Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 23 de setembro de 2012

Fazer as unhas é coisa séria

Um salão de manicure é coisa séria e tanto a profissional quanto a cliente precisam ter certos cuidados para evitar riscos à saúde. Muita coisa pode acontecer quando estamos trabalhando na unha de uma pessoa. Pode ser um fungo ou outro microorganismo que se aloja na unha ou até doenças graves, como hepatite e HIV, quando há cortes e machucados em pele ou cutículas.
 
Basicamente é recomendado que cada pessoa utilize o seu próprio material de unhas, kit individual contendo os materiais necessários para a manicure efetuar seu trabalho. A utilização de itens de manicure (alicates, lixas, esmaltes) que foram usados por uma pessoa com micose de unha pode transmitir a micose para outra cliente. As lixas em especial devem obrigatoriamente ser descartáveis e não devem ser reutilizadas. Importante também que a manicure saiba identificar qualquer anormalidade na unha de suas clientes e traçar as soluções necessárias.

O esmalte também pede cuidados. Embora não haja ainda pesquisas científicas seguras que comprovem por quanto tempo exatamente os microorganismos como os fungos viveriam dentro de um esmalte e poderiam contaminar novas pessoas devemos, por cautela, não utilizar o mesmo esmalte que vem sendo utilizado por uma pessoa com micose de unhas.
 
E os instrumentos, principalmente o alicate, companheiro inseparável do público feminino? O melhor é que cada cliente leve o seu próprio alicate para o salão, principalmente se o estabelecimento não conta com processos seguros de esterilização, como autoclave. A hepatite C, causada por um vírus, é muito frequente em usuárias de salões – um risco para cliente e manicure também.
 
Por isso é importante a correta esterilização de todo material que entra em contato com sangue, como alicate, palitos e cortadores. Os vírus da hepatite podem sobreviver vários dias nesses instrumentos ou até mesmo nos frascos de esmaltes. E onde se pega hepatite pode-se ter contato também com o vírus HIV e outras enfermidades. As estufas e autoclaves eliminam todo microorganismo através de altas pressão e temperatura, mas é importante que a operadora desses equipamentos saiba utilizá-los.
 
Por fim a higiene do local e dos funcionários denota o cuidado nos bastidores. Se a manicure não tem cuidados no trato com a cliente é grande a chance de não tê-lo também com a esterilização dos materiais e até com ela mesma – lavando as mãos, por exemplo.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário