Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 7 de maio de 2014

Pequena cidade de Goiás tem mais de 20 pessoas com doença rara que provoca tumores

Dois moradores da cidade, Deides Freire de Andrade (à
direita) e Djalma Antônio Jardim (atrás dele), foram fotografados enquanto
esperavam atendimento médico no Hospital Geral de Goiás, em Goiânia, no
começo de abril
Foto: Eraldo Peres/AP
Deides Freire de Andrade (à direita) e Djalma Antônio Jardim
 (atrás dele)
Taxa de incidência é de cerca de uma a cada 40 pessoas
 
Mais de 20 pessoas das 800 que vivem na pequena cidade Araras, em Goiás, sofrem de uma doença rara que provoca tumores no corpo, de acordo com informações da AFP.
 
Dois moradores da cidade, Deides Freire de Andrade (à direita) e Djalma Antônio Jardim (atrás dele), foram fotografados enquanto esperavam atendimento médico no Hospital Geral de Goiás, em Goiânia, no começo de abril.
 
A doença de pele é conhecida como xeroderma pigmentoso, ou "XP".
 
A taxa de incidência é de cerca de uma a cada 40 pessoas, muito maior que o um milhão de pessoas dos Estados Unidos que sofrem com o mesmo problema.
 
Mais de 20 pessoas das 800 que vivem na pequena cidade Araras, em
Goiás, sofrem de uma doença rara que provoca tumores no corpo, de acordo com
informações da AFP

Antônio Jardim conta que sempre foi exposto ao sol.

 — Sempre fui exposto ao sol, trabalhando no plantio e colheita de arroz e cuidando das vacas. À medida que os anos se passaram minha condição piorou.
 
Jardim já foi submetido a mais do que 50 cirurgias para remover tumores de pele.
 
Hoje, ele usa uma espécie de máscara para camuflar o rosto, pois seus lábios, nariz, bochechas e olhos estão bastante machucados.
 
Jardim conta que durante anos nenhum médico conseguiu descobrir o problema deles. 

— Os médicos que eu fui disse que eu tinha uma doença do sangue. Outros disseram que eu tinha um problema de pele. Mas nada disse que eu tinha uma doença genética. Foi apenas em 2010 que a minha doença foi diagnosticada corretamente.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário