Utilizada em conjunto com óleo de farelo de arroz, substância também provoca melhora nos níveis de colesterol
Pessoas que cozinham com uma mistura contendo óleo de gergelim experimentam uma redução significativa da pressão arterial e melhoram seus níveis de colesterol, de acordo com pesquisa realizada na Fukuoka University Hospital, no Japão.
O estudo revela que a combinação do gergelim com óleo de farelo de arroz funciona tão bem quanto medicamentos no controle da pressão arterial elevada, e que a utilização da mistura de óleo com a medicação produziu resultados ainda mais impressionantes.
"Óleo de gergelim e óleo de farelo de arroz possuem pouca gordura saturada e parecem melhorar o perfil de colesterol de um paciente. Além disso, pode reduzir o risco de doenças cardíacas em outras maneiras, inclusive sendo um substituto para os óleos e gorduras menos saudáveis da dieta", afirma o pesquisador Devarajan Sankar.
O estudo de 60 dias em Nova Deli, Índia, dividiu 300 pessoas com pressão arterial leve, moderada e alta em três grupos. Um grupo foi tratado com um medicamento comum chamado bloqueador do canal de cálcio (nifedipina). O segundo grupo recebeu a mistura de óleo e utilizou cerca de um grama por dia em suas refeições. O último grupo recebeu o bloqueador do canal de cálcio e a mistura de óleos.
Todos os três grupos, com homens e mulheres com idade média de 57 anos, notaram redução na pressão arterial sistólica, número mais alto na leitura da pressão arterial que mede a força do sangue contra as paredes das artérias quando o coração está bombeando.
A pressão arterial sistólica caiu uma média de 14 pontos para aqueles que utilizam apenas a mistura de óleo e 16 pontos para aqueles que tomaram medicação. Aqueles que utilizam ambos os tratamentos tiveram uma queda de 36 pontos.
No caso do colesterol, aqueles que utilizaram os óleos, notaram uma queda de 26% em seu LDL (colesterol "ruim") e um aumento de 9,5% no HDL (colesterol "bom"), enquanto nenhuma alteração nos níveis de colesterol foi observada entre os pacientes que utilizaram apenas o bloqueador de canal de cálcio.
Segundo os pesquisadores, os ácidos graxos mais saudáveis e os antioxidantes, tais como a sesamina, sesamol, sesamolina e orizanol, encontrados nas misturas do óleo podem ser os responsáveis pelos resultados.
Apesar dos resultados promissores, a equipe destaca que estudos adicionais são necessários para determinar se a mistura de óleo é tão benéfica quanto parece.
Fonte isaude.net
Alimento leva à produção de uma substância química semelhante ao ópio que o torna quase irresistível
Evite crises de estresse e falta de paciência, além de retardar a evolução da doença 






Escovar os dentes é a principal medida contra o problema, mas existem outros cuidados






Suki perdeu os sentidos gustativo e olfativo; ela também sofre de epilepsia e depressão
Jogar vôlei, basquete ou praticar esportes como futebol ou tênis, por quatro horas ou mais, por semana, aumenta a massa óssea e pode ajudar os homens a prevenir a osteoporose.
Um salão de manicure é coisa séria e tanto a profissional quanto a cliente precisam ter certos cuidados para evitar riscos à saúde. Muita coisa pode acontecer quando estamos trabalhando na unha de uma pessoa. Pode ser um fungo ou outro microorganismo que se aloja na unha ou até doenças graves, como hepatite e HIV, quando há cortes e machucados em pele ou cutículas.
Conheça os benefícios deste pequeno e gostoso fruto e usufrua dele em suas refeições que é rico em vitamina C, potássio e outras
Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Tóquio demonstraram, pela primeira vez, que a ingestão de cafeína pode aumentar significativamente a capacidade do olho de produzir lágrimas. A descoberta pode melhorar o tratamento da Síndrome do Olho Seco. Segundo os pesquisadores, todos os 78 participantes do estudo começaram a produzir mais
Uma série de estudos sobre o Brasil, publicada no periódico médico Lancet, aponta as doenças mentais como responsáveis pela maior parte de anos de vida perdidos pelos brasileiros devido a
O acúmulo de líquidos no organismo pode ser causado por vários fatores, como excesso de sal na alimentação ou uso de alguns medicamentos, como corticoides e anti-inflamatórios. Para se livrar do inchaço, temos uma dica super simples: o 
O aumento da expectativa de vida, tanto do homem como da mulher, leva a uma procura incansável pela “fonte eterna da
São Paulo – O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de
internações nos hospitais públicos do estado de São Paulo. Levantamento feito
pela Secretaria de Estado da Saúde constatou que no ano passado ocorreram 39 mil
internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de pacientes paulistas vítimas da
doença. Em 2010, foram internados 38,9 mil pessoas.
Conheça outros sinais de que essa glândula tão importante para o corpo não anda bem e saiba quando procurar o médico