Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Em 2045, nanochips poderão ampliar a capacidade do cérebro humano um bilhão de vezes, diz cientista

 

Tecnologia poderia aumentar a expectativa de vida e, quem sabe, levar à imortalidade

Quase imortalidade, futuro de ciborgue: o homem está condenado a receber 'nanochips' em seu cérebro para não se tornar obsoleto? Desejosos de melhorar a espécie, os transumanistas hesitam entre promessas de futuros que consideram melhores e o temor de um apocalipse. Nascido de uma faixa da cibercultura californiana, o movimento transumanista acompanha a evolução rápida do progresso da informática, da bio e da nanotecnologia e do conhecimento do cérebro.

Com as novas técnicas, trata-se não apenas de aumentar as capacidades do homem — daí o nome "Humanity +" escolhido para o movimento em escala internacional —, mas também preparar a transição para os "pós-humanos", espécies de ciborgues (organismos cibernéticos) que sucederiam a nossa espécie.

O cientista americano Ray Kurzweil, apóstolo do transumanismo, prevê que, a partir de 2029, a inteligência artificial vai igualar a do homem. Para o autor do livro When Humans Transcend Biology ou The Age of Spiritual Machines, entre outros, a partir de 2045, o homem deverá estar ligado a uma inteligência artificial, o que permitirá a ele aumentar sua capacidade intelectual um bilhão de vezes, um destino de ciborgue.

No extremo, Hugo de Garis, especialista australiano em inteligência artificial, promete um futuro mais negro. Antes do final do século, uma "guerra exterminadora" deverá opor os "seres humanos" às máquinas inteligentes e aos "grupos que querem construir esses deuses", alertou, durante uma conferência realizada domingo passado em Paris pela Associação francesa transumanista (AFT Technoprog).

Em mais alguns anos, um aparelho condensado pela nanotecnologia, do tamanho de um grão de areia, colocado no cérebro poderá ser suficiente para fazer de uma pessoa humana um ciborgue com capacidade mental bilhões de vezes superior, assegura Hugo de Garis que realizou estudos num laboratório da Universidade de Xiamen (China).

Paraíso ou inferno?
Garis imagina que em 2070, uma jovem mãe poderá enfrentar um dilema : transformar ou não seu bebê em ciborgue. Fazê-lo poderá significar "matar seu filho" uma vez que ele se tornará "completamente diferente", advertiu. Em algumas décadas, a humanidade deverá, segundo ele, escolher se "manterá a posição de espécie dominante", fixando um limite para a inteligência artificial ou se construirá supercérebros.

Sem compartilhar o extremismo de Hugo de Garis, o presidente da Associação Francesa Transhumanista AFT Marc Roux destaca que, "ao contrário de boa parte da corrente transumanista", na França "o questionamento sobre os riscos" é colocado em primeiro lugar. Daí o tema da conferência: O futuro do transumanismo: paraíso ou inferno?Marc Roux, licenciado em História, acha que "a perspectiva histórica de Kurzweil é falsa", porque as referências escolhidas são "arbitrárias".

— Dizer que a emergência da inteligência artificial ou da consciência artificial vá se tornar 'forte', em 20 ou 30 anos, parece o limite do razoável — disse.

O destaque será o "prolongamento da duração da vida com boa saúde", um tema mais adequado para seduzir o público.

Didier Coeurnelle, vice-presidente da AFT, concorda com esse ponto de vista. Segundo ele, daqui a algumas décadas, o envelhecimento poderá ter um recuo de 30 anos, podendo, no final, chegar a uma quase imortalidade.

Fonte Zero Hora

Exames morfológicos geram aflição na gravidez

Teste ajuda a salvar muitas vidas, mas, em 5% dos casos, pode registrar um falso positivo ao diagnosticar doenças


As polêmicas em torno dos exames morfológicos são muitas. Se, por um lado, eles podem prever doenças sérias, por outro, podem gerar, para uma minoria de 5% das gestantes, aflições desnecessárias.

De acordo com o médico obstetra e diretor do ambulatório de obstetrícia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Daniel Holnik, é normal a preocupação e a ansiedade pré-ultrassons morfológicos, porque é nesse momento que se detecta a maioria dos problemas do feto. A questão é que 5% das translucências nucais (nome do exame que aponta os risco de o bebê ter uma alteração cromossômica, malformações ou alguma síndrome genética) apontam falsos positivos.

— Todo exame tem sua margem de erro, podendo tanto detectar algo que não existe, quanto não detectar um problema existente. Esses 5% de erro são considerados normais. Um pequeno grupo de mulheres acabará sendo prejudicado pelo estresse desse falso positivo. Mas outro enorme grupo será beneficiado — opina.

Quando o exame detecta a probabilidade de alguma alteração, muitas mulheres optam por exames mais específicos, que, além de invasivos (a agulha chega até a placenta), oferecem um risco de aborto de até 1%.

— Já vi grávida fazer o invasivo, acabar sofrendo um aborto e, no fim das contas, o bebê era perfeitamente normal. É um risco que existe e são casos que, mesmo raros, acontecem — resume o médico.

Holnik explica que a importância de tais triagens é descobrir alguma alteração que possa ser tratada ainda na vida intrauterina, ou que aponte para cuidados especiais na hora do parto.

— Não são exames motivados apenas pela curiosidade, como muitos pensam. Se o bebê apresentar um problema cardíaco, a equipe vai se preparar para um procedimento mais complicado, com possibilidade de uma cirurgia de emergência no pós-parto. São exames que salvam muitas vidas — finaliza.

O mesmo vale para os exames laboratoriais.

— Detectar um HIV por meio de um exame de sangue pode prevenir que a criança nasça com o vírus — explica a consultora médica Silvana Fabel.

Movidas pela curiosidade
No Brasil, o exame de sexagem fetal, que aponta o sexo do bebê já na oitava semana de gestação, custa em torno de R$ 400.Nenhum plano cobre esse exame, porque ele é motivado puramente pela curiosidade. São raros os casos que elas chegam com indicação médica (quando se preveem patologias ligadas ao sexo, como a hemofilia). Mesmo assim, ele já é um dos exames particulares mais procurados nos laboratórios.

Superintendente técnica de um laboratório de análises clínicas, Lidia Freire, conta que, em 2004, foram realizados 20 exames de sexagem fetal pelo laboratório. Em 2011, o número cresceu para 1,2 mil por ano no país. A gestante Flávia Batista, 31 anos, é uma das curiosas.

— Quando você faz o primeiro exame, fica numa ansiedade. Mas, depois de ouvir o coração batendo a mil com saúde, não para mais. Pra mim, quanto mais exames melhor, porque eu não me canso de ter informações e ver o bebê na tela do ultrassom. A sexagem foi uma curiosidade apenas, mas valeu a pena. Antecipamos o enxoval — justifica.

A mania de informação não é exclusiva de Flávia. Tem grávida que faz o ultrassom todo mês, por "desencargo de consciência".

Fonte Zero Hora

Entenda como a artrite reumatoide pode afetar a capacidade de executar tarefas do dia a dia

Inflamação, se não tratada, pode resultar em problemas cardiovasculares


Mãos, punhos, joelhos e pés. A artrite reumatoide (AR) impacta na vida do paciente, pois pode prejudicar desde atividades simples como levantar da cama, segurar um copo de água e até mesmo trabalhar. Estudos mostram que cerca de 66% dos pacientes perdem uma média de 39 dias por ano de trabalho, devido a essa enfermidade. Outros estudos indicam que de 20% a 30% dos que sofrem com AR tornam-se incapacitados profissionalmente em até três anos desde o início do problema.

Doença inflamatória crônica e progressiva que atinge articulações, resultado de uma disfunção do sistema imunológico, a artrite reumatoide, geralmente, começa nas articulações das mãos e dos punhos, de forma simétrica, podendo atingir outras partes do corpo. O surgimento dos sintomas costuma ser lento. A doença gera dor persistente, inchaço e perda da mobilidade das articulações.

— Quando não controlada, a artrite provoca fadiga e pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC — explica o reumatologista Boris Cruz.

O diagnóstico da AR é baseado na avaliação dos sintomas pelo médico. Exames complementares como de sangue, radiografias, ultrassom ou ressonância podem ser solicitados. Segundo Cruz, não existe cura para a doença. O tratamento inclui mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos e até cirurgia para os casos mais graves.

Entenda os impactos
:: Ombro
É a articulação de maior amplitude de movimento do corpo humano. Composto por três ossos, precisa ser flexível, pois dele depende a movimentação do braço e da mão. Também deve ser forte o bastante para executar movimentos como puxar e empurrar, que ficam prejudicados para quem tem AR.
:: Cotovelo
Também formado por três ossos, é ele que controla os movimentos de alongar e contrair dos braços. Tarefas simples, como escovar os dentes ou comer com talheres podem se tornar muito dolorosas se essa articulação for atingida pela AR.
:: Mão
Por meio da mão, o ser humano se expressa e executa atividades simples, porém de grande importância, como segurar objetos, digitar ou dirigir. Se a mão for atingida pela AR, o paciente terá grandes dificuldades em executar tarefas manuais, tornando-se dependente até mesmo para cuidar da higiene pessoal.
:: Joelho
Essa é a maior articulação do corpo humano, formada por quatro ossos: fêmur, paleta, tíbia e fíbula. A dor e o inchaço causados pela AR dificultam o movimento de flexão e extensão. Sentar e levantar pode se tornar uma tarefa possível apenas com ajuda.
:: Pé
Composto por uma complexa estrutura que equilibra, estabiliza, absorve impactos, suporta o peso e movimenta o corpo, o pé permite movimentos como a caminhada ou a corrida. A locomoção fica prejudicada ou até impossibilitada em caso de AR.

Fonte Zero Hora

Humor: Doutor, o que o Sr. acha que eu tenho?

Cientistas transformam células da pele em neurônios

Uma nova pesquisa converteu células da pele diretamente em células que se desenvolvem nos principais componentes do cérebro.

O experimento, feito com ratos, pulou a etapa do processo com células-tronco. Eles disseram a experiência tem potenciais usos médicos, mas muitos mais testes são necessários antes que a técnica possa ser usada na pele humana.

Células-tronco, que podem se transformar em qualquer tipo de célula, são uma promessa enorme em uma série de tratamentos.

Uma das grandes questões desse campo é onde obter as células. Células-tronco embrionárias invocam questões éticas, e pacientes precisariam tomar medicamentos imunossupressores se qualquer tecido com células-tronco não correspondesse às seus próprios.

Um método alternativo tem sido retirar células da pele e reprogramá-las em células-tronco “induzidas”. Isso pode ser feito a partir de células do próprio paciente, no entanto, o processo resulta na ativação de genes causadores de câncer.

Agora, pesquisadores americanos estão investigando uma outra opção – a conversão das células da pele de uma pessoa em células especializadas, sem criar células-tronco”induzidas”.

Eles transformaram as células da pele de ratos diretamente em neurônios, criando células “precursoras neurais”, que podem se desenvolver em três tipos de células do cérebro: neurônios, astrócitos e oligodendrócitos.

Essas células precursoras têm a vantagem de que, uma vez criadas, podem ser cultivadas em laboratório em números muito grandes, uma vantagem em tratamentos.

Células do cérebro e células da pele contêm a mesma informação genética, no entanto, o código genético é interpretado de maneira diferente em cada uma. Isto é controlado por “fatores de transcrição”.

Os cientistas usaram um vírus para infectar as células da pele com três fatores de transcrição conhecidos pelos seus altos níveis em células precursoras neurais. Depois de três semanas, cerca de uma em 10 das células tornaram-se células precursoras neurais.

As células se integraram nos cérebros dos ratos e produziram uma proteína importante para a condução do sinal elétrico pelos neurônios.

Os pesquisadores disseram que mais pesquisas precisam avaliar a segurança e eficácia do método, mas seu potencial é grande. O estudo abre a porta para considerar novas formas de regenerar neurônios danificados.[BBC]

Fonte Hypescience

Pacientes com insuficiência cardíaca tem memória afetada

Problemas no coração nem sempre se restringem a ele: pesquisadores descobriram que indivíduos com insuficiência cardíaca tem pior recuperação de memória a curto e longo prazo.

Os exames de ressonância magnética também mostraram perda de massa cinzenta em áreas do cérebro importantes para a memória, raciocínio e planejamento nesses pacientes.

Os cientistas alertaram que pacientes com insuficiência cardíaca podem ter dificuldade em acompanhar estratégias complexas, portanto, mensagens de tratamento devem ser simples e claras de forma que eles possam segui-las.

“A maior implicação desta pesquisa é que os pacientes podem não conseguir seguir um tratamento complexo, podem se esquecer de tosua medicação. É importante falar com seu médico e sua enfermeira sobre o que é melhor para você”, comentou Natasha Stewart, da Fundação Britânica do Coração.[Telegraph]

Fonte Hypescience

Pessoas naturalmente resistentes a gripe são esperança para vacina universal

Segundo uma nova pesquisa, algumas pessoas têm uma resistência natural a todas as cepas da gripe.

Ao infectar 41 voluntários saudáveis com diferentes cepas, os cientistas descobriram que as pessoas com níveis mais elevados de um tipo específico de glóbulo branco eram menos propensas a desenvolver doença grave.

Esse foi o primeiro estudo que conseguiu “mapear” indivíduos imunes, infectando-os e depois os mantendo em quarentena em condições estéreis.

Os pesquisadores britânicos acreditam que essa descoberta vai permitir-lhes criar uma vacina universal.

Eles esperam imitar a resistência natural de alguns dos voluntários através da criação de uma vacina que aumenta os níveis de um subconjunto específico de “células-T”.
Essas células são capazes de identificar proteínas, chamadas peptídeos, encontradas dentro de praticamente todos os vírus da gripe conhecidos.

Se os pesquisadores conseguirem aumentar a população de células-T em pessoas através de uma vacina, o que é perfeitamente viável, isso poderia de fato protegê-las contra todas as cepas da gripe.

Essa não é a primeira vez que cientistas tentam criar uma vacina universal contra a gripe. Vários institutos ao redor do mundo estão tentando desenvolvê-la, por causa da crescente ameaça de que a cepa H5N1, da gripe aviária, sofra mutação e comece a se espalhar de humano para humano.

No entanto, a maioria das pesquisas procura identificar anticorpos que se ligam aos locais relativamente imutáveis dos vírus, ao invés de focar na resposta celular do organismo.

Ou seja, as vacinas atuais só funcionam por algumas temporadas, porque estimulam anticorpos que se ligam a locais dos vírus que sofrem mutações rapidamente. A nova pesquisa tem mais chances de criar uma vacina de sucesso.[Telegraph]

Fonte Hypescience

Que tal um chocolate de cerveja?

Tradicionalmente, o chocolate é visto como um presente apropriado para as mulheres. Mas quem disse que ele não pode ter um toque masculino? Esse é o intuito do “doce de cerveja”.

A cerveja tem sido usada como sabor de doce há algum tempo. Muitos fabricantes estão experimentando o produto.

O doce mais antigo conhecido de cerveja foi introduzido cerca de três anos atrás por Nicole Green. Green é dona da Truffle Truffle, uma confeitaria online. Seu produto mais vendido é a “Coleção Cerveja e Pretzel”. A coleção é constituída de guloseimas como trufas, caramelos e marshmellows de cerveja e pretzel.

A ideia de introduzir a cerveja em doces veio para ela pela primeira vez quando estava fazendo aula de culinária em Nova York.

Em um fim de semana, ela foi a um jogo dos Yankees, e pediu um pretzel e uma cerveja Bud Light; foi quando ela pensou em colocar os dois juntos.

Desde sua criação, confeiteiros de todos os cantos estão experimentando doces feitos de cerveja. Tecnicamente, a cerveja é um produto difícil de se trabalhar, pois queima a altas temperaturas que são normalmente mantidas durante a fabricação de doces.

Embora seja possível fazer doces mais consistentes com a cerveja, o processo é extremamente complicado. Assim, a maioria dos fabricantes de doces fazem produtos macios, moles e mais mastigáveis contendo cerveja.

Vosges Haut Chocolat, outra empresa de chocolate, também lançou um novo produto – Smoke and Stout Caramel Bar. Essa barra é feita de cerveja produzida a partir de malte torrado-escuro.

Outros fabricantes que vendem doces de cerveja incluem Dean & DeLuca com os produtos Roni-Sue’s black-stout e caramelos India Pale Ale, Anette’s Chocolate Factory com Beer Brittle e Firey Beer Brittle, e beercandy.com de Steve Casselman que vende caramelos lager (tipo de cerveja).[OddityCentral]

Fonte Hypescience

Homem com dois corações sobrevive a ataque cardíaco

Em 2010, um homem chegou a uma sala de emergência em Verona, Itália, com falta de ar, sudorese, e pressão arterial baixa – problemas cardiovasculares, sem dúvida.

Os médicos que o atenderam viam sintomas semelhantes o tempo todo. Mas este homem tinha algo de muito diferente: dois corações. “Nunca tinha visto nada semelhante a este caso”, comentou o Dr. Giacomo Mugnai.

Os médicos descobriram que, alguns anos antes, o homem tinha sofrido um procedimento conhecido como transplante cardíaco heterotópico. Ao contrário de um transplante ortotópico, em que um órgão é removido e outro posto em seu lugar, um transplante heterotópico coloca um novo órgão ao lado de um doente.

Esse tipo de procedimento ocorre às vezes em pacientes cardíacos ou renais. Os cirurgiões podem deixar um rim ou coração no seu lugar se for muito difícil tirá-lo, ou se há esperança de recuperá-lo, após um período de tempo sendo ajudado pelo novo órgão.

No caso do italiano, a equipe de transplante tinha acasalado seu coração com um novo, pois o primeiro estava funcionando de forma ruim. As câmaras e vasos sanguíneos dos dois corações se “casaram”, para que o novo coração apoiasse o antigo.

No entanto, há um risco nisso: o paciente pode desenvolver dois ritmos cardíacos independentes, especialmente em um cenário onde um coração fica um pouco melhor.

Isso é o que aconteceu com o italiano de 71 anos de idade. No início, os médicos tentaram tratamento medicamentoso para corrigir o problema de disritmia, mas sua pressão arterial continuou a cair e, eventualmente, seus corações pararam, ele perdeu a consciência e parou de respirar.

Um choque com um desfibrilador cardíaco trouxe o homem de volta à vida. Em seguida, os cirurgiões substituíram seu marcapasso implantado, e o homem continua saudável hoje, ainda com dois corações.

Segundo os médicos, tais procedimentos são extremamente raros nos dias de hoje. Na década de 1990 e na década de 2000, as máquinas externas chamadas de dispositivos de assistência ventricular poderiam ser usadas para fazer o trabalho do segundo coração, mas eram enormes e muito caras.

Sendo assim, colocar um segundo coração era uma alternativa viável. Hoje, porém, os dispositivos reduziram de tamanho, e se tornaram gerenciáveis e portáteis. Felizmente, os médicos bem treinados que atenderam o italiano estavam conscientes de que algumas pessoas ainda andam por aí com dois corações. Será que isso tem alguma vantagem?

Fonte Hypescience

Mesmo com prego alojado no cérebro homem prosseguiu trabalhando

Um trabalhador americano de Orland Park (Illinois, EUA) deu entrada em um hospital de sua cidade no dia  19 de janeiro  , com um “pequeno” problema. Dentro de seu crânio, foi detectado um prego com mais de dez centímetros de comprimento, que o homem incrivelmente inseriu no cérebro por acidente. Mais incrível ainda: o prego foi retirado sem prejudicar o sistema nervoso do americano, e não deixará nenhuma sequela.

O autor da façanha se chama Dante Autullo, que estava trabalhando na garagem de sua casa com uma daquelas máquinas de pregar automáticas, que se parecem com um revólver. Em cima de uma escada, ele fixava pregos na parede acima de sua cabeça, quando perdeu o controle da pistola.

A máquina ricocheteou na mão do americano e acabou batendo de frente na sua testa. Ele conta que sentiu algo como um soco e viu que havia apenas um arranhão. Ele continuou trabalhando naquele dia, dirigiu um caminhão por oito horas, saiu com os filhos e foi dormir. Só na madrugada de quarta-feira, depois de passar a noite com terríveis dores de cabeça, é que ele se deu conta de que havia algo errado e descobriu que tinha um corpo estranho dentro do crânio.

O raio x é impressionante: o prego parece ter infiltrado profundamente na caixa craniana de Autullo. Mas os médicos conseguiram retirar o prego cirurgicamente, 36 horas depois do acidente, sem deixar nenhum dano aparente no cérebro de Autullo. Ele saiu junto com um pedaço do osso do crânio do americano que foi substituído por uma placa de titânio.

Foi uma sorte não ter atingido nenhum setor vital da massa cerebral de Autullo, graças ao fato de que o prego entrou em ângulo reto como se tivesse sido afixado em um pedaço de madeira, sem causar estragos internos. O americano já conversava normalmente logo após a operação. Pouquíssimo tempo depois do acidente, ele e a esposa contam que já conseguem dar risada do inusitado episódio. [ChicagoTribune]

Fonte Hypescience.com

Calêndula

Resumo
Calêndula: planta medicinal utilizada como cicatrizante e antiinflamatório, principalmente contra pancadas e ferimentos. Em geral é apresentada em forma de pomada (pomada calêndula).

Nomes
Nomes em português: Calêndula, bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha
Nome latim: Calendula officinalis
Nom inglês: marigold
Nome francês: calendula, souci des jardins
Nome alemão: Ringelblume
Nome italiano: calendula

Família
Asteraceae

Componentes
Óleos essenciais, glicosídeos amargos, flavonóides

Partes utilizadas
Sementes, folhas, flores

Efeitos da calêndula
Em uso externo
Antiinflamatório, anti-séptico, desinfetante, cicatrizante (favorece a formação do tecido de granulação), adstringente, desintoxicante, hemostático.

Em uso interno
Sudorífico, diurético, depurativo do sangue, imunoestimulante.

Indicações da calêndula
Em uso externo (creme, pomada, loção, óvulo ...)
Lesões cutâneas, contusões, queimaduras leves, queimaduras de sol, micose dos pés (pé-de-atleta), micoses vaginais (candidíase).
*Atenção, nunca aplique uma pomada à base de calêndula sobre uma ferida aberta (que estiver sangrando)!

Em uso interno
Problema do fígado (distúrbios hepáticos), menstruação difícil (cólicas menstruais), dor de garganta (em gargarejos).

Efeitos secundários
Queira ler a bula.

Contra-indicação
Feridas abertas (em uso externo)

Interação
Desconhecidas

Preparações à base de calêndula

- Pomada de calêndula

- Tintura de calêndula

- Infusão de calêndula (em uso externo, em caso de micose dos pés)

Onde cresce a calêndula ?
A calêndula cresce de preferência em regiões temperadas (Mediterrãneo).

Quando colher as flores de calêndula ?
As flores de calêndula são colhidas no verão (na Europa).

Observações
A calêndula é uma planta muito utilizada para tratar ferimentos ou inflamações, sua eficácia já está mais do que comprovada. Além disso, em uso interno, esta planta é muito eficaz contra problemas do fígado e dores de garganta.

Atenção! Não aplique uma pomada à base de calêndula sobre uma ferida aberta (=que estiver sangrando).

Fonte Criasaúde

Prefeitura Municipal de Alto Taquari - MT

A Prefeitura Municipal de Alto Taquari realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
Entre 17 de janeiro e 5 de fevereiro, pelo www.grupoatame.com.br na Secretaria de Educação - Av. Macário Subtil de Oliveira, s/n, Centro.
ou
Valor:
De R$ 20,00 a R$ 80,00.

Remuneração:
De R$ 640,12 a R$ 3.530,70.

Provas:
Prova objetiva: 17 de fevereiro.
Haverá prova de títulos nível Superior, prática para Agente de Serviço Público, Operador de Máquinas em Geral, Eletricista e Pedreiro e avaliação psicológica para Mãe Social e Auxiliar de Desenvolvimento.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Agente de Endemias, Agente de Serviço Público, Cozinheira, Eletricista, Fiscal de Obras e Posturas, Guarda de Patrimônio, Mãe Social, Mecânico, Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas em Geral (Pá Carregadeira e Trator de Pneu), Orientador de Oficina de Artes e Pedreiro;
Médio - Agente de Controle Interno, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Desenvolvimento, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitor de Educação Infantil, Técnico Administrativo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Tecnologia da Informação (Técnico em T. I.);
Superior - Arquiteto e Urbanista, Assistente Social, Bibliotecário, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Professor com Pedagogia, Professor nas disciplinas de Artes, Educação Física, Matemática e Português e Psicólogo.

Prefeitura Municipal Córrego Novo – MG

A Prefeitura Municipal Córrego Novo – MG realiza concurso para preenchimento de 43 vagas.

Inscrições:
De 14 de março a 12 de abril, na Avenida Doutor Mauro Lobo Martins, nº. 127, Centro ou pelo http://www.exameconsultores.com.br/.


Valor:
De R$ 43,00 a R$ 87,00.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 1.365,12.

Provas:
Prova objetiva: 29 de abril de 2012.
Haverá prova prática para Motorista I - CNH B, Motorista II - CNH D e Operador de Máquinas.

Cargos:
Fundamental - Agente de Administração, Ajudante de Estradas, Auxiliar de Administração I, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Serviços, Auxiliar de Triagem, Gari, Inspetor de Alunos, Jardineiro, Motorista I - CNH B, Motorista II - CNH D, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Servente Escolar e Vigia
Médio - Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Administração II, Auxiliar de Secretaria Escolar, Técnico de Administração Fazendária e Técnico de Enfermagem;
Superior - Contador, Fisioterapeuta e Professor I.

Prefeitura Municipal Conceição do Araguaia-PA

 Prefeitura Municipal Conceição do Araguaia-PA realiza seleção para preenchimento de vagas.

Inscrições:
Até 10 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Saúde, Avenida Frei Antônio Salar, s/nº., Centro.

Cargos:
Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias.

Prefeitura Muncipal de Canoinhas – SC

A Prefeitura Muncipal de Canoinhas – SC realiza seleção para preenchimento de 3 vagas.

Inscrições:
Até 3 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Felipe Schmidt, nº. 10, Centro).

Cargo:
Médico Pediatra.

Remuneração:
R$ 2.125,85.


Provas:
Prova objetiva: 7 de fevereiro.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza seleção para preenchimento de 85 vagas para Professores Temporários e 36 para Professores Substitutos.

Inscrições:
Até 5 de fevereiro, pelo http://www.ifba.edu.br/.


Valor:
R$ 50,00.

Remuneração:
De R$ 1.536,46 a R$ 2.265,78.

Provas:
Haverá provas de Desempenho Didático e Prova de Títulos.

Cargos:
Salvador - Engenharia Elétrica (Eletrotécnica e Telecomunicações), Física, Química, Psicologia, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Sociologia, Hospedagem e Contrução Civil.
Barreiras - Ciências da Computação (Programação e Sistemas), Matemática, Física, Geografia, Língua Portuguesa e Sociologia.
Camaçari - Ciência da Computação (Engenharia da Computação).
Dias d'Ávila - Ciência da Computação (Engenharia da Computação) e Organização, Normas e Qualidade Segurança, Meio
Ambiente e Saúde.
Euclides da Cunha - Ciência da Computação (Sistema de Programação, Arquitetura de Manutenção e Redes de Computador), Engenharia Civil (Topografia e Construção Civil), Desenho, Eletricidade (Instalação Predial) e Física.
Eunápolis - Administração, Biologia, Educação Física, Geografia, História, Matemática e Química.
Ilhéus - Ciência da Computação, Desenho Arquitetônico, Educação Física, Engenharias (Especialização em Segurança do Trabalho), Filosofia e Sociologia.
Irecê - Engenharia Elétrica (Eletrotécnica e Eletromecânica) e Organização, Normas e Qualidade Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
Jacobina - Artes, Ciência da Computação (Engenharia da Computação), Engenharia Elétrica (Eletrônica), Engenharia Mecânica (Projetos e Materiais), Geologia (Minérios), Segurança e Meio Ambiente e Saúde.
Jequié - Administração, Biologia, Ciência da Computação (Programação e Sistemas), Engenharia Elétrica (Eletrotécnica e Eletrotécnica), Física, Geografia e Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
Paulo Afonso - Ciência da Computação (Arquitetura e manutenção de computadores, Programação e Sistema).
Porto Seguro - Ciência da Computação (Manutenção e Redes), Fundamentos de Eletricidade, Língua Portuguesa, Matemática, Desenho, Gastronomia e História.
Santo Amaro - Ciência da Computação, Filosofia, Matemática, Inglês e Sociologia.
Seabra - Artes, Desenho, Educação Física e Filosofia.
Simões Filho - Engenharia Elétrica, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Mecânica, Metalurgia, Petróleo e Gás.
Valença - Ciência da Computação, Matemática e Turismo.
Vitória da Conquista - Construção Civil, Orçamento e Licenciamento e Estabilidade das Construções, Fenômenos de Transportes e Hidráulica, Inglês, Materiais de Construção e Mecânica dos Solos, Biologia, Ciência da Computação (Programação, Banco de dados, Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Desenho e Topografia, Educação Física, Eletrônica, Eletrotécnica, Engenharia de Software (Gestão de Projetos), Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Espanhol, Matemática, Probabilidade e Estatística, Química, Segurança do Trabalho, Sistemas Elétricos de Potência (Eletrotécnica) e Sociologia.

Fundação Santo André - FSA/SP

A Fundação Santo André (FSA), São Paulo, realiza concurso para provimento de 4 vagas.

Inscrições:
Até 3 de fevereiro no Departamento de Recursos Humanos da FSA, Avenida Príncipe de Gales, nº. 821, bairro Príncipe de Gales, Santo André.

Remuneração:
De R$ 1.183,95 a R$ 6.325,62.

Provas:
Provas objetivas: 12 de fevereiro.

Cargos:
Superior - Analista de Suporte I, Consultor Jurídico (Exceto Direito do Trabalho), Consultor Jurídico (Direito do Trabalho), Auxiliar de Bibliotecária, Jornalista, Assistente de Marketing, Contador I e Assistente de Patrimônio.
Médio - Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Contabilidade.

Fundação Estatal de Atenção Especial em Saúde de Curitiba - Feaes/PR

A Fundação Estatal de Atenção Especial em Saúde de Curitiba (Feaes), Paraná, realiza concurso para provimento de 1.259 vagas.

Inscrições:
Até 3 de fevereiro, pelo www.pucpr.br/concursos.


Valor:
R$ 90,00.

Remuneração:
Entre R$ 900,00 e R$ 8.100,00.

Provas:
Prova objetiva: 12 de fevereiro.
Haverá análise de títulos e exame médico.

Cargos:
Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Comunicador Social (para atuar na função de Jornalista), Enfermeiro do Trabalho, Enfermeiro Junior (para atuar na Unidade de Internação), Enfermeiro Pleno (para atuar na Área Administrativa), Enfermeiro Pleno (para atuar na Educação Continuada), Enfermeiro Pleno (para atuar na Unidade de Internação e/ou Serviço de Diagnóstico e/ou para atuar no Serviço de Atenção Domiciliar), Enfermeiro Pleno (para atuar no Centro Cirúrgico e/ou Central de Material Esterilizado), Enfermeiro Pleno (para atuar no Centro de Terapia Intensiva e/ou Emergência), Enfermeiro Pleno (para atuar no Serviço Controle Infecção Hospitalar/Núcleo de Epidemiologia), Engenheiro Biomédico, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Psicólogo Clínico e Terapeuta Ocupacional.

Médio - Agente Funerário, Assistente Administrativo e Auxiliar Administrativo.
Técnico - Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Técnico de Enfermagem - Instrumentador Cirúrgico, Técnico de Informática, Técnico de Manutenção Equipamento Médico-Hospitalares, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia.

Médico Cardiologista, Médico Cardiologista (com área de atuação em ecocardiografia), Médico Clínico Geral (para atuar no Serviço de Atenção Domiciliar), Cirurgião Torácico (com área de atuação em Endoscopia Respiratória), Endocrinologista, Médico Especialista em Endoscopia Digestiva, Neurologista, Médico com especialização em Nutrologia, Pneumologista, Psiquiatra, Infectologista, do Trabalho, Cirurgião Vascular (com área de atuação em Ecografia Vascular com Doppler), Radiologista, Anestesiologista, Médico Clínico Geral Emergencista, Médico Pediatra, Médico Clínica Médica na função de Intensivista, Médico Clínica Médica para atuar em Unidade de Internação, Cirurgião Geral, Cirurgião Vascular, Geriatra e Urologista

Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem - Famuc/MG

A Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem (Famuc), Minas Gerais, realiza seleção para formação de cadastro de reserva para Assistente Administrativo e Técnico em Enfermagem.

Inscrições:
De 24 de fevereiro a 26 de março, pelo www.contagem.mg.gov.br/concursos
Valor:
R$ 35,00.

Remuneração:
De R$ 799,08 a R$ 851,24.

Provas:
Provas objetivas: 15 de abril de 2012.

Concurso Prefeitura de Pinheiro Preto (SC) 2012

A Prefeitura de Pinheiro Preto, Santa Catarina, publicou extrato do edital nº. 001/2012, que abre concurso público no município, oferecendo várias vagas de nível fundamental e superior.

Cargos: Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Operador de Retro Escavadeira, Operário Braçal, Operador de Trator Agrícola, Servente.

Inscrição: Serão realizadas via internet até o dia 01 de março de 2012, na página http://www.inovaconcursos.com.br/.

Prova: Estão previstas para 11 de março de 2012.
Maiores insformações junto à Prefeitura de Pinheiro Preto/SC ou pelos sites http://www.inovaconcursos.com.br/ e http://www.pinheiropreto.sc.gov.br/.

Concurso Prefeitura de Teutônia (RS)

A Prefeitura Municipal de Teutônia, Rio Grande do Sul, realiza sob a responsabilidade técnica da Una Gestão e Assessoria, processo seletivo e concursos públicos destinados ao preenchimento de 37 vagas.
Há oportunidades em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração que varia  de R$ 671,40 a R$ 9.751,40 em jornadas de 20, 22, 25, 32 e 40 horas semanais.
Os interessados poderão se inscrever de 01 a 14 de fevereiro de 2012, na Sala 62 da Prefeitura Municipal, localizada à avenida I Oeste, n° 878,  das 8h às 11h, das 13h30min às 16h de segunda a sexta-feira, e a taxa varia de R$ 30,00 a R$ 90,00 conforme o cargo.
A prova escrita será aplicada no dia  17 de março de 2012, em local e horário a serem  divulgados no Edital de Homologação das inscrições, no dia 27 de fevereiro de 2012.
O gabarito da prova objetiva será publicado no dia 19 de março de 2012, a partir das 15h no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site http://www.unars.com.br/.

No dia 13 de abril de 2012 acontecerá a homologação final dos concursos e a validade dos concursos e do processo será a mesma: de até dois anos, a contar dessa data, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Teutônia – Rio Grande do Sul

Concurso Prefeitura de Bom Jesus - GO 2012

Estarão abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Bom Jesus, Estado de Goiás. O certame, que terá a execução técnico-administrativa do Instituto Goiás Brasil (IGB), oferece 303 vagas, distribuídas em funções de provimento imediato, para portadores de deficiência (5% do total de vagas). Confira o edital.

Haverá oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade. O salário
 varia de R$ 622,00 a R$ 5.505,91, com carga horária de 08 a 40h semanais de acordo com o cargo.
Cargos
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, auxiliar de consultório dentário, cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, médico, técnico urologista, técnico em enfermagem, técnico em imobilização ortopédica e técnico em radiologia.
Inscrições
A inscrição será efetuada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.igb.org.br/, no período compreendido entre as 10 horas do dia 02 de fevereiro e 23h59min do dia 14 de fevereiro de 2012, considerado o horário de Brasília-DF.

Para efetivação da inscrição via internet o candidato poderá também utilizar, nos dias úteis, computadores disponibilizados pela organização do concurso, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua 1 nº 190, Centro (ao lado do Banco Itaú), em Bom Jesus-GO, no horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 h, de segunda à sexta-feira. 

As taxas variam de R$ 43,50 a R$ 554,00 e deverá ser paga até o seu vencimento.
Provas

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Bom Jesus-GO, provavelmente, no dia 25 de março de 2012, domingo, com duração de 4 horas, sendo que os portões serão fechados impreterivelmente às 8:00 horas, quando não entrará mais nenhum candidato ao local das provas.

A divulgação dos locais das provas dar-se-á até o dia 08 de março de 2012, no mural da Prefeitura Municipal de Bom Jesus e no site http://www.igb.org.br/.

Validade
A divulgação do resultado final deste concurso público será no dia 11 de abril de 2012 e o mesmo terá prazo de validade de dois anos, somente contados a partir da publicação do termo de homologação desse resultado.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Tabira - PE 2012

A Prefeitura de Tabira, Estado de Pernambuco, abre concurso público para preenchimento de 152 vagas, distribuídas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário inicial é de R$ 622,00.

Cargos

Nível Fundamental - Motorista, Eletricista, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Vigia, Coveiro, Gari, Margarida e Guarda;

Nível Médio/Técnico - Professor I – séries iniciais, Auxiliar de Enfermagem, Op.de Raio X, Auxiliar de Consultório Dentário - ACD, Técnico em Controle Interno, Agente de Saúde, Agente Arrecadador e Escriturário;

Nível Superior - Médico (Clínico Geral, Pediatra, Cardiologista, Otorrinolaringologista, Oftalmologista, Cirurgião Geral, Dermatologista, Ortopedista, Psiquiatra), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Prof.de História e Prof.de Matemática.

Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 13 de fevereiro a 16 de março de 2012 para inscrições presenciais ou por procurador, na Sede da Assessoria de Imprensa, sito a Rua Antão Justo dos Santos, 41, Centro - TABIRA/PE (ao lado da Prefeitura Municipal), e no período de 13 de fevereiro a 18 de março de 2012 para inscrições pela internet, no site http://www.acaplam.com.br/.

O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo, R$ 35,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 54,00 para os cargos de nível médio/técnico e R$ 70,00 para os cargos de nível superior.

Provas
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 22 de abril de 2012, em horário a ser definido, para todos os cargos, em local divulgado pela Comissão Geral do Concurso através do Cartão de Inscrição de cada candidato e de Edital publicado nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de TABIRA e no site: http://www.acaplam.com.br/.

Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura, e na internet, na página http://www.acaplam.com.br/, no dia 23 de abril de 2012.

O resultado oficial final do concurso, encerradas todas as etapas, será divulgado no máximo até o dia 28 de junho de 2012 no saguão da Prefeitura, na Câmara Municipal e no site http://www.acaplam.com.br/.

Validade
O Concurso terá validade de 02 (dois) anos a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Tabira – Pernambuco

Concurso Prefeitura de Cachoeira de Minas - MG 2012

O município de Cachoeira de Minas, Estado de Minas Gerais, através da JCM – Consultoria Municipal Ltda, estarão com inscrições abertas ao concurso público para provimento de cargos vagos no Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal e formação de  cadastro de reserva.

Serão distribuídas 67 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 623,00 a R$ 1.989,62, para carga horária de 20 a 44h semanais. Serão reservados, 5% das vagas a candidatos portadores de deficiência.

Cargos
As oporunidades são para os cargos de Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Serviços Internos, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Médico Ginecologista, Monitor de Creche, Nutricionista, Operador de Máquinas, Professor de Educação Básica PEBI, Professor Educação Infantil/Creche, Serviços Gerais, Técnico Desportivo, Agente Epidemiológico, Assistente Social, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Enfermagem, Bioquímico, Cirurgião Dentista, Engenheiro Civil, Médico, Médico Pediatra, Médico Veterinário, Motorista, Pedagogo, Pedreiro, Professor de Educação Física PEBII, Psicólogo, Recepcionista, Servente Escolar, Supervisor Educacional, Técnico em Contabilidade, Técnico em Radiografia Médica e Vigilante.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas via internet, através do site http://www.jcmconcursos.com.br/, no período de 8h do dia 09 de abril até às 22 horas do dia 11 de maio de 2012. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 85,00.

Já as inscrições presenciais serão realizadas na Sede da Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas Praça da Bandeira, 276 - Cachoeira de Minas - MG, de 09 de abril a 11 de maio de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, de 13h às 16h.

Provas
A ficha de inscrição definitiva, contendo, horário e local de realização das provas, deverá ser retirada pelo candidato, no período de 28 de maio a 15 de junho de 2012, através do site http://www.jcmconcursos.com.br/ ou na Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas, no horário de 13h às 16h.

Todos os candidatos serão submetidos às provas objetivas que serão realizadas provavelmente no dia 17 de junho de 2012. O horário e local serão informados na ficha de inscrição definitiva.

As provas práticas serão realizadas no dia 16 de junho de 2012 em local e o horário a ser informado na ficha definitiva de inscrição.

Os gabaritos serão divulgados no dia 17 de junho de 2012 no local de realização das provas, logo após a conclusão desta fase do Concurso, e no dia 18 de junho de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Concurso Universidade Federal da Paraíba 2012

Estará aberto pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) o concurso público, destinado ao provimneto de 31 vagas para Professor, sendo 26 para a classe Adjunto, 04 para Assistente e 01 para Auxiliar nos campi João Pessoa (I), Bananeiras (III) e Litoral Norte (IV).
as oportunidades serão direcionadas aos Centros de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), Biotecnologia (Cbiotec), Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Ciências Médicas (CCM), Educação (CE), Ciências da Saúde (CCS), Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), Informática (CI), Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), com remuneração de R$ 2.762,36, R$ 4.651,59 e R$ 7.333,67.
Inscrição
O interessado deverá compareçer à secretaria do respectivo Departamento, no período de  6 de fevereiro a 6 de março de 2012, entre as 8h e 11h30min e das 13h30min às 16h30, exceto para os Departamentos dos Centros CCAE e CE onde o atendimento será apenas das 8h às 12h, para encaminhar um requerimento ao Chefe do Departamento.
Taxa
A taxa será no valor de R$ 30,00, R$ 70,00 e/ou R$ 100,00.
Haverá prova escrita, didática, defesa do plano de trabalho e exame de títulos.

Concurso Prefeitura de Guaimbê (SP) 2012

A Prefeitura de Guaimbê, Estado de São Paulo, localizada à 467 km da Capital, publicou edital para realização de concurso público (nº.01/2012) e processo seletivo (nº. 01/2012). O concurso de Guaimbê está oferecendo 05 vagas mais cadastro reserva de nível médio e superior, com salário de R$ 750,00 e R$ 9,02 por hora para o cargo de Professor.
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem e Professor.

Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 08 de fevereiro de 2012, das 09:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00, no paço da Prefeitura Municipal, situada na rua Marechal Deodoro, nº. 265, Centro, em Guaimbê/SP.
As taxas de inscrições são de R$ 35,00 e R$ 45,00.

Prova
A prova objetiva está prevista para 19 de fevereiro de 2012,  na E.M.E.F. Ernesto Loosli, situada na rua Fernando Martins Paredes, nº. 467, com inicio às 08:30.
Validade
O concurso será válido por 02 anos, já o processo seletivo terá validade de 01 ano, a serem contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Abadiânia (GO) 2012

Foi divulgado edital para realização de concurso público de provas destinadas a selecionar candidatos para provimento de vagas do quadro permanente de pessoal e cadastro de reserva da Prefeitura de Abadiânia, Estado do Goiás. O concurso de Abadiânia oferece 226 vagas, sendo 77 imediatas e 149 para cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com remuneração que varia entre R$ 510,00 e R$ 1.300,00.
Ao candidato portador de deficiência serão reservados 5% das vagas ofertadas em cargos pré-definidos.

Cargos

Assistente Social, Bioquímico, Assistente de Atividades Culturais e Desportivas, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Odontólogo, Professor, Psicólogo, Contador, Gestor Jurídico e Público, Assistente Administrativo, Monitor Social/Oficineiro, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Laboratório, Fiscal de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Consultório Dentário, Cuidador Social, Condutor de Veículos, Encanador/Leiturista, Operador de ETA e ETE, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Serviços Urbanos, Coveiro e Zelador de Cemitério, Gari, Guarda, Auxiliar de Serviços de Higiene e Alimentação, Serviços Gerais, Vigia e Auxiliar de Operador.

Inscrição

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site http://www.institutocidades.org.br/, até às 23 horas e 59 minutos do dia 11 de março de 2012.
As taxas de inscrições variam entre R$ 38,00 e R$ 119,00.

Prova

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Abadiânia, podendo ser aplicada em municípios circunvizinhos, conforme o número de inscritos, a conveniência e a oportunidade administrativa, com data prevista para o dia 29 de abril de 2012, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site: http://www.institutocidades.org.br/.

O caderno de prova será disponibilizado para os candidatos no site http://www.institutocidades.org.br/, no dia seguinte ao da aplicação das provas.
A apresentação dos títulos pelos candidatos será através da entrega dos documentos comprobatórios (Títulos) e do respectivo Formulário Discriminativo, na Av. Geraldo Rodrigues dos Santos, nº 712 Abadiânia/GO, CEP: 72940-000, das 8h às 11:30h e das 13h às 17:30h, até 48 horas após o resultado dos candidatos aprovados.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, prorrogáveis por igual período, a contar da data de homologação do concurso.

Saiba mais

Processo Seletivo Idaf do Espírito Santo

O Estado do Espírito Santo realiza processo seletivo para preenchimento de empregos vagos no quadro de funcionários  do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Órgão da Administração Indireta do Poder Executivo. São oferecidas 10 vagas em vários cargos com remuneração de até R$ 2554,38. Confira o edital.
Cargos e salários disponíveis
Nível superior: Advogado - R$ 2.554,38, Engenheiro-Agrônomo - R$ 2.554,38 e Médico-Veterinário - R$ 2.554,38;
Nível médio: Assistente Técnico - R$ 895,00, acrescido de auxílio alimentação no valor de R$ 176,00, Assistente Técnico - Motorista - R$ 895,00, acrescido de auxílio alimentação no valor de R$ 176,00 e Assistente Técnico - Informática - R$ 895,00, acrescido de auxílio alimentação no valor de R$ 176,00;
Nível médio técnico: Técnico Agrícola - R$ 1756,91, acrescido de auxílio alimentação no valor de R$ 176,00.
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico, devendo o candidato acessar o site http://www.idaf.es.gov.br/ no período de  09 a 14 de fevereiro de 2012, e fazê-la.
O processo seletivo será realizado em etapa única caracterizada por prova de títulos, de caráter eliminatório e classificatório, de acordo com o nível de escolaridade do cargo / função pretendido.
A chamada dos candidatos classificados será efetuada pelo Idaf, de acordo com a classificação decrescente de pontuação e necessidade da Administração, por meio de Edital publicado em Diário Oficial e no site http://www.idaf.es.gov.br/, sob a coordenação da Comissão de Coordenação do Processo Seletivo, e deverá ser documentada em ata onde serão registradas todas as ocorrências.
A contratação em caráter temporário será  mediante assinatura de contrato administrativo de prestação de serviços pelo Idaf e pelo profissional contratado, para o período de seis  meses, prorrogável por igual período.
Este processo seletivo terá validade de  dois anos, podendo  ser prorrogada por igual período, a partir da data de divulgação da homologação do resultado final.

Saiba mais

» Edital Idaf do Espírito Santo – Espírito Santo

Concurso Prefeitura de Quadra - SP 2012

A Prefeitura de Quadra, Estado de São Paulo, abriu inscrições para o concurso público e processo seletivo, destinado ao provimento de 17 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior.

Cargos

Concurso Público
Secretaria de Saúde: médico, psicólogo, fonouadiólogo, assistente social, fisioterapeuta, técnico de enfermagem para samu e condutor de veículo de urgência para samu.

Secretaria de educação: professor PEB II - matemática.

Processo seletivo
Cirugião dentista.

Inscrições
As inscrições estão abertas até o dia 09 de fevereiro de 2012, no horário das 9:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas, na sede da Prefeitura Municipal de Quadra, sita na Rua José Carlos da Silveira, n° 36, Jardim Santo Antonio.

Os Editais completos, contendo as instruções para o concurso e para o processo seletivo, estarão afixados no Quadro de Editais do Paço Municipal e disponibilizados aos interessados, para consulta, no Setor de Recursos Humanos, bem como no site http://www.quadra.sp.gov.br/.

Concurso Prefeitura de São Tomás de Aquino (MG)

A Prefeitura Municipal de São Tomás de Aquino, Estado de Minas Gerais, anunciou a realização de concurso público para preenchimento de cargos vagos em seu quadro de funcionários. A organização é através da Dexter Consultoria Educacional e Concursos Públicos Ltda, e são oferecidas 53 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 8500,00. Confira o edital.
Os interessados numa das vagas disponíveis poderão se inscrever através do endereço eletrônico http://www.dexter.net.br/, no período de 30 de março a 18 de abril de 2012, e a taxa custa R$ 20,00, R$ 25,00 e R$ 40,00, de acordo ao nível do cargo escolhido pelo candidato.
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 27 de maio de 2012, em  locais e horários que serão comunicados oportunamente através de Edital de Convocação a ser publicado no Jornal de circulação local, em que serão afixadas na sede da Prefeitura Municipal  e através da internet no site http://www.dexter.net.br/. O gabarito será divulgado no mesmo dia após o término da aplicação.
A entrega dos documentos relativos à prova de títulos é facultativa. O candidato que não entregar título não será eliminado do concurso público. A prova prática será realizada na data prevista de 17 de junho de 2012, em local e horário a serem comunicados através de Edital de Convocação.
Dia 28 de junho de 2012, é a data prevista para publicação do resultado final e homologação do concurso público, a ser exposta na sede da Prefeitura Municipal  e através da internet no site http://www.dexter.net.br/.

A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura Municipal, ser prorrogada uma vez por igual período.

Saiba mais

Prefeitura de Pacatuba (CE) abre processo seletivo

Prefeitura de Pacatuba, Estado do Ceará, lançou edital (nº. 01/2012) de processo seletivo. A seleção de Pacatuba está oferecendo 81 vagas de nível fundamental, com remuneração de até R$ 622,00 e carga horária de 40 horas semanais.
Serão reservadas 5% das vagas aos candidatos portadores de deficiência.

Cargos

Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Edemias.

Inscrição

As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão efetuadas até o dia 10 de fevereiro de 2012, somente nos dias úteis, das 08h:00 às 12h:00 e das 13h:00 as 16h:00, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Pacatuba, situada na Rua Cel. José Libâneo, s/nº, Centro, CEP: 61.800-000, Pacatuba/CE.

Prova

As provas escritas serão aplicadas, em data, horários e locais a serem oportunamente divulgados.
Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na prova escrita serão divulgados no máximo em 72 horas após a realização da prova, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na rua Coronel José Libânio, S/N, Centro, Pacatuba/CE.
A apresentação dos títulos pelos candidatos far-se-á, somente por ocasião da realização de suas inscrições, através da entrega dos documentos comprobatórios (títulos) e do respectivo formulário discriminativo à Comissão de Organização da seleção, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Pacatuba, situada na Rua Cel. José Libâneo, s/nº, Centro, CEP: 61.800-000, Pacatuba, Ceará.

Validade

O processo seletivo de Pacatuba terá prazo de validade de 2 anos, podendo ser prorrogada por igual período, através de ato do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Pedro de Toledo - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Pedro de Toledo, Estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo, destinado ao provimento de 05 vagas de níveis médio e superior. O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa Moura Consultoria em Recursos Humanos Ltda.

As oportunidades são para os cargos de Educador Oficina Contador de História, Educador Oficina Artesanato, Assistente Social, Coordenador e Psicólogo, com jornada de trabalho de 20h, 30h e 40h semanais e remuneração de R$ 1.500,00 e R$ 2.100,00.

As inscrições serão realizadas até ás 20 h: 59 min de 09 de fevereiro de 2012, no site http://www.mouramelo.com.br/. A taxa de inscrição será de R$ 48,00.

Serão recebidas inscrições pessoalmente. Para tanto, os interessados deverão comparecer, até o dia 09 de fevereiro de 2012, na Rodoviária de Pedro de Toledo, Praça Vereadores Constituintes, s/n - Centro - Pedro de Toledo - SP, nos dias úteis de segunda à sexta feira das 12 às 17h.

As provas serão realizadas na cidade de Pedro de Toledo, na data prevista de 12 de fevereiro de 2012. O local e horário das provas serão divulgados em até 2 dias antes na Prefeitura Municipal de Pedro de Toledo e no Jornal Local.

Os cadernos de questões e gabaritos de respostas estarão disponíveis para consulta pelos candidatos após o decurso do prazo de 24 horas do encerramento das provas, no site http://www.mouramelo.com.br/.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Inconfidentes - MG 2012

A Prefeitura de Inconfidentes, Estado de Minas Gerais, abrirá inscrições dia 03 de abril de 2012 para o Concurso Público e processo seletivo destinado provimento de 57 vagas, com vencimentos que variam de R$ 628,50 a R$ 5.617,92.
O concurso, que será realizado através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, oferece várias vagas para profissinais de níveis fundamental, médio e superior. A carga horária varia de 20 a 40h semanais.
Cargos
As chances são para os cargos de Assistente Social, Fisioterapeuta, Enfermeiro PSF, Médico PSF, Professor, Professor de Esportes, Psicólogo, Técnico em Ensino, Técnico Superior de Saúde (Cardiologista), Técnico Superior de Saúde (Clínico Geral), Mecânico, Motorista, Operador de Máquina Pesada, Professor, Técnico Em Informática, Agente Administrativo, Agente Sanitário, Agente em Epidemiologia, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Escritório e entre outros.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora - http://www.exameconsultores.com.br/ - até 23h59 do dia 02 de maio de 2012 ou, presencialmente, na sede da Prefeitura Municipal de Inconfidentes, situada à Rua Engenheiro Álvares Maciel, nº 190, Centro, até o dia 02 de maio de 2012, no horário de 12h às 18h. As taxas variam entre R$ 31,00 a R$ 281,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas
A Prova objetiva de Múltipla está prevista para o dia 17 de junho de 2012. Além dessa avaliação, haverá prova de Títulos para Assistente Social, Fisioterapeuta, Enfermeiro PSF, Médico PSF, Professor, Professor de Esportes, Psicólogo, Técnico em Ensino, Técnico Superior de Saúde (Cardiologista) e Técnico Superior de Saúde (Clínico Geral) e Prova prática para Mecânico, Motorista, Operador de Máquina Pesada, Professor e Técnico Em Informática, prevista para ser realizada no dia 15 de julho de 2012.
A relação de candidatos inscritos, o local de realização das provas e confirmação de data e horário, serão divulgados até 13h do dia 11 de junho de 2012. O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 19 de junho de 2012, às 13h.
Validade
O prazo de validade do concurso público é de até 02 anos, contados da data da homologação  do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato da Prefeita Municipal.

Saiba mais

Bebês siameses ligados pela barriga morrem no Pará

Mãe de meninos que nasceram ligados pelo abdome não tinha feito pré-natal

Os dois meninos que nasceram ligados pelo abdome, nesta segunda-feira (30), no Pará, morreram na madrugada desta quarta-feira (1º). Eles eram da cidade de Alenquer, no interior do Estado, e estavam internados no Hospital Santo Antônio. As informações são da Secretaria Municipal de Alenquer.

Uma das crianças morreu às 3h41 e a outra logo depois, às 3h45. Seus corpos devem ser enterrados até o fim da tarde dessa quarta-feira. O nome do cemitério não foi divulgado.

A mãe das crianças não irá ao enterro pois permanece internada no hospital, onde não há previsão de alta. De acordo com médicos do hospital, seu estado de saúde não é grave, mas é delicado.

Segundo os médicos, esta foi a quinta gestação da mãe e a mulher não teria feito um pré-natal adequado nem feito exames de ultrassonografia. Ela também já teria chegado ao hospital em trabalho de parto.

Este caso é bem parecido com o dos irmãos Jesus e Emanuel que também nasceram no Pará, no último dia 19 de dezembro, na cidade de Anajás. Os dois têm cérebros e colunas separadas, mas dividem outros órgãos.

Saiba mais detalhes dessa história:

 
Fonte R7

Cientistas desenvolvem técnica para ‘ler’ pensamentos

Computador captou sinais elétricos no cérebro de quem ouvia certas palavras

Cientistas americanos criaram um método para descobrir palavras nas quais pacientes estavam pensando, com base em suas ondas cerebrais.

A técnica, descrita na revista científica PLoS Biology, se baseia nos sinais elétricos nos cérebros de pacientes que ouviam diferentes palavras. Um computador foi depois capaz de reconstruir os sons nos quais os pacientes estavam pensando.

Segundo os pesquisadores, o método poderia ser usado no futuro para ajudar pacientes em coma ou com síndrome de encarceramento a se comunicar.

Imagens e sons
Estudos recentes vêm aperfeiçoando maneiras de "ler" pensamentos.

No ano passado, a equipe do cientista Jack Gallant, da Universidade da Califórnia, Berkeley, desenvolveu uma maneira de relacionar os padrões de fluxo sanguíneo no cérebro a determinadas imagens nas quais os pacientes estavam pensando.

Agora, Brian Pasley, da mesma universidade, liderou uma pesquisa aplicando princípios semelhantes aos sons.

Sua equipe se concentrou no giro temporal superior (GTS), uma região do cérebro que não só é parte do aparato auditivo, mas também nos ajuda a entender linguisticamente os sons que ouvimos.

Palavra secreta
Os pesquisadores monitoraram as ondas cerebrais de 15 pacientes selecionados para cirurgia devido a epilepsia ou tumores, enquanto diferentes alto-falantes tocavam gravações contendo palavras e frases.

Eles usaram então um programa de computador para mapear que partes do cérebro reagiam, e de que forma, quando a pessoa ouvia diferentes frequências sonoras.

Depois, os pacientes recebiam uma lista de palavras e escolhiam uma na qual deveriam pensar. Com a ajuda do programa de computador, a equipe conseguia descobrir que palavra havia sido escolhida.

Eles conseguiram até reconstruir algumas das palavras, transformando as ondas cerebrais que eles viam de volta em som, com base nas interpretações feitas pelo computador.

"Este trabalho tem uma natureza dupla: a primeira é a ciência básica de entender como o cérebro funciona. A outra, do ponto de vista protético. Pessoas que têm problemas de fala poderiam usar um aparelho protético, quando elas não conseguem falar, mas conseguem pensar no que elas querem dizer", explicou um dos autores do estudo Robert Knight.

"Os pacientes estão nos dando estas informações, então seria bom podermos dar alguma coisa em troca no fim."

Os cientistas explicam, no entanto, que a ideia de "leitura de pensamento" ainda precisa ser amplamente aperfeiçoada para que aparelhos do tipo se tornem uma realidade.

Fonte R7

Britânica de 21 anos conta como é ser assexuada

assexuada 300x225Ela tem um namorado e é romântica

A britânica Jenni Goodchild, de 21 anos, se considera assexuada, por não ter nenhum interesse em sexo, ainda que tenha um namorado.

- Para mim, basicamente, [ser assexuada] quer dizer que eu não olho para as pessoas e penso 'hmmm, eu gostaria de ter relações sexuais com você'. Isso simplesmente não acontece.

A estudante da Universidade de Oxford faz parte de 1% dos britânicos que se identifica como assexuado. A assexualidade é descrita como uma orientação, diferentemente do celibato, que é visto como uma escolha.

- As pessoas me perguntam: 'se você nunca experimentou, como você sabe?' Bem, se você é heterossexual, você já experimentou ter relações com uma pessoa do mesmo sexo? Como você sabe que não ia gostar então? Você simplesmente sabe que você não tem interesse nisso, independentemente de ter experimentado ou não.

No Reino Unido, há um website dedicado à comunidade assexuada, a Asexual Visibility and Education Network (Rede de Visibilidade e Educação Assexual), que faz questão de frisar que a diversidade entre eles é tão grande como entre a comunidade "sexual".

O sociólogo Mark Carrigan, da Universidade de Warwick, explica que há, por exemplo, assexuados românticos e não românticos.

- Assexuados não românticos não têm nenhum tipo de relação romântica, então em muitos casos eles não querem ser tocados, não querem nenhum tipo de intimidade física. Os assexuados românticos não sentem desejo sexual, mas sentem atração romântica. Então, eles vêem alguém e não respondem sexualmente a essa pessoa, mas podem querer ficar mais próximos, conhecê-la melhor, dividir coisas com ela.

Namorado
Esse é o caso de Jenni, que é hetero-romântica e, apesar de não ter nenhum interesse em sexo, ainda sente atração por pessoas do sexo oposto e está em um relacionamento com Tim, de 22 anos.

Tim, no entanto, não é assexuado.

- Muitas pessoas chegam a perguntar se eu não estou sendo egoísta de mantê-lo em uma relação que não vai satisfazê-lo e dizem que ele deveria namorar alguém como ele, mas ele parece bem feliz, então eu diria que ele é quem deve decidir isso.

Segundo Tim, ele está gostando de passar tempo com Jenni e de conhecê-la melhor concentrando as atenções no lado romântico do relacionamento.

- A primeira vez que Jenni mencionou durante uma conversa que era assexuada, meu primeiro pensamento foi: 'hmmm, isso é um pouco estranho', mas eu sabia que não deveria fazer suposições sobre o que isso significava. Eu nunca fui obcecado por sexo. Eu nunca fui do tipo que tem que sair à noite e tem que achar alguém para ter uma relação sexual, só porque é isso que as pessoas fazem... Então, não estou tão preocupado com isso.

Ainda assim, a relação de Jenni e Tim tem um lado físico, já que eles se abraçam e se beijam para expressar seu afeto um pelo outro.

Estudos científicos
A assexualidade foi objeto de poucos estudos científicos, segundo Carrigan, porque até 2001 não havia uma comunidade assexuada e, portanto, um objeto a ser estudado.

- Houve muitas pesquisas sobre transtorno do desejo sexual hipoativo, que é classificado como um transtorno de personalidade, e é quando você não sente atração sexual e sofre por conta disso. Então, muitas pessoas que depois foram definidas como assexuadas podem ter sido vistas anteriormente como alguém que sofria desse transtorno.

A falta de pesquisas sobre o assunto dá margem a especulações sobre por que algumas pessoas não sentem desejo sexual.

- Há pessoas que definitivamente vêem isso como uma doença, que pode ser curada com remédios, outras perguntam se já chequei meus níveis hormonais, como se essa fosse uma solução óbvia. E há pessoas que vão ainda mais longe. Já me perguntaram se fui molestada quando era criança, que não é uma pergunta apropriada. E eu não fui.

Preconceito e marginalização
Apesar de assexuados às vezes sofrerem discriminação, Carrigan diz que o preconceito é diferente da "fobia" que lésbicas e gays podem sofrer.

- É mais uma questão de marginalização, porque as pessoas não entendem a assexualidade. A revolução sexual mudou muito a forma como lidamos com o sexo e como pensamos nisso como sociedade. Algumas pesquisas me dão uma sensação de que há um grau de sexualização excessiva na sociedade, as pessoas simplesmente não entendem a assexualidade.

Segundo a especialista em relacionamentos e sexualidade Pam Spurr, as pessoas conseguem falar sobre baixa ou alta libido, mas a assexualidade não é um assunto muito discutido abertamente.

Carrigan acha que uma comunidade assexuada mais visível pode ter um efeito nas pessoas que não são assexuadas.

- Não havia um conceito de heterossexualidade até haver homossexuais. Foi só quando algumas pessoas passaram a se definir como homossexuais que passou a fazer sentido para outras pessoas pensar em si mesmas como heterossexuais. Se é verdade que até 1% da população é assexuada e mais pessoas vão saber que eles existem, será que isso vai mudar a maneira como pessoas "sexuais" se vêem? Porque não há hoje uma boa palavra para definir pessoas que não são assexuadas.

Fonte R7