Especialista alerta que alguns tipos, como as que afetam as unhas, são mais difíceis de tratar
Manchas esbranquiçadas na pele e coceira nos pés ou nas mãos são sintomas da micose, doença causada pela ação de fungos que adoram se manifestar quando a umidade e o calor aumentam. Para que eles não prejudiquem suas férias de verão, é importante redobrar os cuidados nesta época do ano.
— Observar o local onde pisa ou põe as mãos e não usar sabonetes compartilhados para lavagem das mãos, sapatos e chinelos são atitudes básicas para evitar um problema como a micose — orienta a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira.
Para tratar a patologia, é indicado o uso de cremes, pomadas ou esmaltes antifúngicos no local afetado durante 10 a 30 dias consecutivos, conforme orientação de um especialista. Segundo Luciana, alguns tipos de micoses, como as que afetam as unhas, são mais complicadas de tratar e exigem uso prolongado da medicação.
— Muitas pessoas interrompem o tratamento quando os primeiros sintomas desaparecem, no entanto, o fungo pode se fortalecer nesse intervalo e voltar a causar incômodos em seguida — alerta a especialista.
Veja como se prevenir
:: Evite caminhar descalço, especialmente em pisos úmidos ou banheiros públicos.
:: Não use toalhas de outras pessoas, principalmente se estiverem úmidas.
:: Seque bem o corpo após o banho, dando atenção especial aos espaços entre os dedos dos pés, às virilhas, às axilas e à região abaixo das mamas.
:: Prefira meias e roupas íntimas de algodão, pois as fibras sintéticas são pouco arejadas e retêm mais suor.
:: No salão de beleza, leve seu próprio material (alicate, lixa, tesoura) ou, pelo menos, verifique se o que será usado está esterilizado.
:: Evite usar o mesmo calçado por dias seguidos. Procure fazer um revezamento, colocando o sapato usado no dia anterior para arejar e tomar sol.
:: Na praia ou no clube, evite usar roupas molhadas por muito tempo. É melhor trocar de roupa, usando uma seca até voltar para a água.
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário