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quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Frango provoca surto de infecção por salmonela nos Estados Unidos

 Frango da marca Foster Farms é vendido em mercado de Los Angeles, na Califórnia nesta terça-feira (8).  (Foto: AFP Photo/Robyn Beck)
Foto: AFP Photo/Robyn Beck
Frango da marca Foster Farms é vendido em mercado de Los Angeles,
 na Califórnia, nesta terça-feira (8).
Pelo menos 278 pessoas adoeceram por terem comido frango infectado. Surto atingiu pessoas de 18 estados, segundo autoridades americanas
 
Um surto de salmonela atingiu 18 estados dos Estados Unidos e provocou o adoecimento de centenas de pessoas nos últimos meses. Autoridades alertam os consumidores a cozinharem cuidadosamente o frango e tomarem outras precauções.
 
Um alerta de saúde pública foi emitido em relação ao frango cru empacotado em três unidades da empresa Foster Farms na Califórnia. Desde que cepas de Salmonela heidelberg foram detectadas em março, 278 pessoas adoeceram, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).
 
A salmonela foi detectada em frangos distribuídos em mercados de varejo nos estados da Califórnia, de Oregon e de Washington. A doença se concentrou na Califórnia, mas a salmonela já atingiu pessoas de 18 estados, segundo declaração do Departamento de Agricultura.
 
O surto parece ter começado em março e o Departamento de Agricultura foi notificado das doenças em julho, de acordo com Dan Engeljohn, do USDA. Pesquisadores tiveram dificuldade em determinar a fonte da doença, segundo Engeljohn.
 
O porta-voz da Foster Farms disse que não há nenhum recall em andamento e que as infecções foram provocadas pelo consumo do frango mal cozido.
 
"Essa é uma questão de saúde pública importante", diz Anita Gore, porta-voz do Departamento de Saúde Pública da Califórnia. "O frango pode carregar bactéria e precisa ser totalmente cozido", diz.
 
A salmonela é um patógeno que contamina carne durante o abate e o processamento e é comum em frango mal cozido. Pessoas infectadas por ela costumam apresentar diarreia, dor abdominal e febre.
 
Paralisação
A paralização do governo americano desacelerou os esforços do governo federal para proteger a saúde e a segurança dos americanos. O Centro de Controle e Prevenção de Doença, órgão federal, teve que chamar parte de sua equipe de volta ao trabalho para lidar com o surto de salmonela no país.

Info salmonela (Foto: Arte/G1)

G1

Dez anos de estudos, 135 instituições e US$ 1,6 bi vão criar o cérebro digital

Objetivo das pesquisas é desenvolver uma tecnologia que simule o funcionamento do cérebro humano
        Imagem: HBP
Objetivo das pesquisas é desenvolver uma tecnologia que simule
o funcionamento do cérebro humano
O Human Brain Project teve início este mês com objetivo de simular o funcionamento do cérebro humano
 
Dez anos e 135 instituições de pesquisas envolvidas. Estes são os números do estudo que pretende criar um "cérebro digital", o Human Brain Project (HBP).
 
O objetivo das pesquisas é desenvolver uma tecnologia que simule o funcionamento do cérebro humano a partir de um banco de dados que reunirá milhares de estudos de neurociência.
 
De acordo com os responsáveis pelos estudos, as tecnologias atuais não são suficientes para simular funções cerebrais complexas. Eles acreditam que, em dez anos, os supercomputadores terão condições suficientes para criar uma primeira simulação do cérebro humano, com grande capacidade de processamento e memória.
 
O novo projeto já está sendo comparado no campo da neurociência, com o Projeto Genoma Humano, que envolveu milhares de cientistas para sequenciar o código genético humano. Um trabalho de mais de uma década.
 
Orçado em cerca de US$ 1,6 bilhão, o HBP não se propõe a mapear todo o cérebro humano como fez o Projeto Genoma. "Devemos começar a compreender o que torna o cérebro humano único, os mecanismos básicos por trás da cognição e do comportamento, e como diagnosticar objetivamente doenças cerebrais", disse Henry Markram, diretor do HBP.
 
Isaude.net

Metade da população global pode sofrer escassez de água até 2030

Sociedades não podem prosperar sem água limpa e em quantidade suficiente para todos
        Foto: UN Photo/Emmanuel Tobey
Sociedades não podem prosperar sem água limpa e em
quantidade suficiente para todos
A declaração do Secretário-Geral da ONU foi feita na abertura da Conferência da Água, realizada em Budapeste, na Hungria
 
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que a escassez de água pode atingir quase metade da população global até 2030.
 
A declaração foi feita esta terça-feira (8) na abertura da Conferência da Água, que esta sendo realizada em Budapeste, capital da Hungria.
 
O chefe da ONU disse que a demanda pode superar em 40% as reservas de água e que as autoridades precisam combater o uso insustentável do produto.
 
A relatora das Nações Unidas para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque, afirmou que é importante incluir os dois assuntos nas metas de desenvolvimento sustentável que estão sendo debatidas atualmente.
 
O Secretário-Geral da ONU disse que a água é desperdiçada e mal utilizada por todos os setores em todos os países. Por isso, pediu cooperação geral para soluções sustentáveis.
 
Ban afirmou que é necessário um esforço conjunto para garantir uma fatia justa para as pessoas e para os ecossistemas.
 
Ele falou sobre a importância da cooperação em três setores: agricultura, mudança climática e saneamento.
 
Segundo a ONU, a agricultura é a maior consumidora de água e há necessidade de melhorar as tecnologias de irrigação. Isso significa, segundo Ban, colheitas mais resistentes ao clima e que necessitem de menos água.

Saneamento
O Secretário-Geral disse ainda que o saneamento representa uma parte importante dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Segundo ele, 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a um banheiro no mundo. A diarreia é a segunda maior causa de mortes de crianças menores de cinco anos, perdendo apenas para a pneumonia.
 
Ban disse que as sociedades não podem prosperar sem água limpa e em quantidade suficiente para todos. Da mesma forma, o chefe da ONU afirmou que os povos não podem prosperar sem um serviço de saneamento adequado.
 
Isaude.net

Cerca de 80% dos problemas de visão poderiam ser evitados ou curados

No Dia Mundial da Visão, a OMS alerta que 90% das pessoas com problemas de visão estão em países em desenvolvimento
 
No Dia Mundial da Visão, comemorado nesta quinta-feira (10), a Organização Mundial da Saúde alerta que existem 39 milhões de cegos no mundo e que 80% dos problemas de visão podem ser evitados ou curados se forem tomadas as medidas necessárias.
 
Segundo a OMS, cerca 246 milhões de pessoas sofrem com perda moderada ou severa da visão, 90% delas em países em desenvolvimento.
 
A agência calcula que 19 milhões de crianças com menos de 15 anos tenham problemas visuais. Desse total, 12 milhões sofrem de condições que poderiam ser facilmente diagnosticadas e corrigidas.
 
Quase 1,5 milhão destas crianças nunca mais voltarão a enxergar e de 30% delas vão morrer antes de completar dois anos de idade.
 
O diagnóstico precoce de problemas visuais é particularmente importante para crianças dos países em desenvolvimento, que sofrem com os reflexos da desnutrição combinada com doenças infecciosas. Na África Subsaariana milhares de bebês não recebem vitamina A suficiententemente. A falta desta vitamina é a maior causa conhecida de perda irreversível de visão.
 
A ONG "Light of the World", parceira da OMS no combate à cegueira, envia suplementos de vitamina A para a África na tentativa de salvar as crianças do problema.
 
Segundo a organização, cada catástrofe alimentar na África acarreta uma onda de cegueira. A falta de água e a fome também são causas da perda da visão, especialmente entre mulheres e crianças.
 
Esforço Mundial
Mesmo com registro de quedas nos índices desde 1990, a OMS afirma que é necessário um esforço mundial para reverter o cenário atual. Durante a Assembleia Mundial da Saúde foi aprovado um plano de ação para o acesso universal à saúde visual, que deve ser implementado pelos países membros. O objetivo é reduzir em 25% os problemas visuais até 2019.
 
Um destaque neste plano são as cirurgias de catarata. A agência da ONU afirma que a cirurgia, a mais realizada em países industrializados, é uma das mais eficazes e a que tem o tratamento com o melhor custo-benefício.
 
Isaude.net

Câmara aprova Mais Médicos e tira dos CRMs direito de emitir registro provisório

A votação foi encerrada no final da noite desta quarta-feira. A matéria agora segue para aprovação do Senado
 
A Câmara dos deputados concluiu, no final da noite desta quarta-feira (9), a votação da Medida Provisória 621/13, que cria o programa Mais Médicos.
 
A matéria, aprovada na forma do projeto de lei de conversão do deputado Rogério Carvalho (PT-SE), segue agora para o Senado.
 
Um dos pontos mais polêmicos nos debates sobre a MP foi a necessidade ou não de revalidação do diploma do médico estrangeiro.
 
O relatório aprovado previa que o estrangeiro não precisaria revalidar o diploma nos três anos do programa e no primeiro ano de uma eventual prorrogação. Entretanto, emenda do deputado Carlos Sampaio (PSDSB-SP), aprovada pelo Plenário, restringiu a dispensa de revalidar o diploma aos três primeiros anos. A mesma emenda também determina que os médicos estrangeiros somente poderão participar da prorrogação de três anos do Mais Médicos se integrarem carreira médica específica.
 
Outra emenda, que estendia os direitos Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) aos médicos brasileiros participantes do programa Mais Médicos, foi rejeitada por 224 votos a 134.
 
Já a recusa dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) de emitir o registro provisório aos estrangeiros foi resolvida com o deslocamento dessa atribuição ao Ministério da Saúde.
 
O médico estrangeiro participante do programa não poderá exercer a Medicina fora das atividades do Mais Médicos e estará sujeito à fiscalização dos CRMs, embora não precise pagar anuidade.
 
Outra mudança feita pelo Plenário foi a permissão para que médicos aposentados participem do programa.

A Media Provisória
Desde a edição da Medida Provisória (MP), em julho de 2013, cerca de 670 médicos brasileiros aceitaram fazer parte do programa, e o Governo Federal espera trazer quatro mil médicos cubanos ao País até o fim do ano por meio de um acordo intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
 
Esses profissionais trabalharão nas regiões com menos proporção de médicos por habitante, com bolsa de R$ 10 mil, mais ajuda de custo para despesas de instalação (no valor de até três bolsas) e o pagamento das despesas de deslocamento até a cidade de trabalho.
 
Para justificar a edição da MP, o governo argumenta que o Brasil possui uma proporção de 1,8 médicos para cada mil habitantes, abaixo de outros países com perfil socioeconômico semelhante (Argentina, 3,2; Uruguai, 3,7; e Cuba, 6,7).

Com informações da Agência Câmara
 
Isaude.net

Má alimentação e estresse podem contribuir para a queda de cabelo

Má alimentação e estresse podem contribuir para a queda de cabelo divulgação/divulgação
Foto: Divulgação
Tratamentos estéticos como escova e chapinha podem provocar
fraqueza do couro cabeludo
Má alimentação e estresse podem contribuir para a queda de cabelo
 
A queda de cabelo pode ser uma preocupação entre as mulheres quando o assunto é a estética. A temida calvície feminina pode ter várias origens e, por isso, cerca de 70% do público procura um especialista para sanar dúvidas, realizar um tratamento ou iniciar um processo de prevenção.
 
Segundo a fisioterapeuta dermatofuncional, Tatiana Bertacin, além da genética, fatores como a má alimentação e o estresse podem contribuir para a perda de cabelo.
 
— Uma mulher que não se alimenta adequadamente e sofre pela falta de vitaminas e minerais, por exemplo, tem chances futuras de sofrer com a perda inesperada cabelo — explica.
 
A especialista salienta, ainda, que além da falta de alguns componentes na alimentação, outros fatores, estes relacionados ao “cuidado” com os cabelos, induzem ao risco da queda capilar.
 
— Quando uma mulher realiza tratamentos estéticos no cabelo, como a escova e até mesmo a tradicional chapinha, o fato de manusear os cabelos de forma uma pouco mais brusca provoca fraqueza no couro cabeludo. Com isso, a possibilidade de cair o cabelo é maior — esclarece.
 
A especialista afirma que existem sintomas que sinalizam o momento apropriado para uma mulher procurar um profissional para a realização de um tratamento dermatológico.
 
— É normal que uma mulher perca aproximadamente 100 fios de cabelos por dia. Acima disso, se houver a percepção de uma quantidade maior nessa perda, a pessoa precisa procurar um especialista — alerta.

Zero Hora

Conheça os benefícios da drenagem linfática na gravidez

Drenagem linfática em mulheres grávidas pode ser realizada a
partir de 12 semanas de gestação
Massagem ajuda a eliminar toxinas, ativa a circulação e reduz o inchaço, contribuindo para o bem-estar das gestantes
 
O aumento da produção hormonal nas gestantes gera, entre outras coisas, retenção de líquidos e, como consequência, o inchaço. Com o passar dos meses, essa retenção hídrica pode gerar certo desconforto nas mamães. Para atenuar o incômodo, é possível recorrer, com segurança, à drenagem linfática, técnica de massagem que direciona o excesso de líquidos para os gânglios linfáticos, eliminando-os.
 
— A drenagem linfática manual durante a gravidez traz benefícios para a mãe e para o bebê e pode ser realizada a partir de 12 semanas de gestação ou após liberação médica — afirma a fisioterapeuta dermatofuncional Ana Paula Dellalibera Vaz.
 
Segundo a especialista, a técnica atua no combate às toxinas e ativa a circulação, o que resulta na diminuição do inchaço das pernas e da sensação de peso e cansaço, eliminação natural do líquido acumulado e melhora da nutrição das células e dos tecidos. Por se tratar de uma técnica de massagem, a drenagem ainda relaxa e alivia tensão e dores musculares.
 
Além disso, uma vez aprovada pelo médico obstetra, gestante e bebê não correm nenhum risco.
 
— É importante que a gestante procure um profissional fisioterapeuta dermato-funcional e que já trabalhe com gestantes para fazer a drenagem linfática manual, pois nestes casos a técnica de massagem requer cuidados especiais com posicionamento durante a aplicação e no abdômen e mamas deve-se fazer somente uma hidratação. Lembramos apenas que é necessária aprovação do obstetra, pois nos casos de gravidez de risco, insuficiência renal, trombose, hipertensão descontrolada e algumas outras doenças pré-existentes não é permitido realizar o procedimento — explica a fisioterapeuta.
 
Para as grávidas, indica-se uma sessão por semana, durante a gestação e no pós-parto, podendo ser realizada mais vezes na semana quando necessário. Porém, os cuidados continuam depois da drenagem.
 
— É muito importante que a gestante beba cerca de dois litros de água por dia, diminua a quantidade de sal nas refeições, evite frituras e refrigerante, use roupas confortáveis e pratique exercícios físicos (com liberação médica) regularmente com acompanhamento profissional especializado — orienta Ana Paula.
 
No pós-parto também é permitido fazer uso da técnica, mesmo em partos por cesariana. No caso de parto normal, a drenagem pode começar na mesma semana e em cesarianas o ideal é aguardar a cicatrização do corte, mas sempre lembrando que, também, é necessária a liberação do obstetra.
 
Zero Hora

Concurso Prefeitura de Rifaina – SP

A Prefeitura de Rifaina, no estado de São Paulo, publicou edital nº 01/2013 de concurso público, para o provimento de 11 vagas de trabalho, além de formação de cadastro reserva, em todos os níveis escolares. A remuneração pode chegar a R$ 1.650 e a jornada de trabalho pode ser de 30, 40 ou 44 horas semanais.
 
As chances são para Agente de Controle de Vetores, Auxiliar de Serviços Básicos, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico Fisioterapeuta, Técnico em Higiene Dental, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Auxiliar de Serviços Técnicos Municipais, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
As inscrições podem ser feitas pelo site www.klcconcursos.com.br, no período de 07 a 16 de outubro de 2013. As taxas de inscrições variam de R$ 30 a R$ 70.
 
A seleção constará de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 17 de novembro de 2013. A validade do concurso público será de 01 ano, prorrogável á critério da administração, por igual período.

Serviço Social do Transporte - MA realiza processo seletivo

O Serviço Social do Transporte - SEST, no estado do Maranhão, em parceria com a Fundação Sousândrade, publicou edital de processo seletivo n° 001/2013, destinado ao provimento de 12 vagas, mais cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários que podem chegar a R$ 5.114,18.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Coordenador de Promoção Social (CR), Fisioterapeuta (1), Instrutor de Educação Física (2), Nutricionista (1), Odontólogo (1), Oficial Administrativo (CR), Promotor de Esporte e Lazer (1) ,  Psicólogo (CR), Auxiliar de Saúde Bucal (CR), Assistente Administrativo (CR), Auxiliar Administrativo (1), Salva Vidas (3), Auxiliar de Serviços Gerais (1) e Porteiro (1). A jornada de trabalho vai de 20 a 44 horas semanais.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições a partir das 10h do dia 14 de outubro até às 23h59min do dia 10 de novembro de 2013, por meio dos sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos.

Taxas
Nível Superior - R$ 60,00;
Nível Médio - R$ 40,00;
Nível Fundamental - R$ 30,00.

Provas
As provas serão realizadas na data prevista de 1º de dezembro de 2013, na cidade de São Luís, no Maranhão. O gabarito será publicado na data provável de 02 de dezembro de 2013.

A Prova de Conhecimentos terá a duração de 4 (quatro) horas e o seu horário e locais de realização serão divulgados no site oficial do Processo Seletivo, nos quadros de avisos do SEST/MA - MA e da FSADU, conforme Período de Confirmação de Inscrição indicado no Calendário de Eventos.

Validade
O prazo de validade do certame será de dois anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final Após Fase Recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do SEST/MA.

Prefeitura de Uberlândia - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Uberlândia, no estado de Minas Gerais, lançou três editais de processo seletivo para o preenchimento de vagas de níveis fundamental e superior. As oportunidades são ofertadas para os cargos de Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Agente de Apoio Operacional (Jardineiro), Professor de Ciências e Professor de Matemática, com remuneração de até R$ 1.873,87. 
 
Para participar, o candidato deve efetivar a inscrição até 16 de outubro de 2013, por meio do site www.uberlandia.mg.gov.br

Todos os candidatos inscritos serão submetidos à prova objetiva ou análise curricular e entrevista estruturada, dependendo do cargo. As provas objetivas serão realizadas em local, data e horários a serem divulgados posteriormente. 
 
Os processos seletivos terão validade de 01 ano, contado a partir da data de publicação do resultado, prorrogáveis uma vez, por igual período, de acordo com o interesse e necessidade do Município de Uberlândia.

Prefeitura de Nortelândia - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Nortelândia, no estado do Mato Grosso abriu processo seletivo nº. 009/2013 para contratação temporária por tempo determinado até 31 de dezembro de 2014, visando complementar o quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Assistência Social do município. São ofertadas 03 vagas em cargos de níveis médio e superior, com vencimentos de até R$ 1.807,55 por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Assistente Social e Agente de Serviços Administrativos.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever gratuitamente até o dia 07 de novembro de 2013, na Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Avenida Diamantino (saída para Diamantino), Bairro Joaquim da Silva – Nortelândia – MT, no horário das 8:00 às 12:00 horas.
 
Documentação necessária para inscrição:
CPF, RG, Título de Eleitor, quitação eleitoral, carteira de reservista (se do sexo masculino), comprovante de endereço, atestado ou diploma de conclusão do ensino médio/superior em serviço social e registro no conselho da categoria.
 
Prova
O processo seletivo constará de uma avaliação escrita objetiva, a ser realizada na data provável de 10 de novembro de 2013, com início às 8:00 e término às 12:00 na Escola Municipal Julio Praxede Duarte, situada à Rua Vereador Tibúrcio Gomes Portela, s/n, Bairro Bandeirantes, Nortelândia – MT.
 
O resultado final com a lista classificatória será divulgada até o dia 20 de novembro de 2013, através de edital, afixada no mural da Prefeitura de Nortelândia, na Secretaria Municipal de Assistência Social, no site www.nortelandia.mt.gov.br, publicada no Jornal Oficial Eletrônico da AMM e no Diário Oficial de Contas do Estado de Mato Grosso.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 08 de outubro de 2013, pág. 112 a 116.

Prefeitura de Apiacás - MT divulga edital de processo seletivo

Foi divulgado o edital n° 005/2013 para realização de processo seletivo da Prefeitura de Apiacás, no estado de Mato Grosso. São ofertadas 7 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários que variam entre R$ 1.039,90 a R$ 2.666,70 e carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Educador Físico, Nutricionista, Assistente Social, Odontólogo, Bioquímico e Técnico em Enfermagem. Para os candidatos portadores de necessidades especiais - PNE é assegurado 5% das vagas no presente processo seletivo.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas de forma gratuita do dia 09 a 18 de outubro de 2013, na Prefeitura de Apiacás - Recursos Humanos, situada na Avenida Brasil, n° 1059, Bairro Bom Jesus, Apiacás – MT, no horário das 7h às 13h de segunda à sexta-feira.
 
Prova
O processo seletivo constará de prova objetiva a ser aplicada na data provável de 27 de outubro de 2013, no turno da manhã das 08h às 11h, na Escola Municipal Centro de Promoção Educacional, situada na Avenida Brasil nº 1331, Bairro Bom Jesus, na Cidade de Apiacás/MT. Os gabaritos preliminares serão divulgados no mural municipal da prefeitura a partir do dia 28 de outubro de 2013.
A validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério da administração.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 08 de outubro de 2013, pág. 7 a 16.

Prefeitura de Dom Joaquim - MG contratará profissionais da saúde

A Prefeitura de Dom Joaquim, estado de Minas Gerais, publicou o edital de processo seletivo 01/2013 com intuito de contratar 14 profissionais, além de formar cadastro reserva. A remuneração para os cargos pode chegar a R$ 13 mil, em jornada de 30 ou 40 horas semanais. 
 
Cargos 
Agente de Combate às Endemias, Assistente Social, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar do PSF/SIAB, Coordenador da Vigilância em Saúde, Coordenador CRAS, Instrutor de Atividades, Mãe Social do Abrigo Seguro, Médico, Nutricionista, Odontólogo e Técnico em Higiene Dental. 
 
Inscrição e Seleção
As inscrições serão recebidas na Prefeitura Municipal, localizada na Praça Cônego Firmiano, nº 40, Centro, e pelo endereço eletrônico www.maximaauditores.com.br, entre os dias 18 a 27 de outubro de 2013. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 35 a R$ 200.

A seleção contará de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 10 de novembro de 2013. O gabarito preliminar será disponibilizado no dia 11 de novembro. 
 
Validade 
O processo seletivo será válido por 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Prefeitura de Crucilândia - MG

O Município mineiro de Crucilândia, com população estimada em 4.749 habitantes, publicou aviso do edital nº. 01/2013 para a realização de concurso público de provas e títulos. As inscrições ficarão abertas no período de 09 de dezembro de 2013 a 07 de janeiro de 2014, na sede da Prefeitura de Crucilândia, situada à Av. Ernesto Antunes da Cunha, nº 67 – Centro – Crucilândia/MG.
 
O certame, que será executado empresa Tendência Assessoria e Consultoria Ltda, visa ao provimento dos seguintes cargos/funções: Auxiliar de Serviços Gerais/Públicos, Condutor de Máquinas Leves/Pesadas, Condutor de Veículos, Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Professor I/II, Técnico Nível Médio em Saúde, Enfermeiro, Médico Especialista (Dermatologista e Ortopedista), T.N.S.S (Nutricionista e Psicólogo), Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Técnico de Enfermagem – PSF, Técnico de Saúde Bucal, Odontólogo do PSF, Enfermeiro do PSF e Médico do PSF.
 
O aviso do edital encontra-se disponível na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais - Publicações de Terceiros, de 08 de outubro de 2013, pág. 05.

Prefeitura de Tocos do Moji - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Tocos do Moji, no estado de Minas Gerais, divulgou o extrato do edital de processo seletivo nº 14/2013. O certame visa suprir carências provisórias e a falta de candidatos concursados e/ou habilitados para assumirem o cargo de Auxiliar de Enfermagem (PSF). 
 
As inscrições serão realizadas até o dia 10 de outubro de 2013, na Sede da Prefeitura Municipal, no horário de 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.
 
O edital em seu inteiro teor estará disponível na Prefeitura de Tocos do Moji.
 
O extrato do edital encontra-se disponível na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, de 08 de outubro de 2013, Publicações de Terceiros, pág. 10. 

CODESP - RJ publica edital de processo seletivo

O Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Saúde Pública – CODESP dos Municípios de Natividade e Porciúncula, no estado do Rio de Janeiro, por meio da empresa Consulplan, abriu edital de processo seletivo n° 001/2013, destinado ao provimento de 68 vagas para profissionais de níveis médio/técnico e superior. Os salários vão até R$ 3.600,00 em carga horária de 40 horas semanais.

Cargos
- Nível Médio/Técnico: Educador de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Enfermagem, Protético e Técnico de Saúde Bucal;
- Nível Superior: Dentista Pediatra, Dentista Periodontista, Dentista Protesista, Médico ESF, Médico Infectologista, Médico Psiquiatra, Psicólogo Adulto, Psicólogo Infantil e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições
As inscrições serão realizadas via internet de 14h00min do dia 14 de outubro às 23h59min ao dia 07 de novembro de 2013, no site www.consulplan.net. As taxas variam de R$ 45,00 para nível médio e R$ 80,00 para superior.

As inscrições presenciais serão realizadas nas Centrais de Atendimento ao Candidato da CONSULPLAN, que funcionará nos seguintes endereços: I – Em Natividade: na Rua Intendente Franklin Rabello, 08 – Sindicato, Natividade/RJ; II – Em Porciúncula: na Rua João Francisco Braz, 695 – Centro, Centro Municipal de Fisioterapia, Porciúncula/RJ, no período entre 14 de outubro e 07 de novembro de 2013, exceto sábados, domingos e feriados, de 09h00min às 16h00min, com exceção do primeiro dia de inscrição, que se iniciará no horário das 14h00min.

Provas
O processo seletivo constará de provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório. Essas provas escritas serão realizadas simultaneamente nos municípios de Natividade/RJ e Porciúncula/RJ, com data inicialmente prevista para o dia 08 de dezembro de 2013 (domingo), em dois turnos, com duração de 3 horas por turno.

O local de realização da prova escrita, para o qual deverá se dirigir o candidato, será divulgado a partir do dia 03 de dezembro de 2013 e os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados a partir da 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas (segunda-feira).

Validade
A validade do processo seletivo é de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

DEMSUR de Muriaé - MG abre processo seletivo

O Departamento Municipal de Saneamento Urbano - DEMSUR de Muriaé, em Minas Gerais, abriu concurso público nº 001/13 para contratação de novos servidores. As vagas são para Assistente Social, Auxiliar de Serviços e Obras, Engenheiro Ambiental, Mecânico de Veículos Automotores, Motorista de Veículos Leves e Pesados, Operador de Máquinas Pesadas, Técnico em Laboratório, Técnico em Eletromecânica e Teleoperador. A remuneração é de até R$ 4.221, 43.
 
Podem concorrer profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. As inscrições serão realizadas pelo site www.noroesteconcursos.com.br, no período de 20 de novembro a 20 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 25 a R$ 143,90. 
 
A seleção será constituída de prova objetiva, aplicada na data prevista de 12 de janeiro de 2014. O concurso também constará de prova prática para os cargos de Auxiliar de Serviços e Obras, Mecânico de Veículos Automotores, Motorista de Veículos Leves e Pesados e Operador de Máquinas Pesadas.

IFRJ retifica edital e prorroga inscrições de concurso

Foi divulgado o edital de concurso público n° 59/2013 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O certame tem a finalidade de selecionar 102 candidatos para a ocupação de vagas no cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, classe D.

A jornada de trabalho prevista é de 40 horas semanais, em regime de Dedicação Exclusiva, com vencimento básico de R$ 3.594,57, acrescido de R$ 272,46 a R$ 4.455,20, referente à retribuição por titulação. Os aprovados que forem contratados atuarão nos campi das cidades do Rio de Janeiro, Volta Redonda, São Gonçalo, Realengo, Nilo Peçanha, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Nilópolis, Duque de Caxias e Arraial do Cabo.

A inscrição, no valor de R$ 110,00, deverá ser efetuada pelo próprio candidato ou por seu representante legal até o dia 1º de novembro de 2013, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10 às 17 horas, nos postos de inscrição para o qual o candidato deseja concorrer, e que funcionarão nos seguintes endereços:
 
- Campus Arraial do Cabo: Rua José Pinto de Macedo s/nº, Prainha, Arraial do Cabo, RJ;

- Campus Engenheiro Paulo de Frontin. Avenida Maria Luiza,s/nº Sacra Família do Tinguá, Engenheiro Paulo de Frontin, RJ;

- Campus Duque de Caxias: Avenida República do Paraguai, nº120, Sarapuí, - Campus Nilo Peçanha - Pinheiral: Rua José Breves, nº 550, Centro, Pinheiral, RJ;

- Campus Nilópolis: Rua Lúcio Tavares, nº 1045, Nova Cidade, Nilópolis, RJ;

- Campus Paracambi: Rua Sebastião Lacerda, s/nº, Centro, Paracambi, RJ;

- Campus Realengo: Rua Professor Carlos Wenceslau (antiga Oliveira Braga), 343, Realengo, RJ;

- Campus Rio de Janeiro: Rua Senador Furtado, nº 121/125, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ;

- Campus São Gonçalo: Rua Dr. José Augusto Pereira dos Santos, s/nº, Neves, São Gonçalo, RJ;

- Campus Volta Redonda: Rua Antonio Barreiros, nº 212, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda, RJ (entre o Clube Náutico e o Estádio da Cidadania).
 
Provas
O concurso público será administrado pela Diretoria de Concursos e Processos Seletivos (DCPS) e será realizado em três fases:

- Prova de Conteúdo (escrita);
- Prova de Desempenho Didático;
- Prova de Títulos.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova escrita prevista para o dia 15 de novembro de 2013. A confirmação de inscrição, que informará o local da realização da Prova de Conteúdo, estará disponível para consulta na página do IFRJ, www.ifrj.edu.br, a partir de 12 de novembro de 2013, após às 16 horas.
 
Validade
O concurso terá validade por até 01 ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data de publicação e homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

Prefeitura de Nova Trento - SC divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Nova Trento, no estado de Santa Catarina, divulgou edital de processo seletivo 12/2013, destinado ao preenchimento de 02 vagas para o cargo de Enfermeiro, por vencimento de R$ 1.052,10 mais R$ 113,37 de abono por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições seguem abertas do dia 09 a 16 de outubro de 2013, no prédio da Prefeitura de Nova Trento, situada na Rua Santo Inácio, nº 126, Centro, Nova Trento/SC. 
 
O certame será constituído de análise curricular/títulos. A validade do processo seletivo será 12 meses.

O edital encontra-se disponível no site www.novatrento.sc.gov.br.

Concurso SEPLAG - MG 2013: Inscrições prorrogadas

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) está realizando o concurso público regido pelo edital n° 04/2013, destinado ao  provimento de 1.117 vagas para profissionais de ensino Médio e Superior. Os salários oferecidos podem chegar a R$ 2.983,37 por carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da organizadora IBFC (www.ibfc.org.br) até 15 de novembro de 2013. As taxas variam de R$ 46 para cargos de nível médio e de R$ 59 para nível superior.
 
De acordo com o edital, o candidato no ato da inscrição poderá optar pelo local de realização das provas em um dos seguintes municípios: Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros ou Uberlândia. Não será admitida ao candidato a alteração do município de realização da prova, após efetivação da inscrição.
 
As chances são para Advocacia Geral do Estado (AGE), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE)/Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (SEDVAN), Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado de Esportes e Juventude (SEEJ), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE), Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).
 
Das 1.117 vagas ofertadas neste concurso, 112 serão reservadas a pessoas com deficiência (72 vagas para cargos de nível médio e 40 para cargos de nível superior).

O concurso público visa ao provimento de cargos das carreiras de Agente de Transportes e Obras Públicas, Agente Governamental, Analista Ambiental, Analista de Desenvolvimento Econômico e Social, Analista de Gestão de Seguridade Social, Analista de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento, Assistente de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento, Assistente Técnico de Seguridade Social, Gestor Ambiental, Gestor de Cultura, Gestor de Transportes e Obras Públicas, Gestor Governamental, Técnico Ambiental, Técnico de Cultura, Técnico de Desenvolvimento Econômico e Social e Técnico Universitário, todos de ingresso no Nível I, grau A.
 
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha terá caráter eliminatório e classificatório e será aplicada a todos os cargos. A aplicação da Prova Objetiva e de Redação está prevista para o dia 15 de dezembro de 2013 e será realizada nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia. O IBFC disponibilizará o cartão de convocação a partir de 09 de dezembro de 2013.

Este concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.
O edital completo e todas as retificações estão na página do concurso (http://www.ibfc.org.br/).

Concurso Câmara de Jaguaraçu - MG

A Câmara Municipal de Jaguaraçu, no estado de Minas Gerais, auxiliada pela empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, publicou edital n° 01/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 3 vagas de trabalho, por vencimentos que variam de R$ 678,00 a R$ 2.200,00.

As chances são para os cargos de auxiliar de secretaria, contador e secretário geral (níveis fundamental, médio e superior). A carga horária dos efetivados será de 20 ou 40 horas semanais.

As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br, no período de 16 de dezembro de 2013 até às 23h59 do dia 16 de janeiro de 2014. As taxas variam de R$ 41,00 a R$ 132,00, de acordo com o cargo escolhido.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento Presencial na Sede da Câmara de Jaguaraçu, sediada à Rua do Rosário, nº 114, Centro, CEP 35188-000, Jaguaraçu/MG, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 07h às 11h e 12h às 16h.

A prova objetiva de múltipla escolha está prevista para ser realizada no dia 16 de fevereiro de 2014, às 09h, devendo a relação de candidatos inscritos, os locais de realização das provas e confirmação de data e horários serem divulgados com antecedência.

A divulgação do gabarito provisório da prova objetiva de múltipla escolha, está prevista de 18 de fevereiro de 2013.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Presidente da Câmara Muncipal de Jaguaraçu.

Concurso Prefeitura de Arabutã - SC

A Prefeitura de Arabutã, no estado de Santa Catarina, lançou o edital 01/2013 de processo seletivo e concurso público, com intuito de preencher 07 vagas de trabalho. As oportunidades são para profissionais com níveis alfabetizado, fundamental e superior, com remuneração que pode oscilar de R$ 783,90 a R$ 6.078, por jornada de 20 a 44 horas semanais. 
 
As vagas são para Agente Comunitário de Saúde (edital de PSS, 3 vagas), Odontólogo, Farmacêutico, Operador de Máquinas Rodoviárias (Motoniveladora) e Inseminador (edital de CP, 4 vagas).

Inscrições
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico www.icap.net.br, no período de 09 de outubro a 06 de novembro de 2013. As taxas são de R$ 40 e R$ 100.
 
A seleção será constituída de prova objetiva, para todos os cargos de ambos os certames, com aplicação prevista para 17 de novembro de 2013. De acordo com o edital do concurso, os candidatos que concorrem ao cargo de Operador de Máquinas Rodoviárias (Motoniveladora) também serão avaliados por meio de prova prática, na mesma data da prova objetiva.
 
O resultado final será homologado no dia 29 de novembro de 2013.

Prefeitura de Itá - SC lança edital de processo seletivo

O Município de Itá, estado de Santa Catarina, lançou edital nº. 001 de processo seletivo 007/2013, destinado ao preenchimento de 01 vaga de nível médio para Agente Comunitário de Saúde PSF II Micro área 04 - 40 horas. A remuneração pode chegar a R$ 755,96 e é exigido o Ensino Médio.
 
Interessados, deverão se inscrever até o dia 17 de outubro de 2013, das 08h00min às 11h30min e das 13h30 às 16h30min, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua 04 nº 01, Centro, próximo ao Hospital São Pedro Itá-SC.
 
Deverão ser apresentadas no ato da inscrição as cópias dos seguintes documentos:
  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Registro Civil - Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos;
  • Certificado Militar, para o sexo masculino;
  • Habilitação do cargo;
  • Tempo de serviço;
  • 2 fotos 3X4;
  • Comprovante de residência para a vaga de Agente Comunitário Saúde.
O processo seletivo será constituído de prova de título e tempo de serviço.
 
A classificação será publicada na data provável de 28 de outubro de 2013, e a homologação no dia 31 de outubro de 2013, em edital publicado no mural público municipal, situado no átrio de acesso da Prefeitura de Itá-SC, na Praça Doutor Aldo Ivo Stumf, 100 – Centro, nesta cidade e no site do município www.Ita.sc.gov.br.
 
A validade do processo seletivo será de doze meses, contados a partir da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Conselho Regional de Serviço Social 21ª Região - MS

O Conselho Regional de Serviço Social 21ª Região (CRESS), no estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a empresa IDAGEM, lançou edital n° 01/2013 de concurso público com a intenção de ocupar 09 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, todas pelo regime celetista.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Advogado, Contabilista, Fiscal, Jornalista, Técnico Administrativo, Técnico em Informática e Auxiliar de Serviços Gerais. O salário máximo é de até R$ 1.701,04, para o cumprimento de uma carga horária de 20 ou 30 horas semanais.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet no endereço www.idagem.com.br, até o dia 18 de outubro de 2013. As taxas de inscrição variam conforme o nível de escolaridade:

Nível Superior = R$ 100,00;
Nível Médio = R$ 70,00;
Nível Fundamental = R$ 50,00.

Provas
A previsão de realização das provas escritas é para a data 24 de novembro de 2013, a ser confirmada em edital, juntamente com o local e horário, tudo disponibilizado no site do IDAGEM e do CRESS (www.cress-ms.org.br). O gabarito oficial preliminar com as respostas será divulgado em no máximo 48 horas após a realização das provas escritas.

Validade
O prazo de validade do certame será de dois anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por período de até 02 anos.

Prefeitura de Santo Afonso - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Santo Afonso, no estado do Mato Grosso, publicou edital nº. 003/2013 para realização de processo seletivo. A finalidade da seleção é a contratação temporária de 8 profissionais, sendo 5 para admissão imediata e 3 para formação de cadastro reserva em cargos de níveis médio/técnico e superior.
 
As oportunidades são para Odontólogo (dentista), Fisioterapeuta, Técnico em Enfermagem, Psicólogo, Nutricionista, Enfermeiro e Médico. A remuneração oferecida para o cargo pode chegar a R$ 7.346,88, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Esses profissionais irão suprir as vagas ocasionadas pelo gozo de afastamentos e Licença Maternidade, atendendo assim situações de excepcional interesse público.
 
Inscrição
As inscrições só poderão ser feitas pessoalmente, ou por meio de Procuração Particular com firma reconhecida em cartório, mediante cópia dos documentos seguidos dos documentos originais até o dia 15 de outubro de 2013 na Secretaria Municipal de Saúde, das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia dos documentos pessoais: CPF, RG, Título de Eleitor e comprovante de endereço (cópia de conta de água, energia ou telefone, ou ainda, se for o caso, mediante declaração idônea com firma reconhecida, do proprietário do imóvel, ou ainda, cópia de contrato de aluguel);
  • Cópia do atestado, histórico ou diploma do curso de nível Superior, Técnico, Médio ou Fundamental de acordo com o que exigir o cargo;
  • Cópia do registro de Conselho de Profissional exigido para cada cargo.
Prova
O certame está constituído de prova objetiva, a ser aplicada na data provável de 20 de outubro de 2013, das 08:00 às 12:00, na Escola Municipal de 1º Grau Sebastião Tavares da Silva, situada à Rua Deputado Murilo Domingos, s/nº, saída p/ Tangará da Serra, Bairro Vila Alta – Santo Afonso/MT.
 
O resultado final com a lista classificatória será divulgado provavelmente no dia 23 de outubro de 2013, afixado no mural da Prefeitura de Santo Afonso, na Secretaria Municipal de Saúde e disponibilizado no site www.santoafonso.mt.gov.br e publicado na imprensa oficial do município (Diário Oficial da AMM).
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período de acordo com a necessidade.
 
O edital encontra-se publicado no site www.santoafonso.mt.gov.br (seção "Processo Seletivo).

Prefeitura de Mongaguá - SP abre processo seletivo

A Prefeitura da Estância Balneária de Mongaguá e o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, publicaram o edital de processo seletivo simplificado nº 004/2013, destinado ao provimento de 30 vagas para o cargo de Guarda-Vidas. Os vencimentos são de R$ 1.200, por jornada de 44 horas semanais.

Para concorrer às vagas, os profissionais devem ter nível fundamental e certificado de conclusão do curso de Guarda-Vidas Temporário, ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
 
As inscrições serão realizadas de forma presencial, no período de 21 a 23 de outubro de 2013, na Av. Governador Mário Covas Júnior, nº 4001, bairro do Vera Cruz, Município de Mongaguá, Posto do Corpo de Bombeiros de Mongaguá.
 
O processo seletivo será realizado em duas etapas: a primeira será composta pela aplicação de prova prática, de caráter eliminatório, e a segunda será o curso de formação de Guarda-Vidas temporários, de caráter eliminatório e classificatório. A prova da 1ª etapa será realizada provavelmente no dia 30 de outubro de 2013, no Posto do Corpo de Bombeiros, localizado na Av. Governador Mário Covas Júnior, nº 7683, bairro do Vera Cruz, Município de Mongaguá.
 
De acordo com o edital, o curso de formação de Guarda-Vidas terá início em 04 de novembro de 2013.

Concurso CEB - Distribuição S/A

A Companhia Energética de Brasília - CEB - Distribuição S/A, divulgou edital de retificação nº. 3 de concurso público nº. 01/2012, destinado à formação de cadastro de reserva para provimento em emprego público em regime celetista. O concurso será executado pela Exatus Promotores de Eventos e Consultoria e tem validade de dois anos, contados da data de sua homologação.
 
São distribuídas 89 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior com rendimentos que vão até R$ 5.634,10, para jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Os candidatos admitidos terão direito a benefícios como plano de saúde contributivo extensivo aos dependentes legais, auxílio alimentação no valor de R$ 821,48 mensal, programa de capacitação e treinamento, auxílio-creche, plano previdenciário contributivo, entre outros.
 
Cargos
Advogado, Administrador, Analista de Sistemas, Arquiteto, Arquivista, Assistente Social, Contador, Economista, Engenheiro, Médico do Trabalho, Pedagogo, Redator/Revisor de Texto, Agente de Suporte Administrativo, Técnico Industrial, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Informática, Técnico de Enfermagem do Trabalho e Agente de Serviços Operacionais.

Inscrições e Provas
Os interessados deverão fazer suas inscrições das 10h do dia 21 de outubro até às 23h59m do dia 09 de dezembro de 2013, através do endereço eletrônico www.exatuspr.com.br.
 
O concurso será composto de prova objetiva, avaliação física, prova prática, avaliação psicológica e prova de títulos.
 
Segundo o novo cronograma as provas objetivas estão previstas para o dia 27 de janeiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados no site www.exatuspr.com.br, a partir do dia 21 de janeiro de 2014.
 
Os gabaritos preliminares estarão disponíveis no primeiro dia útil subsequente à realização das provas.
 
A avaliação física será realizada na data provável de 08 e 09 de março de 2014, em locais e horários divulgados na convocação para avaliação física, a partir do dia 21 de fevereiro de 2014. Já a prova prática será realizada provavelmente nos dias 22 e 23 de março de 2014, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 14 de março de 2014, por meio de convocação da prova prática.
 
Prevista para os dias 05 e 06 de abril de 2014, a avaliação psicológica será realizada em locais que serão divulgados por meio de convocação para a avaliação psicológica, a partir do dia 28 de março de 2014. Por fim a prova de títulos a serem entregues nos dias 03 e 04 de maio de 2014, em locais divulgados a partir do dia 25 de abril de 2014, na convocação da prova de títulos.
 
A classificação final será divulgada na data provável de 28 de maio de 2014.
 
O edital de retificação encontra-se publicado no Diário Oficial do Distrito Federal - Seção 03, de 09 de outubro de 2013, pág. 75 a 77.

Propagandas antigas: Não durma na escola - Biotônico Fontoura

biotonico
“Às nove horas da manhã, não é normal este sono!”
Anúncio do Biotônico Fontoura publicado dia 18 de junho de 1939.
 
Acervo Estadão
 

Descarte de remédios vencidos

Onde você costuma jogar os remédios vencidos?
 
Se o destino for o lixo comum, tome cuidado! O problema é que se eles vão para a rede de esgotos ou para os depósitos de lixo e acabam contaminando o solo e a água. Além disso, podem afetar a saúde dos bichinhos que vivem nesses ambientes, como os peixes, por exemplo, e prejudicar a nossa própria saúde, já que comemos peixe.
 
Um estudo da Unicamp aborda justamente a situação dos peixes que entram em contato com ambientes contaminados pelo estrógeno, um hormônio feminino, geralmente encontrado em anticoncepcional ou remédios indicados para a menopausa. Os machos que passam por isso sofrem uma “feminização”, o que interfere na reprodução e prejudica a continuidade da espécie.
 
A atitude consciente é simples: basta descartar os medicamentos em postos de coleta que estão espalhados por todo país. Em São Paulo, todas as Unidades Básicas de Saúde já fazem isso. Além delas, existem as farmácias do Grupo Pão de Açúcar. A Droga Raia e a Drogaria São Paulo, que têm farmácias não só na capital paulista como também em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Salvador, por exemplo, também oferecem esse serviço.
 
Quem é de Porto Alegre não fica de fora dessa, já que pode descartar na rede Panvel Farmácias. Veja aqui.
 
O Walmart já arrecadou 1 tonelada de medicamentos vencidos em 1 ano de coleta e tem 18 pontos em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Pernambuco. Clique aqui e consulte os endereços.
 
Colabore com a sua saúde e a do planeta!
 
Universo Jatobá

Pesquisa relaciona ruído de aviões a risco maior de derrame e doenças cardíacas

Agência Brasil
Estudo analisou população que moram no entorno de aeroporto
Viver em uma área com altos níveis de ruídos de aviões aumenta o risco de derrame e doenças cardiovasculares, segundo uma pesquisa recém-publicada
 
Um estudo analisou uma população de 3,6 milhões de pessoas que moram no entorno do aeroporto de Heathrow, no sudoeste de Londres, e sugeriu que nas áreas com maior nível de ruído, os riscos de problemas de saúde desse tipo eram entre 10% e 20% maiores que o normal.             
 
Os pesquisadores concordam com outros cientistas que o barulho não é necessariamente a causa desse risco elevado e sugeriram que serão necessários mais estudos para testar a ligação.
 
A pesquisa indica um risco maior tanto para hospitalizações quanto para mortes provocadas por derrames e doenças cardiovasculares para uma parcela de 2% da população alvo do estudo - cerca de 70 mil pessoas - que vive onde os ruídos das aeronaves são mais altos.
 
"O papel exato que a exposição ao ruído pode ter sobre a saúde ainda não está estabelecido", observa a coordenadora do estudo, Anna Hansell, do Imperial College London. "Mas é plausível que isso pode estar contribuindo - por exemplo, ao elevar a pressão sanguínea ou ao prejudicar o sono das pessoas."           
           
Segundo ela, o barulho alto provoca uma "reação de sobressalto", que aumenta o ritmo de batimento cardíaco e a pressão sanguínea.
 
"O ruído dos aviões também pode ser irritante para algumas pessoas, o que pode afetar sua pressão sanguínea e levar a doenças", afirma.
 
Estilo de vida
O estudo analisou dados sobre os níveis de ruídos em 2001 da agência de aviação civil da Grã-Bretanha, cobrindo 12 distritos de Londres e nove fora de Londres onde os ruídos de aviões excediam os 50 decibéis - semelhante ao ruído normal de pessoas conversando numa sala quieta.
 
Os autores dizem que menos pessoas são agora afetadas pelos níveis maiores de ruído (acima de 63 decibéis) - apesar de haver mais aviões cruzando os céus -, por conta de mudanças nos projetos de aeronaves e nas rotas aéreas.
 
Os pesquisadores do Imperial College e do King's College London adaptaram sua pesquisa em um esforço para eliminar outros fatores que poderiam ter uma relação com derrames e doenças cardíacas, como pobreza, origem étnica do sul da Ásia ou o fumo.
 
Eles enfatizaram que o risco maior de doenças relacionadas a ruídos de aeronaves é ainda assim menos significativo que os riscos por fatores de estilo de vida - incluindo fumo, falta de exercícios ou dieta não saudável.

iG

Saiba como evitar a cãimbra

Exercícios em excesso podem causar câimbras. Falta de preparo
físico, temperatura, desidratação e até a circulação do sangue
 podem também estar relacionados ao surgimento das contrações
 involuntárias
Especialistas dizem que melhor que comer banana ou peixe, o grande segredo para diminuir a frequência das câimbras está no bom preparo físico e na hidratação
 
A dor é inconfundível. É só esfriar um pouco ou exagerar no exercício que já se anuncia aquela sensação súbita de que o músculo está se afinado, contorcendo. Os espasmos são frequentes e prolongados e é possível até ver, por um momento, o novo formato do músculo contorcido. "A câimbra geralmente é sinal de fadiga", diz o médico Ricardo Munir Nahas, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
 
A câimbra é a contração involuntária do músculo. Ainda não se sabe definir a causa específica, mas sabe-se que está relacionada com a falta de preparo físico, temperatura, desidratação e também com a circulação do sangue. "Ela pode ocorrer em qualquer músculo do corpo, principalmente na parte inferior, como coxa e panturrilha”, diz.
 
Por isso é tão comum aquela cena do jogador de futebol que para repentinamente de correr, levando a mão na perna e reclamando de câimbra. Quando a atividade física é feita além da conta, a dor logo aparece. O jeito é alongar e massagear o músculo para acabar com a contração. Nahas afirma que para prevenir a dor vale variar o ritmo do treino, não deixando o músculo "esquentar" tanto, além de trabalhar o condicionamento físico.
 
O cirurgião vascular Walter Campos, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, explica que a contração acontece devido ao excesso de ácido láctico no músculo. "A pessoa faz muito exercício e ocorre a alteração da obtenção de energia. A energia fica acumulada. Para evitar a câimbra, é bom a pessoa ter um bom preparo físico", diz.
 
O alongamento antes do treino não necessariamente vai evitar a ocorrência de câimbra. "Alongar vai apenas favorecer a amplitude do movimento e com isso cansar menos, mas não vai evitar este tipo de contração muscular se a pessoa não estiver com um bom condicionamento físico", diz Nahas.
           
Outra dica importante é se hidratar. Nahas explica que não é para beber água na hora da atividade física apenas, mas manter o corpo hidratado sempre, assim a incidência de câimbra vai diminuir. " A desidratação influencia na questão do ácido láctico e também na tolerância ao aquecimento do músculo", disse.
 
A câimbra também pode acontecer por causa do frio. É a chamada câimbra noturna, quando no meio do sono a pessoa acorda com o pé ou a panturrilha se contorcendo. " Quando dormimos a temperatura corporal diminui, assim como a temperatura externa. Para quem tem este tipo de câimbra com frequência, a solução é usar uma meia", diz.
 
Sinal de algo pior
A câimbra não é uma doença, mas, em alguns casos, ela pode ser oriunda de doenças. " Além do excesso de atividade física, outros fatores podem ocasionar câimbra, como doenças venosas, varizes, sequela de acidente vascular cerebral, ou ainda alteração de eletrólise do sangue. Neste último caso, ocorre a baixa de pressão arterial e minerais como potássio e magnésio não são repostos. O músculo reclama", diz Campos.
           
O médico afirma que comer banana, peixe ou qualquer alimento rico em minerais antes do treino também não vai adiantar. " Isso é bobagem. A absorção dos minerais é muito lenta e não vai ter resultado. É preciso uma boa alimentação regular, todos os dias", afirma Campos.
 
Não há estudos conhecidos sobre o fato, mas acredita-se que todo mundo já teve, tem ou vai ter câimbra um dia. " O que ocorre é que algumas pessoas podem ter mais propensão. Um atacante, que corre muito mais que um goleiro, ou um velocista, por exemplo, exigem mais dos músculos e provavelmente sofrerão mais de câimbra", diz Nahas.
 
iG

Justiça autoriza suspensão de 246 planos de saúde alvos de excesso de queixas

Proibição, que atinge gigantes do setor deveria durar 3 meses, só valerá até o fim de outubro
 
A Justiça autorizou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a proibir as vendas, até o fim de outubro, de 246 planos de saúde de 26 operadoras que foram alvo de excesso de reclamações de seus clientes. Veja a lista abaixo.
 
A proibição  deveria estar em vigor desde o dia 30 de agosto , mas foi bloqueada por liminares (decisões provisórias) obtidas pelas associações de operadoras de saúde. A ANS recorreu e, na última terça-feira (8), conseguiu uma decisão favorável do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fischer.
 
O magistrado entendeu que a liberação da venda significava "risco grave de lesão à ordem pública e à saúde de uma imensa coletividade". Os planos com comercialização suspensa têm cerca de 5 milhões de beneficiários (cerca de 10% do mercado de planos médico-hospitalares) e, em alguns casos, são os principais produtos das operadoras. 
 
A proibição não afeta quem já adquiriu os planos.
 
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), responsável pela primeira liminar contra a punição , informou que cabe recurso. A Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) informou que lamenta a decisão e defende a "revisão completa" da metodologia do sistema de cálculo que enseja a punição. A ANS avalia a possibilidade de mudanças.
 
A União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), que também conseguiu uma liminar favorável a suas associadas contra a proibição, não comentou.
 
Proibição mais curta
Pelas regras da ANS, as vendas dos 246 planos deveriam ficar suspensas por três meses. Mas essa proibição valerá apenas até o fim deste mês, pois a data final, que era fim de outubro, foi mantida. Ou seja, a agência reguladora continuou a contar o prazo de proibição mesmo enquanto ela não entrava em vigor.
 
Segundo o diretor-adjunto da Diretoria de Produtos da ANS, João Barroca, o encurtamento do prazo ocorre pois o calendário do programa que enseja as proibições temporárias não foi alterado.
 
"Conta o prazo anterior, porque vai ter um novo processamento [ de reclamações que ensejam as proibições ]", diz Barroca. "Houve essa interrupção de dois meses, mas nós vamos manter o prazo e o nosso trabalho."
 
Carros-chefe
As proibições trimestrais de vendas de planos de saúde vinham ocorrendo regularmente desde 2011. Elas são definidas de acordo com o número de reclamações feitas pelos beneficiários dos planos à ANS (veja abaixo como reclamar).
 
Desta vez, a punição atinge gigantes do setor, como o grupo Amil, dono de 133 dos 246 planos punidos. Maior conglomerado do mercado de saúde suplementar do País, o grupo era beneficiado por duas das três liminares contra a suspensão.
 
Além disso, os planos de saúde com vendas suspensas eram grandes marcas das empresas. Como o iG mostrou, os produtos com venda proibida são responsáveis por aproximadamente metade das carteiras de clientes atuais das 22 operadoras abertas ao público em geral – as outras 4 são fechadas para integrantes de entidades de classe.
A Fenasaúde, que obteve a primeira liminar contra a punição, argumentava que a ANS havia cerceado o direito de defesa das operadoras. Um dos motivos era que a agência reguladora, segundo a federação, estaria computando, no cálculo que leva às suspensões, reclamações sobre as quais as operadoras não se pronunciaram.
 
Em entrevista ao iG, porém, o diretor da ANS, André Longo, disse que nos últimos tempos as operadoras têm deixado de responder aos questionamentos da agência relativos a algumas reclamações, e acusou as empresas de encontrarem "subterfúgios" para não serem punidas.
 
Barroca diz não ter conhecimento de nenhuma estratégia para driblar a punição e lembra que a ANS criará um grupo de trabalho para alterar as regras do programa que leva às proibições temporárias. Operadoras e consumidores poderão participar. 

As reclamações contra planos de saúde podem ser feitas pelo site da ANS , pelo telefone 0800-701-9656 ou por carta ( veja os endereços ).
 
Planos suspensos
           
Amico
AMPHLA COLETIVO
BÁSICA GR MUNICÍPIOS EMP QC
CLINIC GR MUNICÍPIOS EMP QC
CLINIC GR MUNICÍPIOS EMP QP
CONVENCIONAL REDE PLENA GR
MUNICÍPIOS EMP QC
Dix 10 RJ SP GR. MUN. QC
Dix 10 RJ SP GR. MUN. QP
Dix 100 DF QC PJCA
Dix 100 DF QP PJCA
Dix 100 DF QP PJCE
Dix 100 GR.EST. QC PJCE
Dix 100 GR.EST. QP PJCE
Dix 100 RM RJ QC PJCA
Dix 100 RM RJ QP PJCA
Dix 100 RM SP QC PJCA
Dix 20 RJ SP PR QC
Dix 20 RJ SP PR QP
Dix 200 GR.EST. QC PJCE
Dix 200 GR.EST. QP PJCE
Dix 200 RM RJ QC PJCA
Dix 200 RM RJ QC PJCE
Dix 200 RM RJ QP PJCE
Dix 200 RM SP QP PJCE
DIX CLASSIC GR MUNICÍPIOS EMP QP
Dix Classic RJ SP GR. MUN. QC
DIX DENTAL I GR MUNICÍPIOS EMP
DIX R50 REDE BÁSICA GR MUNICÍPIOS
EMP QC
QUALIS SEM CO-PARTICIPAÇÃO
STANDARD GR MUNICÍPIOS EMP QC
VITA PREMIUM SEM CO-PARTICIPAÇÃO
VITA sem Co-participação
 
Amil
AMESP PROTEÇÃO ESSENCIAL 220/E
AMESP PROTEÇÃO ESSENCIAL 240/E
Amil 110 Nacional QP PJCA
Amil 120 Nacional Emp QP
Amil 120 Nacional PJ QC
Amil 130 Nacional Emp QP
Amil 140 Nacional PJ QP
Amil 140 Nacional PJ QP Copart
Amil 140 Plus Gr Estados PJ QP
Amil 150 Nacional Emp QP
Amil 160 Nacional Emp QP
Amil Blue Clássico Estadual CA QC
Amil Blue Gold Nacional PJ QP
Amil Blue I Estadual Emp Sem Obst QC CoPart
Amil Blue I Estadual CA QP
Amil Blue I Nacional PJ QC
Amil Blue I Nacional PJ QC Copart
Amil Blue II Nacional PJ QC
Amil Blue II Nacional PJ QP
Amil Blue III Nacional PJ QP
Amil Blue IV Nacional PJ QP
Amil Dental I Nacional CA
AMIL DENTAL I Nacional Emp
Amil Dental II Plus Nacional Emp
Amil Linha Dental Nac PJCE
AMIL MEDICUS 122 PJ (COM E SEM
FRANQUIAS - APTO.OU ENFERM.)
AMIL MEDICUS ESP. 122 ENF PJ (COM E
SEM FRANQUIAS)
Amil ONE Nacional PJ QP
AMIL PJ MEDICUS MA 122
AMIL PJ RC 20.101
AMIL PJ RC 30.101
AMIL PJ RC 40.101
AMIL PJ RE 50 SERIE 100
Blue 200 MG QC PJCA
Blue 200 MG QP PJCE
Blue 200 NAC QC PJCE
Blue 200 RMC QC PJCA
Blue 300 DF QC PJCA
Blue 300 DF QP PJCA
Blue 300 NAC QC PJCE
Blue 300 NAC QP PJCE
Blue 300 RM PR QP PJCE
Blue 300 RM RJ QC PJCA
Blue 300 RM RJ QC PJCE
Blue 300 RM RJ QP PJCE
Blue 300 SP QC PJCE
Blue 400 NAC QC PJCE
BLUE 400 NAC QC PJCE GEQ
Blue 400 NAC QP PJCA
Blue 400 NAC QP PJCE
Blue 500 NAC QP PJCA
Blue 500 NAC QP PJCE
Blue 600 NAC QP PJCA
Blue 600 NAC QP PJCE
Blue 700 NAC QP PJCE
Blue 800 NAC QP PJCE
Blue Life Executivo Gr Estados Emp QP
Consult Executivo Gr Estados CA QP
Dental 200 Nac PF
Dental 200 Nac PJCA
Dental 200 Nac PJCE
ESSENCIAL 350 A
ESSENCIAL 350 E
H0+L
H3+L
H4+L
Medial 100 RM SP QC PJCA S/COPART
Medial 200 RM PR QC PJCA COPRC4 S/Obst
Medial 200 RM RJ QC PJCE COPRC4
Medial 200 RMC QC PJCE COPRC4
Medial 200 RMC QP PJCE COPRC4
Medial 300 DF QC PJCE COPRC5
Medial 300 RM PR QC PJCA COPRC5
Medial 300 RM PR QC PJCE COPRC5 S/Obst
Medial 300 RM PR QP PJCA COPRC5 S/Obst
Medial 300 SP QC PJCE COPRC5
Medial 400 NAC QC PJCA S/ Copart
Medial 500 NAC QP PJCA S/Copart
MEDIAL CONFORTO CLASS 620/E
MEDIAL CONFORTO CLASS 620A
MEDIAL CONFORTO PREMIUM 840A
Medial INTER I NAC QC PJCE
Medial Odonto Empresarial
Medial Odonto P
MEDIAL PROTEÇÃO IDEAL 420/A
MEDIAL PROTEÇÃO IDEAL 420/E
Medial STANDARD I GR.EST. QC PJCE
Medial STANDARD I GR.EST. QP PJCE
Medial STANDARD II NAC QC PJCE
Medial STANDARD II NAC QP PJCE
REFERENCIAL PME Gr Municipios Emp QC
Co-Part
 
Associação de Beneficência e Filantropia São Cristovã o
SÃO CRISTÓVÃO 20 A
SÃO CRISTÓVÃO 20 E
SÃO CRISTÓVÃO EMPRESARIAL 10 A
SC EMPRESARIAL 1A          
 SC EMPRESARIAL 1E
 
Beneplan
PLENO ESPECIAL GRUPAL I
PLENO GRUPAL PRÉ PAGAMENTO
PLUS GRUPAL - EMPRESARIAL
TEC SEG ECONÔMICO INDIVIDUAL
FAMILIAR
TEC SEG PLENO INDIVIDUAL/FAMILIAR
TEC SEG PLUS INDIVIDUAL/FAMILIAR
 
Centro Trasmontano de São Paulo
GOLD 712 Enfermaria
GOLD I 712 Apartamento
 
Ecole
Ecole Básico
Ecole Empresarial Básico
 
Excelsior Med
EXPRESS AL ENFERMARIA COM PARTO (já estava suspenso)
EXPRESS AL ENFERMARIA SEM PARTO (já estava suspenso)
EXPRESS ODONT0 - I (já estava suspenso)
EXPRESS ODONTO - II (já estava suspenso)
EXPRESS ODONTO - III (já estava suspenso)
EXPRESS ODONTO - IV (já estava suspenso)
EXTRA AL APARTAMENTO COM PARTO (já estava suspenso)
EXTRA AL APARTAMENTO SEM PARTO (já estava suspenso)
EXTRA ODONTO - IV (já estava suspenso)
EXTRA PB APTO SEM PARTO (já estava suspenso)
EXPRESS ODONTO COMPULSÓRIO - III
 
Fundação Assistêncial dos Servidores do Ministério da Fazenda
ASSEFAZ DIAMANTE APARTAMENTO
ASSEFAZ DIAMANTE APARTAMENTO
EMPRESARIAL
ASSEFAZ RUBI APARTAMENTO
ASSEFAZ RUBI APARTAMENTO
EMPRESARIAL
ASSEFAZ SAFIRA APARTAMENTO
ASSEFAZ SAFIRA ENFERMARIA
ASSEFAZ SAFIRA ENFERMARIA
EMPRESARIAL
 
Fundação Saúde Itaú
BASICO
ESPECIAL
ESPECIAL I
EXECUTIVO I
PLANO DE SAÚDE ITAU
UBBAP Especial V
UBBAP Executivo V
UBBAT Especial V
 
G & M Assessoria Médica Empresaria
Plano Ambulatorial Coletivo por Adesão
 
Geap Fundação de Seguridade Social
GEAPClássico
GEAPEssencial
GEAP-Referência
GEAPSaúde II
PLANO GEAPFAMÍLIA
 
Green Line Sistema de Saúde S.A
CLASSIC (já estava suspenso)
CLASSIC - CE (já estava suspenso)
CLASSIC CE COP (já estava suspenso)
Executive Global (já estava suspenso)
IDEAL (já estava suspenso)
IDEAL RELATIVA APARTAMENTO (já estava suspenso)
MASTER (já estava suspenso)
Plano Referência Special - PME (já estava suspenso)
Plano Referência Standard - PME (já estava suspenso)
Special Global (já estava suspenso)
SPECIAL GLOBAL (já estava suspenso)
SPECIAL PREMIUM (já estava suspenso)
Standard Global (já estava suspenso)
STANDARD GLOBAL (já estava suspenso)
STYLE (já estava suspenso)
VIP OURO I PME (já estava suspenso)
 
Prevent Senior Private
PREVENT SENIOR ESMERALDA
APARTAMENTO
PREVENT SENIOR ESMERALDA
ENFERMARIA
 
Promédica
Co-Participado Especial
Co-Participado Essencial
Co-Participado Referencia Promedica
Plano Ambulatorial
Plano Especial
Standard Plus
Prontomed

 ProntoMed Saúde
PRONTOPLAN - BRONZE
 
Sáude Medicol S/A
BÁSICO (já estava suspenso)
Pleno 420 E
 
Sindicato dos Assalariados Ativos, Aposentados e Pensionistas nas Empresas Geradoras, ouTransmissoras, ou Distribuidoras, ou afins de Energia
Plano Global
Plano Odontológico
Plano Odontológico "A"
Sener Alternativo
 
SMS
EMPRESARIAL PREMIUM APARTAMENTO
REDE CREDENCIADA
SMS-SPECIAL EMPRESARIAL
 
Sociedade Portuguesa de Beneficência
BENESAÚDE - REFERÊNCIA
BENESAÚDE - REFERÊNCIA
BENESAÚDE - REFERÊNCIA
 
Somel
UNISIS CE APARTAMENTO
UNISIS CE ENFERMARIA
UNISIS I/F APARTAMENTO
UNISIS I/F ENFERMARIA
 
SOSaúde
Só Saúde Enfermaria Individual/Familiar sem
Obstetrícia
SoSaude Flex Standart
SOSAUDE FLEX STANDART EMPRESARIAL
STANDARD ENFERMARIA SEM
OBSTETRICIA
STANDART SEM OBSTETRICIA
EMPRESARIAL
VIP APARTAMENTO SEM OBSTETRICIA
 
Sul América
505 - Especial 100 QP
505 - Exato QC
505 - Exato QP
Básico 10 Empresarial/PME Trad.10 AHO QC
Básico 10 Empresarial/PME Trad.10 AHO QP
Básico Adesão Tradicional AHO QC
Básico Adesão Tradicional AHO QP COP
Básico PME Tradicional AHO QC
Beta Adesão AHO QP
Beta Empresarial AHO QP COP
Especial Adesão Tradicional AHO QP
Especial PME Tradicional AHO QP
Executivo/Máximo Adesão Tradicional AHO
QP
 
Unimed
UNIMED CIDADE BASICO
UNIVIDA BÁSICO EMPRESARIAL
UNIVIDA BASICO PLUS 1
UNIVIDA ESPECIAL ADESÃO
PARTICIPATIVO
UNIVIDA ESPECIAL PLUS 1
 
UNIMED das Estâncias Paulistas
Vip Regional 3 A - (com fator moderador) (já estava suspenso)
Vip Regional A - (sem parto) (já estava suspenso)
UniAdesão Prata
Vip Regional 1 A
 
Universal
CONTRATO COLETIVO EMPRESARIAL - PRATA 275 (já estava suspenso)
 
Viva
GLOBAL II
PREFERENCIAL I
SAÚDE GLOBAL 20
SAÚDE GLOBAL 30
SAUDE PE120 QP
SAUDE PE21 QC
SAÚDE QC - 11