Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dicas para passar o verão longe das micoses

Especialista alerta que alguns tipos, como as que afetam as unhas, são mais difíceis de tratar


Manchas esbranquiçadas na pele e coceira nos pés ou nas mãos são sintomas da micose, doença causada pela ação de fungos que adoram se manifestar quando a umidade e o calor aumentam. Para que eles não prejudiquem suas férias de verão, é importante redobrar os cuidados nesta época do ano.

— Observar o local onde pisa ou põe as mãos e não usar sabonetes compartilhados para lavagem das mãos, sapatos e chinelos são atitudes básicas para evitar um problema como a micose — orienta a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira.

Para tratar a patologia, é indicado o uso de cremes, pomadas ou esmaltes antifúngicos no local afetado durante 10 a 30 dias consecutivos, conforme orientação de um especialista. Segundo Luciana, alguns tipos de micoses, como as que afetam as unhas, são mais complicadas de tratar e exigem uso prolongado da medicação.

— Muitas pessoas interrompem o tratamento quando os primeiros sintomas desaparecem, no entanto, o fungo pode se fortalecer nesse intervalo e voltar a causar incômodos em seguida — alerta a especialista.

Veja como se prevenir
:: Evite caminhar descalço, especialmente em pisos úmidos ou banheiros públicos.

:: Não use toalhas de outras pessoas, principalmente se estiverem úmidas.

:: Seque bem o corpo após o banho, dando atenção especial aos espaços entre os dedos dos pés, às virilhas, às axilas e à região abaixo das mamas.

:: Prefira meias e roupas íntimas de algodão, pois as fibras sintéticas são pouco arejadas e retêm mais suor.

:: No salão de beleza, leve seu próprio material (alicate, lixa, tesoura) ou, pelo menos, verifique se o que será usado está esterilizado.

:: Evite usar o mesmo calçado por dias seguidos. Procure fazer um revezamento, colocando o sapato usado no dia anterior para arejar e tomar sol.

:: Na praia ou no clube, evite usar roupas molhadas por muito tempo. É melhor trocar de roupa, usando uma seca até voltar para a água.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário