Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo, aponta relatório da OMS

Estudo diz que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. País com mais mortes é a Índia, segundo a agência das Nações Unidas 

Novo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, chama a atenção de governos para o suicídio, considerado “um grande problema de saúde pública” que não é tratado e prevenido de maneira eficaz.

Segundo o estudo, 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos – taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. De acordo com a agência das Nações Unidas, 75% dos casos envolvem pessoas de países onde a renda é considerada baixa ou média.

O Brasil é o oitavo país em número de suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres (taxa de 6,0 para cada grupo de 100 mil habitantes). Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes – alta de 17,8% entre mulheres e 8,2% entre os homens. O país com mais mortes é a Índia (258 mil óbitos),  seguido de China (120,7 mil), Estados Unidos (43 mil), Rússia (31 mil), Japão (29 mil), Coreia do Sul (17 mil) e Paquistão (13 mil).

O levantamento diz ainda que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e apenas 28 países do mundo possuem planos estratégicos de prevenção. A mortalidade de pessoas com idade entre 70 anos ou mais é maior, de acordo com a pesquisa.

Dificuldades
Para a OMS, o tabu em torno deste tipo de morte impede que famílias e governos abordem a questão abertamente e de forma eficaz. “Aumentar a conscientização e quebrar o tabu é uma das chaves para alguns países progredirem na luta contra esse tipo de morte”, diz o relatório.

O estudo da OMS aponta que os homens cometem mais suicídio que as mulheres. Nos países ricos, a taxa de mortalidade de pessoas do sexo masculino é três vezes maior que a de óbitos envolvendo o sexo feminino.

Sobre as causas, o relatório afirma que em países desenvolvidos a prática tem relação com desordens mentais provocadas especialmente por abuso de álcool e depressão. Já nos países mais pobres, as principais causas das mortes são a pressão e o estresse por problemas socioeconômicos.

Muitos casos envolvem ainda pessoas que tentam superar traumas vividos durante conflitos bélicos, desastres naturais, violência física ou mental, abuso ou isolamento.

Resposta nacional
De acordo com a OMS, uma maneira de dar uma resposta nacional a este tipo de morte é estabelecer uma estratégia de prevenção, como a restrição de acesso a meios utilizados para o suicídio (armas de fogo, pesticidas e medicamentos), redução do estigma e conscientização do público. Também é preciso fomentar a capacitação de profissionais da saúde, educadores e forças de segurança, segundo o estudo.

Para a agência, os serviços de saúde têm que incorporar a prevenção como componente central. “Os transtornos mentais e consumo nocivo de álcool contribuem para mais casos em todo o mundo. A identificação precoce e eficaz são fundamentais para conseguir que as pessoas recebam a atenção que necessitam”.

Morte de Robin Williams
O suicídio do ator Robin Williams, ocorrido há menos de um mês, reacendeu o debate sobre o tema. O histórico de depressão e de dependência de álcool, características apresentadas pelo ator Robin Williams, são dois importantes fatores de risco para o suicídio.

O ator de 63 anos morreu no dia 11, depois de se enforcar com um cinto, de acordo com a polícia local. Segundo a agente do ator, Mara Buxbaum, ele estava lutando contra uma depressão severa e já tinha sido internado várias vezes em clínicas de reabilitação por problemas com drogas e álcool. A última internação foi em julho.

Segundo o psiquiatra Geraldo Possendoro, professor convidado de Medicina Comportamental da Unifesp, em mais de 90% dos casos de suicídio, a pessoa já tinha alguma doença psiquiátrica. Ele acrescenta que não é incomum que pessoas com depressão e que não são tratadas adequadamente recorram a drogas e álcool para aliviar o sofrimento.

A psicóloga Karen Scavacini, cofundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, afirma que além dos sinais diretos que a pessoa emite quando tem a intenção de se matar – falar explicitamente que quer morrer, por exemplo – alguns sinais indiretos também podem ser percebidos.

“A pessoa começa a se despedir de parentes e amigos, pode apresentar muita irritabilidade, sentimento de culpa, choros frequentes. Também pode começar a colocar as coisas em ordem e ter uma aparente melhora de um quadro depressivo grave, de uma hora para outra. Muitas vezes, isso significa que já se decidiu pelo suicídio, por isso fica mais tranquila. É a falsa calmaria”, diz. Comportamentos de risco desnecessários podem ser observados nesse período.

G1

Atrasou a menstruação… O que fazer?!

Uma das maiores preocupações que fazem parte do universo feminino é quando a menstruação demora a chegar

Muitas mulheres entram em desesperando, e criam a possibilidade de uma possível gravidez, que muitas vezes não está programada.

Mas, não necessariamente é preciso se desesperar. No primeiro momento manter a calma é a melhor solução para poder analisar as causas do atraso, Isso porque em alguns casos, determinados motivos atrapalham o ciclo menstrual, provocando o retardado e a demora em acontecer o sangramento durante o período certo de cada mulher.

Por isso, existem várias saídas para analisar se o ciclo atrasado é ou não uma gestação. Mulheres que tiveram relações sexuais nos últimos 14 dias que antecedem a menstruação, o melhor é realizar os testes de gravidez, que podem ser encontrados nas farmácias em diversas marcas e preços acessíveis. Alguns inclusive têm 100% de eficácia, e também para quem quiser, pode optar para fazer um exame de sangue, que hoje, consegue identificar até mesmo o sexo do bebê.

Atraso da menstruação pode ser consequência de maus hábitos


Agora para aquelas que não se encaixam nesse fator, então o jeito é verificar diversos motivos que podem levar ao atraso.

Motivos para o atraso da menstruação
Entre eles, comece primeiro relembrando a data no calendário para verificar se houve um possível esquecimento do dia previsto para ocorrer o sangramento. Muitas vezes, por conta da agenda lotada de compromissos, calcular a data errada e se confundir com o próximo ciclo pode acontecer.

Além disso, por mais que muitas mulheres anotem corretamente a previsão, mesmo assim podem ocorrer atrasos. Isso se explicar, porque ter um ciclo de 28 dias não acontece com todas, e dependendo da oscilação hormonal pode variar de 26 a 32 dias.

Tire sete dúvidas relacionadas à suspensão da menstruação


Outro favor que contribui para o atraso do período é o estresse. Mulheres que tem uma rotina estressante, com ansiedade e tensão, tendem a ter mais problemas com a demora do sangramento. Isso porque diante de uma situação de tensão, o corpo produz um hormônio chamado de cortisol, e quando estão em taxas elevadas podem bloquear o outro hormônio GnRH, que é responsável pelo equilíbrio da menstruação. A dica é fazer atividades físicas ou qualquer hobbie que traga a calma de volta.

Para quem toma pílulas anticoncepcionais, contém hormônios que impossibilitam do corpo lançar os próprios. Dependendo da quantidade de progesterona e estrogênio que a pílula conter, o fluxo pode ser moderado ou infrequente.

15 causas para menstruação atrasada


Utilizar outros remédios também pode alterar o organismo, mexendo no ciclo. Antidepressivos, por exemplo, são os principais para atrasar e bloquear a ovulação. Além de determinados problemas de saúde também podem atrapalhar a ovulação, como a tireoide que acaba inibindo a secreção dos hormônios que são responsáveis por liberar o fluxo. E os ovários policísticos que também alteram o funcionamento do organismo.

11 perguntas sobre menstruação


O ganho ou perda de peso também em pouco tempo também retarda o clico. Isso porque acontecem várias alterações no metabolismo envolvendo a ovulação. Para conseguir regular a menstruação enquanto o corpo passar por um processo de emagrecimento o correto é procurar um nutricionista.

Gadoo

10 hábitos que você faz diariamente capazes de prejudicar seu corpo

O hábito comumente realizado por estudantes também pode afetar a saúde bucal
No mundo atual, a maior parte das pessoas tenta fazer o possível para manter a saúde em dia. Caminhadas, prática de esportes ou academia fazem parte do cotidiano de boa parte da população mundial

Apesar disso, simples hábitos que parecem normais podem ser o suficiente para prejudicar sua saúde. Uma dor de cabeça ou estômago é capaz de arruinar todo um dia de trabalho que seria produtivo sem tais problemas.

Abaixo é possível conferir uma lista de hábitos simples que podem estar ligados a problemas de saúde:

Usar o computador
Hábitos realizados diariamente podem ser prejudiciais à sua saúde.

O brilho da tela do computador, tablet ou notebook pode ser o responsável pelo cansaço visual e dores de cabeça. Alguns equipamentos também contém toxinas que causam danos neurológicos.

Secador para o cabelo
O calor de um secador faz com que as ligações de hidrogênio do cabelo se deteriorem, tornando-os suscetíveis a queda.

Veja 7 erros na alimentação que potencializam o mau hálito


Morder lápis ou canetas
O hábito comumente realizado por estudantes também pode afetar a saúde bucal. Os dentes são os principais afetados, podendo sofrer alterações em suas posições e gerar a necessidade de uso de aparelhos.

Não uso de protetor solar
O hábito de usar protetor solar somente quando vai à praia ou piscina acaba fazendo com que os raios UV, prejudiciais à pele, atinjam a mesma nos dias normais. Isso acaba deixando a aparência menos jovial e saudável.

Mulheres que tomam contraceptivos podem ter mais gengivite


Tomar banho diariamente
Pode parecer algo fora da realidade, mas banho quente diariamente desgasta lipídios da pele, os quais ajudam a manter a umidade dela.

Cinco motivos pra dormir pelado


Praticar corridas
Correr aumenta o risco de artrite, especialmente nos joelhos, onde a maior parte dos danos é sentida.

Degustar limões
A acidez do limão é capaz de corroer o esmalte dos seus dentes, essenciais para uma boca saudável

Comer pipoca
Caso a pipoca fique presa entre seus dentes, ela poderá causar infecções. Além disso, mordendo um milho por acidente é possível causar a quebra de parte do dente.

O que leva os jovens a procurarem cirurgias plásticas cada vez mais cedo?


Ficar sentado em sua mesa do escritório
O risco de doenças cardíacas aumenta em 64% caso você fique sentado em sua mesa por mais de seis horas diárias.

Usar meias para dormir
O uso de meias durante a noite impede a troca gasosa de células do seu corpo, danificando as células da pele e as células do cérebro.

Então é bom ficar atento. Estas 10 atividades simples podem ser capazes de arruinar a sua vida.

Polícia investiga troca e extravio de remédios em farmácia de hospital

Dipirona estaria sendo substituída por morfina em tratamentos; CRF-MG informou que a situação da farmácia é irregular

Um inquérito da Polícia Civil e uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, apuram denúncias de substituições e extravios de medicamentos dentro da Fundação São Vicente de Paula, na cidade.
 
As supostas irregularidades ocorridas na farmácia do hospital foram relatadas por funcionários da unidade de saúde à Polícia Militar (PM).

Criada na última quinta-feira (28), a CPI sobre o caso deve ser concluída em até 90 dias. A previsão é que a investigação policial seja concluída em um mês.

Há relatos de extravio de mais de 1.300 ampolas de Cloridrato de Petidina (analgésico similar à morfina) e de comprimidos de morfina, segundo a delegada Júnia Nara Rodrigues Rocha, da Delegacia de Repressão a Crimes contra Patrimônio. Além disso, pacientes estariam sendo tratados com dipirona e decadron no lugar de morfina e de dolantina, substituições que reduzem o resultado do tratamento nos casos de pacientes com dor aguda.

“Começamos a realizar diligências. Vamos ouvir funcionários do hospital”, informou a delegada. “A Polícia Civil vai fazer se empenhar ao máximo para cumprir o prazo”, disse Júnia. Ela não informou detalhes sobre suspeitos e depoimentos, para não atrapalhar as investigações.

A delegada responsável pelo caso afirmou que o inquérito tem prioridade. “A denúncia é muito grave. Vamos fazer perícia nas substâncias para saber se ocorreram trocas”, disse Júnia.

Irregularidade
O hospital está regular junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM-MG). No entanto, segundo a assessoria de imprensa do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), a farmácia está irregular desde 2012, última vez que houve registro de profissional responsável pela fundação na entidade. Para operar, a farmácia deveria ter registro no órgão.

“A denúncia é gravíssima, pois qualquer funcionário pode estar tendo acesso a medicamentos e colocando a população em risco. Para o CRF-MG, a farmácia do hospital não estava mais em atividade”, considera Claudiney Luís Ferreira, vice-presidente do CRF-MG.

O vice-presidente do CRF-MG também criticou a suposta troca de remédios. “Aplicar dipirona em paciente com câncer não vai adiantar”, disse Ferreira.

Em nota, a fundação confirma a existência de inquérito policial para apurar o desaparecimento de medicamentos da farmácia do hospital. A unidade de saúde não se pronunciou sobre a situação da farmácia.

No registro do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), o hospital faz atendimentos básicos e de média complexidade, privados e públicos, e conta com 11 médicos ligados ao SUS e outros 34 funcionários.

