevistados, 92% dos homens responderam que sim e 87,5% das mulheres também endossaram a recomendação.
 
Neste grupo de pacientes com implante peniano, foram entrevistados homens com idade mínima de 45 anos e máxima de 83 anos. Muitos tinham doenças associadas como cardiopatias e diabetes, além de pacientes que sofreram a retirada da próstata em razão do câncer.
 
Segundo o coordenador do ambulatório de disfunção erétil, o urologista Alcides Mosconi, o levantamento "trouxe dados formidáveis do trabalho altamente especializado oferecido pelo nosso centro".
 
— Os resultados são satisfatórios não só para o homem e sua parceira, como também para toda equipe empenhada em oferecer o que há de mais atual no campo do tratamento da disfunção erétil.
 
Implante peniano
O implante peniano é uma opção de tratamento para homens que sofrem de disfunção erétil grave. É uma forma definitiva, que substitui o mecanismo natural de ereção por uma prótese artificial que promove ereção. O implante faz com que o homem volte a manter relações sexuais com ejaculação e orgasmos normais.
 
No Centro de Referência em Saúde do Homem, é utilizado implante de prótese do tipo semirrígida, que permite colocá-la em qualquer posição enquanto mantém uma ereção suficiente para a relação sexual.
 
O implante peniano é uma opção para os casos graves, pois elimina os gastos com medicamentos orais, ou injetáveis, além de oferecer uma ereção duradoura, sendo uma solução a longo prazo. A cirurgia de implante peniano é irreversível, pois destrói os tecidos cavernosos do membro.
 
R7

Informações sobre o Roacutan (Isotretinoína)


Roacutan é o nome comercial da isotretinoína, uma potente droga indicada para o tratamento da acne severa e da rosácea.
 
A isotretinoína é um medicamento extremamente efetivo contra cravos e espinhas, porém, é uma droga que deve ser administrada com precaução devido aos seus múltiplos efeitos colaterais.
 
Este artigo não é uma bula do roacutan. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e trazer informações mais úteis para o público leigo, respondendo as principais dúvidas de quem está considerando usar a isotretinoína.
 
Como funciona o roacutan
A isotretinoína age diretamente nas causas da acne, provocando contração das glândulas sebáceas e redução significativa da produção de sebo (oleosidade) pelas mesmas. A diminuição da oleosidade inibe a proliferação da bactéria Propionibacterium acnes, responsável pelo processo inflamatório que origina as espinhas.
 
Indicações do roacutan
O roacutan é uma droga forte, muito eficaz contra a acne, mas também com muitos efeitos adversos possíveis. Por isso, ela só costuma ser indicada para os casos mais graves, que não respondem aos tratamentos convencionais, incluindo o uso de antibióticos, como azitromicina, minociclina e tetraciclina.
 
Em geral, o roacutan é usado nos casos de acne nodular recalcitrante, que são aquelas pacientes com múltiplas espinhas grandes, em formato de nódulos, muito inflamadas e maiores que 0,5 cm. Outras indicações são casos de acne que não melhoram com nenhum outro tratamento, acne que forma cicatrizes ou nos pacientes com problemas sociais ou psicológicos devido a questões estéticas provocadas pela acne.
 
A isotretinoína também pode ser usada nos pacientes com rosácea grave, uma doença dermatológica diferente da acne.
 
Dosagem indicada do roacutan
A isotretinoína existe em comprimidos nas formas de 10 mg, 20 mg, 30 mg e 40 mg. Já há no mercado a isotretinoína genérica.
 
A dose inicial costuma ser de 0,5 mg/kg/dia, com aumento para 1 mg/kg/dia após o primeiro mês, se não houver reações adversas relevantes. Isso significa que em um paciente de 60 kg, a dose inicial será de 30 mg por dia e a dose final de 60 mg por dia. A isotretinoína pode ser tomada uma vez por dia ou dividida em duas doses diárias. A absorção da droga é maior se ingerida junto com a refeição.
 
Em casos graves, com envolvimento predominantemente do tronco, a dose máxima pode chegar a 2 mg/kg/dia.
 
Em geral, os outros medicamentos usados para acnes são suspensos durante o tratamento com a isotretinoína, inclusive cremes e loções. A associação com antibióticos, como a tetraciclina não é recomendada devido a o maior risco de hipertensão intracraniana (pseudotumor cerebri).
 
O tratamento com roacutan costuma durar, pelo menos, 20 semanas. Ao final, a droga pode ser interrompida sem nenhum tipo de desmame.
 
Atualmente tem sido estudado o uso do roacutan em doses mais baixas, no máximo 0,5 mg/kg/dia para os casos de acne moderada, não tão graves. As respostas têm sido boas e os efeitos colaterais menores.
 
Resposta ao tratamento com roacutan
O roacutan estimula a pele a expelir o excesso de sebo dentro das suas glândulas sebáceas. Por isso, no início, é possível notar um agravamento da acne. Mas não é preciso se preocupar, após 2 ou 3 semanas o quadro começa a melhorar definitivamente.
 
Nos casos de acne muito grave, este agravamento temporário pode levar à formação de úlceras. Por isso, o dermatologista pode indicar o uso temporário de corticoides por 2 a 4 semanas antes de iniciar a o roacutan para evitar este tipo de complicação.
 
Passado o primeiro mês, período que pode ou não haver agravamento das lesões, a isotretinoína começa a mostrar sua eficiência. A grande maioria dos pacientes apresenta excelente resposta a longo prazo, com efeitos que permanecem mesmo depois da suspensão do medicamento. Cerca de 40% dos pacientes apresentam cura definitiva da acne. O restante apresenta significativa melhora, mas ainda precisam ser mantidos com outros tratamentos como cremes ou antibióticos. A boa notícia é que, após o tratamento com a isotretinoína, esses tratamentos menos agressivos, que antes não funcionavam, passam a ter ótima resposta. Em geral, cerca de 90% dos pacientes ficam satisfeitos com os resultados.
 
Os casos de recaída, com agravamento da acne meses após a suspensão do roacutan, podem ser tratados com novo curso de isotretinoína. Habitualmente, esperamos uma intervalo de pelo menos 5 meses para repetir o tratamento. As recaídas são mais comuns nos pacientes que, ao final de 20 semanas, não alcançaram dose cumulativa total de 120 mg/kg, ou seja, cerca de 7200 mg nos pacientes com 60 kg.
 
Efeitos colaterais do roacutan
O roacutan seria um remédio maravilhoso se não fosse o seu perfil de efeitos colaterais.
 
Secura dos lábios, cabelos, pele e olhos são efeitos adversos muito comuns, que ocorrem com praticamente todos os pacientes. O uso diário de hidratantes (para pele e lábios) e colírios são frequentemente necessários para evitar lesões.
 
Entre os efeitos colaterais mais frequentes, podemos citar:
- Sangramento no nariz

- Fotossensibilidade. O uso diário de filtros solares é recomendado para quem sai à rua de dia

 - Coceira

 - Queilite angular

- Dor muscular, principalmente após atividades físicas

- Elevação do colesterol

- Elevação dos triglicerídeos

- Alterações do fígado, que podem ser identificadas pelos exames de função hepática TGO e TGP
 
Relação entre isotretinoína e depressão
Durante algum tempo pensou-se haver relação direta entre o uso do roacutan e episódios de depressão com ou sem pensamentos suicidas. Entretanto, diversos estudos não conseguiram provar esta relação.
 
Sabemos que os pacientes com acne severa são habitualmente mais propensos a desenvolverem depressão devido aos efeitos estéticos que a acne promove na adolescência e juventude, períodos da vida em que a aparência tem grande importância social. A taxa de suicídio neste grupo é normalmente mais alta que na população em geral, e ainda não se conseguiu provar que o uso da isotretinoína piore a situação.
 
Cuidados e contraindicações do roacutan
A principal contraindicação à isotretinoína é gravidez, pois a droga provoca abortos e graves malformações.
 
O uso de roacutan em mulheres jovens e sexualmente ativas é uma grande preocupação dos médicos.
 
Em geral, indica-se o uso de, pelo menos, 2 métodos anticoncepcionais distintos, como camisinha e pílula anticoncepcional, para reduzir ao máximo o risco da paciente engravidar durante o tratamento. A gravidez só é permitida 1 mês após a interrupção da isotretinoína.
 
Mulheres que estão amamentando também não devem iniciar o tratamento com roacutan.
 
Pessoas que usam lentes de contato devem dar preferência aos óculos, para não agravar o ressecamento dos olhos.
 
Deve-se evitar depilações com produtos químicos ou cera, devido à fragilidade da pele, que costuma estar muito ressecada.
 
A isotretinoína não deve ser usada junto com outras drogas, como tetraciclina, minociclina ou vitamina A. Não se deve beber álcool durante o tratamento. Evite o uso de ervas ou medicamentos naturais, pois os mesmos podem interagir com a isotretinoína.
 
MD Saúde

Acne inspira mais do que cuidados dermatológicos, dizem especialistas

Doença comum em jovens pede uma série de cuidados e ajuda da família
 
A chegada da puberdade traz uma série de mudanças para qualquer pessoa. Uma das mais desagradáveis delas é o aparecimento da acne. Embora comum nessa fase da vida, a doença é muito mais do que uma condição dermatológica. Atualmente, especialistas pedem cuidados que vão além da pele.
 
Dependendo do grau de acne e a área do corpo onde ela é mais intensa, a doença pode trazer impactos psicológicos negativos, que podem mexer com a autoestima do jovem. Foi esse o caso de Du Garcia, de 19 anos, que começou a ter espinhas aos 12. Ele integra os quase 40 milhões de brasileiros que sofrem com o problema.
 
— O primeiro lugar que nasceu (espinha) foi no nariz.
 
De acordo com a psicóloga Elizabeth Monteiro, é preciso que os pais e a família ajudem o jovem a encarar essa fase da vida. Quem sofre com as espinhas precisa saber que é algo mais normal do que parece.
 
O dermatologista Jardis Volpe também ajuda a esclarecer algumas dúvidas e a derrubar mitos, como aquele que complica a vida de quem adora chocolate e sofre com as espinhas. Será que o doce tem influência direta para ter uma acne mais intensa?
 
Além disso, há cada vez mais novos tratamentos para a doença, desde o laser até produtos manipulados. Muita gente não sabe, mas até mesmo o craque da bola Neymar, hoje no Barcelona, já aderiu a essa e outras novidades para a pele.
 
Assista ao vídeo:


 
R7

Cubano diz que médicos brasileiros se preocupam mais com dinheiro e status

Leo Caldas/EstadãoConteúdo
Médicos brasileiros já começaram a atender pelo Mais Médicos
Profissional afirma que está "ansioso" para começar seu trabalho no interior do AM
 
Prestes a começar a trabalhar pelo programa Mais Médicos, o cubano Amauri Cancio, de 40 anos de idade, diz que está ansioso para começar suas atividades em Codajás, na Amazônia. Depois de três semanas de curso em Brasília, ele chega a Manaus nesta segunda-feira (16) para uma semana de “acolhimento” em que vai conhecer os hospitais e unidades básicas de saúde, além de ter informações sobre hábitos de vida e doenças mais comuns daquela região.
 
Para o médico, viver em uma cidade distante da capital (Codajás fica a 240 km de Manaus) e também das maiores capitais brasileiras não será problema, já que seu objetivo de vida “é levar saúde onde se precisa dela”. De acordo com o cubano, muitos médicos brasileiros não querem ir para longe.
 
— O que nos move é o sentimento profissional. Nós fizemos um juramento, temos que cumpri-lo. Onde estudamos, aprendemos que devemos servir à nossa própria comunidade. Aqui no Brasil, para os médicos, o dinheiro e o status, às vezes, são mais importantes. Nós não viemos por dinheiro, viemos por solidariedade. O sistema de saúde e as políticas brasileiras são boas, mas é preciso universalizar o serviço.
 
Apesar de não ter fluência no português e ser estrangeiro, Cancio afirma que não está preocupado se sofrerá ou não algum tipo de preconceito de pessoas da comunidade onde vai trabalhar.
 
— Não estamos preocupados com o que falam de nós, vamos fazer o nosso trabalho aqui no Brasil, como já fizemos em outros países. Somos todos latinos, temos personalidades parecidas, somos muito calorosos, os brasileiros vão ver isso. Aqui nos receberam muito bem, o curso é excelente e vimos que não há tanta diferença no sistema de saúde dos dois países.
 
Semana do acolhimento
O Ministério da Saúde atrasou em uma semana o início das atividades dos profissionais dos Mais Médicos. Segundo o cronograma original, eles iriam se apresentar nas  cidades onde irão trabalhar nesta segunda-feira (16). Porém, a data de apresentação foi alterada para o domingo (22).

De acordo com o Ministério da Saúde, a mudança no cronograma aconteceu "devido à necessidade de que os profissionais conheçam melhor o local onde atuarão". Durante o fim de semana, os estrangeiros que atuarão no Mais Médicos chegaram aos Estados onde vão trabalhar. Todas as capitais do País receberam os médicos, exceto São Paulo e Rio, onde já haviam desembarcado profissionais no início do treinamento.
 
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, disse que a ação faz parte da lógica da atenção básica — "o atendimento humanizado e mais personalizado do paciente".

— Para que o médico estrangeiro desenvolva esta sensibilidade em relação à população que vai atender, é essencial que tenha uma apresentação prévia das características específicas dela. Além disso, para que o encaminhamento dos pacientes seja feito de forma satisfatória, o médico precisa ter um conhecimento geral de toda a estrutura da rede pública de saúde do local, tais como quantos hospitais existem na cidade, e nas regiões mais próximas, e a capacidade de atendimento deles.
 
R7

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares divulgou três editais de concurso público para o total de 1.877 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 1.630 a R$ 7.774. Do total das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência. As vagas são para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão.

No edital nº 02 são 310 vagas para médicos. Os candidatos devem ter nível superior e o salário é de R$ 6.495.

As oportunidades são para as especialidades de urologia, reumatologia pediátrica, reumatologia, radiologia intervencionista e angiorradiologia, radiologia e diagnóstico por imagem, psiquiatria, pneumologia pediátrica, pneumologia, pediatria, patologia, alergia e imunologia, anestesiologia, angiorradiologia e cirurgia endovascular, cancerologia clínica, cancerologia pediátrica, cardiologia, cardiologia - ecocardiografia, cardiologia - eletrofisiologia clínica e invasiva, cardiologia - ergometria, cardiologia - hemodinâmica intervencionista, cardiologia pediátrica, cirurgia cardiovascular, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia de mão, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, coloproctologia dermatologia, endocrinologia e metabologia, endocrinologia pediátrica, endoscopia digestiva, gastroenterologia, gastroenterologia pediátrica, genética médica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, hematologia e hemoterapia, hepatologia, infectologia, infectologia pediátrica, mastologia, medicina do trabalho, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, nefrologia, nefrologia pediátrica, neonatologia, neurocirurgia, neurologia, neurologia - neurofisiologia clínica, neurologia pediátrica, oftalmologia ortopedia e traumatologia e de otorrinolaringologia.

No edital nº 03 são 1.386 vagas de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 1.630 a R$ 7.774. Os cargos de nível superior são para assistente social, biólogo, biomédico, cirurgião dentista, enfermeiro nas especialidades de assistencial, saúde do trabalhador, terapia intensiva e terapia intensiva neonatal, farmacêutico, físico – física médica – radiodiagnóstico, fisioterapeuta nas especialidades de respiratória, terapia intensiva, terapia intensiva neonatal e saúde da mulher, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação físical, psicólogo nas áreas hospitalar e neuropsicologia, tecnólogo em radiologia e terapeuta ocupacional.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico em anatomia e necropsia, técnico em enfermagem, técnico em enfermagem – saúde do trabalhador, técnico em farmácia, técnico em histologia, técnico em laboratório de patologia clínica, técnico em óptica, técnico em radiologia e técnico em saúde bucal.

No edital nº 04 são 181 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 1.841 a R$ 7.774. Os cargos de nível superior são para advogado, analista administrativo nas especialidades de administração, administração hospitalar, arquitetura, biblioteconomia, contabilidade, economia, estatística, jornalismo e relações públicas, analista de tecnologia da informação nas especialidades de banco de dados, processos, sistemas operacionais, suporte e redes e telecomunicações, engenheiro civil, engenheiro clínico, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, pedagogo e psicólogo – área organizacional.

As vagas de nível médio/técnico são para assistente administrativo, técnico em contabilidade, técnico em informática, técnico em química e técnico em segurança do trabalho.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 22 de agosto e 22 de setembro pelo site www.ibfc.org.br.
 
A taxa é de R$ 30 para nível médio e R$ 50 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada no dia 20 de outubro, em São Luís, e terá 4 horas de duração. Ainda haverá avaliação de títulos e de experiência profissional.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Companhia Energética do Piauí

A Companhia Energética do Piauí reabriu as inscrições do concurso para 92 vagas de nível médio/ técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.809,19 a R$ 5.763. As vagas são para Brasília e Piauí.

A função de profissional de nível médio na função de leiturista foi excluído e a função de eletricista passa a oferecer 70 vagas.

Os cargos de nível superior são para profissional de nível superior nas funções de administrado, contador, advogado, engenheiro eletricista, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e arquivista.

As vagas de nível médio são para profissional de nível médio suporte nas funções de assistente administrativo, técnico em eletrotécnica, técnico em segurança do trabalho e eletricista.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de outubro pelo site www.eplconcursos.com.br. A taxa é de R$ 14,19 para nível médio e R$ 15 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 10 de novembro, em Teresina.

Ainda haverá teste de aptidão física para os cargos de profissional de nível médio suporte nas funções de leiturista e eletricista.

O concurso terá 1 ano de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder)

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) divulgou, nesta segunda-feira (12), o edital para o concurso que oferecerá 340 vagas. São 215 vagas para cargos de nível superior e 125 para funções de nível médio técnico. Cinco por cento das vagas serão destinadas a candidatos com deficiências.

As inscrições serão abertas no dia 19 de agosto e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet, no site da Fundação Getúlio Vargas (www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/conder). Os candidatos poderão se inscrever até às 23h59 do dia 12 de setembro. A taxa é de R$ 78 (nível superior) e R$ 60 (nível médio).

Para os cargos de nível superior o salário varia entre R$ 4.590 e R$ 3.570. As vagas são para arquiteto ou urbanista, engenheiro sanitarista ou ambiental, engenheiro agrimensor, engenheiro cartográfico, engenheiro civil, engenheiro eletricista, biólogo, geógrafo, sociólogo, pedagogo, assistente Social, administrador, contador, economista, bibliotecário, jornalista, advogado, tecnologia da informação, processamento de dados, ciência da computação, engenharia da
computação, engenharia de sistemas ou análise de sistemas.

Já para as funções de nível técnico médio, a remuneração é de R$ 1.632. As vagas são para técnico em edificações, técnico em administração, técnico em contabilidade, técnico em segurança e higiene do trabalho e técnico em Web Design.

A previsão é que a prova seja realizada no dia 3 de novembro nos turnos da manhã e da tarde. O edital pode ser consultado no site da organizadora do concurso (http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/conder).

Concurso Prefeitura de Camargo - RS

A Prefeitura de Camargo, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Governo, publicou edital de concurso público N° 001/2013, para provimento de vagas legais e formação de cadastro reserva do quadro geral dos servidores, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos LTDA.

Há 14 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários variados de R$ 952,70 a R$ 6.206,06 por carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar de Administração, Auxiliar de Educação Infantil, Médico Clínico Geral 20 Horas, Médico Comunitário 40 Horas, Operário, Professor Educação Infantil - 30 Horas, Professor Ensino Fundamental de 1º Ao 5º Ano - 20 Horas e Servente.

Inscrições
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 02 de outubro de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 30,48 para todos os cargos.

Provas
A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 03 de novembro de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 17 de outubro de 2013.

Validade
O concurso terá validade de até dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável, uma vez, por igual prazo.

Prefeitura de Juiz de Fora - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, lançou o edital n° 207/2013 - SARH de seleção simplificada para contratação de Técnico de Nível Médio I, na área de Laboratório. O vencimento é de R$ R$ 1.323,91  por jornada de 40 horas semanais. Para concorrer os candidatos devem ter nível médio e habilitação técnica específica. 
 
Os interessados em participar da seleção deverão se inscrever até 19 de setembro de 2013, pelo site www.pjf.mg.gov.br.
 
A seleção se dará por meio de avaliação de títulos. O resultado final será publicado no site da Prefeitura de Juiz de Fora e afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura, situada na Av. Brasil, nº 2001 - 8º andar – Centro. 

SES - SC abre vagas para saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES - SC) abriu os editais de processo seletivo nº. 28, 29 e 30/2013, com a intenção de ocupar 35 vagas para Médicos no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville - SC.

A remuneração é de R$ 7.074,23 para atuar em Emergência e/ou UTI e de R$ 5.021,63 para Médicos das demais áreas, todos em jornada de 20h semanais.

As vagas são para Médico para atuar em Emergência e/ou UTI, Ginecologia e Obstetrícia, para Especialista em Urologia, para Especialista em Angiologia, para Especialista em Coloproctologia, para Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e para Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem com Área de atuação em Ultrasonografia, Técnico em Prótese e Órtese.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 26 de setembro de 2013, pelo site www.saude.sc.gov.br. Em seguida, o candidato deve entregar a documentação comprobatória na Secretaria de Estado da Saúde, Rua Esteves Júnior 160, 3º andar, Centro, Diretoria de Gestão de Pessoas - Florianópolis - SC) ou no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, na Rua Xavier Arp, s/nº, Bairro Boa Vista, Joinville - SC.

A seleção dos candidatos será realizada mediante somatório de pontos atribuídos aos títulos e à experiência comprovada, os quais deverão constar ao curriculum vitae de forma detalhada.

O certame destina-se à seleção de profissionais para contratação temporária pelo período de doze meses, podendo ser prorrogada por uma única vez, pelo mesmo prazo.

Concurso Prefeitura de Santa Gertrudes - SP

A Prefeitura de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo, através da empresa Sigma Assessoria Administrativa Ltda, lançou editais Nºs  001 e 002/2013 de concurso público, com o objetivo de preencher 50 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 785,02 a R$ 1.707,63.

Cargos
- Nível Fundamental Completo: Monitor Infantil;

- Nível Médio ou Técnico Profissionalizante Completo: Auxiliar de Consultório Dentário e Técnico em Enfermagem;

- Nível Superior Completo: Bibliotecário, Professor de Educação Básica I - Educação Infantil, Professor Tutor e Médico (em várias especialidades).
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas “on-line via internet” a partir das 9H do dia 23 de setembro até às 23h59min59seg do dia 02 de outubro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF, através do site: www.sigmaassessoria.com.br. As taxas variam de R$ 20,00, R$ 40,00 e R$ 50,00.

Provas e Gabaritos
A prova objetiva prevista inicialmente para o dia 20 de outubro de 2013, domingo, será realizada em horário e local a ser divulgado por ocasião da homologação das inscrições acolhidas ao certame, através de publicação no Jornal Cidade de Rio Claro, afixação no Quadro de Avisos da Prefeitura e em caráter meramente informativo nos sites: www.sigmaassessoria.com.br e www.santagertrudes.sp.gov.br. O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 22 de outubro de 2013.

Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, e poderá ser prorrogado por uma vez e por igual período, a contar da data de homologação, a juízo da Administração Municipal

Concurso Nova Guarita - MT

O município de Nova Guarita, no Estado de Mato Grosso, divulgou edital nº. 001/2013 de concurso público de provas e títulos para preenchimento de 40 cargos, mais composição de cadastro de reserva, em todos os níveis de escolaridade, do quadro de servidores efetivos da Câmara Municipal, Prefeitura e Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE.
 
A remuneração varia entre R$ 678,00 a R$ 7.900,00 por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
Do total de vagas oferecidas no concurso, e as vagas que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do Concurso Público, 5% ficarão reservadas aos candidatos portadores de deficiência, desde que apresentem atestado médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência.
 
Cargos
Prefeitura: Agente de Endemias, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Fiscal de Tributos, Fonoaudiólogo, Médico, Veterinário, Merendeira, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Operador de Máquinas, Operador de Trator de Pneus, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Vigia, Trabalhador Braçal e Professor (Educação Infantil, Pedagogia e Educação Física).

SAAE: Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Administrativo e Operador de Eta.

Câmara: Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Contador.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 16 de setembro a 11 de outubro de 2013, no site www.exataplanejamento.com.br e/ou de forma presencial na Biblioteca Pública Municipal (junto à sede da Prefeitura Municipal), localizada na Avenida dos Imigrantes, s/nº - Travessa Santo Antônio - Centro Administrativo Ganha Tempo, em Nova Guarita/MT, exceto sábados, domingos e feriados, de 08h30min às 11h00min e das 13h30min às 17h00min.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 25,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 70,00.
 
Prova
O certame será composto de prova objetiva, títulos e prática.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 03 de novembro de 2013, em local e horário a serem divulgados a partir de 28 de outubro de 2013 no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, no site www.exataplanejamento.com.br e no jornal oficial dos Municípios - www.amm.org.br.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site www.exataplanejamento.com.br, a partir 16h00min do dia subsequente ao da realização da prova objetiva e no mural da Prefeitura Municipal de Nova Guarita.
 
Os títulos apenas para os cargos de nível superior, deverão ser entregues na data de realização da prova objetiva, na coordenação do local de provas em que o candidato realizar a prova, apenas após o término do tempo estipulado para a realização da mesma, onde haverá envelopes e formulários próprios à disposição dos candidatos interessados para o devido preenchimento e entrega.
 
A prova prática, apenas para os cargos de Motorista de Ambulância (CNH-D), Motorista de Veículo Grande (CND-D), Motorista II (Veículo Pequeno/CNH - B), Operador de Máquinas e Operador de Trator de Pneus, de caráter eliminatório e classificatório, tem data inicialmente prevista para 13h de 03 de novembro de 2013.
 
Validade
A validade do concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Nova Guarita - MT publica edital de processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Nova Guarita, no estado de Mato Grosso, através da empresa Exata Planejamento, lançou  edital de processo seletivo nº 001/2013, destinado a contratação de 02 Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental), por vencimentos de R$ 700,00 e jornada de 40 horas semanais.

As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora - www.exataplanejamento.com.br, até 23h00 do dia 30 de setembro de 2013.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento Presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Nova Guarita/MT está sediada à Av. Dos Migrantes, s/n – Centro, Centro, Nova Guarita/MT, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

A prova objetiva de múltipla escolha está prevista para ser realizada no dia 06 de outubro de 2013, às 8h. A relação de candidatos inscritos, o(s) local(is) de realização das provas e confirmação de data e horários, serão divulgados até 14h do dia 03 de outubro de 2013.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.exataplanejamento.com.br, no 1º dia útil após aplicação das provas escritas, a partir das 16:00 horas.
 
A divulgação do resultado final, será na data prevista de 18 de outubro de 2013, às 16h00min, no Quadro de avisos da Prefeitura de Nova Guarita/MT e diário oficial do Município e www.exataplanejamento.com.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos e poderá ser prorrogado, uma única vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Pratânia - SP

A Prefeitura de Pratânia, no estado de São Paulo, publicou edital resumido de concurso público N° 001/2013, com a intenção de ocupar 34 vagas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por vencimentos de até R$ 1.699,48 e jornada de trabalho de 20 a 44 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de auxiliar de serviços diversos, coletor de lixo, merendeira, vigia, motorista nível III, operador nível I, tratorista, agente administrativo, agente comunitário de saúde, auxiliar de tesouraria, inspetor de alunos, monitor de creche, auxiliar de enfermagem, técnico agrícola, assistente social, dentista, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, farmacêutico, nutricionista, psicólogo, professor de educação infantil, professor de ensino fundamental, médico clínico geral, médico pediatria e médico plantonista.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 16 de setembro a 06 de outubro de 2013, por meio do site www.shdias.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 52,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão aplicadas na data prevista de 20 de outubro de 2013.

Prefeitura de Rodeiro - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Rodeiro, em Minas Geraos, divulgou edital nº. 024/2013 de processo simplificado, para contratação temporária de (01) Diretor Responsável Técnico Rede Farmácia de Minas, (01) Auxiliar Administrativo e formação de quadro para futuras contratações. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e remuneração de acordo com Plano de Carreira dos Servidores Municipais.
 
O formulário para inscrição disponível na recepção da Prefeitura, deverá ser preenchido e devolvido ao Departamento Pessoal, juntamente com a documentação necessária no dia 16 de setembro de 22013, das 9 horas às 10 horas.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Fotocópia do documento de identidade e do CPF;
  • Certificado de conclusão escolar;
  • Comprovante de regularidade com o serviço militar;
  • Título de eleitor e comprovante de regularidade com a Justiça Eleitoral;
  • Comprovante de registro em conselho da classe; 
  • Comprovante de experiência;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Foto 3 x 4.
A seleção será feita por intermédio de entrevista, analise curricular, experiência em serviços na função, conduta/conteúdo e disponibilidade.
 
O resultado será afixado no quadro de aviso da Prefeitura de Rodeiro, até o dia 18 de setembro de 2013.
 
O prazo de contratação será pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até igual período, se verificada a necessidade do serviço e o desempenho satisfatório do contratado.
 
O edital encontra-se disponível no site www.rodeiro.mg.gov.br.

Concurso Prefeitura de Araraquara - SP

A Prefeitura de Araraquara, no estado de São Paulo, publicou edital N° 002/2013 de concurso público, destinado ao preenchimento de 36 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior.
 
O concurso será realizado pelo IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Os aprovados receberão salários que variam de R$ 1.257,72 a R$ 10.167,90 em jornadas de 20h ou 40h semanais.

Cargos

- Nível Superior: Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo e Médicos das áreas de Clínica Médica, Pediatria, Alergologia, Angiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia - Oncologia, Hematologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Neurocirurgia, Oftalmologia, Ortopedia, Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Reumatologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Ultrassonografia), Urologia, Saúde Comunitária, Médico Horista - Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Médico do Trabalho.

- Nível Fundamental: Motorista Socorrista.

Inscrições e Taxas
As inscrições devem ser efetuadas no período entre às 9h do dia 16 de setembro até às 23h59 do dia 17 de outubro de 2013, pelo site www.ibamsp-concursos.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 45,00 para concorrer ao cargo de Motorista Socorrista e de R$ 70,00 para os demais empregos.

Provas
O concurso público será composto por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, além de prova de títulos para as funções de nível superior e prova prática, de caráter eliminatório, para Motorista Socorrista.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 03 de novembro de 2013 e serão realizadas na cidade de Araraquara-SP. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados no dia 25 de outubro de 2013 através de Editais de Convocação para as provas objetivas a serem publicadas no Jornal que publica os atos oficiais da Prefeitura, nos sites do IBAM www.ibamsp-concursos.org.br e da Prefeitura www.araraquara.sp.gov.br.

Validade
O prazo de validade do certame é de dois anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Concurso UNESP

Foi publicado edital de concurso público N° 27/2013 da Universidade Estadual Paulista (Unesp), destinado ao provimento de 07 vagas para Agente de Desenvolvimento Infantil e Médico (nível superior).  As oportunidades são para as cidades de Assis, São José do Rio Preto, Ilha Solteira e Botucatu.

Os salários vão até R$ 4.294,99. A jornada completa de trabalho de 40 horas semanais, para o emprego público 001 – Agente de Desenvolvimento Infantil, e de 20 horas semanais, para os empregos públicos 002, 003 e 004 Médico (Área: Clínica Geral).

A inscrição deverá ser feita até as 16h do dia 17 de setembro de 2013, pelo site da Vunesp  www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 49,00.

O candidato aprovado será contratado em regime de CLT e deverá prestar serviços dentro do horário estabelecido pela administração, podendo ser diurno e/ou noturno, em dias de semana, sábados, domingos e feriados, obedecida a carga horária semanal de trabalho.

As provas serão realizadas nas cidades da Unidade da UNESP a que pertence a vaga, na data prevista de 13 de outubro de 2013, às 14 horas.

A confirmação da data e horário e informação sobre o local e sala para a realização da prova objetiva, deverá ser acompanhada pelo candidato por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial do Estado – Poder Executivo – Seção I – DOE.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração, uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Natal - RN realiza processo seletivo

A Prefeitura de Natal, estado do Rio Grande do Norte, abriu edital N° 001/2013 de processo seletivo para contratação de 339 profissionais de níveis médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 4 mil, em jornada semanal de 20 e 40 horas semanais. 
 
As oportunidades são para os seguintes cargos: Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico (Clínico Geral, Ortopedista, Pediatra e Psiquiatra), Nutricionista, Técnico em Laboratório e Técnico em Enfermagem. 
 
A inscrição será feita exclusivamente no site da Prefeitura Municipal de Natal (www.natal.rn.gov.
br), no período de 16 a 19 de setembro de 2013. O processo seletivo será constituído de Avaliação Curricular. 
 
O resultado final será anunciado em 08 de outubro de 2013. 
 
O edital está disponível no Diário Oficial do Município de Natal, na edição de 12 de setembro de 2013. 

Concurso Unesp 2013

A Universidade Estadual Paulista - UNESP, lançou vários editais de concurso público, destinado ao provimento de vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 5.220,59. O certame será realizado através da Fundação Vunesp.
 
As oportunidades são para os empregos de Assistente Operacional II, Assistente de Suporte Acadêmico II, Assistente de Informática II, Assistente de Suporte Acadêmico IV, Enfermeiro, Médico Veterinário, Agente de Desenvolvimento Infantil, Médico e Psicólogo.
 
A inscrição deverá ser efetuada, das 10 horas de 23 de setembro às 16 horas de 18 de outubro de 2013, exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 49,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva tem data prevista para sua realização em 08 de dezembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados. A confirmação da data e horário e informação sobre o local e sala, para a realização da prova objetiva, deverão ser acompanhadas pelo candidato por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial do Estado – Poder Executivo – Seção I – DOE.

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração, uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Guaratuba - PR

A Prefeitura de Guaratuba, no estado do Paraná, publicou os editais nº 001 e 002/2013 de concurso público para o preenchimento de  vagas em todos os níveis de escolaridade. De acordo com as publicações, a remuneração pode chegar a R$ 7.206,68, por jornada de trabalho entre 20 e 40 horas semanais. 
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Mãe Social, Agente de Fiscalização, Auxiliar em Saúde, Facilitador de Oficinas, Motorista Socorrista, Orientador Social, Técnico Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Desenhista Cadista, Técnico Agropecuário, Técnico em Edificações, Técnico em Geoprocessamento, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Segurança e Monitoramento, Mãe Social, Profissional de Educação Física (Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol e Voleibol), Professor, Professor de Libras, Técnico em Enfermagem, Analista Ambiental, Analista de Tributos, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Cirurgião-Dentista, Comunicador Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor Público, Médico (Anestesiologista, Cardiologista, Dermatologista, Emergencista, Endocrinologista, Gastroenterologista, Generalista, Ginecologista Obstetra, Neurologista, Obstetra, Oftalmologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Pneumologista, Psiquiatra, Radiologista, Saúde da Família e Urologista), Nutricionista, Oceanógrafo, Pedagogo Social, Procurador, Professor (Suporte Pedagógico), Profissional de Educação Física, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Turismólogo e Zootecnista.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico www.nc.ufpr.br, iniciando-se no dia 13 de setembro e encerrando-se às 16 horas do dia 04 de outubro de 2013. As taxas variam de R$ 40 a R$ 120. 
 
A seleção constará de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 20 de outubro de 2013, e análise de títulos. 
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, a contar da publicação da homologação
do resultado, prorrogável uma única vez, por igual período.

UFPR seleciona professores

Estão abertas inscrições para os concursos públicos que darão provimento a vagas de professor no quadro permanente da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Os editais que dispõem sobre essas vagas são os de número 207/13, 211/13, 215/13 e 216/13 - PROGEPE.
 
A estrutura remuneratória dos docentes contratados obedece ao Plano de Carreira e Cargos do Magistério Federal. Os valores são compostos pelo vencimento básico e a retribuição por titulação, podendo chegar a até R$ 8.049,77.
 
O Edital 207/13 _ PROGEPE prevê a ocupação de sete vagas distribuídas pelos setores de Sociais Aplicadas ─ área de conhecimento em Macroeconomia (dedicação exclusiva); do Setor de Ciências Biológicas, dedicação exclusiva, área de Tetrapoda (exceto Mammalia); e do Setor de Ciências Humanas, na área de História da Filosofia Alemã: de Kant à Teoria Crítica (dedicação exclusiva). O prazo de inscrições prosseguirá aberto até dia 24 de setembro de 2013, por meio do site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPR
 
 
Até o dia 30 de setembro de 2013 permanece aberto o concurso público para preenchimento de vaga aberta pelo Setor de Ciências Humanas ─ área de Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e/ou Literatura Comparada, conforme as condições do edital nº 211/13 -PROGEPE.
 
Também estão abertas até o dia 8 de outubro de 2013, as inscrições para concursos nos Setores de Ciências da Saúde ─ área de Epidemiologia; Ciências Agrárias ─ Medicina Veterinária/Patologia de Suínos; e Ciências Biológicas ─ área de Histologia, regidos pelos editais 215/13 e 216/13 - PROGEPE.
 
As taxas de inscrição podem variar de R$ 201,00 e R$ 68,00, a depender da vaga pretendida.
 
Outras informações podem ser obtidas nos respectivos editais, acessíveis no link:

Universidade Federal do Ceará abre concurso público

A Universidade Federal do Ceará (UFC) está promovendo novos concursos para provimento de cargos da carreira técnico-administrativa. Há um total de 45 vagas disponíveis, distribuídas entre postos dos níveis fundamental, médio e superior.  A remuneração total inicial, dependendo do cargo ocupado, poderá variar de R$ 1.920,23 a R$ 3.511,70, por jornadas de 20 ou 40 horas semanais.
 
Inscrições
Os interessados devem inscrever-se por meio do site da Coordenadoria de Concursos - CCV (http://www.ccv.ufc.br/), no período de 23 de setembro a 6 de outubro de 2013. As taxas de inscrição podem variar de R$ 30,00, R$ 50,00 a R$ 100,00, respectivamente, de acordo com o nível de escolaridade. Quem for pedir isenção da taxa deverá fazê-lo nos dias 16 e 17 de setembro de 2013, também pelo site da CCV.
 
Cargos por edital
 
Edital nº 333/2013 – Administrador (1 vaga); Arquivista (1 vaga); Biólogo (1 vaga); Economista (1 vaga); Historiador (1 vaga); Museólogo (1 vaga); Nutricionista (1 vaga) e Técnico em Contabilidade (1 vaga).
 
Todas as vagas são destinadas ao Campus de Fortaleza, exceto Administrador e Nutricionista, com lotação no Campus de Crateús.
 
Edital nº 334/2013 – Engenheiro de Teleinformática (1 vaga); Jornalista – Assessoria de Imprensa (1 vaga); Jornalista – Televisão (1 vaga); Médico – Patologia (1 vaga); Médico Veterinário (1 vaga); Técnicos de Laboratório nas habilitações em Teleinformática, Microscopia Eletrônica, Microscopia Óptica, Química e Fertilidade de Solos, Biotério, Movimento Humano, Eletromecânica, Ótica, Telefonia, Física e Química (11 vagas no total); Tradutor Intérprete em Língua Inglesa (1 vaga); Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais (6 vagas); Contramestre/Sistemas Gráficos (6 vagas) e Fotógrafo (1 vaga).
 
Todos os contratados serão lotados no Campus de Fortaleza, exceto os cargos de Técnico de Laboratório em Química e Física, destinados ao Campus de Russas.
 
Etapas dos concursos
Os candidatos aos cargos do Edital 333/2013 passarão por duas provas de múltipla escolha (Prova I -Língua Portuguesa, e Prova II - Conhecimentos Específicos). Essas provas serão realizadas no dia 20 de outubro de 2013, no município de Fortaleza, no local a ser informado pela CCV no dia 17 de outubro de 2013.
 
O processo seletivo para os inscritos aos cargos do Edital 334/2013 será constituído de duas etapas: a primeira com duas provas de múltipla escolha (Prova I–Língua Portuguesa e Prova II – Conhecimentos Específicos), a serem aplicadas também no dia 20 de outubro de 2013.
 
A segunda etapa será constituída de uma prova prática, para os cargos de Engenheiro/área, Jornalista/Televisão, Médico/área, Médico Veterinário, Técnico de Laboratório/área, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Ótica, Técnico em Telefonia, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, Contra Mestre/Ofício e Fotógrafo. A prova prática será realizada, no dia 24 de novembro de 2013.

Veja todos os editais aqui: http://www.ccv.ufc.br

Concurso UFPB para professores

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou oficialmente o edital 109/2013 para a realização de concurso voltado ao provimento de vagas de Professor Substituto nos Campi de João Pessoa e Bananeiras.  As vagas disponíveis são para preenchimento nos Departamentos de Serviço Social, Filosofia e Ciências Sociais do CCHLA e Departamento de Terapia Ocupacional no CCS, todos localizados em João Pessoa. Também há vaga em Bananeiras, para o Departamento de Ciências Básicas e Sociais.
 
A remuneração bruta vai de R$ 2.342,65 a R$ 3.549,94 para o assistente A e de R$ 2.714,89 para o auxiliar A,  lembrando que ainda há o acréscimo do vale alimentação no valor de R$ 373,00
 
As inscrições para professor de 3º grau (classes assistente A e auxiliar A) ocorrerão no período de 16 a 20 de setembro de 2013 nos Centros de Ciências Humanas e Letras (CCHLA) e de Ciências da Saúde (CCS) ambos em João Pessoa e Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III no município de Bananeiras.  Os interessados deverão comparecer no horário das 8h às 12h nos respectivos departamentos no Campus de João Pessoa e das 13h às 17h no Campus de Bananeiras. O regime de trabalho é de 20 horas semanais e de 40 horas, com dedicação exclusiva.
As taxas de inscrições variam de R$ 35,00 a R$ 45,00.
 
Outras informações podem ser obtidas na pagina do Diário Oficial da União, seção 3, ou no Centro de Ciências Humanas e Letras pelo telefone (83) 3216-7463; Centro de Ciências da Saúde (83) 3216-7273 e no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) pelo telefone (83) 3367-1200.
 
Com informações da Agência de Notícias da UFPB e do Edital, disponível no Diário Oficial da União de 12/09/2013, seção 3, a partir da página 90.

Prefeitura de Feira de Santana - BA abre seleção para temporários

A Prefeitura de Feira de Santana, município que fica a pouco mais de 100 km de Salvador (Bahia), abriu seleção pública

simplificada destinada à contratação de técnicos, de níveis superior e médio, para prestação de serviços temporários no âmbito do programa ACESSUAS.
 
Os cargos disponíveis são: Coordenador, Técnico de Nível Superior e Técnico de Nível Médio, os quais, perceberão remuneração de R$ 1.611,39, R$ 1.396,54 e R$ 872,60, respectivamente. Para contratação imediata, serão disponibilizadas 11 vagas, sendo as outras 22 oportunidades destinadas à formação de cadastro reserva.
 
As inscrições serão realizadas no período 13 a 20 de setembro de 2013, no site da Prefeitura Municipal de Feira de Santana (http://www.feiradesantana.ba.gov.br/website/inc_acessuas.asp#links).
 
Os candidatos inscritos serão selecionados por meio de três etapas, a saber: Análise de Currículum Vitae, Prova Escrita e Entrevista, todas sendo eliminatórias.
 
O prazo de validade da seleção e/ou contratação será igual ao tempo que funcionar o programa, sendo o limite de dois anos, contados da data de sua homologação.
 

Hospital digital no Brasil é tarefa difícil, mas possível

Segundo especialista, já há exemplos no País de instituições que poderiam se enquadrar nesta classificação. Infraestrutura necessária, no entanto, é “muito grande”
 
Por Marcelo Vieira
 
O Hospital Digital ainda não existe no Brasil, mas ele é possível e está próximo de ser alcançado em instituições como o Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS), o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), em São Paulo (SP), o Hospital Samaritano, também na capital paulista, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Imbiribeira, em Recife (PE), entre outros. Apesar dos exemplos, alcançá-lo pode não ser tarefa fácil, segundo os critérios da HIMMS, uma vez que “ter um hospital digital não é uma tarefa trivial, pois a infraestrutura necessária é muito grande”.
 
A afirmação é de Claudio Giulliano da Costa, médico e diretor-presidente da consultoria Folks e-Saúde, para quem o hospital digital é possível contanto que seja bem orientado e planejado. “É preciso pensar em um modelo evolutivo e de gerenciamento como negócio, capaz de ter ferramentas para o planejamento estratégico, business intelligence, gestão do corpo clínico (RH), além de infraestrutura e governança de TI”, disse o consultor durante o curso “Desafios da Saúde Digital: do Prontuário Eletrônico às Redes Sociais”, oferecido em parceria com o escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados nesta quarta-feira (11) em São Paulo.
 
A HIMMS, organização não-governamental americana dedicada a melhoria da qualidade dos sistemas empregados em instituições de saúde, estabelece como critérios para o hospital digital a dispensa do uso de papel (paperless), a troca digital de informações com 100% de disponibilidade, além de integração entre sistemas internos e externos. “Não adianta se o hospital tem que mandar a conta para a operadora em papel”, explicou Giuliano.
 
Esses critérios estabelecem sete níveis de hospitais digitais, de acordo com os recursos empregados. No nível mais elevado (nível 7), os benefícios observados do emprego da tecnologia incluem melhores margens operacionais, maiores lucros e receitas, além de mais eficiência: essas instituições, ao atenderem os requisitos da HIMMS, alcançaram até 50% mais pacientes atendidos com apenas 10% mais funcionários.
 
Giuliano, por meio da Folks e-Saúde, fechou um contrato com a HIMMS para adaptar o modelo no Brasil, traduzindo o manual e adaptando os critérios de acordo com a realidade do País. Para isso, serão usados dois hospitais nacionais como parâmetro.
 
Mesmo que não possam ser aplicadas integralmente e inalteradas no Brasil, experiências de países como EUA, Inglaterra, Austrália e Canadá no uso de tecnologias como os prontuários eletrônicos. Este último, por meio de programas governamentais (Canada Health Interway), buscam criar uma cultura nacional sobre a importância da criação de uma base de dados em saúde.
 
“É preciso provocar uma grande mudança no mercado, e os players é que vão promover isso”, disse Giuliano, ao destacar a importância do diálogo com o mercado para envolver não só as empresas, mas também profissionais de saúde e desenvolvedores, no intuito de criar padrões de interoperabilidade, massa de usuários e consciência da importância da privacidade.
 
SaudeWeb

30 produtos sem registro são suspensos pela ANVISA

A Anvisa determinou, nesta sexta-feira (13/9), a suspensão da distribuição, comércio e uso, de mais de 30 produtos sem registro no País.

Produtos sem registro suspensos

MedidaProdutoFabricanteMotivo
Suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comércio e uso
RE nº 3.430/2013.
 
Todos os medicamentos fabricados pela empresa, inclusive o medicamento Xarope Vida SaudávelEmpresa Sítio Pedra BonitaNão possuem registro
Suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comércio e uso
RE nº 3.431/2013.
Bio Activador 2b Forte
 
Skill Brothers Indústria e ComércioNão possui registro
Suspensão da distribuição, divulgação e comércio.
RE nº 3.432/2013.
Poltronas Reclináveis, modelo Art 259, Art 260 e Art 261.Artmed Indústria e Comércio de Móveis e Produtos Hospitalares.Os produtos não possuem cadastro e a empresa não possui autorização de funcionamento perante a Agência.
Suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização
e Uso
RE nº 3381/13.
Biolife Aparelho Bioquântico.Biolife Distribuidora de Equipamentos
Fisioterápicos.
Não possui registro
Suspensão da distribuição, comércio e uso.
RE Nº 3.376, de 12 de Setembro de 2013.
Sonhos de Uma Noite Happy AndSonhos de Uma Noite Ind. E Comércio de Óleos Artesanais Ltda.




 
Comercialização de cosméticos não regularizados na Anvisa, Empresas fabricantes não possuem Autorização de Funcionamento.
Gotas do Prazer
Dream Energy Drink
Gotas do Delírio Afrodisíaco
Dose de Amor Magia do Sexo
Excitante Woman Sonhos de Uma Noite
Happy End 4×1 Spray Analgésico
Gel Térmico Comestível Menta.
Sex Love Cosméticos Muito Prazer Redutor de Canal.Natúr&Va Catarinense Ltda.
Lubrificante Vaginal ColdNipoon Hood Ltda
Prolong – Prolongador de ereção
Lubrificante Anal Cold
Luaan Lubrificante
Choque Térmico Calor e Frio
Virgo
Luaan Lubrificante e Analgésico Anal Fluido
Gotas de Óleo Desodorante Corporal BeijávelRodrigo Dias S. Bastos
Gel Lub Lubrificante Íntimo
Prolong Retardante Masculino
No Pain Pomada Anestésica
Aqua Love
Anal Livre Gel Corporal
Gota de Óleo Desodorante Corporal 4gFórmula Sexy Cosméticos e Distribuidora de Nova Friburgo Ltda
Gota de Óleo Desodorante Corporal 14g
Lub LoveMichele Portugal Ribeiro
Vigor Adstringente Vaginal com Vasodilatador de ClitórisEmpresa desconhecida.Os produtos foram fabricados por empresa desconhecida.
Desejo Sensitive
Max Desejo
Lub Love Ice girl
Fuego Amarula
1 Copinho Nipon e Hood
 
SaúdeWeb

Entenda a importância de uma dieta rica em cálcio

Entenda a importância de uma dieta rica em cálcio Alessando Melo/Divulgação
Foto: Alessando Melo / Divulgação
O cálcio contido no leite e em seus derivados é mais bem
absorvido pelo organismo do que o cálcio vindo de outras fontes
Brasileiros ingerem diariamente menos da metade da quantidade recomendada do nutriente
 
O cálcio é um nutriente fundamental para manter os ossos fortes por toda a vida. Além disso, ele também tem papel de destaque em outras funções vitais como as batidas do coração. No entanto, o brasileiro ingere em média apenas 450 mg de cálcio diariamente, o que é menos da metade da recomendação de consumo, que é de 1.000 mg.
 
Alguns fatores motivam o baixo consumo do mineral, como a preferência por fast food — em geral, alimentos pobres do ponto de vista nutricional — e a dificuldade para incorporar o leite e seus derivados na dieta. Mas, o fato é: ainda existem muitas dúvidas em torno do cálcio. A seguir, o médico nutrólogo Daniel Magnoni esclarece alguns mitos e verdades sobre esse nutriente que está entre os principais para a manutenção da saúde e do bem-estar.
 
Confira:
 
Verdade: as melhores fontes de cálcio são o leite e seus derivados.
O cálcio contido no leite e em seus derivados, como queijos e iogurtes, é mais bem absorvido pelo organismo do que o cálcio vindo de outras fontes. No entanto, uma dieta rica e variada é sempre recomendável para manter a boa saúde.
 
Podemos então citar outros alimentos ricos em cálcio e que são bastante saudáveis: sardinha, laranja, semente de gergelim, salsa, rúcula, linhaça, manjericão, grão de bico, soja, brócolis e amêndoas.
 
Verdade: não se deve ingerir ferro e cálcio juntos.
É comum que um nutriente interfira na absorção de outro, tanto para potencializá-la quanto para reduzir o seu aproveitamento.
 
No caso do ferro e cálcio, é possível dizer que eles "disputam" o mesmo espaço quando se refere à questão da absorção. Mas vale lembrar que a absorção de um nutriente acontece em questão de poucas horas após sua ingestão. Sendo assim, ao longo do dia, é possível colocar porções de alimentos ricos em cálcio em refeições como o café da manhã e lanches e garantir um bom aporte de ferro, priorizando carnes vermelhas e verduras de folhas escuras (como espinafre e couve) no almoço e no jantar. Essa atitude com uma média de três horas de intervalo entre a ingestão de um ou de outro garante uma dieta equilibrada, com cardápio bem variado.
 
Mito: somente as pessoas mais velhas precisam se preocupar em consumir cálcio para evitar problemas nos ossos.
O cálcio é um nutriente vital e desempenha diversos papéis no organismo como atuar nas contrações musculares — incluindo os batimentos cardíacos — na transmissão de impulsos nervosos e constituir os ossos. Por isso, todos precisam ingerir cálcio durante toda a vida. Para se ter uma ideia, quase todos os ossos do esqueleto (90%) são formados até os 20 anos de idade e, quando o indivíduo se torna adulto, a formação de massa óssea se estabiliza.
 
A partir dos 35 anos, a atividade osteoclástica, que tira o cálcio dos ossos para torna-lo disponível para outras funções do organismo, fica mais intensa, levando a um declínio de até 8% da massa óssea a cada década. É preciso então manter a ingestão de cálcio em dia para prevenir eventuais problemas ósseos na maturidade, principalmente no caso das mulheres, que ainda sofrem os impactos da menopausa que dificulta a absorção do nutriente pelo organismo. Para elas, o uso de um suplemento alimentar de cálcio passa a ser indicado para garantir a ingestão mínima desse mineral na pós-menopausa.
 
Verdade: incorporar alimentos ricos em cálcio nas refeições ao longo do dia é uma boa forma de atingir o consumo ideal desse nutriente.
Uma coisa a que as pessoas precisam estar sempre atentas é manter uma dieta equilibrada. E isso quer dizer buscar alimentos saudáveis e variados, distribuindo-os em várias refeições ao longo do dia.
 
No caso do cálcio, é muito importante que porções de leite e derivados sejam consumidas em diversos momentos. As refeições em que é mais fácil encaixá-las de forma a não conflitarem com alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas principalmente) é no café da manhã, nos lanches e na ceia, quando caem muito bem fatias de queijo magro, iogurtes e o próprio leite in natura.
 
Zero Hora