Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Novo produto pode elimina irritação da pele após depilar ou barbear

Raspar a pele é uma maneira fácil e rápida de se livrar de incômodos pelos, estejam eles no rosto, na virilha, nas pernas ou nas axilas

A desvantagem é que isso quase sempre vem acompanhado de uma irritação, caracterizada por vermelhidão, espinhas, nódulos, coceira e sensação de queimação.

O ato de raspar a pele pode causar feridas, que são um ambiente ideal para as bactérias Staphylococcus aureus aparecerem, e levarem a infecções.

O problema é que se livrar dessa irritação – o que significa se livrar da Staphylococcus aureus – não é tão simples quanto parece. 

Antibióticos e produtos antibacterianos tradicionais não fazem distinção entre bactérias boas e más, mas deveriam. Uma população bacteriana saudável é importante para nossa saúde.

Sendo assim, o ideal seria que os cientistas inventassem um produto que atacasse somente as más, como a indesejada S. aureus. E parece que é isso que eles acabaram de fazer.

Um painel de pesquisa holandês testou recentemente um produto chamado Gladskin em um grande grupo de homens e mulheres que sofrem de irritação da pele após barbeá-la ou raspá-la. Ele recebeu uma pontuação de 80% de eficácia e 91% de satisfação do cliente.

Gladskin alveja especificamente a Staphylococcus aureus, já que esse tipo de irritação é quase sempre causada por esta espécie bacteriana.

A empresa holandesa de biotecnologia Micreos, responsável pelo produto, afirma que Gladskin deixa as boas bactérias intactas.

O novo gel será comercializado em uma linha hipoalergênica da Micreos, destinada a pessoas com problemas de pele. A empresa holandesa colabora com numerosos institutos de pesquisa e universidades, incluindo o Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique, o Centro Médico Erasmus, em Roterdã, a Universidade de Utrecht e a Organização para Pesquisa Científica Aplicada da Holanda. 

Araçoiaba da Serra confirma caso de chikungunya

http://www.gruposerafim.com.br/wp-content/uploads/2011/04/%E2%80%9CA_Chikungunya_Tratamento1.jpgUm caso de chikungunya, doença parecida com a dengue, foi confirmado nesta quinta-feira (7), pelo serviço de vigilância epidemiológica de Araçoiaba da Serra, região de Sorocaba

É o 15º caso da doença no Estado de São Paulo, mas todos são importados, ou seja, os pacientes adquiriram o vírus em outro país, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. O paciente, um missionário que retornou no dia 24 de julho de um trabalho no Haiti, está em repouso e isolado em casa para evitar a propagação. Segundo a vigilância, ele já apresentava os sintomas quando chegou da viagem.

Um dia após a notificação da suspeita, foram feitas coletas de material para exame e iniciado o bloqueio do caso, com a aplicação de inseticidas em 379 residências próximas. Como a doença é transmitida pelo mosquito Aedes, o mesmo da dengue, é preciso controlar o mosquito para evitar que ocorram novos casos. 

Os trabalhos foram acompanhados pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). De acordo com a prefeitura de Araçoiaba da Serra, a cidade ainda não registrou casos autóctones (contraídos na própria cidade) de dengue em 2014, o que pode indicar que o mosquito está bem controlado.

A confirmação da doença foi feita pela Delegacia Regional de Saúde (DRS), após exames em laboratório credenciado. A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue. 

Os sintomas iniciais são febre alta, de início repentino, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. Diferentemente da dengue, uma parte dos indivíduos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas, que podem durar entre seis meses e um ano.

A doença é comum em algumas regiões da África e já teve casos em países da Ásia e da Europa. Recentemente o vírus foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, que faz divisa com o Estado do Amapá. 

No Brasil, a preocupação é maior porque o Aedes aegypti e o Aedes albopicus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, têm condições de espalhar esse novo vírus pelo País.

Seu ciclo de transmissão é mais rápido que o da dengue. Em no máximo sete dias, o mosquito começa a transmitir o vírus para a população que não tenha anticorpos contra ele. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, os casos de infecção pelo vírus chikunguya em São Paulo acometeram principalmente soldados do Exército brasileiro que retornaram de uma missão de paz no Haiti. Os pacientes foram tratados e não houve óbito.

Estadão Conteúdo

Clínicas e farmácias mineiras são investigadas por rejeitar pedidos de médicos cubanos

http://www.mercofinanzas.com/wp-content/uploads/2009/10/5-pasos-para-investigar-el-mercado-de-acciones-antes-de-invertir-300x225.jpgMulher grávida procurou a polícia após ser impedida de realizar uma ultrassonografia

Clínicas e até farmácias são investigadas em Minas Gerais por rejeitar pedidos e receitas de médicos cubanos. O caso mais recente aconteceu em Uberlândia, onde uma mulher grávida procurou a polícia nesta semana após ser impedida de realizar uma ultrassonografia em uma clínica particular conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) porque o pedido veio de um profissional estrangeiro ligado ao Mais Médicos. Doze cubanos atendem em Uberlândia desde abril.

No fim do ano passado, na região metropolitana de Belo Horizonte, situação parecida foi registrada nas farmácias, que se negavam a aceitar as receitas dos cubanos. O Ministério da Saúde apura as denúncias e diz que esse tipo de ação é passível de descredenciamento do SUS.

O coordenador nacional do Programa Mais Médicos, Felipe Proenço, atribuiu esse tipo de ocorrência ao desconhecimento do programa e dos próprios cubanos que, segundo ele, reúnem todas as condições para solicitar os procedimentos necessários. Ele alegou que "o caso já está sendo apurado, assim como outros denunciados".

—Foram situações eventuais. Os pacientes também foram orientados sobre os seus direitos e o desfecho foi favorável.

No caso de Uberlândia, ele contou que o Ministério da Saúde está apoiando a paciente grávida. A clínica não quis se manifestar.

Farmácias
No final do ano passado, pacientes de Santa Luzia, também em Minas Gerais, denunciaram que estavam tendo dificuldades para adquirir remédios gratuitos fornecidos pelo programa Farmácia Popular, ligado ao governo federal. E o motivo seriam as receitas emitidas pelos cinco médicos cubanos em atividade no município.

A alegação seria a inexistência do número do registro do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM). A prefeitura teve de acionar o Ministério da Saúde.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

R7

Fissura anal causa dor cortante durante a evacuação, mas possui tratamento

http://www.colorretal.com.br/wp-content/uploads/2013/10/fissura-anal.pngProblema geralmente é causado por fezes endurecidas ou como uma complicação de outras doenças 

Por Dr. João Duda

A fissura anal é uma doença frequente, que se caracteriza por uma descontinuidade ("ferida") do epitélio que reveste o canal anal e/ou a margem anal. Pode ser aguda ou crônica, sendo que na primeira o ?corte? tende a ser superficial, com bordos sem fibrose, normalmente com menor tempo de evolução. Na fissura anal crônica, a ferida torna-se uma úlcera facilmente reconhecível pelo médico especialista, com fibrose e enduramento dos bordos, plicoma sentinela (pele sobressalente na margem anal), com maior tempo de evolução.

Essa doença acomete igualmente a homens e mulheres, e numa população mais jovem (média de 38 anos). Quase sempre há uma fissura apenas, mas alguns pacientes se apresentam com duas.

O principal fator causador da fissura é um traumatismo (ferimento) na região anal, quase sempre por fezes endurecidas, que durante sua evacuação causam uma lesão no canal anal. Um quadro diarreico intenso, bem como a prática de sexo anal, podem também ser causas de mais de 90% dos casos. Outras causas menos frequentes se devem a doenças específicas, secundárias a Doença de Crohn, sífilis, tuberculose, herpes, câncer, etc. 

Como saber se eu tenho uma fissura anal?
A dor é o principal sintoma. Tende a ser severa, e pior na manifestação aguda, como se algo estivesse arranhando, cortando ao evacuar, e persistindo após a defecação. Quase sempre há sangramento, que vai se reduzindo à medida que vai se tornando crônica. Ao se tornar crônica, gera uma hipertrofia da pele na borda do ânus onde se encerra a ferida, chamado plicoma. As pessoas tendem a fazer nesse momento confusão com hemorroidas, pois entendem ser o plicoma uma hemorroida, bem como acreditam ser a pele a causadora da dor. Na verdade a dor se deve à fissura em si.  

Buscando tratamento 
O tratamento da fissura anal tende a ser difícil e trabalhoso, tanto para o paciente quanto para o médico. Isso porque tanto o tratamento clínico como o cirúrgico possuem falhas e costuma haver demora para que haja a cicatrização da fissura. A primeira medida a ser tomada é a tentativa de tratamento clínico (conservador). Esse consiste em manter uma boa função intestinal, com fibras e emolientes fecais, banhos de assento com água morna e medicamentos de uso tópico, como o diltiazem 2% e a nifedipina 0,3%. 

O índice de sucesso é de até 70% com oito semanas de tratamento, ou seja, nem sempre há resolução e o tempo de tratamento é longo. Além disso, o índice de recorrência é de 30%. Outra opção conservadora é a injeção de toxina botulínica, com taxas de cicatrização em torno de 75%. Sua desvantagem é o custo elevado. Os estudos demonstram haver menor índice de cicatrização com o tratamento clínico do que com o cirúrgico.

Leia também:

Hemorróidas

Remédios antigos - Tratamento de hemorróidas

Saiba mais sobre: Como evitar o intestino preguiçoso


O tratamento cirúrgico, realizado mais frequentemente nos casos de insucesso com o tratamento clínico, consiste na esfincterotomia lateral interna (incisão parcial no esfíncter anal interno) e excisão do plicoma. Proporciona redução da hipertonia e com isso, melhora-se a irrigação sanguínea da fissura, favorecendo sua cicatrização. Este é o tratamento "padrão ouro", com cicatrização em mais de 90% dos casos, mas que tem com complicação incontinência em 5% dos casos. Esta tende a regredir com o tempo. Outra opção cirúrgica é a remoção da fissura e recobrir o seu local com rotação de um retalho cutâneo-mucoso.

Portanto, visite um coloproctologista quando estiver com dor anal e sangramento. O médico poderá fazer um diagnóstico correto e em caso de fissura anal, iniciar seu tratamento o mais breve. Fissura anal é uma doença difícil, onde o tratamento clínico nem sempre é capaz de resolver. Quanto antes tratar, maiores são as chances de sucesso. 

Minha Vida

Cinco dicas disfarçam mau hálito causado por alho e cebola

Ingredientes como alho e cebola fazem toda a diferença na hora de preparar algumas refeições

O problema é que depois de comê-los o hálito fica bastante comprometido e esse cheiro é difícil de sumir. O cheiro forte desses dois alimentos parece impregnar porque suas substâncias odoríferas (de cheiro desagradável) são absorvidas pelo intestino, metabolizadas no fígado, liberadas na corrente sanguínea e excretadas pelos pulmões. 

Mas, para tentar disfarçar o mau hálito, existem alguns truques que funcionam e não são tão complicados de fazer. Mariana Pereira Alves, coordenadora do Centro de Excelência no Tratamento da Halitose (CETH), no Espírito Santo, listou alguns deles. 

Masque chiclete ou balas de sabor forte de menta
O cheiro da menta é mais forte do que o do alho e da cebola, e por isso acaba mascarando o odor forte desses alimentos. 

Coma maçã, salsa e espinafre
Cientistas norte-americanos descobriram que alguns alimentos, como maçã, salsa e espinafre ajudam a eliminar o mau hálito. Para o estudo, publicado no Jornal Food Science, voluntários comeram alho cru e, em seguida, mediram o nível de mau cheiro da respiração. Logo após, comeram vários alimentos sugeridos para banir o mau hálito. De todos eles, maçã crua foi a mais eficaz e funcionou como desodorizante para as enzimas que causam o odor. Todos os alimentos que se mostraram eficazes são ricos em polifenóis, compostos que quebram o sabor forte do alho. 

Beba líquidos como chá verde, suco de tomate e limonada
Bebidas como chá verde, limonada e suco de tomate ajudam a eliminar o mau hálito. O chá verde, por exemplo, tem função antibactericida, antioxidante e removedora de odor. Já o suco de limão é adstringente e bactericida. Ele tem o poder de eliminar as bactérias da boca e do sistema digestivo. O suco de tomate tem fibras, vitaminas, minerais e água que ajudam na hidratação, na produção de saliva e na limpeza da boca. 

Outra boa pedida é o suco de hortelã ou um suco que tenha esse ingrediente na composição. A hortelã estimula o funcionamento do sistema digestivo e ainda deixa um frescor na boca. Abacaxi com hortelã é uma boa combinação, pois o abacaxi, por ser uma fruta cítrica, também é adstringente e bactericida.  

Tenha sempre um kit dental na bolsa
Uma boa opção é logo depois de comer uma refeição rica em alho e cebola, pedir licença e ir ao banheiro escovar os dentes. A escovação vai eliminar os restos de comida entre os dentes que favorecem a proliferação das bactérias que causam o mau hálito, além de deixar um gosto e cheiro refrescante na boca. 

Intensifique a limpeza dos dentes com o fio dental e um limpador lingual
Depois de escovar os dentes, utilize o fio dental e o limpador de língua para remover com eficiência todos os restos de alimentos da boca. Quanto mais limpa estiver a boca, mais livre de bactérias causadoras de mau hálito ela estará.

Aperitivos para ficar longe na hora da paquera:

Pão de alho - Petiscos que levam cebola e alho, muito comuns em reuniões de amigos, são alguns dos principais inimigos do hálito saudável 

Patê de alho e cebola - Esse tipo de alimento costuma causar mau hálito, pois provoca a queda do pH da boca e, consequentemente, aumenta a acidez bucal

Onion rings - A acidez encontrada em alguns alimentos se dá por conta de uma substância específica chamada mercaptanos

Cebola em conserva - eles são uma espécie de álcool do enxofre, que são, inclusive, responsáveis pelo mau cheiro do próprio alho

Bife acebolado - óleos voláteis presentes em alguns alimentos, como na cebola e no alho, quando ingeridos, são transportados para a corrente sanguínea e distribuídos para os pulmões, onde seu odor pode ser exalado por até 72 horas

Picles

Mostarda

Catchup

Molho picante

Refrigerante

Cerveja

Terra

Bactéria devoradora de carne humana faz terceira vítima na Flórida

Reprodução: Vibrio Vulnificus
O estado da Flórida (EUA) registrou a terceira morte provocada por uma bactéria que vive na água do mar e devora carne humana, informou o departamento de saúde local nesta quinta-feira

A morte foi registrada no condado de Sarasota, ao sul de Tampa, como consequência da bactéria "Vibrio Vulnificus", da mesma família da causadora da cólera, e com propensão a se reproduzir em água salobra quente. As outras duas mortes foram de uma pessoa do condado de Dixie, no litoral noroeste, e uma em Lee, no litoral sudoeste do estado.

A "Vibrio Vulnificus" pode penetrar no corpo através de um ferimento ou de cortes na pele. Costuma afetar de maneira especial idosos com problemas no sistema imunológico. A bactéria também pode ser contraída com a ingestão de mariscos crus, principalmente ostras. Os sintomas mais comuns são diarreia, vômitos e dor abdominal. O tratamento é feito com antibióticos.

De acordo com especialistas, quando entra na corrente sanguínea, ela ocasiona febre, queda de pressão, úlceras na pele e, em 50% dos casos, pode levar à morte. Entre 1988 e 2006, o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) contabilizou nos estados do litoral do Golfo do México mais de 900 casos de infecções por esta bactéria. Em 2013, 41 pessoas foram infectadas na Flórida e 11 morreram.

Segundo dados fornecidos à Agência Efe, em 2008 foram registrados 15 casos e cinco mortes; em 2009, 24 infectados e sete mortes; em 2010, 32 infectados e dez mortes; em 2011, 35 infectados e 13 mortos; e em 2012, 27 infectados e nove óbitos. 

EFE / Terra

Prefeitura de Piraí (RJ)

A Prefeitura de Piraí (RJ) divulgou edital de concurso e de processo seletivo para um total de 70 vagas em cargos de nível fundamental e médio/técnico. Os salários variam de R$ 900 a R$ 1.170.

No concurso são 45 vagas. As vagas de nível médio/técnico são para técnico em enfermagem, técnico de contabilidade e fiscal de controle urbano. Os postos de nível fundamental são para auxiliar em saúde bucal e motorista.

No processo seletivo são 25 vagas para agente comunitário de saúde (nível médio).

As inscrições devem ser feitas de 4 a 15 de agosto pelo site www.ibam-concursos.org.br. A taxa é de R$ 30 para nível fundamental e R$ 45 para nível médio/ técnico.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 14 de setembro. Ainda haverá prova prática para motorista e prova de títulos para agente de saúde.

O concurso e o processo seletivo terão validade de 2 anos e poderão ser prorrogados pelo mesmo período.

Prefeitura de Palmas - TO

A Prefeitura de Palmas, na região sul do Paraná, lançou o edital de um concurso público que visa contratar 340 profissionais para cargos de nível fundamental, médio e superior. As inscrições podem a partir de quarta-feira (6), no site da fundação responsável pelo processo seletivo, e seguem até o dia 2 de setembro Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 14.623,20, conforme a função e a jornada horária.

Para os cargos de nível fundamental as vagas abertas são para agente comunitário de saúde, eletricista e encanador, pedreiro, chapeador, pintor, mecânico, vigia, operador de máquinas, auxiliar de cozinha, carpinteiro, merendeira, auxiliar de transporte escolar, auxiliar de arquivo, auxiliar de serviços gerais. Para os cargos de nível médio há oportunidades para agente de saúde, agente de trânsito, atendente de creche, atendente de dentista, auxiliar adminstrativo, auxiliar de laboratório, desenhista, eletricista de veículos, técnico em agropecuária, técnico em enfermagem, técnico em informática, técnico em radiologia, técnico em topografia e professor.

Já para o nível superior as vagas são para assistente social, bioquímico, engenheiro ambiental, engenheiro civil, médicos de várias especialidades diferentes, pedagogo, secretário executivo, técnico adminstrativo, professor de educação física, professor de artes e professor de inglês.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do processo seletivo, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal.

Conforme o edital, as taxas de inscrição variam entre R$ 20 e R$ 150, dependendo do cargo escolhido no ato da inscrição. Os valores devem ser pagos até o dia 2 de setembro.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, provas práticas, de aptidão física e o prova de títulos. As provas objetivas serão aplicadas no dia 28 de setembro. De acordo com o edital, os detalhes sobre os locais e o horário das provas serão divulgados também no site da realizadora do concurso. O resultado final do concurso deve ser publicados no Órgão Oficial do Município e , também, no site da fundação responsável em data a ser definida pela organização do concurso público.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Padre Marcos - PI

A Prefeitura e Câmara Municipal de Padre Marcos, cidade do Sul do Piauí localizada a 393 km de Teresina, lançaram concurso para o provimento de 73 vagas imediatas e cadastros de reserva. As inscrições serão realizadas no período de 11 de julho a 12 de agosto e a remuneração chega a R$ 2.500,00.


Entre os cargos disponibilizados estão os de vigilante, digitador e médicos, com jornadas de trabalho de 20h, 24h, 30h e 40h semanais. As inscrições serão realizadas pelo site www.funvapi.com.br, com taxas de R$ 40,00, R$ 55,00 e R$ 90,00.

Para fazer parte do certame o candidato deve ter formação em níveis fundamental, médio e superior, bem como realizar inscrição. 

A organização é da Fundação Vale do Piauí (Funvapi) e o concurso é composto por prova objetiva, que está prevista para 12 de outubro de 2014, às 8h.

A validade do certame é de dois anos e pode ser prorrogada.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Novo Oriente do Piauí - PI

A Prefeitura de Novo Oriente do Piauí realiza o concurso público para o preenchimento de 99 vagas. As vagas são para todos os níveis de conhecimento e os salários variam de R$ 724,00 a R$ 9.000,00, em jornadas de 20, 30, 36 e 40 horas por semana. Há oportunidades para vigia, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, técnico em enfermagem, professor, médico, dentre outros cargos.

As inscrições estão abertas desde o dia 30 de julho e seguem até às 23h59 de 25 de agosto de 2014. O procedimento deve ser feito por meio do site da empresa organizadora do certame (www.gabrielexcelencia.net.br). A taxa de inscrição custa de R$ 60,00 a R$ 110,00, de acordo com o cargo.

Os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 12 de outubro de 2014. Também haverá prova de títulos para as colocações de nível superior.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Montes Claros (MG)

A Prefeitura de Montes Claros divulgou nesta quinta-feira (22) o edital para o concurso público da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MC Trans). O edital disponibiliza 64 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.

Conforme o edital, 10% das vagas serão destinadas para pessoas portadoras deficiência. As inscrições poderão ser feitas de 22 de julho até 21 de agosto, pela internet ou pessoalmente na sede da MCtrans localizada no Terminal Rodoviário Hidelberto Alves de Freitas.

Cargos:
 
NÍVEL ESCOLAR CARGO SALÁRIO
Ensino Médio Agente Administrativo II R$ 1.117,49
Ensino Médio Agente de Operação e Fiscalização de Transporte e Trânsito R$ 1.165,12
Ensino Médio Atendente R$ 839,01
Ensino fundamental Auxiliar de Serviços Gerais I R$ 733,52
Ensino fundamental Auxiliar de Serviços Gerais II R$ 738,89
Ensino superior Analista de Transporte e Trânsito II R$ 2.976,03
Ensino superior Educador de Trânsito R$ 2.204,54
Ensino superior Médico R$ 2.204,54
Ensino Médio técnico Técnico em Eletroeletrônica R$ 1.165,12
Ensino Médio técnico Técnico em Mecânica R$ 1.651,12
Ensino fundamental Vigia R$ 733,52

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Lajeado - TO

Estão abertas as inscrições para o concurso do município de Lajeado, na região central do Tocantins. Para fazer a inscrição, os candidatos devem acessar o site do Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Cidadania (IDESC), que realiza o certame, ou ir ao Centro de Inclusão Digital, localizado na Rua Enedino Gomes, s/n, centro, em Lajeado.

As 112 vagas estão divididas entre os cargos nos níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 805 e R$ 5 mil e a carga horária entre 20 e 40 horas semanais. O edital do certame pode ser conferido aqui.

As inscrições seguem abertas até o dia 29 de julho e a realização das provas está prevista para acontecer no dia 31 de agosto. A divulgação dos gabaritos preliminares ocorre no dia 1º de setembro.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Fortaleza - CE

A Prefeitura de Fortaleza abriu as inscrições do concurso público para 6.552 vagas temporárias em todos os níveis de escolaridade, sendo 5.866 para cadastro de reserva e 36 reservadas a pessoas com necessidades especiais. As vagas são para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e no Instituto Dr. José Frota. Os salários vão de R$ 725 a R$ 4.166,67.

As vagas para o nível fundamental são auxiliar de saúde bucal. Para nível com curso na área, os cargos são de técnico em enfermagem, auxiliar de enfermagem, motorista socorrista, motoqueiro socorrista, auxiliar de farmácia, técnico de laboratório, técnico de radiologia, técnico de análises clínicas, técnico de imobilização e massoterapeuta.

Para as vagas de nível superior, os cargos são enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, educador físico, terapeuta ocupacional, bioquímico, fonoaudiólogo, farmacêutico, médico psiquiatra, médico clínico geral, médico-cirurgião geral, médico-cirurgião plástico, médico otorrino, médico traumatologista e médico socorrista.

As inscrições podem ser feitas no site do Imparh até 17 de agosto. A taxa varia de R$ 50, para níveis fundamental e médio, e R$ 80, para superior.

Os candidatos devem fazer provas objetivas, com data prevista para 31 de agosto. Os aprovados de nível superior na primeira etapa também passarão por prova de títulos. O concurso terá um ano de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Campo Novo do Parecis - MT promove processo seletivo

A Prefeitura de Campo Novo do Parecis, no estado do Mato Grosso, tornou público o edital de processo seletivo regido pelo nº 002/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, o certame propõe 76 vagas de ampla concorrência e mais 04 para pessoas portadoras de necessidades especiais, com salários que vão de R$ 1.159,53 a R$ 14.700,07, por jornadas que variam entre  20, 30 ou 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Bioquímico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Médico, Técnico em Enfermagem/Higiene Dental, Assistente Social, Professor e Agente Educacional.

As inscrições podem ser feitas através do site www.grupoatame.com.br, no período de 22 de agosto a 02 de setembro de 2014.

Os valores das taxas de inscrição variam de R$ 40,00 para níveis fundamental e médio e R$ 80,00 nível superior.

A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 21 de setembro de 2014, às 8h, em locais a serem informados através dos sites www.camponovodoparecis.mt.gov.br, e www.grupoatame.com.br/concurso.

A divulgação do gabarito está prevista para as 16h do 1º útil dia posterior à aplicação da prova, nos sites já citados.

O certame que será executado pela empresa ATAME Assessoria, Consultoria e Planejamento Ltda, será válido pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado nos termos da legislação vigente.

Concurso UFTM

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), vinculada ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) lançou o edital nº 44/2014, de concurso público na carreira de magistério superior.

O certame visa empregar dez professores, por vencimentos que variam de R$ 3.804,29 até R$ 8.344,64, de acordo com a titulação e auxilio alimentação no valor de R$ 373,00.

As inscrições vão até o dia 31 de agosto de 2014, somente via correio eletrônico: www.uftm.edu.br. O valor da taxa para a vaga de professor assistente com mestrado é de R$ 137,00 e para a vaga de professor adjunto com doutorado é de R$ 209,00.

A classificação passará por três fases, sendo a primeira através de prova escrita, a segunda por prova didática e a terceira composta por avaliação de títulos. A divulgação da banca examinadora, horário e local das provas ocorrerá no dia 4 de setembro de 2014, pelo site da UFTM.

Caso não haja candidatos suficientes com graduação e doutorado até o limite das inscrições, o cronograma do concurso será alterado, começando pelo prazo de inscrições que passará a ser do dia 4 ao dia 28 de setembro, alterando também a exigência que será de candidatos com graduação e mestrado.

O Concurso Público terá validade de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Guaporé - RS

A Prefeitura de Guaporé, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou os editais 721/2014 de processo seletivo e 722/2014 para realização de concurso público. Os certames a serem executados pela empresa Infinity Assessoria Pedagógica LTDA, oferece 56 vagas mais cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia de R$ 821,44 a R$ 3.617,15, por jornada de 24, 40 ou 44 horas semanais.

Ficam reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Procurador Jurídico do Município, Contador, Tesoureiro, Fiscal, Técnico em Topografia, Cozinheira, Motorista, Operador de Máquina, Bibliotecário, Eletricista, Professor (Educação Infantil, Séries Iniciais, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Artes Visuais (Plásticas) e Música), Secretário de Escola, Psicólogo e Assistente Social.

InscriçãoA inscrição será efetuada do dia 12 de agosto a 10 de setembro de 2014, no site www.infinityprovas.com.br.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova
O certame constará de provas objetiva, prática e títulos.

A prova objetiva para todos os empregos públicos será realizada no dia 28 de setembro de 2014, com início às 08h30min e término às 12h30min. O gabarito provisório da prova objetiva será divulgado a partir do dia 29 de setembro de 2014, no quadro de publicações oficiais do município de Guaporé e nos sites www.infinityprovas.com.br e www.guapore.rs.gov.br.

A prova prática está prevista para 19 de outubro de 2014 com início as 8h00min. Já entrega dos documentos para prova de títulos será na data provável de 20 de outubro de 2014, no horário das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Os locais das provas objetiva, prática e títulos, que serão divulgados a partir do dia 16 de setembro de 2014, junto a publicação do rol de inscritos.

Validade
Os certames terão validade de 2 anos, a contar de sua homologação final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Liquigás Distribuidora 2014

A LIQUIGÁS Distribuidora lançou por meio do Diário Oficial da União o edital n° 001/2014 com normas para realização de processo seletivo público para o preenchimento de 1.640 vagas em diversos cargos de ensino fundamental, médio e superior para lotação em vários estados. São 50 vagas para provimento imediato, além de 1.590 oportunidades em Cadastro Reserva, para convocações conforme necessidade do órgão.

Os salários variam entre R$ 992,83 e R$ 4.372,46, mais benefícios de vale gás; vale refeição ou refeitório no local; vale alimentação; assistência médica; vale transporte; convênio farmácia; convênio odontológico; auxílio a filho excepcional; auxílio funeral; seguro de vida em grupo; auxílio-creche; adicional por tempo de serviço e plano de previdência.

Do total de vagas, 5% serão para portadores de deficiência e 20% para negros e pardos, que se autodeclararem no ato da inscrição.

Vagas na Liquigás
As oportunidades para quem possui nível fundamental incompleto são para os cargos de Ajudante de Carga e Descarga. Já para aqueles que concluíram o Ensino fundamental são ofertadas vagas de Conferente e Oficial de Produção.

Quem possui nível médio pode disputar as chances de Ajudante de Motorista Granel, Ajudante de Caminhão Granel, Oficial de Manutenção/Elétrica, Oficial de Manutenção/Eletrônica, Oficial de Manutenção/Mecânica, Técnico de Instalações, Técnico de Segurança do Trabalho e Técnico Químico.

E por fim, no cargos de nível superior, as chances são para Engenheiro Júnior/Elétrica, Engenheiro Júnior/Mecânico, Engenheiro Júnior/Segurança do Trabalho, Profissional Júnior/Administração, Professional Júnior/Ciências Contábeis e Profissional de Vendas/Júnior.

As inscrições serão efetuadas no período de 08 a 26 de agosto de 2014, pelo site da organizadora do concurso, Fundação Cesgranrio - www.cesgranrio.org.br. A taxa será de R$ 35,00 para cargos de nível fundamental, R$ 45,00 para nível médio e R$ 65,00 para nível superior.

O concurso constará de provas objetivas, aplicadas a todos os cargos, mais exame de capacitação física para os cargos de Ajudante de Carga/Descarga e de Oficial de Produção.

As provas objetivas ocorrerão no dia 12 de outubro de 2014, nas cidades de Uberlândia/MG, Araucária/PR, Londrina/PR, Passo Fundo/RS, Itajaí/SC, Paulínia/SP, Sorocaba/SP, Macapá/AP, Natal/RN, São Francisco do Conde/BA, Campo Grande/MS, Betim/MG, Ipojuca (Suape)/PE, Ribeirão Preto/SP, São José do Rio Preto/SP, São José dos Campos/SP, Pelotas/RS, São Luís/MA, Brasília/DF, Belém/PA, Macaé/RJ, Canoas/RS, Fortaleza/CE, Mauá (Capuava)/SP, São Paulo/SP (Grande São Paulo), Curitiba/PR, Maceió/AL, Goiânia/GO, João Pessoa/PB e Porto Alegre/RS, sendo que os locais e os horários serão divulgados nos dias 09 e 10 de outubro de 2014.

O gabarito preliminar será divulgado no dia 13 de outubro e a divulgação dos resultados sairá no dia 20 de novembro de 2014, nos mesmo site onde deve ser feita a inscrição.

Edital / Publicações

Prefeitura de Pedra do Indaiá - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Pedra do Indaiá, no estado de Minas Gerais, divulgou extrato do edital nº. 007/2014 para a realização de processo seletivo de títulos. A seleção visa preencher vaga ao cargo de Enfermeiro ESF para atuar junto aos Programas de Governo.

Interessados, deverão se inscrever no período entre 11 e 20 de agosto de 2014, das 08h às 16h, na Secretaria Municipal de Saúde de Pedra do Indaiá com sede a Rua Pará, nº. 30, Bairro Centro em Pedra do Indaiá.

Maiores informações pelo telefone: (37) 3344-1144 e (37) 9918-4475.

O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, edição de 07 de agosto de 2014.

Prefeitura de Valparaíso de Goiás - GO abre vagas em seletivo

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás, no estado de Goiás, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, abriu extrato do edital de processo seletivo n° 01/2014, visando à contratação de profissionais para prestação de serviços técnicos nos exercícios de 2014/2015. As chances são para candidatos de níveis fundamental, médio e superior.

As ofertas são para os empregos de Agente Administrativo, Assistente Social, Atendente/Recepcionista, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Cuidador de Idoso, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Nutricionista, Motorista, Porteiro, Professor de Educação Física, Instrutor de Artesanato, Instrutor de Dança, Instrutor de Música, Instrutor de Informática, Instrutor de Corte e Costura, Instrutor de Manicure, Instrutor de Cabeleireiro, Técnico em Enfermagem e Vigilante.

Há vagas no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Casa Lar "Acolhendo comAmor", no Conselho Tutelar, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Bolsa Família, no Centro Pop e no âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

As inscrições serão realizadas no período de 13 a 20 de agosto de 2014, das 08h às 17h30, em sua sede, localizada na Rua 21, Quadra 29, Lote 27 -Jardim Oriente, Valparaíso de Goiás.

Prefeitura de Lagoa Vermelha - RS retifica edital de concurso

A Prefeitura de Lagoa Vermelha, no estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Administração, publicou a retificação do edital nº. 003/2014, referente ao edital n° 002/2014, informando que a quantidade de vagas disponíveis para o cargo de Operário que antes era 35, agora passa a ser de 10 vagas.

Os candidatos já inscritos no cargo de Operário, que já efetuaram o pagamento do valor da taxa de inscrição e que não quiserem continuar participando do certame, deverão preencher o formulário, solicitando o cancelamento da inscrição já realizada e a respectiva devolução do valor pago a título de inscrição.

              -------------------------------------------------------------------------------------------

A Prefeitura de Lagoa Vermelha, no estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Administração, publicou o edital nº. 002/2014 para a realização de concurso público. O certame, a ser executado pela empresa Objetiva Concursos LTDA, oferece 53 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por vencimentos de até R$ 3.096,62. A jornada de trabalho pode ser de 20 ou 40 horas semanais.

Cargos
Agente Administrativo, Agente Administrativo Auxiliar, Atendente de Creche, Auditor Fiscal Municipal, Eletricista, Engenheiro (Civil e Agrônomo), Veterinário, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Professor, Merendeira, Servente Zelador e Topógrafo.

Inscrições
Poderão ser realizadas até 31 de agosto de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa é de R$ 74,08 (nível fundamental), R$ 92,60 (nível médio) e R$ 138,90 (nível superior)

Provas
O concurso será composto de prova objetiva, prática e títulos.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 12 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir de 12 de setembro de 2014.

A prova prática poderá ser aplicada na mesma data da prova objetiva ou em data a ser informada por edital.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da Prefeitura de Lagoa Vermelha.

Concurso Prefeitura de Cerejeiras - RO

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Rondônia, desta vez, é a Prefeitura de Cerejeíras que divulga o edital Nº. 053/2014/SEMAP de processo seletivo oferecendo 09 vagas para profissionais de níveis fundamental e médio, com salários de até R$ 1.200,00.

Ficam reservadas aos portadores de necessidades especiais 5% das vagas ofertadas no certame.

Cargos
Agente Op. II/Motorista de Veículos Pesados, Agente de Infra Estrutura/Operador de Máquinas (Moto Niveladora - Patrol), Agente de Manutenção/Borracheiro e Técnico de Saúde/Téc. de Higiene Dental. O contrato será por tempo determinado de 06  meses podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Inscrições
As inscrições serão realizadas presencialmente até o dia 15 de agosto de 2014, na sala do Departamento de Recursos Humanos, nas dependências da Prefeitura de Cerejeiras, situada na Av. das Nações, n. 1.919, Centro, Telefone (69) 3342 4305, de segunda a sexta-feira das 7h00 às 13h00.

Provas
 As provas escritas estão previstas para 17 de agosto de 2014, com inicio às 8hs e término às 11hs (horário local), nas dependências as Escola de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Mundo da Criança Tiago Panatto , localizado à Rua Panamá, n. 2489, Centro, Cerejeiras, Rondônia em frente à Escola Estadual Tancredo de A. Neves.

Os resultados parciais e finais serão divulgados no site oficial da Prefeitura de Cerejeiras - www.cerejeiras.ro.gov.br, nos murais da prefeitura e da Câmara Municipal.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, edição de 07 de agosto de 2014.

Concurso Prefeitura de Cambará - PR

A Prefeitura de Cambará, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público regido pelo nº 002/2014. Com oportunidades para candidatos de nível superior o certame propõe 02 vagas no cargo de assistente social, por remuneração no valor de R$ 2.390,43, por carga horária de 30 horas semanais.

O certame que será executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL, estará recebendo as inscrições no período de 11 a 26 de agosto de 2014, através dos sites www.fauel.org.br e www.cambara.pr.gov.br.

A Prova Objetiva provavelmente será realizada na cidade de Cambará, no dia 28 de setembro de 2014, em local e horário a serem divulgados em edital específico divulgado nos endereços eletrônicos www.fauel.org.br e www.cambara.pr.gov.br.

O Concurso Público tem validade de dois anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal. 

Prefeitura de Itu - SP

No Estado de São Paulo, a Prefeitura da Estância Turística de Itu publicou edital Nº. 02/2014  de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica do IUDS - Instituto Universal de Desenvolvimento Social, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 188 vagas de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.376,64, para carga horária de 10, 20, 24, 30 ou 40h semanais.

Cargos
Administrador, Agente de Trânsito, Agente Fiscal de Limpeza Pública, Ajudante de Serviços Gerais, Assistente Administrativo Escolar, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Monitor da Educação Básica, Auxiliar de Monitoria, Auxiliar de Topografia, Contador, Cuidador, Desenhista, Engenheiro de Tráfego, Fiscal de Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Instrutor Técnico de Formação Profissional, Jardineiro, Médico, Pedreiro, Monitor Cultural, Monitor de Educação Ambiental, Motorista, Marceneiro, Soldador, Oficial de Manutenção de Veículos, Operador de Equipamento Pesado (Pá Carregadeira e Retro Escavadeira), Operador de Roçadeira Costal, Operador de Motosserra, Professor Adjunto, Professor PEB II (Artes e Inglês), Servente Escolar, Técnico (Higiene Dental, Turismo/Hospitalidade, Agrimensura e Geoprocessamento) e Zelador Predial.

Inscrição
A inscrição será realizada do dia 11 a 31 de agosto de 2014, no site www.iuds.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 9,40 (nível fundamental), R$ 12,00 (nível médio/técnico) e R$ 14,00 (nível superior).

No posto de atendimento do IUDS instalado no Paço Municipal – Av. Itu 400 anos, nº 111, Bairro Itu Novo Centro, Itu/SP – CEP 13.303-500, no período de 11 a 15, 18 a 22 e 25 a 29 de agosto de 2014, das 9h às 16h30 min.

Prova
O concurso será constituído de prova objetiva, prática, títulos e aptidão física.

A prova objetiva está prevista para o dia 14 de setembro de 2014, em horários e locais serão divulgados oportunamente através de edital de convocação para as provas a ser publicado no dia 08 de setembro de 2014, no Jornal local, no site do IUDS - Instituto Universal de Desenvolvimento Social www.iuds.org.br e do município www.itu.sp.gov.br.

A data, horário e local das demais etapas serão divulgadas por meio de Edital de Convocação a ser publicado por ocasião da divulgação dos resultados dos recursos interpostos contra as notas das provas escritas objetivas, no Jornal local, no site do IUDS - Instituto Universal de Desenvolvimento Social www.iuds.org.br e do Município www.itu.sp.gov.br.

Validade
O prazo de validade do concurso é de 1 ano, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

UEMA promove processo seletivo

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), através da Pró-Reitoria de Graduação (PROG,  tornou público dois editais para realização de processos seletivos simplificados, destinados à admissão de professores substitutos e auxiliares. O certame oferece o total de 04 vagas..

Em ambos os editais os salários serão de R$ 1.904,95, por jornadas de 20 horas. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

O edital nº 139/2014 oferece três vagas para o curso de ciências exatas e naturais, suas inscrições terminarão no dia 12 de agosto de 2014 e podem ser feitas no Protocolo do Centro de Estudos Superiores de Bacabal, no contorno da Avenida João Alberto de Sousa, s/n, Bacabal ou no Protocolo Geral da EUMA, no Campus Universitário Paulo VI, Tirirical, São Luís das 14h00 às 17h00.

Já o edital nº 140/2014, disponibiliza uma vaga para o curso de química e biologia, com inscrições até o dia 11 de agosto de 2014, no Protocolo Geral da UEMA, localizado no Campus Universitário Paulo VI, São Luís, das 14h00 às 17h00.

A aplicação da prova didática está prevista para o dia 15 e 18 de agosto de 2014, no Centro de Estudos Superiores de Bacabal ou no prédio do curso de química e biologia, em dois horários, às 8 h 14h, a depender da vaga a ser disputada.

A validade da seleção será de quatro meses, a contar da publicação do resultado, devendo ser observada, rigorosamente, a classificação por ordem decrescente para efeito de contratação.

Concurso Prefeitura de Formosa - GO abre mais de 2.300 vagas

A Prefeitura de Formosa, no estado de Goiás, lançou edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de preencher várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 1.654,55 em carga horária de 30 ou 40 horas semanais. O valor referente ao somatório do Salário Base (R$ 525,44) com a Complementação Constitucional (R$ 198,56).

O concurso público será regido por este edital e executado pelo Instituto Brasileiro de Educação e Gestão - IBEG. Serão oferecidas 579 vagas para provimento imediato e 1.737 vagas para formação de cadastro de reserva, distribuídas no Município de Formosa.

As vagas são para Agente de Serviços de Higiene e Alimentação – Classe I, Administrativo Classe III, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais, Professor de Português e Inglês, Professor de Matemática, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Informática, Professor Intérprete de Libras e Professor Intérprete de Braille.

As inscrições estarão abertas das 14h de 11 de agosto até 14 de setembro de 2014, horário de Brasília, via internet, pelo site: www.ibeg.org.br. As taxas de inscrição variam de R$ 32,00 a R$ 55,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas estão previstas para serem aplicadas provavelmente no dia 16 de novembro de 2014. Os respectivos endereços de realização das provas serão divulgados no site www.ibeg.org.br, previsto para o dia 03 de novembro de 2014, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local, bem como o comparecimento no horário determinado.

Os gabaritos preliminares e oficiais da prova objetiva serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.ibeg.org.br.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da homologação do resultado pelo Prefeito Municipal de Formosa/GO, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Formosa/GO.

Concurso Prefeitura de Antônio João -MS

A Prefeitura de Antônio João, no Estado do Mato Grosso do Sul, anunciou a abertura do edital nº 001/2014 de concurso público, organizado pelo Instituto Maytenus. A finalidade é o preenchimento de 132 vagas para cargos de todos os níveis de ensino.

As vagas disponíveis são para os postos de: agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, auxiliar de apoio técnico operacional, auxiliar de mecânico, auxiliar serviços diversos, costureira, mecânico, motorista, operador de máquinas leves, operador de máquinas pesadas, operador de serviços diversos, pedreiro, professor, recreador, analista de controle interno, assistente administrativo, auxiliar de laboratório, educador social, motorista, técnico em contabilidade, técnico em enfermagem, técnico em finanças, técnico em higiene dental, técnico em radiologia, assistente social, cirurgião dentista, contador, controlador interno, enfermeiro, engenheiro, facilitador de oficina, fiscal de vigilância sanitária, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, pedagogo e psicólogo. Serão reservadas 5% das vagas, para portadores de necessidades especiais.

As remunerações variam de R$ 622,00 a R$ 9.760,00, por jornadas de 20 até 40 horas semanais.

Inscrições
Serão aceitas até o dia 03 de setembro de 2014, somente pelo endereço eletrônico: www.maytenus.org.br. Candidatos que não tiverem acesso a internet, poderão se inscrever na Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida Vilma Marques n º 370, apenas em dias úteis, das 8h00 às 11h00 e das 13h30 às 17h00.

A inscrição para cargo de nível fundamental custa R$ 40,00; para nível médio, R$ 60,00 e para nível superior, R$ 80,00.

Seleção dos candidatos
A classificação acontecerá através de prova escrita objetiva, prova prática e avaliação de títulos. A prova escrita será para todos os cargos e está prevista para ser aplicada no dia 28 de setembro de 2014, em local e horário a serem divulgados pelos correios eletrônicos: www.maytenus.org.br e www.antoniojoao.ms.gov.br.

O gabarito preliminar será conhecido no dia 29 de setembro de 2014 e o resultado final no dia 31 de outubro de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura.

Brasil cogita aderir à regulação sobre nanotecnologia

MCTI começa a debater inclusão em projeto europeu de regulação mundial do setor. Tecnologia promete aplicações promissoras em Saúde

O governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), começa a debater a inclusão no NanoReg, projeto europeu para regular internacionalmente o setor de nanotecnologia, coordenado pelo Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente da Holanda. O convite ao Brasil foi realizado em junho do ano passado durante o Euro Nano Forum, na Irlanda.

O NanoReg envolve 64 instituições de 15 países na Europa, além de Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão. Além do Brasil, com o coordenador geral de micro e nanotecnologia do MCTI, Flávio Plentz, China e Rússia também estão em processo de adesão ao projeto.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), o debate recém-iniciado responde a “uma grande demanda interna” do país para que a nanotecnologia seja regulada e regulamentada, em busca de transparência sobre seus benefícios e eventuais malefícios.

O titular da secretaria, Alvaro Prata, define a ligação com o NanoReg como uma oportunidade para o Brasil “se apoiar na experiência de países que já começaram a se preocupar com isso antes de nós” e sugeriu a redação de uma carta sobre a finalidade de aderir ao projeto europeu para submeter a decisão ao Comitê Interministerial de Nanotecnologia (CIN), coordenado pelo MCTI.

Objetivos
“A grande vantagem de se entrar no NanoReg é que a gente não vai precisar de fazer tudo que precisaria para regular nanomateriais. Quer dizer, os produtos são compartilhados, de comum acesso entre todos os países e instituições que fazem uso da iniciativa”, expõe o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do MCTI, Flávio Plentz.

Ainda assim, isso não implicaria seguir um modelo de regulação, pois essa responsabilidade é prerrogativa de cada país. “O que o projeto quer garantir é que essas respostas estejam lá harmonizadas de uma maneira internacionalmente referenciada. Todos os métodos e protocolos utilizados têm reconhecimento mútuo, de tal forma, por exemplo, que se um nanoproduto brasileiro é certificado no Brasil, de acordo com os métodos e protocolos criados no NanoReg, automaticamente já vai estar aceito por um organismo fiscalizador ou regulamentador de fora”, esclarece.

Antes de aderir ao NanoReg, porém, o país precisa se organizar para responder a exigências do projeto. “Essa estruturação interna, em termos científicos, já está basicamente avançada, com a criação do SisNano, que é um sistema de laboratórios bastante maduros e preparados para fazer pesquisa, mas que teriam que se adequar para fazer pesquisa regulatória.”

* com informações do MCTI

Saúde Web 

Brasil: Hospitais recebem cartilha sobre Ebola

Apesar da precaução, documento considera improvável a disseminação da doença no Brasil

O Ministério da Saúde enviou nesta quarta-feira (06/07) cartilha para vigilâncias sanitárias e hospitais de referência dos Estados sobre como proceder em casos suspeitos de ebola.

Apesar do surto registrado em países africanos, o documento considera improvável a disseminação do vírus no Brasil, entretanto, não descarta a possibilidade da detecção em viajantes, sobretudo aqueles que desembarcaram no País ainda no período de incubação, de 21 dias.

Dessa forma, é preciso seguir uma série de cuidados com o paciente e, ao mesmo tempo, prevenir novas infecções.

É classificado como suspeito todas as pessoas procedentes nos últimos 21 dias de países com casos da doença que apresentem sintomas como febre repentina, acompanhada de sinais de hemorragia, pessoas que tenham tido contato com outra doente, animais doentes ou que tenham participado de funerais de pessoas que morreram em decorrência da infecção.

A recomendação é a de que o suspeito seja imediatamente hospitalizado e permaneça em isolamento, que o material para análise laboratorial seja retirado com todos os cuidados necessários (e somente nos centros de referência).

Além disso, profissionais de saúde devem usar roupas especiais (luvas, máscaras, óculos de proteção) e todo material usado com paciente descartado de forma adequada, de acordo com recomendações especiais. O caso suspeito também tem de ser imediatamente relatado às autoridades sanitárias e pessoas que tiveram contato com o paciente com suspeita da doença devem ser monitoradas.

O documento adverte para centros não tentarem fazer a análise da amostra coletada do paciente. O material deve ser encaminhado para um laboratório com alto nível de segurança.

Saúde Web

Resistências: Emenda dá 5 anos para mudança na carga horária de enfermeiros

Texto, que sofre resistência de gestores, não tem apoio do PMDB
Relatora de PL propõe redução gradual da carga semanal de trabalho para 30 horas. Texto, que sofre resistência de gestores, não tem apoio do PMDB

A relatora do projeto que fixa em 30 horas semanais a jornada de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), propôs uma emenda que dá cinco anos para que a medida seja efetivada. A ampliação progressiva será decidida por regulamento para o setor público e por negociação coletiva no setor privado. A intenção é derrubar resistências à proposta (PL 2295/00), que tramita na Câmara há 14 anos.

O projeto estava na pauta do esforço concentradodesta semana, mas não houve possibilidade de votação por causa da pauta trancada por medidas provisórias. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, disse que pretende colocar a proposta em votação na primeira semana de setembro ou depois das eleições de outubro.

Negociações
O conteúdo da emenda foi negociado com alguns líderes partidários em julho. A emenda será apresentada durante a votação em Plenário se houver acordo para a sua aprovação na Câmara e no Senado, já que qualquer mudança no projeto original obriga o texto a voltar para uma nova votação pelos senadores.

O ideal, segundo Jandira Feghali, seria aprovar o projeto original, que poderá ir direto para sanção presidencial. “Só faz sentido escalonar em cinco anos a jornada se possibilitar a tramitação dessa proposta em um consenso. A nossa preferência é pela votação das 30 horas e pelo envio direto à sanção”, explicou. A emenda já tem o apoio de líderes de PSDB, PSC, SD, Psol, PDT, PR, PCdoB e PV, entre outros.

Leia também:

Enfermeiros sofrem com longas jornadas, revela estudo


O presidente da Câmara defendeu a emenda. “O prazo de cinco anos para aplicabilidade deixa um espaço maior para o diálogo e a construção de uma fórmula negociada”, disse Henrique Eduardo Alves.

Para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), a emenda traz um texto “equilibrado” e “gradual até demais”.

Posição do PMDB
O líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), no entanto, manifestou posição contrária à proposta. Ele lembrou que o partido não concordou com o regime de urgência da proposta e disse que até sofreu ameaças nas redes sociais por isso e teve de ir à Justiça para que fosse retirado da internet um banner com conteúdo ofensivo.

Para Cunha, a carga horária de todos os profissionais do setor deve ser discutida como um todo. “Não podemos, a cada dia que passa, achar que uma categoria vai ter uma carga horária diferenciada. Hoje são os enfermeiros, amanhã serão outros”, disse. Ele avaliou que a discussão da carga horária camufla uma discussão salarial. “O que estamos discutindo é salário. Uma carga menor que permita ao enfermeiro ter um duplo emprego e um salário melhor”, disse.

A íntegra da proposta pode ser lida no site da Câmara.

Saúde Web

Suposto Cartel: Cade multa Merck em R$ 4,2 milhões por dificultar entrada de genéricos

Indústria teria se reunido com os maiores laboratórios farmacêuticos do País com o objetivo de impedir distribuidores de medicamentos a trabalharem com genéricos

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) condenou, nesta quarta-feira (06/08), o laboratório farmacêutico Merck a pagar multa de R$ 4,295 milhões por formação de cartel para impedir a venda de medicamentos genéricos (Processo Administrativo nº 08012.005928/2013-12).

Apesar da condenação, a indústria alemã alega surpresa com a decisão e informa que não houve qualquer prova produzida que comprovasse alguma prática anticoncorrencial na introdução de produtos genéricos no Brasil.

De acordo com o conselheiro do Cade, Alessandro Octaviani, a Merck se reuniu com os maiores laboratórios farmacêuticos do País com o objetivo de impedir distribuidores de medicamentos a trabalharem com genéricos. E, dessa forma, o acordo entre laboratórios concorrentes poderia dificultar a entrada dos genéricos no Brasil, prejudicando o mercado e os consumidores.

“São claros os efeitos anticompetitivos da prática, pois a não entrada ou retardo da entrada dos genéricos no mercado, mesmo que por pouco tempo, evitaria perda de lucros por parte das empresas, uma vez que esses produtos apresentavam uma opção mais barata e, possivelmente, melhor e mais acessível a toda população”, afirmou em comunicado ao mercado.

Para Octaviani, a participação da Merk na reunião caracteriza a consumação da infração, pois demonstra a tentativa de boicotar o mercado de medicamentos genéricos.

Após decisão do órgão antitruste, a farmacêutica aproveita para esclarecer ao setor que:

1. A alegada prática decorreu de uma reunião em 1999 de funcionários de 20 empresas farmacêuticas, nacionais e multinacionais, e teve objetivos totalmente lícitos. Todavia, o Cade entendeu que o objetivo foi o impedimento da atuação de fabricantes de medicamentos genéricos, que nem sequer existiam na época;

2. A Merck foi pioneira no Brasil no lançamento de medicamentos genéricos, pelo que, evidentemente, não teria nenhum interesse em prejudicar sua distribuição;

3. Todas as demais empresas foram condenadas, havendo notícia de que elas acionaram o Poder Judiciário e obtiveram sentença favorável de Primeira Instância, tendo o Cade apresentado apelação que ainda não foi julgada.

O conselheiro do Cade sustentou que, durante o encontro em que se discutia a adoção da conduta ilícita que favoreceria todos os presentes, a empresa não registrou qualquer discordância com a decisão tomada.

Em acordo com os demais conselheiros, o resultando do Tribunal do Cade foi a condenação do laboratório pela maioria.  

Saúde Web

Pesquisa afirma que ouvir música reduz ansiedade de pacientes em hemodiálise

Os participantes da pesquisa ouviram música durante 30 minutos nas sessões 

A ansiedade das pessoas que são submetidas à hemodiálise pode diminuir com o uso da música durante as sessões, de acordo com um estudo da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da USP. A pesquisa avaliou o efeito da música como terapia complementar a partir da análise de aspectos fisiológicos e emocionais dos pacientes.

No trabalho, variáveis como frequência respiratória, cardíaca, temperatura e pressão arterial não sofreram alterações, porém a ansiedade reduziu significativamente. Cada um dos 55 pacientes escolheu seu ritmo musical preferido para ouvir durante 30 minutos da sessão de hemodiálise, que dura cerca de quatro horas.

— A maioria deles (43,5%) escolheu sertanejo, mas também recebemos pedidos de pagode, gospel, MPB, jazz e blues — conta a enfermeira responsável pelo estudo, Lucimara Moreli.

O estudo também analisou o grau de aceitação da intervenção pelos pacientes com Insuficiência Renal Crônica. Segundo a pesquisadora, "os participantes gostaram da terapia complementar e a avaliaram como importante para a melhoria do tratamento”.

*Com informações da Agência USP de Notícias

Zero Hora

OMS: epidemia de ebola é emergência de saúde pública mundial

O vírus foi detectado pela primeira vez em 1976 na República Democrática do Congo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou hoje (8) que a epidemia de febre hemorrágica pelo vírus ebola, registrada em pelo menos quatro países da África Ocidental, é emergência de saúde pública de alcance mundial

"A OMS aceitou as conclusões" da Comissão de Emergência Sanitária, que esteve reunida quarta (6) e quinta-feira desta semana em Genebra, informou a diretora-geral da organização, Margaret Chan. Segundo ela, a comissão foi unânime em considerar que se verificam as condições de uma emergência de saúde pública de alcance mundial. Diante de uma situação que continua a agravar-se, é necessária uma resposta internacional coordenada para "travar e fazer recuar a propagação internacional do ébola", acrescentou.

A epidemia de ebola, que já causou a morte de cerca de mil pessoas desde o início do ano, com mais de 1.700 casos suspeitos, é a mais mais grave das últimas quatro décadas, destacou Chan.

Ela disse que os países da África Ocidental mais atingidos - Libéria, Serra Leoa, Guiné-Conacri e Nigéria - não têm meios para responder sozinhos à doença e pediu à comunidade internacional que forneça o apoio necessário.

A comissão alertou que os Estados devem estar preparados para detectar e tratar casos de ebola, além de facilitar a retirada de cidadãos, em particular pessoal médico, que estiveram expostos ao vírus da febre hemorrágica.

A comissão lembrou que os chefes de Estado dos países afetados devem "decretar estado de emergência" e "dirigir-se pessoalmente à nação para fornecer informações sobre a situação".

O responsável da OMS para a epidemia, Keiji Fukuda, adjunto de Margaret Chan, disse que a quarentena de pessoas suspeitas de infecção deve ser 30 dias, já que o tempo de incubação é 21 dias.

As pessoas que estiveram em contato com os doentes, à exceção do pessoal médico equipado com roupa protetora, não devem ser autorizadas a viajar.

Keiji Fukuda lembrou ainda que as tripulações de voos comerciais, que se desloquem a países afetados, devem receber formação específica e material médico para proteção pessoal e dos passageiros.

"Impedir as companhias aéreas de viajar para esses países iria afetar a sua economia", observou Chan.

A comissão recomendou também que todas as pessoas que saiam de países afetados sejam examinadas nos aeroportos, portos e principais postos fronteiriços, mediante um questionário e medição da temperatura, devendo ser impedidos de viajar quaisquer casos suspeitos.

O vírus já causou pelo menos 932 mortos e infectou mais de 1.700 pessoas desde que surgiu, no início do ano, na Guiné-Conacri, de acordo com a OMS.

A Libéria, a Guiné-Conacri e Serra Leoa decretaram estado de emergência. O vírus do ebola é transmitido por contato direto com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados.

A febre manifesta-se por meio de hemorragias, vômitos e diarreias. A taxa de mortalidade varia entre 25% e 90% e não é conhecida uma vacina contra a doença.

O vírus foi detectado pela primeira vez em 1976 na República Democrática do Congo.

Agência Brasil

Campanha estimula mães a amamentarem seus filhos até 2 anos ou mais

Wilson Dias/Agência Brasil: Ministro Arthur Chioro lança a campanha de aleitamento materno.
Participa da solenidade, a madrinha da campanha, a atriz Nívea Stelmann, com sua filha
Com um grupo de mães e bebês, o Ministério da Saúde lançou ontem (7) a Campanha de Amamentação de 2014, cujo lema é "Amamentação: um ganho para a vida toda". O objetivo é estimular as mães a amamentarem seus filhos até 2 anos de idade ou mais, e a darem apenas leite materno até os 6 meses de vida dos bebês

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos seis anos o número de crianças alimentadas exclusivamente pela amamentação até os 6 meses subiu 10,2%. Em 2008, 41% das mães brasileiras só alimentavam seus filhos assim. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o leite materno pode reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos, mais do que pode ser evitado com vacinação ou saneamento básico.

O leite materno é o único alimento indicado para crianças até 6 meses, porque supre todas as necessidades da criança, inclusive de água. Além disso, o leite protege de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de possibilitar o fortalecimento dos vínculos entre a mãe e o bebê.

No lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou também a importância da doação de leite materno para filhos de mães que não conseguem amamentar. O ministro frisou que a campanha pretende dialogar também com empregadores, para criar salas ou ambientes de apoio à amamentação. "A volta ao trabalho é um momento complicado e temos que apoiar as mães nessa hora", disse.

Para a manicure Raquel Ferreira, de 30 anos, amamentar a filha Nicoly de 1 ano e 3 meses, é um momento especial e único. "É um laço só nosso, um momento de troca de carinho, de amor".  Raquel diz que tem muito leite e vai amamentar até quando a filha não quiser mais. Além disso, a mãe doa leite excedente para bancos de leite.

A atriz Nívea Stelmann, que está amamentando a filha Bruna de 4 meses e amamentou Miguel até depois do primeiro ano de vida, é a madrinha da campanha. Nívea aconselha as mães que não conseguem amamentar a terem calma e pedirem ajuda. "No começo é difícil para todas e, se por acaso não conseguir, é preciso buscar o banco de leite".

A campanha faz parte da 22º Semana Mundial de Amamentação, comemorada em mais de 170 países no mundo.

Agência Brasil