Fiscalização

Regulação
A tarefa de fiscalizar a farmácia é do hospital e do município, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). No entanto, para a Vigilância Sanitária Municipal, no entanto, a responsabilidade seria da SES.

Denúncias
A delegada Júnia Nara Rodrigues Rocha, que investiga o caso, informou que Ministério Público de Minas Gerais e Associação dos Servidores Públicos Municipais de Capelinha também denunciaram supostas irregularidades na farmácia do hospital. O inquérito policial foi instaurado no início desta semana.

O Tempo

ANVISA suspende diversos produtos e interdita cautelarmente kit para tratamento capilar

O lote 1157165 suspenso do produto Hemogenin é
falsificado segundo o fabricante Sanofi
A Anvisa determinou, nesta quarta-feira (03/09), a suspensão de diversos produtos irregulares e a interdição cautelar de um kit para tratamento capilar. Confira abaixo os produtos suspensos

Foi determinada a suspensão de todos os produtos fabricados pela empresa Davis Produtos Sintéticos e Serviços Ltda, incluindo os produtos Emusin 15, Max Floor 10, Foam Gel, Dv Foam 85, Desodair, Dv Cloro, Polideg, Alubrite, Alubrite C, Soluclin, Hand Clean e Ciltest Hc. A empresa citada não possui Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) e os produtos não possuem registro nesta Agência.

Por causa da presença de corpo estranho em ampola inviolada do medicamento Contracep – suspensão injetável, o lote 601530.1 foi suspenso. O produto é fabricado pela empresa Germed Farmacêutica Ltda e o lote possui validade até 01/16.

O produto Multilink N, importado pela empresa Ivoclar Vivadent Ltda, foi suspenso por estar sendo comercializado e importado sem possuir registro junto à Anvisa.

A empresa Multigel Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Produtos para Saúde Ltda deverá recolher o lote 299/13 do produto Ultra Gel Ultra (marca Multigel) do mercado. O lote foi suspenso por causa de partículas em suspensão e aderidas à parede interna do frasco do produto.

Todos os saneantes fabricados pela empresa Quimilux Produtos Especiais Ltda foram suspensos e devem ser apreendidos e inutilizados. Foram identificados diversas irregularidades na fabricação dos saneantes.

A Agência também determinou a suspensão do produto Reumatex, fabricado por empresa desconhecida, cujo rótulo consta como fabricante a empresa Grannd Farma. O produto estava sendo fabricado e comercializado irregularmente, já que não possui registro/notificação e utilizou na embalagem o CNPJ de uma empresa que desconhece o produto e o registro MS de outro medicamento.

O produto Salsa Caroba e todos os produtos fabricados pela empresa de CNPJ 39.635.952/0001-40 foram suspensos pela Anvisa. Foi identificado no mercado o comércio de produtos fitoterápicos sem registro, fabricados por empresa desconhecida e sem autorização de funcionamento na Anvisa.

Todos os cosméticos fabricados pela empresa Maria das Graças Oliveira da Silsa estão suspensos por apresentarem diversas irregularidades quanto ao cumprimento das Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos.

Foi determinada a apreensão e inutilização do lote 1157165 do produto Hemogenin – Sarsa, na apresentação de comprimidos. A empresa Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda, detentora do registro do produto, informou que desconhece a existência de tal lote na apresentação de comprimidos, tratando-se, portanto, de um produto falsificado.

As propagandas com alegações de propriedade funcional relativo ao produto Guaraná em Pó com Vitaminas e Minerais, da marca Prazivil, estão suspensas. O produto, produzido pela empresa Sunflower Indústria e Laboratório Fitoterápico Me, estava sendo anunciado em sítios eletrônicos com propriedades não estabelecidas pela legislação vigente, levando o consumidor ao engano em relação à verdadeira natureza do produto.

Foi constatado que o produto Cleaner Enxaguatório Bucal, fabricado pela empresa Top Liss Indústria e Comércio Ltda, não possui registro na Anvisa, ocasionando a proibição da distribuição, comercialização, fabricação, divulgação e uso do produto.

Multilab
A Agência determinou a suspensão de todos os lotes de comprimidos revestidos de 200 e 400mg dos medicamentos Cimetilab (cemitidina) e do medicamento genérico Cimetidina. Ambos os medicamentos foram fabricados pela empresa Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda e apresentaram resultados de dissolução fora da especificação farmacopéica no estudo de estabilidade apresentado pelo fabricante.

A Multilab comunicou o recolhimento voluntário de todos os lotes produzidos a partir de 21/11/2012 dos comprimidos revestidos Miclox (tartarato de metoprolol) e do medicamento genérico Tartarato de Metoprolol.  As formulações dos medicamentos foram alteradas sem análise e conclusão favorável da Anvisa.

Interdições cautelares
Foi interditado cautelarmente, pelo prazo de 90 dias, o kit Exxa Marroquina – Defrisagem Gradativa Argan Oil, composto pelos seguintes produtos: lote T87875 do Shampoo Purificante Exxa Marroquina, lote 878758 do Selante Nutritivo Exxa Marroquina, lote 87872 do Gloss Redutor de Volume Exxa Marroquina (vendido isoladamente ou em demais associações). Os três lotes citados foram fabricados pela empresa Devintex Cosméticos Ltda, possuem validade até agosto de 2016 e apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de análise de rotulagem, sendo que o Gloss apresentou também resultado insatisfatório no ensaio de pH.

Todas as determinações acima foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira. Clique aqui para consultar as resoluções na íntegra.

ANVISA

Alergias a bijuterias somem com o tempo

Passar esmalte na pele, isolando a área, não impede o problema 

Coceira na orelha, bolinhas vermelhas no braço e outros desconfortos causados por brincos e pulseiras de bijuterias deixam muitas mulheres passando vontade na frente das vitrines. O problema, conhecido por dermatite de contato, costuma ser causado pelo níquel, elemento que faz parte da produção da maioria das peças de custo mais baixo.

A alergia ocorre quando a bijuteria entra em contato com a pele e os receptores que existem nela identificam esse objeto como um corpo estranho. Tem início a produção de anticorpos e, dessa forma, aparecem a vermelhidão e o inchaço no local , explica a dermatologista Samar Harati, do Hospital São Luiz.

A vermelhidão também pode aparecer em reação ao aço, à prata e ao ouro caso mais raro de todos, por ser um mineral puro. A bijuteria, por ter maior possibilidade de conter outras substâncias além do metal, possibilita maiores chances de uma reação alérgica , afirma a médica.

Anvisa agenda reunião para discutir regulação de cádmio em bijuterias


Não há como evitar uma alergia. Ela é desencadeada por conta de uma reação do organismo a determinado objeto. O único jeito de se livrar do problema é evitar o contato. No caso de brincos, há a possibilidade de substituir os que causam alergia pelos antialérgicos e de ácido cirúrgico, que são encontrados em farmácias e custam menos do que uma jóia. Caso a alergia persista, uma pomada a base de corticóides pode aliviar os sintomas , explica a dermatologista. Mas o uso do medicamento só deve ser feito com orientação de um especialista para evitar novas alergias .

Usar um esmalte ou base transparente para controlar as alergias é uma das receitas populares mais comuns. Antes de colocar a peça, as pessoas passam uma camada de base, formando uma película sobre a pele. Mas, segundo a dermatologista, o isolamento acontece durante um período muito curto. A reação da pele vai ocorrer de qualquer forma, mesmo com o esmalte, só vai demorar um pouco mais , afirma Samar Harati. E o esmalte ainda pode causar outro tipo de alergia, já que não foi testado para esse tipo de uso.

Tablet pode provocar alergias na pele devido ao níquel, afirmam médicos


A dermatite pode ir além das orelhas e pescoço. Quanto mais o paciente entrar em contato com o material que está causando a alergia, maiores são as chances de que o organismo esteja alerta a esse tipo de material, desencadeando alergias a outras áreas do corpo. Se o botão da calça que você usa é do mesmo material que o brinco, o organismo vai rejeitar da mesma forma, provocando vermelhidão na região do umbigo , afirma a especialista.

Do mesmo jeito que chegou, sem avisos, a alergia pode passar com o tempo. Mas isso depende do organismo de cada um. Da mesma forma que identificou o material como nocivo ao organismo, pode simplesmente deixar de identificá-lo dessa forma , finaliza a dermatologista.

Minha Vida

Coco ajuda a controlar o açúcar do sangue e no emagrecimento

Conheça os benefícios da água, polpa, leite, farinha e outros derivados do coco 

O coco, delícia tropical, é um alimento funcional por excelência: todos os seus derivados têm importantes ações que contribuem para a saúde do nosso corpo. O coco é rico em compostos fenólicos - antioxidantes que agem contra os radicais livres. O coco ajuda a relaxar os nervos e os músculos, baixa o nível de pressão arterial, controla o açúcar no sangue, produz um perfil lipídico mais saudável (HDL alto e LDL baixo), contribui para a imunidade, reduz a inflamação de articulações e auxilia no emagrecimento.

Mil e uma utilidades
Tudo se aproveita no fruto: água de coco, polpa verde, polpa madura, leite de coco, óleo de coco, farinha de coco e, mais recentemente, o açúcar de coco. Ele é versátil, pode ser usado em uma infinidade de pratos doces e salgados, e no preparo de um leite vegetal para os que têm intolerância à lactose ou para os que querem fazer um detox evitando laticínios. 

Água de coco
A água de coco é excelente fonte de minerais, principalmente potássio, cálcio e magnésio, e também selênio, iodo, enxofre, zinco, manganês, ácidos orgânicos, enzimas, fitonutrientes, aminoácidos e vitamina C. Ela tem ação hidratante, mineralizante, diurética, antioxidante e evita câimbras. A água de coco melhora a função intestinal. Possui poucas calorias, uma média de 40 por copo de 200 ml.   

Água de coco traz diversos benefícios à saúde


Polpa do coco verde X Polpa do coco seco
Existem algumas diferenças no teor de nutrientes, de acordo com o amadurecimento do fruto. Polpa verde: 50 gramas contêm 35 calorias, 0.7 gramas de proteína, 1.8 gramas de gordura, 5 gramas de carboidrato, 0.4 gramas de fibras, 130 miligramas de potássio. Polpa madura: 50 gramas contêm 195 calorias, 1.8 gramas de proteína, 20 gramas de gordura, 2 gramas de carboidrato, 4 gramas de fibras, 180 miligramas de potássio.

Coco maduro
Muitos evitam o coco por considerá-lo calórico e gorduroso. A polpa do coco maduro é uma excelente opção para quem luta contra o peso - ela contém muitas fibras e sua gordura composta por ácidos graxos curtos não é estocada pelas células, ajuda a saciar e dá energia. Além disso, mantém o metabolismo ajustado e regula a função tireoidiana. 

A polpa do coco maduro vem recheada com vitaminas, A, C, E e do complexo B, sais minerais, magnésio, potássio manganês, selênio, zinco, ferro, sódio, cálcio e fósforo, polifenóis e fitoesteróis que trabalham juntos para reduzir os níveis de colesterol LDL, o ruim. A quantidade indicada é 1/4 da polpa do coco seco, 50 gramas, na hora do lanche.  

Óleo de coco
Um fato interessante no aspecto nutricional do coco é que apesar de conter um nível elevado de gorduras saturadas (90% da usa composição), elas são formadas basicamente por ácidos graxos de cadeia curta e média que não são armazenados pelo corpo e fornecem energia imediata. A gordura do coco é rica em ácido láurico (50% do total de lipídios) com propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais

Com status de emagrecedor, óleo de coco é febre em farmácias


Este ácido graxo ativa o sistema imunológico e aumenta a capacidade de combater doenças. Uma das ações do ácido láurico é a manutenção da elasticidade dos vasos sanguíneos, além de varrer os depósitos de colesterol e outros detritos metabólicos, deixando os vasos limpos, o que contribui para reduzir o risco de arteriosclerose e doenças cardíacas. Pode ser usado no preparo de alimentos, consumido ao natural ou acrescentado em vitaminas e shakes.

Leite de coco
O leite de coco é rico em gordura saturada saudável que o corpo facilmente quebra e usa como fonte de energia. Pesquisas mostram que as populações que consomem leite de coco têm baixas taxas de doença cardíaca. O leite, extraído da polpa do coco, contém muito ácido láurico, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, selênio, sódio, proteína e vitaminas C, E, B1, B3, B5 e B6. É um leite cremoso, sem lactose, saboroso, melhora a digestão e pode aliviar os sintomas de hiperacidez, úlceras e refluxo.

Farinha de coco
A farinha de coco é muito rica em fibras, ajuda na saciedade, melhora a função intestinal, regula o açúcar no sangue e os níveis de colesterol. Ela tem baixo teor de gordura, pois é preparada a partir do bagaço após a retirada do leite de coco, onde está a gordura. Ela pode ser usada ao natural (no suco, vitamina ou iogurte) e no preparo de pães, bolos e biscoitos, tornando estas gostosuras permitidas na dieta e aliadas da perda de peso. É livre de glúten e hipoalergência. Seu teor de fibras não digeríveis é maior do que de qualquer outra farinha ou farelo: 10 gramas de farinha de coco fornecem 4 gramas de fibra, e por isso promove saciedade com a sensação de estar "cheio" por mais tempo. Os estudos mostram que o uso regular da farinha de coco (2 colheres de sopa por dia) ajuda a reduzir em até 10% a ingestão de calorias, o que permite um emagrecimento gradual e saudável.  

Farinha de coco: doce que ajuda a emagrecer


Perda de peso
A pesquisa atual comprova que deixar de comer gordura ou não ingerir quantidade suficiente faz com que se ganhe peso. Claro que é importante escolher as gorduras certas (as que trazem benefícios) e evitar as frituras e gorduras trans. Gorduras ricas em triglicerídeos de cadeia curta e média, como a presente no coco, ajudam a controlar o apetite e ainda dão uma acelerada no metabolismo.  

Perder peso quando se faz uma dieta pode ser bem mais fácil com a adição da gordura do coco. Um estudo publicado na revista Obesity Research mostrou que o ácido láurico presente no coco aumenta o gasto energético e reduz a adiposidade em homens obesos. Outro estudo publicado no Journal of Nutrition constatou os efeitos fisiológicos dos ácidos graxos de cadeia média como agentes potenciais na prevenção da obesidade.

Coco no dia a dia
Por sua versatilidade o coco serve para uma variedade de propósitos na cozinha, do café da manhã ao jantar, em lanches caprichados ou em dias de festa, em pratos salgados ou doces. O coco definitivamente é muito fácil de usar e deve ter um lugar em seu cardápio diário. Cozinhe com óleo de coco para deixar seus alimentos mais saudáveis. O leite de coco pode substituir o leite e o creme de leite nas receitas, deixando o prato mais leve. Arroz doce com leite de coco é uma variação muito interessante. 

Pães, biscoitos e bolos preparados com o leite, o óleo e a farinha de coco ficam com um sabor delicioso e muito macios. 

Experimente também em suflês e mousses. Troque sucos calóricos e açucarados por água de coco, e não dispense a polpa verde. Na hora do lanche coma um bom pedaço de coco maduro. Sua saúde agradece!

Minha Vida

Coração grande: falta de ar e tonturas são os principais sintomas

Cardiomegalia reduz a força do órgão, que não bombeia sangue suficiente 

Por Dr. Bruno Valdigem 

Cardiomegalia significa que o coração esta maior que o normal. Nesse caso, coração grande não é elogio! Quando esse órgão aumenta de tamanho, ele perde força. As fibras ficam estiradas e com o tempo, a pessoa sente sintomas de insuficiência cardíaca (incapacidade de o coração bombear sangue oxigenado suficiente para as necessidades de cada situação).

 Quanto pior a função, maior a probabilidade de arritmia cardíaca, morte súbita e cansaço aos esforços. Alguns sinais como desmaios, insuficiência renal associada, taquicardias ventriculares em exame de holter e baixa capacidade aeróbica marcam um grupo de pessoas onde existe maior probabilidade de complicações.

 
 
Um meio de quantificar o grau de insuficiência cardíaca é uma escala chamada classe funcional da New York Heart Association, que possui itens do I ao IV: 

- Classe funcional I: cansaço apenas para esforços intensos

- Classe funcional II: cansaço para esforços moderados

- Classe funcional III: cansaço em esforços pequenos

- Classe funcional IV: cansaço com mínimo esforço, como escovar os dentes e se pentear, ou repouso.

Ao surgirem os primeiros sintomas, é muito importante entrar em contato com um médico e procurar um pronto atendimento. A atenção é redobrada para aquelas pessoas que possuem os fatores de risco para complicações já citados. 

Como é feito um transplante de coração?


Os sintomas mais comuns são: 

- Cansaço

- Tonturas

- Falta de ar no esforço ou mesmo em repouso

- Palpitações e desmaios são comuns e podem significar piora do problema

- Edema (inchaço) nas pernas

- Sensação de satisfação mesmo comendo pouco ("empanzinamento")

- Tosse seca em especial à noite

- Dificuldade de dormir por falta de ar ou ser acordado de noite por falta de ar significa que a função esta piorando ou você está retendo líquidos.

Não se deve deixar os cuidados com o coração de lado. Preste atenção aos sintomas principais e marque uma consulta médica se suspeita que seu coração esteja maior do que o normal.

Minha Vida

Prefeitura de Umuarama - PR

A Prefeitura de Umuarama, no noroeste do Paraná, lançou edital de um concurso público com 146 vagas. Há cargos para todos os níveis de escolaridade, em diversas áreas de atuação.

As inscrições podem ser feitas do dia 21 de agosto até 29 de setembro, exclusivamente pela internet.

Quem não tem acesso à internet pode ir até o Centro Cultural Vera Schubert (ao lado da Prefeitura), onde computadores estarão disponíveis para a inscrição, das 9h às 11h e das 14h às 16h. As taxas variam de R$ 40 a R$ 100.

Os salários vão de R$ 892,68 (auxiliar de serviços gerais) a R$ 3.706,41 (médico), com carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais, conforme o cargo. O concurso, segundo a prefeitura, tem validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

As provas estão marcadas para o dia 12 de outubro, no campus da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama. O edital completo, com os detalhes e o cronograma do concurso, está no site da organizadora.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Pedra Branca - CE

A Prefeitura de Pedra Branca, no interior do Ceará, divulgou edital de concurso público com 395 vagas para cargos que exigem níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 7 mil para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os interessados devem fazer a inscrição pela internet, no site da organizadora do concurso ou da Prefeitura de Pedra Branca, entre 1º e 10 de setembro.

O concurso será realizado pela Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, da Universidade Federal do Ceará, que divulga e estabelece normas específicas para abertura das inscrições.

O Concurso público será para provimento de vagas nas secretarias municipais, disponibilizando um total de 395 vagas, sendo 289 para nível fundamental e médio e 106 para nível superior. Segunda a Secretária de Planejamento da cidade, Tânia Parente, o concurso irá regularizar a situação dos contratados.

A taxa de inscrição será no valor R$ 110 para cargos de nível superior R$ 70 para os cargos de nível médio e R$ 40 para os candidatos de nível fundamental. O valor deverá ser pago em qualquer agência bancária, por meio do boleto bancário, disponível no endereço eletrônico da UFC, entre 1º e 10 de setembro de 2014.

O Concurso será válido por dois anos, a contar da data da publicação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Pedra Branca. Os classificáveis constituirão um cadastro reserva e poderão vir a ser chamados, dependendo da criação de vagas para os cargos.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Paço do Lumiar - MA

A Prefeitura de Paço do Lumiar abriu concurso para preenchimento imediato de 628 vagas distribuídas entre cargos de nível fundamental, médio e superior. As inscrições podem ser feitas entre 27 de agosto e 10 de setembro pelos sites www.fsadu.org.br/concursos ou www.sousandrade.org.br/concursos. Serão destinadas 1.475 vagas para cadastro de reserva.

Os salários variam entre R$ 864,66 e R$ 1.105,24 (nível fundamental), R$ 864,66 e R$ 1.965,78 (nível médio) e R$ 2.025,54 e R$ 2.986,50 (nível superior), com carga horária de trabalho entre 30h e 40h semanais cada.

As vagas são distribuídas entre as áreas Paranã I, II e III, Tambaú, Luís Fernando, Presidente Vargas, Sítio Natureza, Iguaíba, Itapera, Marly Sarney, Vila Cafeteira, Novo Canaã, Aeroporto, Eugênio Pereira, Residencial das Orquídeas, Residencial Saramanta, Vila Conceição, Cajual, Conjunto Maiobão, Conjunto Manaíra, Conjunto Tambú, Jardim Paranã, Mojó, Morada Nova, Pindoba, Recanto dos Poetas, Residencial Canaã, Residencial Cordeiro, Residencial Novo Horizonte Aparecida, Sítio Grande, Tendal, Vila Cafeteira, Vila Nossa Senhora da Vitória e Vila Nova Jerusalém.

Os cargos são voltados para para profissionais das áreas de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, serviço social, bioquímica, enfermagem, agronomia, engenharia civil, engenharia de pesca, engenharia de trânsito, engenharia elétrica, pedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, língua brasileira de sinais, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, zootecnia, terapia ocupacional, artes, educação física, filosofia, geografia, história, inglês, português e matemática.

A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para nívem fundamental, R$ 60,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior. As provas teóricas de múltipla escolha serão aplicadas no dia 19 de outubro e o gabarito, divulgado no dia seguinte. O resultado final está previsto para o dia 09 de dezembro.

Fonte: www.concursos.com.br

Prefeitura de Ibiam - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ibiam, no estado de Santa Catarina publicou edital n°006/2014 de processo seletivo para contratação de pessoal em caráter temporário, para atendimento de substituições que venham ocorrer durante o exercício financeiro de 2014, nas mais diversas Secretarias Municipais.

Serão distribuídas 05 vagas para as funções de Auxiliar Administrativo (CRAS), Psicóloga e Agente de Serviços Gerais (níveis Alfabetizado, médio e superior) por salários de até R$ 1.959,70 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

A inscrição será realizada até 30 de setembro de 2014, no horário compreendido das 08h as 11h e das 13h30 as 16h30, no Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal de Ibiam, situado na Travessa Leoniza Carvalho Agostini, 20. As inscrições serão gratuitas.

A relação dos inscritos considerados aptos a prestarem prova escrita será tornado público dia 01 de outubro de 2014, no site: www.ibiam.sc.gov.br.

As provas escritas serão realizadas na data prevista de 03 de outubro de 2014, no Centro Educacional Municipal – Eliziane Titon, com início 08h30 e término 11h30.

Os gabaritos das provas será publicado e divulgado até o dia 03 de outubro de 2014, após a realização da prova objetiva, no site: www.ibiam.sc.gov.br.

O processo seletivo terá validade de 2 anos, a contar da data da homologação da classificação final.

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus - BA anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, no estado da Bahia, publicou extrato de edital n° 0001/2014 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 454 vagas de trabalho, sendo 284 imediatas e 170 para cadastro de reserva, em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior na Administação Pública. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 6.200,00 em jornadas de 8, 20, 30, 36 e 40 horas semanais.

Inscrições 
As inscrições estarão abertas de 08 a 13 de setembro de 2014, pela internet, através do site www.libri.com.br.

Taxas
Nível Fundamental: R$ 35,00;
Nível Médio: R$ 40,00;
Médio Técnico R$ 50,00;
Nível Superior R$ 80,00.

Cargos 
Para profissionais de nível fundamental, há vagas para  Porteiro, Merendeira, Pedreiro, Auxiliar de Cuidador e Auxiliar de Serviços Gerais.

Quem possui nível médio e/ou técnico, pode tentar empregos de Intérprete de Libras, Auxiliar de Saúde Bucal, Assessor de Gerenciamento dos Sistemas, Coordenador de Projetos Especiais, Assistente em Contabilidade, Recepcionista, Cuidador, Orientador Social, Auxiliar de Controle de Trânsito, Auxiliar de Agente de Tributo, Agente Administrativo, Motorista, Eletricista Encanador, Técnico Agrícola e Técnico de Enfermagem.

Já para nível superior, tem vagas para Professor Licenciado, Nutricionista, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Civil, Arquiteto, Engenheiro Florestal, Biólogo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Agrônomo, Médico Regulador, Médico Intervencionista, Médico Oncologista, Médico Oftalmologista, Médico Ginecologista, Médico Dermatologista, Médico Geriatra, Médico Neurologista, Médico Proctologista, Médico Pneumologista, Médico Infectologista, Médico Gastroenterologista, Médico Cardiologista, Médico Mastologista, Médico Pediatra, Médico Hematologista, Médico Ortopedista, Médico Auditor do SUS, Enfermeiro, Coordenador de Planejamento e Orçamento, Coordenador de Serviços Socioassistenciais, Assistente Jurídico, Contador, Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Analista Tributário e Técnico de Controle Interno. 

Provas 
A data, os locais e os horários da realização das Provas Objetivas serão, oportunamente, divulgados no site da Prefeitura www.prefeiturasaj.ba.gov.br e no site www.libri.com.br, até 08 dias antes da realização das Provas.

Todos os avisos e resultados serão publicados no site da Prefeitura www.prefeiturasaj.ba.gov.br e no site www.libri.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar esses comunicados para pleno exercício de seus direitos.

Prefeitura de Fraiburgo - SC abre vagas em processos seletivos

A Prefeitura de Fraiburgo, em Santa Catarina, divulgou os extratos dos editais nº. 0032, 0033 e 0034/2014 de processo seletivo, visando a contratação de profissionais de níveis fundamental e superior, para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público em diversas áreas do município.

Cargos
Professor (Educação Infantil, Anos Iniciais, História, Geografia, Artes, Ciências e Programas de Saúde, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia ou Teologia, Língua Portuguesa, Matemática, Atendimento Educacional Especializado - AEE, Intérprete de Libras), Auxiliar de Sala da Educação Infantil, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Coordenador Pedagógico, Agente de Serviços Gerais (feminino e masculino) e Auxiliar de Alimentação/Nutrição.

As inscrições serão realizadas no período de 10 de setembro a 09 de outubro de 2014, das 08h30 as 11h e das 14h30 às 19h, em dia de expediente (excetuados sábado e domingo), no Prédio da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Arnoldo Frey, n. 179, Centro, Fraiburgo/SC.

O processo seletivo será válido para o ano de 2015, podendo ser prorrogado.

Maiores informações junto a Prefeitura Municipal de Fraiburgo, pelo fone (49) 3256-3089.

Veja detalhes nos extratos dos editais, que foram publicados no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, 02 de setembro de 2014.

Prefeitura de Herval D'Oeste - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Herval d´Oeste, no estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 002/2014, com a finalidade de ocupar 16 vagas de níveis médio e superior, nos cargos de auxiliar de serviços de saúde e enfermeiro.

As remunerações previstas para os contratados variam de R$ 1.469,07 a R$ 3.358,12, acrescidas de R$ 144,80 referente à insalubridade e R$ 10,59, referente a vale alimentação, por carga horária de 44 horas semanal.

As inscrições podem ser feitas até 08 de setembro de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde de Herval d'Oeste - SC, das 8h às 11:30, das 13h às 16h.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 11 de setembro de 2014, no Colégio São José, sito à Rua Nereu Ramos - Bairro Centro - Herval d'Oeste - SC, tendo início às 19h e término às 22h, sendo que os portões serão fechados às 18h45.

O gabarito está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao da aplicação da prova, em mural público.

O certame terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso SESAU - RO: inscrições prorrogadas

A Superintendência Estadual de Administração e Recursos Humanos de Rondônia - SESAU, torna público a exclusão das vagas do cargo de Técnico em Reabilitação, do Concurso Público da SESAU, regido pelo Edital n. 137/GDRH/SEARH, de 10 de julho de 2014, com lotação nas unidades hospitalares localizadas em Porto Velho e Cacoal.

De conformidade com a Determinação Judicial, será reaberto prazo para recepção de novas inscrições ao cargo de Técnico em Radiologia, até 7 de setembro de 2014 através do site da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), com o vencimento do boleto para o dia 8 de setembro de 2014. O boleto estará disponível para a impressão até às 15h do dia 8 de setembro de 2014.
                 ---------------------------------------------------------------------------------
A Superintendência Estadual de Administração e Recursos Humanos de Rondônia - SESAU, prorrogou as inscrições ao concurso público (edital nº 137/GDRH/SEARH) que se destina ao preenchimento de 264 vagas para provimento de cargos efetivos de todos os níveis de ensino. Os aprovados vão fazer parte do quadro de servidores da SESAU/RO  e devem atender nas localizadas de Porto Velho, Buritis, Cacoal, São Francisco do Guaporé e Extrema. 

Inscrições
O certame está sendo conduzido pela Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração e as inscrições podem ser feitas pela internet (www.cetroconcursos.org.br), até às 15h de 26 de agosto de 2014.

O candidato deverá pagar uma taxa de acordo com o seu nível de escolaridade, sendo, R$ 24,00 para nível fundamental, R$ 64,00 para quem possui o nível médio e R$ 88,00 para os que já concluiram o ensino superior.

Cargos
Para quem possui o nível fundamental, as oportunidades são para Motorista e Auxiliar de Serviços Gerais.

No nível médio, os postos são para Agente em Atividades Administrativas, Técnico em Informática, Desenhista/Cadista, Técnico em Equipamentos e Aparelhos Médicos, Técnico em Enfermagem, Técnico em Hemoterapia, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Laboratório, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Ortopedia, Técnico em Radiologia, Técnico em Radioterapia, e Técnico em Registro e Informações em Saúde.

Há  chances para os candidatos que já concluíram o nível superior, nas funções de Administrador, Analista de Sistemas, Arquiteto Urbanista, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro em Segurança do Trabalho, Estatístico, Físico, Administrador Hospitalar, Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Cirurgião Dentista Especialista em Buco Maxilo-Facial e Médico em várias especialidades.            

As contratações serão em regime Estatutário com salários iniciais que variam de R$ 1.003,21 a R$ 11.789,24, respectivamente, por jornadas de 20 a 40 horas semanais. Vale lembrar que, o salário será composto por Grat. de Ativ. Específica - GAE e Benefícios legalmente cabíveis.

Provas
Os inscritos serão submetidos a Prova Objetiva de caráter classificatório e eliminatório, e Prova de Títulos de caráter classificatório (somente para os cargos de nível superior).

A Prova Objetiva será aplicada provavelmente no dia 14 de setembro de 2014, nas cidades de: Ariquemes/RO, Cacoal/RO, Guajará-Mirim/RO, Jaru/RO, Ji-Paraná/RO, Porto Velho/RO, Rolim de Moura/RO e Vilhena/RO, conforme opção do candidato no ato da inscrição.

A validade do referido concurso público será de 1 ano, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Acesse o edital e outras atualizações - http://www.cetroconcursos.org.br/site/?p=concurso_detalhes&tipo=1&id=2118

Prefeitura de Luciara - MT publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Luciara, no Estado de Mato Grosso, abriu edital de processo seletivo n° 001/2014, com o objetivo de preencher 07 vagas para os cargos de Agente Social (Recepcionista do CRAS), Agente Administrativo (Programa Bolsa Família), Agente Administrativo (Equipe Volante do CRAS) e Orientador Social (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo).

O certame executado pela empresa STS Consultoria e Informática Ltda - ME. As chances são para profissionais de nível médio, por salário de R$ 800,00 em carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser efetuadas pela internet, no site www.sydcon.com.br, no período de 05 de setembro a 15 de setembro de 2014. Não será cobrada taxa de inscrição.

As provas escritas objetivas serão realizadas na data prevista de 28 de setembro de 2014, às 08h, horário Oficial de Brasília - DF, em local a ser confirmado até o dia 22 de Setembro de 2014.

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, e nos endereços eletrônicos: www.amm.org.br, www.sydcon.com.br no dia seguinte ao da aplicação das provas escritas, até às 17h00min.

O certame terá o prazo de validade de dois anos, a contar da data de sua Homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Curvelândia - MT

No Estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Curvelândia publicou edital nº. 001/2014 de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da empresa Líder Assessoria e Consultoria LTDA, o certame pretende recompor parte do quadro da Administração, ofertando 11 vagas de níveis médio e superior, com salários de até R$ 6.267,29, para carga horária de 20, 30 ou 40h semanais.

Ficam reservadas 10% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

Cargos
Advogado, Contador, Farmacêutico, Assistente Social, Psicólogo, Bioquímico, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral e Fiscal Tributário.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas do dia 15 de setembro até 06 de outubro de 2014, no endereço eletrônico www.curvelandia.mt.gov.br.

A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível médio) ou R$ 80,00 (nível superior).

Provas
O certame será constituído de prova objetiva e títulos.

A prova objetiva está prevista para 09 de novembro de 2014, em locais e horários que serão divulgados por aviso resumido no Jornal Oficial do TCE/MT, no Jornal Oficial da AMM, bem como outros que julgar-se necessário, na integra no site www.curvelandia.mt.gov.br e no mural da Prefeitura de Curvelândia – MT.

O gabarito preliminar será divulgado a partir das 12h do 1º dia útil após a aplicação da prova objetiva no site www.curvelandia.mt.gov.br.

Os títulos deverão ser entregues do dia 1º a 03 de dezembro de 2014, das 07h às 13h, de Mato Grosso, na sede da Prefeitura de Curvelândia - MT, Rua São Bernardo, nº 523, Bairro Centro – Curvelândia - MT – CEP 78.237-000.

Validade
O período de validade do concurso público será de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado, prorrogável, 1 vez, por igual período, a critério da autoridade competente.

O edital encontra-se disponível no site www.curvelandia.mt.gov.br.

Concurso Prefeitura de Uruaçu - GO

A Prefeitura de Uruaçu, no Estado de Goiás, divulgou os editais retificados nºs 001/2014 e nº 002/2014 de concursos públicos, que também foram prorrogados. Sob a responsabilidade organizacional do Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG), os certames permitirão a contratação de 290 profissionais de todos os níveis de ensino.

O edital 001/2014 dispõe de 156 cargos nas ocupações de agente de limpeza, auxiliar de serviços gerais, operário braçal, almoxarife, motorista, fiscal ambiental, fiscal de postura e edificações, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, operador de máquinas, recepcionista, assistente social, agrônomo, biólogo e engenheiro ambiental. A remuneração poderá oscilar entre R$ 724,00 e R$ 2.681,30, em jornadas de 30 ou 40 horas semanais.

Já o edital do seletivo nº 002/2014 oferece 134 vagas para os cargos de atendente de consultório dentário, merendeira, monitor de creche, técnico em enfermagem, técnico em higiene dental, técnico em próteses dentárias, técnico em radiologia, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico generalista, nutricionista, odontólogo, professor PII (pedagogo), psicólogo e terapeuta ocupacional, com salários que variam de R$ 724,00 a R$ 8.677,70, por jornadas de 30 ou 40 horas semanais.

As inscrições para os concursos serão aceitas até 9 de outubro de 2014, via correio eletrônico: www.ibeg.org.br ou www.ibegconcursos.com.br. A taxa de inscrição corresponde a R$ 60,00 para concorrer às vagas de níveis fundamental e médio, e a R$ 80,00 para disputar as vagas de nível superior.

A todos os candidatos do edital 001/2014 será aplicada prova objetiva, pela manhã e pela tarde, a depender do nível de escolaridade do cargo pretendido, em locais a serem divulgados provavelmente no dia 10 de novembro de 2014, pelo IBEG. A data de aplicação das provas está prevista para o dia 30 de novembro de 2014.

Já para os inscritos na seleção do edital nº 002/2014, a prova será aplicada provavelmente em 7 de dezembro de 2014.

Os certames serão válidos por dois anos, a contar da data de homologação dos resultados pela Prefeitura, podendo haver prorrogação uma vez, por igual período, a critério do município.

Concurso Prefeitura de Assú - RN

A Prefeitura de Assú, no estado do Rio Grande do Norte, divulgou o edital nº 001/2014 de concurso público, que prevê a ocupação de 121 vagas de trabalho para contratações imediatas, para candidatos de níveis médio, técnico e superior. As remunerações vão de R$ 793,25 a R$ 5.424,00, por jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.

As colocações profissionais se distribuem entre os cargos de agente de combate as endemias, agente de trânsito e transporte, técnico administrativo/enfermagem/saúde bucal, administrador, analista de sistemas, arquiteto, contador, enfermeiro, engenheiro agrônomo, médico, fisioterapeuta, entre outros.

Quem se interessar, pode se inscrever de 22 de setembro a 13 de outubro 2014, através do site www.comperve.ufrn.br.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 para o nível médio, ou de R$ 100,00 para o superior.

As provas estão previstas para o dia 02 de novembro de 2014, em local e horário a ser informados no site www.comperve.ufrn.br.

Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados no site informado, provavelmente uma hora após o término da aplicação das provas.

O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogável uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN

A Prefeitura de Jardim de Piranhas, no estado do Rio Grande do Norte, abriu edital de concurso público 001/2014, destinado ao preenchimento de 114 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, em vários cargos municipais. Está prevista a contratação de profissionais de todos os níveis de escolaridade, os quais poderão fazer jus a salários entre R$ 724,00 e R$ 10.030,67.

O concurso será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vale ressaltar que estão reservadas oito vagas para os candidatos portadores de deficiência.

Para cargos de nível fundamental, há vagas para os cargos de Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Coveiro, Cozinheiro, Eletricista, Merendeira, Motorista, Pedreiro, Pintor, Servente de Pedreiro e Vigilante.

Com exigência de nível médio ou técnico, as chances são de Agente em Administração, Arquivista, Atendente, Atendente de Consultório Dentista, Digitador, Fiscal de Disciplina, Fiscal de Vigilância Sanitária, Motorista de Ambulância, Operador de Máquinas Pesadas, Técnico em Análises Clínicas e Técnico de Enfermagem.

Já para nível superior, as oportunidades são para os empregos de Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Controlador Adjunto, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geógrafo, Médico ESF, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo em Saúde Bucal, Procurador Adjunto, Professor de Ensino Infantil, Professor de Ensino Religioso, Professor de História, Professor de Matemática, Professor de Ensino Fundamental, Psicólogo, Psicopedagogo e Supervisor Pedagógico.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.comperve.ufrn.br a partir das 8h do dia 22 de setembro até 13 de outubro de 2014. A taxa de inscrição varia entre R$ 60,00 e R$ 100,00.

O concurso terá provas objetivas a serem aplicadas provavelmente no dia 30 de novembro de 2014, no município de Jardim de Piranhas, em local e horário que serão divulgados no dia 28 de outubro de 2014. Os gabaritos oficiais preliminares das provas serão divulgados uma hora após o término da aplicação das provas.

O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

O edital está divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte do dia 03 de setembro, entre as págs 53 e 61.