Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Informações sobre o Roacutan (Isotretinoína)


Roacutan é o nome comercial da isotretinoína, uma potente droga indicada para o tratamento da acne severa e da rosácea.
 
A isotretinoína é um medicamento extremamente efetivo contra cravos e espinhas, porém, é uma droga que deve ser administrada com precaução devido aos seus múltiplos efeitos colaterais.
 
Este artigo não é uma bula do roacutan. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e trazer informações mais úteis para o público leigo, respondendo as principais dúvidas de quem está considerando usar a isotretinoína.
 
Como funciona o roacutan
A isotretinoína age diretamente nas causas da acne, provocando contração das glândulas sebáceas e redução significativa da produção de sebo (oleosidade) pelas mesmas. A diminuição da oleosidade inibe a proliferação da bactéria Propionibacterium acnes, responsável pelo processo inflamatório que origina as espinhas.
 
Indicações do roacutan
O roacutan é uma droga forte, muito eficaz contra a acne, mas também com muitos efeitos adversos possíveis. Por isso, ela só costuma ser indicada para os casos mais graves, que não respondem aos tratamentos convencionais, incluindo o uso de antibióticos, como azitromicina, minociclina e tetraciclina.
 
Em geral, o roacutan é usado nos casos de acne nodular recalcitrante, que são aquelas pacientes com múltiplas espinhas grandes, em formato de nódulos, muito inflamadas e maiores que 0,5 cm. Outras indicações são casos de acne que não melhoram com nenhum outro tratamento, acne que forma cicatrizes ou nos pacientes com problemas sociais ou psicológicos devido a questões estéticas provocadas pela acne.
 
A isotretinoína também pode ser usada nos pacientes com rosácea grave, uma doença dermatológica diferente da acne.
 
Dosagem indicada do roacutan
A isotretinoína existe em comprimidos nas formas de 10 mg, 20 mg, 30 mg e 40 mg. Já há no mercado a isotretinoína genérica.
 
A dose inicial costuma ser de 0,5 mg/kg/dia, com aumento para 1 mg/kg/dia após o primeiro mês, se não houver reações adversas relevantes. Isso significa que em um paciente de 60 kg, a dose inicial será de 30 mg por dia e a dose final de 60 mg por dia. A isotretinoína pode ser tomada uma vez por dia ou dividida em duas doses diárias. A absorção da droga é maior se ingerida junto com a refeição.
 
Em casos graves, com envolvimento predominantemente do tronco, a dose máxima pode chegar a 2 mg/kg/dia.
 
Em geral, os outros medicamentos usados para acnes são suspensos durante o tratamento com a isotretinoína, inclusive cremes e loções. A associação com antibióticos, como a tetraciclina não é recomendada devido a o maior risco de hipertensão intracraniana (pseudotumor cerebri).
 
O tratamento com roacutan costuma durar, pelo menos, 20 semanas. Ao final, a droga pode ser interrompida sem nenhum tipo de desmame.
 
Atualmente tem sido estudado o uso do roacutan em doses mais baixas, no máximo 0,5 mg/kg/dia para os casos de acne moderada, não tão graves. As respostas têm sido boas e os efeitos colaterais menores.
 
Resposta ao tratamento com roacutan
O roacutan estimula a pele a expelir o excesso de sebo dentro das suas glândulas sebáceas. Por isso, no início, é possível notar um agravamento da acne. Mas não é preciso se preocupar, após 2 ou 3 semanas o quadro começa a melhorar definitivamente.
 
Nos casos de acne muito grave, este agravamento temporário pode levar à formação de úlceras. Por isso, o dermatologista pode indicar o uso temporário de corticoides por 2 a 4 semanas antes de iniciar a o roacutan para evitar este tipo de complicação.
 
Passado o primeiro mês, período que pode ou não haver agravamento das lesões, a isotretinoína começa a mostrar sua eficiência. A grande maioria dos pacientes apresenta excelente resposta a longo prazo, com efeitos que permanecem mesmo depois da suspensão do medicamento. Cerca de 40% dos pacientes apresentam cura definitiva da acne. O restante apresenta significativa melhora, mas ainda precisam ser mantidos com outros tratamentos como cremes ou antibióticos. A boa notícia é que, após o tratamento com a isotretinoína, esses tratamentos menos agressivos, que antes não funcionavam, passam a ter ótima resposta. Em geral, cerca de 90% dos pacientes ficam satisfeitos com os resultados.
 
Os casos de recaída, com agravamento da acne meses após a suspensão do roacutan, podem ser tratados com novo curso de isotretinoína. Habitualmente, esperamos uma intervalo de pelo menos 5 meses para repetir o tratamento. As recaídas são mais comuns nos pacientes que, ao final de 20 semanas, não alcançaram dose cumulativa total de 120 mg/kg, ou seja, cerca de 7200 mg nos pacientes com 60 kg.
 
Efeitos colaterais do roacutan
O roacutan seria um remédio maravilhoso se não fosse o seu perfil de efeitos colaterais.
 
Secura dos lábios, cabelos, pele e olhos são efeitos adversos muito comuns, que ocorrem com praticamente todos os pacientes. O uso diário de hidratantes (para pele e lábios) e colírios são frequentemente necessários para evitar lesões.
 
Entre os efeitos colaterais mais frequentes, podemos citar:
- Sangramento no nariz

- Fotossensibilidade. O uso diário de filtros solares é recomendado para quem sai à rua de dia

 - Coceira

 - Queilite angular

- Dor muscular, principalmente após atividades físicas

- Elevação do colesterol

- Elevação dos triglicerídeos

- Alterações do fígado, que podem ser identificadas pelos exames de função hepática TGO e TGP
 
Relação entre isotretinoína e depressão
Durante algum tempo pensou-se haver relação direta entre o uso do roacutan e episódios de depressão com ou sem pensamentos suicidas. Entretanto, diversos estudos não conseguiram provar esta relação.
 
Sabemos que os pacientes com acne severa são habitualmente mais propensos a desenvolverem depressão devido aos efeitos estéticos que a acne promove na adolescência e juventude, períodos da vida em que a aparência tem grande importância social. A taxa de suicídio neste grupo é normalmente mais alta que na população em geral, e ainda não se conseguiu provar que o uso da isotretinoína piore a situação.
 
Cuidados e contraindicações do roacutan
A principal contraindicação à isotretinoína é gravidez, pois a droga provoca abortos e graves malformações.
 
O uso de roacutan em mulheres jovens e sexualmente ativas é uma grande preocupação dos médicos.
 
Em geral, indica-se o uso de, pelo menos, 2 métodos anticoncepcionais distintos, como camisinha e pílula anticoncepcional, para reduzir ao máximo o risco da paciente engravidar durante o tratamento. A gravidez só é permitida 1 mês após a interrupção da isotretinoína.
 
Mulheres que estão amamentando também não devem iniciar o tratamento com roacutan.
 
Pessoas que usam lentes de contato devem dar preferência aos óculos, para não agravar o ressecamento dos olhos.
 
Deve-se evitar depilações com produtos químicos ou cera, devido à fragilidade da pele, que costuma estar muito ressecada.
 
A isotretinoína não deve ser usada junto com outras drogas, como tetraciclina, minociclina ou vitamina A. Não se deve beber álcool durante o tratamento. Evite o uso de ervas ou medicamentos naturais, pois os mesmos podem interagir com a isotretinoína.
 
MD Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário