Foto: Reprodução |
A oferta desses minerais e vitaminas para o organismo ajuda a equilibrar o metabolismo e o abacaxi também contém fibras solúveis, que ajudam a aumentar a saciedade.
Bromelina. Uma ótima enzima presente no abacaxi
O abacaxi tem uma enzima chamada bromelina, que facilita a digestão de produtos proteicos, como carnes, peixes e aves. Muitas pessoas têm dificuldade de digerir alimentos proteicos por conta da deficiência de bromelina. A quantidade é maior no talo.
Pacientes com insuficiência gástrica (com baixa produção de suco gástrico ou hipocloridria) podem beneficiar-se com o uso de suco diluído do abacaxi sem açúcar. Dez minutos antes das refeições, pode-se tomar uns 80 ml deste suco fresco, diluído a mais 80 ml de água.
Ela tem um efeito anti-inflamatório (inibe marcadores) e inibe a proliferação de células cancerígenas. É também hipotensora e vasoreguladora, diminui a vasocosntrição, faz relaxamento vascular e, com isso, a pressão cai e diminui o débito cardíaco.
Efeito depurativo e diurético
O abacaxi diminui a acidez do sangue (efeito depurativo) desintoxicando o organismo. Apresenta vários ácidos de fruta, como o cítrico e o málico, que exercem ação alcalinizante do sangue. É uma fruta com boa quantidade de magnésio e tem efeito diurético.
Efeito antioxidante
Diminui a formação de radicais livres que trazem o envelhecimento celular.
Facilita a digestão de produtos protéicos, como carnes, peixes e aves
Ele amolece as carnes e é capaz de desdobrar proteínas em substâncias mais simples.
Suchá antioxidante de abacaxi e chá verde
1 rodela de abacaxi
4 folhas de hortelã
1 kiwi
1 folha de alface
1 xícara de chá da erva seca de chá verde ou branco (à venda em casas de produtos naturais)
1 colher de chá de mel (opcional)
1 cubo de gelo
Primeiro faça a infusão da erva seca (1 colher de chá para 1 xícara de água fervente – 3 minutos). Misture tudo no liquidificador, bata e coe para beber. Rende 1 copo.
Universo Jatobá
Nenhum comentário:
Postar um comentário