Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Xarope para tosse: você sabe tomar corretamente?

Foto: Reprodução
Deve-se tomar o xarope durante o período determinado pelo médico
Descubra se ele serve para todos os tipos de tosse e quais as contraindicações
 
Ela incomoda, irrita e em alguns casos até cansa. A tosse, assim como a dor de garganta, é um alerta de que os pulmões não estão bem, indicando problemas como gripe, asma, bronquite e até tuberculose.
 
Quando a tosse começa a ficar chata, atrapalhando o andamento da rotina, é comum recorrermos aos xaropes na esperança de que o incômodo acabe.
 
A otorrinolaringologista Eliézia Alvarenga, do Hospital Samaritano de São Paulo, explica que os xaropes para tosse aliviam apenas o sintoma, sem tratar a causa do problema.
 
"Por isso, antes de recorrer aos xaropes, é importante investigar a fundo o problema e, caso necessário, buscar tratamentos mais efetivos", afirma.
 
Beber bastante água, por exemplo, ajuda a hidratar a garganta e os pulmões, diluindo o muco e diminuindo o catarro, excluindo a necessidade do xarope.
 
Caso a tosse seja persistente, que dura por mais de três semanas, procure um médico para que ele receite o melhor tratamento. Ainda tem dúvidas sobre a forma correta de usar os xaropes?
 
Os especialistas explicam: 
 
1. Esses xaropes são indicados apenas para a tosse?
Sim, pois contém ativos específicos para tratar o sintoma
               
Nota: Os xaropes específicos para a tosse, que contêm substâncias chamadas de antitussígenos, são indicados apenas para a tosse. "É importante frisar que esse medicamento é apenas um coadjuvante no tratamento da doença que está causando a tosse", diz a otorrinolaringologista Eliézia Alvarenga, do Hospital Samaritano de São Paulo. Quando a doença é tratada como um todo, e não só a tosse especificamente, outros sintomas como a dor de garganta também desaparecem. "A melhor forma de curar inflamações e irritações na garganta é com hidratação, que não possui efeitos colaterais."
 
* Os medicamentos da classe Inibidores da ECA como captopril, enalapril, ramipril, lisinopril, etc.., provocam tosse como um de seus efeitos colaterais.
 
2. Os xaropes podem ser usados para qualquer tipo de tosse?
Sim, todas as tosses podem ser tratadas com xaropes
               
Nota: Existem diferentes tipos de xarope que funcionam para diferentes tipos de tosse. Há aqueles com substâncias que diluem o muco, os broncodilatadores ou então que agem diretamente no sistema nervoso central, inibindo a tosse. "No entanto, é importante lembrar que os xaropes são apenas um coadjuvante no tratamento, sendo muito mais indicada a hidratação constante e investigação das reais causas do problema", afirma o pneumologista Marcelo Alcântara, diretor da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. De acordo com os especialistas, os xaropes são mais indicados para a tosse irritativa - que é seca e constante, chegando a atrapalhar a rotina - ou para tosses muito carregadas e com muco.

3. Eles podem ser tomados sem supervisão médica?
Não, nenhuma medicação deve ser usada sem o conhecimento do médico
               
Nota: Todo o medicamento deve ser ministrado com supervisão médica, mesmo que não seja necessária a receita. "Muitas vezes, há várias substâncias num mesmo xarope, combinando analgésicos, descongestionantes e antitussígenos, e isso pode elevar o risco de complicações ou mesmo processos alérgicos", diz a otorrinolaringologista Eliézia. Outro risco comum é a pessoa se automedicar com um xarope que não é indicado para o seu tipo de tosse e com isso retardar o tratamento adequado para a doença causadora do problema, muitas vezes até agravando o quadro clínico.
 
4. Eu posso tomar xarope só quando o sintoma aparece?
Não, o ideal é ele ser tomado durante um período determinado pelo médico.
               
Nota: Antes de fazer uso do xarope para tosse, o ideal é procurar tratar o problema de forma natural. Segundo o pneumologista Marcelo, ao menor sinal de gripe ou outras doenças que levem à tosse, procure se hidratar, manter uma alimentação saudável e fazer lavagens nasais com soro fisiológico diariamente. Mantenha o ar sempre úmido e fique em repouso. Se os sintomas persistirem, procure avaliação médica.
 
5. Entre os riscos de tomar xaropes em excesso estão:
Boca seca e insônia
               
Nota: Entre os principais efeitos colaterais do uso excessivo de xaropes estão boca seca, taquicardia e insônia. "Além disso, usar apenas o xarope para uma tosse persistente pode tratar apenas esse sintoma e mascarar uma doença mais grave", alerta Eliézia Alvarenga. De acordo com Marcelo Alcântara, muitas doenças podem iniciar como se fosse um simples resfriado e o tratamento do sintoma adiar o correto diagnóstico.
 
6. Quando uma tosse é considerada anormal?
Quando dura mais de três semanas e quando há outros sintomas associados
 
Caso a sua tosse seja apenas um sintoma de gripe ou uma inflamação, a tendência é que ela dure entre duas e três semanas, como um processo normal de recuperação do organismo. Segundo os especialistas, em casos de complicações que geram muito catarro ou tosse em decorrência de crises alérgicas, pode ser que a tosse persista mesmo depois que o quadro tenha estabilizado, justamente como um reflexo do tratamento, no entanto, é importante que mesmo nessas situações ela não dure mais do que três semanas.
 
Outro ponto é a tosse com sintomas associados, como tosse com sangue, vômitos, falta de ar, catarro com cores anormais (que não seja transparente, amarelado ou esverdeado) e catarro com odores. Nesses casos, é preciso procurar um médico antes desse período de três semanas, pois esses sinais podem indicar doenças mais graves, como pneumonia ou tuberculose.
 
7. Posso tomar o xarope antes dos sintomas aparecerem?
Não, existem outras formas de evitar a tosse 
                
Nota: De acordo com os especialistas, os xaropes só devem ser usados para o tratamento de um sintoma já instalado, e nunca para prevenção. "No outono e inverno, o melhor a fazer é tomar a vacina da gripe, evitar o choque térmico, abusar da hidratação, manter uma dieta saudável e praticar atividade física regular", recomenda a otorrinolaringologista Eliézia.
 
8. Entre as contraindicações estão:
Pessoas com hipertensão ou alergia
               
Nota: As contraindicações para o uso de xaropes são principalmente alergia ou hipersensibilidade aos seus componentes. "Algumas fórmulas podem não ser indicadas para crianças, idosos, hipertensos, e portadores de glaucoma", explica a otorrinolaringologista Eliézia. Por isso, afirma a especialista, é importante consultar um médico antes de fazer uso da medicação.
 
9. Xaropes caseiros são eficazes para a tosse?
Eles afetam a tosse de forma indireta, agindo em outros sintomas
               
Nota: As receitas caseiras a base de própolis, mel, gengibre e outros produtos naturais com ação anti-inflamatória ajudam a aliviar a dor de garganta, ação que pode deixar a garganta menos irritada, inibindo a tosse. No caso de balas de gengibre ou outros componentes, manter a bala na boca pode estimular a salivação, hidratando as mucosas e aliviando tanto a tosse quanto a dor de garganta. "Mas ainda assim a tosse que dura mais de três semanas deve ser investigada, tendo os sintomas se aliviado ou não com os xaropes ou receitas caseiras", diz Eliézia Alvarenga. Além disso, o pneumologista Marcelo dá o alerta: "Os xaropes caseiros também podem protelar o correto diagnóstico da doença real, pois apenas aliviam os sintomas, mas não tratam a causa real do problema".
 
10. Unguentos podem ser aliados do xarope no tratamento da tosse?
Sim, pois contém ativos específicos para tratar o sintoma
 
Nota: Os xaropes específicos para a tosse, que contêm substâncias chamadas de antitussígenos, são indicados apenas para a tosse. "É importante frisar que esse medicamento é apenas um coadjuvante no tratamento da doença que está causando a tosse", diz a otorrinolaringologista Eliézia Alvarenga, do Hospital Samaritano de São Paulo. Quando a doença é tratada como um todo, e não só a tosse especificamente, outros sintomas como a dor de garganta também desaparecem. "A melhor forma de curar inflamações e irritações na garganta é com hidratação, que não possui efeitos colaterais."
 
Minha Vida

Alimentos que o bebê não pode comer até um ano de vida

Bebê: o que ele não pode comer até um ano
Foto: Reprodução
Industrializados, açúcar refinado, refrigerantes e leite comum são algumas das comidas e bebidas que o pequeno não pode consumir

A partir dos 6 meses de vida, o leite materno ou a fórmula infantil, não atendem todas as necessidades nutricionais do bebê e novos alimentos como verduras, frutas, leguminosas e cereais, devem ser introduzidos gradativamente na alimentação. Mas é muito comum a dúvida de quais alimentos que são proibidos até o primeiro ano de vida. 
 
A verdade é que não existe consenso em relação aos alimentos contraindicados. Em 2010 a Sociedade Brasileira de Pediatria revisou algumas recomendações, liberando alimentos potencialmente alergênicos, como ovos e peixes, por possuírem alto valor nutricional. 
 
Devem ser evitados nos primeiros meses de alimentação complementar alimentos que podem provocar mais alergias ou que apresentam maior risco de contaminação por toxinas e microrganismos ou ainda aqueles com baixo valor nutricional e que apresentam aditivos químicos. Abaixo seguem alguns alimentos que merecem atenção especial até o primeiro ano de vida. 
 
Mel
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda que crianças de até 12 meses de vida não consumam mel. Este alimento pode estar contaminado com esporos da bactéria Clostridium botulinum responsável pela transmissão do botulismo intestinal. Em um estudo verificou-se que 7% das amostras colhidas em 6 estados brasileiros apresentavam colônias de Clostridium botulinum que produzem toxinas ativas. No primeiro ano de vida, a flora intestinal ainda está em desenvolvimento e não consegue barrar a ação dessa bactéria. 
 
Açúcar refinado
O açúcar refinado ou mascavo são alimentos altamente calóricos, pobres em nutrientes e o consumo em excesso pode gerar uma série de doenças. A ingestão excessiva de açúcar, além de aumentar a concentração de insulina no sangue, também eleva a quantidade de adrenalina, causando irritação, ansiedade, excitação e dificuldade de concentração. 
 
Importante ressaltar que o açúcar está presente não apenas em doces e balas, mas também em achocolatados, alguns tipos de iogurte, sucos e refrigerantes. Além disso, doenças bastante conhecidas da população causadas pela ingestão habitual de balas e doces são a cárie dentária e a inflamação nas gengivas. 
 
Refrigerantes
Um estudo avaliou o comportamento das ondas cerebrais de crianças logo após terem ingerido doces e refrigerantes, e observou que na grande maioria dos casos ocorria mudança na capacidade de concentração. Adultos, submetidos a dieta semelhante, não apresentam os mesmos sintomas. Refrigerantes do tipo cola contém cafeína, um excitante que pode afetar a concentração e aumentar a inquietude. Além disso, o refrigerante é rico em açúcar, corantes, conservantes, sódio e outros químicos. 
 
Café
A cafeína é um excitante do sistema nervoso central, e quando em excesso desencadeia reações de estresse, com liberação de adrenalina e outros hormônios da suprarrenais. O café também apresenta concentrações de taninos, substâncias que podem inibir a absorção dos outros nutrientes ingeridos na alimentação, principalmente de ferro, mineral com demanda 40 vezes maior em bebês de 6 a 12 meses comparada aos primeiros 6 meses de vida. Chocolate, mate, chá verde, chá preto e refrigerantes tipo cola, também contem cafeína e podem desencadear excitação, prejudicar o sono e causar nervosismo em crianças. 
 
Leite comum
O leite comum contém quantidades excessivas de proteína além de proteínas complexas de difícil digestão que tendem a agredir a mucosa intestinal do bebê, podendo provocar alergia ao leite de vaca, perda sanguínea visível ou mesmo imperceptível nas fezes e anemia. O bebê de 6 a 12 meses de vida tem alta necessidade de ferro e o leite comum contém baixa concentração deste mineral. Além disso, a quantidade de sódio no leite comum é superior à recomendada, podendo sobrecarregar os rins do bebê. 
 
Industrializados em geral
Os produtos industrializados representam uma parcela cada vez maior da indústria alimentícia. São "alimentos" práticos, pois já vêm prontos ou semi prontos para o consumo. O único trabalho é abrir a embalagem e ela está cada vez mais fácil de abrir. 
 
Tanta praticidade acompanha maior tempo de prateleira, muito sabor e aroma. Para conferir todas essas características atrativas, a indústria utiliza aditivos químicos, como corantes, conservantes, aromatizantes e estabilizantes. Essas substâncias podem causar problemas para a saúde do bebê, principalmente alergias. A quantidade de gordura, açúcar e sal nestes alimentos também é bastante elevada. 
 
Até os 12 meses, os bebês precisam de menos de 1 g de sal diariamente (370mg de sódio) o que equivale a menos de meia colher de café por dia. O ideal é que a alimentação do bebê seja composta de alimentos naturais e a praticidade dos alimentos artificiais e/ou industrializados ocupe um pequeno espaço na alimentação de criança em idades mais avançadas. 
 
Frutos do mar
Frutos do mar, ostras e mariscos não devem ser oferecidos a crianças até os dois primeiros anos de vida. São alimentos que podem disparar reações alérgicas e oferecem maior risco de contaminação por poluentes ambientais, microrganismos e suas toxinas, como, por exemplo, o vírus da hepatite A. 
 
Oleaginosas
Nozes, castanha, amêndoa, avelã, amendoim e pistache fazem parte do grupo das oleaginosas. Tradicionalmente são alimentos com maior risco de provocar alergias. Para se ter uma ideia, a alergia ao amendoim nos Estados Unidos triplicou nos últimos 11 anos em crianças. A probabilidade de um alimento potencialmente alergênico causar reações alérgicas eleva-se com a presença de pais alérgicos e com a introdução precoce ou tardia de um novo alimento. 
 
Também importante é a quantidade e a frequência com que o alimento será ofertado para a criança. Alimentos novos devem ser introduzidos em quantidade pequena, cerca de 1 colher de café, e observar as 48 horas seguintes a ocorrência de reações alérgicas. É indicado não introduzir mais de um novo alimento por vez, pois caso ocorra alguma reação alérgica, ficará difícil de identificar o provável causador. 
 
Alimentos com risco de engasgo
Evite comidas em pedaços grandes. Corte em pequenas porções carnes, verduras e frutas. Uvas e tomates-cereja, por exemplo, devem ser cortados em quatro pedaços ou menos. Não ofereça ao bebê alimentos muito pequenos e duros como balas, oleaginosas e uva passa. 
 
Evite alimentos moles e grudentos como doce de leite, chicletes, balas moles e brigadeiro, que podem ficar presos na garganta e são difíceis de serem retirados. O risco de engasgo aumenta caso a criança corra, pule ou brinque enquanto estiver comendo. 
 
Não deixe seu bebê se alimentar dentro do carro, pois será mais difícil tomar conta dele e o movimento inconstante do carro pode causar um engasgo. Para evitar sustos, o ideal é que o bebê coma num ambiente tranquilo e sempre sob a supervisão de um adulto. 
 
Minha Vida

Suco vermelho previne câncer, demência e infarto

O suco vermelho tem forte ação antioxidante - Foto: Getty Images
Getty Images
O suco vermelho tem forte ação antioxidante
Bebida feita com frutas vermelhas também favorece a pele
 
O suco vermelho tem tudo para ser um ótimo aliado da saúde. Ele é feito com frutas vermelhas e roxas, como o mirtilo, o morango, a jabuticaba, a amora, a melancia, a goiaba, entre outros. Esta bebida se destaca por ter uma poderosa ação antioxidante.
 
Isso significa que a bebida age combatendo os radicais livres do organismo, evitando problemas como a formação de tumores, além de proteger a saúde do coração, do cérebro e evitar o envelhecimento natural das células.
 
Entenda por que a bebida tem tantos pontos positivos, os cuidados necessários ao consumi-la e ótimas receitas deste suco.
 
Ação antioxidante
O principal ponto do suco vermelho é a sua forte ação antioxidante. Isto porque as frutas vermelhas e roxas possuem fitoquímicos, especialmente as antocianinas, que tem um poderoso efeito antioxidante. Assim, o suco vermelho age combatendo os radicais livres, responsáveis por danificar as estruturas celulares. "Frutas com o tom mais arroxeados como a uva roxa, amora silvestre, mirtilo e jabuticaba possuem boas quantidades de antocianinas. A casca da maçã, o morango e a melancia também contam com esta substância", conta o nutrólogo Roberto Navarro. Todas as berries, como blueberry (mirtilo), framboesa e cranberry, contam com este fitoquímico.                     
 
Previne o câncer
O câncer ocorre quando as células sofrem alguma agressão que modifica a sua estrutura. "Um dos fatores que leva a isso é o excesso de radicais livres e toda bebida antioxidante, como o suco vermelho, irá diminuir o risco da agressão dos radicais livres e por isso diminui o risco da formação de tumores", afirma Navarro. 
 
Evita infarto e AVC
As propriedades do suco vermelho contribuem, principalmente, para evitar a oxidação do colesterol ruim, LDL. "Isto é importante porque quando ele oxida, formam-se as placas de gordura que obstruem os vasos sanguíneos e podem causar problemas cardiovasculares, como infarto e AVC", explica Navarro.

Este benefício ocorre devido à grande ação antioxidante do suco vermelho. É importante deixar claro que o suco não irá baixar o colesterol, mas sim evitar a sua oxidação, o que também muito benéfico.
 
Bom para a pele
Quando o organismo sofre uma oxidação acelerada, que tem como uma das causas o tabagismo, há o risco da pele também envelhecer de forma mais acelerada. "Nestes casos o suco vermelho pode ser interessante devido à ação antioxidante que irá proteger a qualidade da pele", conta Navarro.

Além disso, algumas frutas vermelhas como o morango contam com vitamina C que é essencial para a produção de colágeno. Esta substância é uma proteína que proporciona sustentação e firmeza para a pele, evitando a flacidez e problemas como estrias.
 
Bom para o cérebro
Um estudo realizado com mais de 16 mil pessoas e publicado no Annals of Neurology observou que o consumo de flavonoides presentes nas frutas vermelhas e roxas diminui as taxas de declínio cognitivo em adultos mais velhos. Como o suco vermelho é feito com essas frutas e possui boas quantidades de flavonoides, especialmente de antocianinas, ele também é um aliado do cérebro, prevenindo problemas como demência e doença de Alzheimer.
 
Quanto mais colorido melhor
Você provavelmente já ouviu falar dos benefícios do suco verde, como ter grande ação antioxidante, ser rico em fibras e ser um aliado da dieta. Porém, não é porque você vai tomar o suco vermelho que precisa abdicar do outro. Os alimentos verdes como a couve e agrião podem ser adicionados ao seu suco vermelho. "Você pode preparar a bebida com morango e couve ou agrião, esses verdes irão aumentar a quantidade de fibras que você irá ingerir além de potencializar a ação antioxidante", constata a nutricionista Camila Gracia do Hospital do Coração.

Não gosta desta mistura? Tudo bem! Você pode intercalar o consumo destes sucos e um dia beber o verde e no outro o vermelho. "Quanto mais cor tiver na sua dieta melhor será", constata Camila. 
 
Cuidados ao preparar
É preciso tomar alguns cuidados ao preparar o suco vermelho. Em primeiro lugar evite coá-lo. Isto porque as cascas são fontes de fibras que irá proporcionar um índice glicêmico menor para a bebida e assim evitar picos de glicose ao ingerir um suco. "Apenas o suco coado, sem essas fibras, possui um alto índice glicêmico o que com o tempo pode aumentar a incidência de diabetes tipo 2", afirma Navarro.

Para adicionar mais fibras ao suco, você também pode colocar outras fontes desta substância como linhaça, chia e biomassa de banana verde. Para que o suco possa ter um efeito aliado da dieta, vale colocar o gengibre na preparação.   

Além disso, o melhor é consumir o suco logo após o preparo, assim você aproveita todos os nutrientes. Porém, se não tiver tempo de preparar um suco diariamente, você pode congelar para consumir depois, as quantidades de nutrientes perdidos não será tão significativa. "Prefira as frutas da época pois elas têm uma qualidade superior", aponta Gracia. O suco pode ser considerado uma das porções diária de frutas.
 
Minha Vida

Remédios antigos: Linha BASF Generix

Imagem: Neylor Design
A BASF Generix foi a primeira linha de genéricos lançada no Brasil, e posteriormente  foi adquirida pela ABBOTT, passando a chamar-se ABBOTT Generix.

Destacava-se na prateleira pelas cores fortes.
 
Esta foto de toda alinha, foi um verdadeiro achado uma vez que a empresa não existe mais. Fica o registro histórico.
 

Bayer compra unidade de consumo da Merck por US$ 14,2 bi

AP EARNS MERCK F A USA PA
Matt Rourke, AP
Com negócio, farmacêutica alemã assumirá 2ª posição no mercado de remédios de venda livre, atrás da J&J
 
Um comunicado conjunto divulgado nesta terça-feira (6) revelou que a multinacional farmacêutica americana Merck vai vender sua unidade de bens de consumo e saúde para a alemã Bayer. O valor, US$ 14,2 bilhões, é mais um dos negócios multibilionários anunciados desde que a Novartis anunciou a compra da divisão de oncologia da GlaxoSmithKline por US$ 14,5 bilhões.
 
O negócio traz vantagens para as duas partes – inclusive com parcerias para a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos contra doenças cardíacas. A Merck diz que ao se desfazer da divisão poderá concentrar-se nas áreas em que é mais forte, incluindo na produção de drogas contra o câncer, diabetes e vacinas.
 
Do outro lado, a Bayer diz que se tornará a segunda maior fabricante do mundo de remédios de venda livre, que não exigem prescrição médica. A Johnson&Johnson é a líder deste setor.
 
Para a concretização do negócio, a empresa alemã utilizará recursos do Bank of America, BNP Paribas e Mizuho. No entanto, especula-se que a Bayer pode vender seus negócios de plásticos e produtos químicos, ajudando a levantar fundos.
 
* com agências internacionais
 
Saúde Web

Poliomielite não preocupa Brasil, diz Ministério


Foto: Reprodução
O ministério acrescentou que o país recebe, anualmente, certificado
 da OMS pela eliminação da pólio
Um alerta foi divulgado na segunda-feira (5) pela Organização Mundial de Saúde. País não registra casos desde 1990
 
Depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de emergência mundial devido à poliomielite, o Ministério da Saúde informou, em nota, que o Brasil não precisa de medidas adicionais contra a doença, já que não tem registros de casos desde 1990. O ministério acrescentou que o país recebe, anualmente, certificado da OMS pela eliminação da pólio.
 
A recomendação feita pelo Ministério da Saúde é que brasileiros mantenham a caderneta de vacinação atualizada antes de viajarem para o Afeganistão, Camarões, Guiné Equatorial, Etiópia, Israel, Nigéria, Paquistão, Somália e para a Síria, países que tiveram circulação do vírus registrada, nos últimos meses. A imunização contra a poliomielite é gratuita no Brasil.
 
Anualmente, a campanha de vacinação contra a poliomielite tem pelo menos 95% de imunização do público-alvo. O Ministério da Saúde ressaltou que monitora permanentemente a situação epidemiológica da doença em outros países.
 
Saúde Web

Uso do Google Glass em saúde cresce e impressiona

SAP divulga vídeo em que demonstra as possibilidades e os ganhos dos 'wearebles' na rotina hospitalar
 
Um dos usos corporativos mais interessantes dados ao Google Glass, “óculos inteligentes” lançados para desenvolvedores pela empresa americana no ano passado, tem sido sem dúvida o experimentado na área de saúde. Já falamos sobre experiências bem sucedidas feitas com o gadget no Brasil e na Europa.
 
Em artigo publicado recentemente em seu blog, J. P. Gownder, analista da consultoria especializada em tecnologia Forrester, elencou novos e bons exemplos de uso para o Glass. Um deles pode ser visto em um vídeo divulgado pela SAP e que ajuda a ilustrar o uso da tecnologia no contexto hospitalar.
 
Veja abaixo:
 
No vídeo, uma enfermeira utiliza recursos sobre a plataforma HANA – que usa tecnologia in memory para processar grande quantidade de dados em alta velocidade – para, entre outras coisas, identificar outros membros da equipe do hospital e pacientes, receber alertas sobre procedimentos e controlar o fluxo e a administração de medicamentos.
 
Entre os benefícios “óbvios” apontados pela SAP estão a possibilidade do profissional manter as mãos absolutamente livres durante o atendimento, sem ter que buscar informações em um tablet ou outro terminal, e mesmo assim obter informações em tempo real sobre os pacientes. A SAP trabalha atualmente em um protótipo de óculos inteligentes que utilizam um aplicativo móvel de registro eletrônico dos pacientes.
 
Para o analista, o vídeo é interessante ao mostrar “como, na era dos consumidores, soluções tecnológicas que apostam no face a face com o paciente podem aprimorar a tecnologia e a velocidade dos cuidados em saúde”. Também salientam a força dos sistemas de gestão e de análise de dados (analytics) no desenvolvimento das chamadas tecnologias vestíveis ou, no inglês, wearables.
 
Especialistas no mercado do Gartner, outra consultoria especializada em tecnologia da informação, apontam que a economia de recursos para as companhias que adotarem óculos inteligentes pode chegar a mais de US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos. Economia: palavra mágica no setor de saúde que deve estimular sobremaneira o uso da tecnologia em hospitais – cada vez mais preocupados em reduzir custos e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade.
 
Saúde Web

Concurso Prefeitura de Barbalha - CE 2014: Edital e Inscrição

Visando preencher 273 vagas de trabalho,  a Prefeitura de Barbalha, no estado do Ceará, tornou pública a realização de concurso público, através do edital nº 001/2014. São oferecidas diversas vagas para funções de diferentes níveis de instrução, para lotação nas Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Infraestrutura e Obras, Secretaria de Juventude e Esporte, Secretaria de Administração, Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e para a Procuradoria Geral do Município.
 
O salário varia entre R$ 724,00 a R$ 5.000,00, em regime de 20 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades abertas são para cargos de auxiliar de serviços gerais, motorista "D", vigia/porteiro, professor de arte e educação, nutricionista, médicos (várias especialidades), protético, educador físico, técnico em enfermagem, técnico em necropsia, dentista, dentista endodentista, entre outros cargos.
 
As inscrições serão realizadas pela internet, no site www.universidadepatativa.com.br, por meio de formulário de Inscrição, com início às 09h de 05 de maio até 20 de maio de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para cargos de nível fundamental incompleto, R$ 60,00 para nível médio completo e de R$ 100,00 para cargos de nível superior.
 
A seleção constará de avaliação por meio de uma prova escrita, que será aplicada para todos os cargos, na data provável de 1º de junho de 2014, com duração de 03 horas, em horário e local a serem divulgados. Haverá Prova de Títulos para os cargos de nível superior e magistério.
 
Os candidatos concorrentes aos cargos de nível superior aprovados na 1ª etapa deverão entregar Curriculum Vitae Simplificado, contendo as informações abaixo relacionadas com as devidas comprovações, nos dias 17 e 18 de junho de 2014 na Procuradoria Geral do Município de Barbalha, Rua Princesa Isabel, 187 – Centro de Barbalha-CE, das 09h às 14h.
 
O resultado da prova Objetiva será publicado por afixação no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Barbalha (CE) e no site www.universidadepatativa.com.br, no dia 11 de junho de 2014.
 
O prazo de validade do Concurso é de dois anos, podendo ser prorrogável por igual período, apenas uma vez.

Concurso Prefeitura de Apuiarés - CE 2014

Publicado edital nº. 001/2014 para a realização de concurso público, da Prefeitura de Apuiarés, no Ceará. O concurso tem como objetivo o preenchimento de 129 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários que podem chegar até R$ 5.600,00. A responsabilidade pelo certame é da CONSULPAM – Consultoria Público-Privada e Assessoria Municipal.
 
Cargos
Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Veterinário, Agente de Administração, Agente de Combate às Endemias, Atendente de Farmácia, Fiscal de Tributos, Secretário Escolar, Técnico (Agropecuária, Enfermagem, Higiene Dental e Laboratório), Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista Categoria B/D, Operador de Maquinas Pesadas, Vigia, Agente Comunitário de Saúde e Professor de Educação Básica (Artes, Ciências Naturais, Educação Especial, Educação Física, Educação Inclusiva, Geografia, História, Matemática, Música, Educação Infantil/Series Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial).
 
Inscrição
As inscrições estarão abertas até o dia 16 de maio de 2014, no site www.consulpam.com.br.Os candidatos poderão optar por fazer sua inscrição presencialmente na Central do Concurso, situada na Av. Gomes da Silva, no prédio da Prefeitura Municipal, Centro de Apuiarés/CE, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados.
 
Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 100,00 e 150,00.

Provas
O concurso será constituído de prova objetiva, prática e de títulos. As provas objetivas estão previstas para o dia 29 de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados posteriormente. O gabarito das provas será publicado no site www.consulpam.com.br, a partir das 10:00 do dia 03 de julho de 2014.
 
A data, horário e local da prova prática a ser aplicada exclusivamente para os cargos de Motorista e Professor, será publicada por meio de edital de convocação com aviso no site www.consulpam.com.br.
 
Após a divulgação do resultado dos candidatos habilitados nas provas, deverá aguardar a convocação para a entrega dos títulos.
 
O prazo de validade do concurso público é de 01 ano, a contar da data da publicação do ato homologatório, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Antonina do Norte - CE

Com oferta de 97 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Antonina do Norte, no Estado do Ceará, lançou edital nº. 001/2014 para realização de concurso público.
 
A carga horária é de 20 a 40 horas semanais, por salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 3.00,00. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Advogado, Analista Financeiro, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro Hospitalar, Enfermeiro – PSF, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Veterinário, Agente Administrativo, Agente de Endemias, Assistente Financeiro/Tributário, Assistente de Licitação, Digitador, Guarda Municipal, Fiscal de Obras, Recepcionista, Secretário da Procuradoria, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Motorista Categoria B/D, Operador de Maquinas, Vigia, Professor Educação Básica (Educação Infantil/Series Iniciais do Ensino Fundamental, Ciências Biológicas, Ciências Humanas (Geografia ou História), Educação Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática) e Professor de Educação Especial (Licenciatura em Pedagogia com Especialização em Educação Inclusiva ou Psicopedagogia).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas, de forma presencial ou por procuração, até o dia 09 de maio de 2014, das 8h às 12h e das 14h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados, na Rua João Batista Arrais, nº 08, Centro, Antonina do Norte – Ce.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00 e 60,00;
Nível médio: R$ 60,00, 80,00 e 100,00;
Nível superior: R$ 100,00 e 120,00.
 
Prova
O concurso constará de prova objetiva e de títulos.
 
A realização das provas objetivas, bem como, os locais, serão oportunamente divulgados, devendo o candidato comparecer ao local designado, com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início das provas, munido de caneta esferográfica (azul ou preta), da cédula de inscrição do, juntamente com o documento de identidade de valor legal (que contenha a fotografia do identificado), indispensáveis para prestação do exame.
 
Os gabaritos serão divulgados no máximo em 72 horas, após a realização da prova, no site www.grserv.com.br , bem como, nos quadros de avisos na sede da Prefeitura de Antonina do Norte.
 
A comprovação dos títulos deverá ser feita através de documentos que deverão ser encaminhados, em período a ser divulgado, após o resultado das provas objetivas, junto ao formulário discriminativo, à Comissão Organizadora do Concurso, em envelope lacrado, para a Secretaria Municipal de Administração de Antonina do Norte, ou, para a sede da GR Consultoria e Assessoria, na Rua João Cordeiro nº 1545, Aldeota – Fortaleza-Ce.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da administração municipal, uma única vez, por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no site www.grserv.com.br.

Concurso Prefeitura de Crateús - CE tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Crateús, no estado do Ceará, através da Fundação Vale do Piauí, recebe inscrições para o concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 259 vagas imediatas e 556 para cadastro de reserva nos cargos de níveis médio e superior, por salários de até R$ 13.000,00.
 
Cargos
Nível Médio/Técnico: Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Técnico em Saúde Bucal, Citotécnico, Técnico em Radiologia, Autocadista, Agente Administrativo, Técnico Agrícola e/ou Agropecuária, Guarda 2ª Classe e Agente Fiscal Tributário;

Nível Superior: Cirurgião-dentista, Cirurgião-dentista Endodontista, Cirurgião-dentista Periodontista, Cirurgião-dentista Cirurgia Oral, Enfermeiro, Enfermeiro Especialista em Saúde Mental, Enfermeiro Especialista em Auditoria, Médico Psiquiatra, Médico, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Médico-veterinário, Educador Físico, Assistente Social, Psicólogo, Professor de Educação Básica - Química, Física ou Biologia, Professor de Educação Básica - Educação Especial, Professor de Educação Básica - Linguagens e Códigos, Professor de Educação Básica - Pedagogia e Técnico em Informática, Professor de Educação Básica - Pedagogia Polivalente, Tecnólogo em Construção Civil, Engenheiro Civil, Psicólogo, Pedagogo, Fiscal Ambiental, Engenheiro-agrônomo, Tecnólogo de Alimentos, Auditor Fiscal de Tributos, Assessor Jurídico e Bibliotecária.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições seguem abertas via internet, no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, até 18 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 25,00 ou R$ 30,00 de acordo com o cargo escolhido. No mesmo site é possível ter acesso ao edital e a outras atualizações do certame.
 
Provas
A prova escrita objetiva será aplicada na data prevista de 20 de julho de 2014, manhã e tarde. A relação dos candidatos por local e sala de aplicação da prova será afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Crateús, no endereço eletrônico www.funvapi.com.br e no site da Prefeitura no endereço www.crateús.ce.gov.br.
 
Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação e homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Votuporanga - SP abre concurso público

A Prefeitura de Votuporanga, Estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 20 vagas na função de Técnico em Saúde I - Combate de Endemias (nível médio). O salário é de R$ 904,85 por carga horária de 40h semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. As inscrições, no valor de R$ 35,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 18 de maio de 2014.

As provas objetivas (escrita/ 1ª fase) serão realizadas no dia 08 de junho de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias. A 2ª Fase (TAF e prova prática) será realizada em data, locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Pinhão - PR lança edital de processo seletivo

O Município de Pinhão, Estado do Paraná, através do Instituto Saber, publicou edital de processo seletivo n° 001/2014, com o fito de preencher 84 vagas para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de endemias (nível fundamental), por salário de R$ 724,00, em carga horária de 40h semanais.

Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, solicitada no período de 07 de maio até o dia 21 de maio de 2014. O valor de inscrição será de R$ 30,00.

A prova escrita será realizada no dia 1º de junho de 2014 em local e horário a ser definido no edital de homologação das inscrições. O gabarito será divulgado na data prevista de 1º de junho de 2014, às 21 horas.

A validade do certame será por 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período à critério da Administração Municipal, sendo a contratação por tempo indeterminado, ou seja, enquanto durar o Programa de Saúde da Família -PSF do Governo Federal.

Prefeitura de Quedas do Iguaçu - PR abre vagas de até R$ 8.963,72

A Prefeitura de Quedas do Iguaçu, no estado do Paraná, abriu edital n° 005/2014 de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de preencher 36 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 8.963,72, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O certame será executado por meio do Instituto Saber. Serão destinadas aos portadores de deficiência, 5% do total de vagas.
 
Cargos
As chances são para os empregos de agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de combate endemias, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de enfermagem, atendente de farmácia, auxiliar de serviços gerais, cozinheira, enfermeira, engenheiro ambiental e demais funções.

Inscrições
Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, até 29 de maio de 2014.

Taxas
Até o Ensino fundamental - R$ 40,00;
Ensino médio e professores - R$ 80,00;
Ensino superior - R$ 120,00.

Provas e Gabaritos
A prova escrita objetiva será realizada no dia 08 de junho de 2014, em local e horários a ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições. A publicação do gabarito preliminar da prova objetiva e prática, será na data prevista de 08 de junho de 2014, às 21 horas.

Validade
O concurso público terá validade por dois anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

UFRJ abre seletivos para nível superior

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicou os editais nº 104 e 105/2014 de Testes Seletivos para contratação de 16 profissionais para atuar nas mais diversas áreas do conhecimento.

Os salários são de R$ 9.938,87 ou R$ 14.175,87 (de acordo com a vaga pretendida), por jornada de 40 horas semanais.
 
As vagas de trabalho disponíveis são para Gerente de Qualidade,  Pesquisador A-B nas áreas de Cromatografia e Espectrometria de Massas; Análise de Proteínas; e Citometria de Fluxo, Bioensaios e Parâmetros Hematilógicos e Pesquisador B-C/ Cromatografia e Espectrometria de Massas.
 
As inscrições estarão abertas de 13 de maio a 1º de junho de 2014, pelo site www.pr4.ufrj.br, mediante pagamento da taxa de R$ 100.
 
Todos os participantes serão avaliados por Análise de Curriculum e Prova Oral. A data de realização de cada uma dessa etapa será informada no www.pr4.ufrj.br.
 
Editais completos no Diário Oficial da União de 05 de maio de 2014, a partir da página 75.

Prefeitura de Maratá - RS abre concurso com vagas de até R$ 3.980,25

A Prefeitura de Maratá, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de ocupar várias vagas, em cargos de todos os níveis escolares. Os salários  podem chegar a R$ 3.980,25, em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
As vagas são para os cargos de Fiscal Geral, Monitor  (a) de Creche, Operador de Máquinas Rodoviárias, Pedreiro, Professor S.F., Pedagogo, Mecânico, Agente Comunitário Saúde, Auxiliar de Serviços Escolares, Almoxarife, Contador, Enfermeiro Instrutor/Supervisor, Fonoaudiólogo, Médico,  Motorista, Odontólogo, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Agente Administrativo, Agente de Campo, Auxiliar em Saúde Bucal, Operário, Servente e Vigilante.
 
A inscrição será efetuada apenas na internet nos sitos www.marata.rs.gov.br e www.schnorr.com.br, até 20 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 50,82 e R$ 76,23, de acordo com a função escolhida.

As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 15 e 29 de junho de 2014, conforme cada cargo e/ou emprego. A publicação do gabarito Preliminar, será na data prevista de 16 de junho de 2014, às 18h.

O resultado deste Concurso Público será publicado na Prefeitura Municipal mediante Edital, afixado no Quadro Mural e/ou publicado na internet nos sítios www.marata.rs.gov.br e www.schnorr.com.br.

Este concurso público terá validade de até dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Secretaria de Saúde – DF abre seletivo com salário de até R$ 17.600

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) publicou o edital nº 23/2014 de Processo Seletivo, visando a contratação imediata de 80 médicos na especialidade pediatra. O salário varia de R$ 8.800 a R$ 17.600, por respectiva jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Os interessados devem ter graduação em medicina, registro no conselho da profissão e especialização comprovada em pediatria.
 
As inscrições estão abertas até 08 de maio de 2014, pessoalmente ou por procuração, no Setor de Áreas Isoladas Norte (antigo prédio da Câmara Legislativa/ fim da Ana Norte, bloco B), no horário das 9h às 17h. O candidato deve ir munido de documentos pessoais e curriculum que comprove experiência.
 
A seleção se dará por Análise de Curriculum, tendo validade por seis meses e podendo ser prorrogada de acordo com os interesses da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.  
 
Edital completo no http://www.buriti.df.gov.br, de 05 de maio de 2014, a partir da página 63.

CRN - 1ª Região abre concurso para nível médio e superior

O Conselho Regional de Nutricionistas - 1ª Região - CRN-1, através do Instituto Quadrix, publicou edital normativo n° 01/2014 de concurso público, para provimento de 05 vagas efetivas mais cadastro de reserva nos cargos de auxiliar administrativo e nutricionista fiscal (níveis médio e superior) por salários variados de R$ 1.391,00 e R$ 2.298,29 em carga horária de 30 e 40h semanais.

Além da remuneração informada, os candidatos admitidos para todos os cargos, também terão direito a: Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte e Plano de Saúde.

Inscrição
Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, até 11 de junho de 2014.

Taxas
- R$ 42,00 para o cargo de nível médio;
- R$ 49,00 para o cargo de nível superior.

Provas
A prova objetiva será realizada nas cidades de Brasília (DF), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Palmas (TO) e/ou cidades vizinhas, se necessário, considerando o horário de Brasília, tendo duração de 4 (quatro) horas e aplicada na data provável de 29 de junho de 2014, no turno da tarde.

Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado, na data provável de 23 de junho de 2014.

Validade
O certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.

MPE- RS oferece oportunidade para Assistente Social

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP/RS) tornou público o edital nº 163/2014 de Concurso Público para contratação de profissional qualificado para trabalhar como Assistente Social. O salário é de R$ 9.530,35 em jornada de 40 horas semanais. Os interessados devem ter nível superior e registro no conselho da categoria.
 
As inscrições podem ser feitas até 12 de maio de 2014, pelo site o www.mprs.mp.br/concursos, até às 18h de 12 de maio de 2014. A taxa de participação é de R$ 180,50.
 
Haverá aplicação de Prova Objetiva para todos os inscritos, sendo que a data de aplicação, local e horário serão informados a partir de 21 de julho de 2014, pelo www.mprs.mp.br/concursos.
 
A validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Prefeitura de Pedra do Anta - MG prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Pedra do Anta, estado de Minas Gerais, ainda mantém aberto o concurso público e processo seletivo (edital 01/2014), visando preencher 21 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos são de até R$ 10.000,00 por jornada de 40 horas semanais. 
 
As vagas destinadas ao concurso público são para os cargos de Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Cirurgião Dentista, Enfermeiro e Médico. Já o processo seletivo oferta vagas para Agente Comunitário de Saúde. 
 
As inscrições foram prorrogadas e serão recebidas até 18 de maio de 2014, na sede da Prefeitura Municipal, situada na Rua Major José Luiz Silva Viana, 1111 – Centro, e também pelo site www.rumocertoservicos.com.br. As taxas variam de R$ 22 a R$ 150. 
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e avaliação de títulos. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 22 de junho de 2014, em locais e horários a serem definidos pela empresa organizadora do concurso público e processo seletivo.
 
O prazo de validade do presente concurso é de dois  anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais dois anos e o prazo de validade do seletivo é de um ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado.

MPE – RS abre concurso por salário de R$ 9.530,35

Profissionais com nível superior em Enfermagem e registro no conselho da profissão terão oportunidade de trabalhar no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. O anúncio da futura contratação foi feito pelo edital nº 164/2014 de concurso público, o qual comunica salário de R$ 9.530,35, por jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até 12 de maio de 2014, pelo site www.mprs.mp.br/concursos, mediante pagamento da taxa de participação de R$ 180,50.
 
Haverá Prova de Títulos e Prova Objetiva, sendo que a data de realização da Prova Objetiva será informada em tempo hábil pelo site www.mprs.mp.br/concursos, cabendo aos interessados sempre acessar para manter-se informado do cronograma do certame.
 
A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos, se assim for do interesse do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Prefeitura de Lavrinhas - SP lança concurso público

A Prefeitura de Lavrinhas, no estado de São Paulo, abriu edital n° 01/2014 de concurso público, com a intenção de ocupar 22 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 8.000,00. O concurso público será realizado sob responsabilidade da empresa CK Verza Consultoria e Assessoria Ltda.
 
As oportunidades são para os cargos de motorista, agente saúde, farmacêutica, fonoaudióloga, medico endócrino, medico radiologista, auxiliar consultório dentário, agente de saneamento, veterinário, nutricionista, técnico enfermagem, coveiro, agente controlador de zoonose, padeiro, técnico de enfermagem PSF, serviços gerais masculino, monitor de informática, mecânico de maquinas pesadas, escriturário, inspetor de alunos e cirurgião dentista PSF.

As inscrições, nos valores de R$ 25,00 a R$ 50,00, deverão ser efetuadas, pessoalmente ou representado por terceiro mediante procuração, na sede da Prefeitura Municipal de Lavrinhas situada no Paço Municipal, 200 - Centro - Lavrinhas/SP, das 08:30 às 11:30 horas e das 13:00 às 16:00 horas, do dia 12 de maio até o dia 30 de maio de 2014, exceto sábado, domingo, feriado ou ponto facultativo, no setor de Recursos Humanos.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Lavrinhas, com  data prevista para o dia 06 de julho de 2014. Os locais e horários serão divulgado em Edital próprio afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Lavrinhas e no site www.lavrinhas.sp.gov.br.

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contado da data da homologação de seus resultados, prorrogável uma única vez por igual período.
 
O edital completo e anexos pode ser visto no site da empresa organizadora  CKVerza Consultoria - http://www.ckverza.com.br

SESAU – TO abre vaga para Instrutor

A Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins, por meio do edital de Processo Seletivo nº  041/2014, avisa que está com as inscrições abertas para contratação de Instrutor para  curso básico em Vigilância Epidemiológica.
 
O contratado trabalhará jornada de 40 horas semanais, por rendimento composto de R$ 100 a hora/aula para candidato especialista  ou R$ 60 para quem apenas tiver graduação.
 
As inscrições devem ser feitas até 15 de maio de 2014, pela internet, no www.formsus.datasus.gov.br. Importante anexar todos os documentos exigidos pelo edital, o qual consta, na íntegra, no mesmo endereço eletrônico da inscrição.
 
Todos os candidatos serão avaliados por meio de análise curricular.

Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha - RS abre seletivo

O edital nº 08/2014 de Processo Seletivo publicado pela Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, no estado do Rio Grande do Sul, avisa a necessidade de contratar profissionais para trabalhar no cargo de Cuidador Social (nível superior ou médio), por salário de R$ 724 em jornada de trabalho de 40 horas semanais. São 05 oportunidades para graduados em Magistério ou Pedagogia.
 
As inscrições serão recebidas pelo Setor de Atendimento ao Cidadão, junto à sede do Município, sito na Av. Borges de Medeiros, nº 456, até às 18h de 13 de maio de 2014. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Os inscritos serão avaliados por Análise Curricular, em que vai ser levada em consideração formação acadêmica, experiência na área e participação em cursos, seminários, congressos, oficinas e palestras de cada candidato.

Prefeitura de Tabatinga - SP abre concurso público

O Município de Tabatinga, no estado de São Paulo, através da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria Eireli, abriu edital n° 086/2014 de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de preencher 19 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 1.661,96 em carga horária de 12 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para Assistente Social, Auxiliar de Farmácia, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Plantonista, Motorista e Técnico em Enfermagem.
 
As inscrições, nos valores de R$ 25,00 e R$ 50,00, serão realizadas até o dia 14 de maio de 2014, das 8h30 às 11h e das 13h15 às 16h. O candidato deverá retirar a Guia de Inscrição na Prefeitura Municipal de Tabatinga, sito a Rua Quintino do Valle, n° 298 - Centro, Tabatinga/SP, no município de Tabatinga, efetuar o pagamento em guia própria da Prefeitura e de posse do comprovante de pagamento e seus documentos pessoais, efetuar a efetivação da inscrição.
 
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 1º de junho de 2014, na Escola Municipal Professor Paulista, com inicio as 08h e término as 11h. Os gabaritos da prova estarão disponíveis no site da Persona (www.personacapacitacao.com.br) no dia seguinte a realização da prova, a partir das 18h.
 
A validade do concurso será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Tabatinga.

Instituto Lauro de Souza Lima em Bauru – SP abre seleção

O Instituto Lauro de Souza Lima em Bauru, no estado de São Paulo, publicou o edital de Processo Seletivo nº 006/2014, visando à contratação de 04 Médicos nas especialidades Clínica Médica, Dermatologia, Neurologia e de Patologia, por jornada de trabalho de 20 horas semanais e remuneração correspondente à Referência M-I da Estrutura de Vencimentos I.
 
As inscrições são gratuitas e estarão abertas nos dias 26 e 27 de maio de 2014, das 8h às 17h, na Seção de Pessoal do Instituto (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 225/226 - estrada Bauru/ Jau.
 
A seleção será feita por Análise Curricular e a duração do contrato será de 12 meses.

AME de São João da Boa Vista – SP abre seletivos: salário de R$ 12 mil

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São João da Boa Vista, em São Paulo, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp lançou três editais de Processo Seletivo nº 149, 151 e 152/2014, para comunicar a necessidade de contratar Médicos nas especialidades Oftalmologista, Dermatologista e Urologista.
 
O salário chega a R$ 12.146, 40 por jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão feitas gratuitamente, até 16 de maio de 2014, das 8h30 às 1630, pessoalmente ou por procuração, no Departamento de Recursos Humanos do AME - São João da Boa Vista, situado à Praça Monsenhor Ramalho,25- Centro - São João da Boa Vista - SP ou Recursos Humanos da Funcamp, situado à Av. Érico Veríssimo, nº1251 - Campus Unicamp - Campinas –SP.
 
A seleção será composta por Prova Escrita, Análise de Curriculum e Entrevista. A data para aplicação de cada uma dessas avaliações será comunicada futuramente no site www.funcamp.unicamp.br, cabendo aos interessados acessar para manter-se informado.
 
A validade dos seletivos será de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

Países latino-americanos se sobressaem na redução da mortalidade materna

Foto: Reprodução
A região da América Latina se sobressai na redução da mortalidade materna que é observada desde 1990, mas com 77 mortes por cada 100 mil nascidos vivos ainda está bastante longe dos níveis dos países desenvolvidos, onde a taxa média é de 16 falecimentos
 
Estes novos dados foram divulgados nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como parte de estatísticas mundiais que deixam claro que a mortalidade materna continua sendo reflexo da brecha entre ricos e pobres. No conjunto de países de economias desenvolvidas (independentemente da crise que possam atravessar), o risco de mortalidade materna é de 1 entre 3,7 mil, frente a 1 entre 160 no mundo em desenvolvimento, de 1 entre 38 em África Subsaariana e 1 entre 570 na América Latina.
 
Na África Subsaariana ocorrem 62% de todas as mortes maternas do mundo. Os dados anunciados hoje mostram também os dramáticos números que correspondem a dois países: Índia (17%) e Nigéria (14%). Segundo as estatísticas que foram divulgadas hoje e que passam a ser as de referência mundial na matéria, a mortalidade materna reduziu 45% no mundo desde 1990 e é medida por uma taxa de 210 mortes de mulheres por cada 100 mil nascidos vivos.
 
Em termos absolutos, as complicações na gravidez, no momento do parto ou nas semanas posteriores causaram a morte de 289 mil mulheres no ano passado, das quais 286 mil viviam em países em desenvolvimento. Na América Latina, vários países deram passos muito significativos para atalhar a mortalidade materna, como o Uruguai, que no período 1990-2013 conseguiu reduzi-la em 67%; Peru, em 64%; Chile, em 60%, e Guatemala, em 49% .
 
O Brasil também avançou de maneira notável nesta área, com uma redução da mortalidade materna de 43%, enquanto no Equador o nível caiu 44%, e em El Salvador 39% . O estudo da OMS apresentou, além disso, pela primeira vez, informações mais precisas sobre as causas de mortes maternas, que em 28% dos casos se devem à existência de doenças crônicas prévias.
 
Foi estabelecido que uma em cada quatros mortes são causadas por patologias preexistentes, como o diabetes, a obesidade, a malária ou a aids, cujo impacto sobre a saúde da mulher pode se agravar com a gravidez.
 
Outra causa fundamental de falecimento no parto é o sangramento severo, que provoca 27% de casos. A pressão elevada relacionada com a gravidez é responsável por 14% das mortes; as infecções, 11%; a obstrução do trabalho de parto e outras causas diretas, de 9% ; as complicações por abortos, de 8%, e as embolias, de 3%. Ao analisar os resultados do estudo, a coordenadora do Departamento de Saúde Reprodutiva da OMS, Lale Say, anotou que as gravidezes não desejadas, particularmente de adolescentes ou mulheres muito jovens, são um fator de risco de mortalidade materna. Isto se aplica particularmente à América Latina, onde as complicações relacionadas com o aborto são mais significativas com relação a qualquer outra região e provocam 10% do total de mortes maternas.
 
As desordens relacionados com a hipertensão constituem outra causa importante de mortalidade materna nos países latino-americanos. De maneira geral, o pouco ou nenhum acesso à informação reprodutiva e métodos de anticoncepção conduz a gravidezes entre mulheres muito jovens ou gravidezes seguidas demais, o que gera riscos específicos como o de hemorragia durante o parto.
 
Nos países desenvolvidos, o problema é inverso na medida em que as mulheres decidem ter filhos cada vez mais tarde e, embora não tenha sido identificado que isto seja uma causa direta de mortalidade, quanto mais velha é a mulheres aumenta sua probabilidade de padecer alguma doença crônica, como diabetes.
 
"É um problema estar grávida muito jovem, mas também é estar muito velha", reconheceu a diretora do Departamento de Saúde Reprodutiva da OMS, Marleen Temmerman.
 
Efe / R7

Estátua viva: Doença rara enrijece músculos de mulher e provoca dores insuportáveis

De acordo com
Lindsay, ela foi diagnosticada com uma desordem neurológica rara e incurável
que provoca o enrijecimento dos músculos de todo o corpo, fazendo com que
funções básicas como comer e respirar sejam impossíveis de serem realizadas
Lindsay sofre da Síndrome de Stiff Person
Lindsay Clarke, de 33 anos, precisa de ajuda para respirar
 
Lindsay Clarke, de 33 anos, não consegue sair da cama por causa de uma doença rara que faz seus músculos enrijecer. Por causa do problema, Lindsay sofre com dores insuportáveis e não consegue se mexer e precisa de uma máscara de oxigênio para respirar. As informações são do site Daily Mail.
 
De acordo com Lindsay, ela foi diagnosticada com uma desordem neurológica rara e incurável que provoca o enrijecimento dos músculos de todo o corpo, fazendo com que funções básicas como comer e respirar sejam impossíveis de serem realizadas.
 
― No principio sofria com espasmos apenas nas minhas pernas. Com o passar do tempo, eles foram subindo e hoje afetam meu rosto, cérebro e sistema respiratório.
 
Os espasmos que Lindsey sofre podem ser muito violentos e, algumas vezes, acabam quebrando ossos de seu corpo.
 
A jovem agora espera que um tratamento nos Estados Unidos possa curar, ou pelos menos, aliviar os sintomas da doença.

― Em Colorado existem alguns tratamentos que podem me ajudar. Não é nada garantido, eles ainda estão em ensaios clínicos, mas pelo menos é uma esperança.
 
Ainda assustado e triste o marido de Lindsay, Jason Clark, de 34 anos, procurou diversos hospitais na Inglaterra que pudessem ajudar a situação de sua mulher, mas nenhum respondeu às suas solicitações.

 ― Não posso ficar sentado e ver minha esposa morrer. Ela sempre foi muito teimosa e eu espero que continue sendo para não deixar que a doença a vença.

R7

Anvisa suspende comércio de lotes de remédio para transtorno depressivo

Lotes podem ter sido fabricados com a utilização de princípio
 ativo com a presença de resíduos
Própria empresa enviou à Anvisa comunicação de recolhimento voluntário do remédio 
 
Resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada nesta terça-feira (6) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, o comércio e o uso, em todo o território nacional, de seis lotes do medicamento Aropax 20mg comprimidos revestidos, da empresa GlaxoSmithKline.
 
Os lotes são os seguintes: SH0040V (data de fabricação, junho de 2013, e data de validade, junho de 2015), RK0084V (data de fabricação, agosto de 2012, e data de validade, agosto de 2014), RJ0220V (data de fabricação, julho de 2012, e data de validade, julho de 2014), RJ0219V (data de fabricação, julho de 2012, e data de validade, julho de 2014), RC0113V (data de fabricação, março de 2012, e data de validade, março de 2014) e RC0113V1 (data de fabricação, março de 2012, e data de validade março de 2014).
 
De acordo com o texto, a própria empresa enviou à Anvisa comunicação de recolhimento voluntário do remédio diante da suspeita de que os lotes podem ter sido fabricados com a utilização de princípio ativo com a presença de resíduos.
 
A resolução entrou em vigor nesta terça.
 
R7

Benefícios do alecrim para os cabelos

Benefícios do alecrim para os cabelos
Foto: Reprodução
Alecrim
Alecrim
Também conhecida como alecrim-rosmarino, a planta de nome científico Rosmarinus officialis  possui aroma forte e agradável, além de conter propriedades estimulantes. O alecrim  é uma planta que tem uso datado desde a época da Idade Média e tem diversos benefícios. Cercada de misticismo, a planta era tida como sagrada entre os povos grego e romanos. Muito usado para o rejuvenescimento, age no centro vital e fortalece o organismo, além de cuidar da pele e de lesões e queimaduras.
 
O alecrim é um arbusto muito ramificado, com folhas pequenas e finas, e chega a um metro de altura. Cresce durante o ano todo, geralmente em encostas rochosas e ensolaradas ou em solos secos e arenosos. Fresco pode ser encontrado em feiras e mercados. Escolha sempre os ramos com folhas mais viçosas e sem manchas nem murchas. Seco, pode ser encontrado nos empórios e também em mercados. Fique atento ao prazo de validade.
 
Propriedades do alecrim
Suas propriedades medicinais são adstringentes, analgésicas, antiasmáticas, antidepressivas, antidiabéticas, anti-inflamatórias, antisséptica, além de ser aromática, estimulante de fecundidade feminina, tônica, calmante, cicatrizante, hipertensora, antioxidante, sudorífica entre muitas outras.
 
Queda de cabelo
Queda de cabelos é um problema que assombra muitas pessoas, homens e mulheres. Independente de razão é um problema muito frequente e pode ser tratado de forma simples e com produtos naturais. O alecrim pode ser usado como tônico para cabelos prevenindo a queda e auxiliando no fortalecimento dos fios. Além disso, pode ser usado ainda no tratamento de caspa, podendo-se beber o chá ou aplica-lo nos cabelos.
 
Como fazer o tônico de alecrim?
Em um recipiente, ferva um copo de água filtrada com duas colheres de chá bem cheias de alecrim. Quando alcançar fervura desligue e abafe. Deixe esfriar. Coe e guarde em um recipiente.
 
Como usar?
Aplique nos cabelos após a lavagem em todo o couro cabeludo fazendo massagens circulares para a ativação do processo. Deixe secar naturalmente e retire no dia seguinte. Use preferencialmente fresco e sem mistura de outros ingredientes. Ótimo para quedas mais drásticas, o uso contínuo deste tônico ajuda no crescimento e no fortalecimento dos cabelos.
 
Restrições
Gestantes devem evitar o tônico, uma vez que pode ser abortivo.

remedio-caseiro.com

Você sabe lavar as mãos de forma correta? Atitude certa evita doenças

Thinkstock
Lave sempre as mãos antes de consumir alimentos
Especialista explica em quais momentos e como deve ser a higienização
 
Você sabia que as mãos são o principal veículo de transmissão de micro-organismos de uma pessoa para outra? Por isso, se feito de forma correta torna-se a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão dos germes.
 
A presidente da SBD (sociedade Brasileira de Dermatologia), Denise Steiner, afirma que a higienização pode ser feita, basicamente com água e sabão.
 
—  Transformar a lavagem das mãos em um hábito frequente pode salvar mais vidas do que se imagina. Com esse ato, podemos reduzir significativamente os casos de doenças e de mortes por problemas respiratórios, gastrointestinais e cutâneos. Tal prática também é de suma importância de ser realizada pelos profissionais de saúde, com objetivo comprovado de redução da taxa de infecção hospitalar.
 
Veja quando se deve lavar as mãos?
 
1) Antes de manipular ou consumir alimentos
 
2) Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes ou acamadas
 
3)  Depois de ir ao banheiro

4) Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz
 
5) Após manipular objetos potencialmente sujos ou contaminados
 
6) Após entrar em contato com animais
 
7) Sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas
 
8) Aos profissionais de saúde, antes de iniciar o turno de trabalho
 
Qual a maneira certa de lavar as mãos?
 
1) Água corrente, sabonete líquido e papel toalha para secar a pele
 
2) Deixar a espuma agir por 20 segundos, pois ajuda a remover os  microrganismos
 
3) Esfregar as mãos também é necessário, pois as bactérias também são removidas mecanicamente
4) Na ausência desses produtos, o álcool gel pode ser utilizado
 
5) Os lenços umedecidos só são eficazes se contiverem álcool na sua formulação
 
6) Profissionais de saúde, em determinadas situações, como por exemplo, antes de procedimentos invasivos, devem usar soluções anti-sépticas específicas
 
R7