Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Saiba por que cirurgias nas mamas devem ser evitadas durante a amamentação

Após esse período, mulheres podem optar por diferentes interferências cirúrgicas, como o implante de silicone


É comum no período da gravidez surgir a preocupação com o futuro aspecto das mamas. Ainda que elas tendam a cair, inchar ou o perder parte do volume após a amamentação, é preciso que as mulheres fiquem atentas ao momento certo de planejar uma cirurgia plástica.

— Durante a gestação, a mama sofre alterações decorrentes da ação dos hormônios femininos do período, levando a intumescimento do tecido mamário, inchaço, retenção de líquidos e distensão cutânea. Já no período de amamentação, ocorre a produção do leite materno e mais inchaço, além da possibilidade de mastites de maior ou menor intensidade. Na prática, existe a possibilidade das mamas manterem seu volume de antes da gestação, bem como diminuí-lo ou até aumentá-lo — afirma o cirurgião plástico Rogério Schutzler Gomes.

Por isso, qualquer cirurgia nas mamas deve ser programada após o período de amamentação, o que permite que os tecidos possam regredir e se acomodar. Assim, a avaliação mamária será mais precisa, isenta de influências hormonais e da lactação. Normalmente, leva-se em conta um prazo mínimo de seis meses.

Mas é importante esclarecer que a cirurgia não proporciona o levantamento dos seios. Para isso, é necessária a realização de uma mastopexia, que pode ou não ser associada ao implante das próteses de silicone.

Cirurgias que podem ser feitas
:: Aumento de mamas com silicone — Indicado para mulheres com mamas pequenas ou que perderam parte do volume após a amamentação. Provável em mulheres que tiveram pequenos ganhos de peso durante a gestação, estão na primeira gestação e possuem pele morena ou mais escura.

:: Mastopexia — Cirurgia de levantamento das mamas. Indicada para mulheres que não perderam volume, mas tiveram queda das mamas em graus maiores ou menores. Mulheres que tiveram maiores ganhos de peso durante a gestação, estão na primeira ou segunda gestação e possuem de pele clara a morena se encaixam neste grupo.

:: Mastopexia + prótese silicone — Cirurgias para aumento e elevação dos seios.

:: Mamaplastia — Cirurgia para redução das mamas e levantamento simultâneo. Normalmente, é indicada para gestantes que ganharam muito peso neste período, independente do número de gestações anteriores ou tipo de pele.

Fonte Zero Hora

Dicas para passar o verão longe das micoses

Especialista alerta que alguns tipos, como as que afetam as unhas, são mais difíceis de tratar


Manchas esbranquiçadas na pele e coceira nos pés ou nas mãos são sintomas da micose, doença causada pela ação de fungos que adoram se manifestar quando a umidade e o calor aumentam. Para que eles não prejudiquem suas férias de verão, é importante redobrar os cuidados nesta época do ano.

— Observar o local onde pisa ou põe as mãos e não usar sabonetes compartilhados para lavagem das mãos, sapatos e chinelos são atitudes básicas para evitar um problema como a micose — orienta a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira.

Para tratar a patologia, é indicado o uso de cremes, pomadas ou esmaltes antifúngicos no local afetado durante 10 a 30 dias consecutivos, conforme orientação de um especialista. Segundo Luciana, alguns tipos de micoses, como as que afetam as unhas, são mais complicadas de tratar e exigem uso prolongado da medicação.

— Muitas pessoas interrompem o tratamento quando os primeiros sintomas desaparecem, no entanto, o fungo pode se fortalecer nesse intervalo e voltar a causar incômodos em seguida — alerta a especialista.

Veja como se prevenir
:: Evite caminhar descalço, especialmente em pisos úmidos ou banheiros públicos.

:: Não use toalhas de outras pessoas, principalmente se estiverem úmidas.

:: Seque bem o corpo após o banho, dando atenção especial aos espaços entre os dedos dos pés, às virilhas, às axilas e à região abaixo das mamas.

:: Prefira meias e roupas íntimas de algodão, pois as fibras sintéticas são pouco arejadas e retêm mais suor.

:: No salão de beleza, leve seu próprio material (alicate, lixa, tesoura) ou, pelo menos, verifique se o que será usado está esterilizado.

:: Evite usar o mesmo calçado por dias seguidos. Procure fazer um revezamento, colocando o sapato usado no dia anterior para arejar e tomar sol.

:: Na praia ou no clube, evite usar roupas molhadas por muito tempo. É melhor trocar de roupa, usando uma seca até voltar para a água.

Fonte Zero Hora

Zooterapia: Animais podem ser grandes aliados na hora de um tratamento

Especialistas afirmam que os mascotes têm poder de equilibrar as emoções, e, em alguns casos, restabelecer as funções do organismo por meio da troca de experiências


Quem procura ajuda psicoterápica tem grandes chances de sair da sessão com a indicação de um tratamento inusitado: a compra, ou adoção, de um bichinho de estimação. Prova de que o homem está na natureza – e que a natureza está no homem – a interação de seres humanos com pets é cada vez mais valorizada quando ganhos em saúde física e mental são necessários.

E não pense que a interação é sugerida apenas para que uma pessoa não se sinta tão solitária: é mais do que isso. Especialistas, sobretudo em saúde mental, costumam dizer que os mascotes têm poder de equilibrar as nossas emoções, e, em alguns casos, restabelecer as funções do organismo por meio da troca de experiências. É a chamada zooterapia.

– Ter um animal em casa não vai fazer com que pessoa deixe de sentir a dor da perda, nem curar uma depressão. Mas poderá contribuir bastante para a diminuição dessa dor, tirando um pouco do foco nela. Ao se distrair, a pessoa equilibra melhor suas emoções, sofrendo menos e administrando melhor a situação – explica o psicólogo Fernando Elias José.

Como um antidepressivo natural, e com pouca contraindicação, cuidar de um cãozinho, coelho, papagaio, gato ou cavalo é válido para os mais diversos tipos de problemas, desde aqueles que estão passando por uma depressão sazonal, como um luto, a indivíduos portadores de necessidades especiais, crianças com problemas de relacionamento ou aprendizagem, entre outros. Segundo o artigo publicado na revista Journal of Personality and Social Psychology, o estudioso Allen McConnel, da Universidade de Miami, disse que, em termos gerais, essas pessoas têm mais qualidade de vida e conseguem resolver melhor diferenças individuais do que as que não têm animal de estimação.

Outro estudo, publicado na American Journal of Cardiology, mostra que pessoas que interagem com animais constantemente tendem a apresentar níveis controlados de estresse e de pressão arterial, além de estar menos propensos a desenvolver problemas cardíacos.

O mecanismo que transforma um cãozinho companheiro em um forte aliado na qualidade de vida do seu dono passa, é claro, pela troca de afeto entre eles. Segundo a veterinária e doutora em Psicologia Ceres Faraco, discute-se várias questões que tangem a aproximação de pessoas com bichos, sobretudo os considerados mais próximos dos seres humanos, como cães e gatos.

– Eles auxiliam no tratamento porque proporcionam estímulos multissensoriais, que passam por questões como afeto, comunicação não-verbal, como estímulos visuais, táteis, auditivos, e a confiança. É como se a pessoa se sentisse praticamente “obrigada” a sair de dentro de si, pois o animal demanda afeto e faz nos sentir necessitados a atendê-los. Sem contar que o animalzinho não reclama, não pede nada em troca, não dá bola para aparência e o quanto alguém está sofrendo. No mundo animal não existe esse tipo de conflito – resume a especialista, ressaltando que a resposta positiva a essa “obrigação” é quase mágica para quem precisa se livrar de um sofrimento.

De acordo com a responsável pela Terapia Assistida por Cães da Associação Brasileira de Hippoterapia e Pet Terapia (Abrahipe), Paula Bicchile Suelotto, no contato de crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais – seja por comprometimento motor, mental ou em ambos os aspectos – a utilização dos cães facilita muito o trabalho do profissional, pois o indivíduo atendido não considera que está em processo terapêutico, mas sim, brincando com os cães.

– Isso é importante porque as atividades fogem da rotina terapêutica à qual estão acostumados, gerando motivação em realizar as atividades, o que contribui muito para o desenvolvimento neuropsicomotor de nossos pacientes – afirma Paula.

Quem sabe bem disso é a empresária do ramo de alimentação Rossana Vecchio, 40 anos, que colhe há anos os benefícios da amizade com a cadelinha Ming. Rossana já era casada quando, em 2002, ganhou a simpática vira-latas de uma empregada. Sem filhos, ela e o marido viviam uma vida tranquila em Nova Prata, na Serra. Até que um acidente, em 2007, deixou Rossana viúva prematuramente.

– Meu marido estava voltando de um jantar de trabalho em Nova Araçá, perdeu o controle da direção e bateu numa árvore. Morreu na hora. Foi um choque – lembra a empresária.

Os primeiros seis meses meses de luto foram muito difíceis, por isso ela resolveu passar uma temporada na casa dos pais. Ming, é claro, foi junto.

– Desde o início ela parecia sofrer junto comigo. Ela se comunicava da maneira dela, parecia chorar comigo, dizendo que também sentia falta. Ela me amparava, me fazia sair de casa para passear, ter vida social, mesmo quando eu não achava que seria impossível – conta ela, que vive atualmente em Porto Alegre, com sua fiel escudeira.

– Ela é parte da minha história – finaliza.

Fonte Zero Hora

Quer emagrecer? Coma em casa!

Trocar o restaurante pela comida caseira coloca o controle da dieta nas suas mãos

Almoçar e jantar na rua são privilégios de quem já aprendeu a se controlar. Do contrário, eles podem atrapalhar -- e muito! -- o seu programa de emagrecimento. "Ao comer em casa você economiza em dinheiro e em calorias", afirma Amanda de Sá Motta Regina, nutricionista especializada em Atendimento "Personal Diet" e em Nutrição em Saúde Pública pela Unifesp. Isso porque, em casa, é você quem escolhe os ingredientes e controla as quantidades que vão ao prato.

A seguir, ela mostra como essa simples decisão pode tornar as suas refeições mais saborosas e a sua barriguinha, mais enxuta . Ah, em tempo: vale, sim, aprontar a marmita pelo bem da dieta!

1. Você pode fazer o cardápio da semana - Ao preparar o menu com antecedência, fica mais fácil escolher os alimentos mais saudáveis, fugindo da temível batatinha frita que só falta pedir para entrar no seu prato. Além disso, você só leva o que estiver na sua lista de compras e foge da tentação de um chocolate ou bolachinha doce. "Mas cuidado! Nada de petiscar muito ou comer um pãozinho enquanto estiver cozinhando" , avisa Amanda Regina.

2. Em casa, você cozinha com pouco óleo - As gorduras são o grande vilão de qualquer regime, você sabia que cada grama de óleo tem nove calorias? Comendo fora não há como controlar este item, mas em casa você pode substituir o óleo por azeite ou até mesmo água quando for grelhar. Ou, melhor ainda, opte por alimentos assados ou cozidos que não necessitam de óleo. A gordura, a partir do momento em que faz "tchii", perde as suas propriedades de fornecer vitaminas lipossolúveis (A,D, E, K), que são responsáveis por uma pele saudável, cabelos brilhantes pela absorção do cálcio-prevenção da osteoporose e coagulação sanguínea , avisa a nutricionista.

3. Dá para combinar os alimentos de acordo com a pirâmide - A Pirâmide Alimentar é um ótimo guia para perder ou manter o peso sem comprometer a saúde, porque divide todos os alimentos em cinco grupos e ensina a proporção de cada um a ser consumida em nossa dieta, ajudando a selecionar adequadamente os alimentos. Como precisamos de alguns nutrientes em maior quantidade do que outros, é importante consumir mais alimentos dos grupos da base da pirâmide e restringir os dos grupos do topo. Mas atenção: juntos eles compõem uma alimentação balanceada, portanto não despreze nenhum deles! Veja a imagem da pirâmide e anote as porções sugeridas para cada grupo:

Grupo 1 - Carboidratos: representa de 6 a 11 porções diárias

Grupo 2 - Verduras e Legumes: representa de 3 a 5 porções diárias

Grupo 3 - Frutas: representa de 2 a 4 porções diárias

Grupo 4 - Leites e Derivados: representa de 2 a 3 porções diárias

Grupo 5 - Carnes e Proteína: representa 2 a 3 porções diárias

Grupo 6 - Leguminosas: representa 1 porção diária Grupo

Grupos 7 e 8 - Óleos, Gorduras e Doces: usar com moderação.

4. O controle do sal está em suas mãos - Além de promover doenças cardíacas e de pressão, o sal retém líquidos, deixando você inchada e piorando bastante a odiada celulite. Uma dica: diminuir o sal na preparação dos pratos não é sinônimo de comida sem gosto! Use as ervas e temperos como aliados: são excelentes para variar o gosto dos alimentos, e ainda deixam um cheirinho delicioso no ar. Basta variar as ervas adicionadas como estragão, orégano, sálvia, alecrim, tomilho, manjericão, salsinha e cebolinha.

5. Deixe alimentos pré-cozidos para facilitar o dia-a-dia - Se, às vezes, bate aquela preguiça de cozinhar todos os dias, não desanime! Facilite seu dia-a-dia deixando os alimentos pré-preparados. Por exemplo, quando for fazer o arroz, faça uma quantia maior para os outros dias. Faça sopa e congele em potinhos, cozinhe os brócolis e refogue apenas no dia que for usá-lo. São maneiras de agilizar o seu trabalho na cozinha sem ter que recorrer ao delivery de pizza.

Aprenda como grelhar sem óleo

Tempere o bife / frango com sal e alho ou de acordo com a sua preferência.

Esquente uma frigideira antiaderente, ou use grelhas transversais, e pingue um pouco de água até que ela borbulhe como o óleo e frite a carne. Vá pingando água sempre que notar que está secando demais e faça pequenos cortes no bife/frango pra saber se já está no ponto. Demora um pouco mais, mas fica saboroso da mesma maneira. No final do preparo, coloque o óleo ou o azeite em pequena porção para aumentar o sabor e fornecer vitaminas, além de lubrificar os intestinos, prevenindo a constipação (o popular intestino preso).

Não esqueça a higiene

Comer em casa, traz mais uma vantagem: podemos cuidar melhor dos processos de higiene durante o preparo da comida. Veja como:

1. Prefira tábuas plásticas às de madeira. Esta recomendação se aplica também à famosa colher de pau.

2. Para cada etapa do preparo, um utensílio específico. Não cozinhe todos os pratos com a mesma colher.

3. Lave as mãos e o antebraço antes de começar a cozinhar.

4. Muita atenção com maioneses, pratos com carnes ou com muitos ingredientes diferentes (tipo farofas) sem refrigeração, pois são mais propensos a contaminações.

5. Saiba que a sua geladeira tem uma ordem a ser respeitada! Na prateleira superior, devem ficar os pratos preparados, como pudins, gelatinas (sempre cobertos com papel alumínio), as sobras de comida (armazenadas em potes plásticos tampados), e produtos como margarinas, geleias, iogurtes e requeijão. Nas prateleiras intermediárias as frutas (previamente lavadas e secadas, acondicionadas em potes plásticos) e as verduras (preferencialmente lavadas e secas, pois duram mais). Por último, vêm as carnes e pratos para descongelar, sempre em cima de formas, caso escorra sangue ou água de descongelamento.

Fonte Minha Vida

Shakes industrializados secam músculos e não gorduras

Consumo da bebida deve ser moderado e não pode substituir refeições

Seguir um cardápio balanceado e manter a dieta não é tarefa fácil. Você precisa de tempo e disposição para preparar refeições leves, nutritivas e equilibradas, muitas vezes, isso não é possível em meio à correria do dia a dia. Às vezes mal sobra tempo de mastigar, certo?

É aí que a solução mais fácil aparece: para não ficar sem comer nada ou consumir alimentos calóricos, você substitui sua refeição por um copão de shake e acredita que conseguiu economizar calorias e suprir todas as necessidades nutricionais de que seu corpo precisa para manter-se saudável.

O problema é que a bebida prática e saborosa nem sempre possui a quantidade necessária de vitaminas e sais minerais presentes em uma refeição e trocar o almoço ou o jantar por ela pode deixar sua imunidade em baixa e causar doenças graves, como anemia e disfunções renais.

"O shake é feito à base de leite e por isso carrega nutrientes importantes para o nosso organismo, porém, não apresenta todas as outras vitaminas e sais minerais que devem compor uma refeição balanceada, o que torna a substituição perigosa. O ideal é consumi-lo como complemento e não como refeição", explica a nutricionista da Unifesp Eliana Cristina de Almeida. 

Raio X da bebida
Um teste divulgado em fevereiro deste ano, realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Proteste, contestou os benefícios do shakes para a saúde e para a dieta, quando seu uso é contínuo. Além de não possuir a quantidade ideal de nutrientes, a bebida apresenta desequilíbrio nas taxas de vitaminas e sais minerais que possui.

Entre os cinco produtos testados pela Proteste, nenhum apresentava equilíbrio nutricional suficiente. Os shakes testados foram Bio Slim, Diet Shake, Diet Way, Herbalife e In Natura.

Segundo a Proteste, três das cinco marcas analisadas (Diet Shake, Bio Slim e Diet Way), fornecem em seus produtos taxas excessivas de carboidratos e proteínas e gordura a menos do que deveriam, o que pode acarretar na perda de músculos (massa magra) e água em vez de gordura corporal, como prometem as embalagens e as tabelas nutricionais presentes nos rótulos destes produtos. 
Sobre estes resultados, as nutricionistas da Nutrilatina, fabricante do Diet Shake, Daniela Tolari, da Herbalife, Lívia Venâncio e a assessoria de imprensa da Bio Slim, afirmam que estão dentro dos padrões estipulados pela Anvisa e pela OMS e que se de fato seus produtos oferecessem riscos à saúde, como sugere a Proteste, certamente não seriam liberados por estes órgãos e que é preciso saber quais critérios foram usados pela Proteste para se chegar a estes resultados, já que, segundo eles, os métodos da pesquisa não foram divulgados. As fabricantes do shake Diet Way e do In Natura não se pronunciaram.

Bomba de proteína
Segundo a Proteste, o consumo excessivo de proteína promovido pelos shakes, não deveria ultrapassar 10 a 15% do valor energético do produto, porém, em média, todas as marcas apresentam 32% de proteína.

A nutricionista da Unifesp, Eliana Cristina de Almeida explica que estes substitutos alimentares usados para emagrecer apresentam alto teor de proteínas exatamente para acelerar a perda de peso, porém, este excesso compromete o metabolismo sobrecarregando algumas funções importantes, como a renal e a hepática: "O excesso de proteínas compromete a ação dos rins e do fígado prejudicando a excreção de substâncias tóxicas e a oxigenação do sangue para manter o metablismo em dia", explica. 

Gordura zero
Quanto a quantidade de gordura, a pesquisa da Proteste mostra que os níveis aparecem muito abaixo do normal em todas as marcas, comprometendo a absorção de vitaminas e a síntese de hormônios: "As vitaminas A, B, E e K só são completamente metabolizadas em conjunto com a ação das gorduras no organismo. Quando não ingerimos gordura suficiente para metabolizá-las, corremos o risco de desenvolver anemia e, em pessoas mais velhas, desnutrição", afirma a nutricionista da Unifesp.

Cadê as fibras?
Já com relação às fibras, para substituir uma grande refeição, os shakes deveriam ter cerca de 10 gramas por porção, segundo a Proteste, porém nenhum deles chega perto deste valor. "As fibras funcionam como uma vassoura que vai limpando todas as impurezas de nosso corpo, se deixamos de consumi-la por muito tempo, deixamos nosso organismo vulnerável a infecções", explica Eliana.

Carboidrato, sim!
Uma dieta saudável também precisa de carboidratos, cerca de 50 a 60%, de acordo com a Proteste, mas três dos shakes analisados, Diet Shake, Bio Slim e Herbalife, fornecem mais do que isso. "Ao contrário do que propõem, os shakes, ao fornecerem alto teor de carboidratos, provocam o acúmulo de gordura já que o nosso metabolismo não consegue processá-los de uma vez só, dificultando o emagrecimento", diz a nutricionista.

Valor calórico que não equivale a uma refeição
Além dos nutrientes necessários para alimentar uma pessoa, uma refeição saudável e equilibrada precisa ter teor calórico compatível com o metabolismo dela para suprir seu gasto calórico diário.

Segundo a Proteste, alguns shakes possuem valor energético baixo - de 190 kcal (Herbalife) a 230 kcal (Diet Shake) - já misturados com leite. Para a nutricionista da Unifesp, o baixo teor calórico faz com que a pessoa perca, a curto prazo, a disposição e o pique já que não tem energia suficiente para gastar, podendo sofrer enjoos e cansaço anormais.  

Emagrecimento que não funciona
A nutricionista explica que este tipo de suplemento não promove a perda de gordura, e sim de músculos e água, comprometendo a saúde de quem os consome: "sem energia os músculos vão se desgastando e perdemos massa muscular e não gordura. O problema disso é que sem os músculos ficamos sem força para executar nossas atividades em especial, as esportivas", diz.

Exercícios x shakes
Uma pessoa que substitui suas refeições por shakes e mantém seu ritmo de treino gasta suas reservas de glicose do organismo, perde massa muscular e corre o perigo de ficar desnutrida ou ter uma crise glicêmica. "Se você gasta mais energia do que consome e não tem os nutrientes adequados, fica fraco e sem combustível, daí a baixa na taxa de glicose e os enjoos típicos de quadros de sobrecarga metabólica", afirma a especialista da Unifesp. 

Versões leves e caseiras fazem a diferença
Segundo a nutricionista, as versões caseiras dos shakes são mais saudáveis, porém, mesmo assim eles não devem substituir refeições, mas atuar como complemento.

"Eles são mais saudáveis porque não têm os produtos químicos próprios da industrialização, mas nem por isso são completos o suficiente para substituir o almoço ou jantar. A escolha entre o industrializado e o caseiro vai depender da disponibilidade da pessoa de preparar algo, mas não se deve perder de foco o benefício apenas complementar destas bebidas", explica Eliana Cristina de Almeida.  

Fonte Minha Vida

Terapia ajuda a tratar ansiedade no processo de emagrecimento

Dar tempo ao tempo é fundamental para mudar hábitos e perder peso

Muitas vezes nos esquecemos de que para chegar ao peso atual, passamos anos nos comportando de forma gorda, ou seja, comendo de maneira errada e em excesso. Mudar esse processo leva tempo.

O processo de emagrecimento é como uma escola. É preciso tempo para aprender novas lições, assimilar novos hábitos e necessidades, e assim mudar o pensamento alimentar. Lembrem-se, vocês estão somente engatinhando nesse processo, é preciso ser paciente para conseguir pequenas conquistas que se somarão e as levarão ao peso desejado. 

Contamos com alguns aliados nesse processo, que demanda tempo e, principalmente, disciplina. O psicólogo, ou psicoterapeuta, trabalha a persistência e a motivação, que podem facilmente se perder frente aos constantes e inúmeros estímulos para comer que recebemos. 

Estes fatores são essenciais não apenas durante o emagrecimento, mas também após a conquista do peso ideal, a fim de manter a saúde. Eles ajudam a manter o foco na saúde e, com esse objetivo, buscar formas corretas de se alimentar e praticar atividades físicas. 

É importante driblar a auto sabotagem, que pode acabar com a dieta. Ao não consultar o profissional adequado, ignorar o diário alimentar ou evitar a atividade física, estamos criando obstáculos ao emagrecimento. Compreender isso é o primeiro passo para buscar formas corretas de lidar com a situação. 

No decorrer da perda de peso, ocorrerá o aprendizado sobre como se portar em situações que envolvam comida. Por exemplo, fazer um pequeno lanche antes de uma festa, para lá poder selecionar o que comer sem abusar, é uma forma de controlar o que se come, e não ser controlado pela comida. Esta é a maior motivação para quem busca o emagrecimento. Ter pensamento positivo e magro faz toda a diferença nesse processo. 

O nutricionista também é de total importância durante a perda de peso, ele é o profissional indicado a orientar a dieta, tornando mais fácil a realização de uma alimentação saudável e equilibrada. Mas é importante lembrar que a responsabilidade nesse processo é pessoal e intransferível. 

É frequente detectar no processo terapêutico que o desequilíbrio de uma das diversas áreas da vida interfere diretamente na forma de se alimentar. Uma das questões que foco na terapia é a tolerância às frustrações e aos limites. A ansiedade em busca do milagre do emagrecimento rápido é comum, e quando ele não ocorre o desânimo é inevitável. Não podemos esquecer que esse imediatismo nem sempre funciona.  

Todos nós tropeçamos e, ao invés de cair, nos fortalecemos para nos manter em pé e buscar nossos objetivos. Com o processo de emagrecimento não poderia ser diferente. Qualquer fracasso é apenas mais um aprendizado rumo ao sucesso. Afinal, quando o desejo de emagrecer é grande, qualquer obstáculo é transponível. 

Fonte Minha Vida

Médicos defendem transplante fecal contra superbactéria

Bactérias benéficas ajudam a flora intestinal a combater infecções

A ideia pode fazer virar o estômago de muita gente, mas o transplante de bolo fecal de uma pessoa para outra pode ajudar a salvar vidas.

Alguns médicos estão usando o procedimento para ajudar a repovoar intestinos com bactérias benéficas, que podem desaparecer após algumas enfermidades.

Essas bactérias benéficas ajudam a flora intestinal a combater infecções como as causadas pela suberbactéria Clostridium difficile, altamente resistente a antibióticos.

Alisdair MacConnachie, que acredita ser o único médico na Grã-Bretanha a fazer esse tipo de transplante, diz que a eficácia do tratamento é comprovada, mas que ele deve ser usado apenas como último recurso.

A lógica é simples. A infecção por C.difficile pode ser provocada pelo uso de antibióticos, que matam bactérias no intestino. Isso dá às bactérias C.difficile sobreviventes espaço para se reproduzir amplamente e produzir grandes quantidades de toxinas que podem levar à diarreia e provocar a morte.

A solução mais óbvia, a ingestão de mais antibióticos, nem sempre funciona e alguns pacientes desenvolvem infecções crônicas.

A teoria é que ao adicionar mais bactérias ao intestino, elas competirão com a C.difficile e controlarão a infecção.

Tubo pelo nariz
MacConnachie, do Gratnavel General Hospital, de Glasgow, já realizou mais de 20 operações desse tipo desde 2003.

'Somente um dos pacientes que eu tratei não conseguiu se livrar da C.difficile', disse.

Se os tratamentos normais não funcionam, o paciente recebe antibióticos até a noite antes da operação, quando os remédios são trocados por outros para controlar a acidez do estômago.

Na manhã da operação, o doador vai ao hospital e produz uma amostra.

Normalmente, um parente é usado, preferencialmente alguém que vive com o paciente, porque viver no mesmo ambiente e comer a mesma comida significa que é mais provável que eles tenham bactérias da flora intestinal semelhantes.

Cerca de 30 gramas da matéria fecal é tomada e misturada em um liquidificador com um pouco de água salgada. Isso depois é filtrado para deixar apenas um líquido.

MacConnachie insere um tubo pelo nariz do pacidente até seu estômago. Outros médicos usam diferentes caminhos para chegar ao intestino.

Cerca de 30 mililitros do líquido são então inserido pelo tubo.

Preconceito
'Minha visão pessoal é de que esta técnica está aí para pacientes que tentaram todos os tratamentos tradicionais', disse MacConnachie.

'Se um paciente não responde a isso e tem infecção crônica por C.difficile, então está em apuros e não há realmente nenhuma outra técnica ou tratamento com a eficácia provada que tem o transplante fecal', observa.

Para ele, o preconceito impede que mais gente se beneficie do tratamento. 'É uma técnica publicada (em publicações científicas). Acho que as pessoas têm medo', diz.

'Parece nojento, é nojento, e eu acho que as pessoas provavelmente têm medo de chegar aos pacientes e discutir o assunto', avalia.

Este não é um problema enfrentado por Lawrence Brandt, gastroenterologista no Montefiore Medical Center, em Nova York.

Ele diz que recebe hoje entre dois e quatro e-mails diários de pessoas que querem passar pelo transplante. Até hoje ele já fez a operação em 42 pacientes.

Ele recorda sua primeira operação, em 1999: 'A paciente me ligou seis horas após o transplante fecal e disse que não sabia o que eu havia feito ali, mas que ela se sentia melhor do que havia se sentido em seis meses. E de fato, ela nunca mais teve uma infecção por C.difficile', conta.

Além de pacientes, ele diz que há mais médicos expressando interesse na técnica nos Estados Unidos.

'Nos próximos seis meses ou um ano, isso será a coisa mais instigante que aconteceu à gastroenterologia. Isso vai certamente mudar a maneira como a C.difficile é tratada e outras doenças também', diz.

Síndrome do intestino irritável, diarreia e constipação também estão na lista de possíveis aplicações. 'Isso parece ser uma abordagem incrível para uma grande variedade de doenças', ele diz.

Estudos
A prática foi relatada apenas em poucos estudos de casos no combate à infecção recorrente com C.difficile.

Houve um índice de sucesso de cerca de 90%. Isso não é suficiente, porém, para que a técnica seja adotada amplamente.

O padrão para determinar se um tratamento funciona é um teste clínico randômico - tomar um grande grupo de pacientes e dar a uma parte o tratamento em análise e a outro um placebo ou tratamento diferente. Os dois grupos são então comparados para ver se o tratamento realmente faz uma diferença.

Até que a técnica de transplante fecal seja analisada dessa maneira, será difícil que consiga uma aceitação ampla.

Fonte R7

Café ajuda a combater a prisão de ventre

Ideal é ingerir uma xícara diariamente, dizem os especialistas

Acredite: o café não é apenas uma bebida para deixar o corpo desperto. Ele também é um forte aliado no combate à prisão de ventre.

Isso é possível graças as propriedades químicas contidas na bebida, que estimula a movimentação do bolo fecal e ajuda a eliminar a constipação intestinal.

A dose ideal, segundo os nutricionistas, é ingerir pela manhã uma xícara diariamente.

Outro grão que funciona muito bem no combate à prisão de ventre é a linhaça.

Ela é rica em fibras solúveis e contribui para evitar a constipação intestinal.

A orientação é consumir uma colher de sementes de linhaça triturada em iogurte ou leite no café da manhã.

Fonte R7

Semente de abóbora ajuda quem tem colesterol alto

Rico em fibras, alimento também previne a prisão de ventre

A abóbora pode e deve ser aproveitada até sua semente. O alimento faz muito bem à saúde e é excelente para quem sofre de diabetes e colesterol alto.

As sementes de abóbora são ricas em vitaminas do complexo B e carotenoide, substâncias que previnem o envelhecimento. Também são fontes de minerais com o zinco, magnésio, potássio e vitaminas E, A e do complexo B.

Dessas sementes também pode ser extraído um óleo extravirgem que pode ser usado em saladas. Esse óleo é rico em ômega-9, que faz muito bem ao coração.

Por serem ricas em fibras, as sementes também auxiliam na prevenção da prisão de ventre e, com isso, deixam a pele bonita, pois um intestino saudável elimina as toxinas.

Fonte R7

Dilma diz quer criar rede “corajosa” de combate às drogas

Governo lançou plano de combate ao crack na semana passada

Ao comentar o lançamento de um conjunto de ações para o enfrentamento ao crack, na semana passada, a presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (12) que a meta do governo é implantar uma política ampla, moderna e corajosa de combate às drogas.

No programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela lembrou que R$ 4 bilhões serão investidos até 2014 em uma rede integrada que atue em três frentes: garantir o cuidado e o tratamento para dependentes químicos; reprimir o tráfico e o crime organizado; e educar jovens para prevenir o contato com as drogas.

Segundo Dilma, o país conta atualmente com 26 unidades públicas de acolhimento para usuários no SUS (Sistema Único de Saúde). A expectativa é chegar a 574 unidades até 2014, por meio de parcerias com instituições privadas e comunidades terapêuticas.

– Para receber recursos do governo, essas instituições terão que seguir as novas normas da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] relativas à higiene do ambiente, ao atendimento e, principalmente, ao respeito aos direitos humanos e à manutenção do contato dos pacientes com a família.

Outra novidade é a ampliação do atendimento nos centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) para 24 horas. Isso porque, de acordo com a presidente, um paciente que tenta se livrar das drogas pode ter uma crise de abstinência no meio da noite ou durante o fim de semana.

– E, às vezes, é o atendimento nas emergências dos hospitais que salva a vida de um usuário de drogas. Vamos criar 2.462 novos leitos em enfermarias especializadas no atendimento aos dependentes de álcool, crack e outras drogas. Mais 1.142 leitos serão reformados e reequipados.



Fonte R7

Consumo exagerado de alimentos com agrotóxico pode causar doenças graves. Proteja-se

morango - 700 x 400
Veja como diminuir a exposição aos resíduos com dicas de especialistas

Mesmo sabendo que alguns alimentos são cultivados com agrotóxicos, nem sempre é possível deixar de consumi-los. Os motivos são simples e essenciais: eles estão muito mais disponíveis em feiras e supermercados e são bem mais baratos do que os orgânicos.

Depois da divulgação do ranking da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que mostra os alimentos com maior número de amostras contaminadas por agrotóxicos, fica a dúvida se a ingestão das frutas, verduras e legumes listados pode trazer problemas de saúde. A resposta divide opiniões.

De acordo com Frederico Peres, autor do livro “É veneno ou é remédio? – agrotóxicos, saúde e ambiente”, da editora Fiocruz, “ainda existe muita incerteza sobre o real impacto à saúde humana decorrente da ingestão de alimentos com resíduos de agrotóxicos.”

Câncer e diminuição da fertilidade
Mas, segundo o pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Fiocruz, pesquisas já mostram a possibilidade de alterações na função de hormônios da tireoide, antecipação da primeira menstruação, diminuição da fertilidade masculina e desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

- Há evidências que resíduos de alguns agrotóxicos podem estar associados a alterações no sistema endócrino, problemas no desenvolvimento do sistema nervoso e, mesmo, a alguns tipos câncer. Essas evidências vêm sendo confirmadas a cada ano, a cada novo estudo, e esse é, certamente, um tópico que precisa estar nas pautas das políticas de saúde pública no país.

O diretor da Anvisa, Agenor Álvares, citou os mesmos riscos no dia da divulgação do relatório.

Os “vilões” do ranking da Anvisa são o pimentão (mais de 90% das amostras com problemas), o morango (63%) e o pepino (58%). Seguidos da alface e da cenoura (53% e 50%). Entre os vegetais mais comuns na mesa do brasileiro, a batata saiu ilesa, com todas as amostras dentro dos padrões estipulados pela agência reguladora.

Uma das formas de diminuir o risco é lavar bens os vegetais e descascá-los antes de comer, alerta Peres.

Vale ressaltar que as dicas acima não eliminam totalmente o agrotóxico. Se o pesticida foi usado logo no plantio, tende a ficar dentro dos frutos. Mas a lavagem ajuda a diminuir a quantidade presente no organismo, segundo o pesquisador da Fiocruz.

Não precisa deixar de comer
A ressalva não significa que os alimentos da lista devam ser evitados na mesa dos brasileiros, explica Peres.

- Não creio que nenhum alimento deva ser retirado da dieta do brasileiro, uma das mais ricas de que temos notícia. O que precisamos é de uma ‘cadeia de confiança’, em que o consumidor dê preferência a comerciantes que garantam a procedência de seus produtos, os comerciantes possam pressionar seus fornecedores para que atendam às demandas de seus consumidores, os fornecedores possam exigir do produtor rural alimentos mais saudáveis.

Mas, para o toxicologista Sérgio Graff, da Unifesp, não adianta transferir a responsabilidade de fiscalização para o consumidor.

- É excelente esse tipo de trabalho, mas acho que a interpretação do resultado está ruim. O que está sendo divulgado cria pânico.

Para Graff seria mais útil a criação de um selo de qualidade dos alimentos.

- Como consumidor, me interessa saber onde está os 10%, 20%, 30% [dos alimentos] que não estão contaminados. Como se faz isso? Dá um selo de qualidade para aquele que cumpriu a lei. O que não existe.

Para o toxicologista Flavio Zambrone, presidente do Instituto Brasileiro de Toxicologia, também há exagero nos alertas. Em 30 anos de trabalho na toxicologia, o médico diz que “nunca viu nenhum problema sério por causa de resíduo de pesticidas em alimentos”.

- Você tem diversos fornecedores e o que a Anvisa coloca não é uma coisa que você vê em todos eles e em todos os produtos. Outra coisa é que você come uma variedade de substâncias. Não come pimentão no almoço e na janta todos os dias.

Zambrone explica que “quando você estabelece limite de resíduos leva em consideração um fator de segurança de no mínimo cem vezes menor do que a base que se tem no laboratório. Teria quer ter resíduos extremamente altos para ter preocupação com dano imediato à saúde”.

Essa conta é feita a partir da divisão de miligramas por quilo que podem ser consumidas diariamente ao longo da vida. Como essas quantidades são testadas em animais, dilui-se a dosagem em cem vezes menos para considerar o risco no ser humano, geralmente mais sensível às dosagens.

Em e-mail ao R7, a Anvisa afirma que “realiza este estudo há dez anos e divulga todos os resultados porque é uma análise custeada com recursos públicos cujo objetivo é melhorar a qualidade sanitária dos alimentos consumidos pela população brasileira e o aprimoramento das práticas agrícolas que envolvem o empregos dos agrotóxicos”.

Fonte R7

Prefeitura Municipal de Portão - RS

A Prefeitura de Portão, Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de 4 vagas para Médico Clínico Geral, Médico Neuropediatra, Médico Ecografista e Médico do PSF (Programa Saúde da Família).

Inscrições:
Até 19 de dezembro, pelo http://www.unars.com.br/


Valor:
De R$ 80,00 a R$ 120,00.

Remuneração:
De R$ 2.996,65 a R$ 8.800,00

Provas:
Provas objetivas: 7 de janeiro de 2012, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio José de Fraga, na Rua São Pedro, nº. 280, Estação, Portão.

Prefeitura Municipal de Ponte Nova - MG 2012

A Prefeitura Municipal de Ponte Nova, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 255 vagas.

Inscrições:
De 16 de janeiro a 9 de fevereiro de 2012, pelo http://www.consulplan.net/
 ou no Centro Vocacional Tecnológico, na Rua Assad Zaidan, nº. 165.

Valor:
De R$ 28 a R$ 55.

Remuneração:
De R$ 545,98 a R$ 2.867,85.

Provas:
Provas objetivas: 4 de março de 2012.
Haverá análise de títulos para Professor, provas práticas para Auxiliar Administrativo, Borracheiro, Cozinheiro, Eletricista, Eletricista de Automóveis, Marceneiro/Carpinteiro, Mecânico, Mestre de Obras, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Máquinas Agrícolas, Pedreiro, Pintor e Soldador, e teste de aptidão física para Auxiliar de Serviços Gerais, Fiscal de Trânsito e Agente de Controle de Zoonoses.

Cargos:
Superior - Assistente Social, Bioquímico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro de Alimentos, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Auditor, Cardiologista, Cirurgião, Clínico, Clínico Plantonista, Dermatologista, Endocrinologista, Ginecologista, Infectologista, Neurologista, Oftalmologista, Ortopedista, Pediatra, Plantonista, Psiquiatra, Radiologista, Reumatologista, Ultrassonografista e Urologista), Médico-Veterinário, Médico-Veterinário (Zoonoses), Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Especialista em Educação, Professor de Educação Básica, Professor de Educação Básica II (Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português) e Contador.
Médio - Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificação e Construção Civil, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Creche, Fiscal de Defesa do Consumidor, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Posturas, Fiscal de Trânsito, Fiscal de Tributação, Fiscal Sanitário e Telefonista.
Fundamental - Agente de Controle de Zoonoses, Recepcionista, Auxiliar de Obras e Oficinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Calceteiro, Cozinheiro, Eletricista, Eletricista de Automóveis, Marceneiro/Carpinteiro, Mecânico, Mestre de Obras, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Máquinas Agrícolas, Pedreiro, Pintor, Porteiro, Soldador e Vigia.

Prefeitura Municipal de Ponte Alta - SC

A Prefeitura Municipal de Ponte Alta, Santa Catarina, realiza concurso para preenchimento de 37 vagas.

Inscrições:
Até 20 de dezembro, na Prefeitura Municipal, Rua Geremias Alves da Rocha, nº. 130, centro.

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 614,25 a R$ 1.660,00.

Cargos:
Superior - Advogado, Assistente Social, Contador, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico, Médico-Veterinário e Nutricionista.
Médio - Agente Operacional, Agente Operacional, Auxiliar Contábil, Auxiliar de Enfermagem, Escriturário, Fiscal de Tributos, Técnico em Agropecuária e Tesoureiro.
Fundamental - Balseiro, Carpinteiro, Mestre de Obras, Motorista, Operador de Máquina Pesada, Operador de Trator Agrícola, Servente e Vigia.

Provas:
Haverá prova escrita, prova prática para Motorista, Operador de Máquina Pesada e Operador de Trator Agrícola, que serão realizadas em 15 de janeiro de 2012.

Prefeitura Municipal de Pompéu-MG

A Prefeitura Municipal de Pompéu-MG realiza concurso para preenchimento de 75 vagas.

Inscrições:
De 11 de janeiro a 14 de fevereiro de 2012, na Praça Governador Valadares, nº. 12, Centro, CEP 35.640.000 ou pelo http://www.libertas-mg.com.br/
.

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 130,00.

Remuneração:
Até R$ 3.383,71.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Operário, Coveiro, Gari, Eletricista, Mecânico, Mecânico Eletricista, Pedreiro, Bombeiro Hidráulico, Motorista e Servente Escolar.
Médio - Agente de Fiscalização Tributária, Agente Administrativo, Assistente de Obras, Secretário Escolar, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia e Professor do Ensino Infantil.
Superior - Professor de Educação Básica (Matemática, Educação Física e Ciências). Professor de Educação Básica de 1º a 5º Ano, Engenheiro Civil, Enfermeiro para Urgência, Fonoaudiólogo, Farmacêutico Bioquímico e Médico (do Trabalho, Dermatologista, Ginecologista, Neurologista, Oftalmologista, Urologista e Ortopedista).

Provas:
Prova Escrita: 25 de março de 2012, em Pompéu.
Haverá prova prática para Eletricista, Mecânico, Mecânico Eletricista, Pedreiro, Bombeiro Hidráulico e Motorista, e análise de títulos e redação para Professores.

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis - RS

A Prefeitura de Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, realiza seleção para preenchimento de vagas.

Inscrições:
Até 16 de dezembro pelo http://www.objetivas.com.br/
.

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 140,00.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Operador de Máquinas, Operário, Vigia e Agente Comunitário de Saúde para atuar na Vila Germânia, Pinhal Alto, Vale do Caí, Piá e Vale Verde.
Médio - Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Professor Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental Anos Iniciais e Técnico de Enfermagem.
Superior - Médico Clínico Geral, Médico de Família e Comunidade, Médico Pediatra e Professor Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais (Informática e Música).

Provas:
Provas objetivas: 15 de janeiro de 2012.
Haverá prova prática para Operador de Máquinas e Operário, e prova de títulos para Professores.

Prefeitura Municipal de Maringá - PR

A Prefeitura Municipal de Maringá, Paraná, realiza concurso para preenchimento de 116 vagas.

Inscrições:
De 1º a 15 de dezembro de 2011, pelo http://www.fauel.org.br/
.

Valor:
De R$ 16,35 a R$ 95,45.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 3.181,50.

Cargos:
Fundamental - Armador, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Carpinteiro, Coletor, Eletricista de Autos, Frentista, Lubrificador, Maquinista, Mecânico (Máquinas Pesadas, Veículos Pesados, Motocicleta, Motosserra e Máquina Costal), Mestre de Obras, Motorista, Operador de Luz, Operador de Equipamentos, Operador de Equipamentos Especiais, Operador de Máquina Costal, Pintor de Obras, Técnico de Manutenção (Telefonia), Torneiro Mecânico e Tratador de Piscinas.
Médio - Auxiliar de Creche, Auxiliar de Laboratório, Guarda Municipal, Instrutor de Artes, Orientador de Estacionamento Rotativo, Programador de Computador e Técnico de Enfermagem.
Superior - Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico (Clínico Geral, Ginecologista, Ortopedista, Pediatra e Psiquiatra) e Professor de Artes.

Provas:
Haverá provas objetivas, análise de títulos, prova prática e prova de aptidão física.

Prefeitura Municipal de Ibirité - MG

A Prefeitura Municipal de Ibirité, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
De 14 de dezembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012.

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 70,00.

Remuneração:
De R$ 657,62 a R$ 9.341,19.

Cargos:
Superior - Bioquímico, Farmacêutico, Médico Clínico, Médico da Saúde da Família, Médico do Trabalho, Médico Plantonista Infectologista, Médico Plantonista Neurologista, Médico Plantonista Obstetra, Médico Plantonista Oftalmologista, Médico Plantonista Ortopedista Cirurgião, Médico Plantonista Pediatra, Médico Plantonista Pediatra Neonatologista, Médico Plantonista Pneumologista Adulto, Médico Plantonista Psiquiatra Pediátrico, Médico Plantonista Radiologista, Médico Plantonista Reumatologista.
Médio - Técnico de Enfermagem.
Fundamental - Auxiliar de Consultório Dentário (Auxiliar de Saúde Bucal), Auxiliar de Saúde, Cozinheiro.

Provas:
Provas objetivas: 12 de fevereiro.
Haverá prova de títulos para nível Superior.

Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Dourado - MG

A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Dourado, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 78 vagas.

Inscrições:
De 28 de dezembro de 2011 a 30 de janeiro de 2012, pelo http://www.tendenciaconcursos.com.br/
 ou na Prefeitura Municipal, Avenida Antônio Paulino, nº. 47, centro.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 7.750,00.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Auxiliar de Serviços Internos e Externos, Encanador de Saneamento e Serviços de Esgoto, Lavador e Borracheiro, Operário, Maquinista de Veículos Pesados, Motorista, Pedreiro, Agente Epidemiológico, Escriturário, Monitor de Capoeira, Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar Odontológico.
Médio - Técnico de Enfermagem e Técnico Químico.
Superior - Assistente Social, Dentista, Dentista do PSF, Enfermeiro Padrão, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Instrutor Técnico de Informática, Médico (Clínico Geral, Médico do PSF, Dermatologista, Neurologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra e Urologista), Nutricionista, Oficial de Administração e Professor de Educação Física.

Provas:
Provas objetivas: 11 de março de 2012.
Haverá provas práticas para Maquinista de Veículo Pesado e Motorista.

Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta - SC

A Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta, Santa Catarina, realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
De 31 de outubro a 13 de dezembro de 2011, na Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta - Rua Celso Tozzo, nº. 27, Centro, telefone (49) 3358-9100.

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 150,00.

Cargos:
Motorista, Operador de Máquina, Agente Comunitário de Saúde, Controlador Interno, Médico Clínico Geral, Professor de Ensino Fundamental/habilitação Inglês, Professor de 1ª a 8ª série/habilitação educação tecnológica, Professor habilitação Artísticas e Culturais, Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental/habilitação em Ciências, Orientador de atividade Pedagógica, Supervisor Escolar e Médico/Especialista Ginecologista.

Provas:
Prova escrita: 8 de janeiro de 2012.

Concurso Prefeitura de Nova Castilho - SP

A Prefeitura de Nova Castilho, Estado de São Paulo, divulgou edital de concurso público, para provimento de cargos do quadro permanente de servidores. O concurso terá a execução da Instituição Soler de Ensino LTDA.

Serão oferecidas 12 vagas mais cadastro de reserva, em cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 1.922,35, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos: As vagas serão providas para os cargos de Agente de Saneamento, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Coordenador da Cultura, Coordenador de Esportes, Encarregado Administrativo de Unidade de Saúde, Encarregado do Almoxarifado, Encarregado do Setor de Obras, Enfermeira Padrão, Escriturário, Guarda Municipal, Mecânico, Merendeira, Motorista, Pedreiro, Psicólogo, Secretário de Escola, Serviços Gerais - Masculino, Serviços Gerais - Feminino, Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática.

Inscrições: Serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico http://www.institutosoler.com.br/, das 09h do dia 12 de dezembro de 2011 até ás 22h do dia 30 de dezembro de 2011.
Taxas: Para os cargos de até Nível Médio: R$ 25,00 e para os demais cargos de Nível Superior: R$ 50,00.

Provas: Serão realizadas em escolas do Município de Nova Castilho, em data, locais e horários a serem divulgados.

Validade: O concurso será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Nova Castilho.

Concurso Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE 2012

A prefeitura da cidade cearense de Jijoca de Jericoacoara autorizou, via edital 001/2011, a abertura de inscrições para concurso público. O certame oferece 968 vagas, sendo 184 imediatas e 784 para formação de cadastro de reserva para cargos de todos os níveis de escolaridade com salários de até R$ 16.000,00. Do total de vagas, 5% serão reservadas a portadores de deficiência.

Cargos: Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Agente de Tributos Municipais, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Cirurgião Dentista, Enfermeira CAPS, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civi, Farmacêutico Bioquímico, Fiscal de Obras, Fiscal de Transportes Públicos, Fiscal Sanitário, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gari, Médico, Professor e entre outros.

Inscrição: Será admitida a inscrição exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://www.neoexitus.com.br/, até o dia 06 de Janeiro de 2012.

Taxas: R$ 120,00 para os cargos de Nível Superior, R$ 60,00 para os cargos de Nível Médio e R$ 40,00 para os cargos de Nível Fundamental.

Provas: A data de realização das provas objetivas e da Prova Discursiva/Produção Textual e locais de realização das mesmas será divulgada na internet, no endereço eletrônico www.neoexitus.com.br no dia 01 de fevereiro de 2012. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

Validade: O prazo de validade do concurso é de 02 anos, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Nova Lacerda - MT abre processo seletivo

Foi publicado edital de processo seletivo da Prefeitura de Nova Lacerda, Estado de Mato Grosso, para Contratação por Tempo Determinado para Atender Necessidade Temporária de Excepcional Interesse Público de profissionais para o ano de 2012. O certame será executado pela Empresa Cidade-MT Consultoria e Assessoria Educacional Ltda.

São providas 65 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. A remuneração para os cargos varia de R$ 577,70 a R$ 11.123,64, de acordo com o nível de escolaridade, por carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos

- Nível Superior: Bioquímico (1), Médico (2), Nutricionista (1), Odontólogo (2), Professor de Educação Infantil (2), Professor de Ensino Fundamental (5), Professor de Ensino Pedagógico Sede (16);
- Nível Médio: Técnico em Prestação de Contas (1);
- Nível Fundamental: Auxiliar de Enfermagem (5), Motorista Nível II (2);
- Nível Fundamental Incompleto: Carpinteiro de Ponte (1), Eletricista de Energia Elétrica (1), Operador de Motoniveladora (2), Operador de Pá Carregadeira (1);
- Nível Alfabetizado: Agente de Serviços Braçais (10), Agente de Serviços Gerais (5), Coveiro (1), Vigia (4).

Inscrições
As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 23 de dezembro de 2011 na Prefeitura Municipal, Rua 16 de Julho, nº. 815, Centro, CEP 78.243-000, TeleFax (65) 3259-4045 / 4149 no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Provas
As provas serão realizadas na data provável de 28 de dezembro de 2011, na Escola Municipal de 1.º Grau Getúlio Vargas, Rua 5, Centro no horário das 8h.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os Editais e demais publicações referente a esta seleção.

Concurso Prefeitura de Fátima do Sul - MS

A Prefeitura de Fátima do Sul, Estado do Mato Grosso do Sul, publicou edital (nº 001/2011) de concurso público destinado ao provimento de 335 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário varia de R$ 545,70 a R$ 9.000,00, por jornadas de trabalho que variam entre 20 e 40 horas semanais.
As oportunidades são para os cargos de Vigia, Trabalhador Braçal, Servente, Pedreiro, Operador de Máquinas, Motorista, Merendeira, Gari, Agente de Combate a Endemias, Assistente de Administração, Agente Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Assistente de transporte escolar, Auxiliar de Enfermagem ESF, Auxiliar de Saúde Bucal, Atendente de Creche, Auxiliar de Mídias e Tecnologia, Fiscal de Inspeção e Vigilância Sanitária, entre outros cargos.

Será admitida a inscrição somente via Internet, no endereço eletrônico http://www.fapems.org.br/, solicitada até o dia 06 de dezembro de 2011, observado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.

O valor da taxa de inscrição será de:

R$ 30,00 para os cargos de nível fundamental completo;
R$ 40,00 para os cargos de nível médio;
R$ 85,00 para os cargos de nível superior.

A Prova Escrita Objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 18 de dezembro de 2011, em Fátima do Sul, no período matutino para os candidatos concorrentes às vagas de nível fundamental e superior e no período vespertino para os candidatos concorrentes às vagas de nível médio.

O prazo de validade do Concurso será de 2 (dois) anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Saiba mais

Madeira: Fim dos medicamentos a crédito

As farmácias vão deixar de dispensar medicamentos a crédito à população da Madeira a partir de quinta-feira, revelou esta segunda-feira a Associação Nacional das Farmácias (ANF) num anúncio publicado na imprensa.

No comunicado, a ANF alega que Governo regional da Madeira deixou de cumprir, em Novembro, o plano de pagamentos acordado, "o que não permite às farmácias a manutenção da dispensa de medicamento a crédito".

Na informação à população da Madeira, a ANF indica que a dívida da Região Autónoma da Madeira é, neste momento, de 77 milhões de euros.

"Em Maio de 2011, as farmácias aceitaram um plano de pagamentos com vista à recuperação da dívida em 8 anos, que foi proposto pelo Governo Regional. A rigorosa execução do plano de pagamentos é essencial para garantir financiamento bancário que permita às farmácias suportar o atraso nos pagamentos", refere a associação liderada por João Cordeiro.

Segundo o mesmo documento, "estão em dívida as comparticipações desde Setembro de 2009".

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Consultas nos hospitais distritais passam para dez euros

A partir de Janeiro, as taxas moderadoras das consultas dos hospitais distritais vão passar de 3,10 euros os 10 euros, uma medida que levará os utentes a gastar o triplo do dinheiro que dispendiam até agora.

O aumento para o triplo do que até agora os utentes tinham que pagar é anunciado esta segunda-feira pelo jornal ‘Diário de Notícias’, que baseia a informação numa fonte do Ministério da Saúde.

Assim, nos hospitais centrais, como a Santa Maria, em Lisboa, ou o São João, no Porto, as consultas de especialidade que tinham uma taxa de 4,6 euros passam a cobrar também dez euros.

Os atendimentos urgentes em centros de saúde, como os dos serviços de atendimento permanente (SAP), vão igualmente passar de 3,80 euros para os dez euros.

Fonte Correio da Manhã

Suíça: Grupo farmacêutico anuncia descoberta que pode prolongar vida de pacientes com cancro da mama

O grupo farmacêutico suíço Roche anunciou hoje ter obtido resultados positivos no uso de um medicamento experimental contra o cancro da mama, que permite, utilizado em conjunto com outras moléculas, prolongar a vida dos pacientes.

O medicamento Pertuzmab, terapêutica com anticorpos monoclonais, utilizado em combinação com o anti-cancro Herceptin e uma quimioterapia com Docetaxel, permite reduzir em 38 por centro o risco de a doença se agravar ou provocar a morte em doentes com cancro da mama HER2-positivo em estado avançado e que não tenham sido submetidos a qualquer tipo de tratamento, de acordo com um estudo clínico de fase III.

A farmacêutica, refere a Agência France Presse, pediu a homologação do Pertuzumab à Agência Norte-Americana do Medicamento (FDA) e à Agência Europeia do Medicamento (EMA).

O cancro da mama é um dos cancros mais comuns no mundo, principalmente entre as mulheres.

Anualmente, são diagnosticados 1,4 milhões de novos casos e morrem mais de 450 mil mulheres.

Cerca de 15 a 20 por cento das mulheres com cancro da mama são afetadas por uma forma especifica e particularmente agressiva desta doença, denominada HER2-positivo.

Fonte Destak

Portugal: Hemodiálise: Especialista corrige ministro e diz que cortes foram de 17,75 %

O presidente do Conselho Diretivo do Colégio de Nefrofologia da Ordem dos Médicos revelou que os cortes do Ministério da Saúde à hemodiálise este ano foram de 17,75 por cento (%) e não 12,5%, como indicou esta semana o ministro.

“O ministro da Saúde, por falta de informação ou esquecimento, errou ao afirmar que os ‘cortes’ à hemodiálise durante este ano foram de 12,5 %. Este é o valor percentual do abatimento do preço da hemodiálise instituído unilateralmente por este Governo em setembro”, afirma João Ribeiro Santos.

Contactado pela agência Lusa, o Ministério da Saúde remeteu para mais tarde uma resposta.

Numa nota enviada à agência Lusa, o especialista em nefrologia explica que “foi omitido que, em janeiro do corrente ano, já tinha ocorrido um outro de seis por cento”, realçando: “A conta é fácil de fazer: do ano de 2010 para o de 2011 ocorreu o ‘brutal corte’ de 17,75% para a hemodiálise”.

“Desconhecemos se foi instituído ‘corte’ comparável em outros sectores, mas que não pode deixar de ter sérias e negativas repercussões é uma evidência”, acrescenta o responsável.

Esta semana, num encontro de dirigentes do setor da saúde sobre orientações clínicas, João Ribeiro dos Santos, antigo diretor do serviço de nefrologia do Hospital Curry Cabral, denunciou que existem clínicas de hemodiálise que não cumprem boas práticas clínicas devido aos cortes.

“Algumas boas práticas não estão a ser cumpridas por dificuldades financeiras”, disse o médico que alertou o ministro para as dificuldades do setor público em acolher todos os doentes que normalmente são seguidos nos convencionados.

Na ocasião, o ministro respondeu esclarecendo que os cortes neste setor da hemodiálise – que classificou como “totalmente anormal” - foram de 12,5 por cento.

“O Ministério da Saúde não admite que, independentemente do preço, a qualidade seja diminuída, nem admite a pressão e a chantagem sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, acrescentou Paulo Macedo.

Na mesma nota, o médico lembrou que as “negativas repercussões” dos “cortes” são “particularmente sensíveis” para os pequenos grupos portugueses que trabalham na área

“Não dispõem da capacidade económica e financeira das multinacionais e não podem contar com o apoio de poderosas empresas-mãe, com elevadíssimos recursos e para quem Portugal é uma pequeníssima parte dos seus interesses”, refere João Ribeiro Santos.

O especialista adianta ainda que “para aquelas pequenas empresas é vital o acesso ao financiamento bancário (cada vez mais difícil e caro) e que sejam cumpridos os prazos de pagamento com que o seu único cliente - o Estado - se comprometeu”.

“A acrescer às dificuldades que o ‘corte’ lhes ocasionou -- e agravando a situação resultante da dívida da ADSE, velha de três anos (mais de 1.000 dias de atraso) - pelo menos uma das Administrações Regionais de Saúde, que já não cumpria o acordado prazo de pagamento a 90 dias, alargou-o de 120 para 150 dias”, acrescenta.

Fonte Destak